9.8 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 9972

Exportações do agronegócio cresceram 43% este ano

0

2008-12-12 12:33:00

As exportações do agronegócio de Mato Grosso do Sul cresceram 43% no período de janeiro a novembro deste ano comparado ao mesmo período do ano passado.


Conforme dados do Ministério da Agricultura, no período foram remetidos a outros Países US$ 1.625.636.314 contra US$ 1.135.756.706 de janeiro a novembro do ano passado.


O melhor desempenho elevou o Estado de 11º a 10٥ maior exportador de produtos do agronegócio. Os principais produtos exportados pelo estado são a carne bovina, a soja, a carne de frangos, couros e a carne suína.

Polícia Civil incinera 4 toneladas de drogas em Amambai

0

2008-12-12 11:53:00

Vilson Nascimento

As polícias Civil de Amambai e de Paranhos, com apoio da Polícia Militar de Amambai, realizaram a incineração, na manhã dessa sexta-feira (12) de cerca de 4 toneladas de drogas, frutos de apreensões realizadas nos dois municípios nos últimos cinco meses.

Entre a droga incinerada, a grande maioria fruto de apreensões realizadas pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) e pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) na região de Amambai estavam, maconha, (em maior quantidade), crack, haxixe, pasta base e cocaína.

A incineração do entorpecente, que aconteceu na caldeia de um frigorífico de Amambai e foi levada até o local sob escolta e forte aparato policial, foi coordenada pelo delegado titular de Polícia Civil em Amambai, Dr. Claudineis Galinari.

O ato de incineração foi acompanhado pelo Juiz de Direito, Dr. Thiago Nagasawa Tanaka, titular da 2ª Vara da Comarca de Amambai, pelo Promotor de Justiça, Dr. Rodrigo Yshida Brandão, titular da 1ª Promotoria da Comarca, pelo delegado de Polícia Civil de Paranhos, Dr. Fábio Peró, pelo comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai, Major Emerson Aparecido Carvalho, pelos representantes da Vigilância Sanitária do município, José Vieira Ramos e Luciana Campos, por oficiais da Polícia Militar, lotados na 3ª CIPM e pelos alunos do curso de policial militar que realizam estágio na cidade em Amambai.

PF apreende cerca de 1 tonelada de maconha na MS-156

0

2008-12-12 11:49:00

Policiais federais de Dourados interceptaram uma carreta com pelo menos uma tonelada de maconha na manhã desta sexta-feira, na rodovia MS-156 no trevo de Caarapó.


Na barreira, os policiais pararam a carreta Scania 112, cor verde, com placas KDP 5010 de Maringá (PR), atrelada ao semi-reboque com placas AGY 2489 também de Maringá.


Durante a abordagem do veículo os policiais detectaram um fundo falso na carroceria aonde foi encontrado o entorpecente. O motorista, de 66 anos, disse que pegou a droga em Ponta Porã e a levaria para São Paulo.

Inscrições para o ProUni encerram hoje

0

2008-12-12 11:23:00

Hoje (12) é o último dia para as inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) do governo Federal. O Ministério da Educação (MEC) começou a receber os dados dos candidatos desde o dia 24 de novembro. O prazo para o encerramento das inscrições está previsto para as 20 horas desta sexta-feira. Até lá os estudantes ainda podem acessar o site do Ministério – www.mec.gov.br/prounie efetuar o cadastro.
    
O programa oferece bolsas de estudos parciais e integrais em Instituições de Ensino Superior privadas de todo o País. As inscrições são para o processo seletivo do primeiro semestre de 2009. 

Podem se inscrever estudantes que completaram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares, além de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2008) e obtido boas médias na parte objetiva e na redação, alcançando uma pontuação mínima de 45 pontos.


Outra exigência para aderir ao programa é que o candidato tenha uma renda familiar de até um salário mínimo e meio – cerca de R$ 622, 15 – por pessoa. As bolsas parciais (de 50%) são destinadas para aqueles com renda familiar per capta de até três salários mínimos – R$ 1.245. 


Desde o início do período de inscrições até hoje (11) o MEC já registrou o cadastro de 406 mil estudantes candidatos às bolsas. Em todo o País estão disponíveis 95.694 bolsas integrais e 60.722 parciais, com desconto de 50% no valor da mensalidade, todas para cursos em instituições particulares de educação superior. 
Produção Rogério Valdez

Torneio movimenta Sete Quedas no domingo

0

2008-12-12 10:51:00

O torneio promovido pela Associação de Damas de Pindoty Porã, distrito paraguaio que faz fronteira seca com Sete Quedas, no Brasil, espera movimentar a região no dia 14. O torneio terá diversas premiações para os primeiros colocados. Além da realização de um bingo, que dará uma Moto 0 Km como prêmio principal.

As equipes interessadas em participar do torneio podem ligar no telefone (67) 9635-4105 (João Sales) e 9935-5879 (Jacó) e fazer sua inscrição, que está no valor de R$ 30,00. Os jogos começam a partir das 8 horas, com a disputa feminina.

 Já para adquirir o bingo, os interessados poderão ligar nos mesmos números, ou comprar no local. Além da moto, o bingo dará um aparelho de Dvd como segundo prêmio e um rádio portátil no terceiro prêmio. O valor da cartela será de R$ 10,00 ou Gr$ 20,000.

O evento será realizado no campo, em frente ao Bar do Jacó.

FUNDESC fomentou o esporte e a cultura no município

0

2008-12-12 10:35:00

Suzana Machado

A Fundação de Desporto e Cultura (FUNDESC) de Amambai, conseguiu nesses quatro anos de administração desenvolver várias atividades ligadas ao esporte e vários eventos que promoveram a cultura local e regional.

No esporte, destacam-se a participação do município na realização da Copa Morena, dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul, dentre outros e principalmente a conquista de campeão na modalidade de Futsal, representando o Estado nos Jogos Abertos Brasileiros, ocorridos em 2006, na Cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, onde pela primeira vez na história do Estado o feito aconteceu. “Realizamos também inúmeras atividades esportivas diferenciadas. É o caso da Copa Regional e Municipal de Ciclismo, onde o Amambai destacou-se na realização de provas de rua e de estrada; provas de corrida de pedestres, como a de 10 km e a meia maratona, com a participação de atletas de todo o Estado e do país”, acrescenta Cesar Guidotti, secretário da FUNDESC.

O município também realizou provas de Motociclismo (num contexto municipal, regional e estadual) durante esses quatro anos de administração. “Participamos e organizamos com os municípios da fronteira, o Cone Sul de Voleibol, onde a equipe feminina foi, durante estes anos, imbatível nesta modalidade. Inúmeros foram os torneios e campeonatos realizados no âmbito do intermunicipal; como destaque, os Jogos Intervilas, a Copa Cidade de Futsal e o Campeonato Amador de Futebol, entre outros.”

O fomento à Cultura se deu através de várias realizações, entre elas: as quatro edições do Arraial da Alegria; Festibai (Festival de Música de Amambai), realizado os quatro anos; shows com Pratas da Casa para atender inúmeros eventos promovidos pelas Assossiações de Moradores de Amambai. “Os eventos procuraram promover o resgate da Cultura Fronteiriça e seus costumes, comidas típicas e regionais. Realizamos também eventos de virada de ano e o Natal Iluminado, com a presença da Família Noel, Shows de Prêmios em parceria com a ACIA, a Expobai em parceria com o Sindicato Rural, campeonatos do Laço Comprido em parceira com o Clube de Laço União Amambaiense, CTG, AABB e CRESSA.”

Em parceria com o 17º RC Mec, a Fundação desenvolveu, durante a administração do prefeito Sérgio Barbosa, projetos de música, como o “Dó, Ré, Mi”, inicialmente de violão e que foi acrescentado a flauta doce, ministrados pelos professores sargentos Antonio e Adelson.

“Considerando a necessidade da descoberta de novos talentos para cantores e cantaras intérpretes da Música Popular Brasileira, foi desenvolvido, nestes quatro anos, o já tradicional Festival de Calouros de Amambai o “FESTIBAI’, em parceria também com o 17º RC Mec, através dos sgtos. Marcos Ribeiro e Elizeu Nicásio.”

A Banda Sinfônica Municipal de Amambai veio atender à necessidade de formação de novos músicos e ao mesmo tempo ser instrumento de ação social, retirando das ruas jovens e lhes ensinando uma profissão. “O 17º RC Mec sempre foi um grande apoiador nosso. Através da parceria com o Regimento Solon Ribeiro, que forneceu os instrutores músicos formados, componentes da sua Fanfarra Militar, possibilitou-se a formação e criação da Banda Sinfônica.”

Atendendo a pedidos das instituições filantrópicas e das Associações de Moradores do município, ofereceu-se, através de apoio aos Grupos Musicais de Amambai, a animação musical de eventos promovidos por estas entidades, sempre com o custeio dos Grupos.

“Visando a importância de oferecermos apoio a realizações importantes para o município, de eventos a nível estadual e até mesmo interestadual, firmamos convênios com algumas entidades, como por exemplo, com a Escola Dragões de Fogo, de Kung Fu; Clube do Laço União Amambaiense, na organização e realização de varias promoções; Associações de Moradores de Amambai, sendo desenvolvidas inúmeras atividades Culturais e Esportivas, promovidas com a intenção de angariar fundos para as mesmas ou até mesmo para auxiliar moradores com necessidades de saúde ou outros problemas; Escolas Municipais e Estaduais em suas ações durante o ano;  Motoclube de Amambai, para realização de provas estaduais e municipais em parceria também com a FEMEMS; realização das festividades do Sindicato Rural Patronal, como a Expobai.”

Atividades como os torneios municipais das Associações de Moradores, Campeonato Intervilas de Futebol Suíço, Campeonato Municipal de Futsal Categorias de Base (COPA CIDADE DE FUTSAL), Campeonato Interfirmas de Futsal (categorias: Empresa, Força Livre e Feminina), Campeonato Interno dos Funcionários da Prefeitura, Copa Cidade de Amambai de Ciclismo, Campeonato Amador de Futebol, Campeonato de Futebol Suíço Veteranos, Prova Rústica de Atletismo (Corrida Rústica), Campeonato de Velocross e Speed Way, Jogos Intercolegiais, Copa Morena de Futsal, Copa da Juventude, Jogos Abertos de MS e os Jogos Abertos Brasileiros (Nova Friburgo – RJ), vieram atender às necessidades dos esportistas do município.

“Procuramos realizar atividades que atendessem às necessidades dos esportistas de Amambai e que fomentassem a nossa cultura. É importante ressaltar que tais atividades contribuíram para o desenvolvimento de crianças e jovens, proporcionando aos mesmos novas oportunidades e a possibilidade de desenvolver atividades saudáveis, com teor também educativo.”

Nota de Esclarecimento à Comunidade

0

2008-12-12 10:06:00



Sobre a matéria “Colisão entre moto e ônibus deixa rapaz de 26 anos ferido”, veiculada no site A Gazeta dia 7 de dezembro e na edição impressa do jornal no dia 8 de dezembro, o Rotary Club de Amambai informa:

– O Clube estranha que tenha sido associado o Ferechopp ao acidente, já que nenhuma outra matéria relatando fatos similares divulgue o nome do estabelecimento comercial onde o cidadão tenha ingerido bebida alcoólica e também pelo fato do acidente ter ocorrido mais de cinco horas após o término do evento.

– O Clube lastima que os cidadãos amambaienses ainda não tenham responsabilidade suficiente para promover um trânsito seguro e que atitudes imprudentes coloquem em risco a vida de pessoas.

– O Clube afirma que por ocasião da realização do 22º Ferechopp, no dia 6 de dezembro, no Parque de Exposições, foram realizados diversos procedimentos com o intuito de promover uma festa segura do início ao final, entre elas, a contratação de seguranças particulares, a proibição de entrada de menores de 18 anos, a disponiblização de transporte gratuito para a ida e retorno do evento e a comunicação à Polícia Militar Rodoviária.

 – O Clube reafirma seu compromisso com a comunidade amambaiense e seu respeito às leis, regras e condutas legais da nossa sociedade.

 
Rotary Club de Amambai
Zaíra Vasconcellos – Presidente

Editorial ` Prudência no trânsito´ por Clesio Ribeiro

0

2008-12-12 09:49:00

Na semana passada, a Polícia Militar de Amambai, com apoio de vários segmentos empresariais, realizou uma campanha sobre segurança no trânsito. O objetivo foi chamar a atenção da população sobre as conseqüências trágicas causadas por acidentes. Esta semana, um acidente envolvendo uma ambulância de Coronel Sapucaia e uma máquina agrícola na rodovia entre Amambai e Caarapó deixou pelo menos 14 feridos. A grande maioria dos acidentes é causada por imprudência: alta velocidade, motoristas embriagados, desobediência às leis e veículos mal conservados. No caso do acidente envolvendo máquinas agrícolas em rodovias, este foi o segundo envolvendo ambulância e trator na região nos últimos três meses. 

No acidente ocorrido na última quarta-feira (10), a ambulância de Coronel Sapucaia colidiu na traseira de um trator. Felizmente não houve vítima fatal, mas as conseqüências foram sérias: 14 feridos e alguns com ferimentos graves e seqüelas que levarão muito tempo para serem superadas. Há cerca de três meses, um outro acidente desta mesma forma fez uma vítima fatal de Tacuru.

Pela legislação do trânsito, máquinas agrícolas só podem trafegar em rodovias durante o dia e acompanhadas de batedor. A imprudência no cumprimento dessa obrigatoriedade foi muito clara – máquina agrícolas trafegando no período noturno e ainda sem o batedor. Felizmente não causou uma tragédia maior, mas foram dois acidentes graves causados por imprudência.

A preocupação da PM em realizar a campanha de segurança no trânsito em Amambai foi principalmente pela proximidade do fim de ano, quando aumenta muito o movimento nas estradas, com as viagens de férias e se não houver uma conscientização por parte dos motoristas os riscos são dobrados. 

Trafegar pelas rodovias da nossa região requer cuidados constantes devido à presença de máquinas agrícolas e animais na pista. E em se tratanto de salvar vidas e evitar conseqüências trágicas, o alerta nunca é demais e o acidente acontece quando menos se espera. Portanto, reforçamos a campanha muito bem desenvolvida pela nossa Polícia Militar. Vamos cumprir as Leis de Trânsito e zelar pela nossa segurança e também pela segurança dos outros.

Prudência ao volante!

Igreja Presbiteriana do Brasil recebeu Ministério Templo

0

2008-12-12 09:19:00


O Evangelho nos Quatro Cantos do Planeta. Com esse tema a Igreja Presbiteriana do Brasil de Amambai recebeu, na noite de quarta-feira, dia 10, o Ministério Templo, de Londrina (PR) que além de apresentações musicais, trouxe pastores e missionários internacionais que apresentaram um pouco da cultura de cada continente e também o trabalho evangelístico que é desenvolvido nestas localidades.

Levar a Palavra de Deus aos quatro cantos do mundo cumprindo o “Ide”, anunciado em Marcos 16:15 – “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Esse é o propósito do Ministério Templo, que além de Amambai passou por Rio Brilhante e Caarapó, e em seguida foi a Cuiabá (MT).

Estiveram presentes missionários das Filipinas, da África e do Nepal, além de um missionário que falou do evangelho na Oceania e Europa. Para o pastor Antonio Feitosa, da IPB, “foi um momento muito significativo e abençoado para todos os que estiveram presentes”. O evento contou com todo o apoio da igreja e de contribuições voluntárias.

Produtores rurais do município viajam à Argentina

0

2008-12-12 08:42:00

Suzana Machado

Um grupo de 40 produtores rurais de Mato Grosso do Sul estiveram na Argentina, entre os dias 03 e 07 de dezembro, participando de um encontro promovido pela multinacional Nidera, que atua no ramo de sementes (soja, milho, girassol e sorgo).

O encontro, realizado na Província de Santa Fé, possibilitou a troca de informações entre os produtores.

De acordo com Tomio Tarumoto, engenheiro agrônomo, a grande diferença existente entre a agricultura do Estado e a da Argentina está no quesito produtividade e custo de produção. “Nesses dois fatores a Argentina sai na nossa frente. Isso está visível nos números. Por exemplo, com relação ao adubo, aqui são utilizados de 200 a 300 kg/hectare, enquanto que na Argentina eles usam de 50 a 70 kg/hectare por ano. Eles colhem cerca de 4.500 kg/soja por hectare; aqui, colhendo bem, conseguimos 3 mil kg.”

A diferença continua também com relação à aplicação de fungicidas; na Argentina são feitas de 2 a 3 e no aqui Estado, uma ou nenhuma, dependendo do caso.

“A média de custo de produção por hectare na Argentina é de US$ 200,00; aqui, esse valor pode atingir US$ 440,00”, acrescenta Tomio.

Segundo o engenheiro agrônomo, o fator climático, o solo fértil e a altitude  (70 metros, enquanto aqui estamos de 450 a 500 m), são fatores que contribuem para essa vantagem argentina.

“Mesmo com a tecnologia inferior à nossa, a Argentina planta 18 milhões de hectares de soja, três milhões de milho e de 700 a 800 mil de sorgo. A previsão para 2015 é que os argentinos tenham 30 milhões de hectares utilizados para agricultura. Atualmente esse número já atinge cerca de 23 milhões.”

Para Tomio, a produtividade e o retorno financeiro para os produtores argentinos é melhor do que para os brasileiros. “Na Argentina eles não têm custeio bancário. São feitas permutas (troca de grãos por produtos). O imposto lá gira em torno de 42%; com a permuta ocorre um desconto de 12%, ficando esse valor em 30% para o produtor.”

No Estado, muitos produtores ficaram sem financiamento este ano, reflexo da crise econômica mundial; além disso, insumos e sementes foram adquiridos a valores mais altos. “Essa seca de mais de 20 dias que tivemos já resultou na perda de cerca de 20% da produção. Devido a isso, cerca de 15% dessa área, dependendo da localização, passa pelo replantio, o que é mais um gasto para o produtor, aumentando o custo da produção. Essa chuva dos últimos dias ajudará a minimizar a situação.”

Além de Tomio, do município de Amambai também participaram do encontro: João Carlos Matoso, Camilo Bueno, Francielo Brognoli, Valdomiro Malacarne e Guilherme Dallabarba. Produtores das cidades de Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Dourados e Navaraí também integraram o grupo que viajou para a Argentina.

Inauguração da Câmara de Tacuru será neste sábado

0

2008-12-12 08:07:00

Vilson Nascimento

A inauguração do novo prédio da Câmara de Tacuru que estava prevista para acontecer no dia 6 de dezembro, foi transferida para este sábado (13) por conta da passagem do vereador Nascimento Otílio da Silveira (PSB), ocorrido há duas semanas. A informação é do presidente da casa de leis, vereador Valmir Otílio da Silveira (PSB).

A obra foi construída com recursos próprios do município, a maior parte fruto da devolução, à Prefeitura, de recursos do duodécimo, repassado mensalmente pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo.

O novo prédio, que veio a realizar um sonho da população e principalmente da classe política de Tacuru, conta com instalações modernas, um amplo plenário com capacidade para mais de 100 pessoas, gabinetes individuais para cada vereador e estrutura de primeira linha para atender a população e agilizar os trabalhos do Poder Legislativo local.

“Foi uma grande luta para conquistar esse prédio que foi a realização de um sonho de todos os vereadores que passaram pelo Poder Legislativo Municipal aqui em Tacuru e graças a Deus, conseguimos concretizar durante nossa gestão como presidente da casa de leis”, disse o atual presidente da casa, vereador Valmir Otílio da Silveira (PSB) ao ressaltar que o novo prédio da Câmara, que foi denominado “Edifício Otílio da Silveira” é mérito de todos os vereadores que fazem parte da atual legislatura no município.

Entrega de Títulos- Também na noite deste sábado, juntamente com a inauguração do prédio, a Câmara de Tacuru fará a entrega de títulos de “Cidadão Tacuruense” à personalidades que trabalharam em prol do município nos últimos anos.

Durante o cerimonial, que está previsto para acontecer a partir das 19h no “Plenário Armim Walter” no novo prédio da Câmara Municipal, serão agraciados com o título de cidadão, os senadores da República, Delcídio do Amaral (PT) e Marisa Serrano (PSDB), o Deputado Federal Vander Loubert (PT), o ex-secretário de estado e atual prefeito eleito de Amambai, Dirceu Lanzarini (PR), o ex-vereador e ex-prefeito de Tacuru, Ayrton de Lima Mello (PDT), a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara de Tacuru, professora Maria Aparecida Palhano, o Padre Paulino e o inspetor da Receita Federal em Mundo Novo, Izidoro José de Oliveira.

A inauguração oficial do novo prédio da Câmara Municipal de Tacuru, que antes funcionada em espaço cedido, anexo ao prédio da Prefeitura local, será dia 13 de dezembro, mas desde o retorno dos trabalhos legislativos, após o recesso do meio do ano, a sede administrativa da casa de leis já funciona nas novas instalações.

Servidores já estão com o 13º nas contas, diz governo

0

2008-12-12 07:49:00

Os cerca de 60 mil servidores públicos estaduais já estão com o 13º nas contas, segundo informações do governo do Estado. São R$ 191 milhões. A liberação do benefício natalino foi antecipada em uma semana, a pedido do comércio e do setor industrial.

Outra medida ligada diretamente aos servidores públicos já anunciada pelo governo, para aquecer a economia do Estado, é que, a partir de fevereiro de 2009, o governo  pagará os salários no 1º dia útil de cada mês.

Nick Heidfeld reclama dos pneus slick na Fórmula-1

0

2008-12-12 07:46:00

Muito tem se falado sobre a adaptação de equipes e pilotos aos novos pneus slick, que voltarão à Fórmula 1 na próxima temporada. Quem reclamou do comportamento dos compostos produzidos pela Bridgestone foi o alemão Nick Heidfeld, da BMW.

Heidfeld explicou que o fato de a nova configuração aerodinâmica deixar a traseira do carro mais "solta" ocasiona um desgaste excessivo, que ainda não foi solucionado.

"Você tem muito menos pressão aerodinâmica, sobretudo na parte traseira e os pneus serão nosso maior desafio. A condição dos pneus traseiros está muito ruim", reclamou o piloto.

Entretanto, Heidfeld comentou também que está se adaptando rapidamente aos pneus lisos e que não haverá dificuldade para aquecê-los nas classificações, ponto nevrálgico dos pneus sulcados de 2008.

"Acho que estou entendendo mais rapidamente o funcionamento dos pneus do que este ano", comentou o alemão.

Ronaldo deve estrear no Corinthians contra o Boca

0

2008-12-12 07:22:00

O atacante Ronaldo deverá estrear pelo Corinthians contra o Boca Juniors, da Argentina, em amistoso realizado no dia 17 de janeiro, no Pacaembu. "Estamos trabalhando para isso", disse o presidente do clube, Andrés Sanchez.

Dificilmente Ronaldo terá condições de participar de toda a partida, uma vez que está em fase final de recuperação de mais uma cirurgia no joelho. Ele não atua em uma partida oficial desde fevereiro, quando defendeu o Milan contra o Livorno.

Ronaldo será apresentado pelo Corinthians às 10h (de MS) de hoje, sexta-feira, no Parque São Jorge. Cerca de 6 mil torcedores são esperados para recepcionar o novo ídolo.

Diplomação dos eleitos em Iguatemi será hoje

0

2008-12-12 07:03:00

Vilson Nascimento

Está previsto para a noite de hoje, sexta-feira (12) o cerimonial de diplomação dos candidatos eleitos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, eleitos nas eleições municipais do último dia 5 de outubro em Iguatemi.

A cerimônia, que também diplomará os suplentes ao cargo de vereador no município, terá início às 19h no plenário da Câmara Municipal local e será coordenada pelo Juiz Eleitoral, titular da 25ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Iguatemi e Tacuru, Dr. Eduardo Lacerda Trevisan, com apoio da chefe do Cartório Eleitoral local, Simone de Paula Neves.
Em Tacuru diplomação será dia 18

No município de Tacuru, que também faz parte da 25ª Zona Eleitoral e teria a diplomação junto com os eleitos em Iguatemi, terá cerimonial para diplomação dos eleitos no dia 18, quinta-feira da próxima semana.
A decisão de desmembrar a diplomação e realizar cerimonial separado em Tacuru, foi do próprio Juiz Eleitoral, Dr. Eduardo Trevisan com o objetivo de realizar uma maior integração das ações da Justiça Eleitoral com a sociedade local e valorizar os eleitos que a partir do ano que vem serão os representantes legais da população tacuruense e passarão a governar o destino do município.

A diplomação em Tacuru, que a exemplo de Iguatemi, acontecerá no plenário da Câmara Municipal, está prevista para iniciar às 19h e será aberta ao público.

Sete Quedas e Paranhos diploma na segunda

A diplomação dos candidatos eleitos na 46ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Sete Quedas e Paranhos e tem um eleitorado de 13,5 mil votantes, será realizada às 14h da próxima segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Sete Quedas.

Por conta das férias do Juiz Eleitoral titular local, Dr. Plácido de Souza Neto, a diplomação dos eleitos na 46ª ZE também será coordenada pelo Juiz, Dr. Eduardo Lacerda Trevisan, com apoio dos serventuários da Justiça e da chefe do Cartório Eleitoral em Sete Quedas, Cláudia Mitsi.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 12 de dezembro

0

2008-12-12 06:40:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Este momento está trazendo novas soluções para seus questionamentos e uma visão mais profunda dos acontecimentos. Se você observar bem, poderá conhecer mais a si mesmo, seus gostos, seus desejos mais verdadeiros, e assim poderá reajustar a sua rota na vida.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Você talvez esteja cordato e compreensivo demais nos relacionamentos. Pode deixar passar muita coisa sem reclamar, e achar que ficar concordando é suficiente para evitar atritos. Assim, ou o outro acaba se aproveitando de tanta moleza ou começa a provocar para ver até onde você é bonzinho.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Neste momento você está precisando de um pouco de privacidade e autonomia. Relacionamento difícil no campo afetivo e dificuldades na vida íntima. Você precisa desenvolver mais desapego com relação às coisas materiais e também quanto aos seus hábitos.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Ao acordar, você já vai estar sentindo a maior vontade de agitar mil coisas. Ótimo. Dia favorável para atividade, principalmente em grupo, seja trabalhando, estudando ou se divertindo. O que não faz bem é ficar parado, pensando na morte da bezerra. Faça a energia circular.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Tendência a ser precipitado no falar. Assim você pode causar certos desentendimentos. Evite assuntos polêmicos ou aqueles que você, não conhece bem. Quando não souber sobre determinado assunto, admita isso clara e calmamente. Você não é obrigado a ser uma enciclopédia.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Se hoje você estiver meio agitado ou ansioso, procure se acalmar lembrando que há tempo para tudo. Não adianta forçar a barra; é só manter a determinação e não se desviar. Ficar com pena de si mesmo é um perigo a se evitar, pois causa inércia e depressão.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Nesta fase você está questionando seus sentimentos, pensamentos e ações, procurando se entender melhor e perceber em que direção está indo. Isso é muito positivo. Bom andamento no trabalho, segurança e determinação. Você vai se sentir bem na sua própria companhia.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Concentração e perseverança são as qualidades que você deve nutrir nesse período. Utilize um raciocínio matemático e prático que está disponível para você neste período e dê soluções mais simples às questões que são importantes para o desenvolvimento dos seus projetos.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
O setor financeiro está bem; de um modo geral você está forte e poderoso, a cabeça em harmonia com o coração. Pode acontecer de você ser alvo de puxa-saquismo e bajulação, todo mundo querendo tascar um pouco do seu brilho. Cuidado apenas para não ser vítima da própria vaidade.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Sentimentos ambíguos, estado emocional que se altera ao sabor das correntes do dia. Talvez você sofra com alguma injustiça ou mesquinharia no seu ambiente social ou familiar. Cuide da saúde. As pessoas às vezes são mesmo cruéis. Principalmente quando estão feridas ou doentes da alma.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Pouca diplomacia; cuidado para não soltar a língua e depois não saber onde se esconder. Evite alfinetar as pessoas pelo simples prazer de provocar. Na vida íntima, você está afetuoso e protetor, mas corre o risco de fazer todas as vontades de quem ama. Olha a moderação.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Você está mais entusiasmado do que nunca, além de profundamente seguro dos seus ideais, mesmo que não ainda tenha tido oportunidade de realizá-los. Se a sua vida está um corredor estreito de opressão ou pobreza, acabará tomando uma atitude drástica em favor da sua liberdade.

Céu nublado e pancadas de chuva; máxima chega a 32ºC

0

2008-12-12 06:38:00

A sexta-feira será de céu parcialmente nublado na maior parte de Mato Grosso do Sul, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Há previsão de chuva forte em áreas isoladas do Estado. A temperatura máxima atinge os 32ºC no Norte e Nordeste do Estado e na região do Pantanal.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farmácia São Marcos

0

2008-12-12 06:05:00

Prazo para inscrições no ProUni termina hoje

0

2008-12-12 03:55:00

O prazo para inscrições para o processo seletivo para o primeiro semestre de 2009 do ProUni (Programa Universidade para Todos) termina na sexta-feira, 12 de dezembro. Elas podem ser feitas pela internet, através do site www.mec.gov.br/prouni.

Podem se inscrever estudantes que completaram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares, além de terem feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008 e obtido boas médias na parte objetiva e na redação, alcançando uma pontuação mínima de 45 pontos.

Outra exigência para a aderir ao programa é que o candidato tenha uma renda familiar de até um salário mínimo e meio – cerca de R$ 622, 15 – por pessoa. As bolsas parciais (de 50%) são destinadas para aqueles com renda familiar per capta de até três salários mínimos – R$ 1.245.

A portaria sobre as exigências do processo seletivo foi publicada no Diário Oficial da União do dia 21 e está disponível na página do ProUni a partir de hoje juntamente com a ficha de inscrição.

Amambai: Começou ontem a 16ª Copa do Laço

0

2008-12-12 03:45:00

Sérgio da Luz

Com muita festa e cheia de novidades, a 16ª Copa do Laço Comprido começou oficialmente na quinta-feira, no Clube do Laço União Amambaiense. “Com aproximadamente mil laçadores, de várias cidades do estado e do Paraná e uma expectativa de um público de 30 mil pessoas para os quatro dias de festa, este evento tem tudo para ser o maior e melhor Encontro do Laço da história da Federação”, destacou Othon Barbosa, presidente da Federação de Laço do Mato Grosso do Sul, que está em Amambai participando do evento.

As festividades começaram ontem, com uma carreata no início da tarde. Ás 20 horas, a abertura encheu os olhos e emocionou quem prestigiou. Dirigida pelo ‘Locutor da Emoção’, Paulo Sérgio, a abertura teve direito a entrada de helicóptero. A dupla Jad e Jackson deu o embalo, em seguida. O encerramento será no domingo, 14.

Veja a programação

Confira a programação:
14 horas: Baile Caarapé
15 horas: Início dos desempates da festa grande
17 horas: bagalhada – festa grande;
19 horas: Assembléia geral

Sábado, 13:
06 horas: Início dos melhores do ano;
1ª turma: capitão, fecha-rosca, locutor e capataz;
2ª turma: letrado, público e veterano;
3ª turma: pai e filho/adulto/ pai e filho/bandeira, pai e filho/mirim e avó e neto;
4ª turma: dupla equipe/ dupla irmãos/ esposa e esposo;
5ª turma: bandeira/mirim/amazonas adulta/amazonas mirim;
6ª turma: bagualhada;
7ª turma: patrão;
14 horas: Baile Caarapé;
17 horas: entregas de troféus

Domingo, 14:
07 horas: Seleção dos 10 melhores de cada grupo;
Seleção dos 3 melhores bandeiras de cada grupo;
Seleção dos 3 melhores mirins de cada grupo;
Seleção das 3 melhores amazonas adultas de cada grupo;
Seleção das 3 melhores amazonas mirins de cada grupo;
11 horas: patrão do ano;
12 horas: Individual do ano;
14 horas: Baile Caarapé;
14 horas: início da  16º Copa do Laço;
16 horas: Final da 16º Copa do Laço.

“A toda a população estendemos o convite de estar vindo e prestigiando este evento. Quem vier, com certeza irá presenciar o maior e melhor encontro em toda a história do laço”, convidou Othon Barbosa.