9.8 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 9971

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 13 de dezembro

0

2008-12-13 07:07:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Disposição ativa, mas tendência à falta de concentração. Com um pouco de disciplina, você consegue se concentrar em uma coisa de cada vez. Evite dar ordens e depois mudar de idéia: você criaria um caos para quem estiver por perto e teria que enfrentar muita oposição.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
As idéias podem estar um tanto confusas, mas, por outro lado, estão mais progressistas do que de costume. Se falta ao seu cotidiano um pouco de novidade e audácia, aproveite o momento para se dedicar a planos que você tenha rejeitado no passado por considerá-los fora da sua capacidade.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Aproveite este período para usufruir as amenidades da vida, os amigos e amores. Tire algumas horas preciosas para alimentar a sua alma e se divertir mais um pouco. O trabalho é bom, mas de modo que sua sanidade física e mental não tenham que pagar pela sua ambição.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Dia favorável a qualquer tipo de trabalho que requeira muito da sua atenção Você produziria mais eficazmente se pudesse realizar sozinho suas tarefas. Procure usar seus próprios recursos e evite a dispersão, pois ela causaria um sentimento desagradável perda de tempo. Perseverança.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Desejo de aventura. Disposição para correr riscos e desprezo pelo perigo. Momento de muita autoconfiança. Coração ansiando por emoções daquelas capazes de lhe tirar o fôlego. Realmente, nem sempre podemos ser certinhos. Excesso de sensatez leva à estagnação, e se for prolongado, à morte da alma.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Você tem estado ciente dos seus limites e portanto do que é ou não capaz de realizar agora. Quando surgiram problemas você não se deixou abater. Continue fazendo o que você sabe fazer da melhor maneira possível; mantenha a fé e, principalmente, o bom humor.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Período favorável para o relacionamento com as pessoas mais próximas. Você está espirituoso e engraçado. Na vida social, porém, teimosia e intransigência poderão irritar as pessoas ao redor. Apesar de você estar num momento avesso a brigas, talvez não tenha como evitá-las.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Você pondera suas últimas atitudes e vê que não há motivos para sentir-se culpado: fez o melhor que podia ter feito. Siga em frente procurando o que for bom para você, que é o que lhe traz alguma melhoria, e não apenas o que lhe trará prazer. O prazer acompanha naturalmente o progresso.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Os astros estão lhe trazendo um período especial de favorecimento. Há, neste momento uma oportunidade de recomeçar, um sentimento que lhe faz olhar para frente novamente. Está na hora de liberar as qualidades e recursos você vem guardando para usar a hora certa. Aja agora.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Você costuma ser muito exigente quanto ao que pode fazer. Só que os modelos de perfeição que o inspiram nem sempre são atingíveis na hora desejada. Agora você fica esperto e segue o caminho do que já está acontecendo; assim pega um rumo mais agradável para a realização dos seus desejos.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Vida social favorecida. Os acontecimentos devem fluir tranqüilamente no dia de hoje e você deveria deixar alinhavados pontos importantes que não puderam ser abordados nessa semana para serem discutidos quando a nova semana começar. Confie nos seus instintos.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Pode reparar que quando falamos muito dos outros é porque não estamos enxergando bem a nós mesmos. Aproveite para aprender a refletir antes de falar, e ouvir atentamente o que os outros dizem. Assim recebemos mensagens que nos esclarecem quanto aos nossos próprios sentimentos!

Dia nublado com possibilidade de chuva forte em MS

0

2008-12-13 07:04:00

Neste sábado, o céu de Mato Grosso do Sul estará encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas no norte e nordeste do Estado.

Nas demais áreas fica nublado com períodos de parcialmente nublado, pancadas isoladas de chuva e possíveis trovoadas. Há risco de chuva forte em áreas isoladas, exceto na parte sul do Estado. A temperatura, estável, fica entre 19ºC e 33ºC.

Amambai:Farmácia de plantão hoie, Farmácia São Lucas

0

2008-12-13 07:03:00

Denunciado suposto esquema de compra de votos em Naviraí

0

2008-12-13 02:25:00

prefeito reeleito de Naviraí (cidade distante 361 quilômetros ao sul da Capital), Zelmo de Brida (PMDB) e o vice, Ronaldo Botelho, podem nem assumir os cargos no ano que vem. A chapa composta pelos dois corre o risco de ser cassada após denúncia ao Ministério Público Eleitoral da cidade.

Há um processo sobre possível compra de votos, remetida em dois processos civis eleitorais pelo Ministério Público Eleitoral para a juíza Marilsa Baptista.

Além do prefeito e vice, foi apresentado pelo Ministério Público Eleitoral representação na Justiça Eleitoral contra Gilberto Pimpinatti, chefe do gabinete da Prefeitura e a TV Técnica Viária (de Curitiba, Paraná).

O ponto central da discussão seriam requisições de combustíveis ao portador liberadas pela chefia de gabinete da Prefeitura. As requisições teriam ou seriam utilizadas por eleitores para que, em troca do “benefício” colassem adesivos sobre a campanha do candidato à reeleição. No total, 68 requisições foram anexadas na denúncia do MPE.

A denúncia ao MPE, partiu do eleitor Edvaldo Galiza dos Santos, em 1º de outubro, que teria gravado uma provável conversa entre ele e o chefe de gabinete Gilberto Pimpinatti.

Procurado pelo Midiamax Pimpinatti afirmou que tudo se trata de “uma tentativa de exploração”. “Isto são coisas que aconteceram em maio, junho. Ou seja, quando ainda nem havia campanha eleitoral. Tudo é uma tentativa de exploração. Tem interesse em desestabilizar principalmente a mim.”

Quanto ao envolvimento do prefeito e vice, Pimpinatti diz que nada os incluem nos fatos. “Eles nada têm a ver com isto. Isto é coisa minha. Aliás, nem eles, nem a Prefeitura. Não há recurso público envolvido. Isto é coisa minha; pessoal. Minha família tem diversos comércios. Tem farmácia, tem loja de confecções, tem um mercadinho. E, por conta disto, tem vários veículos; carros, motos. E tudo passa por mim. Toda a questão de autorização. Autorização não requisição [frisou] passa por mim. O que aconteceu, foi que uma destas autorizações – e não requisições [ratificou] – extraviou-se e foi vendida para terceiros.” Prefeitura de Naviraí

Sobre o fato, o chefe de gabinete da Prefeitura, afirmou ao Midiamax que o prefeito só falará sobre o fato após ser chamado pela Justiça. “Não é que ele não está falando. É que ele só vai comentar quando for solicitado que faça isto formalmente”, esclarece. (Com informações de Edilson Oliveira, do Sul News)

Rubéola: 20 municípios ainda não atingiram meta da campanha

0

2008-12-13 00:41:00

Faltam 20 dias para o fim do ano e, seguindo orientações do Ministério da Saúde, os municípios sul-mato-grossenses que ainda não alcançaram a meta de vacinação contra a Rubéola continuam executando a tarefa de sensibilizar as pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos para se imunizar contra a doença.
 
O Estado e outras 15 Unidades da Federação do País ainda não conseguiram atingir a meta de vacinar 95% do público alvo da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde.

 A campanha terminou no dia 30 de novembro, mas, até agora, o índice de imunizados em Mato Grosso do Sul está em 92,66% – o que corresponde a 721.229 dos 778.359 sul-mato-grossenses que já tomaram a vacina. Do número total de mulheres na faixa etária exigida pela campanha, 94,92% das 391.044 estão imunizadas, enquanto nos homens 90,37% dos 387.315 estão vacinados.  

Em âmbito nacional, até o momento, apenas os estados de Roraima (101,23%), Acre (97,38%), Maranhão (97,30%), Santa Catarina (97,11%), Sergipe (96,49%), Pernambuco (96,17%), Amapá (95,88%), Ceará (95,52%), Minas Gerais (95,21%), Alagoas (95,16%) e Espírito Santo (95,14%), conseguiram o objetivo. 

Dos 78 municípios do Estado, 58 já atingiram 95% ou mais de cobertura vacinal. Confira a relação daqueles que devem continuar com os trabalhos para também obterem sucesso na campanha: 

 




  • Amambai – 94,54%


  • Antonio João – 85,23%


  • Aquidauana – 73,39%


  • Aral Moreira – 83,31%


  • Bandeirantes – 80,75%


  • Bodoquena – 89,97%


  • Campo Grande – 86,69%


  • Dourados – 88,25%


  • Figueirão – 82,60%


  • Glória de Dourados – 89,58%


  • Guia Lopes da Laguna – 72,60%


  • Iguatemi – 91,90%


  • Inocência – 93,84%


  • Jaraguari – 68,92%


  • Ladário – 73,65%


  • Miranda – 76,41%


  • Nioaque – 74,27%


  • Ribas do Rio Pardo – 92,65%


  • Rio Negro – 82,73%


  • Terenos – 60,19%

Mais de 28,7 mil se inscrevem na rede estadual de ensino

0

2008-12-12 23:31:00

Mais de 11.650 pedidos de matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2009 já foram feitos em Campo Grande desde a abertura do prazo, em 24 de novembro. O período continua até o dia 9 de janeiro. No Interior, onde a matricula digital começou no dia 4 de dezembro, já foram registradas 17.079 inscrições.

As inscrições poderão ser feitas via internet nos municípios de Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Tanto alunos novos quanto alunos que já estudam nas escolas estaduais podem solicitar a matrícula pela internet. Matrícula Digital

A matrícula digital está atendendo 45% das unidades escolares estaduais. A previsão é que em 2009 este número chegue a 80% das escolas. Também utilizarão deste sistema os alunos que queiram matricular-se na rede estadual de ensino.

O processo é dividido em duas etapas: a primeira é para os alunos da rede estadual de ensino, que devem confirmar a sua permanência na escola. Esta etapa permite à Secretaria de Educação saber quantas vagas serão disponibilizadas. Ela acontecerá em períodos diferentes, conforme cronograma de cada município. Todo pai de aluno da rede estadual de ensino deve dirigir-se à unidade de ensino. Após a confirmação da permanência, o aluno poderá renovar a matrícula. Este período será de 23 dias, ocorrendo de 15 de dezembro de 2008 a 6 de janeiro de 2009.

Defesa Civil emite alerta de chuva forte amanhã e domingo

0

2008-12-12 22:26:00


A coordenadoria estadual de Defesa Civil alerta para chuva amanhã e domingo em Mato Grosso do Sul. Conforme a instituição, podem ocorrer pancadas de chuva ocasionadas por áreas de instabilidade associadas a atuação do sistema metereológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul.

O órgão alerta que em alguns momentos as chuvas podem ser intensas, acompanhadas por descargas elétricas e ventos que podem atingir de 40 quilômetros a 50 quilômetros por hora nas regiões leste, centro-norte e oeste do Estado.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil através da Coordenadoria Estadual alerta que em casos de chuvas fortes, recomenda-se que sejam evitadas áreas de alagamentos. Há o risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras. Outro cuidado a ser tomado é quanto a incidência de descargas elétricas, por isso é importante se manter distante de locais que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Amambai: “Bagual” é assassinado e duas saem feridas

0

2008-12-12 21:15:00

Sérgio da Luz

O produtor rural, José Elias Fernandes Amaral, conhecido como “Bagual”, morador em Laguna Caarapã, foi morto a tiros, na noite dessa sexta, no clube do laço, em plena Copa do Laço, em Amambai. Duas mulheres, que acompanhava Bagual também foram atingidas.

O homicídio aconteceu por volta das 18 horas e 30 minutos, no clube do laço União Amambaiense. Segundo testemunhas, “Bagual”, que segundo a imprensa teria ligação com o narcotráfico e seria ligado ao traficante Fernandinho Beiramar, que está preso em São Paulo, acompanhado de Raquel Flores Pinto, 27 anos, e Suelen Antunes Portilho, (idade ainda não identificada), seguia até os fundos do clube, onde estava sua camionete, quando foi surpreendido por dois homens, que disparam pelo menos doze vezes, acertando vários tiros na cabeça e no corpo do produtor rural, vindo a morrer no local. Raquel e Suelem também foram atingidas e depois de atendidas no local foram encaminhadas para Dourados.
O corpo de Bagual seguiu para a perícia em Ponta Porã.

A diretoria do clube União Amambaiense decidiu cancelar as programações de sexta, da Copa do Laço.

Matéria atualizada às 7h50 desse sábado

País não atinge meta em português no ensino fundamental

0

2008-12-12 20:27:00

O Brasil conseguiu atingir metas de qualidade em matemática no ensino fundamental, mas não em português, aponta relatório divulgado ontem pelo movimento Todos Pela Educação –organização que reúne empresários, educadores e gestores, entre outros segmentos.

Com o apoio do Ministério da Educação e de secretários estaduais, o movimento fixou cinco objetivos de melhoria no ensino a serem alcançados até 2022. Para o período, há metas intermediárias. Ontem foi divulgado o primeiro relatório de acompanhamento.

Um dos objetivos está relacionado à aprendizagem dos estudantes ("alunos com aprendizado adequado à série"). Tanto na quarta quanto na oitava série, foram atingidas as metas para matemática, mas não para português. Os resultados têm como base os exames federais Prova Brasil e Saeb.

Língua portuguesa da quarta série foi o recorte em que o resultado ficou mais abaixo do esperado: o objetivo era que 29% das crianças estivessem em um nível considerado adequado (equivalente à média dos países desenvolvidos) em 2007, mas o índice ficou em 27,9%.

Por outro lado, foi na quarta, em matemática, em que houve o melhor resultado. A meta era que 21,1% dos alunos estivessem no patamar adequado, e o percentual ficou em 23,7%.

Os resultados do ensino médio foram piores. Em matemática a meta não foi alcançada, e português ficou dentro da margem de erro (diferentemente do ensino fundamental, nesta etapa a prova é amostral).

Segundo o presidente-executivo do Todos Pela Educação, Mozart Neves, os resultados relativos à aprendizagem "são muito preocupantes", considerando o desempenho em língua portuguesa e a queda no rendimento, nas duas disciplinas, com o passar das séries.

O relatório não explica o porquê da diferença de rendimento dos alunos em língua portuguesa e matemática.

A recomendação do grupo para melhorar o quadro é que haja uso de programas adequados para formação de professores e melhoria nas condições de trabalho dos educadores.

MS pode passar a ter 834 vereadores em 2009

0

2008-12-12 19:42:00

Mato Grosso do Sul poderá passar a contar com 834 vereadores a partir da próxima legislatura, o que representa um aumento de 17,1% no número de cadeiras caso o plenário do Senado aprove a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 20/2008 que prevê  à recomposição das Câmaras Municipais.

Na quarta-feira, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado aprovou o parecer favorável do senador César Borges (DEM/BA)  à PEC que altera a redação do inciso IV do caput do artigo 29 da Constituição Federal, que trata de tais mudanças.

Atualmente, o Estado conta com 712 vereadores e, caso haja aumento no número de cadeira, haverá forte impacto nas despesas dos legislativos. Se a matéria passar pelo plenário do Senado, Campo Grande, que hoje tem 21 cadeiras, passará a contar com 27 já a partir do ano que vem, enquanto que Dourados, o segundo maior colégio eleitoral sul-mato-grossense, saltará das atuais 17 para 21.

A CNM  (Confederação Nacional de Municípios) divulgou a estimativa do número total de vereadores para o próximo mandato, que será de 59.602, de acordo com a PEC 20/2008 aprovada pelo Senado. A tabela aprovada pelo Senado indica que o número máximo de vereadores será de 9 para os municípios que tenham até 15 mil habitantes e o máximo de 55 para os que possuam população acima de 8 milhões de habitantes.

Para o cálculo do número de vereadores para o próximo mandato foi utilizada a população de 2008, conforme o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O aumento do número total de vereadores do país será de 51.748 para 59.602, significando um percentual de aumento de 15,2%.Alguns estados terão seus números majorados significativamente.

Só como exemplo, estados como Rio de Janeiro e Pará terão aumentos na ordem de 30% nos números de seus vereadores, enquanto Tocantins terá um aumento de somente 3%. Entretanto, conforme dispõe o caput do artigo 29 da Constituição Federal, o número de vereadores de cada câmara municipal deve estar explicitamente determinado na Lei Orgânica, tendo como base em parâmetros constitucionais.  A chamada PEC dos Vereadores deverá ser votada em dois turnos pelo plenário do Senado entre os dias 16 e 17 de dezembro.

Mais de 28,7 mil se inscrevem na rede estadual de ensino

0

2008-12-12 18:22:00

Mais de 11.650 pedidos de matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2009 já foram feitos em Campo Grande desde a abertura do prazo, em 24 de novembro. O período continua até o dia 9 de janeiro. No Interior, onde a matricula digital começou no dia 4 de dezembro, já foram registradas 17.079 inscrições.

