17.4 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 10872

Grupo acha gene da cafeína do guaraná

0

2007-07-09 23:32:37

Amantes do mais brasileiro dos refrigerantes, regozijai-vos: a ciência já sabe como as células do guaraná produzem cafeína, o que pode abrir caminho para uma bebida ainda mais potente — e não menos saborosa — para os que a usam como estimulante. 

A descoberta vem do trabalho de um consórcio de pesquisadores de várias instituições do Brasil, que estão estudando os chamados genes expressos (ou seja, os que realmente estão ativos nas células) do guaraná ou, como os cientistas preferem chamá-lo, Paullinia cupana. A idéia do trabalho, que já desvendou as seqüências de DNA de mais de 8.000 genes da planta, é encontrar também maneiras de torná-lo mais resistente a pragas e mais nutritivo.

A pesquisa está sendo coordenada por Spartaco Astolfi Filho, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e contou também com a participação de Marcelo Brígido, da Universidade de Brasília (UnB). Brígido contou ao G1 que a produção de cafeína da planta amazônica é controlada por um conjunto de genes diferente do responsável pela produção da cafeína no café.

"Provavelmente esse sistema surgiu depois da separação das linhagens das duas espécies", afirma Brígido. São todas enzimas (aceleradoras de reações bioquímicas) do grupo das xantinas. A presença da cafeína tanto no guaraná quanto no café provavelmente se deve à pressão da seleção natural: a substância ajuda a proteger as plantas contra pragas, matando os insetos que as devoram, explica o pesquisador.

Identificar os genes poderia ajudar a produzir um guaraná mais potente em termos de cafeína – ou quem sabe descafeinado, embora Brígido não acredite muito nessa segunda possibilidade. "Ele é menos característico do que o café como bebida social, então não sei se haveria interesse", afirma o pesquisador.

Outra descoberta interessante feita até agora é a dos genes responsáveis pela produção de licopeno, ligado à típica coloração vermelha dos frutos do guaranazeiro. Também presente no tomate, a substância parece ter efeito protetor contra o câncer, o que também faz dela um alvo para uma produção aumentada – provavelmente por meio de uma versão geneticamente modificada da planta. Os primeiros resultados do trabalho devem ser publicados em breve na revista científica "Plant Cell Report".



Itaquiraí realizará concurso para Conselho Tutelar

0

2007-07-09 22:26:37

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itaquiraí, com o apoio da Administração Municipal abrirá inscrições para eleição de conselheiros tutelares do Município, de 16 a 30 de julho. Serão realizadas provas de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e prática de informática, além de avaliações médica e psicológica.

Terminado esse processo, os eleitores de Itaquiraí, que estiverem em dia com a Justiça Eleitoral poderão eleger os cinco titulares e cinco suplentes do Conselho Tutelar. De acordo com o que consta no Edital, os candidatos aprovados nas provas e avaliações estarão aptos a concorrer.

O edital do concurso já está no site da Prefeitura Municipal de Itaquiraí (www.itaquirai.ms.gov.br), no link legislação, e, em breve, estará afixado no prédio da Administração Municipal, na Gerência de Assistência Social, em escolas públicas e postos de saúde da cidade e dos assentamentos, na agência do Correio, do Banco Brasil e no Fórum.

Para concorrer ao cargo, é preciso ter idoneidade moral, ensino médio completo, mais de 21 anos, residir em Itaquiraí, há no mínimo três anos, estar em dia com as obrigações eleitorais, estar em pleno gozo de aptidão física e mental, não ter sido destituído da função de conselheiro nos últimos seis anos e não ocupar cargo eletivo.

As inscrições podem ser feitas, na Gerência de Assistência social, na Rua Paulo Petri, 568, em frente ao PSF Centro, das 7 às 11 h e das 13 às 17 h. Apenas no último dia o horário de se encerra às 11 h. O valor é R$ 20 reais.

Os documentos necessários para fazer a inscrição são cópia de identidade, de CPF, de título eleitoral, de comprovante de residência, do certificado de quitação militar (para candidatos do sexo masculino) e declaração, escrita à mão, informando que o candidato reside em Itaquiraí.

Itaquiraí:Juiz trabalhista fica ferido após capotameto

0

2007-07-09 21:33:37

Um homem teve lesões graves após um capotamento, motivado pela batida de um veículo em uma aplaca de sinalização, cerca de cinco quilômetros ao sul da ponte do rio Amambaí, por volta de 13h deste domingo. A vítima foi o juiz trabalhista de Dourados, Noedi Francisco Arosi, 47 anos, que ocupava a camionete Ranger, cor prata, placas HSF-7574, Mundo Novo.

O Corpo de Bombeiros de Naviraí atendeu a ocorrência, no quilômetro 112 da BR-63 dez quilômetros ao sul de Naviraí. Segundo testemunhas que passavam pelo local, o veículo chegou a capotar oito vezes em um percurso de 50 metros. O veículo ficou todo destruído

Os bombeiros disseram que Noedi teria dormido ao volante, quando se dirigia de Umuarama (PR) para Dourados. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Naviraí e encaminhado para a Santa Casa. Noedi sofreu apenas um corte na cabeça, sente dores no peito e está em observação.

Vaticano definirá Igreja Católica como a única de Jesus

0

2007-07-09 20:24:37

O Vaticano deve divulgar nesta terça-feira um documento que define a Igreja Católica como a única igreja de Cristo. O texto da Congregação para a Doutrina da Fé, responsável por promover e tutelar a doutrina da fé e a moral no mundo católico, deve esclarecer uma frase do documento Iumem Gentium ("A luz das nações", sobre a missão universal da igreja), do Concílio Vaticano 2º, dizendo que a única igreja de Cristo "subsiste" na Igreja Católica.

Durante o Concílio, uma reunião de bispos e cardeais realizada entre 1962 e 1965, a igreja adotou mudanças, como a realização de missas nos idiomas modernos, e afirmou o respeito aos não-católicos.

Andrea Tornielli, vaticanista do jornal "Il Giornale", afirma que o documento desta terça-feira também deve confirmar a declaração Dominus Iesus, aprovada pelo papa João Paulo 2º em 2000, segundo a qual apenas a Igreja Católica dispõe de todos os meios de salvação.

A declaração causou, na época, protestos das igrejas protestantes, classificadas como simples "comunidades eclesiásticas". Segundo Tornielli, o emprego do verbo "subsiste" no texto do Concílio Vaticano 2º gerou diversas interpretações nos últimos anos, apesar de a Dominus Iesus ressaltar que o Concilio Vaticano 2º queria dizer "existe realmente".

"O objetivo da nova declaração é combater o que o papa Bento 16 considera como ‘relativismo eclesiológico’, segundo o qual todas as igrejas que dizem fazer parte do cristianismo têm o mesmo nível de verdade ou que cada uma delas não têm mais que uma parte desta verdade", diz o vaticanista.

Judeus- A divulgação do documento ocorrerá poucos dias depois de o papa Bento 16 ter assinado decreto que dá mais liberdade para os sacerdotes celebrarem missas em latim, uma concessão aos tradicionalistas. Em uma carta aos bispos de todo o mundo, no último sábado (7), o pontífice rejeitou as críticas de que sua atitude poderia dividir os católicos. No entanto, o documento gerou mal-estar e, segundo especialistas, poderá ameaçar também o diálogo entre cristãos e judeus.

O problema é que a antiga liturgia, conhecida como missa Tridentina, inclui passagens nas quais se diz que os judeus vivem "na cegueira" e "na escuridão" e pedem que "o Senhor, nosso Deus, retire o véu dos corações deles a fim de que possam também reconhecer nosso Senhor Jesus Cristo". Vincenzo Pace, especialista em Sociologia da Religião, afirma que os dois documentos do Vaticano, o desta terça-feira e o sobre a missa em latim, estão interligados.

Os documentos pretendem defender, de acordo com Pace, a fortaleza da Igreja Católica e, ao mesmo tempo, afastar as modificações feitas pelo Concílio Vaticano 2º. "Os novos documentos do Vaticano são coerentes.

Seguem o pensamento do papa Bento 16, sempre muito dedicado à doutrina, ao princípio da autoridade e à idéia de que fora da igreja não há salvação", diz Pace. "Os tradicionalistas e fundamentalistas católicos eram contrários não apenas ao enfraquecimento das missas em latim, mas à abertura interecumêmica e à ausência da superioridade da Igreja Católica sobre as outras religiões."

Cocaína que saiu de MS é apreendida pela polícia no PR

0

2007-07-09 20:20:37

A PF (Polícia Federal) apreendeu quatro quilos e 200 gramas de cocaína na cidade de Curitiba, no Paraná. A droga saiu do município de Ponta Porã.

Segundo a polícia, o condutor, morador em Paranaguá (PR), afirmou que foi contratado para buscar a cocaína em Mato Grosso do Sul e levá-la ao Paraná. Para o serviço receberia o valor de R$ 3 mil.

O homem, que não teve o nome divulgado pela polícia, transportava a droga em um veículo. A cocaína foi encaminhada para a perícia da PF. As diligências continuam para identificar quem contratou o transporte e para quem seria entregue o entorpecente.

Sub-18 do Operário começa preparação para o estadual

0

2007-07-09 19:19:37

A diretoria do Operário já apresentou a comissão técnica que estará à frente do elenco sub-18 na disputa do campeonato estadual, que começa no próximo dia 29. Comandada pelo técnico Professor Ramão, a equipe terá o preparador de goleiros Ancelmo, o preparador físico Zé Maria e o massagista Onofre.

O Galo, atual campeão da Copa Internacional Sub-17 de Itaporã, começa os treinos nesta semana. O vencedor do Estadual Sub-18 vai garantir vaga na edição de 2008 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior torneio por faixa etária do futebol brasileiro, que acontece no mês de janeiro, em São Paulo.

Profissional – Já o time principal do Operário deve começar a preparação para a disputa da Taça Campo Grande no final deste mês. A diretoria do Alvinegro ainda negocia a permanência do técnico Paulinho, que levou a equipe à terceira colocação do Sul-Matogrossense desta temporada. A abertura da Taça Campo Grande, no dia 25 de agosto, deverá contar com um "Comerário" (o clássico entre Comercial e Operário).

Naviraí:Ação contra exploração sexual lacra bares

0

2007-07-09 17:30:37

Uma equipe de 27 profissionais – entre policiais, membros do Ministério Público e conselheiros tutelares – lacrou estabelecimentos comerciais em Naviraí neste fim de semana, durante operação de fiscalização e repressão à exploração sexual infantil. Boates, lanchonetes e bares fechados estariam vendendo bebidas alcoólicas e cigarros aos menores.

As crianças encontradas nos estabelecimentos foram encaminhadas ao Conselho Tutelar do Município.

De acordo com a delegada Aline Gonçalves Sinnott, que chefiou a fiscalização, a operação contou com duas viaturas da Polícia Civil, duas da Polícia Militar, uma do Ministério Público estadual e uma da Prefeitura de Naviraí. Aline Sinnott considerou "satisfatórios os resultados obtidos, tendo em vista o caráter preventivo objetivado na operação".

Prefeitura e Sentinela de Amambai promovem festa

0

2007-07-09 16:27:37

Cerca de 80 equipes com 500 laçadores participaram em Amambai do 11º Encontro Interestadual de Clubes de Laço. O evento, que foi  promovido pelo Clube de Laço Sentinela de Amambai em parceria com a Prefeitura Municipal neste fim de semana, 6, 7 e 8, reuniu  laçadores dos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.

A abertura do Encontro, realizado na sede do Clube de Laço União Amambaiense (rodovia MS 485, entre Amambai e Aral Moreira), aconteceu na sexta-feira, 6, com a presença do patrão do clube, Jairo Gonçalves Martins, prefeito Sérgio Barbosa, presidente da Federação de Clubes de Laço, Gino Ferreira, presidente do União Amambaiense, Carlos Prudêncio, vereador Josué de Barros, comandante do DOF, capitão Joel Martins, pastor da Igreja Presbiteriana Independente, Edson Fernandes, secretários municipais, lideranças, laçadores e patrões dos clubes participantes.

A equipe campeã da Taça de Ouro foi a clube ASL Três Irmãos, de Ponta Porã, formada pelos laçadores Vanderlei Gutieres, Douglas Provesen; Grilo Moura, Vagner Fominha e Leandro Junior. A vice-campeã desta taça foi a Ás de Ouro, de Aral Moreira.

A campeã da Taça de Bronze foi a clube  Rancho do Laço, de Dourados, e vice-campeã do ASL Três Irmãos, de Ponta Porã . A Taça de Prata ficou com a equipe do clube A Carreta, de Tacuru, e a vice-campeã  desta taça foi o União Amambaiense.

Parcerias- Através da Fundesc e da secretaria de Serviços Urbanos, a administração municipal garantiu apoio financeiro e a realização de serviços de limpeza, poda de grama e pintura, no local da competição. Segundo Jairo Martins, a administração municipal á a principal parceira do clube. “Sem o apoio do prefeito Sérgio Barbosa não teríamos condições de realizar uma festa deste porte”, afirmou o patrão.

Parte da arrecadação da festa será repassada para cinco entidades do município – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, União dos Deficientes Físicos de Amambai, Associação Viva Vida de Amambai, Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo e Clube de Mães Ciranda do Amor.  Para a presidente do Lar do Idoso, o recurso é muito bem-vindo. “Utilizamos este repasse da festa para saldar parte de nossas despesas, na outra festa recebemos R$ 2.500,00”, falou Lurdes Ciarini.

Investimentos da Prefeitura- Na solenidade de abertura, o Clube de Laço Sentinela de Amambai realizou homenagens a apoiadores da festa, doadores de gado para as laçadas e lideranças. Sérgio Barbosa foi um dos homenageados. “Homenageamos o prefeito Sérgio pelo cumprimento do compromisso feito de abrir a via de acesso do clube centro da cidade”, falou Cleir Vieira. A obra – Via Pôr-do-Sol, que foi inaugurada na tarde do mesmo dia, foi executada com recursos próprios da Prefeitura de Amambai.

Na oportunidade, a Prefeitura de Amambai também entregou a obra de construção de arquibancada com cobertura com capacidade para 500 pessoas. O investimento, comentou o prefeito Sérgio, beneficia comunidade com conforto e segurança e amplia a infra-estrutura do clube.

“Espero que a Prefeitura tenha dado resposta a altura do Sentinela de Amambai e também do União Amambaiense, clubes que promovem um dos esportes de mais destaque em Amambai e em todo o Mato Grosso do Sul”, falou Sérgio Barbosa.



Lavrador morre eletrocutado ao bater colheitadeira

0

2007-07-09 16:17:37

O lavrador Márcio da Silva de Almeida, 21 anos, morreu eletrocutado após bater com uma colheitadeira em um poste de energia. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (9 de julho) na Fazenda Araruna, em Sonora, a 360 quilômetros de Campo Grande.

Com a colisão, o poste caiu e um dos fios condutores de energia se enroscou na plataforma da máquina. Ao descer, Márcio recebeu a descarga elétrica e morreu no local. Ele trabalhava na colheita de milho.

Amambai:Sérgio Barbosa recebe governador do Rotary

0

2007-07-09 16:03:37

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, recebeu nesta segunda-feira, 9, o governador do Rotary International distrito 4470, o pontaporaense Carlos Alberto Freire.
        
Carlos Freire esteve em Amambai realizando a visita oficial ao Rotary Club de Amambai. Esta foi a primeira visita oficial do governador, que durante seu mandato rotário realiza ao menos uma a todos os clubes do distrito. O distrito 4470 abrange todo o Mato Grosso do Sul, região noroeste de São Paulo e parte do Paraguai, totalizando mais de 80 clubes.
        
Na Prefeitura de Amambai, a autoridade rotária e o chefe do executivo de Amambai, acompanhados pelo presidente da Câmara de Amambai, vereador Coconho, presidente do RC de Amambai, Pedro Humberto Fernandes Alves, o governador assistente do distrito, Aparício Matos, e por rotarianos, conversaram sobre a realização futura de projetos de desenvolvimento social custeados pela Fundação Rotária. Na oportunidade, Sérgio Barbosa entregou placa de homenagem a Carlos Freire e também documento considerando-o hóspede oficial do município.
        
Acompanhou o governador rotário em sua visita a sua esposa e embaixatriz da Casa da Amizade, Graciela Peralta Freire. No período da tarde, os rotarianos realizam uma série de visitas a entidades do município e à noite será realizada reunião festiva na sede do clube.




Aftosa: Iagro desenvolve ações com Paraguai na fronteira

0

2007-07-09 15:26:37

O Iagro (Agênica Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) em conjunto com o órgão sanitário do Paraguai, o Senasca (Servicio Nacionale Del Calidade y Salud Animal) estão aplicando ações conjuntas voltadas à vigilância animal na fronteira. Os trabalhos começaram em 2 de julho abrangendo os municípios Japorã, Mundo Novo e Eldorado, além de cidades no lado paraguaio no distrito de Amambay.

Na sexta-feira, dia 6, uma equipe de veterinários e técnicos do Iagro assistiu os trabalhos de vacinação contra febre aftosa e identificação dos rebanhos bovinos e ovinos por meio de bottons em uma propriedade voltada à produção de gado de corte localizada na região de 15 quilômetros definida pela OIE (Organização Mundial de Saudade Animal) como área de alta vigilância entre os dois países.

Nesta semana, os trabalhos conjuntos voltam a ocorrer em Capitan Bado, também do Departamento de Amambay. A região faz fronteira com o município sul-mato-grossense de Coronel Sapucaia. No local, os trabalhos previstos também serão voltados à vacinação contra aftosa e aplicação dos bottons.

Polícia apreende em Sete Quedas 11,5 quilos de maconha

0

2007-07-09 14:34:37

A Polícia Militar apreendeu 11,5 quilos de maconha nesta manhã, por volta das 7 horas, na região central de Sete Quedas. A droga estava dentro de uma mochila carregada por um homem que fugiu para o lado do Paraguai após avistar os policiais.

Os policiais chegaram até o homem depois de uma denúncia anônima. Ao avistar os policiais, o homem largou a mochila e saiu correndo. A droga estava divida em 14 tabletes.


Caarapó debate a saúde em conferência

0

2007-07-09 13:29:37

A prefeitura de Caarapó, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promoveu a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado no último dia 6, no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), e reuniu a população para avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nas esferas de governo municipal, estadual e federal. O tema foi Saúde e qualidade de vida: Polícias de estado e desenvolvimento.

A solenidade de abertura foi prestigiada pelo prefeito Mateus Palma de Farias (PR), pela vice Teresinha Batista (PT), pela palestrante Elisabete Kruk de Freitas Baldasso, do Núcleo Regional de Saúde de Dourados, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Aparecido dos Santos, pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clarice Esteves Croider, pela coordenadora do Fórum dos Usuários do SUS, Marineide dos Anjos, e pelo secretário municipal de Saúde, Paulo César Gonçalves.

O debate girou em torno de três eixos: 1 – Desafios para Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento, 2 – Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: O SUS na Seguridade Social e 3 – A participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde. As discussões resultaram na aprovação de uma série de propostas com vistas à melhoria da qualidade de saúde sob a responsabilidade dos três níveis de governo, que serão levadas à VI Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, a ser realizada no período de 13 a15 de setembro, em Campo Grande.

Os participantes da conferência de Caarapó elegeram delegados e suplentes representantes dos segmentos dos usuários (titulares: Clarice Esteves Croider e Regiane Alves de Souza. Suplentes: Marineide da Silva dos Anjos e Juciléia Luzia Florenciano), trabalhadores em saúde (titular: Marilene Simone Amorim Marques Bullmam e Júlia Soares, suplente) e prestadores de serviços públicos e privados (titular: Conceição Aparecida Pícolo e Adalberto Araújo Corrêa, suplente).Os delegados vão representar o Município de Caarapó na Conferência Estadual de Saúde, tendo como principal atribuição a defesa das propostas aprovadas na conferência local.

Moção de Congratulações- Os participantes da conferência de Caarapó aprovaram Moção de Congratulações e elogios ao prefeito Mateus Palma de Farias pelas ações realizadas no sistema de atendimento de Saúde no Município, como a reforma do Posto de Atendimento Médico (PAM), expansão do horário de atendimento (até às 22h), aquisição de veículos para transporte de enfermos, implantação de Unidade Básica de Saúde (Núcleo IV), construção de postos de saúde na reserva indígena, em parceria com a Funasa, projetos de reforma de outras unidades de saúde, implantação da quinta Unidade de Saúde de PSF e contratação de psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, oftalmologista e ortopedista, e aplicação de 17,22% do orçamento municipal nos serviços de saúde.



Amambai:Cuiabanos são presos com maconha em ônibus

0

2007-07-09 11:44:37

Vilson Nascimento

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) de Amambai prendeu em flagrante na manhã dessa segunda-feira, por tráfico de drogas, dois cuiabanos transportando 41 quilos e 530 gramas de maconha na bagagem em um ônibus de transporte intermunicipal de passageiros.

Raul Verlindo Junior de 22 anos e Paulo Cezar Ferreira Miranda de 26 anos, ambos moradores em Cuiabá no Mato Grosso, foram presos por volta das 7h30 da manhã na rodovia MS 289, trecho que liga Coronel Sapucaia na fronteira com o Paraguai a Amambai, quando policiais abordaram para uma checagem de rotina um ônibus que fazia linha entre os dois municípios e em vistoria no interior do coletivo encontraram na bagagem dos acusados, 29 tabletes de maconha prensada.

Segundo a PRE ao receber voz de prisão a dupla disse que havia pegado o entorpecente em Coronel Sapucaia e receberia mil reais cada um para levar a maconha até sua cidade de origem, a capital Mato-grossense.
Eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai para serem autuados em flagrante por tráfico de drogas e se condenados, poderão pegar uma pena que varia de 5 a 15 anos de prisão.

Governo deposita hoje salários para os servidores

0

2007-07-09 11:42:37

O governo do Estado deposita nesta segunda-feira os salários dos servidores públicos estaduais, que estarão disponíveis para saque amanhã. São R$ 104 milhões para 55 mil servidores.

Amambai sediou 2ª etapa do Estadual de Orientação

0

2007-07-09 10:51:37

Vilson Nascimento

O município de Amambai recebeu, nesse domingo, 8, a segunda etapa do Campeonato Estadual de Orientação.
A prova, que foi disputada na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) de Amambai e teve a frente da coordenação o FOCO (Fronteira Oeste Clube de Orientação) de Amambai, com supervisão da FOMS (Federação de Orientação de Mato Grosso do Sul), contou com a participação de mais de 130 atletas entre competidores de Amambai e várias regiões do Estado.

A pista montada na área verde ao redor da AABB teve percursos variados, levando em conta as várias categorias, inclusive as exclusivas para a participação de crianças e foi bastante elogiada pelos competidores.
Para a realização da etapa do estadual em Amambai, além do apoio do 17º RC Mec, da Prefeitura de Amambai através da Fundesc (Fundação de Cultura e Desporto) e da Poupex, os integrantes do FOCO contaram ainda com o apoio de empresas e do comércio local.

Para a entra a entrega das premiações da etapa, que aconteceu no início da tarde de domingo, estiveram presentes o comandante do 17º RC Mec, Tenente-Coronel Flavio Josmar Pelegio, o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa e o diretor-presidente da Fundesc, professor César Guidotti.

A próxima etapa do estadual deverá acontecer em Bela Vista no início do mês de setembro. Confira a classificação por categorias da etapa de Amambai, a segunda do estadual na temporada 2007.

Classificação

Categoria H21E
1º Ironir Alberto – CODAC (Campo Grande)
2º Joan Carlos Oliveira- COD (Dourados)
3º Flavio Raupp- 14ª Cia PE (Campo Grande)
4º Fábio Goikoski- COD (Dourados)
5º Valdir Engers- COREL (Bela Vista)

Categoria H 21 N
1º Rafael Bernal- COREL (Bela Vista)
2º Vanilson Oliveira- COREL (Bela Vista)
3º Raulyson Rodrigues- COREL (Bela Vista)
4º Rodrigo dos Anjos- COD (Dourados)
5º Carlos Junior- COD (Dourados)

Categoria H 35 A
1º Marcos Sábio- COD (Dourado)
2º Osmar Cargnelutti- COD (Dourados)
3º Gustavo do Carmo- COD (Dourados)
4º Nelson da Silva- CODAC (Campo Grande)
5º Delimar Vieira- COARA (Ponta Porã)

Categoria H 35 N
1º Hermínio Sarmento Lopes- FOCO (Amambai)

Categoria H 40 A
1º Daniel Copertino- CODAC/9º GAC (Nioaque)

Categoria H 40 B
1º Carlos Bernadon- COD (Dourados)

Categoria H 40 N
1º Genivaldo do Nascimento- 14ª CIA PE (Campo Grande)

Categoria H 45 A
1º Jorge Nakamura- CODAC (Campo Grande)

Categoria HN1
1º Henrique Frescura- FOCO (Amambai)
2º Gabriel dos Anjos- COD (Dourados)
3º Rafael Ferreira da Silva- COD (Dourados)

Categoria D 12 N
1ª Anelise Salinas- FOCO (Amambai)
2ª Fernanda Nascimento- FOCO (Amambai)

Categoria D 16 N
1ª Isabela Santos- COD (Dourados)

Categoria D 21 B
1ª Débora Bellé- FOCO (Amambai)
2ª Michele dos Santos – COD (Dourados)
3ª Luciane da Silva- 14ª Cia PE (Campo Grande)

Categoria D 21 N
1ª Mariana Basso Polezi- FOCO (Amambai)
2ª Carolina de Lima- COD (Dourados)
3ª Talita Geromini- COD (Dourados)

Categoria DN 1
1ª Bruna Fortes Brock- FOCO (Amambai)
2ª Renata Ellem Matielli- FOCO (Amambai)
3ª Vitória Hendges- FOCO (Amambai)

Categoria DN 2
1ª Karen Lobtchenko- COD (Dourados)

Categoria H 10N
1º João Matheus Riffel- FOCO (Amambai)

Categoria H 12 N
1º Carlos Fernando Nascimento- FOCO (Amambai)

Categoria H 14B
1º Anderson Koeche- FOCO (Amambai)

Categoria H 14N
1º Gustavo da Silva- COD (Dourados)

Categoria H 18N
1º Felipe da Silva- COD (Dourados)

Categoria H 20B
1º Cleberson Marin- 9º GAC (Nioaque)

Categoria H 21ª
1º Willian Vilela- COREL (Bela Vista)

Categoria 21 B
1º Geovani da Silva- 14ª Cia PE (Campo Grande)






Produção de máquinas agrícolas deve aumentar 19%

0

2007-07-09 10:27:37

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) estima que a produção de máquinas agrícolas deve crescer 19,3% neste ano, ante previsão anterior de 1%. A entidade prevê uma produção de 55 mil máquinas agrícolas, contra previsão anterior de 46,5 mil unidades. No ano passado, foram produzidos 46,1 mil máquinas.

No quatros primeiros meses do ano, as vendas de máquinas agrícolas no Brasil totalizaram 10,1 mil máquinas, 28,7% a mais que no mesmo quadrimestre de 2006 (7,9 mil unidades). Já as vendas em maio subiram 8,4% em maio em relação a abril, para 3,2 mil unidades, informou nesta quarta-feira a. Na comparação com maio do ano passado, as vendas saltaram 40,5%.

A produção de máquinas agrícolas avançou 7,3% na comparação entre maio e abril, para 5,6 mil unidades. Na leitura ano a ano, houve alta de 25,4%. O setor exportou 2,26 mil unidades em maio, alta de 5,4% ante abril. Já em relação a maio de 2006, houve alta de 21,8%.

Prorrogado prazo de inscrições para concurso do Detran

0

2007-07-09 09:29:37

As inscrições para o concurso de reportagem com o tema “O Jovem e o Trânsito” promovido pelo Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) foram prorrogadas até o dia 30 deste.

O prazo foi adiado para que os estudantes tenham mais oportunidades de participar, considerando o período de avaliações de final de bimestre. O concurso é destinado a alunos do ensino médio e 9º ano do fundamental de escolas públicas estaduais e particulares.

Os sub-temas do concurso são: violência urbana e acidentes de trânsito com envolvimento do jovem; o álcool, a droga e o trânsito, conseqüências e prejuízos; desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro e ao ser humano; o que é necessário para mudar os dados das estatísticas de acidentes de trânsito; onipotência, exibicionismo, manobras radicais, “superpoderes” que fazem o jovem ser um forte candidato ao grupo de risco de acidentados no trânsito.

O concurso é realizado em duas etapas. Para a primeira, os prêmios são um kit esportivo completo para a escola, uma bicicleta aro 26 para o aluno e outra para o professor. A escola, o professor orientador e o aluno vencedor do concurso, classificados em primeiro lugar na fase estadual, receberão três microcomputadores cada um como premiação. Mais informações pelos telefones (67) 3368-0169 e 3368-0290.

Vereador Coconho cobra posto de saúde 24 horas

0

2007-07-09 08:23:37


                O vereador Osvaldo Machado Franco, o Coconho (PR), presidente da Câmara de Amambai, defendeu a criação de um posto de saúde com atendimento 24 horas para a população. Coconho demonstrou sua preocupação com o atendimento a saúde da população de Amambai na última sessão. Além de cobrar posto 24 horas, Coconho também cobrou que a prefeitura coloque à disposição da ambulância que transporta pacientes para outros municípios maiores, uma enfermeira para acompanhar o doente, já que é uma exigência para esse transporte, ou que regulamente o serviço para facilitar a vida dos que necessitam ser transportados para fora do município.

                Na opinião do vereador Coconho Amambai já comporta um atendimento 24 horas no posto de saúde. “O cidadão que trabalha o dia inteiro não tem tempo para ir a um posto de saúde, e aqueles que precisam do atendimento depois das 18 horas também não encontram socorro. Amambai tem condições para isso e a população necessita ter o atendimento quando necessário”, cobrou.

                Quanto ao transporte de pacientes para outros centros como Dourados e Campo Grande, o vereador Coconho disse que hoje é exigido que o paciente seja acompanhado por uma enfermeira durante o trajeto, mas o município não oferece essa enfermeira, tendo o paciente ou seus familiares contratar uma enfermeira particular para acompanhar. “Ou a prefeitura disponibilize uma enfermeira para fazer esse acompanhamento ou que pelo menos regulamente o preço da diária que a enfermeira cobra. É preciso que seja facilitado esse serviço para que o paciente não perca tempo quando for necessário transportar para outras cidades maiores, correndo inclusive risco de morte, em caso de demora”, comentou.

 Capela Mortuária –  Ainda na última sessão ordinária o vereador Coconho cobrou que o município construa uma capela mortuária. Segundo Coconho, apesar de Amambai possuir locais para a realização de velório, falta um local apropriado para acomodar mais velório e capacidade para um publico maior. “A hora mais triste do cidadão é quando perde um ente querido, e ainda, muitas  vezes, nesse momento a família ainda tem que ficar correndo atrás de um local para fazer o velório, então que a prefeitura construa uma capela mortuária municipal”, disse o vereador citando o exemplo de Iguatemi onde possui uma capela com capacidade para até cinco velórios simultâneo. “Amambai é uma cidade pólo e tem que se preocupar em atender essas demandas”, comentou.

 Farmácia Popular – O presidente da Câmara, Coconho, falou da satisfação de Amambai já contar com uma farmácia popular, que é uma indicação sua desde 2005, quando sugeriu ao prefeito que buscasse a parceria com o Governo Federal. Hoje Amambai já conta com a Farmácia São José atendendo com a farmácia popular, e outras farmácias podem se informar para participar. “Quem ganha é a população que encontra medicamentos básicos com desconto de até 90%. Esse é o papel do vereador de estar buscando meios de melhorar a vida da população”, disse.

 Homenagem – O presidente da Câmara , Coconho, na última sessão voltou a criticar a indicação indiscriminada de homenagens em logradouros públicos e ruas do município. “A lei diz que o cidadão para ser homenageado tem que ter prestado serviços relevantes a comunidade. Tem que merecer de verdade por um ato ou serviço destacado e não se pode condicionar a homenagem com uma ação que ainda vai fazer ou por feitos que várias outras pessoas também tem feito igual ou até mais. Eu não sou contra o homenageado em hipótese alguma, mas temos que fazer a coisa certa”, criticou.

Câmara retoma votação da reforma política na terça

0

2007-07-09 07:30:37

Sem acordo para a votação da reforma política na Câmara, deputados utilizaram mecanismos previstos no regimento para inviabilizar, na semana passada, a apreciação da matéria em plenário. Por conta disso, o assunto retorna à pauta do plenário na terça-feira (10).

Antes de retomar os debates, os parlamentares terão que votar duas medidas provisórias que passaram a obstruir a agenda de votação.