18.6 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 9982

Paranhos: Vereadores solicitam viatura para PM

0

2008-12-05 11:27:00

Jaime Mel
O vereador Donizete Aparecido Viaro, atual presidente da Câmara Municipal de Paranhos, juntamente com os vereadores Aldinar Ramos Dias (Dinho), Nilson Vanderlei Marques (Coruja) e Aparecido Inácio Gonçalves (Cido), que compõem a bancada do PMDB no Legislativo Municipal, entregaram um documento ao governador André Puccinelli (PMDB), na ocasião de sua visita ao município onde entregou o prédio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e lançou a obra de construção da sede do DETRAN local. O referido documento trata-se da solicitação de uma viatura para a Polícia Militar de Paranhos.


"Optamos em entregar pessoalmente ao governador essa solicitação, por ser de extrema urgência tal reivindicação, pois já fizemos, na Câmara Municipal, diversos requerimentos e indicações pleiteando uma viatura e até agora não fomos atendidos; mas o governador me deixou contente dizendo que irá atender, já no início do ano que vem, a nossa solicitação", comentou Donizete.


O governador André Puccinelli informou aos vereadores que está em processo de licitação a aquisição de 120 novas viaturas para o Estado e uma delas será destinada a Paranhos, inclusive aumentará também o efetivo no Destacamento Militar local, que hoje é muito reduzido, segundo os vereadores.

Etapa final de Velocross acontece em Amambai

0

2008-12-05 10:51:00

Moreira Produções

Mais de 100 pilotos de todo o estado de Mato Grosso do Sul estarão em Amambai neste final de semana participando da etapa final do Campeonato Estadual Velocross. O evento, que acontece neste domingo, 7, na Pista do Motoclube Wagner Bampi Paixão, a partir das 13 horas, é uma realização da Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Motoclube de Amambai e o apoio da Prefeitura local.

Os pilotos estarão disputando o Campeonato divididos em oito categorias. Na categoria Open, disputam pilotos com qualquer moto; na Nacional, competem apenas motos nacionais; na Sênior, disputam pilotos acima de 35 anos; na 125cc, disputam motos de até 125cc de quatro tempos; e na 230cc, concorrem motos apenas de 230 cilindradas. Na categoria Mirim, estarão correndo pilotos de até 14 anos e na Mini Motos, concorrem pilotos de até 12 anos com motos pequenas.

De acordo com o presidente do Motoclube de Amambai, Alexsandro Bampi, o campeonato conta ainda com a categoria Pratas da Casa, na qual estarão disputando os pilotos amambaienses. “Essa categoria visa estimular os pilotos de nossa cidade”, disse Alex.

Também no sábado, será realizada a inauguração da sede do Motoclube de Amambai. No local, foi construído um barracão com banheiros e cantina.  A obra foi realizada pelo Motoclube de Amambai com apoio da administração municipal. O Motoclube de Amambai é coordenado pelo presidente, Alex Bampi, e pelo vice-presidente, Branco Lorenzetti; foi fundado em 2000 e conta atualmente com 25 pilotos.

Os treinos livres acontecem no sábado, 6, a partir das 14 horas, e no domingo, 7, a partir das 9 horas. A Associação Viva a Vida, de Amambai, estará comercializando lanches e bebidas durante todo o evento. O piloto Alex Bampi explica que o Velocross é uma competição de velocidade realizada em pistas sem rampas. Já a modalidade Motocross é cheia de rampas que levam os pilotos a mais de 10 metros de altura.

Sete Quedas: Torneio de Verão começa amanhã

0

2008-12-05 10:15:00

A Associação Atlética Veteranos promove no próximo final de semana, dias 06 e 07, o primeiro Torneio de Verão. O evento será na sede do clube, próximo à Garagem da Prefeitura.

Serão distribuídos R$ 1,6 mil em prêmios aos campeões. O primeiro colocado receberá R$ 1,000,00; o segundo, R$ 400,00 e o terceiro, R$ 200,00; além de troféus e medalhas. O artilheiro e o goleiro menos vazado também receberão troféus.

As inscrições custam R$ 100,00, com direito a dois churrascos. As equipes interessadas podem ligar nos seguintes números: (67) 9611-6929 – 9955-1188 – 96285713.

Conforme os organizadores, são esperadas equipes de várias cidades da região. Para facilitar a participação dessas equipes, no sábado jogarão somente equipes da cidade; os visitantes jogarão no domingo.

Editorial `Solidariedade´por Clesio Ribeiro

0

2008-12-05 09:48:00

Amambai dá um bom exemplo de solidariedade ao enviar para Santa Catarina 7 toneladas de donativos. A campanha desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros e Save (Serviço de Atendimento Voluntário a Emergências), chamou a atenção de toda a população. Santa Catarina enfrenta uma das piores tragédias de sua história. Várias cidades estão destruídas pelas chuvas, há quase 120 mortos e milhares de desabrigados. Os prejuízos materiais e emocionais são grandes. Amambai, como o resto do país, se comoveu.

Há que se destacar a atitude de quem tomou a frente dessa campanha. Sempre é preciso que alguém tenha a iniciativa para que a população seja mobilizada. Nesse aspecto, os integrantes do CB e Save, que integram a linha de frente, estão de parabéns. É algo pequeno diante de tamanha necessidade, mas que merece o reconhecimento. Com certeza esses donativos vão ajudar a minimizar o sofrimento de muitas famílias.

Santa Catarina é um estado simplesmente maravilhoso, paradisíaco, com belas paisagens, morros e muitas praias. Tem cidades turísticas muito agradáveis e acolhedoras. É o local preferido para as férias dos sul-mato-grossenses. Nós todos ficamos muito entristecidos pelas imagens da tragédia. Famílias que perderam parte de seus membros, casas soterradas e alagadas, empresas e indústrias comprometidas e um prejuízo enorme, que vai exigir algum tempo para ser recuperado.

Contra a natureza não há argumento. Mas especialistas dizem que boa parte dos prejuízos poderiam ter sido evitados, caso houvesse um planejamento urbanístico. Muitas casas são construídas em morros e encostas, que não oferecem segurança. É assim em Santa Catarina, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte; enfim, em praticamente todas as grandes cidades há o crescimento desordenado. Sem contar com a agressão que o homem pratica contra o meio ambiente todos os dias, sem dó nem piedade. Desde um papel de bala que o cidadão joga no meio da rua.

Amambai mostrou que é possível fazer diferença, mesmo diante de dificuldades extremas, para ajudar a quem precisa. Amambai, assim como a maioria das cidades do nosso Estado, não tem morros, nem fica às margens de rios que provocam inundações. Mas mesmo assim, tragédias como essa nos fazem refletir: primeiro, que aqui é um bom lugar para se viver e depois, que é preciso cuidar melhor do nosso meio ambiente e evitar o crescimento desordenado. A natureza vem mandando recados. Às vezes muito duros…

Amambai: PM iniciou campanha de conscientização

0

2008-12-05 09:18:00

Suzana Machado

A Polícia Militar de Amambai iniciou nesta quinta-feira (04) a Campanha Educativa “Trânsito, você também é responsável”, que será realizada também neste dia 05.

Focando essa época de final de ano, os festejos e as férias, a Campanha tem por objetivo reduzir o índice de acidentes e conscientizar os motoristas. “Nesse período do ano, os índices de acidentes aumentam, principalmente pela junção perigosa de consumo de bebida alcoólica e direção. Iremos focalizar essa ação nas famílias que estão saindo de férias também; além disso, nossa intenção é implementar o PARA (Plano de Ação para Redução de Acidentes); para isso conseguimos parcerias com instituições, empresas privadas e grupos de voluntários”, acrescenta o sargento Aurélio, coordenador da campanha.

No centro da cidade, a PM distribuiu panfletos educativos e orientou os motoristas. 

“Este é um período de cuidados redobrados e sempre vale lembrar aquele ditado: Se beber, não dirija”, alertou o cabo PM Pedro Paulo.

Os policias aproveitaram a blitz educativa para chamar a atenção de alguns condutores que não usavam o cinto de segurança, fator essencial.

Uma caminhada na área comercial, a fim de atingir o público do setor e uma caminhada noturna são novidades que a PM pretende colocar em prática durante a campanha, para que ela chegue a toda comunidade.

“Este trabalho de conscientização visa precaver a sociedade quanto aos exageros nas festas de fim de ano e despertar a conscientização para um trânsito seguro, sem acidentes”, ressaltou o sargento Aurélio.

Estavam presentes também o Corpo de Bombeiros, integrantes do SAVE e voluntários que auxiliaram na campanha.

Agricultores de Naviraí querem chuva geral até o dia 10

0

2008-12-05 09:08:00

O engenheiro-agrônomo Antônio José Meireles Flores, do Departamento Agronômico da cooperativa Copasul, de Naviraí, disse que só a ocorrência de uma “chuva geral até o dia 10”, pode salvar as lavouras de soja que foram plantadas no município e na região do Cone Sul. As chuvas que caíram no final de novembro “foram pancadas em pontos isoladas”, e nas duas ocasiões geraram três e quinze milímetros.

Nos pontos onde houve o plantio mais precoce, as plantas iniciaram o desenvolvimento, mas é necessário que o solo tenha uma boa condição hídrica (umidade). Em vários pontos onde houve o plantio, as plantas iniciaram o desenvolvimento, que pode ser prejudicado, caso não haja chuva em quantidade suficiente. 

Em vários pontos, há agricultores que reclamam dizendo que a estiagem está queimando as plantas, que podem acabar mortas. Em algumas áreas (cerca de 10% dos 43 mil hectares prognosticados) há quem já fale em perca de cinco por cento no rendimento médio, e por esta razão, há muitos que acreditam que dificilmente seja alcançado o patamar de 50 sacas/hectare nesta safra de verão 2008/09.

PLANTIO PARADO- Até esta quinta-feira, vários sojicultores de Naviraí esperavam que houvesse chuva para interromper a parada do plantio, suspenso por mais de 10 dias. Cerca de três mil dos 43 mil hectares planejados para a semeadura do grão oleaginoso ainda não tinham recebido a semeadura.

O engenheiro-agrônomo Antônio José Meireles Flores lembrou que os prazos recomendados anualmente variam entre os dias 10 de outubro e 20 de novembro, e que no ano passado, até 15 de novembro, havia 98% de área plantada.

Neste ano, espera se que o plantio aconteça até o dia 15 de dezembro. “Em dez anos seguidos, conseguimos cumprir os prazos recomendados, e nesta temporada, muitos produtores terão atraso na plantação do milho safrinha – muitos não conseguirão plantar até a data limite de 15 de março”, declara o agrônomo.

Servidores estaduais recebem hoje salário de novembro

0

2008-12-05 08:46:00

Os 60 mil servidores públicos estaduais recebem hoje o salário referente ao mês de novembro deste ano. Os valores já estão disponíveis para saque.

Desde fevereiro, o governo do Estado está quitando o salário do funcionalismo público até o dia 5 de cada mês.

Contribuinte deve receber carnê do IPVA até dia 20

0

2008-12-05 08:16:00

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz) entregou hoje (04) aos Correios os primeiros 100 mil carnês do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para o exercício de 2009. A previsão é que até o dia 20 deste mês todos os contribuintes já tenham recebido o carnê. Até o dia 20 deste mês, todos os contribuintes já deverão ter recebido o carnê para pagamento. “Quem não receber, deve acessar o site da Sefaz no endereço www.sefaz.ms.gov.br e imprimir a guia para pagamento”, explica o superintendente de Gestão da Informação (SGI) da Sefaz, André Luiz Cance.

Na segunda-feira (08), todos os 523.745 carnês lançados já estarão nos Correios para serem encaminhados aos contribuintes. De acordo com Cance, foram emitidos 18.600 carnês de IPVA referente a caminhões e ônibus; 221.924 de motos e ciclo motores e 283.221 automóveis e utilitários. As alíquotas para pagamento do tributo são 2,5% para veículos de passeio; 1,5% para caminhões, ônibus e microônibus e 2% para motocicletas, quadriciclos e triciclos. São isentos do imposto os veículos com mais de 15 anos de fabricação, no total de 260.154.

Prefeituras vão usar 1% extra do FPM para pagar 13º

0

2008-12-05 08:04:00

As prefeituras de Mato Grosso do Sul devem usar o repasse extra equivalente a 1% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) para pagar o décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais.

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) informou que o governo federal deve repassar a parcela única para divisão proporcional entre as 78 prefeituras até o dia 10 deste mês.

Os valores a serem liberados pela União correspondem a mais ou menos 60% de um repasse mensal do fundo constitucional, cuja receita não incidirá na retenção de percentuais para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

No mês de outubro, por exemplo, as prefeituras sul-mato-grossenses ratearam entre si em torno de R$ 44,087 milhões.

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Eraldo Jorge Leite (PSDB), avalia que aprovação da emenda constitucional nº 55, que aumentou o FPM ajuda.

No entanto, acha que não atende a demanda das prefeituras, que reivindicavam o repasse dos valores retroativo a janeiro.

O repasse do aumento de um ponto percentual do FPM se dará em parcela única somente em dezembro.

Isso significa um acréscimo de cerca de R$ 1,8 bilhão por ano no repasse às prefeituras. Os pagamentos serão feitos sempre em dezembro de cada ano. O valor a ser liberado este mês referente a dezembro de 2007.

A Assomasul assegura que, em nível de Mato Grosso do Sul, o repasse da única parcela prevista com o aumento de 1% representa 60% do total dos valores repassados às prefeituras dentro do decêndio (período de 10 dias), o que daria entre R$ 15 milhões a R$ 20 milhões.

Embora o dinheiro ainda não foi liberado, alguns prefeitos já anteciparam o pagamento do 13º salário dos servidores, usando também outras fontes de recursos.

Prefeitos como o de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (PMDB); Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB); Chapadão do Sul, Jocelito Krug (PMDB); São Gabriel do Oeste, Adão Rolim (PDT); Corumbá, Ruiter Cunha (PT); Terenos, Beto Pereira (PMDB); Sidrolândia, Daltro Fiúza (PMDB); Naviraí, Zelmo de Brida (PMDB); Roberto Hashioka (PMDB); Laerte Tetila (PT),  estão em dia com os servidores.

O diretor-executivo da Assomasul, Sebastião Nunes da Silva, disse que a entidade está fazendo um levantamento nas 77 cidades para saber quem terá condições de pagar o abono aos funcionários.

A maior preocupação dos administradores nesta época do ano, principalmente aqueles que se preparam para entregar seus cargos em 1º de janeiro, é com o chamado “restos a pagar”, que prevê punição até com cadeia, conforme a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

O FPM- O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), composto de 22,5% da arrecadação do IR (Imposto de Renda) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Os valores são transferidos pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) para as contas dos municípios a cada dez dias do mês (10, 20, 30)

A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo o número de habitantes. São fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. O mínimo é de 0,6 para municípios com até 10.188 habitantes, e, o máximo é 4,0 para aqueles acima 156 mil.

Os critérios atualmente utilizados para o cálculo dos coeficientes de participação dos municípios estão baseados na Lei n.º. 5.172/66 (Código Tributário Nacional) e no Decreto-Lei N.º 1.881/81. Do total de recursos 10% são destinados as capitais, 86,4% para os demais municípios e 3,6% para o fundo de reserva a que fazem jus os municípios com população superior a 142.633 habitantes (coeficiente de 3.8), excluídas as capitais.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 5 de dezembro

0

2008-12-05 07:34:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Momento de grande autoconfiança. Você está a todo vapor. Sempre que estiver em grupo, as outras pessoas lhe atribuirão a liderança, mesmo que você não esteja muito disposto. Comece distribuindo tarefas e mantenha os outros ocupados. Assim eles lhe deixarão em paz.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Você está querendo mais estabilidade nos seus relacionamentos afetivos. Nada de aventuras e radicalismos. Senão vai ficar perturbado com medos e suspeitas de pessoas e situações na verdade, normais. Se estiver só, aproveite para cuidar de si meio egoisticamente, mesmo.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Momento de reajuste na vida a dois. Há uma questão envolvendo responsabilidades, direitos e deveres de cada um. Você terá que se esforçar para manter a comunicação e não usar de subterfúgios, tipo ficar inacessível ou fingir que cede. Seja honesto e sincero até o fim.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Bom andamento no trabalho, mas continue agindo com prudência e discrição neste campo. Cuidado com as más línguas. Evite você mesmo falar mal de alguém. É tempo de reafirmar os laços com amigos: pegue a caneta ou o telefone e ponha as vivências e os assuntos em dia.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Dia positivo. você está mais ativo e objetivo, e o contato com as pessoas vai ser muito gratificante. Aproxime-se de gente inteligente e bem informada. Assuntos de trabalho podem causar preocupações, mas são nuvens passageiras: logo terá boas notícias neste setor.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Facilidade de comunicação. Boas vibrações para a sua vida afetiva. Disposição afetuosa e generosa; fim de desentendimentos nos relacionamentos amorosos. Agora todo mundo se entende e diminui a competição velada. Vida social alegre e diferente: lugares, pessoas e programas novos.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Tendência a uma certa insegurança e à dependência excessiva das pessoas nas quais confia. Mas, ainda bem que hoje elas vão corresponder, mimando você mais ainda. No trabalho, você está meio passivo e os problemas mais cabeludos vão acabar sendo resolvidos por outras pessoas.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Se a pessoa amada estiver um pouco mal humorada, procure não interferir. Ela deve digerir sozinha o que a estiver incomodando. No trabalho, muita animação. Aproxime-se dos colegas, mesmo dos mais medíocres e mostre que você não se sente assim tão superior.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
O Sol agora está esquentando a sua alma, trazendo alegria para você, e afastando os perigos de pensamentos azedos e revoltados. Com o coração está em paz, tudo dá certo em todas as áreas da sua vida. Durante algum tempo, você vai ver o mundo por uma lente privilegiada: aproveite!
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Este momento está lhe trazendo mais coragem, vigor e autoconfiança. Você também poderá se sentir um pouco impaciente, e se tiver que esperar muito pelo que quer pode perder a calma. Dê um jeito de equilibrar esta energia: caminhe bastante, respire e dê várias gargalhadas no decorrer do dia.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Eventuais oscilações de humor estão ocorrendo sem muita explicação. Não se preocupe: daqui a pouco tudo se define, e você vai ficar sabendo quais são as mudanças que vai ter que levar a cabo na sua vida. Relaxe e confie na tendência dos sistemas a se estabilizar.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
No trabalho tudo deve correr bem. Não fale demais sobre os seus planos. Um pouco de inquietação e preocupação podem perturbar o seu sono. Confie a solução destes problemas ao inconsciente que ao acordar terá as respostas, além de passar uma noite mais tranqüila.

Sete Quedas inaugura cobertura da quadra da Inácio

0

2008-12-05 07:00:00

Vilson Nascimento

O prefeito Sérgio Mendes (PDT) realiza a inauguração, na noite dessa sexta-feira (5) da cobertura e reforma da quadra de esportes da Escola Municipal Inácio de Castro, situada na região do Conjunto Habitacional Iporã, em Sete Quedas.

A obra foi realizada com a aplicação de recursos da Uniderp Interativa que utiliza as instalações da escola para a realização das aulas de ensino superior e irá beneficiar, além dos próprios universitários assistidos pela unidade, os cerca de 400 alunos do ensino fundamental que estudam na escola municipal nos períodos matutino e vespertino.

“É uma obra muito importante, pois atenderá uma grande quantidade de alunos”, disse o prefeito Sérgio Mendes ao agradecer a direção da Uniderp pelo emprego dos recursos na escola e relembrar que a unidade de ensino superior via on-line só veio para o município graças à intervenção do deputado estadual Onevan de Matos, que inclusive deverá estar presente na inauguração da cobertura da quadra.

“Antes da chegada da Uniderp, que recebeu total apoio da nossa administração, nossos jovens tinham que deixar a cidade para cursar o ensino superior e muitas pessoas, vezes por falta de condições financeiras outras por falta de tempo, tinham que abandonar o sonho de fazer um curso superior. Agora com a Uniderp, fruto de uma luta de nossa administração com total respaldo do nosso amigo, o deputado Onevan de Matos, esse sonho está se tornando possível e real”, finalizou o prefeito que também voltou a estudar e concluiu o curso de ensino superior em Sete Quedas, por meio da Uniderp Interativa, no ano que vem (2009).

Aluna destaque será homenageada

Também durante o ato de inauguração da cobertura da quadra de esportes da Escola Inácio de Castro, o prefeito, a secretária de educação, Joelba Ferreira Gomes e a direção da escola, farão a entrega de uma medalha à aluna destaque da escola, Taísa Viana Silva de 14 anos.

Taísa, que está no 9º ano do ensino fundamental e em 2009 deixa a escola para cursar o ensino médio em uma escola estadual, é aluna da Inácio de Castro desde a pré-escola e nesse período orgulhou os professores e a direção por sua dedicação.

Representando a escola, ela teve trabalhos selecionados nas olimpíadas de matemática, foi a número um de Sete Quedas nas olimpíadas de português e representou o município a nível estadual este ano e também durante esse ano (2008) recebeu a “medalha de bronze” a nível Brasil na 10ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia.

Céu entre nuvens, temperatura alta e baixa umidade do ar

0

2008-12-05 06:50:00

Céu entre nuvens nesta sexta-feira (5) em Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet a umidade relativa do ar mantém baixo índice à tarde.

A temperatura registra uma ligeira elevação com máxima de 34º e mínima de 13º.

Funasa deve abrir concurso até março para 419 vagas

0

2008-12-05 06:35:00

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, autorizou novo prazo para que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), ligada ao Ministério da Saúde, realize o concurso público que foi determinado para o órgão em junho deste ano.

O prazo para lançamento do edital venceu este mês. A Funasa agora tem até 31 de março de 2009 para selecionar candidatos. O total de vagas previsto inicialmente, de 419, permanece o mesmo. A informação sobre o concurso da Funasa foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (4).

De acordo coma Portaria nº 368, as 419 vagas na Funasa destinam-se à substituição de trabalhadores terceirizados. O Decreto 2.271 permite a terceirização da mão-de-obra para os serviços de limpeza, segurança, manutenção de prédios, entre outros.

As vagas previstas para quem tem nível superior são as seguintes: administrador (25), analista de Sistemas (15), arquiteto (7), arquivista (1), auditor (15), bibliotecário (2), biólogo (10), contador (10), engenheiro (70), estatístico (5), farmacêutico bioquímico (30), geólogo (2), técnico em planejamento e pesquisa (8), sanitarista (4), técnico em assuntos educacionais (10).

As vagas que exigem nível médio são para agente administrativo (185) e técnico de contabilidade (20).

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farma Mix

0

2008-12-05 06:06:00

Projeto Musicalizando realiza evento em Caarapó

0

2008-12-05 03:31:00

Teve início essa semana em Caarapó, uma série de eventos relativos ao 1° Encontro do Projeto Musicalizando. Está prevista a realização de shows, palestras, workshops e recital de alunos.

De acordo com a programação divulgada pelo Departamento de Cultura e Turismo, o músico Adson Afonso realiza concerto, às 16h, no Centro da Criança. Na seqüência, às 16h30, o também músico Marcelo Fernandes profere a palestra A música acadêmica. A programação será encerrada com concerto com o músico Marcelo Fernandes, às 20h.

Hoje sexta-feira (5), o encontro do Projeto Musicalizando terá seqüência com a realização de concerto com Juliano Brito, às 16h, no Centro da Criança. Em seguida, o cantor Jerry Espíndola dirige workshop sobre a música sul-mato-grossense. Às 20h, o músico realiza show artístico.

No sábado, a partir das 20h, também no Centro da Criança, será realizado recital dos alunos do Projeto Musicalizando.

Os artistas- Adson Afonsoiniciou seus estudos em 1995 cursando Piano e Percepção musical com a professora Maria Clara Queiroz no SESC, em Campo Grande, e começou suas atividades artísticas se apresentando em missas e festivais católicos, entre 1996/2000.

Iniciou seus estudos de Violão Erudito em 2004, pelo projeto Musicalizando, tendo como Professores Renato Nascer e Roberto Teixeira, participou de vários workshops, palestras e máster classes, entre eles a do Professor Henrique Pinto (SP), Marcelo Fernandes (SP), Eduardo Martinelli (Santos) e Marcelo Loureiro (MS).

Formou-se no curso técnico de violão erudito em dezembro de 2006 pelo Projeto Musicalizando, apresentando-se no recital de formatura como camerista e solista, no centro de convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Atualmente, é acadêmico do 1º ano do curso de Licenciatura Musical na UFMS, e atua como concertista e professor de Violão Erudito na academia de música Sonata e projeto Música MS.

Marcelo Fernandes é bacharel em Violão e Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo, e tem entre seus mestres Edelton Gloeden e Edna Baldassi. Estudou também com Abel Carlevaro, de quem foi discípulo durante temporadas de estudo na cidade de Montevideo, Uruguai. Venceu os seguintes concursos de interpretação instrumental: X Concurso Nascente USP – Abril (SP, 2000); I Concurso Internacional Violão Intercâmbio (SP, 1999); XVII Concurso Latino – Americano de Violão Rosa Mística (PR, 1998); II Concurso Nacional de Violão  Musicalis (SP, 1998) e  I Concurso MOAD (Campos do Jordão, 1999).

Há mais de dez anos, empreende frutífera carreira internacional, tendo realizado inúmeros recitais e masterclasses em teatros, conservatórios e universidades na Espanha, França, Suíça, Portugal, Colômbia e Chile, dos quais destacam-se:  Universidad de Los Andes – Colômbia; Conservatório do Porto – Portugal; IV Ciclo Internacional de Guitarra de Albacete – Espanha; e Universidade de Rennes – França. Apresenta-se com freqüência em importantes salas de concerto brasileiras, tais como Auditório do MASP, Centro Cultural de São Paulo, Centro Cultural FIESP, Teatro Glauce Rocha, tendo ainda intensa atividade como docente e recitalista dentro de festivais e concursos de violão brasileiros.

De 1993 a 2004 foi professor do Conservatório Musical Villa Lobos da FITO, em Osasco  – SP, onde idealizou e coordenou o I FIVO – Festival Internacional de Violão em Osasco – e foi responsável pela produção de mais de uma centena de concertos.  Atualmente é doutorando em musicologia junto ao Departamento de Música da Universidade de São Paulo e docente efetivo da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -, tendo coordenado o Curso de Graduação em Música da instituição de 2005 a 2007.

Sintonizado com as múltiplas influências da cultura mundial, o cantor e compositor Jerry Espíndola consegue reprocessá-las, adicionando à receita um pouco das raízes musicais de quem habita a região do Pantanal, onde também está situada uma tríplice fronteira, que reúne Brasil, Argentina e Paraguai.

A fusão dos ritmos ternários, extremamente populares entre os povos da bacia do rio da Prata, com o seu perfil nitidamente pop, levou-o a liderar uma tendência musical batizada como ‘polca-rock’, que obteve excelente repercussão junto ao público, e especialmente na mídia especializada.  Mas esse é apenas mais um capítulo de uma trajetória que abrange duas décadas de intensa atuação artística, inclusive como um dos mais ativos produtores culturais do centro-oeste brasileiro. Nos anos 80, em São Paulo, esteve ligado à vanguarda paulistana e ao movimento pop/rock nacional, como vocalista e compositor da banda "Incontroláveis".

Nesse período registrou em vinil o trabalho do grupo, com produção do guitarrista Mário Manga e participação do compositor e arranjador Arrigo Barnabé. De volta a Campo Grande (anos 90), consolida seu trabalho credenciando-se como um dos artistas mais originais de sua geração. O vigor dessa nova música pode ser conferido em seu CD solo "Pop Pantanal", marcado por participações de expressivos artistas como Arthur Maia, Márcio Montarroyos, Teço Cardoso e Benjamin Taubikin. Em seu CD, "Jerry Espíndola & Croa / Polca-Rock", lançado pelo selo paulista Elomusic no final de 2002, suas composições em ritmo ternário e a fusão de levadas de polca, chamamé e guarânia com o rock, jazz e reggae, acrescentam à música brasileira uma sonoridade inédita. O CD conta com participações especiais de Paulinho Moska, Vange Milliet, Duofel e Tetê Espíndola.

Em 2003 lançou, em conjunto com a família, o CD “Espíndola Canta”, e o CD “O Que Virou”, com o parceiro Marcello Pettengill e vários convidados. Participou com Jerry&Croa no projeto “Viola Turbinada” do Centro Cultural Banco do Brasil (Rio e Brasília) e, com esta apresentação, foi citado pela revista “Bravo” como um dos 100 melhores shows realizados no Brasil nos últimos 8 anos. Em Mato Grosso do Sul, Jerry tem composições gravadas por mais de 20 artistas, é produtor cultural e diretor executivo da AMP (associação de Músicos do Pantanal). Como produtor artístico, assina a coletânea Pantanal 2000,  além dos  CDs de Lígia Mourão (2003) ,  Simona (2005) e Márcio de Camillo (2007).Em 2006, Jerry lança seu novo CD solo “Vértice”, apresentando músicas inéditas, e o 2° CD em conjunto com a Croa, patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural.

Pavimentação da MS-295 volta ao ritmo normal em 2009

0

2008-12-05 01:47:00

Vilson Nascimento

Os trabalhos de pavimentação dos 54 quilômetros da rodovia MS-295, interligando a cidade de Paranhos a rodovia MS-156 entre Amambai e Tacuru, voltarão a ser intensificados a partir de fevereiro do ano que vem (2009).

A afirmação foi feita pelo Governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), durante uma visita para inauguração e lançamento de obras, realizada essa semana ao município de Paranhos, na fronteira com o Paraguai.

Segundo o Governador a empresa responsável pela execução das obras justificou a paralisação dos trabalhos por 60 dias (dezembro e janeiro) tendo em vista as festividades de final de ano, mas principalmente pelo motivo do período chuvoso na região, que estava atrapalhando o bom andamento dos trabalhos.

“A população de Paranhos e toda a região pode ficar tranqüila que a obra vai sair e garanto mais, quero inaugurar esse asfalto até o final de 2009”, disse o Governador ao ressaltar que a paralisação dos trabalhos de pavimentação foram programados e não tem nada a ver com falta de recursos.

“Em nosso governo só iniciamos uma obra se estivermos com o dinheiro em caixa para começar e terminar. A pavimentação desse trecho de rodovia não é diferente. Estamos com o dinheiro disponível, esperando a empresa terminar para receber integralmente”, finalizou André Puccinelli.

Obras das pontes continuam- A paralisação por conta do período chuvoso só ocorre, por enquanto, no que tange a pavimentação asfáltica.

As equipes encarregadas pela confecção de pontes e aterros ao longo dos 54 quilômetros de rodovia estadual, continuam trabalhando normalmente no trecho.

Prefeitura de Amambai apóia Ferechopp

0

2008-12-05 00:27:00

A Prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Administração, está apoiando a realização do 22º Festival Regional do Chopp – Ferechopp, que acontece neste sábado, dia 6, a partir das 22 horas, no Parque de Exposição de Amambai.

O Ferechopp é realizado anualmente pelo Rotary Clube de Amambai e tem como objetivos a arrecadação de fundos para a execução de programas sociais, entre eles, o combate à poliomielite no mundo, a também a doação de recursos para entidades do município e a Fundação Rotária.

O apoio do poder publico municipal é efetivado através do repasse de recursos para as entidades parceiras do evento. Cada entidade recebe R$ 1.000,00 e, em contrapartida responsabiliza-se pela venda de uma cota de canecos-ingressos. Neste ano, o evento conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, Clube de Mães, Associação Viva Vida, União dos Deficientes Físicos de Amambai e Lar do Idoso. O apoio concedido com recursos públicos para as entidades iniciou na gestão do prefeito Sérgio Barbosa.

O 22º Ferechopp deste ano é animado pela Banda Poerão, do Paraná. Os canecos-ingressos estão sendo vendidos antecipadamente a R$ 12,00 pelos rotarianos, entidades parceiras e no Auto Posto Sol Nascente, Exata Pré-Moldados, Farmácia São Lucas, Gente Pequena Moda Infantil, Lojas Veneza, Macro Contabilidade, Mega Informática, Moreira Produções e Salão do Bira. A festa é patrocinada por organizações governamentais e pela iniciativa privada.

Equipe Honda deverá deixar a Fórmula-1

0

2008-12-05 00:09:00

Os brasileiros Rubens Barrichello, Bruno Senna e Lucas Di Grassi tinham esperanças de correr pela Honda na temporada de 2009 da Fórmula 1. Contudo, a equipe japonesa pode fechar suas portas ainda em 2008, em virtude da grave crise financeira que enfrenta.

Segundo informa o site Grandprix, especializado em automobilismo, os dirigentes tentarão vender a Honda até o Natal, mas caso não consigam, a tendência é que a equipe se retire da Fórmula 1.

Estima-se que em 2008, a Honda teve um orçamento de US$ 398,1 milhões (R$ 982,7 milhões), perdendo apenas para Toyota, McLaren e Ferrari. Mesmo assim, seu melhor resultado na temporada foi um terceiro lugar conquistado por Rubens Barrichelo no GP da Inglaterra.

Além disso, com uma possível saída da Honda da Fórmula 1, o Brasil deverá ter um piloto a menos na próxima temporada.

Em 2008, Jenson Button e Rubens Barrichello foram os pilotos da equipe, que, porém, não havia anunciado sua dupla para 2009. Assim, além de Barrichello, os também brasileiros Lucas Di Grassi e Bruno Senna tentavam uma vaga na escuderia.

Tudo pronto para o 22º Festival do Chopp de Amambai

0

2008-12-04 22:18:00

Está tudo pronto para a 22ª edição do Ferechopp – Festival Regional do Chopp de Amambai, que acontece neste sábado, 6, a partir das 22 horas, no Parque de Exposições. O evento é promovido pelo Rotary Club de Amambai em parceria com a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada.

A Comissão Organizadora do Ferechopp pensou em todos os detalhes, desde a segurança, estacionamento, até a qualidade da banda, espaço interno do salão e praça de alimentação. O chopp, que mais uma vez deve surpreender a todos pela qualidade, continua sendo da Cantina Mato Grosso, de Campo Grande, não deixando em nada a desejar.

O Ferechopp reúne segmentos diversos em prol de entidades assistenciais de Amambai e da Fundação Rotária. Neste ano, R$ 5.000,00 serão destinados a cinco entidades – Clube de Mães, Lar do Idoso, União dos Deficientes Físicos, Associação Viva Vida e Apae. Além disso, pelo menos U$ 1.000 serão doados à Fundação Rotária que aplica os recursos recebidos em projetos sociais em todo o mundo; no ano passado, o Rotary de Amambai repassou U$ 2.000.

A animação da festa fica por conta da Banda Poerão, uma das mais animadas do Paraná. No Ferechopp, o público poderá conferir ao vivo o novo trabalho da Banda, que mostra sua força com estilo de suas composições e com uma linguagem moderna e atual. O estacionamento é do Rotaract Club de Amambai.

Os canecos-ingressos estão sendo vendidos antecipadamente a R$ 12,00 pelos rotarianos, entidades parceiras e no Auto Posto Sol Nascente, Exata Pré-Moldados, Farmácia São Lucas, Gente Pequena Moda Infantil, Lojas Veneza, Macro Contabilidade, Mega Informática, Moreira Produções e Salão do Bira. Por  conta de acordo mantido em 2007 com a Promotoria de Justiça, não será permitida a entrada de menores de 18 anos no evento.

Segundo o coordenador do Festival, Pedro Humberto Alves, a expectativa é que o evento aglutine cerca de 1.500 pessoas no Parque de Exposições. “Estamos fazendo uma festa para mais de 1.500 pessoas, a grande maioria dos canecos já está destinada, esta é uma festa dos rotarianos para as famílias de Amambai”, falou Pedro Humberto.

Governo assina convênio para capacitação de jovens em MS

0

2008-12-04 21:09:00

Amanhã o governo do Estado e mais quatro prefeituras assinarão convênios com o Programa Pró-Jovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego, que vão beneficiar oito mil jovens em Mato Grosso do Sul. A cerimônia será realizada na Governadoria, a partir das 15h30.

Cinco mil jovens receberão qualificação profissional através de um convênio com o governo do Estado. Outros três mil serão atendidos por meio de convênio entre Ministério e as prefeituras: de Corumbá (1.000), Três Lagoas (1.000), Maracaju (500) e Paranaíba (500).

"Nossos prefeitos têm trabalhado muito para atrair indústrias e novas empresas para os seus municípios, mas não adianta criar o emprego se a gente não preparar os jovens para ocupar essas vagas", comentou o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), que articulou a realização dos convênios.