As inscrições poderão ser feitas via internet nos municípios de Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Tanto alunos novos quanto alunos que já estudam nas escolas estaduais podem solicitar a matrícula pela internet.


 Matrícula Digital

A matrícula digital está atendendo 45% das unidades escolares estaduais. A previsão é que em 2009 este número chegue a 80% das escolas. Também utilizarão deste sistema os alunos que queiram matricular-se na rede estadual de ensino.

O processo é dividido em duas etapas: a primeira é para os alunos da rede estadual de ensino, que devem confirmar a sua permanência na escola. Esta etapa permite à Secretaria de Educação saber quantas vagas serão disponibilizadas. Ela acontecerá em períodos diferentes, conforme cronograma de cada município.


Todo pai de aluno da rede estadual de ensino deve dirigir-se à unidade de ensino. Após a confirmação da permanência, o aluno poderá renovar a matrícula. Este período será de 23 dias, ocorrendo de 15 de dezembro de 2008 a 6 de janeiro de 2009.
Marcelo Eduardo/Com assessoria de imprensa

Governo estuda construir casas para até 5 salários

0

2008-12-12 17:38:00

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou hoje (12) que o governo federal estuda dois novos programas, um na área de habitação e outro sobre mobilidade urbana nas cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

A ministra não deu detalhes sobre os projetos, mas adiantou que as medidas na área de habitação vão beneficiar trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos por mês.

Ao participar de encontro nacional de prefeitos eleitos pelo PT nas eleições de outubro, em Brasília, Dilma também comentou as medidas anunciadas ontem (11) pela área econômica do governo.

Segundo ela, o objetivo é aumentar o consumo da população brasileira, para que as empresas não tenham que demitir trabalhadores. “O que liga o cidadão, a empresa privada e o governo, todos nós, é a manutenção do emprego", disse.

Ontem, o governo anunciou a criação de mais duas alíquotas na tabela do Imposto de Renda para pessoa físicas: uma de 7,5% e outra de 22,5%.

Atualmente só existem duas alíquotas: de 15% e de 27,5%, com direito a descontos no cálculo final. "Acredito que as pessoas já podem fazer seu cálculo e ter expecativa de um aumento líquido de renda", afirmou

Também há mudanças na arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrados da indústria automobilística, em vigor desde hoje (12) até 31 de março de 2009. Carros de até 1.000 cilindradas, que pagavam alíquota de 7% de IPI, estarão isentos do tributo no período.

Acima disso, continuarão recolhendo o IPI, mas em bases menores. Para os carros de 1.001 a 2.000 cilindradas, a taxa cai dos atuais 13% para 6,5% (a gasolina) e de 11% para 5,5% (a álcool e flexflex).

Também foi anunciada a redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoa física de 3% para 1,5% ao ano, que vale para operações como aquisição de bens de consumo e cheque especial.

SUS: Cirurgias com mais segurança e menor custo

0

2008-12-12 16:49:00

Os hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) realizaram 2,7 milhões de cirurgias de diferentes níveis de complexidade, de janeiro a setembro deste ano. Foram gastos até agora R$ 2,7 bilhões. Diante de um universo dessa dimensão, evitar complicações pós-cirurgia, reduzir tempo de internação e custo são metas fundamentais para garantir melhor qualidade aos serviços prestados.


Com esse intuito, foi lançada na quarta-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a campanha “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O Ministério da Saúde foi representado pelo médico, Alberto Beltrame, diretor do Departamento de Atenção Especializada. A cerimônia ocorreu depois da abertura do simpósio sobre o mesmo tema, que vai até quinta-feira, sempre das 9 às 18 horas. 


 A campanha prevê a distribuição de protocolos de procedimentos corretos e boas práticas antes, durante e depois da cirurgia. “São práticas simples que vão desde a maneira correta do profissional lavar as mãos até o uso de antibióticos antes do procedimento cirúrgico”, explica o coordenador-geral de Alta Complexidade do Ministério da Saúde, Joselito Pedrosa.  

    Publicação 
De acordo com Pedrosa, os protocolos foram desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir de um estudo sobre as cirurgias, suas complicações e os gastos da rede hospitalar.


 O Brasil, em parceria com a OPAS, traduziu esses protocolos, produziu uma publicação que será distribuída a 15 mil unidades hospitalares credenciadas pelo SUS. Embora 90% dos procedimentos de alta complexidade ocorram no SUS, o Ministério da Saúde pretende, em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), fazer com que esses mesmos protocolos cheguem à rede hospitalar particular.  

Pedrosa explica que os protocolos podem ser imediatamente adotados e não exigem nenhum processo de capacitação dos profissionais. “Exigem apenas uma mudança de cultura de práticas. Os profissionais detêm conhecimento suficiente, pela própria formação, sobre esses procedimentos”, diz o coordenador-geral. Ele prevê que essa mudança resultará em melhoria da qualidade dos procedimentos cirúrgicos e da assistência prestada à população.

Paranhos: Professores participam de curso de capacitação

0

2008-12-12 16:13:00

Jaime Mel e Wanderléa
Na busca pelo aprimoramento no processo de aprendizagem com o auxílio da informática, para elevar o nível de conhecimento dos alunos e professores em suas diferentes disciplinas é que a coordenadora Wanderlea Catto e o professor da sala de tecnologia, Wellington Pimentel, da Escola Estadual Santiago Benites, com o apoio do diretor Leandro Carlos de Oliveira, participaram do I Encontro dos Professores das STEs, realizado em Ponta- Porã nos dias 28 e 29 de novembro. O curso foi oferecido pelo NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional.


O curso foi ministrado no SIMTED, pelos professores: Rogério Zaim de Melo, diretor Estadual do NTE, Ruth Moura Derzi, coordenadora do Município, Evandro Ângelo de Jesus e Nasser Charif Assan.


A coordenadora municipal das salas de tecnologia, Ruth Moura Derzi, enfatizou que "os professores poderão, através das salas de tecnologia, aprimorar o processo de aprendizagem nas diferentes disciplinas com o auxílio da informática". Neste curso foram apresentados vários PROJETOS de casos de sucesso dos municípios, podendo servir de exemplo e de estímulo para os municípios que ainda não se integraram a este modelo de aprendizagem.


O objetivo geral da Tecnologia na Educação é preparar projetos em todas as disciplinas e apresentar para os pais, alunos e sociedade.


"Eu, enquanto coordenadora, acredito que as escolas de Paranhos têm toda a estrutura para acompanhar as expectativas do NTE, pois trabalhamos com professores compromissados e ansiosos para aprender novas maneiras de ensinar", comentou a professora Wanderléa.

Tacuru: Prefeitura elimina ponto crítico às margens da cidade

0

2008-12-12 15:44:00

A Prefeitura de Tacuru realizou a contenção da erosão nas proximidades do Córrego Tacuru, próximo à empresa Erva-Mate Sete Quedas. A queda do aterro vinha se expandido com as chuvas. Com recursos próprios do município, o prefeito Cláudio se empenhou na realização da drenagem, recuperando e realizando a recomposição da vegetação naquele local.


O trabalho dos servidores municipais irá conter a erosão e recuperar o terreno, que estava se esvaindo com a forte erosão. Este trabalho de preservação e recuperação do meio ambiente é uma das grandes metas da administração ‘Tacuru no Caminho Certo’.

Paranhos: Acadêmicos da Uniderp concretizam metade do curso

0

2008-12-12 15:27:00

Jaime Mel
Os acadêmicos de Ciências Contábeis da Uniderp Interativa, pólo de Paranhos-MS, concluíram mais um ano de curso; o segundo dos quatro anos, que é a duração de todo o curso, e na semana passada reuniram-se para a tradicional troca de presentes, o ‘Amigo Oculto’, já que entrarão em um período de férias.


A turma – Donizete, Adilson, Azenira, Deise, Edir, Jaqueline, Lopes e Michele -, juntamente com o professor Dorival Soares, oportunamente agradecem a todos que direta ou indiretamente têm os apoiado, desejando a todos um Feliz Natal e um vindouro ano, com muita paz, sucesso e realizações.

Índios ferem e abatem animais em fazendas de Sapucaia

0

2008-12-12 14:56:00

Vilson Nascimento

Produtores rurais que tem propriedades na região circunvizinha a Aldeia Taquapery, vem amargando grandes prejuízos com animais sendo abatidos e feridos a golpes de facões e foices por indígenas residentes na reserva, que está situada às margens da rodovia MS-289, trecho que liga Coronel Sapucaia a Amambai, a cerca de 15 quilômetros da cidade, em Coronel Sapucaia.

As ações criminosas dessa vêm ocorrendo há anos, porém como os autores nunca são identificados e punidos na forma da lei, o que causa sensação de impunidade e o número de ataques e conseqüentemente prejuízos aos produtores rurais que pagam impostos e geram empregos é cada vez maior.

Segundo a Polícia Militar de Coronel Sapucaia, os abates, quase sempre de gado de raça, acontece em praticamente todas as propriedades rurais situadas na região próxima à aldeia, mas os ataques freqüentes ocorrem em três fazendas da região, as fazendas, Jangada, Primavera e Rincão dos Búfalos.

Três animais abatidos em 24 horas

Na Fazenda Rincão dos Búfalos pelos menos três animais foram abatidos em menos de 24 horas no decorrer dessa semana e vários outros animais ficaram feridos, fruto de ataque de indígenas.

Na noite de quarta (10) para quinta-feira um animal foi abatido dentro de um dos pastos da fazenda e na noite de quinta (11) para essa sexta-feira (12), mais dois bois foram sacrificados pelos indígenas e vários outros animais saíram feridos a golpes de foice.

Segundo a PM em um dos casos, após abater o animal, os silvícolas retiraram apenas os quartos e a carne nobre, deixando o restante da carne e da carcaça ao relento.

A ação- Segundo a polícia, para capturar o animal a ser abatido, os indígenas “encurralam” a rês em um canto do pasto ou em bosques e capões de mato e aplicam golpes de foice na região das pernas para ferir a rês e facilitar a abordagem para matar.

Em muitas vezes o animal, mesmo ferido, acaba escapando da armadilha, mas permanece com a seqüela, vindo a perder peso e até adoecer e morrer em decorrência dos ferimentos.

Abates também ocorrem em Amambai

Abates de gado por parte de indígenas como vem ocorrendo com grande freqüência nas propriedades vizinhas à aldeia em Coronel Sapucaia também são registrados em propriedades rurais que faz divisa com aldeias indígenas em Amambai.

Na região do Sertãozinho, a cerca de 15 quilômetros da sede do município, são freqüentes os casos de furtos e abates de animais em sítios e fazendas da região, que faz divida com a Aldeia Amambai, uma das aldeias mais populosas do conesul do Estado, com cerca de 7 mil índios na etnia guarani-kaiowá.

Caso mais recente- O caso de abate de gado por indígenas registrado mais recentemente em Amambai, ocorreu há cerca de 40 dias na Fazenda J.A, que faz divisa com a Aldeia Limão Verde, situada a cerca de três quilômetros da cidade.

Após encurralar um lote de novilhas em um canto do pasto, os indígenas começaram a ferir os animais na altura das pernas a golpes de foice até conseguirem capturar uma das reses.

O animal foi abatido na calada da noite, horário que mais gostam de agir para evitarem serem vistos e identificados e no dia seguinte os proprietários da fazenda só se depararam com os restos da carcaça, a cabeça com parte do pescoço e a buchada.

O proprietário da fazenda procurou a polícia, a Funai (Fundação Nacional do Índio) e até as lideranças da reserva indígena para denunciar o ocorrido, mas até agora nenhuma dos autores da ação delituosa, que inclusive deixou outros animais feridos, foi se quer identificado.

Produtores rurais perdem batalha da dívida

0

2008-12-12 14:30:00

O arrocho mundial de crédito transformou as dificuldades em uma crise. Os bancos estão retomando a posse de maquinário agrícola. O crédito para fertilizantes e outros insumos secou. Emerson Spigosso, um agricultor de 34 anos do Estado do Mato Grosso, não sabe como pagar suas dívidas. "O banco veio levar minhas ceifeiras-debulhadoras, mas não as encontrou", ele disse. "Então ele executou minha dívida na Justiça. Eu não tenho como pagar".

Como muitos agricultores locais, Spigosso investiu em terras e maquinário no início desta década, à medida que o Brasil ganhava proeminência como fornecedor mundial de soja e outros alimentos. