18.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10834

André acompanha Lula em cerimônia e ministra aula

0

2007-07-31 09:03:37

O governador André Puccinelli (PMDB) acompanha hoje, às 15 horas, a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Campo Grande para anunciar o lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Saneamento e Urbanização de Mato Grosso do Sul. A cerimônia acontece no Clube Estoril. No período da manhã, ele cumpre despachos internos na Governadoria.

Ainda hoje, por volta das 19 horas, o governador ministra aula magna dos cursos de Pós-Graduação em Planejamento Estratégico e Estudos de Políticas e Estratégia, dirigidos a profissionais de várias áreas. O tema abordado será “Planejamento Estratégico no Estado”.

Os cursos são oferecidos pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, em convênio com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e têm por objetivo desenvolver competências de gestão em planejamento estratégico. O evento será realizado no auditório do Comando da 9ª Região Militar, na Avenida Duque de Caxias, 1628, na Capital.

André veta cinco projetos de lei aprovados na Assembléia

0

2007-07-31 08:36:37

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), vetou cinco projetos de lei aprovados pela Assembléia Legislativa. Na maioria dos casos é alegado conflito de competência e inconstitucionalidade.

Um dos projetos vetados institui como medida de proteção ambiental no âmbito do Estado de Mato
Grosso do Sul, sistema de seleção e acondicionamento dos resíduos sólidos para a reciclagem pelos shopping centers, condomínios, escolas, empresas e hospitais.

Outro altera a redação do Parágrafo Único do Art. 1º da Lei Complementar nº 58, de 14 de janeiro de 1991, com propósito de estabelecer o período em que poderão ser efetuadas a criação de municípios e suas alterações territoriais. Também foi vetado projeto que assegura aos portadores de deficiência visual o direito de receber os boletos de pagamento de suas contas de água, energia elétrica e telefonia confeccionados em braille.

E o que determina notificação ao condutor de veículos sobre o vencimento de sua habilitação. Neste caso o governo alegou que compete ao governador iniciar o processo legislativo que disponha sobre atribuições de Secretarias de Estado ou órgãos da administração pública. Por fim, foi vetado o programa ambiental de produção sul-mato-grossense de biodiesel. Além destes vetos, o governador vetou um artigo do projeto de lei que proíbe a implantação de usinas em locais de recarga e de descarga do Aqüífero Guarani.

No veto, o governo sustenta que compartilha da preocupação, mas que além do zoneamento ecológico, que definirá locais onde a atividade poderá ser desenvolvida, o Plano Nacional de Recursos Hídricos (lançado ontem) vai produzir nos próximos oito meses, o diagnóstico e prognóstico com a indicação de programas de ações emergenciais, ações continuadas e de investimentos necessários ao gerenciamento das águas do Estado. Também serão construídos cenários, até o ano de 2020, de desenvolvimento econômico, crescimento demográfico, atividades produtivas e as repercussões na qualidade e quantidade das águas.

Adesão ao SuperSimples é prorrogada até o dia 15

0

2007-07-31 08:34:37

Os empresários de micro e pequenas empresas ganharam mais um tempo para aderir ao Simples Nacional. Previsto para terminar amanhã, o prazo foi prorrogado pela Receita Federal até o dia 15 de agosto.

A adesão ao parcelamento especial em 120 meses e o respectivo pagamento da primeira parcela também foram prorrogados até a mesma data. A Receita Federal recebeu até esta segunda-feira 1.474.480 pedidos de adesão ao Simples Nacional.

Desse total, 1.246.381 têm pendências fiscais, 92.200 tiveram indeferimento por problemas cadastrais e 121.169 tiveram deferimento imediato por não terem problemas cadastrais ou fiscais. Há ainda 14.730 novas empresas aguardando análise dos Estados e municípios.

Licenciamento de placas com final 7 vai até hoje

0

2007-07-31 08:04:37

Termina hoje o prazo para os motoristas com veículos de placa final “7” pagar o licenciamento. A quitação do débito pode ser feita em qualquer agência do Banco do Brasil.

Além disso, os motoristas podem fazer o pagamento pela internet. Neste caso o condutor precisa ser correntista do banco. Os postos de arrecadação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) também estão aptos a receber o licenciamento.

