17.4 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 10871

Vale Veículos entrega carro para consorciados

0

2007-07-10 10:04:37

                Os contemplados no consórcio Volkswagen da Vale Veículos foram Rui Cordeiro (Laboratório Cordeiro), que adquiriu um Golf Sport Line modelo 2008 e Liziane Sguissardi foi contemplada  e recebeu um Fox zero km. Todos eles pelo sistema de consórcio simples, onde o cliente paga a menor taxa e espera para ser sorteado. A Vale Veículos tem contemplado uma média de 2 ou mais clientes mensalmente. Ao  participar do consórcio na Vale, automaticamente estará concorrendo ao prêmio semanal de 15 mil reais pela promoção “Consórcio Fidelidade”.

                O gerente da Vale Veículos Manoel Micias também destaca o número de carros que a vale entrega para Amambai e região, são cidade vizinhas que vem a fazer seu consórcio em  nosso município.

                Se você tem o sonho de adquirir um Volkswagen zero km, a Vale Veículos oferece  várias opções, tanto no financiamento como no consórcio, faça uma visita e confira as novidades 2008, com certeza você irá se surpreender, os vendedores da Vale e o gerente Manoel Micias aguardam sua visita.

Inter Vilas realizou segunda rodada no campo do Mansano

0

2007-07-10 09:46:37

Sérgio da Luz

            Com um ritmo mais emocionante do que a primeira rodada, o Campeonato Municipal Mini Campo Inter Vilas 2007, realizou no domingo, 08, sua segunda rodada. A média de 1,5 pulou para 2,5 gols por partidas na rodada.

            Os jogos foram realizados no campo do Mansano. No primeiro jogo a Vila Crepúsculo venceu o São Francisco por 2 a 1. Em seguida a Vila Marechal Rondom venceu com um  golzinho a Vila Guape “A”. No terceiro jogo o Alcindo Franco “A” venceu por 2 a 0 a Cassiano Marcelo “A” e, fechando os jogos pela manhã, a Vila Corrêa empatou em 1 a 1 com a Vila Indiana.

            No período da manhã a Panorama “A” perdeu para o Previsul por 1 a 0 abrindo os jogos, em seguida a Limeira  “A” venceu por 2 a 1 a Panorama “B”. Fechando os jogos duas goleadas, a primeira aplicada pela Cauiás 3 a 0 em cima da Vila Estrela, em seguida a Joana Batista passeou e marcou cinco em cima da Guape “B”.

            Ao todo foram aplicados 10 cartões amarelos, um vermelho e assinalados 20 gols. Confira a classificação dos primeiros de cada chave:

Chave “A”: 1º Lugar: Limeira “B” 3 pontos, 2º lugar:  Crepúsculo 3 pontos, 3º lugar: Previsul 3 pontos.
Chave B: 1º lugar: Limeira “A” 4 pontos, 2º lugar: Nova Esperança 3 pontos, 3º lugar: Marechal Rondon 3 pontos.
Chave C: 1º lugar: Caiuás 3 pontos, 2º Lugar: Pimentel 3 pontos, 3º lugar: Alcindo Franco “A” 3 pontos.
Chave D: 1º lugar: Vila Corrêa 4 pontos, 2º lugar: Joana Batista 3 pontos, 3º lugar: Xavier 3 pontos.

Delcídio fala sobre política e governo em entrevista

0

2007-07-10 09:22:37

Em quase duas horas de entrevista concedida com exclusividade ao site Midiamax de Campo Grande, o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) criticou a decisão do governador André Puccinelli (PMDB) de acabar com os programas sociais e aproveitou para dizer que ele ainda não começou a fazer o que prometeu. “Ele (André) por enquanto não implementou aquilo que assumiu, pelo contrário, tirou os programas sociais. Mas ele alega que não pode fazer nada, pois precisa fazer os ajustes necessários para que o Estado tenha condições financeiras de acertar seus compromissos e deslanchar”, disse.

Apesar da crítica, o senador disse que continua conversando com André Puccinelli, pois sabe separar “muito bem” as diferenças partidárias dos interesses do Estado. Ele destacou que tem ajudado o governador a conseguir recursos junto ao governo federal, principalmente os provenientes do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) e de emendas parlamentares. “Tenho trabalhado, mais do que nunca com o governador. O que está em jogo é o futuro do Estado. Eu faço política para frente, não fico olhando no retrovisor”, destacou.

Delcídio também falou na entrevista exclusiva concedida ao site Midiamax sobre sucessão municipal e diz que poderia ser candidato a prefeito em Campo Grande, entretanto, ele avalia que o PT não tem estrutura para a disputa e precisa arrumar a casa. O parlamentar falou ainda sobre uma aliança com o PDT e elogiou o deputado federal Dagoberto Nogueira Filho, acrescentando que o apoio dele aumenta  a possibilidade de levar as eleições municipais do próximo ano para o segundo turno. “É uma liderança que nós temos mais contado. Nós conversamos lá em Brasília e aqui. O Dagoberto é uma liderança em ascensão”, elogiou.

Sobre o caso Renan, Delcídio defende que o Senado saia da paralisia em que se encontra e diz que a Casa errou ao transformar o problema de um senador em um problema do parlamento. “O senado está meia bomba”, diz o petista. Delcídio também fala sobre desenvolvimento e sobre a necessidade do Zoneamento Ecológico Econômico antes de permitir que as usinas do setor sucroalcooleiro se instalem em qualquer lugar do Estado. O senador também defendeu que o Congresso Nacional crie regras claras para a jogatina, em todas as suas modalidades, o que poderia trazer desenvolvimento para diversas regiões do País.

Há possibilidade de uma aliança PDT/PT ou é só uma conversa entre o senhor e o Dagoberto? Eu conversei com o Dagoberto no sábado (7) pela manhã. O PT e o PDT já marcharam juntos ao longo dos últimos anos. É uma coisa natural. Não estamos inventando a roda. Vejo isso de uma maneira positiva, pois repete uma aliança que já foi exitosa. Mas também tem um outro lado. Se o PDT lançar um candidato forte, e nós também, temos reais condições de levar a eleição na Capital para o segundo turno. As pesquisas mostram isso também. Voltando um pouco no tempo, em 2006, se nós tivéssemos uma aliança mais ampla nós teríamos levado a eleição no Estado para o segundo turno. Ainda, se tivessem saído candidatos mais fortes, também teríamos levado a eleição para o segundo turno.

O senhor não quer cometer o mesmo erro de ficar sem o PDT? Não houve erro em 2006. Em 2006 não havia interesse em se manter a aliança. Nós fizemos esforço para trazê-los e não conseguimos. Até porque existia uma posição pragmática no momento. A avaliação que eles tinham é que eu não sairia de 15%. Mas eles fizeram uma avaliação errônea e equivocada. Acho que hoje eles estão reavaliando essa decisão. Eu tenho convicção que boa parte deles entendem que erraram na escolha. Na eleição de 2006 nós enfrentamos o André que tinha 90% de ótimo e bom no fim da gestão em Campo Grande. Nós fizemos 32% em Campo Grande. Imagina se tivessem outros candidatos fortes ao governo?

Senador, além do Dagoberto, que outra liderança procurou o senhor? Eu conversei só com o Dagoberto. É uma liderança que nós temos mais contado. Nós conversamos lá em Brasília e aqui. O Dagoberto é uma liderança em ascensão.

Quem seria o candidato do PT? O senhor vai transferir o título para cá? Vamos discutir com o partido. Evidente que eu sou uma liderança do partido, mas vamos discutir. Eu conversei com a bancada estadual neste fim de semana. Conversamos sobre isso e disse que nós precisamos organizar o partido. Para ter sucesso temos que organizar o PT, ter um partido unido, coeso, junto com os aliados.

O senhor não sabe se é candidato? Nas condições hoje existentes, que o PT enfrenta, você não tem uma musculatura política para partir para uma candidatura própria.
Não é que o senhor não queira, mas o PT que não agüenta? É. Porque você pode ser um candidato forte popularmente, mas, se você não tiver estrutura política e uma aliança confiável, pode ter popularidade, mas perde a eleição. Por mais que você queira, politicamente o PT não reúne condições de fazer uma campanha boa, a despeito dos números e da situação real em Campo Grande.

Quando o senhor entrou no PT diziam que o senhor não era petista. Se o senhor for candidato em Campo Grande, não corre o risco de ser criticado por não ser um campo-grandense? Eu sou sul-mato-grossense e com muita honra corumbaense. O André não é daqui e foi prefeito. Ele teve uma vida política em Fátima do Sul, mas nasceu na Itália. Esse discurso não pega.

O senhor está seguindo o exemplo dele? Mas só que eu sou filho da terra. A diferença é essa. Sou um filho da terra que já andou pelo mundo inteiro. Eu tenho um tipo de formação diferente de todas as lideranças políticas do Estado, isso eu nunca refutei. Além do mais, eu moro em Campo Grande, sou nascido em Corumbá. O povo não está preocupado com essa questão de ser ou não ser. O povo quer saber se o camarada tem competência.

E o PR, antigo PL, procurou o senhor? O PR não. A gente percebe que eles estão na planície demais. Eles já viveram momentos melhores.

O ex-governador Zeca do PT tem articulado sua saída do PT? As últimas entrevistas que ele deu, ele insiste nisso. Acho que isso é uma discussão deserta. Temos três anos e meio até as eleições e, como disse o presidente Lula, muita água vai passar por baixo da ponte. E não pretendo deixar o PT. Se alguém tem dado demonstração de lealdade ao PT sou eu. Tenho andado pelo Estado, conversado com as lideranças. Ninguém pode falar nada. Onde teve eventos do PT eu estava lá. Não tenho interesse de sair do PT. Vem aí uma eleição direta do PT e em função desse desenho vamos saber o que se projeta para o PT em Mato Grosso do Sul. Na última eleição, enfrentando a máquina do governo, fizemos 43%. Acho que junto com outras lideranças podemos construir o futuro do partido.

A influência de Lula pode pesar contra a sua candidatura à reeleição? Não, o presidente Lula é muito pragmático. Quando alguém é presidente, não são vínculos de amizade que determinam a política. Tenho certeza absoluta disso.

Como o senhor avalia a tramitação da Reforma Política, que está emperrada na Câmara dos Deputados? Ao derrubar a lista fechada, caiu o financiamento público de campanha. Então, o que vai sobrar desse arremedo de Reforma Política: a Cláusula de Barreira, a questão da Fidelidade Partidária e essa discussão sobre a coligação na proporcional. Tem também a reeleição, que nós no Senado já aprovamos. É uma reforma muito menor do que se esperava. Nós precisamos discutir o voto distrital, que iria aumentar o controle social dos mandatos, mas infelizmente isso ficou para trás. Poderíamos ter avançado muito mais. Não conseguimos por vários interesses que, lamentavelmente, ainda prevalecem no Congresso Nacional.

Foi falta de apoio popular? Entendo que sim. As ruas ainda não se aperceberam dessas nuances ligadas a Reforma Política. O político é sensível, quando a voz das ruas cobra algo ele muda.
Se a Reforma Política não vai sair, como será a Tributária? É muito difícil sair também. Nós fizemos uma discussão ampla no Senado Federal, em que nós finalizamos com a redução da carga tributária em função do aumento do PIB (Produto Interno Bruto). É a uma coisa lógica, porque na medida em que você aumenta o bolo não tem porque taxar aqueles que já contribuem. Você teria redução gradativa de impostos, de uma forma coerente, associada ao crescimento do País, operando em valores que chegariam a 25% do PIB e não os 40% de hoje. A grande realidade é que o governo está numa zona de conforto com relação aos tributos. Nunca a receita arrecadou tanto.

Como o senhor avalia as denúncias contra o Renan Calheiros (PMDB/AL) e a renúncia do senador Joaquim Roriz (PMDB/DF)? Nós estamos passando por uma crise complicada. O Senado está meia bomba, inegavelmente. Na semana passada a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) não deu quórum, acho que essa é a comissão mais importante do Congresso Nacional. Isso está prejudicando a votação de matérias importantes para o País. Nós não podíamos ter confundido a Casa com um problema específico de um senador, que foi o caso do Renan Calheiros. Tivemos na semana passada a renúncia do senador Joaquim Roriz. Já estamos diante de um outro problema, que é com o suplente do Roriz, que parece que o Psol deve entrar com uma representação contra ele. Mas acho que na semana passada começamos a reordenar as coisas. Agora o Conselho de Ética começando a trabalhar, nós começamos a recolocar as coisas nos eixos. Espero que saiamos dessa crise rapidamente, pois não é bom para o Brasil. Vamos fazer um esforço grande ao longo dessa semana para limpar a pauta, inclusive aprovando a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) numa sessão conjunta do Congresso Nacional.

Por que o Renan não saiu até agora? Ele não saiu porque a leitura que ele faz é a de que, se sair, perde os instrumentos que um presidente do Senado tem para se defender.

Como o senhor vê a questão da cana-de-açúcar no Estado, assunto discutido em audiência pública promovida pelo Senado em Campo Grande? Não podemos achar que o Etanol é a salvação de todos. É evidente que vai ter um espaço importante na economia mundial, mas não podemos prejudicar o meio ambiente. Agora, ao mesmo tempo, durante a campanha eleitoral, eu fiz uma defesa de montar uma diversificação econômica de Mato Grosso do Sul em função de um Zoneamento Econômico e Ecológico. Agregar investimentos em função das especificidades de cada região. Será que vale a pena implantar projetos de cana em áreas que hoje já produzem outros alimentos? Hoje, projetos ligados ao álcool e ao açúcar têm que ser implantados considerando uma série de premissas, não só ambientais, mas também trabalhistas. É preciso preparar esses municípios para o contingente de pessoas que vai chegar atraída pelos empregos. Outra questão é a queima da palha que tem trazido impacto na emissão de dióxido de carbono. Então, esses projetos são importantes, mas não podem ser instalados a qualquer preço, sem critérios claros e bem definidos. Daqui a pouco entramos achando que vamos descobrir a pólvora e vamos transformar Mato Grosso do Sul num grande canavial, o que é um tremendo retrocesso. Temos que investir no gás, por exemplo, temos condições para montar um pólo gás-químico.

E o poliduto, projeto que estava no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), quando começa? O poliduto está definido já, aprovado pela Petrobras. Agora há uma discussão quanto ao trajeto. O projeto original era por Bataguassu. Estamos trabalhando para ele cruzar a região sul do nosso Estado, entrar para o Paraná e ir para o Porto de Paranaguá. A primeira etapa está aprovada. Vamos mandar álcool e receber de volta outros produtos, gasolina, diesel e gás de cozinha. É um projeto de R$ 1,2 bilhão.

Qual a sua avaliação do governo André hoje? Ele por enquanto não implementou aquilo que assumiu, pelo contrário, tirou os programas sociais. Mas ele alega que não pode fazer nada, pois precisa fazer os ajustes necessários para que o Estado tenha condições financeiras de acertar seus compromissos e deslanchar.
O senhor acredita nisso? É o que ele diz. Mas espero que ele tenha sucesso, senão vamos perder alguns anos patinando.

O senhor tem conversado com ele? Nós temos conversado sim. Eu separo muito bem. Nós fomos adversários políticos. Eu tenho ajudado, como ajudei na liberação da medida provisória para combate a febre aftosa, que era um compromisso do governador com os moradores da região. Tenho trabalhado para liberar recursos do PAC e de emendas parlamentares. Tenho trabalhado, mais do que nunca com o governador. O que está em jogo é o futuro do Estado. Eu faço política para frente, não fico olhando no retrovisor.

O que o senhor acha da discussão sobre o jogo no Brasil? O senhor é a favor da legalização? Acho que nessa questão do jogo, o melhor é a gente discutir abertamente, sem hipocrisia. Vamos ou não vamos fazer? Vamos estabelecer uma legislação clara. O ruim é ficar nessa zona cinzenta, sem ninguém saber o que vale e o que não vale. Tem que discutir de uma maneira clara e encerrar esse assunto.

O senhor é a favor da criação de cassinos? Eu não tenho opinião formada. Há anos atrás vários hotéis se organizaram para formar cassinos. Acho que é uma questão de discutirmos. Mas, conheço muitos países que instalaram cassinos em algumas regiões e esses cassinos são fontes de renda. A gente pode definir algumas regiões como passíveis de receber investimentos como esse.

Senador, diante das crises que o País atravessa, para onde vai o Brasil? Eu tenho uma visão otimista. Acho que essas coisas todas estão ajudando o Brasil a melhorar. Acho que o Brasil, apesar de ter experiências doloridas que levam as pessoas a se decepcionarem, eu acho que tudo isso vai ajudar o Brasil a seguir seu rumo, a entender os verdadeiros valores que devem pautar uma sociedade. Vejo nesse momento de crise uma oportunidade de sair melhor do que a gente entrou. Vai levar o Brasil a melhorar sua legislação e trabalhar pelo que realmente consolida uma consciência nacional, principalmente focando o futuro do nosso povo na Educação. A crise é que traz a luz e nós vamos chegar lá. O povo brasileiro é um povo inteligente. Vamos melhorar muito investindo na educação.






Laço comprido agitou Amambai neste final de semana

0

2007-07-10 08:50:37

Sérgio da Luz

                O Clube Sentinela de Amambai foi sede da sétima etapa do encontro estadual do laço comprido, durante a 11ª edição do Encontro Interestadual Sentinela de Amambai. Aproximadamente 500 laçadores das cidades da região (Paranhos, Cel. Sapucaia, Tacuru, Aral Moreira, Dourados, Ponta Porã, Amambai entre outras) e do Paraná, disputaram as mais de 20 modalidades durante os três dias de competição. Segundo estimativa da organização 10 mil pessoas compareceram no clube durante os dias de competição e festa.

                O Clube ASL Três Irmãos, da cidade de Ponta Porã consagrou-se campeã do encontro, vencendo a Taça Ouro. A equipe conta com os laçadores Leanoro Gutierres, Wagner Fominha, Douglas Piovesan e Vanderlei Gutierres. A taça de vice foi para a equipe do AZ de Ouro (Paranhos) que pela segunda vez este ano em Amambai viu “bater na trave” a conquista da Ouro.   A Carreta (Tacuru) garantiu a taça de Prata seguida pela equipe do Rancho de Dourados.

                Na categoria individual Michel Escobar ficou com a taça de melhor laçador, pertencente ao clube Az de Ouro.

                A Festa – O encontro do Laço Comprido, além de ser uma das competições com maior expressão cultural do MS, é também um grande momento de festa. Esse ano a presença do grupo paranaense Garrafão, agitou a noite de sábado, 07, a presença de aproximadamente 1,2 mil pessoas, números prévios da comissão organizadora.

                A festa contou com a parceria de entidades beneficentes da cidade. Cinco entidades participaram: APAE, AVVA (Centrinho), Clube de Mães, Lar do Idoso e Unificam. As entidades receberão parte da arrecadação de toda a festa.

                A festa do laço também com o apoio da prefeitura municipal.

Paranhos:Aposentado é assassinado à pauladas no centro

0

2007-07-10 08:41:37

Vilson Nascimento

Um aposentado de 68 anos foi encontrado morto com vários ferimentos, supostamente provocados por pauladas, na noite dessa segunda-feira em Paranhos na fronteira com o Paraguai.

O corpo de Leandro Brito foi encontrado por volta das 22h na Avenida Alberto Ratier no centro da cidade. Segundo a Polícia Militar local que atendeu a ocorrência, as suspeitas são que a vítima teria sido assassinada durante um assalto, já que em seu bolso foi encontrado um comprovante de saque de valores referentes a sua aposentadoria.
A Polícia Civil de Paranhos está trabalhando no caso e já teria algumas pistas sobre os prováveis criminosos.



Amambai:Josmair solicita lombadas na Nicolau Otano

0

2007-07-10 08:35:37

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Amambai, do dia 09.07.07,
foi aprovado por unânimidade a indicação nº 245/07, de autoria do
Vereador Josmair Cardoso(PR), solicitando ao Sr. Edson Giroto,
Secretário de Obras Públicas e de Transportes do MS, a necessidade da
implantação de duas lombadas eletrônicas ou lombadas mistas de
concreto simples ou concreto betuminoso usinado à quente, na Av.
Nicolau Otaño, no início da Rodovia MS 156, saída para o município de
Caarapó-MS.

Segundo salientou o Vereador Josmair Cardoso(PR), a citada rodovia MS
156, têm um grande fluxo de veículos, onde devido a falta de
fiscalização e sinalização, condutores de veículos abusam da
velocidade e não respeitam as leis de trânsito, provocando diversos
acidentes e colocando em risco a vida de pedestres e o excesso de
velocidade e as imprudências cometidas naquela via, têm revoltado a
população de nosso município, principalmente os cidadãos que
necessitam atravessar a avenida a pé. Portanto, o atendimento a esta
reivindicação beneficiará a todos que residem na região ou por ali
trafegam, proporcionando maior tranqüilidade e segurança aos moradores
do município de Amambai-MS.

Faxineiro é preso por furtar PC da Vila do Pan

0

2007-07-10 08:26:37

Um funcionário de uma empresa terceirizada foi preso por furto neste domingo (8), quando tentava levar da Vila do Pan, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio — local onde os atletas ficarão hospedados — um computador, um mouse e um teclado, segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O homem trabalhava na limpeza da Vila, segundo a Senasp. 

De acordo com a polícia, agentes da Força Nacional de Segurança, que faziam o policiamento da Vila, perceberam o funcionário saindo com uma sacola preta e o revistaram. Ao constatarem que ele estava fugindo com o material, o conduziram até a 32ªDP (Taquara), onde o suspeito foi preso e autuado por furto.


Reunião na Famasul debate economia de MS

0

2007-07-10 08:08:37

A Comissão Técnica de Agricultura, Seguro e Crédito Rural, Logística e Armazenagem da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), reúne-se hoje (10 de julho), às 9h, para debater temas relevantes para a economia do Estado. Entre eles o vazio sanitário da soja, o plano agrícola recém-lançado pelo governo federal e a política de comercialização de milho.

Participam do evento como palestrantes a superintendente de Operações da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) unidade Brasília, Mônica Avelar Antunes Neto, e o representante da Secretaria de Política Agrícola do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Silvio Farnese.

A discussão sobre a cultura do milho se estende, à tarde com a palestra “Instrumentos de Intervenção do Governo Federal na Comercialização do Milho Safrinha” realizada através da Câmara Setorial de Logística de Armazenagem e Transporte, às 14 h, na Famasul.

Atualmente, a plantação de milho ocupa 700 mil hectares em Mato Grosso do Sul, e a previsão para a colheita julho/agosto, segundo o vice-presidente da FAMASUL, Eduardo Riedel, é de 2 milhões de toneladas.

Piranhas atacam banhistas em ‘praias’ de Palmas

0

2007-07-10 07:33:37

A represa da Hidrelétrica de Lajeado tem mais de 170 quilômetros de extensão. O lago se transformou em um dos principais pontos turísticos do Tocantins. Sete cidades ganharam praias artificiais e milhares de visitantes. Mas, em Palmas, a diversão está ameaçada: moradores e turistas têm evitado entrar na água por causa dos ataques de piranhas.

Os especialistas dizem que o problema foi o lugar escolhido para a formação das praias artificiais de Palmas. Os balneários ocuparam o habitat natural das piranhas, que permaneceram na região, mesmo com a presença dos banhistas.

Agora, a freqüência de ataques aumentou. Neste ano, pelo menos 180 pessoas já saíram feridas da água depois de um mergulho, segundo o Corpo de Bombeiros.

A Prefeitura da Capital tomou uma medida drástica para combater o problema: está isolando a área de banho para evitar a passagem dos peixes. Ao todo, 260 metros de tela vão ficar submersos. Depois, os técnicos devem fazer uma espécie de varredura atrás das espécies que driblarem a vigilância. A previsão é de que o serviço termine esta semana.

O biólogo Carlos Sérgio Augustinho, da Universidade Federal do Tocantins, porém, não é tão otimista. Ele diz que os ataques só vão acabar se o monitoramento e a limpeza de uma alga, conhecida como macrófita, forem feitos sem interrupção na área de banho. “O combate às piranhas com a retirada das macrófitas ou com a colocação de telas tem que ser monitorado para a gente aprender se o processo foi eficiente ou não e o que deve ser feito de diferente da próxima vez”, afirma Augustinho.

Para não deixar de freqüentar as praias, muitos visitantes acabam ficando só na areia apreciando a paisagem, sem correr riscos.



Preso estelionatário que se dizia funcionário da Agehab

0

2007-07-10 07:17:37

O golpista Lucio Bispo da Cruz, 40 anos, foi preso na noite desta segunda-feira por policiais civis da 7° Distrito Policial de Campo Grande. Cruz é acusado de se passar de funcionário Agência Estadual de Habitação Popular(Agehab) e por servidor da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul para aplicar golpes oferecendo casas e cargo comissionados na AL.

Segundo a Polícia Civil, Cruz prometia casas e cargos na AL em troca de dinheiro em Campo Grande e no interior do Estado. O acusado foi preso quando chegava na casa dele. No carro de Cruz, foram encontrados várias cópias de documentos das vítimas e um crachá de funcionário da Assembléia. Um homem perdeu R$ 2,2 mil ao acreditar que Cruz arrumaria um cargo para ele na AL.


Lei cria selo de qualidade para produtos artesanais

0

2007-07-10 06:57:37

Lei aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada ontem pelo governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) cria o Selo de Qualidade para a identificação dos produtos artesanais originários do Estado.

O setor será conferido pela Seprotur que é a encarregada do incentivo à produção artesanal e ao turismo. Para conseguir o selo, o artesão depositará, no órgão um exemplar de cada um de seus produtos, acompanhado da descrição do material e técnicas utilizadas. Estes exemplares passarão a integrar o acervo da secretaria.

Amambai:Fotos do Estadual de Orientação no Holofote

0

2007-07-10 06:54:37

Confira no quadro Holofote ao lado, as fotos da 2ª etapa do Campeonato Estadual de Orientação, realizado nesse domingo, 7 de julho na AABB em Amambai.

Temperatura cai e Amambai amanhece com céu encoberto

0

2007-07-10 06:53:37

A frente fria que entrou pelo Sul do País chegou a Campo Grande derrubando a temperatura e fazendo com que a cidade amanhecesse sob uma forte neblina nesta terça-feira.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a temperatura máxima prevista para hoje no Estado é de 34ºC e na Capital 29ºC. Já as mínimas são de 13ºC e 16º, respectivamente.

Há previsão de chuviscos isolados e a névoa umidade deve amenizar o problema de baixa umidade relativa do ar.


Paranhos:Dirceu Bettoni acompanha obras na Vila Nova

0

2007-07-10 06:23:37

Vilson Nascimento

O prefeito de Paranhos Dirceu Bettoni (PSDB) tem acompanhado de perto todas as obras realizadas no município para apresentar sugestões e discutir com sua equipe de trabalho a qualidade dos serviços realizados.

Na semana passada o prefeito, acompanhado pelo secretário de obras do município, Cláudio Meneses e pelo secretário de governo Antônio Dantas, o “Toninho” esteve acompanhado a conclusão da pavimentação asfáltica da Avenida Marechal Dutra e das travessas na região da Vila Nova, obras implantadas com recursos e mão de obra própria da Prefeitura de Paranhos.]

Na ocasião o prefeito conversou com moradores da região e destacou a implantação de estacionamento na Escola Municipal Dr. Mitsuro Saito e a implantação de iluminação na Praça Claro Marques Sarmento, em homenagem ao ex-vereador do município Claro Marques, também conhecido por “Casquinha” que era taxista e foi morto durante um assalto anos atrás.

RJ:Babá mata criança de 4 anos, diz polícia

0

2007-07-10 06:01:37

Uma babá confessou à polícia ter matado uma criança de 4 anos na madrugada desta segunda-feira (9) a golpes de lixa de madeira, usada para pés, no município de Campos, na região Norte Fluminense. Segundo o delegado Geraldo Rangel de Andrade Junior, da 146ª DP (Guarus), a babá Silauca Kelly Rodrigues de Oliveira, de 32 anos, disse que estava cuidando de duas crianças e teria espancado uma delas, pois a menina estaria fazendo bagunça.

A babá disse que teria ido ao bar e quando voltou, embriagada, teria visto que Júlia tinha mexido em uma garrafa de vodca. A babá então teria batido com as mãos na criança, depois com um galho e depois com a lixa. Segundo o depoimento de Silauca, ela teria percebido que a menina tinha desmaiado e tentou reanimá-la. Quando viu que não estava conseguindo, Silauca teria ido procurar o companheiro, que teria dado dinheiro para ela fugir para outra cidade.

Tortura seguida de morte- O companheiro teria ido até a casa de Silauca, onde as crianças estavam, e constatado a morte de Júlia. Ele avisou à polícia, que foi até o local. Segundo Geraldo, Silauca foi encontrada em São Francisco do Itabapoana, também no Norte Fluminense. Segundo o delegado, ela será autuada por tortura seguida de morte, quando a pessoa tem intenção de causar sofrimento físico e acaba matando a vítima.

A mãe das crianças, identificada como Danúzia, que também prestou depoimento na delegacia, contou ser prostituta. Segundo ela, as crianças ficavam direto com a babá e nos últimos dias, ela estaria vendo pouco as filhas, já que estava devendo dinheiro para Silauca. Segundo a mãe, quando ela fazia visitas, não percebia nenhum machucado nas filhas.

O delegado informou que o companheiro de Silauca será autuado por favorecimento pessoal, por ter dado dinheiro para ela sair da cidade. Ainda segundo o delegado, o pai da criança está sendo localizado para ser chamado à delegacia. O delegado disse ainda que a irmã de Júlia estava com um hematoma pequeno no roxo, e foi encaminhada a exames, sob a guarda do conselho tutelar.


Mato Grosso do Sul não está incluído no PAC da Segurança

0

2007-07-10 05:42:37

O ministro da Justiça, Tarso Genro, apresentou nesta segunda-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), conhecido como PAC da Segurança e o Mato Grosso do Sul não está incluído.

O plano prevê a liberação de R$ 470 milhões para o início dos projetos. A idéia é instituir um piso salarial de cerca de R$ 1.000 para policiais civis e militares e bombeiros. O plano também prevê a construção de 187 presídios e 17 mil casas para os policiais que moram em regiões de risco.

Já em agosto, Lula deverá anunciar as medidas que serão implementadas no programa. Inicialmente, o Pronasci será colocado em prática em 11 regiões metropolitanas do país –nos Estados de PE, BA, AL, PA, DF, SP, RJ, MG, ES, PR e RS.

"Queremos derrubar os indicadores a médio e longo prazo, já no final do governo Lula [2010]", afirmou o ministro da Justiça, Tarso Genro, depois de se reunir com Lula por cerca de uma hora, no Palácio do Planalto. "Mas temos de pensar] em condições que os governos estaduais e municipais tenham condições de suportar."

Segundo Tarso, Lula aprovou as medidas contidas no programa, mas quer que as propostas sejam aprofundadas no que refere aos recursos. A idéia é que a cada ano seja liberado aproximadamente R$ 1 bilhão exclusivamente para essas ações.

Para garantir os recursos, Lula determinou que Tarso passe esta semana negociando com os ministérios da Fazenda e do Planejamento. O ministro admitiu que o presidente considerou ‘baixo’ o valor médio, de R$ 1 mil, de piso salarial para policiais e bombeiros.

Casas Populares- Tarso assegurou que serão construídas 17 mil residências para policiais civis e militares que moram em regiões que ele chamou de "situação desfavorável".

De acordo com o ministro, será exigido do policial interessado em obter uma casa financiada especialmente pelo programa o cumprimento de três critérios: baixa renda, folha pessoal ‘limpa’ e morar em situação de risco.

Segundo o ministro, o programa de casas populares para os policiais será desenvolvido em parceria com os estados e municípios. Portanto, a segunda etapa das negociações será a articulação com os governadores e prefeitos. Ele não informou quando isso ocorrerá.

O financiamento das casas será efetuado via CEF (Caixa Econômica Federal) que estabelecerá mecanismos próprios para os policiais. Ainda não há definições sobre quais serão esses mecanismos.




Amambai: Carlinhos orienta população sobre DPVAT

0

2007-07-10 05:33:37

Vilson Nascimento

O vereador de Amambai Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS) começou a distribuir para a população, na semana passada, uma cartilha ilustrativa com informações sobre o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e de como requerer o beneficio sem passar por atravessadores.

O objetivo do parlamentar com a distribuição do material é orientar a população sobre seus direitos que muitas vezes deixam de ser exigidos, segundo o vereador, por falta de conhecimento, principalmente por parte das pessoas mais humildes e menos esclarecidas.

A cartilha, que foi elaborada através da Lei Municipal número 2.028 de 2007 de autoria do próprio vereador Carlinhos, que institui a divulgação do DPVAT, ensina passo a passo como a pessoa deverá proceder em caso de acidente envolvendo veículo automotor, mesmo a pessoa estando a pé, de bicicleta ou de outro meio de transporte, para requerer o beneficio que é pago independentemente da apuração de culpa ou mesmo que o veículo não esteja em dia com o DPVAT ou não seja identificado.

“Nosso objetivo é levar a informação até as pessoas para que elas tenham conhecimento sobre seus direitos”, disse o vereador ao relatar que em caso de dúvidas ou informações mais detalhadas de como proceder para receber o beneficio, a pessoa deverá procurar o Detran ou um despachante.



Novo índice reduz participação de 41 cidades no ICMS

0

2007-07-10 04:31:37

Saiu ontem, segunda-feira no DOE (Diário Oficial do Estado) o novo índice para efeitos de participação dos municípios no bolo de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Em 41 cidades há redução do índice de participação, em seis municípios fica praticamente estável e nos outros 31 ocorreram acréscimos. O índice é provisório e pode ser contestado pelos municípios em até 30 dias a contar de hoje. Os municípios têm direito a 25% de todo o ICMS recolhido no Estado.

Os fatores que contam na composição do índice são a movimentação econômica, que é o principal, receita própria, área municipal, total de eleitores e o ICMS Ecológico. Nesta nova definição, Campo Grande terá uma parcela maior de participação, passando de 21,60% a 22,66%. Porém, o segundo maior município do Estado, que é Dourados, perderia, deixando de receber 6,48% e passando a receber 5,963%.

Vários municípios da região Sul e da região de Dourados tiveram queda no índice aplicado, conforme os valores provisórios. Muitos são municípios produtores, afetados pela quebra de safra, preços baixos e efeitos da febre aftosa, registrada em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, em outubro de 2005. Em Corumbá houve ligeiro aumento no índice de participação, de 8,1734% a 8,183%.

A movimentação econômica no Estado em 2006 foi de 23,2 bilhões, quando o valor adicionado definitivo para efeitos de aplicação do ICMS este ano foi de R$ 25,13 bilhões. Em Campo Grande são R$ 6,2 bilhões desta vez contra R$ 6,1 bilhões da vez anterior.

CPI da Enersul cria blog para divulgar trabalhos

0

2007-07-10 03:28:37

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enesul criou um blog (espécie de diário online) com o objetivo de divulgar o andamento dos trabalhos da comissão e possibilitar a participação popular. O site está no ar na internet desde o início de julho, conforme relata a Agência Assembléia.

No blog além de informações da agenda dos trabalhos, a comissão divulga charges e comentários editorializados e clipping (seleção de textos do que já foi noticiado na imprensa).

A comissão é presidida pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PR), a vice-presidência está a cargo do deputado Paulo Duarte (PT); o relator é Marquinhos Trad (PMDB) e os demais membros são Youssif Domingos (PMDB) e Dione Hashioka (PSDB).

Desde o começo de julho até o horário de inserção desta notícia, ainda não havia comentário algum no blog nas dez inserções feitas até o momento. O endereço é www.cpidaenersul.com.br

Amambai:DEM busca reestruturação e novos filiados

0

2007-07-10 02:34:37

Vilson Nascimento

O Democrata (DEM), antigo Partido da Frente Liberal (PFL), está buscando reestruturação e novos filiados em Amambai.
Na noite do último sábado, 7, em uma reunião com um dos principais líderes do partido na região, o deputado estadual Zé Teixeira de Dourados, o DEM empossou sua nova comissão provisória do Diretório Municipal e filiou dezenas de novos integrantes.

Durante a reunião, que aconteceu na residência da 1ª secretária da comissão provisória, a professora Maria Derli Jaime, Zé Teixeira deixou claro que a meta agora é reestruturar o partido visando às eleições municipais de 2008.

“Antes eu não intervinha nas ações do partido aqui em Amambai por conta de meu amigo, o ex-deputado Zenóbio dos Santos, mas agora que ele está afastado da política tendo em vista problemas de saúde cabe a mim vir aqui e dar sustentação ao partido e nossos companheiros”, disse Zé Teixeira ao relatar que o DEM não pode ser usado como objeto ou ser comprado em favor de “beltrano ou cicrano” mas sim, seguir uma linha que o partido tem desde de sua criação, que é defender os interesses da população nos municípios, estados e no País.

Política Interna– Segundo Zé Teixeira o partido é regido pela democracia e tem liberdade para escolher os rumos que julgar melhor em cada município.

“Nós do diretório estadual procuramos orientar e apontar os caminhos que julgamos ser o mais indicado em caso de composições nos municípios, mas são os diretórios municipais que tomam a decisão que achar correta”, disse Zé Teixeira ao relatar que em Amambai ao que consta o partido ainda não tem um rumo político definido em relação às eleições de 2008.

“Nossa vontade é que o partido tenha candidatura própria a prefeito e a vereadores, mas as circunstâncias é que vão definir isso. Hoje nosso trabalho está voltado para reestruturação do partido e com essa reunião já demos o ponta-pé inicial”, disse o deputado.

Entre os novos nomes do DEM em Amambai estão, além da própria anfitriã da reunião, Maria Derli, que deixou o PRP (Partido Republicano Progressista) para ingressar na sigla, o empresário Jandir Guerra que deixou o PPS (Partido Popular Socialista) para assumir a presidência da comissão provisória do DEM em Amambai e o líder comunitário Dorival Tobias, também ex-PRP, entre outros nomes de destaque no cenário político do município.