24.5 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vereador Coconho cobra posto de saúde 24 horas

2007-07-09 08:23:37


                O vereador Osvaldo Machado Franco, o Coconho (PR), presidente da Câmara de Amambai, defendeu a criação de um posto de saúde com atendimento 24 horas para a população. Coconho demonstrou sua preocupação com o atendimento a saúde da população de Amambai na última sessão. Além de cobrar posto 24 horas, Coconho também cobrou que a prefeitura coloque à disposição da ambulância que transporta pacientes para outros municípios maiores, uma enfermeira para acompanhar o doente, já que é uma exigência para esse transporte, ou que regulamente o serviço para facilitar a vida dos que necessitam ser transportados para fora do município.

                Na opinião do vereador Coconho Amambai já comporta um atendimento 24 horas no posto de saúde. “O cidadão que trabalha o dia inteiro não tem tempo para ir a um posto de saúde, e aqueles que precisam do atendimento depois das 18 horas também não encontram socorro. Amambai tem condições para isso e a população necessita ter o atendimento quando necessário”, cobrou.

                Quanto ao transporte de pacientes para outros centros como Dourados e Campo Grande, o vereador Coconho disse que hoje é exigido que o paciente seja acompanhado por uma enfermeira durante o trajeto, mas o município não oferece essa enfermeira, tendo o paciente ou seus familiares contratar uma enfermeira particular para acompanhar. “Ou a prefeitura disponibilize uma enfermeira para fazer esse acompanhamento ou que pelo menos regulamente o preço da diária que a enfermeira cobra. É preciso que seja facilitado esse serviço para que o paciente não perca tempo quando for necessário transportar para outras cidades maiores, correndo inclusive risco de morte, em caso de demora”, comentou.

 Capela Mortuária –  Ainda na última sessão ordinária o vereador Coconho cobrou que o município construa uma capela mortuária. Segundo Coconho, apesar de Amambai possuir locais para a realização de velório, falta um local apropriado para acomodar mais velório e capacidade para um publico maior. “A hora mais triste do cidadão é quando perde um ente querido, e ainda, muitas  vezes, nesse momento a família ainda tem que ficar correndo atrás de um local para fazer o velório, então que a prefeitura construa uma capela mortuária municipal”, disse o vereador citando o exemplo de Iguatemi onde possui uma capela com capacidade para até cinco velórios simultâneo. “Amambai é uma cidade pólo e tem que se preocupar em atender essas demandas”, comentou.

 Farmácia Popular – O presidente da Câmara, Coconho, falou da satisfação de Amambai já contar com uma farmácia popular, que é uma indicação sua desde 2005, quando sugeriu ao prefeito que buscasse a parceria com o Governo Federal. Hoje Amambai já conta com a Farmácia São José atendendo com a farmácia popular, e outras farmácias podem se informar para participar. “Quem ganha é a população que encontra medicamentos básicos com desconto de até 90%. Esse é o papel do vereador de estar buscando meios de melhorar a vida da população”, disse.

 Homenagem – O presidente da Câmara , Coconho, na última sessão voltou a criticar a indicação indiscriminada de homenagens em logradouros públicos e ruas do município. “A lei diz que o cidadão para ser homenageado tem que ter prestado serviços relevantes a comunidade. Tem que merecer de verdade por um ato ou serviço destacado e não se pode condicionar a homenagem com uma ação que ainda vai fazer ou por feitos que várias outras pessoas também tem feito igual ou até mais. Eu não sou contra o homenageado em hipótese alguma, mas temos que fazer a coisa certa”, criticou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete