22.8 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 9983

TJ-MS diz que reajuste de custas mexe no bolso dos ricos

0

2008-12-04 18:02:00

O Tribunal de Justiça informou hoje que a proposta do reajuste das custas processuais vai permitir a modernização do judiciário e não impedir o acesso da população à justiça, como acusa a OAB estadual. Antes, tem como um dos objetivos reduzir os recursos protelatórios, já que essas ações retardam e encarecem os serviços judiciais, segundo a corte.

O desembargador Vladimir Abreu da Silva (foto abaixo) afirmou, ainda, que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) “distorceu” o conteúdo do projeto e que a entidade “está mais interessada em proteger os advogados do que a população”.

Já o presidente da OAB, Fábio Trad, discorda da idéia do magistrado dizendo que o plano encarece os serviços judiciais e que a partir de agora casos que devem ser resolvidos em tribunais podem ser “tratados no braço”.

Desde o início desta semana Fábio Trad tem se manifestado contra o projeto que aumenta as custas judiciais o qual tem chamado de “tarifaço”.

Pelos cálculos da entidade, o reajuste implica num aumento de até 3.000% sobre os serviços judiciais cobrados hoje.

Explicação do desembargador, que conversou com a imprensa na manhã desta queinta-feira, em Campo Grande, sustenta que o reajuste proposto pelo tribunal sul-mato-grossense afeta apenas causas acima de R$ 1,3 milhão. Pela tabela aplicada hoje, uma causa com esse volume custa R$ 698,00 e, com o projeto aprovado, custaria R$ 20.995,00.

O projeto que trata do reajuste das taxas judiciais foi aprovado pelos desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça e elaborado a partir de um levantamento do FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Números do TJ/MS indicam que de janeiro a novembro deste ano, a corte arrecadou R$ 21 milhões com as tarifas judiciais. O magistrado disse que não há um cálculo estimado sobre os ganhos com o reajuste, se aprovado.

O plano de reajuste será encaminhado até amanhã, sexta (5), ao governador André Puccinelli. A partir daí, o governo avalia a proposta, que segue depois para a Assembléia Legislativa. Isto é, são os deputados que vão dizer sim ou não ao estudo do tribunal.

Recurso- O projeto da corte diz que uma ação judicial, antes de sua distribuição vai custar 1.5% sobre o valor da causa. Se o serviço for um recurso judicial, o percentual eleva para 2% o custo sobre o valor da causa. Se concordado pelos parlamentares ficariam assim a cobrança de taxas:

Ações até o valor de R$ 40 mil continuam com as custas praticadas atualmente. Porém, sobre um recurso judicial, quando o interessado perde a causa numa primeira instância, estimada em R$ 5 mil, cuja taxa hoje custa R$ 143,00, o serviço passaria a valer R$ 100.

Uma apelação de R$ 10 mil custa agora R$ 185,00 e, com o plano do reajuste, implicaria num custo de R$ 200,00. Se a apelação for estimada em R$ 20 mil, a taxa de R$ 241,00 seria elevada a R$ 400,00. Já se fosse o dobro, R$ 40 mil, as custas passariam dos atuais R$ 297,00 para R$ 800,00.

Despreza-se aqui a taxa caso o interessado na causa provar que não tem dinheiro para custear sua disputa judicial. O critério varia de um caso ao outro, contudo, leva-se em conta o salário do apelante.

Isentos- De acordo com o magistrado a taxa judiciária não incidirá nas causas de jurisdição de menores, acidentes do trabalho, alimentos em que o valor da prestação mensal não seja superior a 2 salários mínimos.

Agora, também os processos movidos nos juizados especiais são isentos de taxas, além de outras situações.

O desembargador disse também que a proposta do reajuste das custas “evita recursos protelatórios”. Ou seja, causas de grande soma e de “desfecho temerário”, segundo o magistrado, serão reduzidas. “Desfecho temerário” seria uma causa judicial que demoraria décadas para se resolver e o resultado, uma incógnita.

Por exemplo, a cada recurso movido, o interessado teria de pagar a custa reajustada. No caso da ação juducial presumida em R$ 1,3 milhão, o apelante teria de desembolsar R$ 20 mil cada vez que entrasse com um recurso. Hoje, um recurso acerca de uma ação cuja disputa judicial superior a casa de R$ 1,3 milhão custa menos de R$ 700,00. 

"É barato, e o interessado não tem garantia alguma de que vai ganhar a causa. Por isso digo que a manifestação da OAB é corporativista, pensam neles e não na sociedade quando dizem que o reajuste é um tarifaço”. disse o magistrado. Ação contra o poder público ou que mexa contra o sistema tributário podem gerar causas milionárias.

