23.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10833

Iguatemi realizou a 3ª Conferência de Saúde

0

2007-07-31 17:32:37

     Com o tema A Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano a Saúde, a prefeitura de Iguatemi realizou, na última sexta-feira, a III Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado no anfiteatro da escola Salvador Nogueira e contou com a participação de diversos servidores da área de saúde, além de representantes de segmentos da sociedade.

     A conferência foi dirigida pelo gerente municipal de Saúde, Hector Rogério Monzani. Após a leitura e aprovação do regimento interno da conferência, ele fez uma prestação de contas das ações, englobando os anos de 2005 e 2006 demonstrando, entre outros fatos, que o município de Iguatemi em 2006 investiu em saúde 1,9% a mais do que manda a lei, fincando o índice em 16,9%.

    Na seqüência, as enfermeiras responsáveis pelas unidades de saúde do PSF (Programa de Saúde da Família), apresentaram os dados relativos aos atendimentos neste ano nas três unidades da cidade, Vila Operária, Vila Nova Esperança e Vila Rosa, e também na unidade rural.

   Após a prestação de contas, foi realizada uma palestra com o tema A Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde. O tema foi abordado pela professora mestre Cássia Barbosa Reis, coordenadora do curso de Enfermagem da UEMS de Dourados.

    A conferência de saúde teve ainda a formação de diversos grupos de discussão para levantamento de propostas para implementação e melhorias do setor e a aprovação das mesmas em plenária. Oevento elegeu ainda os delegados que representarão o município na VI Conferência Estadual de Saúde (CES).

    Para o gerente de saúde, Hector Rogério, “a realização da conferência é um instrumento do qual não se pode abrir mão, pois a mesma serve para avaliação da situação bem como a proposição de diretrizes para o melhoramento da saúde.”

    A Conferência de Saúde de Iguatemi foi prestigiada ainda pelo vice-prefeito e gerente de Desenvolvimento Econômico, Milton Jorge Andrade Moreira (PSB), o vereador Agnaldo dos santos Souza (PDT), o gerente de Administração do município, Ramão Lino Guerreiro, além de representantes de outros segmentos da comunidade.

Sete Quedas: Onevan Visita Obras da comunidade

0

2007-07-31 17:02:37

     O Deputado Estadual Onevan de Mattos (PDT), esteve visitando neste domingo ultimo dia 29 de julho as obras que estão sendo realizadas pelo prefeito Sérgio Mendes (PDT), ao chegar à cidade o parlamentar participou juntamente com o prefeito e seu assessor da carreata em homenagem a São Cristóvão o santo protetor dos motoristas, onde participaram também mais de 500 veículos.

     Logo após a carreata esteve o deputado na residência do secretário municipal de obras o senhor Itacir Comelli, aproveitando a oportunidade visitando naquelas imediações a obra do Chinelão e o da pavimentação ásfaltica, da parte da Rua Getulio Vargas, Érico Veríssimo e Av. Concord, esteve também na escola agrícola que é uma extensão da Escola Inácio de Castro, visitando a Cozinha Piloto e o projeto Mandala, no qual o deputado e seus assessores elogiaram ao executivo pelo empreendimento.

    Retomando a sua visita Onevan esteve no “buracão” ou “baixada” onde está sendo realizado um dos mais arrojados empreendimento da administração união e trabalho, que é a construção da Praça Sucuri e da Praça de Eventos com a Concha Acústica, após estas visitas o visitante assíduo como já é considerado pela população por causa da sua constante presença na comunidade de Sete quedas, se desloca para capela São Cristóvão em visita e participação desta festa que já é tradicional nesta cidade.

     O prefeito Sérgio após acompanhar Onevan em suas visitas, comenta “a afinidade que o deputado Onevan possui por Sete Quedas, e pela sua presença constante em nossa cidade, haja vista estar em recuperação por uma cirurgia sofrida recentemente, mas o seu amor e dedicação pela nossa população sempre atingiu os ápices da amizade” comentou o prefeito

Iguatemi: Produtores recebem mais resfriadores de leite

0

2007-07-31 16:48:37

 
Vilson Nascimento

     Iguatemi acabou de receber mais 8 resfriadores de leite para atender pequenos sitiantes e produtores de assentamentos rurais do município.


      Os 8 resfriadores, os últimos de uma remessa de 16, vieram para o município através de uma emenda parlamentar datada de 2004, de autoria do então deputado federal João Grandão (PT), em atendimento a um pedido do vereador Varico de Paula (PMDB), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatemi e hoje presidente da Câmara Municipal local, em conjunto com o vice-prefeito do município, Milton Jorge Andrade Moreira, o “Miltinho” (PT).


     Segundo Varico de Paula a primeira remessa de resfriadores destinadas ao município pela emenda do ex-deputado chegou em Iguatemi no ano passado (2006) e já está atendendo pequenos produtores em várias regiões.


     Da nova remessa, que ainda será implantada, 4 serão instalados no Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, 2 no Assentamento Rancho Loma, 1 no Assentamento Colocado e outro ficará na sede do município para atender pequenos sitiantes da periferia da cidade em Iguatemi.


Resfriadores valorizam o produto

     De acordo com o presidente do Sindicato os Trabalhadores Rurais de Iguatemi, Varico de Paula, com os resfriadores o produtor consegue um preço médio 25% maior em seu produto que a venda in natura.


    Com a entrega diária, os laticínios pagam em média 36 centavos o litro, já no leite resfriado o preço gira em torno de 50 centavos de real. “Nossos produtores de leite aqui em Iguatemi vendem seu produto para laticínios de Dourados e Mundo Novo e se as empresas tiverem que mandar veículos diariamente para realizar a coleta do leite, o frete se torna caro e o produtor rural é que acaba sendo lesado. Com os resfriadores a coleta é realizada de dois em dois dias, diminuindo as despesas com o frete, por isso os laticínios podem pagar um peço maior ao pequeno produtor”, informou Varico de Paula ao agradecer o ex-deputado federal pelo apoio prestado a classe dos pequenos produtores rurais de Iguatemi.

Detran leiloa 164 veículos de Dourados

0

2007-07-31 16:30:37

    O Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul vai leiloar parte dos veículos que estão no pátio da Agência Regional em Dourados. Segundo o diretor Aparecido Duarte, serão disponibilizados pelo menos 73 carros e 91 motocicletas, alguns em bom estado.


    A data do leilão ainda não foi definida, mas deve ocorrer nas próximas semanas, após a publicação do edital no Diário Oficial. Pode ser em Dourados ou até mesmo em Campo Grande. Neste caso, os veículos estarão à mostra em data show, para quem se dispor a adquirir as sucatas e alguns modelos, que ainda estão em condição de trafegabilidade. O trabalho está em fase de levantamento. Técnicos do Detran estão cadastrando os carros e motos que já ficaram no mínimo 90 dias no local.


   Os proprietário serão informados e, caso se interessem, deverão quitar as dívidas referentes ao licenciamento, seguro, multas, e outras. "Eles têm até a véspera para comparecer ao Detran e recuperar a propriedade. Do contrário, o montante arrecadado vai ajudar a pagar parte ou a totalidade da dívida. O restante, se houver, continua saldo devedor do proprietário que vai continuar com o nome inscrito na Dívida Ativa.


   Duarte diz que os leilões podem ser uma oportunidade para comprar peças ou até mesmo alguns veículos que, mediante algum reparo, podem rodar por mais um bom tempo. Em geral, os lances são baixo, a partir de R$ 200,00. Só não serão leiloados os que estão com restrição judicial, penal ou administrativa; queixa de furto ou roubo ou pendentes junto a financiadoras.


  O preço da estadia no pátio do Detran custa R$ 12,08 para veículos de quatro rodas e R$ 3,00 para motocicletas, motonetas e afins. O pátio em Dourados está abarrotado. Um problema sem solução, já que fica oneroso remover as peças que não podem ser leiloadas para outro local. Além do custo com transporte, requer gastos com manutenção e a fiscalização dos veículos apreendidos, sob a responsabilidade do Detran. Mais informações sobre os leilões e outros serviços na sede do órgão, que fica na rua Coronel Ponciano 600, Parque dos Jequitibás, a poucos metros do Estádio Douradão.