Amambai:Indígenas procuram Puccinelli e pedem ajuda

0

2007-07-31 07:55:37

Vilson Nascimento

Uma comissão formada por oito lideranças indígenas representando 22 aldeias da região de fronteira entre Brasil e Paraguai no sul do Estado em Mato Grosso do Sul, acompanhada pelo vereador de Amambai Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS) estiveram nessa segunda-feira (30) na capital do Estado, Campo Grande, onde mantiveram uma reunião com o Governador do Estado André Puccinelli (PMDB).

Os lideres indígenas pediram ao Governador, a intervenção junto ao Governo Federal para trazer de volta a Administração Regional da Funai para Amambai, unidade extinta em maio desse ano com a criação da Administração Regional para o Conesul na cidade de Dourados.

Segundo as lideranças indígenas as 22 aldeias atendidas pela extinta Administração estão sem atendimento e passando por necessidades, já que, segundo eles, a recém criada Administração para o Conesul existe apenas no papel e até agora, em mais de 70 dias de existência, não teria movido uma palha para atender as comunidades indígenas da região.

Na semana passada os lideres indígenas chegaram a emitir uma nota anunciando para essa segunda-feira (30) o bloqueio de vários trechos de rodovias na região como forma de protesto, mas no final de semana, após reuniões entre as lideranças, os chefes de comunidade decidiram tentar, mais uma vez, o caminho diplomático para solucionar o problema e tentar reaver a Administração Regional para Amambai, que segundo as lideranças de aldeias, está situada em local estratégico e centralizada para atender a todas as aldeias da faixa de fronteira.
Governo vai ajudar

Segundo o capitão da Aldeia Amambai de Amambai, Rodolfo Ricarte, durante a reunião o Governador do Estado, André Puccinelli se mostrou solidário a reivindicação dos guarani-kaiowá e guarani ñhandeva, etnias atendidas pela extinta Administração Regional de Amambai, e teria afirmado que irá convocar uma reunião com a bancada de Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para tratar a questão, não só da Administração Regional de Amambai, mas também de outras áreas indígenas do Estado.

Mais de 70 dias- O problema da Administração Regional da Funai em Amambai já se arrasta por mais de 70 dias e nesse período a Fundação Nacional do Índio, órgão federal responsável pela tutela dos povos indígenas do País, deixou sem assistência mais de 24 mil índios em toda a região de fronteira no sul do Estado.

Comissões formadas por lideranças indígenas da região já estiveram por duas vezes na sede da Funai em Brasília e até chegaram a colher a assinatura em uma ata, do presidente nacional da Funai, Márcio Augusto Meire, onde Meire garantia em duas semanas o retorno da Administração Regional hora extinta, a Amambai, mas a promessa não foi cumprida.


Governo quer proibir bebida alcoólica nas estradas

0

2007-07-31 07:31:37

O Projeto de Lei que pretende proibir a venda de bebidas alcoólicas à beira das rodovias e estradas brasileiras deve ser enviado pelo Governo ao Congresso em agosto. A informação foi repassada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nesta terça-feira (30). Ainda nesta semana haverá uma última reunião com o presidente Lula sobre a iniciativa, e depois ela será encaminhada pelo Ministério da Justiça ao Legislativo.

Segundo o ministro, a estratégia é atacar a venda de bebidas nas estradas de várias formas. “Tenho conversado com governadores e prefeitos para que tomem iniciativas semelhantes onde ainda não existam leis específicas sobre comercialização de bebidas em estradas e para chamar a atenção da importância da proibição da venda e do consumo em postos de gasolina”, explicou Temporão.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, 61% dos motoristas envolvidos em acidentes de trânsito no Brasil haviam ingerido bebida alcoólica. Por ano, 35 mil pessoas perdem a vida nas ruas e estradas do país. A repressão ao uso do álcool faz parte da Política Nacional sobre o Uso do Álcool (PNA), que consta em decreto expedido pelo presidente da República em maio.

Temperatura começa a subir; mínima foi de 16ºC

0

2007-07-31 07:01:37

A temperatura está subindo gradativamente em Mato Grosso do Sul, após uma onda de frio. Os termômetros registraram mínima de 16ºC nesta manhã, segundo informações do Destacamento de Meteorologia da Base Aérea de Campo Grande. São 4ºC a mais que ontem e sem a combinação com fortes ventos que na segunda-feira provocaram sensação térmica bem menor.

Conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta terça-feira o céu fica parcialmente nublado e em alguns período claros, com exceção do Sul, onde ficará somente de nublado a parcialmente nublado. A temperatura mínima prevista é de 10ºC e a máxima de 31ºC em Mato Grosso do Sul.

Naviraí:Justiça obriga instalação de telefone público

0

2007-07-31 06:47:37

O Ministério Público Estadual conseguiu liminar obrigando a empresa Brasil Telecom instalar um telefone público no assentamento Juncal, situado a 19 quilômetros da cidade de Naviraí. No local residem aproximadamente 110 famílias, totalizando mais de 500 habitantes.

Segundo a Ação Pública, no dia 26 de fevereiro do ano passado a Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações) informou que a responsabilidade pela instalação do telefone de uso público no local era da concessionária de serviço fixo local, no caso, a requerida Brasil Telecom, tendo em vista que a população do local é superior a 300 habitantes.

Os moradores do assentamento entraram em contato diversas vezes com a Brasil Telecom, no entanto as respostas sempre foram negativas, afirmando que referida localidade não atende às especificações definidas no PGMU (Plano Geral de Metas de Universalização).

Para o Promotor de Justiça, a instalação do telefone irá beneficiar toda a comunidade que possui dificuldades em se comunicar com a cidade, pois sequer pega celular no local. A empresa tem 60 dias para instalar o telefone público sob pena de aplicação de multa diária, no valor de R$ 10 mil, sem prejuízo de outras medidas cabíveis à espécie.

Naviraí:Copa Karandá só teve jogos da Série Ouro

0

2007-07-31 06:08:37

Devido ao luto do treinador Medalha, que perdeu seu pai, os jogos da Série Prata fora todos cancelados. Foram mantidos apenas os dois jogos da tarde de domingo, pela Série Ouro, no estádio Virotão. Ainda não hpa agendameto para cumprir a rodada adiada.

Os jogos de domingo (29), pela Série Ouro foram Pradodiesel 2×1 Chama LPA e Atacado Naviraí/Moving 3×1 Payssandu.

A próxima rodada marca para o próximo domingo, mais dois jogos, no estádio Virotão, pela Série Ouro – Estância Paraíso x Santa Marta (13h) e Pradodiesel X Itaquiraí (15h).

Com inverno aumenta presença de animais em rodovias

0

2007-07-31 05:52:37

Vilson Nascimento

Com a chegada do inverno e as geadas, que provocam a escassez de capim nas invernadas, aumenta o número de animais bovinos e eqüinos soltos as margens das rodovias na região de fronteira no sul do Estado, colocando em risco a segurança dos motoristas.

Em alguns casos são os próprios proprietários dos animais, a maior parte pequenos produtores rurais que, para poupar o restante do pasto de suas propriedades, acabam soltando os animais para aproveitar a abundante pastagem às margens das estradas sob vigia dos próprios donos ou funcionários, porém em outros casos os animais, ao avistarem a pastagem, acabam forçando a cerca, até conseguir escapar sem que os proprietários tomem conhecimento.

Nesses casos a situação de risco é ainda maior, pois sem qualquer vigilância, os animais permanecem cruzando as rodovias de um lado para o outro, muitas vezes dividindo a pista de rolamento com os veículos.

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE), faz um alerta que em caso de acidente envolvendo os animais, provocando danos a terceiros, os proprietários poderão ser responsabilizados criminalmente. A PRE também faz um alerta sobre o perigo e orienta os motoristas que transitam pelas rodovias da região para redobrar a atenção, haja vista que vários acidentes envolvendo animais e veículos automotores já foram registrados nas rodovias estaduais da fronteira, alguns deles, inclusive, provocando mortes de seres humanos.


Naviraí:Costureiras fazem curso e criarão cooperativa

0

2007-07-31 05:31:37

Naviraí irá ganhar uma cooperativa formada por 40 mulheres que estão participando de um curso de capacitação em malharia iniciado dia 27 de julho. Desse curso participam mulheres que integram os programas Bolsa Família, Agente Jovem, Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mantido pelo município. O curso de capacitação em malharia está sendo ministrado graças a uma parceria firmada entre a Gerência de Assistência Social (Geas) e o Consad (Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local)

Com esse curso, as costureiras que dele participam têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, relacionamento interpessoal, empreendedorismo, cooperativismo e a parte prática de corte e costura, formalizando a cooperativa de malharia no final do curso.

O Projeto do Consad em Ação é mais uma oportunidade de geração de renda, voltada para a redução da fome e da pobreza no país. Ao todo oito municípios do Cone Sul, serão beneficiados pelos cursos do consórcio: Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Tacuru, Paranhos, Ponta Porã e Naviraí. O projeto já conta com a cedência do espaço físico e locais para instalação das unidades produtivas garantidos pelas prefeituras. Nos 8 Municípios o projeto irá beneficiar diretamente cerca de 300 famílias, que farão a gestão do empreendimento nas áreas de produção, comercialização e distribuição dos produtos.

Após o término do curso, a Cooperativa de Malharia terá o acompanhamento pelo período de um ano da Gerência de Assistência Social. Segundo a gerente de Assistência de Naviraí, Dagmar Ricco Santelli, a cidade de só tem a ganhar com essa nova cooperativa, e a prefeitura está dando todo o suporte para que novas fontes de rendas sejam criadas para as famílias da cidade. "É importante ver que as mulheres de Naviraí estão se interessando pelos cursos oferecidos ” diz Dagmar ao salientar que esta nova cooperativa irá não apenas trazer nova oportunidade trabalho para a cidade, mas também, ajudar e muito as famílias de baixa renda de Naviraí".

Marisa ouve hoje gravações do Caso Renan

0

2007-07-31 04:35:37

A senadora Marisa Serrano (PSDB) se reunirá hoje, terça-feira (31 de julho) com os demais relatores do processo que tramita no Conselho de Ética contra Renan Calheiros (PMDB/AL), para ouvir gravações apontadas como provas contra o presidente do Senado – acusado de ter despesas pessoais pagar por um lobista, como as relativas à filha que teve com a jornalista Mônica Veloso. A parlamentar sul-mato-grossense acredita que o processo finalmente terá seu encaminhamento normal, após uma série de impedimentos que levaram à renúncia do ex-presidente do conselho – Siba Machado (PT/AL) – e à desistência de outros relatores.

“Agora não tem mais como ter interrupções. Vamos ouvir o senador Renan e a Mônica Veloso, que até agora não foi ouvida e também precisa depor”, pontuou Marisa Serrano, acreditando que, até o final de agosto, o processo será submetido ao Conselho de Ética. A senadora afirmou, ainda, que na quarta-feira (2) os relatores vão se encontrar com o presidente do conselho, Leonardo Quintanilha (PMDB/TO), “para discutir o planejamento do que ainda precisa ser resolvido”.

Os relatores também aguardam o posicionamento da Polícia Federal sobre os documentos pertencentes a Calheiros, e que comprovariam que parte da renda do parlamentar é oriunda da comercialização de gado em Alagoas. “E enquanto a PF trabalha, faremos o que nos compete, como buscar as respostas da Mônica Veloso e do Cláudio Gontijo [lobista acusado de intermediar repasses ao senador], e analisar as emendas que de algumas forma beneficiariam a empreiteira Mendes Junior, além de a exposição oral dos acusados”, explicou.

Marisa Serrano voltou a ressaltar a posição pouco confortável do Senado ao continuar sendo presidido por alguém investigado pelo Conselho de Ética. “O PSDB, o Democratas, O PDT e o PSOL já apresentaram pedido para que ele se afastasse, mas parece que o Renan Calheiros não tem essa idéia. Não temos como fazer ele se sair, mas temos convicção de que isso é muito ruim. É difícil para nós fazermos a investigação se o presidente, que é acusado, continua à frente da Casa”, finalizou a senadora.

Japorã:Índios são acusados de abater gado em fazenda

0

2007-07-31 03:48:37

Vilson Nascimento

Produtores rurais de Japorã que tem propriedades na região da Aldeia Porto Lindo e da área ocupada denominada Yvi-Katu, situada na Fazenda São Jorge, antiga Agrolack, próximo à divisa com o município de Iguatemi, reclamam de freqüentes abates de gado por parte de indígenas na região.

