18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9929

Funasa volta a abandonar indígenas na Limão Verde

0

2009-01-21 20:59:00

Vilson Nascimento

Após deixar a comunidade indígena da Aldeia Limão Verde em Amambai, por mais de 30 dias sem água no final do ano passado, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) voltou a abandonar os moradores de reserva, que já estão a cerca de 10 dias sem água potável novamente.

O motivo do desabastecimento, segundo a Fundação, foi o mesmo que gerou a falta de água no final do ano, novamente a queima da bomba do único poço artesiano existente na reserva indígena que segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio) conta com mais de 1.100 moradores, todos indígenas da etnia guarani-kaiowá.

Com a falta de água potável, mais uma vez os indígenas voltaram a colocar a saúde e a própria vida em risco buscando água contaminada em bebedouros de gado em fazendas vizinhas à aldeia ou caminhando por cerca de dois quilômetros, dividindo espaço entre os veículos em uma rodovia sem acostamento, para buscar água em um riacho situado na região.

Falta de solução

No final do ano passado, após denúncias realizadas pela imprensa relatando o problema e o encaminhamento de um ofício por parte do Ministério Público Estadual cobrando uma solução para o problema, a Funasa, que afirmava já ter trocado quatro bombas queimadas no mesmo poço em menos de dois meses, voltou a substituir a bomba danificada, mas não tomou nenhuma atitude para resolver o problema de forma definitiva, apesar da cobrança da população indígena local para que se implantasse outro poço na aldeia para evitar novos desabastecimentos.

Na época a Funasa se defendeu alegando que a Enesul (Empresa Energética do Mato Grosso do Sul) não estaria fornecendo a energia necessária para tocar a bomba que acabava trabalhando forçada, provocando danos no equipamento.

Procurada pela reportagem a Enersul, por intermédia de sua equipe técnica local em Amambai, informou que medições apontavam que o transformador estaria recebendo exatamente a energia que a Funasa havia contratado da empresa e não havia nenhum problema em relação ao fornecimento.

Ainda naquela época o coordenador regional da Funasa em Mato Grosso do Sul, Flávio Brito, que se quer esteve em Amambai para averiguar o drama que os guarani-kaiowá estavam enfrentando com a falta de água até para cozinhar, quando mais para higiene pessoal, procurou a imprensa para tentar “maquiar” o problema que até agora persiste.

Busca de solução

Por telefone na manhã dessa quinta-feira (22), o chefe do Pólo Regional da Funasa em Amambai, David Pereira, informou que uma nova bomba já estava em Amambai para substituir a danificada e para a troca só estaria sendo aguardada a chegada de um caminhão equipado para prestar os serviços, que estaria vindo da Capital do Estado, Campo Grande. 

Índios denunciam sobrecarga em transformador

De acordo com lideranças da reserva indígena, a sobrecarga de ligações de redes no transformador da rede elétrica que alimenta a bomba seria o possível motivo da oscilação de energia, que estaria danificando as bombas colocadas nos poços.

Segundo os indígenas no mesmo transformador que fornece energia para o poço estaria ligado a rede que fornece energia para o Posto de Saúde e para uma escola municipal que funciona dentro da reserva indígena.

Na manhã dessa quinta-feira (22) a Prefeitura de Amambai mandou eletricistas para a reserva indígena para tentar identificar o problema para buscar uma solução definitiva.

Prefeitura tenta amenizar o problema

Há três dias, ao tomar conhecimento sobre o desabastecimento de água na Limão Verde, o coordenador municipal de saúde indígena em Amambai, Ivo Alves, levou o problema ao conhecimento do secretário municipal de saúde, Ednor Bampi e do prefeito Dirceu Lanzarini que garantiram apoio para o abastecimento das caixas de água da aldeia com emprego de caminhão pipa.

A Prefeitura forneceu bateria e combustível para um caminhão pipa pertencente a própria Prefeitura que está cedido ao Corpo de Bombeiros Militar e estava parado por problemas na bateria e falta de combustível.

Com o veículo funcionando, o coordenador de saúde indígena, Ivo Alves, com apoio do coordenador da Defesa Civil em Amambai, Sargento Bombeiro Wilson Vicente Ferreira, de integrantes do Corpo de Bombeiros do município e da Sanesul, que forneceu água potável, passaram a abastecer os moradores da reserva indígena com o emprego do caminhão pipa.

Segundo a equipe na quarta-feira (21) foram levados dois caminhões de água que foram distribuídos em caixas localizadas em diversos pontos da reserva indígena e diretamente às famílias.

“Nossa meta é realizar mais pelo menos duas viajem de água para a aldeia nesta quinta-feira para tentar amenizar o desabastecimento”, informou, na quarta, o coordenador municipal da Defesa Civil, Wilson Vicente.

