23.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10832

INSS paga hoje benefícios terminados em 1 e 6

0

2007-08-01 06:32:37

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia hoje o pagamento dos benefícios referentes ao mês de julho terminados em um e seis. O calendário vai do primeiro ao quinto dias úteis de cada mês.

De acordo com o INSS, até o final dos pagamentos serão liberados 24.593.390 benefícios, sendo 69,48% no perímetro urbano (17.088.576) e 30,52% na zona rural (7.504.814).

O valor total que ingressará na economia será de R$ 12.635.504.460,20 (R$ 10.181.266.330,39 nas áreas urbanas e R$ 2.454.238.129,81 nas rurais).

Brasileiro bate recorde e é tricampeão mundial de rodeio

0

2007-08-01 06:29:37

O único tricampeão mundial de rodeio é brasileiro. Montar no lombo de um touro é a especialidade de Adriano Moraes, que ganhou espaço até no Guinness Book, o livro dos recordes, pela conquista dessa marca histórica. Para ganhar esses títulos, entretanto, esse peão de 37 anos foi obrigado a deixar a pequena Quintana, no interior paulista, e se arriscar nas arenas dos Estados Unidos onde, segundo ele, o rodeio é o esporte que mais cresce em número de praticantes e espectadores. 

"Nos Estados Unidos a montaria em touros é o esporte que mais cresce e já tem o mesmo ibope que a NBA e o beisebol, porque é extremamente popular. O que me incomoda no Brasil é que o rodeio é o segundo maior esporte no país em público ao vivo e as pessoas insistem em não dar valor" resmunga Adriano.

Se no Brasil Adriano é um famoso desconhecido, nos Estados Unidos é visto como um fenômeno. Para ele não foi nada difícil viver do rodeio porque montar era sua brincadeira de infância mais comum, já que nasceu dentro de uma fazenda. Considerado pelos maiores veículos da imprensa internacional como o peão mais técnico da atualidade, Adriano também faz sucesso lá fora pela aparência, o que lhe rendeu o apelido de "galã de Hollywood". O brasileiro é o único da modalidade a ser homenageado com uma estátua de bronze de quatro metros, destaque nos jardins do Hotel Caesar Palace, na meca mundial do rodeio, Las Vegas. 

A história de sucesso do peão de Quintana vai agora virar livro. "Adriano Moraes – minha missão é montar", promete contar a biografia do tricampeão. "É uma história de vida, que pode servir de exemplo para qualquer pessoa. É possível viver um sonho e ter sucesso pelo seu próprio esforço. Eu saí de uma infância pobre e não precisei ganhar na loto" brinca. 

Robocop caipira- As marcas do rodeio estão em toda parte do corpo de Adriano porque, afinal de contas, o tombo faz parte da rotina de qualquer peão. "Já passei por nove cirurgias, quebrei 25 ossos e tenho até reconstrução facial. Sou cheio de implantes, no corpo todo" conta.

O peão vive há mais de 15 anos nos Estados Unidos e ainda mantém o sotaque caipira. Certas coisas não mudam com o tempo, nem mesmo o prato favorito de Adriano. "Arroz, feijão, bife e ovo frito. Pena que eu não posso comer muito, senão já viu… eu engordo e aí complica" explica.

Em busca do quarto título, Adriano acaba de conquistar mais uma etapa da PBR (Professional Bulls Riders), em Oklahoma. O brasileiro agora é oitavo no ranking de pontos, com a soma de 4.492,75. 



Amambai:Farmácia de plantão hoje (1):Drogaria São José

0

2007-08-01 06:01:00

Amambai:Escritório de crédito é invadido por ladrões

0

2007-08-01 05:31:37

Vilson Nascimento

Ladrões invadiram a loja de uma empresa que presta consultoria de intermediação de crédito a pelo menos treze instituições bancárias e levaram computadores e produtos de informática em Amambai.

A invasão na BM Créd, situada na Avenida Pedro Manvailler, no centro da cidade, aconteceu na noite de segunda para terça-feira (31), mas a ação dos marginais só foi descoberta na manhã de terça-feira por um funcionário da empresa que ao chegar para trabalhar notou a falta dos equipamentos, entre eles, três CPUs, dois monitores de LCD, 1 modem ADSL Speed Stream 4.200 Siemes router, 1 estabilizador de energia, 6 caixas de som, 1 web cam, 3 fones, 2 mouse, 3 teclados, 1 Hub e uma impressora HP 380 multifuncional.

Ladrões Não Arrombaram- Um dos pontos da ação criminosa que intriga a polícia é que os ladrões não arrombaram a loja para retirar os equipamentos e quando o funcionário chegou a porta estava trancada, o que dá a entender, segundo a polícia, que os autores ou tinham a chave da porta, o único acesso ao interior da loja, ou dispunham de algum artefato, tipo uma chave “mixa”, que teria proporcionado abrir e fechar o estabelecimento que não dispunha de sistema de alarme.

A Polícia Civil de Amambai que esteve no local realizando os levantamentos de praxe, vai instaurar um inquérito para apurar o furto. A direção da empresa, que tem a matriz em Cascavel no Paraná e há dois anos mantém a filial em Amambai, está oferecendo uma recompensa para quem fornecer pistas sobre o paradeiro dos equipamentos furtados.


Governador agradece obras e chama Lula de paizão

0

2007-08-01 04:31:37

Chamando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “paizão”, o governador André Puccinelli agradeceu pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que o governo federal lançou no Estado, nesta terça-feira (31). Puccinelli aproveitou a ocasião para fazer uma extensa lista de pedidos ao “papai” Lula.

Entre as obras reivindicadas pelo governador, estão a federalização da MS-040 (divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo), adequação do aeroporto da Capital e implantação de um terminal aeroviário de cargas, a implantação da rodovia Sul-Fronteira (com o Paraguai), interligação do ramal ferroviário de Maracaju e Dourados com Cascavel e Paranaguá (PR), e a criação de um poliduto de combustíveis, que sairia de Cuiabá, passaria por Campo Grande e teria como destino final Paranaguá.

A “filha” morena do André- Puccinelli disse ainda que o lançamento do PAC atraiu cerca de 60 prefeitos do Estado, “todos ansiosos por receber obras de saneamento”. Ao referir-se a Campo Grande, o governador emocionou-se e chorou durante o discurso. “A Capital é como uma filha querida, que eu não queria entregar a qualquer genro malandro”, disse. Segundo o governador, a prefeitura de Campo Grande está “em boas mãos” com o prefeito Nelson Trad Filho.

Ministro diz que dinheiro não ficará “guardado”- O ministro das Cidades, Márcio Fortes, declarou que os recursos do PAC não serão contingenciados pelo governo federal. “Esse dinheiro não é para ficar guardado, e as obras vão ter ritmo”, disse Fortes. No próximo dia 14, o governo deve editar Medida Provisória para liberar os cerca de R$ 291 milhões para Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

Segundo o ministro, os investimentos do governo federal refletem em melhorias na saúde, qualidade de vida e auto-estima das populações. Fortes disse ainda que “a partir do PAC, não vão existir mais periferias no país, pois passarão a ser considerados bairros”.


Caarapó:Agripino quer fiscalização e lombadas na MS 280

0

2007-08-01 03:28:37

O Vereador de Caarapó Agripino Benites (PT), encaminhou expediente ao Senhor Wilson Costa Mendes, Diretor da AGESUL em Dourados, solicitando ao mesmo, a construção de lombadas e fiscalização quanto a animais soltos na Rodovia MS 280.

Segundo o vereador, “estamos solicitando medidas que venham de encontro às necessidades existentes nesta rodovia, principalmente no que diz respeito à segurança, citamos como exemplo, a necessidade urgente de construção de lombadas nesta estrada que corta a Reserva Indígena, fato que tem causado transtornos, tendo em vista o grande número de crianças que freqüentam as escolas e tem de fazer a travessia desta rodovia todos os dias”.

Infelizmente os condutores de veículos, seja carro de passeio ou caminhões, não tem respeitado o limite de velocidade, o que tem trazido preocupações constantes, até porque já houve casos de atropelamentos, daí a solicitação do vereador, para que medidas urgentes venham a ser tomada.

Outra preocupação constante, e que Agripino também solicita medidas urgentes, diz respeito a animais soltos ao longo desta rodovia, fato que também tem causado acidentes e prejuízos materiais intensos.

“Há muito, viemos reivindicando medidas para solucionar este impasse, porém até o momento não estamos obtendo sucesso em nossos pedidos, os quais esperamos ser atendidos com maior brevidade, até para que se possam evitar finais trágicos com perdas irreparáveis”, finaliza ele.

Obras do PAC em MS devem beneficiar 700 mil habitantes

0

2007-08-01 02:20:37

Os R$ 345,3 milhões anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para três municípios de Mato Grosso do Sul investirem nas áreas de saneamento e urbanização de favelas deverão beneficiar diretamente 700 mil habitantes, conforme previsão do Ministério das Cidades. Os convênios foram assinados na tarde desta terça-feira (31 de julho), entre os prefeitos de Campo Grande (Nelson Trad Filho, PMDB), Corumbá (Ruiter Cunha de Oliveira, PT) e Laerte Tetila (Dourados, PT), e o ministro das Cidades, Márcio Fortes.

Do total a ser aplicado, R$ 291,2 milhões são oriundos da União – R$ 224,6 milhões do Orçamento e outros R$ 66,6 milhões em financiamentos federais – com R$ 54,1 milhão virão de contrapartidas (sendo R$ 24,5 milhões do governo estadual, R$ 17,2 milhões da Capital, R$ 9 milhões de Corumbá e R$ 3 milhões de Dourados).

A maior parte das verbas é voltada para obras de urbanização de favelas, onde a União aplicará R$ 154,3 milhões, e R$ 25,4 milhões partirão do Estado e municípios. De forma tripartite, governos federal e estadual e a prefeitura de Campo Grande investirão R$ 48,4 milhões nas obras de fundo de vale do córrego Lagoa – R$ 13,9 milhões do Orçamento Geral da União, R$ 29,9 milhões em financiamentos e R$ 4,6 milhões em contrapartidas.

A prefeitura da Capital e a União prevêem, ainda, aplicar R$ 69,9 milhões em duas obras: urbanização das bacias dos córregos Cabaça e Segredo (R$ 28,8 milhões, R$ 23,3 milhões da União) e da vila Popular (R$ 41,1 milhões, R$ 33,7 milhões vindos do governo federal). Campo Grande ainda terá investimentos de R$ 30,3 milhões (R$ 27,2 milhões vindos de financiamento federal) para drenagem e construção de parques lineares nas bacias do Cabaça e do Segredo.

Interior – Terceira maior cidade de Mato Grosso do Sul – com pouco mais de 100 mil habitantes – deverá ter R$ 28,2 milhões para obras de saneamento custeadas pelo governo federal (R$ 24 milhões, previstos no Orçamento) e a prefeitura (R$ 4,2 milhões). A priori, a construção de redes de esgoto será dividida em dois projetos: o saneamento integrado na região noroeste (bairros centro e Popular Velho); e nos bairros Cristo Redentor, Popular Velha, Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima, Previsul, Aeroporto, Maria Leite, Universitário, Dom Bosco e centro. Nesta última etapa também está prevista a construção de galerias pluviais.

Outros R$ 38,5 milhões serão aplicados no município na urbanização de favelas, nos bairros Cravo Vermelho III, Tiradentes, Pantanal e Lar Doce Lar. Do total, R$ 24,2 milhões virão do Orçamento federal, outros R$ 9,5 milhões de financiamentos, e R$ 4,8 milhões da prefeitura.

Para Dourados, está prevista a realização de obras para urbanização de favelas nas nascentes do córrego Água Boa e no fundo de vale do jardim Clímax. Serão aplicados R$ 19,6 milhões do Orçamento da União, com R$ 3,5 milhões em contrapartida da prefeitura – totalizando R$ 23 milhões em investimentos.

Sérgio Barbosa comemora com “atletas” da TCCC

0

2007-08-01 01:23:37

Vilson Nascimento

O prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT), participou, no último sábado (28), de um almoço comemorativo com “atletas” da empresa de transportes de passageiro TCCC (Transporte Coletivo Cidade Crepúsculo) de Amambai.