Na manhã desse domingo (29) a Polícia Militar de Japorã realizou a detenção de alguns indígenas guarani-ñhandeva moradores na Aldeia Porto Lindo e na área Yvi-Katu após mais uma denúncia de abate de gado, feita por funcionários da Fazenda São Jorge.

Segundo a denúncia, um grupo de indígenas, entre eles homens e mulheres adultas acompanhados de crianças, teria atraído alguns animais, entre eles uma vaca nelore de aproximadamente 6 anos, para uma região de banhado às margens do Rio Iguatemi, na divisa entre os municípios de Japorã e Iguatemi, onde teriam abatido e carneado a vaca e ferido outro animal que teria conseguido escapar. No local do abate os funcionários da fazenda encontraram uma foice, um facão e uma toca, segundo a polícia, supostamente esquecida pelos indígenas ao deixar o local levando a carne do animal abatido.

Parte do grupo, entre eles Augusto Velasques de 40 anos, morador na Aldeia Porto Lindo e Tomasia Nunes de 39 anos, também moradora na Aldeia Porto Lindo, acusados de envolvimento no abate do animal para furtar a carne, foram retidos pelos próprios funcionários da fazenda e entregues a polícia.

Dez atletas de MS vão participar do Parapan do Rio

0

2007-07-31 03:34:37

Dez atletas de Mato Grosso do Sul vão participar das disputas dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007, que serão realizados entre os dias 12 e 19 de agosto. O evento esportivo é voltado para portadores de necessidades especiais, e é realizado na mesma cidade dos Jogos Pan-Americanos, poucos dias depois do encerramento desta competição.

Na edição deste ano, a terceira do evento, está prevista a participação de 1.300 atletas e 700 membros de delegações, com dez esportes sendo disputados: atletismo, basquete em cadeira de rodas, natação, halterofilismo, futebol de 5, futebol de 7, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Os atletas de Mato Grosso do Sul disputarão três esportes: futebol de sete, atletismo e judô. No futebol de sete, os atletas do Estado representam a base da Seleção Brasileira. Dos 12 integrantes da equipe, oito são sul-mato-grossenses: o volante Fermiano de Queiroz Neto (Caira), o ala direito  Flávio Dino Pereira (Cemdef/Pantanal), o zagueiro e volante Gilberto Ferreira de Moraes (Cemdef/Pantanal), o zagueiro Jean Adriano Rodrigues (Caira), o atacante Luciano Gonçalves Rocha (Cemdef/Pantanal), o goleiro Marcos dos Santos Ferreira (Caira), o ala Pedro Ramão Gonçalves (Caira) e o meia-atacante Renato da Rocha Lima (Caira).

Segundo o treinador do Centro de Educação Multidisciplinar ao Portador de Deficiência/Clube Paradesportivo Pantanal (Cemdef/Pantanal), Dolvair Paschoal, a maioria desses jogadores já participou de duas paraolímpíadas, em Sidney (Austrália), em 2000, quando conquistaram o bronze, e de Atenas (Grécia), em 2004, quando ficaram com o prata, e por isso a seleção é ‘favoritíssima’ para conquistar o ouro no Parapan.

“Não tem de se pensar em outra palavra que não seja favorito. Fazendo uma comparação, é mais ou menos o mesmo favoritismo que tinha a seleção masculina de vôlei no Pan. A seleção é a grande favorita a conquista do ouro, e boa parte dos craques desse time são jogadores sul-mato-grossenses”, comenta Dolvair, completando que o atacante Luciano Gonçalves Rocha, é considerado na modalidade um ‘Ronaldinho Gaúcho’, pela extrema habilidade com a bola de futebol.

Outros atletas- Além dos jogadores do futebol de sete também estarão representando o Mato Grosso do Sul no Parapan Rio 2007, Rosenei Herrera, no atletismo, onde disputará as provas de lançamento de dardo, peso e disco e Michele Ferreira, no judô. Nesta terça-feira, dia 31, grande parte desses atletas participará de uma solenidade de apresentação na sede da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), em Campo Grande, às 10h30.


