5.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 9954

Repartições estaduais fecham ao meio-dia do dia 31

0

2008-12-30 22:33:00

As repartições públicas estaduais têm atendimento  normal hoje e amanhã (29 e 30 ). Na quarta-feira, dia 31, o expediente será até as 12 horas.

Na sexta-feira, dia 2, os órgãos públicos não atenderão, uma vez que foi decretado ponto facultativo naquela data.

De acordo com o decreto “E” número 94, será facultativo o ponto nas repartições públicas estaduais da administração direta e indireta, exceto os serviços considerados essenciais que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos.

Reveillon em Amambai é no Alphaville Clube

0

2008-12-30 21:02:00

A atração promete uma viagem por vários estilos: Pop Rock, Axé, Flash Back, hip-hop, heavy metal hip, Dance Music e eletrônicaShow com a banda TRAJETO2 antiga Banda Show o2
Café da manhã tropical!!

Cenário havaiano!

Ibiza referência da Pista de dança animação DJ Silvano recentemente chegou de Madri Espanha!!
Muita gente bonita e animação com segurança!!

O evento promete abalar Amambai, contando com uma super estrutura organizacional, para propiciar um evento digno de sua presença
Você é nosso convidado especial!!

As reservas de mesa e ingressos podem ser feitas diretamente na secretaria do Clube E FOTO AMAMBAI 
 
Os preços são: Individual 15 REAIS E MESAS 80 REAIS

A direção recomenda que os interessados se apressem na reserva das mesas ou na aquisição de ingressos, não deixando para última hora. A orientação é importante para não ficar fora dessa grande festa.

Participação de menores – Poderão participar do baile adolescentes entre 14 e 16 anos de idade incompletos, desde que acompanhados dos pais e os que possuem idade entre 16 e 18 anos desde que mediante autorização prévia de seus pais junto ao Conselho Tutelar, nos termos do art. 14 e 17 da Portaria 003/04 do Juizado de Direito, Infância e Juventude de Amambai.

Produtores recorrem ao replantio da soja

0

2008-12-30 20:47:00

Quem cultiva soja e enfrenta o problema da estiagem tentaram minimizar as perdas fazendo o replantio. É o caso de agricultores de Dourados.

Houve replantio de soja em 300 dos mil hectares cultivados. O produtor ainda apostou no grão para reduzir os prejuízos, embora alguns produtores tenham optado em reocupar parte da área com o milho.

“Infelizmente, com o preço do milho no mercado, acabou se tornando um pouco desanimador, mas era uma das poucas alternativas com a falta de tempo para semeadura da soja ainda dentro do ano agrícola", diz o agricultor Cláudio Guerra.

Para o pesquisador da Embrapa, o agrônomo Cláudio Lazarotto, o cultivo do milho é uma alternativa que precisa ser considerada pelo agricultor. O grão plantado neste mês de dezembro tem uma produtividade maior do que na safrinha e consegue um preço melhor no mercado.

“Às vezes, é vantajoso o plantio do milho mais cedo. Às vezes, é melhor deixar a área já para a safrinha do que fazer o replantio da soja. Então, o replantio não é uma recomendação genérica, uma recomendação para todos. É preciso que cada agricultor junto com seu técnico discuta a situação da lavoura”, orientou Lazarotto.

Em novembro, choveu menos em Dourados que o registrado na média histórica dos últimos 33 anos, que é de 164,2 milímetros. O índice ficou apenas em 123,8 milímetros. Em dezembro não houve ocorrência de chuvas em volume suficiente para reanimar as plantas, propiciando quebra entre 20% e 25%.

O agricultor que optar pelo replantio da soja tem que se apressar. O período recomendado pelo zoneamento agrícola, em Mato Grosso do Sul, vai até 15 de dezembro.

Incra garante 8,5 mil áreas para reforma agrária em MS

0

2008-12-30 19:18:00

Cerca de 8,5 mil hectares foram assegurados para a reforma agrária em Mato Grosso do Sul esta semana. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) garante seis imóveis com capacidade para 480 famílias e 24 milhões de investimento.

No dia 17 de dezembro, o Incra foi contemplado na posse das áreas, Canoas I e III e Arapuá. Esse tipo de procedimento judicial ocorre nas desapropriações e permite que o instituto inicie os trâmites para transformar a área em assentamento imediatamente.

As fazendas Canoas I e III ficam no município de Selvíria, possuem 4,8 mil hectares e capacidade para assentar 305 famílias. A Aruapuá, de 1,4 mil hectares em Três Lagoas, indicam que o imóvel poderá abrigar cerca de 70 famílias.

Os outros três imóveis, Três Piúvas, Rancho Alegre e Torre de Pedra, localizam-se no município de Corguinho, a 90 quilômetros de Campo Grande e foram adquiridas pelo Incra por meio do Decreto 433, de 1992, que regulamenta a compra. A primeira, Rancho Alegre, totaliza 502 hectares destinados à 25 famílias. A Torre de Pedra contabiliza 761 hectares e 39 novas famílias e a aquisição da Três Piúvas, de mil hectares significa a inclusão de 42 famílias à reforma agrária.

“Essas inclusões significam que já estamos preparando novas áreas para o próximo ano”, declarou o superintendente regional do Incra em Mato Grosso do Sul, Flodoaldo Alencar.

Com informações da assessoria do Incra

Governo discute ações na fronteira entre Brasil e Paraguai

0

2008-12-30 18:44:00

Discutir ações em saúde e estabelecer diretrizes para 2009 na tríplice fronteira entre Brasil e Paraguai foram os objetivos de uma reunião na segunda-feira (22) em Foz do Iguaçu entre autoridades de Saúde do Paraná e do país vizinho.

A superintendente de Atenção Primária em Saúde, Erlene Tedeschi dos Santos, e o chefe de gabinete da Secretaria de Relações com a Comunidade, Marcírio Machado Sobrinho, reuniram-se com autoridades paraguaias e o cônsul Geral do Brasil em Cidade Del Leste, Antônio Fernando Cruz de Mello, a fim de traçar metas para a melhoria da qualidade de vida da população local. 

O grande problema encontrado nessas regiões de fronteira é a dificuldade em operacionalizar ações mais abrangentes para manutenção do controle de doenças como febre amarela, dengue, raiva canina e chagas.

Para contornar esse problema, foram definidas capacitações para técnicos do Paraguai no combate a dengue e manuseio adequado de equipamentos. As atividades serão efetuadas no primeiro semestre de 2009 em Maringá, Foz do Iguaçu e Guaiíra. Além dessa iniciativa, o Paraná pretende realizar ações regionais nas áreas de febre amarela e raiva canina.

De acordo com a Diretora da Regional da Secretaria da Saúde, Anice Nagib Gazzoui, a reunião surgiu a partir de um convite do governador Roberto Requião às autoridades paraguais para estabelecer acordos de prevenção de doenças. “O Paraná, por meio de suas ações e políticas de saúde, tem feito sua parte.

Entretanto, temos preocupação em relação ao Paraguai. Afinal, as doenças ultrapassam fronteiras e não precisam de passaporte para entrar no Brasil. A colaboração com o país vizinho é um ato de solidariedade que beneficia a todos”, diz Anice.


“Também queremos contribuir mostrando a experiência de descentralização no atendimento à saúde. Futuramente, depois das capacitações, profissionais do Paraguai deverão ser convidados para vivenciar a política de saúde do SUS e o trabalho desenvolvido no Estado”, diz Erlene Tedeschi dos Santos.

Esse encontro é também fruto do trabalho realizado pela Secretaria de Relações com a Comunidade (Serc) com os consulados do Brasil e Paraguai.

Para o chefe de gabinete da Serc, Marcírio Machado Sobrinho, o trabalho conjunto permitirá resultados mais rápidos e positivos, proporcionando melhorias na qualidade de vida das pessoas que vivem na fronteira entre os dois países.

PF tem 20 homens para vigiar 11 mil km de fronteiras

0

2008-12-30 17:33:00

Principal força de segurança da União, a Polícia Federal tem menos de 20 homens para guarnecer uma linha que serpenteia rios e florestas em uma extensão de 11 mil km. A estrutura é mais precária ainda quando se trata da vigilância na fronteira amazônica com a vizinhança mais problemática, como o território dominado pelas Forças Armadas Colombianas (Farc), na fronteira com São Gabriel da Cachoeira (AM). Na região, há ainda a presença de 25 mil homens do Exército, que só podem ser mobilizados em caso de invasão externa, que não podem, pela lei, realizar ações de policiamento.

Os policiais designados para a vigilância e inspeção na última fronteira do Brasil enfrentam todo o tipo de dificuldades: isolamento, insalubridade, risco de doenças, instalações precárias, dificuldade de comunicação e contingente insuficiente para fazer frente aos dois problemas que mais têm ameaçado a soberania brasileira na fronteira amazônica: o tráfico de cocaína e a influência da guerrilha colombiana, duas atividades interligadas em função da proteção dada pelas Farc.

"A presença da Polícia Federal é simbólica. Falta efetivo e as condições de trabalho são ruins", diz o agente federal Francisco Carlos Sabino, diretor de Relações de Trabalho da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Em alguns locais, como a Base Anzol – o mais avançado posto, com efetivo médio de seis a oito homens, na margem do Rio Solimões "o poço que deveria abastecer o consumo está contaminado com coliformes fecais, diz Sabino, que andou pela fronteira por dez dias e produziu um relatório encaminhado ao diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa.

O relatório também aborda deficiências em outros postos na fronteira com a Venezuela e Guiana (Bonfim e BV8), Guaíra (PR), atualmente desativado, e a Base Candiru, em Óbidos (PA) ¿ uma casa-balsa que flutua sobre o rio Amazonas. Lá, segundo o agente, "as fezes de morcego são o aroma do dia-a-dia", com evidentes riscos de histoplasmose.

O problema não se resume às precárias condições de trabalho dos agentes federais deslocados de outros centros para dar cobertura à chamada operação Cobra, uma ação permanente das polícias colombiana e brasileira na faixa de fronteira. As duas principais bases da PF na região, a Mello Franco e a Iauretê, ambas no Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM), estão há mais de um ano desativadas.

Uma terceira, a Garatéia, em Santo Antônio do Içá, no Rio Solimões, embora integre o organograma do órgão naquela faixa de fronteira, ainda não entrou em funcionamento por falta de móveis e equipamentos. As bases em atividade "Cucui, Bitencourt, Ipiranga e São Gabriel da Cachoeira" funcionam com a presença de dois homens. A exceção é a Base Anzol, a duas horas de barco de Tabatinga, pelo Rio Solimões, que conta com um efetivo entre seis e oito homens, insuficiente para a vigilância.

No ano passado, os policiais da Anzol apreenderam 1.800 quilos de cocaína durante inspeções de rotina em barcos que trafegam pelo rio Solimões e fazem parada obrigatória na balsa da base. O volume de cocaína, se for comparado com o que a polícia apreende em outros locais do país, é um recorde em quantidade, mas de resultado nulo quando o critério é prisão de traficantes. A droga é encontrada escondida em barcos que carregam, em média, 300 pessoas, mas o traficante nunca aparece.

"A droga que serve ao crime no Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, sai dos centros de produção (Colômbia, Peru e Bolívia) e passa pela fronteira porque a fiscalização é frágil", diz Sabino.
O envolvimento de guerrilheiros das Farcs na segurança do cultivo e transporte de cocaína no lado colombiano virou também uma ameaça à soberania brasileira em decorrência do vazio institucional na região. Não há notícias recentes sobre a presença de guerrilheiros em território nacional, mas as incursões das Farc em aldeias indígenas em São Gabriel da Cachoeira é segredo de polichinelo.

Bancos fecham amanhã e reabrem só na sexta-feira

0

2008-12-30 16:57:00

Quem precisar resolver alguma pendência financeira, fazer pagamentos ou abrir contas deve ficar atento, pois hoje (30) é o último dia de funcionamento dos bancos em 2008. As instituições fecham a partir de amanhã (31) e só reabrem na sexta-feira (2). De acordo com a Associação dos Bancos no Distrito Federal (Assban), serão realizados no período apenas serviços internos como operações entre instituições financeiras e serviços de compensação de cheques.


No Distrito Federal, outros serviços, como delegacias, funcionarão normalmente até as 13h da quarta-feira. Na quinta-feira (1°), o trabalho será em esquema de plantão.

Nos hospitais, no primeiro dia de 2009, funcionam somente as emergências. As redes de farmácias funcionarão com os serviços de tele-entrega normalmente e somente algumas abrirão na quinta-feira (1º), outras estarão de plantão.


O comércio de um modo geral, incluindo shoppings, fechará às 17h de amanhã (31) e só reabrirá na sexta-feira (2), segundo acordo da Convenção Coletiva de Trabalho.

Para a virada do ano, a frota de ônibus ganhará um reforço a partir da meia-noite e estenderão o horário até as 3h, para atender às pessoas que vão assistir as comemorações na Esplanada dos Ministérios. O metrô também estenderá o horário para as 2h.

Os ministérios e as autarquias fecharão às 14h de quinta-feira (31) e retornarão na sexta-feira (2).

Índios voltam a abater gado em fazenda em Sapucaia

0

2008-12-30 16:38:00

Vilson Nascimento

Índios voltaram a atacar propriedade rural e a abater gado na região da Aldeia Taquapery, situada a cerca de quinze quilômetros da cidade, no município de Coronel Sapucaia, fronteira como Paraguai.

O ataque, dessa vez, aconteceu na noite de domingo (28) para segunda-feira, na Fazenda Santa Maria que faz divisa com a reserva indígena, mas a carcaça do animal só foi encontrada por funcionários da propriedade rural na manhã da segunda-feira (29).

Segundo a Polícia Militar de Coronel Sapucaia que esteve no local realizando os levantamentos, para abater o animal os indígenas utilizaram varas de madeira verde, com facas e facões amarados com tiras de pano na ponta, formando uma espécie de “lança”.

A técnica consiste em “encurralar” os animais em um canto de cerca do pasto e começar a dar estocadas com as lanças até conseguirem enfraquecer um dos animais atacados para facilitar o abate.

Por conta da ação criminosa, que quase sempre é realizada na calada da noite, além de arcar com os prejuízos com os animais abatidos, os produtores rurais acabam enfrentando outro problema, que são os gastos para tratar os animais feridos durante a ação, que muitas vezes, por conta dos próprios ferimentos, acabam adoecendo e morrendo, aumentando ainda mais os prejuízos.

Só carne nobre- Os animais abatidos são carneados no local pelos indígenas e apenas as partes melhores são levadas, deixando o resto da carcaça jogada aos urubus.