O almoço com os funcionários da empresa foi o pagamento de uma aposta realizada no dia 1º de maio, “Dia do Trabalhador” quando o prefeito “desafiou” os motoristas e funcionários da empresa a participarem e completarem os 10 quilômetros de percurso da Corrida Pedestre do Trabalhador, realizada no município.

O pessoal topou o desafio e ficou marcado, se caso a equipe concluísse o percurso, o prefeito teria que participar de um almoço promovido pelo grupo para comemorar. Na manhã do último sábado a equipe, que era composta pelos “atletas” Cioca, Eugênio, Luciano, Pedro, Lúcio, Simei, Itacir, Edson, Nailton e Silval se reuniram em um pesque-pague na rodovia que liga Amambai a Caarapó para comemorar a façanha e convidaram o prefeito Sérgio para o almoço, que prontamente atendeu ao convite.


INSS inicia pagamento de benefícios hoje

0

2007-08-01 00:35:37

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia hoje, quarta-feira (1) o pagamento dos benefícios referentes ao mês de julho terminados em um e seis. O calendário vai do primeiro ao quinto dias úteis de cada mês.

De acordo com o INSS, até o final dos pagamentos serão liberados 24.593.390 benefícios, sendo 69,48% no perímetro urbano (17.088.576) e 30,52% na zona rural (7.504.814).

O valor total que ingressará na economia será de R$ 12.635.504.460,20 (R$ 10.181.266.330,39 nas áreas urbanas e R$ 2.454.238.129,81 nas rurais).

Ex-BBB Íris aprova vídeoensaio na Playboy

0

2007-08-01 00:26:37

A ex-"BBB" Íris Stefanelli esteve na última sexta-feira (27) na redação da "Playboy" para aprovar o vídeoensaio realizado durante as fotos para a revista.

A ex-"BBB" será a capa da edição de agosto da "Playboy", que comemora 32 anos. A revista chega às bancas no dia 7 de agosto.

As fotos foram feitas em quatro dias em um palacete no bairro paulistano do Ipiranga e foram inspiradas no filme "Maria Antonieta", de Sofia Coppola. De acordo com a revista, o ensaio terá "fotos glamourosas, com ambiente e ‘roupas’ sofisticadas".

Na última segunda (30), a ex-"BBB" estreou como apresentadora do programa "TV Fama", ao lado de Adriana Lessa e Nelson Rubens. Apesar da expectativa dos fãs, a participação de Íris foi tímida.

Mundo Novo: Urso trabalha categorias de base

0

2007-07-31 23:33:37

Mesmo estando ausente de competições profissionais nesta temporada de 2007, a equipe do Clube Atlético Mundo Novo conhecida no Estado por URSO, continua em franca atividade trabalhando com as categorias de base, e se preparando para a Copa Pantanal que estará começando no dia 11 de agosto, onde terá como adversários as seleções de Eldorado, e Itaquiraí (MS) e Guaíra (PR).

A competição terá turno e returno, com todas as equipes jogando entre si, e os dois melhores pontuados decidem o título, enquanto os piores decidem a 3ª colocação. Como preparação para a referida competição, Ursinho de Mundo Novo e Escolinha de Guaíra realizaram quatro amistosos no sábado na Toca do URSO em Mundo Novo, com duas vitórias para Guaíra, além de um empate e uma vitória para o time local.

“Quero agradecer a confiança de todos os pais que nos enviam seus filhos para podermos trabalhá-los, fiquei satisfeito com o desempenho de todos, acredito que do primeiro amistoso realizado neste ano, para o que ocorreu no sábado, tivemos um crescimento fantástico”, enfatizou Jandaia, técnico da equipe.


Consumidor troca telefone fixo por celular

0

2007-07-31 22:37:37

     Os celulares estão substituindo os telefones fixos. De acordo com a Anatel, hoje em cada grupo de 100 habitantes, apenas 20 têm telefone fixo e 56 têm celular. Em cinco anos, o crescimento das linhas móveis foi de 6.000%, o que resulta num total de 106 milhões de brasileiros grudados nos aparelhos.

     Apesar das vantagens do aparelho, o telefone móvel pode pesar no bolso. Segundo o administrador especializado em economia Feliciano Abreu, a diferença entre as tarifas chega a 250%. 

    O especialista fez uma comparação entre os preços mínimos não promocionais cobrados por seis operadoras de telefonia fixa e móvel em Minas Gerais: “A média hoje de minuto de fixo para fixo é em torno de R$ 0,20, já de celular é de R$ 0,70, então dá uma diferença de 250%. Portanto ainda é mais vantagem ainda o consumidor utilizar o telefone fixo. Mas é claro que com o passar do tempo a telefonia móvel tende a cair suas tarifas”.

    Nos últimos dois anos, segundo a Anatel, um milhão de casas brasileiras deixaram de ter o telefone fixo. Mas, para valer a pena, a troca pelo celular depende muito do perfil do consumidor. Para a publicitária Lise Loureiro, pagar a assinatura básica do fixo seria jogar dinheiro fora. Ela passa quase todo o dia no trabalho. Por isso, agora só usa o celular. “Não fazia mais sentido ter duas contas, dois aparelhos para me governar”, diz.

    Já Márcia Boscarino ainda prefere manter os dois telefones e sabe como economizar. “O celular a gente usa mais para alguma coisa de urgência, alguma coisa que seja uma ligação mais rápida. Agora o fixo é para alguma coisa que você vai fala mais demoradamente.”

Venda de carros bate recorde em julho

0

2007-07-31 22:00:37

   Antes mesmo de terminar o mês, a indústria automobilística já registra o melhor julho de sua história, com vendas de 191 mil veículos zero-quilômetro, incluindo caminhões e ônibus, até sexta-feira passada (27). O melhor julho anterior foi em 1997, com 172,3 mil veículos vendidos no país.Com esses resultados, o setor está perto de superar o recorde mensal de maio, quando foram vendidas 211,1 mil unidades.

 Primeiro semestre


   No primeiro semestre, a indústria já vendeu 255,5 mil carros a mais que no período de janeiro a julho de 2006. Até sexta-feira (dia 27), a soma total era de 1,273 milhão de unidades, com aumento de 25% em relação ao resultado dos primeiros sete meses do ano passado.

   Segundo analistas do mercado automobilístico, se ontem e hoje for mantida a média diária de vendas das últimas semanas, de cerca de 10 mil veículos, o recorde de maio será ultrapassado. "Apesar de ser um mês de férias, muita gente trocou de carro", constatou Paulo Roberto Garbossa, diretor da consultoria ADK.

 Fila de espera


   Vários modelos continuam com fila de espera de até dois meses, como o Prisma, da General Motors, e o Honda Civic. Várias montadoras anunciaram medidas para ampliar a produção, como novas contratações e criação de terceiro turno de trabalho.

   Para o ano, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projeta vendas totais 22% superiores ao volume de 2006, que foi de 1,927 milhão de unidades. A projeção para este ano é de ultrapassar a marca de 2,3 milhões de unidades. A produção deve ficar próxima de 2,87 milhões de veículos.

Tecnologia aumenta busca por qualificação

0

2007-07-31 21:40:37

     O investimento em tecnologia nas indústrias brasileiras gerou um aumento de 23% na contratação de mão-de-obra qualificada no país. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    O estudo mostra que, entre 2003 e 2005, aumentou em 8,4% o número de empresas de diversos setores que investiram em inovação tecnológica em produtos ou processos.  "Inovação", no entendimento do levantamento, pode ser entendido como investimento em pesquisa, desenvolvimento, treinamento e equipamentos.

   O investimento em tecnologia torna os produtos brasileiros mais competitivos. Sabendo disso, muitas empresas não ficam esperando pelas novidades. Ao contrário, criam áreas internas para desenvolver projetos. É o que acontece principalmente na indústria.

   “Isso significa maior oferta de emprego porque para inovar a empresa precisa de pessoas qualificadas. Inclusive, a pesquisa captou um crescimento naquilo que nós chamamos a área mais nobre, que é a área de pesquisa e desenvolvimento. Houve um crescimento de pessoal ocupado de cerca de 23%”, explica a coordenadora da pesquisa, Mariana Martins Rebouças.
  
    Qualificação


Foi apostando na qualifcação que o assistente de gerência Antônio Benedito se manteve no emprego. “Eu entrei como servente e hoje sou assistente de gerência. Tem muitas pessoas que hoje são supervisores”. 

    Quando a operária Maria Goreth Dias começou a trabalhar na linha de produção de uma fábrica de cosméticos, não havia equipamentos de proteção. “A gente não tinha jaleco, nem touca. Tinha que pôr o lenço no pescoço para não queimar”.

    A empresa foi automatizada, e a situação mudou. “A máquina faz tudo para nós. A gente empurra e vai colocando tudo na caixinha”, explica a operária Ilma Ribeiro.    ObstáculosSegundo o IBGE, dentre as 180 empresas consideradas inovadoras no setor de telecomunicações, 67,8% citaram a "entraves" à inovação. No setor de informática, 43,9% das "inovadoras" queixaram-se de obstáculos.

    Já no setor industrial esse percentual foi de 34,3%. Entre as barreiras para o investimento foram apontados o alto do custo do investimento e a falta de financiamentos disponíveis.    O estudo mostrou que também é maior o investimento em inovação na indústria. Em 2003, o setor investia em média 2,5% de seu faturamento em inovação. Já em 2005, esse percentual foi de 2,8%.

    O número de empresas que investiram em inovação tecnológica e o volume investido poderia ter sido maior não fossem os custos, riscos econômicos e a falta de fontes de financiamento – principais fatores apontados como obstáculos pelas empresas.
 
    Formas de investimento


Cada setor pesquisado apresentou diferentes formas de inovação tecnológica. No ramo de informática, por exemplo, os gastos com atividades internas de pesquisa e desenvolvimento representaram 2,33% da receita do setor, acompanhado de aquisição de máquinas e equipamentos (1,27%) e treinamento (0,69%).

  No setor de telecomunicações, os maiores percentuais de gastos com inovação foram a aquisição de softwares (0.90%). Já na indústria, a maior parcela dos investimentos foi para a aquisição de máquinas e equipamentos, que consumiu 1,34% da receita das empresas inovadoras. No estado de São Paulo, ficam 35% das indústrias inovadoras. É também onde são feitos mais da metade dos gastos nessa área.

Projeto aumenta pena para venda de combustível adulterado

0

2007-07-31 21:13:37

      A Câmara analisa o Projeto de Lei 399/07, que permite a interdição definitiva de postos de combustíveis que reincidam na infração de distribuir, comercializar, transportar ou estocar derivados de petróleo, gás natural ou biocombustíveis adulterados ou em desconformidade com as normas estabelecidas pelo órgão regulador.

     De autoria do deputado Fábio Souto (DEM-BA), o projeto prevê a revogação da autorização para a atividade, caso a empresa seja reincidente em algumas das infrações previstas na Lei 9847/99, que trata da fiscalização das atividades relativas ao abastecimento de combustíveis. Entre elas, está a importação, exportação ou comercialização de combustíveis em quantidade ou especificação diferente da autorizada; e a não-apresentação dos documentos comprobatórios de produção, estocagem, transporte e comercialização no prazo definido por lei.

     A legislação em vigor já prevê a interdição dos postos que comercializarem combustíveis adulterados, mas garante os empresários o direito de restabelecer suas atividades assim que as causas que provocaram a interdição sejam resolvidas. A Lei 9.847/99 prevê interdição definitiva somente para os casos de fraude com o objetivo de receber indevidamente o ressarcimento de frete e despesas de transferência, estocagem e comercialização de combustíveis; descumprimento de suspensão temporária; e reincidência de atos punidos com a pena de suspensão temporária, total ou parcial, de funcionamento do estabelecimento.

Multa
     De acordo com o projeto, além da revogação da autorização para funcionamento, será aplicada a pena de multa, calculada de acordo com os critérios definidos na Lei 9847/99 para cada infração, quando for possível a quantificação do produto adulterado, ou pela quantia equivalente ao prejuízos causados aos consumidores prejudicados, prevalecendo o maior entre esses valores.

    Além disso, a penalidade de revogação de autorização de que trata o projeto será definitiva e extensiva aos sócios controladores das empresas. Atualmente, os sócios da empresas penalizada ficam impossibilitados de exercer as atividades por um prazo máximo de cinco anos.

Rigor
    Segundo Fábio Souto, embora haja uma legislação "destinada a impor sanções aos maus empresários que se aventurem na busca de lucros fáceis, atuando de maneira fraudulenta no mercado de combustíveis", as penalidades previstas ainda são brandas. Souto destaca que a proposta tem como objetivo dissuadir práticas criminosas na área de revenda de combustíveis e excluir empresários reincidentes do mercado.

André não aceita reduzir ICMS para baixar tarifa de energia

0

2007-07-31 20:12:37

     O governador André Puccinelli (PMDB) disse nesta manhã de segunda-feira (dia 31), durante lançamento do processo de elaboração do PERH (Plano Estadual de Recursos Hídricos) no auditório da Governadoria, que não aceitará qualquer redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para baixar tarifa de energia elétrica no Estado. A Enersul deve apresentar nesta semana à CPI instaurada pela Assembléia Legislativa uma proposta de redução da tarifa.


   Para o governador, o ICMS não é o principal fator ou o que mais pesa na tarifa da energia elétrica em Mato Grosso do Sul. "É mais importante que a empresa reduza a sua gordura para que possa baixar a tarifa", disse Puccinelli.


   Na semana passada, ao terminar a reunião com os membros da CPI, o diretor de regulação da Enersul, José Simões, anunciou a decisão da empresa em promover estudo de viabilidade de redução no valor da conta de energia elétrica para os consumidores de Mato Grosso do Sul. Ele pediu o prazo de uma semana para que a Enersul apresente o resultado do estudo e a comunicação do possível percentual a ser aplicado na redução.


Projeto contra venda de bebidas em estradas sai em agosto

0

2007-07-31 19:25:37

    O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou ontem que o governo vai enviar em agosto projeto de lei ao Congresso proibindo a venda de bebidas alcoólicas à beira de rodovias. Segundo o ministro, nesta semana haverá uma última reunião com o presidente Lula sobre a iniciativa, e depois ela será encaminhada pelo Ministério da Justiça ao Legislativo.

     “Tenho conversado com governadores e prefeitos para que tomem iniciativas semelhantes onde ainda não existam leis específicas sobre comercialização de bebidas em estradas e para chamar a atenção da importância da proibição da venda e do consumo em postos de gasolina”, disse Temporão.
 
    Ele falou a uma platéia formada basicamente por empresários, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, e pediu o empenho dos vários setores da sociedade na luta contra o alcoolismo: “O álcool está relacionado não só com doenças dos tipos cardiovasculares, hepáticas, câncer, mas também com um padrão de violência, como acidentes de trânsito, de trabalho e violência doméstica”.

    De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, citados no sitedo Ministério da Saúde, 61% dos motoristas envolvidos em acidentes de trânsito no Brasil haviam ingerido bebida alcoólica. Por ano, segundo as informações do site, 35 mil pessoas perdem a vida nas ruas e estradas do país. A repressão ao uso do álcool faz parte da Política Nacional sobre o Uso do Álcool (PNA),que consta em decreto expedido pelo presidente da República em maio.

    No encontro com os empresários, Temporão também defendeu que as despesas com saúde sejam vistas como investimento, pois o setor tem um grande peso na economia brasileira: “O setor movimenta entre 8% e 10% do PIB [Produto Interno Bruto, a soma das riquezas produzidas] do país. São cerca de 70 mil estabelecimentos de saúde, que empregam 7,5 milhões de trabalhadores".

    O ministro informou que está sendo definida, juntamente com a Presidência da República e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma estratégia para aliar o poder de compra do Estado a uma política industrial brasileira. “A balança setorial da saúde, que é a diferença entre o que a indústria exporta e importa, foi negativa em US$ 5 bilhões no ano passado”.

    De acordo com ele, um exemplo são os produtos feitos a partir do sangue, chamados de hemoderivados. O plasma, que é coletado de doadores de sangue, é exportado e volta na forma de insumos elaborados, usados no tratamento de hemofílicos, o que gera despesa anual de R$ 300 milhões.

    Na ocasião, o ministro confirmou que o próximo posto de pronto-atendimento 24 horas será inaugurado em agosto no bairro de Irajá, na zona norte do Rio. Segundo Temporão, a idéia do governo do estado é implantar, até o final do ano, mais 12 desses postos, que visam a desafogar as emergências dos hospitais, oferecendo serviços de raio-X, laboratório e pequenas cirurgias.

Enade vai avaliar graduações em 16 áreas

0

2007-07-31 18:53:37

     Começa nesta terça-feira, dia 31, e vão até 31 de agosto as inscrições para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2007. Neste ano serão avaliados cursos em 16 áreas. Participarão cursos das áreas de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia de radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.

     O Enade tem como objetivo medir a contribuição do curso na formação do estudante. Dessa forma, aplica a mesma prova para alunos ingressantes e para alunos concluintes de cada um dos cursos avaliados — medindo, assim, a situação em que o estudante chegou ao curso e a situação em que está saindo, o que permite avaliar o que foi agregado em termos de conhecimento, tanto geral quanto específico.

     Como o exame é feito por amostra não são todos os ingressantes e concluintes dos cursos avaliados que serão submetidos à prova. Mesmo assim, as instituições de educação superior inscrevem todos seus alunos e o Inep define, por meio de amostragem estatística, quais efetivamente farão a prova. A lista dos alunos selecionados para fazer o Enade 2007 será divulgada no dia 25 de setembro. A prova do Enade 2007 será aplicada no dia 11 de novembro de 2007

Prefeitura de Coronel Sapucaia aquece economia local

0

2007-07-31 18:20:37


Dino Viana

        A administração municipal de Coronel Sapucaia colocou somente no mês de Julho R$ 545.387,75 (quinhentos e quarenta e cinco mil, trezentos e oitenta e sete reais e setenta e cinco centavos) em circulação no município.

       O valor do pagamento dos salários dos servidores este mês foi de R$ 282.554,44 (duzentos e oitenta e dois mil, quinhentos e cinqüenta e quatro reais e quarenta e quatro centavos), o rateio do Fundeb entre os professores da rede municipal de ensino, realizado na sexta-feira (13), com valor rateado de R$ 199.045,27 (cento e noventa e nove mil, quarenta e cinco reais e vinte e sete centavos) e agora, o pagamento do PIS/PASEP com valor de R$ 63.788,04 (sessenta e três mil, setecentos e oitenta e oito reais e quatro centavos) depositados no Sicredi juntamente com os salários dos servidores, somados, os valores perfazem o total já mencionado de R$ 545.387,75 (quinhentos e quarenta e cinco mil, trezentos e oitenta e sete reais e setenta e cinco centavos), ressalta-se, que o Pasep e os salários foram liberados para saque na agência do Sicredi, nesta segunda-feira (30) logo pela manhã.

       Quando a administração paga os servidores em dia, os empresários locais também se beneficiam, pois, o dinheiro, em sua maior parte circula no comercio local aquecendo as vendas “a administração tem contribuído para com o comercio, porque, os comerciantes podem fazer suas previsões de vendas contando com o pagamento que está sendo realizado rigorosamente em dia pela administração” afirmou Manoel Bordão gerente do Big Atacado Bandeirantes de Cel. Sapucaia.

CRM/MS promove Seminário sobre Síndrome de Down

0

2007-07-31 17:32:37

No próximo dia 4 de agosto (sábado), acontece em Campo Grande o Seminário sobre Síndrome de Down promovido pelo CRM/MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul).

O evento será realizado na sede do CRM com apoio do CAMS APAE (Complexo de Atendimento Multidisciplinar de Saúde da APAE), da Associação Pestalozzi e da Escola Juliano Varela. O objetivo é proporcionar esclarecimentos, desmistificações e orientações seguras para as famílias dos portadores da síndrome.