STF julga quarta mérito da pensão vitalícia de Zeca

0

2007-07-31 02:34:37

O STF (Supremo Tribunal Federal) dá continuidade na próxima quarta-feira (dia 1°) ao julgamento da Adi ( Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra a pensão vitalícia para o ex-governador Zeca do PT. A Adi foi incluída no calendário de julgamento na data em que os ministros retomam as sessões plenárias, depois das férias forenses.

No dia 13 de julho, a presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, deferiu o pedido do governo do Estado para suspender o acórdão proferido pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que garantia o pagamento da pensão vitalícia a Zeca até o julgamento final da Adi no STF.

A decisão de Gracie foi a primeira derrota do ex-governador que, sendo beneficiado por liminar, vinha recebendo a pensão desde março. No dia 11, o TJ também tinha garantido por unanimidade a manutenção do pagamento até julgamento da Adi, tendo concedido segurança em mandado impetrado por Zeca.

A ministra Ellen Gracie tomou a decisão nos autos da suspensão de segurança ao acatar alegação do Estado de que a pensão provocava grave lesão à ordem pública ante a inconstitucionalidade do artigo 29-A do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, introduzido na Constituição Estadual pela Emenda à Constituição estadual nº 35/206.

A defesa do ex-governador Zeca impetrou no dia 24 de julho um agravo regimental no Supremo contra a decisão da ministra de suspensão da segurança em mandato impetrado por Zeca.

O presidente da seccional sul-mato-grossense da OAB, Fábio Trad, disse que a suspensão da segurança indica a tendência de que o Supremo deverá deferir a Adi e acabar com o benefício.

O governo do Estado sustenta que o subsídio ao ex-governador é uma verdadeira “pensão gratuita”, instituída sem definição prévia da fonte para seu custeio. O Estado também alega que o atual salário bruto mensal do governador é de R$ 22.111,25 e que, portanto, a manutenção do benefício oneraria os cofres estaduais em R$ 265.335 por ano por ex-governador, sem considerar o valor eventualmente devido pelo 13º salário.

O julgamento da Adi até o momento indica um quadro favorável à hipótese de Trad. Além da ministra relatora Cármen Lúcia, que votou pela procedência da Adi, outros dois ministros já votaram com a relatora. O julgamento foi suspenso depois que o ministro Eros Grau pediu vista do processo. Os autos foram devolvidos para julgamento no dia 13 de junho.

Bebê morre em casa, enquanto a mãe se diverte em festa

0

2007-07-31 02:14:37

Um bebê de sete meses foi encontrado morto dentro de uma casa no bairro da Jatiúca, zona norte de Maceió, capital de Alagoas. De acordo com a Polícia Militar, o garoto havia sido abandonado pela mãe, Tatiana Evelin de Sousa Sena, 18 anos.

Em depoimento, a mãe do bebê disse que alimentou o bebê por volta de 1 hora do domingo (29) e saiu para uma boate em Jaraguá. Quando ela voltou, ele tinha morrido, disse. Tatiana foi detida acusada de abandono de pessoa incapaz e conduzida à Delegacia de Plantão 3, no bairro de Jaraguá. Segundo os policiais que efetuaram a prisão, ela tentou reagir e, com o tio Antônio Marcos Ferreira da Silva, 22, tentou agredir os soldados.

O corpo do bebê foi levado ao Instituto Médico Legal Estácio de Lima para que fosse determinada a causa da morte. Após a necropsia, o cadáver deve ser liberado para o sepultamento. O bebê era o quarto filho de Tatiana.

Amambai:3ª Festibai está marcada para setembro

0

2007-07-31 01:28:37

A prefeitura de Amambai, através da Fundesc (Fundação do Desporto e Cultura), prepara a 3ª edição do Festibai (Festival de Musica de Amambai)  que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de setembro, durante as comemorações alusivas ao 59º aniversário de emancipação político-administrativa do município de Amambai, comemorado oficialmente em 28 de setembro.O evento será realizado na rua Dom Pedro II, em frente ao ginásio de esportes Flávio Derzi. O Festibai é promovido pela prefeitura de Amambai, através da Fundesc.
        