No abate registrado na Fazenda Santa Maria nessa segunda-feira, por exemplo, os ladrões levaram somente partes nobres da novilha de aproximadamente dois anos, os dois quartos e uma paleta, deixando o resto jogado no local.

Terceiro em 20 dias- Esse foi o terceiro abate de gado praticado por indígenas em fazendas vizinhas à Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia nos últimos vinte dias.

Nos dias 11 e 12 desse mês três animais foram abatidos em menos de 24 horas, dois deles em uma só “pancada”, na Fazenda Rincão dos Búfalos, que também é vizinha à citada aldeia.

Em todas as ações os indígenas usaram os mesmos modos operantes e também só levaram as partes consideradas de carnes nobres dos animais abatidos.

Matam porque falta carne na cesta básica, diz Funai

A Funai (Fundação Nacional do Índio) responsável pela tutela de indígenas residentes nas aldeias em todo o Brasil, afirma conhecer as ações criminosas praticadas pelos indígenas contra propriedades rurais da região, como furtos e abates de gado, mas não toma providências.

Recentemente a administradora executiva da Administração Regional da Funai para o Conesul, Margarida de Fátima Nicoletti disse, em entrevista ao jornal O Progresso de Dourados, que o órgão federal conhece o problema, mas não tem meios para impediras ações.

Durante a entrevista a administradora regional foi mais longe ao afirmar que “os índios só invadem propriedades para furtar e abater gado porque a cesta básica distribuída pelo Governo Federal não conta com carne”.

A declaração da administradora foi recebida como uma afronta pelos produtores rurais, principalmente da região atingida pelo problema.

“Uma declaração dessa natureza, partindo de uma administradora que deveria zelar pelos seus tutelados, só vem a incentivar novos abates e causar tensão em toda a região”, disse um produtor rural da região atingida que também reclama, segundo ele, da falta de ação do Estado em investigar os crimes e identificar os autores.

Ação indenizatória coletiva- O problema de abate de gado por indígenas acontece com maior freqüência em fazendas vizinhas à Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia, mas não é um privilégio exclusivo do município fronteiriço.

Em Amambai, por exemplo, vários casos de abates de bovinos já foram registrados em fazendas e sítios que faz divisa com as aldeias situadas no município.

De posse de cópias de mais de 30 boletins de ocorrência registrados nas delegacias de Amambai e Coronel Sapucaia, um grupo de produtores rurais da região estão planejando entrar com uma ação indenizatória coletiva contra a Funai e o Governo Federal, pedindo o ressarcimento os prejuízos causados pelos indígenas.

Álcool já vende mais que a gasolina nos postos do País

0

2008-12-30 16:30:00

As vendas de álcool superaram definitivamente as de gasolina no País. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), as distribuidoras venderam 15,815 bilhões de litros de etanol de janeiro a outubro de 2008 – cerca de 300 milhões de litros a mais do que as vendas de gasolina pura (sem considerar os 25% de álcool anidro misturados ao combustível antes de chegar aos postos).

A tendência deve ter se mantido nos dois últimos meses do ano, em razão dos baixos preços do álcool mesmo na entressafra. O crescimento das vendas de etanol vem sendo sentido pelas distribuidoras desde o início do ano, mas só em outubro o combustível ultrapassou seu principal concorrente na média anual de vendas. O consumo de gasolina A (sem álcool) foi de 15,506 bilhões de litros de janeiro a outubro de 2008.

Segundo a ANP, as vendas de álcool hidratado até outubro foram 44,9% superiores ao verificado no mesmo período do ano anterior. O Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) estima que, no ano, o crescimento seja de 39,95%, para 13,110 bilhões de litros. Outros 6,233 bilhões de litros de álcool anidro devem ser misturados à gasolina, totalizando vendas de 19,343 bilhões de litros de etanol. Nas contas da entidade, as vendas de gasolina A (pura, ainda sem a adição de álcool anidro) somarão 18,702 bilhões de litros em 2008.

Durante todo o ano, a mistura vendida nos postos, conhecida como gasolina C, teve 25% de anidro. Em anos anteriores, o porcentual variava de acordo com as projeções para a safra sucroalcooleira. A legislação prevê a adição de 20% a 25% de etanol na gasolina.

Este ano, a safra recorde de cana e a frustração nas projeções de exportação de etanol permitiram manter o nível máximo. Mesmo assim, os preços não vêm reagindo à entressafra. Segundo levantamento do Cepea, o litro do álcool anidro foi vendido pelas usinas paulistas a R$ 0,8684, em média, na semana passada. O valor é 1,2% inferior ao da semana anterior e 6,9% menor do que a máxima do ano, verificada em outubro.

Já o preço do álcool hidratado nas usinas ficou em R$ 0,7392 por litro na última semana, estável ante a semana anterior e 3,43% inferior à máxima do ano, do fim de setembro. Nas bombas, o combustível também mantém estabilidade, oscilando desde setembro entre R$ 1,48 e R$ 1,51 por litro, na média nacional. Segundo dados da mesma ANP, o álcool se mantém mais competitivo do que a gasolina em 20 Estados.

Apenas no Acre, Amapá, Paraíba, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe o derivado do petróleo apresenta vantagens para o consumidor. A conta considera que o álcool hidratado deixa de ser vantajoso quando seu preço supera 70% do preço da gasolina no mesmo Estado.

Apae de Amambai encerra o ano com saldo positivo

0

2008-12-30 15:55:00

Moreira Produções

A escola especial Renascer, mantida pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – comemora os bons resultados alcançados no ano de 2008. De acordo com a diretora da escola, Mires Bellé Sottili, além do apoio constante da administração municipal, os eventos promocionais surpreenderam nos resultados.

As salas de aulas da escola estão sendo reformadas com dinheiro arrecadado em eventos que a APAE participou durante o ano. “O nosso ano foi muito bom. Essas promoções a gente não tinha noção que dariam para fazer nossa reforma. A gente espera que no ano que vem possamos  continuar  a fazer bem o nosso trabalho.”, disse a diretora

Mires destaca também que a prefeitura de Amambai sempre apoiou a associação na realização de eventos e na conquista de recursos. Neste ano, a escola também recebeu a pintura do prédio da Prefeitura de Amambai. Outra conquista comemorada pela comunidade escolar foi a aquisição da sala de informática viabilizado por meio da emenda parlamentar de autoria do Deputado Estadual, Zé Teixeira

Segundo a diretora da escola, para o ano de 2009, a escola planeja viabilizar a construção da quadra de esportes. “Vamos tentar o apoio do poder público para que possamos construir a nossa quadra de esportes”, falou Mires Bellé Sottili.

A escola especial Renascer é uma instituição mantida pela APAE desde 1988 e conta atualmente com 81 alunos matriculados entre crianças jovens e adultos e 25 funcionários. Nesse ano de 2008, a instituição recebeu, através de convênios, R$ 101.800,00 de recursos municipais; R$ 17.160,00 – estaduais e R$ 23.341,00 – federais.

PEC dos Vereadores só deve ser promulgada em fevereiro

0

2008-12-30 15:30:00

A promulgação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que aumenta o número de vereadores só será decidida em fevereiro de 2009. A proposta aprovada pelo Senado não foi promulgada porque a Mesa da Câmara discordou da promulgação da PEC, porque o Senado suprimiu o dispositivo que trata da redução dos gastos com as Câmaras Municipais e aprovou a parte que trata do aumento de cadeiras de vereadores.

O Senado queria promulgar a parte aprovada, mas a Câmara não aceitou. O Senado ingressou então com pedido de liminar no STF (Supremo Tribunal Federal) para forçar a Câmara dos Deputados a promulgar a emenda. O ministro Celso de Mello, antes de decidir, pediu informações à Câmara sobre sua recusa em promulgar a emenda. Uma decisão sobre o assunto só deve sair em janeiro.

Segundo o presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, mais importante do que o debate sobre o número de vereadores, é discutir os gastos das câmaras municipais. Segundo ele, quando o Poder Judiciário determinou um corte de cerca de oito mil vagas de vereadores, em 2004, nem por isso os gastos caíram.

“Para os cidadãos, o que interessa é o gasto, e os gastos estão aumentando”, afirmou Ziulkoski. Ele ressaltou que em 3.384 municípios do País não haveria mudança no número de vereadores, se a PEC for

Repartições públicas têm atendimento normal hoje

0

2008-12-30 14:54:00

As repartições públicas estaduais têm atendimento normal hoje (30). Já amanhã (31), o expediente será até às 12 horas. Na sexta-feira, dia 2, os órgãos públicos não atenderão, uma vez que foi decretado ponto facultativo naquela data. De acordo com o decreto “E” número 94, será facultativo o ponto nas repartições públicas estaduais da administração direta e indireta, exceto os serviços considerados essenciais que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos.

Sérgio Barbosa faz balanço sobre sua administração

0

2008-12-30 14:41:00

Leia no Quadro entrevista

Amambai: Comunicado Réveillon AABB 2009

0

2008-12-30 14:10:00

Revellion 2009

Participação de menores – Poderão participar do baile adolescentes entre 14 e 16 anos de idade incompletos, desde que acompanhados dos pais e os que possuem idade entre 16 e 18 anos desde que mediante autorização prévia de seus pais junto ao Conselho Tutelar, nos termos do art. 14 e 17 da Portaria 003/04 do Juizado de Direito, Infância e Juventude de Amambai.

A grande festa da virada será na AABB Amambai!!! Animação Anderson Palopoli!!! Mesas a venda com a Marta fone 3481 2430 … 

NOVOS ASSOCIADOS –  Estamos recebendo indicação de associados,  para adesão de novos associados. 

GUIA DE CONVÊNIOS– O associado da AABB Amambai, agora pode contar com os benefícios das 80 Empresas conveniadas no Guia de Convênios. Associado, retire seu Guia na secretaria da AABB.

SAUNA E PISCINA–Horários no Revellion –  Na quarta-feira, é revellion, não haverá sauna. A piscina estará fechada do dia 31 até às 16h do dia 1º de janeiro.

Locação & Buffet– Tabela de Locação com novos valores– Vale conferir – ESTRUTURA PARA LOCAÇÃO:   SALÃO DE SOCIAl, Capacidade: 450 pessoas para shows e eventos.350 pessoas sentadas em mesas redondas para jantares, casamentos, aniversários, comemorações, bailes, formaturas e outros eventos sociais. CHURRASQUEIRA Com capacidade para 150 pessoas.  Para sua comodidade, a AABB dispõe também,  de um eficiente serviço de Buffet e oferece ainda descontos  especiais, nas  locações com contratação do buffet da casa.Agenda com a Marta.

Agenda:
Aos domingos – 12:30h churrasco
Quartas – costela
31 de dezembro – Revellion
23 de janeiro – Festival de Peladeiros

Agora é lei; receitas médicas em MS têm de ser digitadas

0

2008-12-30 13:56:00

Agora é lei. Expedição de receitas médicas e odontológicas em Mato Grosso do Sul têm de ser digitadas em computador ou escritas em letras de forma. É o fim dos \"hieróglifos\", que são as letras dos médicos. Com a receita aviada pelo computador, todos terão a oportunidade de entender o medicamento receitado. O governador André Puccinelli sancionou e fez publica a lei na edição de hoje do Diário Oficial.

A deputada Celina Jallad, autora do projeto, hoje lei publicada no Diário Oficila do Estado, explica que sua proposição é resultado da preocupada em facilitar a leitura de receituários médicos e de dentistas, em razão da dificuldade de leitura dessas receitas por profissionais que trabalham na manipulação de medicamentos e do público assistido pelos médicos. Ela destaca ainda que a escrita clara e compreensível evitar riscos de possíveis equívocos praticados por farmacêuticos e enfermeiros, entre outros profissionais de saúde, ao ministrarem o medicamento nos pacientes.

\"Nossa proposta prevê que, no momento da consulta, o médico prescreva os medicamentos em receita digitada no computador, impressa e assinada por ele – com o devido carimbo de identificação. Em casos de emergência, caso o profissional não tenha computador disponível, a receita deve ser emitida em letra de forma. Uma forma simples de facilitar a vida de profissionais que atualmente enfrentam dificuldades na tradução das receitas médicas\", disse ela.

Veja a íntegra da lei:

LEI Nº 3.629, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008.

Dispõe sobre expedição de receitas médicas
e odontológicas digitadas em computador
no âmbito do Estado de Mato Grosso do
Sul, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1° As receitas médicas e os pedidos de exame deverão ser digitados
no computador e impressos pelo médico no momento da consulta, acompanhados de
sua assinatura e carimbo, nos hospitais públicos e privados, ambulatórios, clínicas e
consultórios médicos e odontológicos particulares do Estado de Mato Grosso do Sul.
Parágrafo único. Nos casos de atendimento emergencial externo, fi ca
o profi ssional isento do atendimento ao disposto no caput, devendo prescrever a receita
com letra de forma.
Art. 2° As unidades hospitalares públicas receberão do Poder Público
apoio técnico necessário para implantação do novo modelo de receitas médicas
impressas.
Art. 3° O não-cumprimento desta Lei sujeitará os infratores às seguintes
penalidades:
I – advertência;
II – multa;
III – interdição parcial ou total do estabelecimento hospitalar infrator;
IV – cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento e
punição dos gestores por desobediência à lei.
Art. 4º O Poder Executivo regulamentará esta Lei, defi nindo, no
decreto, o órgão fi scalizador.
Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Campo Grande, 29 de dezembro de 2008.

ANDRÉ PUCCINELLI
Governador do Estado

PRF inicia amanhã em todo país Operação Ano Novo

0

2008-12-30 13:27:00

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) inicia amanhã nas estradas federais do todo País a Operação Ano Novo. Em Mato Grosso do Sul serão montados 15 pontos de fiscalização nos mais de 800 quilômetros da BR-163, rodovia que dá acesso a região sul do Estado.


Durante o dia, agentes da PRF irão permanecer em intensa ficalização em barreiras montadas em pontos específicos, e no período noturno os trabalhos serão concentrados nas chamadas rondas.


De acordo com a PRF, nas rodovias nas demais rodovias como, 060, 158, 163, 262, 267, 419 e 463 estarão funcionando radares para conter a velocidade dos condutores. Já na 163, pelo menos quatro radares estarão operando ininterruptamente.


Assim como nos demais anos, o foco desta operação será o combate ao excesso de velocidade e às ultrapassagens em faixa contínua, maiores causas de acidentes com mortes nas rodovias. Em 2007, o saldo de acidente contabilizado pela corporação foi de 30 acidentes, com 25 feridos e cinco mortes. A Operação Ano Novo, egue até meia-noite de domingo.


PRE – Nas rodovias estaduais, a fiscalização feita pela PRE (Polícia Militar Estadual) também será intensificada. Segundo capitão Sidney Rodrigues, a região de Bonito, onde neste período do ano aumento o fluxo de veículos, haverá uma fiscalização especifica.


 “Vamos dar uma priorizada nas estradas que dão acesso a região de Bonito. Mas vamos manter a fiscalização nas demais bases da corporação”.

Coluna Enfoque – por Clesio Ribeiro

0

2008-12-30 12:52:00

## Transição tem vários significados conforme o dicionário, desde ato de transitar, trajeto, trajetória…, mas no que diz respeito à transição de administração municipal, o que mais se encaixa é: passagem de um lugar, de um assunto, de um tom, de um tratamento, etc…, para outro.

## Pois então, é isso que vai acontecer na próxima quinta-feira, quando os novos prefeitos tomarão posse de seus mandatos, que vão de janeiro de 2009 a dezembro de 2012. Uma mudança de assunto, de um tom, de um tratamento.

## Cada prefeito tem seu estilo próprio de governar. Amambai muda de um prefeito contador para um engenheiro-agrônomo. Talvez somente nesta análise já seria possível perceber a diferença entre ambos.

## Um lida com números, cálculos, balanços, superávit…, e outro lida com preparar a terra, adubar, escolher boa semente, plantar, regar e colher. Sérgio Barbosa e Dirceu Lanzarini têm estilos diferentes de administrar. Por isso podemos ter a certeza de que vai mudar a forma de administração em Amambai.

## O que todos nós esperamos é que nessa mudança tenhamos resultados bastante positivos. A expectativa é grande e otimista, principalmente vinda por parte do prefeito eleito. Conforme declarações de Lanzarini, Amambai terá um volume recorde de emendas parlamentares e de recursos federais para 2009. 

## Começa uma nova fase na administração pública e também na política em Amambai. Nesta última (política) só mudam os lados: o que era situação passa a ser oposição e o que era oposição passa a ser situação.

## E teoricamente Lanzarini terá quatro vereadores de oposição na Câmara: Carlinhos Nascimento (PPS), Roberto Rojo (PDT), Anilson Prego (PSB) e Cristino Toledo (PDT). Os demais, Anderson Mansano (PR), Coconho (PR), Valter Brito (PR), Lucinei Bampi (PV) e Daniel Riquelme (PTB), foram eleitos pela coligação do prefeito Dirceu.

## A expectativa é se a mesa diretora ficará mesmo nas mãos dos quatro da oposição, mais o vereador Mansano (PR). A eleição acontece na quinta-feira, logo após a posse dos eleitos. Será que vem alguma mudança? Resta esperar…

## A palavra “teoricamente” se referindo à oposição é discutível, já que pelos discursos dos vereadores e do prefeito eleito, não haverá oposição na Casa de Leis. Haverá, sim, discussões, debates, mas os projetos de interesse do município serão aprovados. Nada que um bom diálogo não resolva. Afinal, o que todos querem é o bem do município. Pelo menos deveria ser.

## O Secretário de Serviços Urbanos ainda não foi anunciado oficialmente pelo prefeito eleito e diplomado, Dirceu Lanzarini. O nome do titular da pasta só deve ser anunciado no dia da posse.

## O vereador Josmair Cardoso (PR), que ficou fora da lista anunciada para o primeiro escalão, deverá ocupar um cargo de diretor, provavelmente do Detrat (Departamento Municipal de Trânsito). Josmair aguarda o anúncio oficial do chefe maior.

## Encerrando mais um ano de nossa história, o décimo quinto ano que o Jornal A Gazeta passa contando a história de Amambai e região, nos dirigimos a todos os amigos, clientes e população em geral, para desejar uma ótima passagem de ano e um 2009 bastante promissor para todos. Que Deus nos abençoe!!!

Polícia apreende 110 kg de maconha com paraguaias em MS

0

2008-12-30 12:24:00

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na tarde do domingo (28), cerca de 110 quilos de maconha durante fiscalização na MS-295, na região de Eldorado (MS). A droga estava escondida em um carro com placas do Paraguai.

Segundo a Polícia Federal de Naviraí (MS), duas mulheres, cidadãs paraguaias, estavam no veículo. Ambas são moradoras de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

De acordo com a polícia, o veículo com a droga, entregue à motorista por uma pessoa em Pedro Juan Caballero, seguia para o Paraná.

As duas foram encaminhadas juntamente com a droga e o veículo à Delegacia de Polícia Federal de Naviraí. Segundo a Polícia Federal, as suspeitas ficarão detidasno presídio feminino de Campo Grande.

Prefeitos assumirão com foco na geração de emprego e renda

0

2008-12-30 11:43:00

Os novos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de Amambai e municípios da região tomam posse na quinta-feira, dia primeiro de janeiro. Em Amambai, a posse será às 10 horas, no Alphaville Clube. Começa um novo ciclo administrativo nos municípios, onde o desafio principal é a geração de emprego, renda e o desenvolvimento socioeconômico, num momento delicado da economia mundial.

Praticamente todos os prefeitos têm como meta principal atrair investimentos para suas cidades. Melhorar a qualidade de vida da população com investimentos em saúde, educação, asfalto, saneamento, limpeza urbana, conservação de estradas, habitação, esporte, cultura e lazer, entre outros setores são o foco de qualquer administração pública, mas o setor de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda deve receber uma atenção especial. Tanto é, que em Amambai a nova administração de Dirceu Lanzarini tratou de articular o desmembramento da atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que virou: Secretaria de Agricultura e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Geração de Emprego e Renda.

O vice-prefeito de Amambai, José Aguiar, ocupará a Secretaria de Indústria, Comércio e Geração de Emprego e Renda. Aguiar foi chefe da Agesul por mais de cinco anos, já foi candidato a prefeito, assessor parlamentar e ocupou o cargo de vereador por um mandato em Amambai. Tem uma boa experiência pública e uma grande capacidade de articulação política e de relações públicas. Seu desafio, segundo ele, é atrair investimentos para Amambai.

Em contato com os prefeitos da região, confirmamos a tendência de se priorizar a geração de emprego e renda. Na maioria dos municípios as pesquisas feitas com a população mostram esse setor como o que necessita de mais esforço administrativo. As cidades precisam crescer, precisam se desenvolver e para isso é necessário investimento público e também, principalmente, da iniciativa privada.

A expectativa de instalação de usinas de álcool no Mato Grosso do Sul, fato que vem acontecendo em vários municípios em processo já adiantado, chama a atenção dos prefeitos do Cone Sul. Vários municípios, como é o caso de Amambai, Tacuru, Ponta Porã, Sete Quedas, Iguatemi e Eldorado, além de Caarapó, vivem essa expectativa. Em alguns, como Ponta Porã e Caarapó, a instalação já segue num processo adiantado; em outros, o processo ainda está no início, com projetos sendo elaborados e os recursos sendo pleiteados pelos investidores. Resta analisar até que ponto a crise mundial afetará esses investimentos sulcroalcooleiros no Brasil e no Mato Grosso do Sul, que poderão dificultar a viabilização desses projetos. Mas a instalação de usinas de álcool não é o único meio de gerar emprego e renda. Com certeza não. Os prefeitos terão que atuar firme nesse propósito, sem perder recursos públicos e atrair e apoiar o máximo da iniciativa privada.

Editorial `Feliz 2009!!!´por Clesio Ribeiro

0

2008-12-30 10:25:00

Chegamos ao final de mais um ano. Perdas e ganhos fazem parte da história de 2008. E é normal que seja assim; alguns segmentos comemoram resultados positivos e outros amargam prejuízos. No campo pessoal cabe a cada um analisar e refletir sobre o desempenho que teve. Para o Jornal A Gazeta, foi um ano bastante positivo. Avançamos muito em nossos projetos e criamos uma grande expectativa para 2009.

No geral, o desempenho do comércio de Amambai e da maioria dos municípios da região ficou abaixo da expectativa. Talvez o fato de muitas administrações municipais estarem chegando ao seu final, deixou o fim de ano meio apático. O que é natural, já que a maioria das prefeituras investe menos nas festas de fim de ano, nas decorações natalinas e, enfim, o comércio acaba sentindo. Sem contar com a crise econômica que afetou o Brasil e conseqüentemente fez retrair o consumo. 2009 precisa ser melhor!!!

Em matéria nesta edição focamos a responsabilidade e o compromisso dos novos prefeitos em alavancar o deenvolvimento socioeconômico de seus municípios, em especial o de Amambai. Há uma grande expectativa de grandes investimentos em obras públicas e também na iniciativa privada. Dirceu Lanzarini tem pregado isso desde a campanha. Assim como outros prefeitos também têm falado da importância desse setor: gerar emprego e renda para melhorar a vida da população em 2009.

Neste momento de despedida para alguns administradores e boas-vindas para outros, neste momento de transição administrativa pela qual passam vários municípios, resta-nos dizer muito obrigado aos que estão deixando os seus cargos e desejar grande sucesso aos que irão assumir agora, em primeiro de janeiro. O desafio é grande e é preciso pensar grande, sem picuínhas, sem desculpas e sem ganância pessoal.

A família A Gazeta fecha 2008 com grandes conquistas. Aumentamos a nossa circulação, ampliamos o quadro de funcionários e fizemos investimentos que ainda irão garantir uma melhor prestação de serviços a partir de janeiro de 2009. Só nos resta dizer muito obrigado a todos que estiveram conosco em 2008. Prefeitos, vereadores, secretários, empresários, comerciantes, servidores públicos, sindicatos, associações, amigos jornalistas, anunciantes, assinantes e você, leitor, que nos apoiou e prestigiou durante as mais de 50 edições que chegaram até suas mãos. Continuem conosco e tenham todos um Feliz Ano Novo!!!