Outro lado- Fábio Trad, o presidente da OAB, disse que discorda do raciocínio do magistrado, que o acusou de cuidar apenas do interesse dos advogados ao atacar o projeto que reajuste as custas judiciais.

“Não sou só eu que sou contra as taxas, a Fiems (entidade industrial), a Fecomércio (comércio), sindicatos e estudantes, também são”, disse.

Trad disse ainda que o aumento nas taxas pode esvaziar os tribunais. “A partir de agora, corre-se o risco de uma causa judicial ser resolvida com vingança”, disse.

Trad acha um erro o desembargador dizer que a medida só afeta causas milionárias. “Uma causa milionária pode ser movida por uma pessoa que não é milionária”. Ele disse, ainda, que vai atacar o projeto com manifestos na Assembléia Legislativa.

Campanha conta o câncer foi sucesso em Amambai

0

2008-12-04 17:22:00

A Campanha de prevenção contra o câncer de útero, realizada no período entre os dias 24 e 28 de novembro, atingiu quase 100 % das coletas de preventivos que foram estabelecidas pela Campanha em Amambai. A meta era realizar 312 coletas e foram conseguidas 306 coletas.        

De acordo com a enfermeira e coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Priscila Gonçalves Soares, a campanha foi destinada a todas às mulheres, em especial as com idade entre 25 a 49 anos. “A campanha foi ótima e temos que agradecer o esforço dos profissionais que contribuíram para que tivesse bons resultados. Tivemos mulheres com mais de 50 anos fazendo o preventivo, o que nos deixou muito contentes.

” Priscila destaca que as mulheres que ainda não fizeram o exame preventivo podem procurar um posto de saúde e agendar o exame. “O exame é maneira mais eficaz de se detectar e prevenir a doença. É de essencial importância que as mulheres façam esse exame, pois o câncer do colo do útero tem cura se ele for descoberto logo no início”, disse a enfermeira.
          
Os exames podem ser agendados gratuitamente em todos os Postos de Saúde do município no horário entre as 7 e as 11 horas e das 13 às 17 horas.
                 
Câncer do Colo de útero– O câncer do colo do útero é um a doença curável quando descoberta no início. Fatores como tabagismo, falta de higiene íntima e início precoce da atividade sexual podem ocasionar a doença.

Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer demonstram que em 90 % dos casos de câncer do colo do útero foram detectados a presença do vírus Papiloma Humano (HPV), que é um vírus sexualmente transmitido. Segundo a enfermeira Priscila Soares, o uso de preservativos durante a relação sexual é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV.

Câmara de Caarapó:Sessão dessa quarta, dia 3

0

2008-12-04 16:16:00

Câmara Municipal de Caarapó – MS
Sessão Ordinária realizada em 03 de Dezembro de 2008


Vereadora Marinalva de Souza Faria da Costa – DEM
Enviou indicação ao prefeito Mateus Palma de Farias solicitando a iluminação da Avenida Presidente Vargas até imediações da Vila Jatobá, solicita ainda a aquisição de Kit de material de construção para atender às famílias carentes. Pede a pavimentação asfáltica das ruas Sete de Setembro, Ozório Pedroso e Osvaldo Aranha, localizadas na Vila Jary, com cópia ao secretário municipal de saúde, solicita a aquisição de aparelho Desfibrilador, à secretária de ação social pede doação de cestas básicas para natal de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ao chefe do departamento de meio ambiente do município solicita o plantio de árvores em torno do Balneário Municipal, bem como a construção de pista de caminhada, ao secretário de obras pede a instalação de braços com luminárias nos postes existentes na Rua Tiradentes, nas proximidades da Apae e por fim enviou Moção de Congratulações ao ex-secretário de desenvolvimento Roberto Sanches Nakayama pelo excelente trabalho desenvolvido enquanto esteve à frente desta pasta.

Vereador Aparecido dos Santos- PR
Solicita ao prefeito e ao secretário de obras do município, obras de infra-estrutura no terreno destinado ao novo pólo industrial dói município, ao deputado federal Vander Loubet (PT), solicita recursos para pavimentação asfáltica da rua Manoel Ferreira de Araújo no trecho correspondente à Dr. Coutinho até Br 163, estas indicações recebem o aval do vereador Cláudio Felício Lourenço Gedro.

Vereador Mário Valério – PR
Solicita ao prefeito e ao secretário de obras melhorias na iluminação pública na Vila São Jorge e Jardim Capilé, ao chefe do departamento do meio ambiente solicita plantio de palmeiras no Balneário Municipal.

Workshop apresenta viabilidade do cultivo de flores tropicais

0

2008-12-04 15:15:00

Amanhã, sexta-feira (5), o Sebrae/MS realiza o “2º Workshop sobre a viabilidade técnica do cultivo de flores tropicais no Mato Grosso do Sul", em parceria com a Associação dos Produtores de Flores e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MS). O evento terá início as 14h, no auditório do Sebrae, situado na Avenida Mato Grosso esquina com a Rua Bahia, em Campo Grande.

O workshop é uma das ações previstas no convênio firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e o Sebrae/MS em 2007. Na oportunidade serão apresentados os resultados do levantamento e do diagnóstico aplicado ao setor e instalada oficialmente a Câmara Setorial de floricultura do Estado, com representantes da cadeia produtiva de flores e das Instituições parceiras.

Para Carlos Alberto, Gerente de Agronegócio do Sebrae, os estudos de viabilidade conduzidos pela instituição identificaram características importantíssimas para o cultivo de flores no Estado como: Água, clima e solos favoráveis. A intenção agora é aproveitar as informações levantadas para subsidiar e envolver empresas, empreendedores e entidades que tenham vocação para atuarem no setor de floricultura. “O Sebrae está prospectando mais uma atividade para diversificar a base econômica do produtores rurais do Estado e o cultivo de flores não requer altos investimentos, nem grandes extensões de terra”, finalizou Alberto.

A experiência bem sucedida dos produtores de flores do Pernambuco será apresentada pelo Engenheiro Agrônomo, Narciso Bezerra de Freitas, que será um dos palestrantes do workshop. Narciso é Fiscal Federal Agropecuário e atua no Serviço de Desenvolvimento Agropecuário (fomento da produção flores) da Superintendência Federal de Agricultura do Pernambuco (SFA/PE). Segundo ele, o Estado de Pernambuco possui 84 produtores de flores tropicais cadastrados, que cultivam uma área de aproximadamente 180 hectares, com faturamento anual superior a 50 milhões de Reais/ano.

Para os organizadores, o objetivo não é competir com a produção de flores de outros estados, mas oferecer um produto diferente e aproveitar a logística já existente nas importações do produto, utilizando a volta dos meios de transporte, sem mercadoria, para escoar a nossa produção de flores tropicais para os mesmos estados dos quais importamos.

VISITANDO PERNAMBUCO- Empresários do setor de floricultura e técnicos da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Agraer e Seprotur, estiveram no mês de março em Pernambuco. Eles foram conhecer o sistema de produção e comercialização do agronegócio de flores tropicais daquele Estado.

A equipe sul-mato-grossense foi composta por três empresários do setor florícola e oito técnicos dos diversos órgãos e Instituições envolvidos diretamente no estudo de viabilidade técnica da implantação dos pólos de produção de flores tropicais em Campo Grande. O objetivo da viajem técnica foi trazer para o Estado, subsídios capazes de fomentar a implantação desse projeto na Capital.

Informações mais detalhadas, com o Fiscal Federal Agropecuário Humberto Pregelli Fernandes do Serviço de Sanidade Vegetal da SFA/MS através do telefone (67) 3316-7100 / 7128.

Ministro do Trabalho vem a MS para assinar convênios

0

2008-12-04 14:02:00

O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT, estará em Campo Grande nesta sexta-feira (5/12) para a assinatura de convênios do Programa Pró-Jovem Trabalhador, beneficiando um total de oito mil jovens em Mato Grosso do Sul. A solenidade será realizada na Governadoria, a partir das 15h30.

O convênio entre o Ministério do Trabalho e o Governo do Estado vai garantir qualificação profissional a cinco mil jovens. Outros três mil serão atendidos por meio de convênio entre Ministério e as prefeituras: de Corumbá (1.000), Três Lagoas (1.000), Maracaju (500) e Paranaíba (500).

Servidores estaduais já podem sacar os salários

0

2008-12-04 13:10:00

Os 60 mil servidores públicos estaduais recebem nesta quinta-feira os salários de novembro. A antecipação dos salários segue compromisso do governo em trazer para o primeiro dia útil do mês subsequente ao trabalhado a data oficial de liberação dos salários.

No dia 12 os servidores recebem o 13º salário, atendendo pedidos da Fiems, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Fota se reúne para discutir mudanças na Fórmula 1

0

2008-12-04 12:07:00

Os chefes de equipe da Fórmula 1 se reúnem nesta quinta-feira, em Genebra, na Suíça, onde vão discutir uma série de possíveis mudanças para os próximos anos na principal categoria do automobilismo mundial.

Dentre elas, está a proposta de Bernie Ecclestone para que o atual sistema de pontuação seja substituído por um de medalhas. No entanto, as equipes consideram mais importantes as discussões relativas ao corte de custos.

A Associação das Equipes da Fórmula 1 (Fota, em inglês) pretende definir algumas propostas antes da reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na próxima semana.

"Muito foi definido para 2009 e mais está por vir para 2010 e 2011 para a redução de custos e a evolução do show. Esses são os principais assuntos", disse o italiano Luca Colajanni, porta-voz da equipe Ferrari, de acordo com o The Guardian.

Uma das mais radicais propostas seria a possibilidade de trocar o motor V8 de 2,4 litros por modelos turbo de 1,8 litros, que fariam com que os carros não necessitassem de reabastecimento durante as corridas, uma vez que consumiriam 30% menos de combustível.

Dois presos fogem da cadeia de Itaquiraí

0

2008-12-04 12:00:00

Em Itaquiraí, ontem, foi registrada a fuga de dois a Cadeia Pública, por volta de 10h, segundo o relato do Boletim da Seção de Relações Públicas da Polícia Militar – Batalhão de Naviraí.

A PM teve conhecimento de que dois detentos, que cumpriam pena na Cadeia Pública da Itaquiraí, de forma sorrateira, cortaram as grades do solar, no momento do banho de sol, provavelmente na tarde do dia dois, e logo após fugiram.

Foram realizadas várias diligências a procura de Sidnei Alves Batista e Reginaldo Mendes da Silva (ambos 24 anos), porém não houve êxito.

Exportações de MS em novembro cresceram 54,9%

0

2008-12-04 11:22:00

Dados da balança comercial, divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, apontam que as exportações por Mato Grosso do Sul atingiram US$ 131,7 milhões no mês de novembro, volume 54,9% maior que em novembro do ano passado. Em novembro de 2007 foram exportados US$ 85 milhões.


No acumulado de janeiro a novembro foram exportados mais de US$ 2 bilhões, crescimento de 62% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda não foram divulgados os dados detalhados, por produto. Até outubro eram as carnes, minérios e soja os principais produtos exportados.

Governo do Estado libera 13º dia 12, uma sexta-feira

0

2008-12-04 10:02:00

O governador André Puccinelli anunciou na manhã desta quarta-feira, duas medidas que favorecem o comércio estadual e os servidores do Estado.

Ele disse que o 13º dos servidores será liberado em uma cota única no dia 12, sexta-feira da semana que vem e ainda que mandou prorrogar por dez dias o pagamento de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços).

Puccinelli prometeu também que a partir de fevereiro do ano que vem os servidores vão receber os salários no primeiro dia do mês e não no quinto dia útil, como é feito o pagamento agora. Essas medidas foram ditas por Puccinelli em seu gabinete e contou com a presença de representantes do setor produtivo e ao menos 20 deputados estaduais.

O pedido de antecipação do 13º salário e prorrogação do pagamento do imposto foi feito duas semanas atrás pelos empresários que integram o Comitê de Monitoramento da Crise, colegiado encabeçado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul). Um dos argumentos da classe empresarial para antecipação do salário tem a ver com o Natal, celebrado numa quinta-feira.

Com a liberação antes, os consumidores teriam mais tempo para as compras. E os empresários aqueceriam suas movimentações. Puccinelli revelou que o governo vai desembolsar R$ 192 milhões para quitar o 13º salário.

O comando da Fiems mostrou-se satisfeito com a prorrogação por dez dias o pagamento do ICMS. Contudo, a entidade ambicionava um prazo maior, de 15 dias. De acordo com o governador, a regra que permite o prazo 10 dias aos empresários que pagam o imposto, será mantida por seis meses. Vale a partir de hoje.

A Fiems tem outras reivindicações como à redução de pautas fiscais em outros produtos. A entidade acha que, “aos poucos” tem sido atendida por Puccinelli.

Na semana passada, o governador mostrou-se contrário a algumas solicitações da classe produtiva ao dizer que “alongamento só no músculo esquelético”. 

Embora Puccinelli tenha reclamado da queda na arrecadação de ICMS registrada em novembro, até o final do ano a receita desse tributo vai superar a previsão feita pelo próprio governo no início do ano.

Mantida alíquota reduzida para cobrança do IPVA

0

2008-12-04 09:08:00

O governo do Estado manteve a redução de 50% na alíquota do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). O decreto que reduz o imposto para 2009 foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) de hoje.

Todos os anos o governo edita um decreto como este. Isso porque a alíquota original é o dobro do que o contribuinte paga pelo IPVA. No caso de veículos de passeios, por exemplo, a alíquota do IPVA é de 5%, mas com a redução fica em 2,5%.

A alíquota vigente para ônibus e caminhões é de 1,5% e de motocicletas 2%. Carros novos são isentos de IPVA e motos zero compradas em concessionárias de até 150 cilindradas pagam 50%

UFMS recebe inscrições para transferências de alunos

0

2008-12-04 08:10:00

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue até sexta-feira (5), com as inscrições abertas para transferências de alunos de outras instituições de ensino superior.

São oferecidas 605 vagas para 41 cursos de graduação nas unidades de Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana.

Os candidatos devem comprovar conclusão do primeiro semestre do curso superior, com direito à progressão para o 2º ano na instituição de origem, com exceção do curso de Odontologia em que o candidato deverá comprovar que concluiu o 2º ano, com direito à progressão para o 3º ano na instituição de origem.

As inscrições estão disponíveis apenas pela site da Copeve (Comissão Permanente de Vestibulares) e a taxa varia entre R$ 100 e R$ 200. Outras informações pelo site http://www.copeve.ufms.br/Transf2009v/

Decreto autoriza dilatação do prazo do ICMS por 6 meses

0

2008-12-04 07:35:00

Decreto publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta quinta-feira autoriza a dilatação do prazo para as empresas recolherem o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por 10 dias, durante seis meses.

A medida, anunciada ontem pelo governador, André Puccinelli, tem como objetivo aumentar o fluxo de caixa das empresas. Faz parte de um pacote anti-crise, que inclui também adiantamento do 13º dos servidores para o dia 12. O pedido foi feito pelos segmentos do setor produtivo representados no Comitê Anti Crise

Dia parcialmente nublado a claro em MS; umidade de 30%

0

2008-12-04 07:06:00

O céu em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, 4 de dezembro, estará parcialmente nublado a claro com umidade relativa do ar abaixo de 30% à tarde.

A temperatura, em ligeira elevação, fica entre 10ºC e 32ºC. Na Capital, a temperatura varia entre 13ºC e 30ºC. Os dados são do inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Drogaria São José

0

2008-12-04 06:07:00

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 4 de dezenbro

0

2008-12-04 04:24:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Momento de grande autoconfiança. Você está a todo vapor. Sempre que estiver em grupo, as outras pessoas lhe atribuirão a liderança, mesmo que você não esteja muito disposto. Comece distribuindo tarefas e mantenha os outros ocupados. Assim eles lhe deixarão em paz.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Você está querendo mais estabilidade nos seus relacionamentos afetivos. Nada de aventuras e radicalismos. Senão vai ficar perturbado com medos e suspeitas de pessoas e situações na verdade, normais. Se estiver só, aproveite para cuidar de si meio egoisticamente, mesmo.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Momento de reajuste na vida a dois. Há uma questão envolvendo responsabilidades, direitos e deveres de cada um. Você terá que se esforçar para manter a comunicação e não usar de subterfúgios, tipo ficar inacessível ou fingir que cede. Seja honesto e sincero até o fim.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Bom andamento no trabalho, mas continue agindo com prudência e discrição neste campo. Cuidado com as más línguas. Evite você mesmo falar mal de alguém. É tempo de reafirmar os laços com amigos: pegue a caneta ou o telefone e ponha as vivências e os assuntos em dia.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Dia positivo. você está mais ativo e objetivo, e o contato com as pessoas vai ser muito gratificante. Aproxime-se de gente inteligente e bem informada. Assuntos de trabalho podem causar preocupações, mas são nuvens passageiras: logo terá boas notícias neste setor.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Facilidade de comunicação. Boas vibrações para a sua vida afetiva. Disposição afetuosa e generosa; fim de desentendimentos nos relacionamentos amorosos. Agora todo mundo se entende e diminui a competição velada. Vida social alegre e diferente: lugares, pessoas e programas novos.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Tendência a uma certa insegurança e à dependência excessiva das pessoas nas quais confia. Mas, ainda bem que hoje elas vão corresponder, mimando você mais ainda. No trabalho, você está meio passivo e os problemas mais cabeludos vão acabar sendo resolvidos por outras pessoas.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Se a pessoa amada estiver um pouco mal humorada, procure não interferir. Ela deve digerir sozinha o que a estiver incomodando. No trabalho, muita animação. Aproxime-se dos colegas, mesmo dos mais medíocres e mostre que você não se sente assim tão superior.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
O Sol agora está esquentando a sua alma, trazendo alegria para você, e afastando os perigos de pensamentos azedos e revoltados. Com o coração está em paz, tudo dá certo em todas as áreas da sua vida. Durante algum tempo, você vai ver o mundo por uma lente privilegiada: aproveite!
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Este momento está lhe trazendo mais coragem, vigor e autoconfiança. Você também poderá se sentir um pouco impaciente, e se tiver que esperar muito pelo que quer pode perder a calma. Dê um jeito de equilibrar esta energia: caminhe bastante, respire e dê várias gargalhadas no decorrer do dia.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Eventuais oscilações de humor estão ocorrendo sem muita explicação. Não se preocupe: daqui a pouco tudo se define, e você vai ficar sabendo quais são as mudanças que vai ter que levar a cabo na sua vida. Relaxe e confie na tendência dos sistemas a se estabilizar.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
No trabalho tudo deve correr bem. Não fale demais sobre os seus planos. Um pouco de inquietação e preocupação podem perturbar o seu sono. Confie a solução destes problemas ao inconsciente que ao acordar terá as respostas, além de passar uma noite mais tranqüila.

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 26 milhões no sábado

0

2008-12-04 01:13:00

O prêmio da Mega-Sena acumulou mais uma vez. O concurso 1027, realizado em Ribeirão Preto (SP) na noite ontem, não teve ganhadores para as seis dezenas sorteadas, que foram 18 – 20 – 33 – 44 – 47 – 60.

Por outro lado, 112 bilhetes foram contemplados com a quina, garantindo R$ 19.031,09  aos apostadores de tais bilhetes e 6.992 apostadores fizeram a quadra, que lhes rendeu R$ 304,85 a cada um.

O próximo prêmio corre no sábado, com previsão de R$ 26 milhões para quem acertar as seis dezenas.

Inter marca na prorrogação e leva Sul-Americana

0

2008-12-04 00:06:00

Em uma partida que só foi decidida nos últimos minutos da noite desta quarta-feira, o Internacional precisou da prorrogação para bater o Estudiantes por 1 a 0, após ser derrotado no tempo normal pelo mesmo placar, e é o mais novo campeão da Copa Sul-Americana, se tornando a primeira equipe brasileira a levantar a competição após sete edições disputadas.

Em duelo disputado no Beira-Rio com mais de 50 mil fanáticos, os torcedores empurraram o time colorado para cima dos argentinos, mas só puderam comemorar após 120 minutos de um confronto equilibrado. O herói do título gaúcho foi o centroavante Nilmar, que balançou as redes de Andújar aos 8min do segundo tempo da prorrogação e garantiu a festa em Porto Alegre.

Primeiro brasileiro a chegar na final da Sul-Americana em sete edições disputadas (apenas na primeira, em 2002, o País não teve representantes), o Inter chegou no Beira-Rio carregando um retrospecto positivo no torneio. Sem ser derrotado nas nove partidas anteriores, a equipe venceu os últimos cinco compromissos (contra Boca Juniors, Chivas e a primeira contra o Estudiantes).

Mesmo com a vantagem mínima obtida na semana passada, em La Plata, a equipe colorada buscou mais o gol na primeira etapa e esteve mais próxima de abrir o marcador nos primeiros 45 minutos do duelo. Para a decisão, o Inter só não pôde contar com o volante Guiñazu, expulso na Argentina, e o zagueiro Índio, que sofreu um entorse durante os treinos da semana.

Com o Beira-Rio lotado e já em clima de festa, o time da casa começou melhor e ameaçava nas chegadas de habilidade e velocidade de seu trio ofensivo, formado pelos meias D’Alessandro, Alex e o atacante Nilmar. Logo aos 4min, após recuperar bola, o craque argentino entrou na área pelo setor esquerdo, mas ao bater forte mandou sobre o travessão.

Os toques rápidos dos colorados envolviam a defesa argentina, mas não conseguiam deixar os homens de frente em boa situação de finalização. Com mais domínio, o Inter reclamou de pênalti em lance ocorrido aos 21min, quando Bolívar avançou pela direita e fez cruzamento que desviou no braço de Alayes, mas o árbitro só anotou escanteio.

O goleiro Andújar, da formação argentina, trabalhou bem pela primeira vez sete minutos mais tarde, em chute que defendeu de D’Alessandro, da entrada da área. Em seguida, Alex aproveitou rápida cobrança de escanteio e colocou na cabeça de Nilmar, que acertou a trave. No entanto, a jogada foi anulada por impedimento do camisa nove.

Na resposta, o Estudiantes quase deu um grande susto na torcida colorada. Logo no minuto seguinte, Benítez levantou a bola na área, em cobrança de falta, e viu Boselli testar para as redes. Porém, a comemoração dos visitantes foi interrompida após o árbitro Jorge Larrionda marcar impedimento, para a revolta da equipe de La Plata.

Antes de ir para o vestiário, o Internacional quase premiou a sua torcida com um gol, mas novamente parou na participação do goleiro rival. Aos 42min, de costas para a zaga, D’Alessandro rolou para trás e Andrezinho chutou de fora da área. No meio do caminho, a bola ainda desviou em Desábato, mas Andújar se recuperou e fez bela defesa.

De volta para o reinício, ainda sob os gritos de incentivo dos torcedores, o time gaúcho retomou a pressão e logo na primeira subida quase abriu o placar. No minuto inicial, Andrezinho recebeu do lado esquerdo do ataque e bateu de primeira para o gol, mas acertou a rede do lado de fora, levando perigo.

Com o andamento do cronômetro, a partida ficou ainda mais tensa, já que um erro poderia deixar qualquer das equipes mais longe do título. Desta forma, o Estudiantes tomou as ações para tentar igualar o confronto e passou a ter mais domínio de bola, no entanto, seguia sem criar chances de gol.

Ao ver o seu time ser dominado, o técnico Tite mandou a campo Gustavo Nery para fazer a função que estava sendo executada por Andrezinho, na tentativa de recuperar o domínio no meio-campo. No entanto, a alteração não deu tempo de surtir efeito e a equipe da casa foi vazada logo em seguida, aos 20min.

Ao freqüentar mais o campo dos mandantes, a formação argentina abriu o placar e calou o Beira-Rio após cobrança de falta vindo da esquerda. Depois de cruzamento de Benítez, a zaga do Inter falhou e o defensor Alayes, livre de marcação, finalizou de primeira e não deu chances para Lauro.

Atrás no placar, a equipe brasileira se perdeu em campo e viu os argentinos assumirem o controle da partida. Depois de troca de passes no meio-campo, Verón fez bom lançamento para Pérez, que caiu na área após disputa com a zaga colorada e ficou no chão pedindo a marcação de um pênalti.

Em seguida, o Estudiantes criou nova chances, desta vez pelo lado direito, mas Angeleri errou passe e desperdiçou boa chance. Um minuto depois, vendo sua equipe ser dominada, Tite sacou Alex, artilheiro da competição com cinco gols (ao lado de Nilmar), para mandar a campo o jovem Taison.

Sem criar, as duas equipes sentiram o cansaço nos minutos finais e apenas aguardaram o apito final e a chegada da prorrogação. O último lance de destaque do tempo regulamentar foi a expulsão do goleiro reserva Agenor, que reclamou muito no banco de reservas e deixou o Internacional sem suplentes para a posição.

Na primeira parte do tempo extra, o veterano Verón aguentou em campo apenas sete minutos e pediu a substituição, deixando o gramado para a entrada de Fabianesi. No período, a melhor chance de gol foi do lado colorado, após grande confusão na área. No meio do tumulto, Álvaro pegou sobra e ajeitou de cabeça para Bolívar, que finalizou para ótima defesa de Andújar.

Após a troca de campo para os últimos 15 minutos, os donos da casa aumentaram a pressão e empurraram os argentinos no campo de defesa, apesar do cansaço visível de todos os atletas. Aos 5min, Taison recebeu de D’Alessandro e bateu cruzado, mas a zaga argentina afastou. Em seguida, foi a vez do argentino do Inter cruzar e ver Angeleri evitar o gol.

De tanto insistir, o time de Tite foi coroado no lance seguinte, depois de novo tumulto na área visitante. Depois de cobrança de escanteio, Andújar salvou o Estudiantes novamente em cabeçada de Danny Moraes e em finalização de Gustavo Nery, quando já estava caído. No rebote, Nilmar estava bem posicionado e só empurrou para as redes para dar início à grande festa no Beira-Rio.

Com a volta dos cantos da torcida nas arquibancadas do estádio colorado, o Inter passou a administrar a vantagem nos minutos finais e ainda foi beneficiado pela expulsão de Braña nos minutos seguintes, o que praticamente confirmava a conquista continental que lhe faltava.

Paraguai pode ser o próximo a dar calote no Brasil

0

2008-12-03 23:33:00

O presidente Fernando Lugo pôs em dúvida a legitimidade da dívida externa do Paraguai, principalmente a contraída com o Brasil na construção da hidrelétrica Itaipu, e anunciou sua intenção de estudá-la "exaustivamente" e, se for o caso, de impugná-la.

"Muitas das nossas dívidas já foram pagas", declarou Lugo a jornalistas de seu país, anunciando que ordenou a criação de uma equipe econômica para estudar o tema com seriedade.

Sem afirmar que seguirá os passos de seu colega equatoriano, Rafael Correa, que anunciou que não pagará a dívida contraída por seu país com o BNDES, Lugo insistiu em que a dívida dos países latino-americanos tem de ser estudada com cuidado.

"A questão da dúvida internacional dos países está ocupando cada vez mais espaço na agenda internacional. O Equador é um desses países, e nós também. Mesmo que a dívida do Paraguai não seja tão alta (US$ 2 bilhões de dólares), acreditamos que muitas das nossas dívidas já foram pagas", declarou Lugo.

O ex-bispo Fernando Lugo, de 56, acabou com a hegemonia de 61 anos do Partido Colorado no Paraguai, 35 dos quais passados sob a ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989). Ao longo da campanha presidencial, Lugo defendeu um "preço justo, de mercado, para a energia de Itaipu".

Durante as ditaduras de Stroessner, no Paraguai, e de Emilio Garrastazu Médici, no Brasil, os dois países construíram sobre o rio Paraná a gigantesca represa hidrelétrica de Itaipu, de condomínio mútuo. O custo inicial da obra havia sido orçado em 3,5 bilhões de dólares, para uma capacidade de produção de 90 milhões de megawatts por hora (MWh). No entanto, a hidrelétrica deve custar ao todo 61 bilhões de dólares. O fim do pagamento está previsto para 2023.

Itaipu pagou à Eletrobrás e ao governo brasileiro 31 bilhões de dólares até 2006. "O Brasil subjugou o Paraguai pela força há 150 anos com a guerra da Tríplice Aliança e continuou tentando dominar esse país, corrompendo seus governantes. Para conseguir a cessão da energia paraguaia a um preço irrisório, os sucessivos governos brasileiros inundaram de dinheiro os dirigentes paraguaios, que viviam como reis, graças a Itaipu. Agora, com a chegada de Lugo no poder, essa farra acabou", afirmou o analista paraguaio Mario Elizeche.

O presidente do Paraguai declarou ainda que muitas das dívidas contraídas por seu país "não chegaram aos verdadeiros destinatários". "Se elas não chegaram a seus destinatários, elas não são legítimas", sentenciou.

André anuncia aumento de 13,45% ao magistério estadual

0

2008-12-03 22:23:00


Em manhã de discussões entre diretores e adjuntos de escolas estaduais sobre os desafios do próximo ano, o governador André Puccinelli roubou a cena esta manhã (3) e garantiu o compromisso do Estado em elevar os vencimentos dos professores em 13,45%, oferecendo ganhos acima da inflação e cumprindo a Lei do Piso Salarial do Magistério, sancionada pelo governo federal.

De acordo com André, antes da aprovação da Lei, o governo estadual já trabalhava em um aumento significativo para o setor, elevando os vencimentos para R$ 937,86. Somados à regência de classe (80% do valor de base), elevariam o salário básico dos docentes para R$ 1.500,60.

Para garantir a reposição das perdas com a inflação, o governo determinou então o aumento do salário-base para R$ 950,00, já previstos na Lei. Porém, o piso ainda será somado à regência. Com a ampliação e a soma, os vencimentos chegarão a R$ 1.590,00 mensais já a partir de janeiro, quatro meses antes da data-base dos demais servidores.

“Estamos cumprindo a meta salarial muito além do acordo firmado com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). Ao todo o aumento real será de 13,45%, desmentindo aqueles diziam que o governo não cumpriria com sua promessa. Será um investimento extra de R$ 4,8 milhões do orçamento para a educação”, afirmou André.

Apesar do anúncio do aumento, o governador reafirmou que o Estado manterá a postura contrária em relação a outro aspecto da Lei: o que determina o aumento do tempo de planejamento das aulas, passando dos atuais 10% para 33%. A ampliação do período de preparação das aulas seria descontado conseqüentemente do trabalho dentro das salas.

O governo entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, contra esta determinação. Segundo André Puccinelli, para cumprir a determinação, seria necessária a contratação imediata de 1.900 novos professores, elevando o gasto com a folha salarial do Estado em mais de R$ 3,2 milhões.

“A determinação da diminuição da hora/aula foi feita para um dar amparo ao professor em uma época com sérias limitações da informática e das comunicações. Hoje vivemos um momento diferente. A pesquisa e o preparo são mais fáceis em função do processo de informatização atual. Não escondo minha posição. O governo não concorda com um aumento tão elevado do período de preparação, mas acatará a qualquer decisão tomada pelo Supremo”, assegurou André.