17.4 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 10873

Investigação é de rotina, afirma astronauta

0

2007-07-09 05:33:37

O astronauta brasileiro Marcos Pontes divulgou nota em seu site (www.marcospontes.net) na qual minimiza a gravidade das investigações sobre sua conduta, conduzidas pela Procuradoria da Justiça Militar em São Paulo. Pontes está sendo investigado por possíveis crimes de “ato de comércio”.

Há suspeitas de que ele teria participação em uma escola de Bauru, no interior paulista, e em um site de venda de artigos com o seu nome na internet. O Código Militar proíbe qualquer tipo de prática comercial, o que configuraria crime por parte do astronauta enquanto ainda era ativo na Aeronáutica. (Hoje, ele é oficial da reserva, tendo se aposentado em abril do ano passado.)

"Com relação ao IPM estabelecido pelo Comando da Aeronáutica a pedido do Ministério Público Militar, o mesmo é um procedimento de investigação previsto, padrão, legítimo e rotineiro no meio militar, visando dirimir dúvidas restantes de procedimento anterior.

No ano passado o Ministério Público Militar investigou todos os pontos em questão e não encontrou qualquer indicio de infrações ao código militar na minha conduta de oficial da ativa. Assim, concluiu pela minha inocência com relação às suposições das notas jornalísticas.

Portanto, da minha parte, com a tranqüilidade de não haver absolutamente nada de irregular nas minhas atividades profissionais em décadas de serviço ao país como militar, continuo na minha vida normal, trabalhando de forma honesta e produtiva, não havendo nada a fazer sobre o assunto, apenas aguardar que as diligências de rotina sejam feitas, cooperar no que for necessário e acreditar nas instituições responsáveis.

Informações sobre o procedimento de IPM são de pertinência do Comando da Aeronáutica, sendo eu, portanto impedido de tecer comentários." 



Justiça investiga astronauta por comércio ilegal

0

2007-07-09 04:34:37

A Procuradoria da Justiça Militar em São Paulo abriu inquérito para investigar possíveis crimes de “ato de comércio” praticados pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes. O processo, requerido pela procuradora-geral da Justiça Militar, Maria Ester Henriques Tavares, pede, inclusive, a quebra de sigilo fiscal e bancário de Pontes referente ao período de 2003 a 2006.

Há suspeitas de que ele teria participação em uma escola de Bauru, no interior paulista, e em um site de venda de artigos com o seu nome na internet. O Código Militar proíbe qualquer tipo de prática comercial, o que configuraria crime por parte do astronauta enquanto ainda era ativo na Aeronáutica.

Pontes, que é tenente-coronel, pediu afastamento da ativa menos de um mês após seu retorno da Estação Espacial Internacional (ISS), em abril de 2006. A entrada na reserva foi uma surpresa para a Agência Espacial Brasileira (AEB), que esperava contar com astronauta no serviço público para representar o programa espacial. Na ocasião, surgiram acusações de que Pontes cobrava por palestras e lucrava com a venda de artigos na internet. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Por meio de sua assessoria de imprensa, Pontes, que é blogueiro do site G1, negou as acusações e afirmou que as aparentes irregularidades já foram esclarecidas há muito tempo – a escola em Bauru seria de propriedade de sua mulher e administrada por seu irmão, e ele teria cedido sua imagem ao site gratuitamente enquanto ainda era membro das Forças Armadas.



Vítima de queda de andaime morre na Santa Casa

0

2007-07-09 03:57:37

Magnaldo Toral Castilho, de 34 anos, morreu neste domingo no Hospital Santa Casa de Campo Grande, onde estava internado deste o dia 6 deste mês. Ele trabalhava como pintor, em Naviraí, quando sofreu uma queda de andaime, vindo a fraturar a coluna cervical.

Segundo a Polícia Civil, a vítima foi levada para o hospital de Naviraí, mas transferida para a Capital devido à gravidade das lesões. No dia 7 deste mês, o estado de saúde de Castilho piorou e o homem entrou em coma, vindo a falecer neste domingo.

Quadrilha rouba empresa e leva carros de funcionários

0

2007-07-09 03:32:37

Uma empresa de luminárias foi assaltada na manhã de sábado (7) em Itupeva, a 75 km de São Paulo. Segundo a polícia, os funcionários foram rendidos e feitos reféns por quatro homens armados. Em seguida, o grupo fugiu levando objetos pessoais e dois carros dos funcionários, e 1,3 mil kg de alumínio.

Ainda de acordo com a polícia, os criminosos estavam encapuzados. Eles entraram na loja após pular o muro. Em seguida, eles renderam os funcionários e agrediram um deles com uma coronhada na cabeça. 

Enquanto carregavam os veículos, os bandidos amarraram e amordaçaram os funcionários. Eles foram divididos e presos em dois banheiros. Este é o segundo roubo na empresa que há quatro anos trocou São Paulo por Itupeva.


Fotos da bandeirinha Ana Paula vazam na internet

0

2007-07-09 02:31:37

As fotos da bandeirinha Ana Paula Oliveiranua na revista "Playboy" vazaram para a internet antes que a publicação chegasse às bancas, segundo reportagem do jornal Agora publicada neste sábado.

As fotos circularam por e-mail e ganharam bastante espaço também no site de relacionamentos Orkut. O vazamento obrigou a editora Abril a antecipar em um dia a publicação da revista. A "Playboy" com Ana Paula na capa deve chegar às bancas nesta segunda-feira (9) e os assinantes já devem recebê-la hoje.

Procurada pelo Agora, a "Playboy" afirmou que entrou com um pedido extra judicial para alguns usuários do Orkut retirarem as fotos da internet.

As 13 fotos, tiradas por J. R. Duran, não têm relação com o universo futebolístico e simulam os bastidores de um ensaio fotográfico num quarto. A bandeirinha aparece posando junto a câmeras e refletores, curvada sobre um sofá e deitada numa mesa. Um texto do jornalista e escritor brasileiro Ruy Castro acompanha as fotos.

Polêmica – A decisão de Ana Paula de posar para a revista gerou polêmica. O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Edson Rezende, disse que reprovava a atitude da bandeirinha.

"Acho que profissionalmente isso não vem a acrescentar nada. Uma pessoa pública deve evitar alguns comportamentos", afirmou Rezende no mês passado. Ele descartou, contudo, aplicar qualquer punição a Ana Paula pelo ensaio. "Mas é um direito que ela tem. É um bom dinheiro", ressaltou.

Em maio, a Comissão de Arbitragem da CBF puniu a bandeirinhaafastando-a da primeira divisão. Neste ano, ela cometeu erros em Santos x São Paulo e Botafogo x Figueirense.



Planalto privilegia PT nas obras do PAC em São Paulo

0

2007-07-09 01:28:37

A pouco mais de um ano das eleições municipais, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de seu principal plano de investimentos, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), vai injetar a partir do próximo mês R$ 954 milhões em 16 das 58 prefeituras paulistas do PT. Leia a reportagemcompleta na Folha deste domingo.

O valor, de acordo com o levantamento da Folha, corresponde a 35% dos recursos a serem transferidos diretamente da União a municípios de São Paulo no braço do PAC para obras em saneamento e habitação, em um total de R$ 2,7 bilhões nos próximos três anos e meio, entre verbas do Orçamento Geral da União, a maior parte, e financiamentos federais.

O PT, no entanto, segundo dados da Casa Civil da Presidência, comanda hoje apenas 9% dos municípios do Estado. Somada à contrapartida dos municípios, será R$ 1,1 bilhão em investimentos em prefeituras petistas de São Paulo, informa a Folha.

Na divisão por partidos, o PSDB do governador José Serra ocupa o segundo lugar no ranking das cidades. Os tucanos governam 194 municípios no Estado, mas receberão diretamente do Planalto pouco mais da metade dos recursos destinados ao PT: R$ 491 milhões para 13 prefeituras. O levantamento da Folha tem como base os números oficiais de investimentos diretos do governo federal nos municípios via PAC, aqueles feitos sem a participação dos Estados.

Números em SP- No último dia 26 de junho, o presidente Lula e o governador de São Paulo José Serra assinaram um acordo de cooperação para investimentos de R$ 7,39 bilhões em obras de saneamento e urbanização em São Paulo, previstos no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) para o período de 2007 a 2010.

Segundo o combinado, o governo federal irá desembolsar R$ 4,92 bilhões, enquanto a contrapartida do governo estadual ficará em R$ 1,82 bilhão e a dos municípios, em R$ 605 milhões.

As obras de saneamento básico e urbanização inclui favelas na região metropolitana de São Paulo e na Baixada Santista. De acordo com o governo federal, três milhões de famílias de 58 municípios (27 das regiões metropolitanas da capital, 14 da região de Campinas e oito da Baixada Santista, além de nove cidades com população superior a 150 mil habitantes) serão beneficiadas.

Entre as favelas que serão urbanizados estão Paraisópolis, Pantanal e Heliópolis, na zona sul de São Paulo. Também será feita a recuperação de mananciais no entorno das represas Bilings e Guarapiranga; a despoluição da Baía de Santos e da bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí; a extinção de palafitas (Baixada Santista); obras de saneamento básico no entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas); obras de abastecimento de água e esgoto sanitário na região de Diadema.

Além das contrapartidas de Estados e municípios, nos próximos quatro anos o governo federal prevê investir R$ 40 bilhões em projetos voltados prioritariamente para o abastecimento e tratamento de água e esgoto, recuperação de mananciais, remoção de áreas de risco e erradicação de palafitas em todo o país.

Os recursos federais são provenientes do Orçamento Geral da União, do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).


Amambai:Inaugurada Via Pôr-do-Sol na Vila Crepúsculo

0

2007-07-09 00:31:37

A Prefeitura de Amambai inaugurou na última sexta-feira, 6, a Via Pôr-do-Sol na vila Crepúsculo, que liga a rua Rio Branco ao Clube de Laço União Amambaiense e ao loteamento Pôr-do-Sol. No local, foi construído um bueiro celular sobre o Córrego da Lagoa. A obra foi executada com recursos próprios  da Prefeitura.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito Sérgio Barbosa, os vereadores Josué Carlos de Barros, Daniel Riquelme, Roberto Protético Carlos Roberto do Nascimento e Anderson Mansano, o presidente do Clube de Laço Sentinela de Amambaí, Jairo Vieira, o gerente do Viveiro Eucaflora, Karl Hlawensky, o presidente da Associação de Moradores e secretário municipal de Serviços Urbanos, Francisco Assis dos Santos, lideranças comunitárias, secretários e chefes de setores municipais e moradores da Vila crepúsculo. Para Assis dos Santos, essa obra traz benefícios não só à vila, mas a toda população que tanto almejava esta passagem, pois facilita o acesso ao Clube de laço e às chácaras vizinhas.

Em seu pronunciamento, Sérgio Barbosa ressaltou a importância da preservação do Córrego da Lagoa. “Nossa Via Pôr-do-Sol nasceu de uma idéia de ligação da cidade com o Clube de Laço e com o Loteamento Pôr-do-Sol, tendo o cuidado de proteger a mina”, disse ele.

Segundo Barbosa, foram gastos na obra R$ 30.000,00 e toda a mão de obra foi proveniente da prefeitura. O prefeito também ressaltou  a importância da lisura na aplicação dos recursos públicos e da necessidade de se realizar tomadas de preços para executar obras com qualidades e  valores compatíveis. “Existe obra similar realizada na proximidade da Fiama por administração  anterior que foi executada por cerca de R$ 120.000,00, quatro vezes mais do que custou a nossa”, falou  Sérgio.

Segundo o morador da Vila Crepúsculo, Batista Alves dos Santos,  62,  essa via era necessária aos moradores da vila. “Faz 20 anos que moro nesta vila, acredito que precisava fazer esta construção e precisava também de alguém corajoso para fazer” comentou ele.

Cresce vendas online em MS no primeiro semestre

0

2007-07-08 23:29:37

Em Mato Grosso do Sul, as compras via internet aumentaram 21% no primeiro semestres de ano em relação ao mesmo período do ano passado, conforme os dados da consultoria e-bit. De janeiro a junho, as vendas online somaram R$ 23 milhões ante os R$ 19 milhões. O Dia das Mães continua sendo a principal data para alavancar o comércio no período.

De acordo com os dados da pesquisa, o gasto médio nas compras online foi de R$ 300, pois leva em conta que o frete cobrado para o Estado ser mais alto, sendo assim os e-consumidores aproveitam em uma única compra virtual para adquirir o maior número de produtos.

Em todo o País, o comércio eletrônico movimentou pouco mais de R$ 2,6 bilhões no primeiro semestre de 2007. Este valor superou em quase 5% a expectativa inicial da e-bit e representa um crescimento nominal de 49% em relação ao primeiro semestre de 2006.

Segundo o levantamento, três fatores foram os grandes responsáveis pela alta no primeiro semestre, sendo o maior volume de vendas impulsionado pela entrada de novos e-consumidores, que em dezembro de 2006, no Brasil, cerca de 7 milhões de pessoas já tinham experimentado a comodidade de comprar sem sair de casa, hoje já são quase 8 milhões de pessoas que fizeram pelo menos uma compra pela rede.

RJ:Espancado engana polícia e é desmascarado

0

2007-07-08 23:02:37

O auxiliar de serviços gerais Iran Cesário, 35 anos, que disse ter sido espancado covardemente por jovens da classe média da Barra da Tijuca, na noite de sábado, confessou que mentiu à polícia. Depois de apresentar várias versões, segundo a delegada adjunta da 16ª Delegacia de Polícia (Barra da Tijuca), Márcia Lopes, ele disse que foi agredido por três homens na praia de nudismo do Abricó, por ter sido flagrado em atos obscenos, o que infringe as normas dos freqüentadores.

De acordo com a delegada, Cesário disse que inventou a história porque estava com vergonha da verdade e tinha medo de ser preso. Ele, então, teria inventado uma história semelhante à da empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho, 32 anos, espancada por cinco rapazes da Barra, dia 23 de junho. Cesário foi indiciado por ato obsceno, com pena que varia de 3 meses a um ano de reclusão.

O faxineiro chegou a dizer à delegada que fora surrado na porta do Barra Shopping por 15 homens divididos em três carros. Contou que o grupo desceu dos veículos para roubá-lo. Ele reagiu e foi espancado. Em outra versão, já não eram mais 15 agressores e sim, três. Já no Hospital Lourenço Jorge, onde passou a noite na emergência, explicou que fora agredido por três jovens após ter saído do trabalho, em Vargem Grande. Ele aguardava num ponto de ônibus para ir para casa, no Méier, quando foi surpreendido. O trio teria saltado do carro e iniciado as agressões.

Diante das contradições, Iran não teve outra alternativa a não ser contar a verdade. Os policiais constataram que o faxineiro estava com todo o pagamento guardado em uma sacola e, portanto, não havia sido roubado como afirmava. Ele também tinha areia nos sapatos. Após depoimento na delegacia, Iran se recusou falar com a imprensa.

A história contada por Iran sensibilizou o cabeleireiro Roberto Monteiro. Foi ele quem levou o auxiliar de serviços gerais ao Hospital Lourenço Jorge. Por volta das 20h de sábado, Roberto pegou um ônibus da linha 703 (Vargem Grande-Barra da Tijuca), o mesmo que Iran estava. A figura de um homem ensangüentado e com marcas visíveis de quem havia sido surrado chamou sua atenção. Roberto, que é evangélico, se aproximou e ofereceu ajuda. Em seguida, o motorista do coletivo deixou os dois no hospital.

"Ele estava muito machucado. Tinha sangue em todo o rosto. Tinha vários hematomas nas costas. Precisava de ir ao hospital rapidamente. Infelizmente tem muita gente covarde no mundo, mas a senhora pode ficar calma. Ele está bem e já teve alta. Está na delegacia registrando o caso", disse Roberto à mãe de Iran, antes de saber a verdadeira história.

Homem é lançado para fora de veículo e morre

0

2007-07-08 22:26:37

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em um acidente ocorrido na noite de ontem, hoje na BR-163, nas proximidades do Parque de Exposições, em Dourados. Neri Marcos Tum, de 44 anos, foi socorrido e internado no Hospital Evangélico.

O condutor do Fusca placa HQM-7379 de Dourados morreu ao bater na carreta Volvo NH 12 com placas AHN-2465 de Toledo. O impacto foi tão forte que o motorista da carreta Neri Marcos Tum, foi arremessado para fora do veículo.

A polícia ainda não identificou o motorista do Fusca. Há vazamento de óleo diesel e a pista está interdita nos dois sentidos. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) aguarda a chegada de um guincho para tirar a carreta da rodovia.

Fórmula 1:Raikkonen venceu em Silverstone

0

2007-07-08 22:06:37

O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, estragou a festa preparada para o inglês Lewis Hamilton no circuito de Silverstone e venceu, neste domingo, o GP da Inglaterra de Fórmula 1. Os dois carros da McLaren completaram o pódio, com Alonso em segundo e Hamilton, que fez a pole, em terceiro.

Com um problema no carro antes da largada, o brasileiro Felipe Massa teve de iniciar a corrida dos boxes e completou a prova de recuperação na quinta colocação, atrás do polonês Robert Kubica, da BMW.

Na classificação os pilotos da McLaren seguem em vantagem. Com o nono pódio em nove corridas, Hamilton chegou aos 70 pontos, 12 a mais do que Alonso. Raikkonen, que completou a segunda vitória consecutiva, superou Massa e tem 52 pontos, um a mais do que o brasileiro.

Logo na largada, complicações para Felipe Massa. O carro morreu quando os pilotos já esperavam a luz verde e o brasileiro teve de largar dos boxes.

Longe dele, Hamilton segurou a primeira colocação, assim como o Raikkonen e Alonso mantiveram a segunda e a terceira, respectivamente.

Em oito voltas, Massa saiu da 22ª colocação para a décima, comprovando a superioridade da Ferrari em relação às equipes intermediárias.

Após a primeira seqüência de paradas nos boxes, Alonso levou a melhor e assumiu a liderança. Hamilton saiu antes da hora dos boxes, perdeu tempo e caiu para terceiro, atrás de Raikkonen. Massa assumiu a sétima colocação.