Naviraí:Dez bandas se inscrevem para Festival Estudantil

0

2007-07-31 16:27:37

A Prefeitura de Naviraí através do Núcleo de Cultura realizará nos dias 10 e 11 de agosto um concurso de bandas locais, nos estilos Pop, Rock, Pagode, Samba e Forró, que acontecerá junto a 3ª Edição do Student Fest, uma festa realizada em comemoração ao dia do estudante no município. O evento será realizado no salão paroquial e contará com a participação de 10 bandas que fizeram inscrições que se encerram na ultima semana.

As bandas passarão por uma eliminatória na sexta-feira (10), onde cada uma apresentará uma música de sua escolha. Serão selecionadas sete bandas de acordo com o desempenho apresentado, que disputarão de primeiro a quinto lugar na final que será no sábado (11), com a apresentação de duas músicas por banda. Além das bandas terem a oportunidade de mostrar o seu trabalho e talento, a prefeitura municipal oferecerá uma premiação de um total de R$ 2.000,00 aos participantes.

O primeiro lugar receberá prêmio no valor de R$ 800, segundo R$ 500, terceiro R$ 300, quarto R$ 200 e quinto R$ 200, e medalhas para todos os participantes. Além disso terá a premiação para o fã clube das Bandas participantes. No ano passado na segunda edição, o Show reuniu em torno de 2 mil jovens, e este ano, os organizadores esperam repetir o feito.

De acordo com a gerente do núcleo de cultura, professora Elizete Rodrigues Scudeler, o evento espera reunir toda a população para a comemoração do Dia do Estudante. “Estamos viabilizando o Dj Devan para animar os dois dias de festa, proporcionando lazer e entretenimento a juventude naviraiense. O evento será uma oportunidade que a Prefeitura através da Gerência de Educação e Cultura, estará dando às bandas estudantis da cidade de apresentar o seu trabalho a população”, finaliza Elizete.

Sapucaia: AFAD realizou entrega de cobertores e agasalhos

0

2007-07-31 16:20:37

Coronel Sapucaia.

 

 


 

Zé Roberto
    Nos meses de Junho e Julho, do corrente ano, a Associação dos Familiares e Amigos dos Deficientes de Coronel Sapucaia-MS, realizou a entrega de Cobertores, Agasalhos e fraldas, aos Portadores de Necessidades Especiais das cidades de Coronel Sapucaia-MS-BR e Capitan Bado-PY.

    Para aquisição dos cobertores, a AFAD realizou a 1ª Feijoada da Solidariedade, que contou com a participação, em massa, da sociedade sapucaiense. Acrescenta, ainda, a diretoria da AFAD, que a Campanha do Agasalho da Associação contou com o apoio da Vereadora Niágara Kraievski e dos Associados Colaboradores: Jose Roker (Marruá Couros), Keli Mariano (Supermercado Mariano), Professor Roberto Vieira, Darly Paetzold(empresário), Getúlio Kraievski(empresário), Maria de Almeida(Aposentada) e Sandra Batista (gerente).


   A presidente da Associação, Síngara Kraievski, diz que desde a fundação da AFAD, em 2005, a associação tem atendido os portadores de necessidades especiais da fronteira tentando minimizar as dificuldades enfrentadas por estes. Afirma, ainda, que tem contado com o apoio incondicional da comunidade sapucaiense, sensível à causa defendida pela Associação.
 
   Em tempo, a diretoria da Associação agradece a todos as pessoas que colaboraram para que a campanha do Agasalho/2007 tivesse êxito.

Tacuru: Prefeito acompanha trabalhos em estradas vicinais

0

2007-07-31 15:53:37

 
    O prefeito de Tacuru Dr Cláudio Rocha Barcelos esteve visitando o trabalho da secretaria de obras do município onde neste período esta sendo recuperada as estradas vicinais, o maquinário esta todo empenhado no serviço, parte das estradas esta apenas sendo refeito os quebra molas para a contenção de águas da chuva esta que vem sendo a causadora de grandes desmoronamentos nas estradas e em pontes, grandes quantidades de chuvas que ocorreram no final do ano de 2006 deixaram parte do município sem estradas e sem pontes em um das causas a cidade de Sete Quedas ficou completamente desolado em conseqüência de 2 pontes que foram levadas pela grande quantidade de chuva naquele período , segundo o secretario de obras Álvaro Nardoni a recuperação das pontes já se encontra bem avançadas, a demora de inicio foi devido a já conhecida burocracia de licitações no governo para inicio das obras, sendo recuperada as pontes que vem a ser uma parceria entre governo, estado e município a administração Tacuru no Caminho Certo de imediato estará fazendo a recuperação das estradas, “estamos dedicando todo nosso empenho na recuperação das estradas, pois nossa preocupação vem diretamente aos produtores que escoam suas safras neste período e temos também alunos e munícipes que dependem de boas estradas para se locomoverem ate a cidade” concluiu o prefeito Cláudio Rocha Barcelos.

Ponta Porã:Tênis Clube elege nova diretoria

0

2007-07-31 15:31:37

Em assembléia geral extraordinária realizada nesta sexta-feira, o Ponta Porã Tênis Clube elegeu sua nova diretoria para o biênio 2007-2009, com reformulação da equipe que vai conduzir os destinos do clube fronteiriço. A presidência do PPTC será exercida pelo empresário Vicente Villa.

Ele terá como membros de sua diretoria os sócios Gilberto Alves de Souza (1º vice-presidente), Mariano Roque Alonso Godoy (2º vice-presidente), Ludimar Godoy Novaes (secretário), Eduardo Esgaib Campos (2º secretário), Juan Montiel (tesoureiro) e Djalma Alves de Souza (2º tesoureiro).

Para as diretorias foram eleitos Delcides Junqueira (diretor esportivo – tênis), Marcelino Nunes de Oliveira (diretor esportivo – futebol) e Francisco Wilmar Neves (diretor de patrimônio).

Naviraí:Zelmo pode ir para o PMDB a convite de Moka

0

2007-07-31 14:35:37

O deputado federal Valdemir Moka (PMDB) e prefeito de Naviraí, Zelmo de Brida (PR) conversam há mais de dois meses sobre o ingresso do líder do poder executivo municipal no Partido do Movimento Democrático Brasileiro. O anúncio oficial da entrada estaria sendo programada para acontecer no dia 30 de setembro, e até lá, Moka queria manter em sigilo a informação.

Agora surge a informação extra-oficial, partida de fontes da Prefeitura, de que a filiação de Zelmo de Brida ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro possa acontecer após a assinatura de ficha de ingresso do deputado federal Geraldo Resende (PPS), agendada para o dia três de agosto, em Dourados.

De acordo com as mesmas fontes da Prefeitura, Zelmo estaria ingressando no PMDB, em uma reunião a ser marcada para Naviraí, com a presença das lideranças pemedebistas do Estado. Para o PMDB, também deve ser filiado o assessor de imprensa, Wilson Soares dos Reis

Paranhos: Finais do Conesul de Vôlei será sábado

0

2007-07-31 14:00:37

Sérgio da Luz

            As finais da Copa Conesul de Vôlei, serão no próximo sábado, 04, na cidade de Paranhos.

Pelo naipe masculino a equipe de Sete Quedas enfrenta Mundo Novo e pelo feminino Amambai pega Itaquiraí.

            Os jogos estão marcados para acontecerem a partir das 15:30 no ginásio municipal Deputado Flávio Derzi. 

 CURIOSIDADES – Paranhos nunca venceu uma edição da Copa Conesul de Voleibol, seja no masculino ou feminino, tampouco disputou uma final.

            A equipe feminina de Amambai é considerada “o bicho papão” da competição, uma vez que venceu as quatro edições da copa disputadas até aqui;

            Em quatro edições da copa, a equipe feminina de Mundo Novo esteve em três finais;

            Em quatro edições, no masculino apenas quatro cidades fizeram finais. Amambai (campeã em 2001 e vice em 2002); Mundo Novo (campeã em 2002 e vice em 2004), Naviraí (bicampeã – 2004 e 2005) e Sete Quedas (vice-campeã em 2001 e 2004).

André sanciona lei que disciplina implantação de usinas

0

2007-07-31 13:29:37

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) sancionou ontem a Lei aprovada na Assembléia Legislativa, º 3.404, que disciplina a implantação de usinas de álcool e açúcar no Estado. Um dos pontos que gerou polêmica, fica determinado distanciamento mínimo de 25 quilômetros entre um empreendimento e outro. Essa distância foi estabelecida com intenção de evitar que a cultura de cana-de-açúcar avance sobre a produção de alimentos.

Porém, o setor produtivo reclama que isso limita a concorrência e deve prejudicar o preço pago pela cana e pelo arrendamento de terras ao produtos. Somente serão contemplados com benefícios relativos ao ICMS, os empreendimentos que repeitarem esse distanciamento.

Será feito um zoneamento para ordenar o processo de produção de cana e delimitar zonas para este cultivo, conforme as características de cada região do Estado. Nas áreas em que a topografia permitir a colheita mecanizada, a queima de palha de cana-de-açúcar será totalmente eliminada no prazo máximo de 6anos, a partir do ano de 2010, à razão de 16,75% ao ano, pelo menos.

Pela Lei, fica proibida a queima de palha de cana-de-açúcar em áreas situadas a menos de 5 quilômetros do perímetro urbano. Podem ter benefícios adicionais indústrias que comprarem de terceiros, agricultores locais, localizados no Estado, no mínimo 30% (trinta por cento) de matéria prima (cana-de-açúcar) utilizada no seu processo produtivo; se estabelecerem, incorporando ao seu processo produtivo, para o
cultivo de cana-de-açúcar, o aproveitamento de áreas degradadas; eliminarem a queima de palha de cana-de-açúcar em prazo inferior ao estabelecido.

A instalação de unidade fabril depende de avaliação do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente. Usinas não poderão ser instaladas a menos de cinco quilômetros do perímetro urbano do município, com exceção de microdestilarias, com capacidade de produção de até 5 mil litros de álcool por dia.

A Lei ainda determina que as usinas implementem programas visando a garantir os direitos sociais e trabalhistas, promovendo a qualidade de vida digna de seus trabalhadores, e ações de responsabilidade social direcionada às comunidades do seu entorno.

Tacuru se prepara para segunda fase da Copa Assomasul

0

2007-07-31 12:38:37

Sérgio da Luz

            A equipe de Tacuru treina dura pensando em melhorar a campanha da Copa Assomasul. O próximo desafio será a segunda fase da Copa, no dia 11 de Agosto na cidade de Dourados. Junto com a equipe estão os municípios de Navirai, Caarapó, Novo Horizonte do Sul e a anfitriã Dourados.

            Comandados pelo técnico Ademir Rzatki, a equipe composta pelos servidores municipais treinam três vez por semana; segunda, quarta e sexta feira “estamos com um grupo bom e bem treinados estamos confiantes na classificação para a próxima fase” disse Rzatki. O que será único, pois a cidades nunca passou da segunda fase nas sete edições da Copa.

            Na primeira fase a equipe ficou com a vaga ao garantir o segundo lugar da chave, venceu o primeiro jogo contro os vizinhos de Amambai, por 2 a 0, em seguida bateu Sapucaia por 3 a 2. Ponta Porã, anfitriã da chave ficou em primeiro.

            No último final de semana mais três equipes se classificaram para a 3ª fase da Copa Assomasul em Porto Murtinho. Corumbá, Itaporã e Ponta Porã  se juntam agora a Maracaju, Água Clara, Selvíria e Japorã, que garantiram suas vagas para a próxima fase da competição nas rodadas anteriores.

            A Copa Assomasul terá seqüência no próximo sábado, dia 4 de agosto, no município de Camapuã, onde vão se enfrentar, além do time da casa, Ribas do Rio Pardo, Alcinópolis, Pedro Gomes, Três Lagoas e Aparecida do Taboado.

Ponta Porã:Paulo Ricardo será atração no 5º Motorcycle

0

2007-07-31 12:27:37

A quinta edição do Motorcycle vai trazer para a fronteira uma mistura de pop rock e música romântica com o cantor e compositor Paulo Ricardo, ex-líder do grupo RPM (Revoluções Por Minuto). O grupo foi o maior fenômeno da música brasileira nos anos 80, com 3 milhões de discos vendidos em pouco mais de dois anos. O cantor deixou o grupo em 1989 quando gravou o primeiro disco solo.

No evento, além da presença de Paulo Ricardo, ainda será reservado um espaço para as bandas locais "os grupos da cidade e região vão poder se apresentar durante os três dias de evento, uma forma de valorizar o talento dos músicos que temos aqui", comenta a organização.

Além dos palcos, show também com a apresentação dos ‘Cobra Motor’s Show’ e ‘Dracena Moto Show’, borrachão e salto livre garantidos.

Este ano o Moto Clube Renegados da Fronteira também reservou outras surpresas: o Globo da Morte com duas motos e uma bicicleta, além do show das ‘Gatas Molhadas’, ‘Lava Motos’ e ‘Luta na Espuma’, "adrenalina garantida para os três dias de evento, 16,17 e 18 de Novembro", ressalta a
organização.

Além do sucesso consolidado do Encontro Internacional, sempre trazendo grandes nomes para a fronteira, o Motorcycle ainda pretende repetir o mesmo sucesso com a recepção dos motociclistas "vamos montar tendas na Br 463, entrada de Ponta Porã, para receber bem os visitantes que chegam de outros Estados e até de outros países", enfatiza a organização.

Sucesso– No ano passado o maior Encontro de Motos da Fronteira reuniu cinco mil motos. Durante os dias de evento dez mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Alcindo Pereira. Sucesso garantido que promete se repetir este ano. Diante da expectativa os organizadores pedem que pessoas que tenham casas ou apartamentos para alugar nos dias do evento entrem em contato com o Moto Clube, podem acessar www.ppmotorcycle.com.

No último evento os hotéis das duas cidades, Ponta Porá e Pedro Juan Caballero ficaram lotados e muita gente não conseguiu se hospedar. Para evitar transtornos o grupo espera conseguir mais leitos este ano.


“Tendências do Agronegócio Brasileiro” é tema de palestra na Expobai

0

2007-07-31 12:10:37

Antonio Luiz

                Uma das grandes atrações da 19ª. Expobai, promovida pelo Sindicato Rural de Amambai,  será a palestra sobre “Tendências do Agronegócio Brasileiro” proferida pelo conceituado engenheiro agrônomo  Eugênio Stefanello, especialista em Economia Rural, doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor da Universidade Federal do Paraná e é ex-Presidente da Companhia de Abastecimento da FAE Business School de Curitiba e que vem como convidado pela C.Vale.

                O palestrante esteve presente no dia de Campo promovido pela C.Vale, realizado em Palotina, no mês de janeiro deste ano, ocasião em que o Dr.  Stefanello apresentou aos produtores sugestões para enfrentar as dificuldades do agronegócio destacando que, “O produtor tem que tomar muito cuidado, racionalizar custos e tentar comercializar a safra de forma lenta e gradual para compor um preço médio melhor.”  O palestrante possui visão bastante prática e ao mesmo tempo atual aos produtores, o que será com certeza uma boa oportunidade ao produtor de se manter informado, para se fortalecer na atividade.

                Trata-se de oportunidade única para que os produtores rurais da região de Amambai travem contato com tão eminente especialista. O dia da palestra será 7 de setembro às 09 horas no Parque de Exposições. Maiores informações no Sindicato Rural pelos telefones 3481-1093 e 3481-1233.

Fórum de educação de jovens e adultos começa quinta

0

2007-07-31 11:27:37

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos (Feja), que envolve várias entidades, inclusive a Secretaria de Estado de Educação (SED), vai realizar o IV Feja. Com o tema “Reconstruindo a Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul”, o evento acontece nos dias 02 e 03 de agosto.

A intenção do encontro é discutir a responsabilidade do governo e municípios, juntamente com o fórum, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado. Segundo dados do Censo de 2006, existem em Mato Grosso do Sul 228 escolas estaduais com EJA, totalizando 59.128 alunos matriculados no curso.

A abertura do evento será na próxima quinta-feira, dia 02 de agosto, às 14 horas, com a palestra “O direito à Educação Básica e as políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos”. À noite, será realiza a escolha dos delegados para a participação no Encontro Nacional do EJA.

No dia 03 pela manhã, acontecem duas palestras: “EJA e a Educação Profissional: desafios da integração” e “Reconstrução do EJA”. À tarde, às 14h, será realizada uma audiência pública sobre a minuta de indicação da norma do EJA no Estado. O encontro acontece no Sesc do Horto Florestal.

Caarapó: Carro foi misteriosamente incendiado

0

2007-07-31 10:56:37

   A PM de Caarapó, recebeu a denúncia anônima de que um carro estava pegando fogo na BR-163 próximo ao Distrito de Nova América. No veículo, um Fiat, não havia ninguém. As portas estavam fechadas e o carro bem estacionado no acostamento. Foi depois de Nova América, para quem vai de Caarapó a Dourados. Somente exames periciais é que vão detectar alguma coisa. Foi possível identificar a cidade na placa: Paranaguá (PR).


   Na delegacia da PRF de Dourados os patrulheiros não sabem dar maiores detalhes a respeito. Somente amanhã é que o veículo será analisado melhor para ver se encontram alguma característica que leve a alguma pista sobre o que aconteceu no local e quem é o dono. O carro já foi tirado da rodovia. Os patrulheiros disseram que quando chegaram ao local o carro já estava totalmente queimado.

Dourados:Queima da cana será discutida novamente

0

2007-07-31 10:39:37

A Câmara de Vereadores de Dourados recebeu na última sexta-feira um novo projeto de lei que regulamenta a queimada de cana-de-açúcar no município, protocolado pelo vereador Elias Ishy (PT).

O projeto visa modificar alguns artigos contidos no projeto de lei nº 069/2007, aprovado durante a última sessão da Câmara. Conforme o vereador, que também é bacharel em Direito, a finalidade do projeto é evitar que a queima seja permitida, através de ações jurídicas, após o prazo estabelecido, (até 2009). Segundo ele a lei aprovada permite de forma clara 100% das queimadas daqui há dois anos, quando deveria proibir.

Para isso, conforme Ishy, o novo projeto de lei, assinado também por outros vereadores favoráveis a idéia, apresenta uma série de artigos que definitivamente proíbem as queimadas e punem os infratores. Estas medidas não foram abordadas no projeto até então aprovado no mês passado.
O novo projeto, de acordo com o parlamentar, é semelhante ao original, também de sua autoria e assim como aquele, proíbe de imediato as queimadas de cana em Dourados, além de contemplar as propostas feitas pelas entidades, sindicatos e Ongs, através de emendas que não estão no projeto já aprovado.

“Não podemos depois de quase um ano de discussões e estudos com a sociedade perder o foco das discussões. Devemos garantir os avanços necessários para que o setor sucroalcooleiro venha se implantar de forma sustentável, com responsabilidade sócio-ambiental”, explica o parlamentar.

O novo projeto também prevê punição das usinas que não realizarem o georreferenciamento, com multa de até meio salário mínimo por hectare queimado. Também será obrigatório, conforme o projeto, o transporte de vinhoto em caminhões tanque ou tubulações impermeáveis, sob pena de 50 salários mínimos.

Todos os recursos obtidos por força desta lei serão destinados ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. A prefeitura, ainda segundo o projeto, será responsável pela fiscalização e deverá disponibilizar atendimento direto a população, para reclamar e denunciar os crimes causados pela queima.

Até o final deste ano o novo projeto deve ser votado. Ele deve ser incluído na pauta das sessões ordinárias pelo presidente da Câmara Carlinhos Cantor, que define a data.

Vale Veículos faz entrega para consorciados

0

2007-07-31 10:32:37

                O gerente da Vale Veículos, Manoel Micias fez a entrega de mais dois carros para os contemplado Volkswagen, no consórcio simples, os ganhadores foram; José Augusto de Lima, ele que é da cidade Ponta Porá e o Cabo Edimar José dos Santos da cidade de Amambai. Eles fizeram seus consórcios na Vale Veículos e agora estão andando de carro zero km. 

                A Vale Veículos tem contemplado uma média de 2 ou mais clientes mensalmente. Ao  participar do consórcio na Vale, automaticamente estará concorrendo ao prêmio semanal de 15 mil reais pela promoção “Consórcio Fidelidade”.

                Se você está pensando em adquirir um carro Volkswagen, passe na Vale Veículos, fale com os vendedores e conheça as melhores vantagens da empresa que é autorizada Volkswagen, também oferece uma ampla e equipada oficina  multi-marcas, além de vender a Vale Veículos presta a assistência técnica que seu carro merece.

Prefeitura de Amambai paga hoje salário de julho

0

2007-07-31 10:02:37


                A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Fazenda, realiza nesta terça-feira, dia 31, o pagamento do salário  do funcionalismo público municipal. Desde o ano de 2005 que o salário dos servidores do município tem sido depositado dentro do mês.

                O pagamento inclui o salário mensal e também o Pasep para os  servidores ativos, pensionistas e aposentados. Mais de 1000 servidores estão sendo beneficiados com a medida.

                O pagamento está sendo antecipado em sete dias de acordo com a legislação que prevê o pagamento no quinto dia útil do mês subseqüente.

                Segundo o Secretário Municipal de Fazenda, João Moreira Silveira, os recursos repassados com antecipação beneficiam o servidor e movimenta o comércio local. “Por orientação do prefeito Sérgio Barbosa temos feito o pagamento dentro do mês para todos os servidores da prefeitura”, afirmou o secretário.

Amambai: Provida atua na recuperação de jovens

0

2007-07-31 09:39:37

                Projeto Vida Abundante (Provida) que objetiva a recuperação de jovens dependentes químicos de Amambai abriga 3 jovens no centro de recuperação  Provida, localizado em uma Chácara a 5 km da cidade próximo a AABB.(Associação Atlética do Banco do Brasil)

                Segundo  o idealizador do projeto, Pastor Lucivaldo da Silva Lima, estes jovens são encaminhados pelas famílias ou pelo Conselho Tutelar ao centro de recuperação , onde ficam de 7 a 9 meses internados.

                O programa de trabalho destina-se a recuperação física, psicológica e espiritual do adolescente. Na  área física, a finalidade é  recuperar a saúde corporal e desintoxicar através de exercícios físicos e terapia ocupacional. A área psicológica é destinada a criar um estado psíquico sadio, dedicando-se à deficiência psicológica de cada jovem. “Nesta  área os internos recebem orientação social, palestras sobre dependências químicas e comportamentais, objetivando o restabelecimento da unidade familiar” explica o Pastor Lucivaldo. A área espiritual, tem como objetivo  despertar ou avivar o sentimento religioso em cada um, procurando mostrar atitudes positivas diante dos obstáculos da vida e a presença de Deus em todos os momentos, demonstrando assim o quanto a vida precisa ser valorizada. O pastor André Luiz reside na Chácara e contribui no trabalho de recuperação destes jovens.

                Para a manutenção deste projeto é recebida mensalmente uma contribuição  da prefeitura de Amambai , além de contribuições de empresas de Amambai.

                 O escritório do provida está localizado  no centro de Amambai na rua Benjamin Constant, Nº 1654. Todos que queiram contribuir com o Provida poderão dirigir- se ao escritório ou entrar em contato com o Pastor Lucivaldo. Telefones: 34816345 – 96331816.