As inscrições estão sendo feitas na Fundesc e  estarão abertas até o dia 10 de agosto. As categorias são infanto-juvenil e adulto e os estilos livre e gospel. O candidato no ato da inscrição deverá entregar um CD com a música que será apresentada, para que a banda base possa fazer o acompanhamento.

A pré-seleção será feita nos dias 18 e 19 de agosto, no auditório do Clube Social Amambai. Os participantes serão avaliados por músicos profissionais do Estado.

De acordo com o presidente da Fundesc, professor César Guidoti, a expectativa do Festibai é boa. “Nas edições anteriores mobilizamos centenas de músicos do Estado e de fora do Estado. O Festibai esta virando tradição no município e a cada ano a participação tem sido maior”, comentou Guidoti.


OAB aprova tabela de honorários dos advogados de MS

0

2007-07-31 00:35:37

A OAB/MS enviará nos próximos dias para advogados de todo Mato Grosso do Sul a nova Tabela de Honorários Advocatícios atualizada. O projeto que atualizou a tabela, que teve como relator o conselheiro Márcio Torres, foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul na última sexta-feira (27).

"Esta é mais uma conquista da classe dos advogados que, em breve, receberá, a tabela atualizada em seu escritório, permitindo que o profissional reequilibre a relação financeira condizente com a importância das causas que patrocina”, anunciou hoje (30) o presidente da OAB/MS, Fábio Trad. “Agora os advogados sul-mato-grossenses vão dispor de parâmetros atualizados de fixação dos honorários advocatícios”, acrescentou.

A tabela ainda em uso pelos advogados no estado, editada em 2003, estava desatualizada e fixava valores em URH (Unidade de Referência de Honorários). Conforme Fábio Trad, a atualização é uma medida importante para a classe. “O advogado precisa se valorizar através da justa estipulação dos seus honorários advocatícios, não permitindo, em hipótese alguma, receber aquém do mínimo estabelecido, sob pena de responder por infração ético disciplinar”, explicou.

O relator da matéria aprovada pelo Conselho Seccional, Márcio Torres, acrescenta que a nova tabela tem os honorários fixados em reais. “A medida, além de valorizar o trabalho dos advogados, vai inibir a prática de valores inferiores ao mínimo, o que é considerado ilegal pelo Estatuto da Ordem. Além disso, servirá também de parâmetro para os juízes possam fixar honorários advocatícios”, explicou.

Amambai:Sérgio destaca evento da Igreja IGD

0

2007-07-30 23:35:37

Vilson Nascimento

O prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT), acompanhado pelo vereador Josué Carlos de Barros, o “Josué da Pedreira” (PMDB), esteve prestigiando, na manhã do último sábado (28), uma peça teatral apresentada pela “Turminha da Graça”, um grupo teatral do Rio de Janeiro ligado a Igreja Internacional da Graça de Deus, que prega a palavra de Deus a crianças de todo o Brasil.

O prefeito destacou o evento, que aconteceu no Alphaville Clube e foi voltado para as crianças e a juventude de Amambai. Durante a apresentação, que contou com a presença de crianças de diferentes religiões e várias idades, o prefeito manteve contato com o Pastor da Igreja Internacional da Graça de Deus que atuam em Amambai e Ponta Porã, Valdenir Gonçalves, com o Líder Regional da Igreja, Celes Otoni de Dourados e com a Supervisora da Turminha da Graça, Aline Luca, a “Tia Aline” do Rio de Janeiro que veio a Amambai, única cidade de Mato Grosso do Sul a receber a caravana, com exclusividade para trazer o elenco para se apresentar para o público infantil local.

Paranhos:Índios são autuados por tráfico de drogas

0

2007-07-30 22:27:37

A Polícia Civil de Paranhos autuou dois índios por tráfico de drogas, no último sábado. De acordo com a Autoridade Policial, o capitão da Aldeia "Potreiro Guaçú" denunciou que há tempos os dois índios da Aldeia Pirajuí, eram suspeitos de vender maconha na aldeia Potreiro.

Melanio Morale, 29 anos e um adolescente de 17 foram conduzidos à Delegacia e, no momento da prisão, portavam em uma sacola, 316 gramas de maconha. Eles foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecente.