2008-12-30 16:38:00
Vilson Nascimento
Índios voltaram a atacar propriedade rural e a abater gado na região da Aldeia Taquapery, situada a cerca de quinze quilômetros da cidade, no município de Coronel Sapucaia, fronteira como Paraguai.
O ataque, dessa vez, aconteceu na noite de domingo (28) para segunda-feira, na Fazenda Santa Maria que faz divisa com a reserva indígena, mas a carcaça do animal só foi encontrada por funcionários da propriedade rural na manhã da segunda-feira (29).
Segundo a Polícia Militar de Coronel Sapucaia que esteve no local realizando os levantamentos, para abater o animal os indígenas utilizaram varas de madeira verde, com facas e facões amarados com tiras de pano na ponta, formando uma espécie de “lança”.
A técnica consiste em “encurralar” os animais em um canto de cerca do pasto e começar a dar estocadas com as lanças até conseguirem enfraquecer um dos animais atacados para facilitar o abate.
Por conta da ação criminosa, que quase sempre é realizada na calada da noite, além de arcar com os prejuízos com os animais abatidos, os produtores rurais acabam enfrentando outro problema, que são os gastos para tratar os animais feridos durante a ação, que muitas vezes, por conta dos próprios ferimentos, acabam adoecendo e morrendo, aumentando ainda mais os prejuízos.
Só carne nobre- Os animais abatidos são carneados no local pelos indígenas e apenas as partes melhores são levadas, deixando o resto da carcaça jogada aos urubus.
No abate registrado na Fazenda Santa Maria nessa segunda-feira, por exemplo, os ladrões levaram somente partes nobres da novilha de aproximadamente dois anos, os dois quartos e uma paleta, deixando o resto jogado no local.
Terceiro em 20 dias- Esse foi o terceiro abate de gado praticado por indígenas em fazendas vizinhas à Aldeia Taquapery
Nos dias 11 e 12 desse mês três animais foram abatidos em menos de 24 horas, dois deles em uma só “pancada”, na Fazenda Rincão dos Búfalos, que também é vizinha à citada aldeia.
Em todas as ações os indígenas usaram os mesmos modos operantes e também só levaram as partes consideradas de carnes nobres dos animais abatidos.
Matam porque falta carne na cesta básica, diz Funai
A Funai (Fundação Nacional do Índio) responsável pela tutela de indígenas residentes nas aldeias em todo o Brasil, afirma conhecer as ações criminosas praticadas pelos indígenas contra propriedades rurais da região, como furtos e abates de gado, mas não toma providências.
Recentemente a administradora executiva da Administração Regional da Funai para o Conesul, Margarida de Fátima Nicoletti disse, em entrevista ao jornal O Progresso de Dourados, que o órgão federal conhece o problema, mas não tem meios para impediras ações.
Durante a entrevista a administradora regional foi mais longe ao afirmar que “os índios só invadem propriedades para furtar e abater gado porque a cesta básica distribuída pelo Governo Federal não conta com carne”.
A declaração da administradora foi recebida como uma afronta pelos produtores rurais, principalmente da região atingida pelo problema.
“Uma declaração dessa natureza, partindo de uma administradora que deveria zelar pelos seus tutelados, só vem a incentivar novos abates e causar tensão em toda a região”, disse um produtor rural da região atingida que também reclama, segundo ele, da falta de ação do Estado em investigar os crimes e identificar os autores.
Ação indenizatória coletiva- O problema de abate de gado por indígenas acontece com maior freqüência em fazendas vizinhas à Aldeia Taquapery
Em Amambai, por exemplo, vários casos de abates de bovinos já foram registrados em fazendas e sítios que faz divisa com as aldeias situadas no município.
De posse de cópias de mais de 30 boletins de ocorrência registrados nas delegacias de Amambai e Coronel Sapucaia, um grupo de produtores rurais da região estão planejando entrar com uma ação indenizatória coletiva contra a Funai e o Governo Federal, pedindo o ressarcimento os prejuízos causados pelos indígenas.