Matéria atualizada às 10h39 desta quinta-feira

708 kg de maconha estavam escondidas por lona em S-10

0

2009-01-21 20:20:00

Uma equipe de Policiais Federais de Dourados encontrou na tarde de hoje, na rua Hayel Bon Faker, 708 kg de maconha na carroceria de uma camionete S-10, de cor branca, que estava sendo conduzida por Arnaldo, morador em Coronel Sapucaia. Durante a solicitação de parada do veículo pelos policiais, o motorista, único ocupante do veículo, tentou lançar a camionete contra a viatura policial, mas foi capturado logo em seguida.

A droga estava na carroceria escondida apenas por uma lona. Arnaldo disse aos policiais que trouxe o entorpecente de Coronel Sapucaia para a cidade de Dourados/MS.

Crise continua fechando laticínios em Mato Grosso do Sul

0

2009-01-21 19:34:00

A crise do leite continua trazendo prejuízos para o setor lácteo em Mato Grosso do Sul. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas Laticinistas de MS, Edgar Rodrigues Pereira, em três anos, 40 das 54 empresas fecharam as portas em três anos. Enquanto isto o preço do produto pago aos produtores continua em declínio, chegando hoje na casa dos 0,90.

Fator preocupante é que a safra do leite chega com poucas perspectivas. "Com o produto estocado no Estado e o baixo consumo, a produção em alta do leite não é bom negócio nem para as empresas quanto mais para os produtores", acrescenta.

De acordo com Edgar, no Brasil estão estocados mais de 1,5 bilhões de leite devido as baixas exportações. Segundo ele, em 2008 o setor passou por uma situação atípica. "Em 2007 houve alta no preço do produto e exportações recordes, principalmente porque a produção do leite em pó estava em ascensão. A notícia boa encheu os olhos dos produtores, que em 2008 produziram 20% a mais do que o ano passado. Com a alta dos alimentos e controle da inflação houve baixa no consumo", revela.

A crise internacional, as reduções de 35% das comodities lácteas e altas na produção são os principais problemas apontados pelo presidente.

Uma alternativa para amenizar a crise é a proposta para a redução da alíquota em 0%, segundo Edgar. Segundo ele estão sendo feitas negociações com o governo do Estado, que já prometeu 15% de redução, através do crédito resumido. "Em Estados como Paraná e São Paulo, que são nossos vizinhos, já existe esta medida. Com isso MS terá a oportunidade de competir com os preços deles, que já é menor e buscar se livrar dos estoques" avalia, observando que a atual situação dos empresários, é de individamento e aumento no número de desempregos.

Para o produtor Valdecir Antônio, faltam políticas que incentivem o produtor. "O preço para se produzir ainda é muito alto. O sal mineral e as rações principalmente estão cada vez custando mais. É preciso que o valor do leite pago aos produtores seja compatível com os gastos", acrescenta.

MERCADO – Nos mercados de Dourados o consumo de leite é baixo. De acordo com o empresário Elizeu Martins, nas últimas semanas as vendas reduziram 20%, o que acompanhou a quantidade de investimento no produto. "Estamos comprando menos, já que o leite não está tendo muita saída", conta.

Segundo Elizeu, ele paga R$ 1,10 no litro do leite e revende o produto por R$ 1,30. Há dois meses o consumidor final pagava R$ 1,40 por litro, o que demonstra que o consumidor final não está tento grandes vantagens na queda do preço do produto pago aos produtores.  (Valéria Araújo)

Lanzarini e Mansano recebem diretoria da Santo Antônio

0

2009-01-21 19:02:00

O prefeito de Amambai Dirceu Lanzarini e o presidente da Câmara Municipal vereador Anderson Mansano junto com o vice-prefeito José Aguiar receberam uma comissão da Associação de Moradores da Vila Santo Antonio que apresentaram uma série de reivindicações para a sua comunidade.

A comissão formada por Nelson Moreira de Andrade, Zelia Moreira, Claudia Andrade e Alfredo Alves da Silva apresentou como prioridade a instalação de uma bomba de água no poço artesiano que abastece de água a Vila Santo Antonio já que a existente no local não atinge a vazão necessária.

A bomba instalada pela administração anterior é de 1,5 hp com vazão de 2.500 litros de água /hora e não consegue encher a caixa de 20 mil litros instalada no local; sendo necessário um equipamento de maior potencia que permita a vazão suficiente para o enchimento da caixa de água e solucione definitivamente o problema da comunidade.

O prefeito Dirceu Lanzarini se prontificou a atender o pedido da comissão de forma imediata e já deu as diretivas necessárias para o atendimento da reivindicação.

Outras necessidades da Vila Santo Antonio serão atendidas durante a gestão da atual administração, como remodelação e revitalização da praça, patrolamento e cascalhamento da malha viária que da acesso a vila, a atuação mais presente dos agentes comunitários e outras.

No final da reunião a comissão agradeceu ao vereador Mansano e o prefeito Dirceu Lanzarini o pronto atendimento da reivindicação principal que tanto faz sofrer aos moradores da vila.

Equipe de MS vence as 500 Milhas de Interlagos

0

2009-01-21 17:29:00

A equipe MS Racing venceu as 500 Milhas de Interlagos na categoria 500 cilindradas. A prova, de moto velocidade, aconteceu no último domingo e levou mais de seis horas para que os competidores completassem os 960 quilômetros.

Para terminar a prova a equipe levou para a cidade de São Paulo quatro pilotos, João Victor Batista (16), Danilo Meira (30), Márcio Baptista (42) e Hélio Martins (32). Além da moto, uma Honda CB 500, e mais cinco mecânicos para ajudar no box.

“Foi uma experiência muito boa para nós. Em corridas com esta, de longa distância, o que conta não é ser o mais rápido, mas sim o mais constate”, conta João Victor o mais novo entre os 45 pilotos que se inscreveram na corrida.

“Para o ano que vem, caso a prova seja realizada novamente, nós já temos o plano de competir de novo, mas vai ser na categoria 600 cilindradas, com uma Honda Hornet”, adianta João Victor.

A prova 500 Milhas de Interlagos, que teve início em 1941, não era disputada há 18 anos, a última corrida aconteceu em 1991. Participaram motos de diferentes categorias, iniciando com as de 500cc, chegando até as de 1200cc.

“Nós conseguimos fazer a poli position. E lideramos a prova por um bom tempo, mas na primeira troca de pilotos estávamos em segundo lugar. Foi quando o Danilo pegou a moto para recuperar a posição”, relata João. “Na segunda troca meu pai [Márcio Baptista] foi para a pista, neste ponto da prova tivemos uma vantagem, porque o segundo colocado perdeu muito tempo na troca de pilotos”.

Quando Hélio Martins assumiu a posição de piloto, aconteceu um acidente e o segundo colocado foi prejudicado mais uma vez. “Com o safety car na pista nós conseguimos colocar quatro voltas sobre o segundo colocado e foi assim até o final”, relembra.

O prêmio – Para a premiação a equipe vai ter de voltar para São Paulo. “Por hora nós só recebemos um troféu simbólico. O troféu verdadeiro e o prêmio nós vamos receber durante uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo”, conta.

Para participar da prova a MS Racing gastou cerca de R$ 15 mil, sem contar com o valor da moto, parte deste custo foi pago pelos patrocinadores.

Na classificação geral, ou seja, contando com as motos das outras categorias que correram ao mesmo tempo, os sul-mato-grossenses ficaram na nona posição. Dos 45 inscritos na prova, somente 25 alcançaram tempo mínimo para participar da competição, sendo que apenas 15 conseguiram terminá-la. Na categoria 500cc somente três equipes cruzaram a linha de chegada.

Petrobras admite reduzir preço de combustíveis no país

0

2009-01-21 16:38:00

Thais Leitão, da Agência Brasil

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse hoje (21) que, se a cotação do barril de petróleo no mercado internacional continuar no patamar atual, girando em torno de US$ 30, a empresa poderá reduzir o preço dos combustíveis no mercado interno.

Costa ressaltou, no entanto, que “o momento ainda não chegou”, já que a estatal considera os acontecimentos no longo prazo para tomar decisões sobre reajustes.

“A Petrobras trabalha com horizonte de longo prazo e não passa para o mercado volatilidade. Na hipótese de o petróleo estacionar na faixa de US$ 30, vamos fazer uma reavaliação”, admitiu o diretor da empresa.

Segundo ele, a empresa adotou essa postura em meados do ano passado, quando a cotação de petróleo no mercado internacional sofreu movimento inverso, atingindo US$ 140.

Projeto Nascer Bem inicia atividades em Ponta Porã e Paranhos

0

2009-01-21 16:14:00

A busca por perfis empreendedores comprometidos em dar início ao próprio negócio e a capacitação para os que querem se consolidar no mercado são alguns dos objetivos do ciclo de palestras do projeto Nascer Bem. O evento acontece entre os dias 21 e 30 de janeiro nas regiões de Ponta Porã, Paranhos e no distrito da Cabeceira do Apa, região sul do Estado.

O projeto Nascer Bem, desenvolvido pelo Sebrae/MS, tem o objetivo de orientar os futuros e recentes empreendedores do Estado, oferecendo capacitações e consultorias. Estas orientações visam a inclusão e a permanência no segmento empresarial, aumentando a competitividade e a geração de trabalho e renda em Mato Grosso do Sul.

O programa é dividido em duas fases, sendo que as palestras são os primeiros passos em busca do próprio negócio, com o objetivo de ampliar a visão empreendedora dos participantes. Ainda nesta etapa, ele aprende a realizar o plano de negócios, que o capacita para assumir a gestão e também conhecer as viabilidades do empreendimento. Na segunda fase, o Sebrae/MS oferece acompanhamento e monitoria ao novo empreendedor.

O instrutor do Sebrae/MS, Jorge Nagy, afirma que “um projeto como o Nascer Bem influencia na visão dos empreendedores que já tem uma idéia de negócio, mas ainda não a colocaram em prática. E para aqueles que estão na informalidade, as capacitações podem ser um estimulo para formalizar o empreendimento” .

As atividades oferecidas pelo programa são baseadas em questões direcionadas ao dia-a-dia de quem está em busca do próprio negócio, como palestras sobre empreendedorismo, como iniciar uma empresa de maneira correta, planejamento e gestão empresarial, busca por recursos financeiros, além de treinamento na área de oratória, gestualidade e postura.

De acordo com o instrutor, além das palestras, o plano de negócios, que é uma das etapas do projeto, oferece aos empreendedores o contato com a própria realidade e com o futuro do negócio. “Isto possibilita que antes mesmo de abrir a empresa, o participante tenha a visão dos riscos que pode correr e a importância de tomar certos cuidados”, afirma Jorge Nagy.

Serviço
Na cidade de Paranhos, as palestras acontecem entre os dias 21 e 22 de janeiro no Centro de Múltiplo Uso, situado a Rua Washington Luiz, 1801 – Centro.

Na cidade de Ponta Porã, acontece o Treinamento de Oratória, Gestos e Posturas – Módulo Avançado, entre os dias 26 e 30 de janeiro, na Associação Comercial e Industrial, na Avenida Brasil. 2883, Centro.

No distrito de Cabeceira do Apa, o treinamento, Gestão e Técnicas de Produção, acontece entre os dias 29 e 30 de janeiro, no Centro de Beneficiamento da Lã. Informações na central de atendimento do Sebrae/MS 0800 570 0800.

Casal flagrado na fronteira com 4,5 quilos de pasta-base

0

2009-01-21 15:34:00

Aline Queiroz

Agentes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) flagraram um casal que transportava no carro 4,5 quilos de pasta-base de cocaína. Eles foram presos durante fiscalização feita ontem, na MS-280, perto de Ponta Porã, município distante 334 quilômetros de Campo Grande e que faz fronteira com o Paraguai.

Segundo informações do site Dourados News, Robson Leandro Pelegrini, 29 anos, e a esposa Nelma Martins da Silva, 22 anos, estavam no veículo Fiat Pálio placa, APP-0858, Colombo (PR). No carro, os policiais encontraram oito tabletes da droga, que seria levada a Caarapó, onde moravam.

Pelegrini confessou que receberia R$ 2 mil pela ação e os dois foram encaminhados à Polícia Civil de Ponta Porã.

Aposentadoria por tempo de serviço saírá em meia hora

0

2009-01-21 15:07:00

A aposentadoria por tempo de serviço e o salário-maternidade também passarão a ser concedidos em 30 minutos a partir do dia 27 de janeiro, informou nesta quarta-feira (21) o ministro da Previdência Social, José Pimentel. No início deste ano, a medida passou a valer para as aposentadorias por idade.


O ministro informou que a ideia inicial era conceder esse serviço somente a partir do mês de março. Acrescentou, porém, que houve uma antecipação desse prazo por conta da integração do sistema previdenciário.


Para requisitar a aposentadoria, o trabalhador deverá agendar o atendimento em um posto do INSS por meio do telefone 135 ou pela página na internet. O secretário de Previdência Social, Helmut Schwarzer, informou que a aposentadoria não será concedida em meia hora somente se houver alguma pendência (tempo de serviço não computado) na base de dados do Ministério. Para se aposentar por tempo de serviço, os homens devem ter 35 anos de contribuição, e as mulheres, 30 anos.


 "A pessoa não precisa mais ficar levando um monte de papéis. Precisará [levar] somente se precisar comprovar um tempo de serviço ainda não homologado", disse Schwarzer. O ministro da Previdência, José Pimentel, informou que o INSS já possui informações autalizadas sobre todos os trabalhadores de 1976 em diante, ano no qual passou a ser obrigatória a apresentação da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) pelos patrões. Ele estimou que metade dos trabalhadores já tenham seus dados atualizados.

PF prende dois homens com 7kg de haxixe em Ponta Porã

0

2009-01-21 14:55:00

Em Ponta Porã, a PF (Polícia Federal) prendeu dois homem por tráfico de drogas. Dentro da casa onde morava um deles havia 7kg de haxixe.

A prisão aconteceu ontem, quando os policiais localizaram nos fundos da casa um veículo Renault Megane. Ao checarem o documento do carro os policiais notaram que não conferia com o número do chassi, o documento era falso.

Segundo a Polícia, não houve resistência por parte dos dois homens. Ao entrarem na casa os policiais encontraram um revolver calibre 38, além de munição 9mm. Pouco depois, foram descobertos os 7 kg de haxixe.

Os dois homens, um de 27 e o outro de 26 anos, foram levados para a delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã. Eles devem responder pelos crimes de receptação de veículo roubado e tráfico de drogas. Além do Megane, mais dois outros carros foram apreendidos.

Missão da União Européia inicia amanhã trabalhos em MS

0

2009-01-21 14:48:00

Com muita discrição os técnicos da União Européia chegam hoje à noite ao Estado para uma visita técnica que devem durar dois dias. A programação, que iniciará pela manhã desta quinta-feira (22), prevê visita in loco a Zona de Alta Vigilância (ZAV), na fronteira com o Paraguai. A comitiva será acompanhada por técnicos da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS) e também da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).


A secretária estadual de Produção (Seprotur) Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias declarou ontem que o trabalho sanitário estadual avançou muito e que por isso os europeus devem ter uma surpresa positiva. “Avançamos no monitoramento do trânsito dos animais, na identificação dos animais da fronteira [bovinos e ovinos], os escritórios estão todos informatizados, a GTA [Guia de Trânsito Animal] eletrônica já está funcionando, enfim, minha expectativa é que eles aprovem o que foi feito”, disse ela confiante.


Contudo, ainda segundo a secretária, a apreensão fica por conta da visita da segunda equipe, que chega ao Estado na próxima terça-feira (27) para vistoriar o Sisbov. Como a União Européia abriu a comercialização para Mato Grosso do Sul apenas no segundo semestre do ano passado, ainda não há muitas propriedades aprovadas no sistema. Conforme a SFA/MS, de início está previsto apenas a visita a duas fazendas credenciadas nos municípios de Terenos e Três Lagoas. 

“Ainda há uma lista imensa de propriedades esperando pela vistoria do Ministério da Agricultura [SFA/MS], tanto que a nossa meta esse ano é de intensificar essas vistorias e assim ampliar o número de fazendas aptas a exportar para a União Européia”, garantiu Tereza Cristina ao afirmar que no decorrer desse ano devem acontecer novas auditorias para o mercado europeu. 

 Após passar por Mato Grosso do Sul o primeiro grupo segue para os estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia e Ceará, encerrando a missão em Brasília, no dia 2 de fevereiro. Já o segundo grupo passa pelo Estado e encerra a missão também no dia 2, em Brasília. Toda programação será restrita a área técnica e fechada para o acesso da imprensa, conforme recomendações dos técnicos europeus ao Ministério.

Banco do Brasil vai investir R$ 41 mi em cultura em 2009

0

2009-01-21 14:27:00

Ao que tudo indica, o setor cultural terá fôlego para enfrentar, este ano, os efeitos da crise financeira global. Além da manutenção do calendário internacional de shows, que abriu com Elton John, no último sábado, e ainda recebe Orishas, Alanis Morissette, Radiohead, Iron Maiden, entre outros, o Banco do Brasil anunciou hoje que o investimento total em 2009 para a programação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília -, mais o projeto itinerante que envolve 18 cidades brasileiras, será de R$ 41 milhões. "Estamos muito felizes", afirmou o gerente de comunicação, Lourivaldo Paula de Lima Junior, durante coletiva.


Mesmo diante de um cenário imprevisível no mercado, o BB, que comemora 20 anos de CCBB, aportará este ano um volume de investimento 10% superior ao de 2008, que foi de R$ 37 milhões. A iniciativa revela que as recentes aquisições – da Nossa Caixa, em dezembro último, mais os 50% do Banco Votorantim, anunciado há duas semanas – poderão deixar o banco em uma situação ligeiramente confortável em meio à turbulência global.


Segundo o executivo de comunicação, a consolidação das aquisições deve fazer com que o volume de investimentos para 2010 se mantenha no patamar de 2009. "Ou até maior", destacou. Lima Junior admitiu, porém, que, com o advento da crise, a instituição teve de fazer uma nova análise de planejamento. Mas, frisou que não houve nenhuma redução no plano inicial. "Já partimos deste número (de cerca de R$ 41 milhões)."


É com este expressivo investimento que o CCBB receberá grandes atrações até o fim de 2009. Os R$ 41 milhões serão distribuídos entre os setores culturais: artes cênicas, artes plásticas, cinema e vídeo, ideia e música, além do projeto educativo. Grande parte dos destaques da programação está concentrada em teatro e exposições, áreas já conceituadas do CCBB.


Programação
Nas artes visuais, as exposições Vanguardas Russas e Yves Saint Laurent -Voyages Extraodinaires devem atrair grande público, além da mostra dos brasileiros OsGemeos. Quem abre a programação teatral, em São Paulo, em fevereiro, é a atriz Debora Duboc, com a peça Um dia (quase) igual aos outros, que segue com Shirley Valentine (abril), com Betty Faria, e Simplesmente eu, monólogo de Beth Goulart sobre a escritora Clarice Lispector, previsto para o segundo semestre, entre outras.


A programação é extensa e envolve o Ano da França no Brasil, além de shows, concertos, mais de 40 mostras de cinema e muitas palestras. A atriz Beth Goulart, que esteve na coletiva de hoje, aproveitou para alertar o governo de que está na hora de se pensar em outras alternativas de incentivo à cultura, já que as empresas podem retrair os investimentos fiscais por meio da Lei Rouanet. "Esperamos não sofrer com retração. Mas é preciso que o governo pense em políticas culturais", declarou.

Sanesul pede redução de consumo de água em Amambai

0

2009-01-21 13:38:00

A empresa fornecedora de água de Amambai, Sanesul, vem informar a população que devido a queima de uma das bombas que manda água para a cidade, poderá faltar água em alguns pontos da cidade.

 A Sanesul pede a compreensão de todos para que economizem, evitando o desperdício, pois a previsão de volta ao fornecimento normal é somente para amanhã, dia (22).

Produção mundial de grãos aumenta em quase 5%

0

2009-01-21 13:19:00

A safra mundial de grãos para esta temporada está estimada em 2,24bilhões de toneladas, um acréscimo de 4,9% em relação à safra passada, que fechou em 2,12bilhões de toneladas. O Brasil representa 6,2% dessa produção mundial, com 137 milhões de toneladas.


Os números são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), divulgados nesta segunda-feira (12). A entidade informou também a pesquisa dos grãos para o país, estimada em 400,6 milhões de toneladas.    


    Entre os principais grãos, o trigo deverá apresentar um aumento de produção de 11,9%, soja acréscimo de 5,6% na produção, o arroz incremento de 1,8%, e queda de 0,06% na produção do milho.


Os estoques mundiais de arroz, milho, soja e trigo permanecem próximos aos níveis de cinco anos atrás. Na avaliação do coordenador-geral de Planejamento Estratégico, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques, as previsões do USDA mostram relativa recuperação da relação estoque e consumo para esses produtos em 2009.


Gasques acrescenta que a participação brasileira ocorre de forma mais expressiva na produção de soja, e que o país deverá produzir 25,2% do total, ou seja, 58 milhões de toneladas. O primeiro lugar é ocupado pelos Estados Unidos com 34,5%, que representa 80,5 milhões de toneladas. 


O levantamento da safra é realizado, mensalmente, com consultas a bancos, cooperativas, agricultores, agentes de mercado e representantes de indústrias de insumos no Canadá, México, Estados Unidos, União Européia (EU-27), Rússia, Ucrânia, China, Índia, Indonésia, Paquistão, Tailândia, Argentina, Brasil, Austrália, África do Sul, Turquia, entre outros. Os principais produtos pesquisados são o trigo, milho, arroz, algodão, soja, grãos forrageiros (aveia, centeio, sorgo, cevada) e sementes oleaginosas (soja e amendoim).


Inez De Podestà

MS recebe primeiros recursos de Segurança Pública

0

2009-01-21 12:47:00

Já foram encaminhados ao governo do Estado os recursos necessários para a realização da Conferência Estadual de Segurança Pública, que acontece em junho na Capital.

Foram repassados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública diretamente para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública R$ 100 mil.

A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública acontece em agosto, em Brasília. Antes disso, a discussão ganha o Brasil em conferências municipais e estaduais e outras iniciativas mobilizadoras.

Para viabilizar as discussões locais (como a conferência de Mato Grosso do Sul), o Ministério da Justiça realiza os repasses, que são relacionados de acordo com a população de cada estado.

Para ter acesso aos recursos, Mato Grosso do Sul apresentou os planos de trabalho das conferências municipal – Campo Grande – e estadual. Foi definido que 40% dos participantes das conferências devem ser representantes da sociedade civil, 30% servidores da segurança pública e outros 30% de gestores da segurança pública.

A idéia é que todos os interessados possam participar de alguma forma e contribuir na construção de uma política nacional para o setor.

Ações coordenadas
A 1ª Conseg está diretamente relacionada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que destinará R$ 6,7 bilhões para o setor nos próximos quatro anos. A partir das definições da Conferência, serão aplicadas as ações e os recursos necessários para a efetivação das políticas de segurança.

Semac prorroga período da piracema em MS

0

2009-01-21 12:27:00

Com início em 1º de novembro de 2008, a piracema – época de reprodução dos peixes – teve seu prazo ampliado. De acordo com a resolução da Secretaria de Meio Ambiente, Cidades, Planejamento, Ciência e Tecnologia (Semac) publicada nesta quarta-feira (21) na página 20 do Diário Oficial do Estado (DOE), a piracema termina em 28 de fevereiro de 2009. 
 
Durante a piracema, fica proibida a pesca nos rios de Mato Grosso do Sul, exceto para os casos de pesca de subsistência, pesca científica e, exclusivamente no Rio Paraguai, no mês de fevereiro, a pesca na modalidade pesque e solte devidamente autorizada.

Pela resolução da Semac, a pesca de subsistência é aquela exercida por pescador que, desembarcado ou em barco a remo, utiliza como equipamento caniço simples, linha de mão e anzol, sendo proibido o transporte e a comercialização do pescado. Ainda sobre pesca de subsistência, o limite de peso é de três quilos de peixes ou um exemplar de qualquer tamanho, respeitados os tamanhos mínimos para captura conforme estabelecido na legislação. 

As práticas de despesca, o transporte, a comercialização, o beneficiamento, a industrialização e o armazenamento de peixes ficam permitidas, somente com comprovação de origem, provenientes de aqüicultura ou pesque-pague licenciados junto ao órgão ambiental e registrado na Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR). 


Para quem efetuar pesca, transporte e beneficiamento de pescado que esteja além do estipulado na resolução, será aplicada multa, além de responder pelos crimes ambientais cometidos.

Ladrão rouba o carro da PRE e pratica assalto

0

2009-01-21 11:53:00

Em Ponta Porã, um homem ainda não identificado, roubou na noite de ontem a viatura da PRE (Polícia Militar Rodoviária) que estava estacionada em frente a Base Operacional da MS-386, trecho entre Ponta Porã e Amambai.

O veículo estava com as chaves no contato o que facilitou a ação do ladrão que percorreu 20 quilômetros até a cidade onde praticou o assalto, na Rua Batista de Azevedo, no bairro da Granja.

Ele abordou o comerciário José Alexandre Canteiro Lopes que conduzia um Gol prata com placa DAL-7277, de Ponta Porã, ordenou que a vítima descesse do veiculo e tomou o veículo fugindo em direção a Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

A vítima, que estava acompanhada de um amigo, disse à polícia que o autor trajava roupas semelhantes as da polícia.

Índios acusam desvio de R$ 43 mil em combustíveis

0

2009-01-21 11:22:00

Nove caciques da reserva indígena Buriti se reuniram nesta tarde com o administrador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande, Jorge Antonio das Neves, para cobrar providências sobre suposto desvio de R$ 43 mil em combustíveis, além de verbas para a compra de arame para a atividade agrícola nas aldeias.

Segundo os caciques, uma pequena parte deste montante chegou à comunidade. O resto consta como pago em documentos da Funai, mas na prática não foi repassado às aldeias.

O problema levou os índios da região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti a derrubar do cargo o chefe do posto indígena Buriti, Samuel Dias, e eleger um novo representante.

Os caciques suspeitam que Samuel possa estar envolvido em esquema comandado pelo ex-administrador regional da Funai em Campo Grande, Claudionor Miranda.

Entretanto, ao Campo Grande News, ele nega qualquer envolvimento no esquema de desvio de gasolina, óleo diesel e arames das aldeias.

“Realmente o antigo administrador deve ter usado de má fé. Ele determinava e eu assinava os documentos, como se estivesse recebendo as benfeitorias, mas na verdade não estava”, justificou.

Segundo ele, o antigo administrador da Funai alegava que o processo estava em licitação, entre outras desculpas para não repassar o combustível às aldeias.

“Foi bobeira da minha parte, fico com isso dentro de mim. Ele falava que os processos estavam em pregão, me enganava, eu fico triste por estar sendo acusado de coisas que eu não cometi”, declarou.

Documento apresentado pelo atual administrador revela que entre os dias 19 de agosto e 19 de dezembro do ano passado, foram liberados R$ 43.170,29 para a compra de 13.865 litros de óleo diesel e mais gasolina para atender as nove comunidades indígenas.

Entretanto, nem a metade deste valor foi repassado. “Estou prestando contas do que a Funai repassou, que é para eles terem uma noção do que se passa, e antigamente não se fazia isso. Minha preocupação é com o índio, que já não tem, o branco chama o índio de preguiçoso, agora a própria Funai tirar do índio não está certo, tinha alguma coisa acontecendo de errada aqui”, afirmou Jorge Antônio das Neves.

Ele promete fazer um levantamento nas contas da antiga administração para descobrir quem são os verdadeiros culpados pela não entrega destes materiais às aldeias.

Um exemplo da disparidade entre o que dizem os documentos e o que realmente é recebido pelas aldeias, é o caso do cacique Elizur Gabriel, cacique da aldeia Buriti. A papelada apresentada pela Funai atesta que foram enviados para sua comunidade 30 rolos de arame, mas nenhum chegou às mãos do líder indígena.

A CGU já havia determinado levantamento nas contas do órgão. Foi determinada uma junta interventora, composta por 3 pessoas, após a exoneração de Claudionor no cargo.

Prestação de contas – No dia 31 deste mês, Jorge Antônio das Neves se reúne com lideranças indígenas da região de Miranda, incluindo os postos Cachoeirinha, Pilad Rebua e La Lima.

Em seguida, ele viaja para Nioaque, no começo de fevereiro, para prestar contas e discutir problemas ocorridos nas aldeias daquela região.

Eleição – Durante a reunião desta tarde, os nove caciques elegeram por meio de consenso o novo chefe do posto indígena Buriti, que será Vanderliz Mamedes, técnico agrícola.

Participaram do encontro os caciques Valcélio Figueiredo, Lourenço Rodrigues, Elizur Gabriel, Ilson Dias Cordeiro, Valdeci Silva Reginaldo, Dodô Reginaldo e Edmar Silva.

Fazem parte do complexo Buriti, onde vivem mais de 6.500 índios, as aldeias Recanto, Tereré, Buriti, Lagoinha, Água Azul, Barreirinha, Córrego do Meio, Oliveiras e Olha D’água.

Amambai: Coluna Sólon Ribeiro – 17º RCmec

0

2009-01-21 10:37:00

ADEUS AO CORONEL PELEGIO

No dia de hoje, 20 de janeiro, será a cerimônia de passagem de comando do 17º R C Mec, onde o Coronel Pelegio passará o comando do Regimento ao Coronel Roberto Martins.

No meio militar, despedidas são atividades corriqueiras, pois as movimentações pelo Território Nacional fazem parte da política de defesa do nosso país. Costumamos dizer que muda a equipe, mas a missão continua a mesma. Os substitutos cumprirão as tarefas com o mesmo empenho e galhardia, pois somos todos profissionais “filhos” da mesma Instituição.

As cerimônias formais e informais de despedidas são as mesmas em todo canto do Exército. O sorriso no rosto desejando sucesso na nova empreitada também é o mesmo, e a tristeza “dentro do peito” dos militares que ficam e que partem também é a mesma.

Para quem parte, fica a tristeza de deixar para trás o povo e a cidade que o acolheu por alguns anos. Tristeza por deixar para trás os camaradas com quem dividiu os momentos de alegria do sucesso alcançado, e com quem contou com o “ombro amigo” nos momentos de crise.

Para quem fica, permanece a dúvida se encontrará o companheiro novamente, e a angústia de que a missão será cumprida, mas jamais com a mesma equipe.

Para nós que ficamos, resta agradecer ao Coronel Pelegio pela confiança depositada em cada subordinado e a maneira com que valorizou profissionalmente cada integrante de sua equipe. O cumprimento da missão foi duro e cansativo, mas foi realizado com satisfação e alegria graças à liderança e exemplo do nosso chefe que ora se despede.

Para nós que ficamos, resta desejar ao Coronel Pelegio boa sorte na nova jornada, felicidades na Guarnição do Rio de Janeiro, e que Deus abençoe sua família no novo lar.

Paranhos participa da Copa Vale do Paraná em três categorias

0

2009-01-21 10:16:00

As equipes sub-17, sub-15 e sub-13 de Paranhos seguem esta semana para a cidade de Colorado, interior do Paraná, para participar de umas das maiores competições das categorias de base do Brasil, a Copa Vale do Paraná, com mais de oitenta equipes, entre grandes times do futebol brasileiro, argentino e uruguaio. A equipe fronteiriça já conquistou a quarta colocação na competição, que serve principalmente como vitrine dos novos talentos do futebol brasileiro.

Os jogadores de Paranhos estão sob a supervisão do técnico Denílson Rafaine.