Sem ultrapassagens na pista, as três primeiras colocações só sofreram alterações após nova rodada dos boxes. Alonso, que na parada anterior tinha colocado pouco combustível, entrou antes e não retornou mais à liderança.

Raikkonen voltou a ponta e não perdeu mais a posição. Felipe Massa ainda pressionou Kubica, mas terminou na quinta colocação.

O outro brasileiro na prova, Rubens Barrichello, ficou a uma posição de seu primeiro ponto na temporada. O piloto da Honda terminou em nono após largar na 14ª colocação.

Confira a classificação do GP da Inglaterra:

1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 1h21min43s074
2. Fernando Alonso (ESP/McLaren) – a 2s400
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) – a 39s300
4. Robert Kubica (POL/BMW) – a 53s300
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 54s
6. Nick Heidfeld (ALE/BMW) – a 56s300
7. Heikki Kovalainen (FIN/Renault) – a 1 volta
8. Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) – a 1 volta
9. Rubens Barrichello (BRA/Honda) – a 1 volta
10. Jenson Button (GBR/Honda) – a 1 volta
11. David Coulthard (ESC/Red Bull) – a 1 volta
12. Nico Rosberg (ALE/Williams) – a 1 volta
13. Alex Wurz (AUT/Williams) – a 1 volta
14. Takuma Sato (JAP/Super Aguri) – a 2 voltas
15. Christian Albers ¿ (HOL/Spyker) – a 2 voltas
16. Vitoantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso) – abandono
17. Jarno Trulli (ITA/Toyota) – abandono
18. Anthony Davidson ¿ (GBR/Super Aguri) – abandono
19. Scott Speed (EUA/Toro Rosso) – abandono
20. Ralf Schumacher (ALE/Toyota) – abandono
21. Adrian Sutil (ALE/Spyker) – abandono
22. Mark Webber (AUS/Red Bull) – abandono

Ponta Porã:Mulher é baleada e morre em festa julina

0

2007-07-08 21:31:37

A dona-de-casa Gervásia Romero Paes, de 27 anos, morreu na noite da última sexta-feira ao ser atingida por uma bala perdida durante festa julina realizada na Escola Municipal Cooporã, localizada no Jardim Independência, em Ponta Porã. A mulher foi baleada na boca durante uma briga envolvendo Amaral Bazana de Oliveira, de 29 anos, e Edes dos Santos Cabral, de 38 anos, e outras pessoas.

As pessoas que estavam no local partiram para cima dos jovens que estavam brigando e começaram linchá-los. Amaral e Edes foram agredidos até não apresentarem mais resistência. As agressões só pararam porque o povo começou a dispersar, pensando que os dois já estavam mortos. A dupla foi socorrida e levada ao Hospital Regional, onde seguem internados. A polícia investiga o caso e tenta descobrir quem é o autor do disparo que matou a mulher.

Argentina goleia o Peru é é semifinalista

0

2007-07-08 20:54:37

Neste domingo, a seleção da Argentina confirmou seu favoritismo diante do Peru com uma vitória por 4 a 0 e garantiu sua classificação para enfrentar o México, na semifinal da Copa América.

Em Barquisimeto, os argentinos tiveram poucoas oportunidades no primeiro tempo, as duas com Messi, que acertou uma bola na trave e outra foi desviada pelo zagueiro.

No segundo tempo, o técnico argentino Alfio Basile colocou Tevez no lugar de Diego Milito e a partida tomou outro rumo.

Com um gol de Messi, outro Mascherano, e dois de Riquelme, Argentina arrasou o Peru no segundo tempo para também golear nas quartas-de-final e chegar motivada para a partida contra o México, que fez 6 a 0 no Paraguai.

Assentamentos recebem curral para controle sanitário

0

2007-07-08 20:24:37

Os integrantes do Conselho Deliberativo da Reserva Estratégica para Saúde Animal de Mato Grosso do Sul definiram na quinta-feira passada, em reunião na sede da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado), em Campo Grande (MS), a construção de curral modelo no assentamento de Savana, em Japorã. A medida tem como objetivo auxiliar no controle da sanidade animal, na região de fronteira.

“Queremos oferecer uma estrutura mínima para o controle sanitário nessa região. A expectativa é construir currais em 36 assentamentos da fronteira e, futuramente, ampliar a ação nas comunidades indígenas”, explica Orlando Baez, presidente do conselho e superintendente federal de Agricultura no Estado.

Para o presidente da Famasul, Ademar Silva Junior, e membro do Conselho, a ação é de extrema importância para a retomada do status sanitário no Estado. “Todos estamos empenhados para comprovar a seriedade de nosso trabalho. Essa ação do REDSA demonstra apenas parte do que Mato Grosso do Sul vem fazendo para a retomada da certificação de área livre de aftosa com vacinação”, analisa.

De acordo com Baez, a definição dos locais da construção dos currais acontece em reuniões com o Conselho Municipal de Sanidade Animal e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural dos municípios da fronteira. O primeiro curral, em Japorã, deve ser construído ainda esse mês, com recursos do REDSA. “Os demais serão feitos a partir de agosto, por meio de convênio entre o Ministério da Agricultura e Governo do Estado, através da Iagro”, complementa.

Para professores, progressão contribui para violência

0

2007-07-08 19:29:37

A progressão continuada contribui para a violência nas escolas para 76% dos docentes entrevistados em uma pesquisa do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). O estudo sobre violência, feito sob coordenação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foi concluído na semana passada.

“O aluno não quer nem saber. Foi tirada a responsabilidade dele, que era importante. O estudante está aprovado, não precisa de responsabilidade nenhuma. Isso provoca indisciplina dentro da sala. E, da indisciplina, nasce a violência”, acredita o professor Carlos Ramiro de Castro, presidente da Apeoesp.

A pesquisa ouviu 684 professores do ensino público que participaram do XXI Congresso da Apeoesp, realizado em dezembro de 2006. O regime de progressão continuada – em que as avaliações eram feitas em ciclos, inicialmente de quatro anos – é utilizado no estado de São Paulo no ensino fundamental.

O site G1 procurou a Secretaria Estadual da Educação e foi informado que a responsável pela pasta, Maria Lúcia Vasconcelos, está fora do país. De acordo com a secretaria, apenas Maria Lúcia pode falar sobre a progressão continuada. 

A secretaria afirmou, no entanto, que a atual gestão irá diminuir o ciclo da progressão continuada de quatro para dois anos. O objetivo é “diagnosticar cada vez mais cedo as deficiências dos alunos”. Segundo a secretaria, a 2ª série começa a ser avaliada neste ano e, a partir de 2008, a 6ª série será incluída na progressão. 

A Apeoesp afirma que não é a favor da repetência, mas de um ensino que permita aprovar os alunos sem a necessidade do que chamam de “aprovação automática”. “Nós não podemos voltar à repetência. Temos de dar as condições de uma educação de qualidade para que os alunos sejam aprovados”, disse Castro. Para ele, a redução do ciclo não irá solucionar o problema. “Não resolve nada.” 

Um fator que os professores acreditam que contribui ainda mais do que a progressão continuada para o aumento da violência é a superlotação das salas de aula _na pesquisa da Apeoesp, o problema foi citado por 77,3% dos entrevistados. Também foram mencionados demissão de funcionários (38,1%) e fechamento de salas de aula (33,2%). 

Violência nas escolas – A pesquisa fez um diagnóstico da percepção da violência dos professores. Pelo levantamento, 86,8% dos entrevistados disseram ter tido conhecimento de casos nas instituições de ensino em 2006. Agressões verbais foram as mais comuns, observadas por 95,9% dos professores, seguido de atos de vandalismo (88,5%) e agressões físicas (82,2%).  

“O que mais nos preocupa são as agressões mesmo, tanto físicas quanto verbais. O profissional está ali trabalhando, se dedicando, e ser agredido? É um total desrespeito”, acredita o presidente da Apeoesp. Recentemente, alguns casos de agressões a professores e funcionários ocorreram em escolas do estado. 

O mais recente aconteceu terça-feira (3) em Dracena, a 647 km de São Paulo. A servente Nair Silva Alves, de 67 anos, teve dois braços quebrados e ferimentos em um dos olhosao ser pisoteada por estudantes de 5ª a 8ª séries de uma escola estadual. A polícia já ouviuestudantes para tentar identificar os responsáveis.

Em Suzano, na Grande São Paulo, uma professora de 26 anos levou socos no rosto e no pescoço. O agressor foi um adolescente de 15 anos, que é um de seus alunos.O caso aconteceu em 18 de junho e deixou o olho da professora roxo. O estudante cursava a 8ª série do ensino fundamental em uma escola pública. 

Em São José do Rio Preto, a 440 km de São Paulo, um aluno de 14 anos colocou fogo no cabelo de uma professora, dentro da sala de aula. Uma educadora de São Bernardo do Campo, no ABC, teve parte do dedo decepado por um aluno de 10 anos em 27 de junho.

A Secretaria da Educação afirma que “não há uma situação de violência generalizada nas escolas”, apesar dos recentes casos. De acordo com dados das ocorrências registradas na secretaria, os casos de agressão a professores caíram de 351 em 2003 para 217 em 2006. 

O levantamento mostra que as agressões a professores em 2006 atingiram 0,1% do total de docentes no estado, que é de 230 mil profissionais. Ainda de acordo com a secretaria, a maior parte dos casos (88%) ocorre entre alunos. Em 2006, foram registradas 2.692 agressões a estudantes nas 5.400 escolas do estado. Em relação a funcionários, houve 156 agressões registradas em 2006.

O governo estadual afirmou que, por causa do tamanho da rede de ensino, “podem existir ocorrências lamentáveis e traumáticas”. A secretaria afirma estar preocupada com elas e diz que ter profissionais preparados para darem “o encaminhamento adequado a cada ocorrência”. 

Opinião dos professores– A pesquisa da Apeoesp mostra que 42% dos professores entrevistados já presenciaram “várias vezes” ocorrências de tráfico e consumo de drogas nas escolas. Além disso, 30,9% afirmam já ter sofrido roubo ou furto dentro dos locais de trabalho.

Os principais autores da violência são os alunos, segundo 93% dos professores, seguido de desconhecidos (31,6%) e pais ou responsáveis pelos estudantes (25,2%). Apesar disso, a pesquisa aponta que os professores têm uma boa relação com os estudantes em 54,8% dos casos, contra 0,5% que declara uma péssima relação.

Em casos de violência, 58,6% dos profissionais dizem que procuraram os pais para conversarem e 57,4% registraram boletins de ocorrência na polícia. 62,9% afirmam que não registraram o caso na polícia – como agressões – por “medo de vingança”.




Corrida da IRL termina em confusão

0

2007-07-08 19:03:37

O GP de Watkins Glen terminou em confusão fora das pistas. O norte-americano Sam Hornish Jr., da Penske, e o brasileiro Tony Kanaan, da Andretti Green, discutiram após o fim da prova da IRL (Indy Racing League).

No meio da discussão, funcionários e mecânicos das duas equipes acabaram indo às vias de fato, com pessoas rolando pelo chão, inclusive o pai de Hornish se envolveu na briga.

A corrida foi vencida pelo neozelandês Scott Dixon, seguido por Hornish. Líder do campeonato, o escocês Dario Franchitti foi o terceiro, seguido por Kanaan.

Já Hélio Castroneves, da Penske, sofreu um acidente ainda no início da prova. Na pancada, o seu carro teve um princípio de incêndio.


México goleia o Paraguai e avança às semifinais

0

2007-07-08 18:38:37

O México goleou o Paraguai neste domingo, por 6 a 0, em jogo válido pela Copa América da Venezuela. A equipe paraguaia jogou com um atleta a menos desde o segundo minuto do confronto.

Com o resultado, o México garantiu a classificação para as semifinais da competição. Depois desta tranqüila vitória, os mexicanos podem ter uma pedreira pela frente na próxima fase. Caso a Argentina vença o Peru, o México voltará a enfrentar seus carrascos nas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

Maus-tratos a animais pode acabar em detenção

0

2007-07-08 18:25:37

De todas as denúncias recebidas pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) de Curitiba (PR) sobre maus-tratos a animais, entre 30% e 40% são relativas a cachorros que pertencem a empresas de aluguel, segundo Celso Gomes Ribeiro, da superintendência da unidade.

Ele informa que não cuidar corretamente dos animais é crime ambiental. As empresas e os clientes que contratam os serviços podem ser responsabilizados pelos maus-tratos. Ainda de acordo com Ribeiro, se condenados, os responsáveis estão sujeitos a pena de três meses a um ano de detenção, que pode ser revertida em prestação de serviços à comunidade se o réu for primário.

Ribeiro afirma que as denúncias podem ser feitas na delegacia do meio ambiente ou em qualquer delegacia da Polícia Civil, pois os boletins de ocorrência são encaminhados à unidade. Os interessados também podem ligar para a Polícia Florestal (0800 6430304) ou, em casos de emergência, para a Polícia Militar (190).

Em outros estados, é possível fazer boletins de ocorrência em delegacias da Polícia Civil ou procurar a Polícia Militar para fazer as denúncias.

A polêmica sobre o aluguel de animais não é exclusividade dos curitibanos. Empresários e representantes de entidades de defesa dos animais ouvidos pelo portal G1 disseram que também há empresas de locação de cães em pelo menos outros dois estados: São Paulo e Rio Grande do Sul.

Tempo seco aumenta risco de hantavirose

0

2007-07-08 18:11:37

O estudante Maurício Teixeira da Costa, de 16 anos, que morreu há duas semanas, foi vítima de hantavirose. Ele morava em São Sebastião, numa casa de alvenaria ainda sem reboco, no Distrito Federal.

A doença é causada por um vírus e transmitida por ratos silvestres. Qualquer pessoa que tiver contato com as fezes ou a saliva dos ratos pode se contaminar. A evolução dos sintomas é rápida.

"Os sintomas são muito parecidos com os de uma gripe. Podem aparecer associados à febre e dor muscular, náuseas e vômitos, dor de cabeça ou dificuldade para respirar. Qualquer paciente que apresente esses sintomas e esteve em área rural nos últimos 60 dias, deve procurar assistência médica e relatar essas circunstâncias ao médico que o atender", disse o subsecretário de Vigilância da Saúde, Eduardo Guerra.

A Secretaria de Saúde considera que o tratamento da doença tem avançado desde que ela apareceu no Distrito Federal. Em 2004 foram 30 casos, sendo 15 mortes. Em 2005 foram 15 casos com quatro mortes. Em 2006, oito pessoas tiveram hantavirose e nenhuma morreu. Este ano, até agora foram sete confirmações da doença e uma morte.

Para prevenir a doença é preciso evitar a aproximação dos ratos silvestres. Por isso é importante manter a casa limpa e não deixar lixo acumulado em volta dos terrenos. "Além disso, quanto ao comportamento da pessoa em casa ou nos arredores, ela deve evitar aspirar o ar que contém o vírus, principal forma de contaminação. Ao varrer uma casa, é preciso ter cuidado para não levantar poeira", afirmou Eduardo Guerra.

Mesmo assim, em São Sebastião – um dos locais de foco da doença – muitos moradores continuam desinformados. "Eu ainda acho que ainda falta informação", disse um morador. "Quando tem um problema como esse, o pessoal cuida da limpeza, a administração entra em ação também. Mas, quando passa uns 15 dias, no máximo um mês, a cidade volta a ficar suja novamente", afirmou o agente comunitário de saúde Paulo Pires.

Naviraiense é o campeão da Série B 2007

0

2007-07-08 18:05:37

O Clube Esportivo Naviraiense venceu ao Comercial por 2 a 1, no estádio Virotão, na manhã de ontem, e conquistou seu segundo título de campeão do campeonato estadual da Série B, diante mais de 3,5 mil torcedores, que fizeram a festa, no gramado, após a premiação, e em carreta, acompanhando os jogadores, que desfilaram sobre o carro do Corpo de Bombeiros.

Os dois gols foram do Clube Esportivo Naviraiense (CEN), em cobranças de falta (o primeiro foi anotado para Juninho, artilheiro da competição, com 14 gols). Na primeira, houve a cobrança aos cinco minutos, do lado esquerdo. Com o vento, a bola quicou na área, o goleiro Erlano foi encoberto, enquanto Claudinho, Biro e Juninho tentavam o cabeceio, A bola foi para o ângulo, Erlano pulou para a esquerda e não a alcançou.

Dono do melhor ataque e da melhor defesa do Campeonato Estadual da Série B, o Naviraiense conseguiu carimbar o passaporte para a primeira divisão do Estadual com o título. Jogando em casa, o Naviraiense fez a festa diante de cerca de 3,2 mil torcedores que foram ao Estádio Virotão.

O Naviraiense começou bem a decisão e abriu o placar logo aos 5 minutos da primeira etapa, com Mailson, cobrando falta. Aos 29, no entanto, Rafael Bahia deixou tudo igual, chutando rasteiro, de fora da área, no canto direito de Washington, que pulou, mas chegou atrasado.

Depois do intervalo, o time da Capital voltou melhor, mas acabou tomando o segundo gol, novamente de Maílson, cobrando falta, aos 28 minutos. Desta vez no canto inferior direito do goleiro comercialino, que não alcançou. O tricolor volta a divisão de elite após 13 anos e o Comercial após três anos (ambos abandonaram competições, quando ainda estavam na divisão de elite). A torcida do Naviraiense teve show comemorativo, com o Canto da terra, a partir de 15h.

NAVIRAIENSE – Washington; Maurício (Bruno), Claudinho, Biro e Cezinha; Miquéias, Mailson, Nilton e Hamilton (Siri), Juninho (Augusto) e Helinho. Técnico – Ionay da Luz.

COMERCIAL – Erlano; Adriano, Telson, Emerson e Alex; Iwata, Luizinho, Rafael Bahia e Tiago; Batuira e Leandro (Julio César). Técnico – Luis Carlos Andrade.

Naviraiense e Comercial entram nos lugares dos rebaixados Mundo Novo e UMJEC/Bonito.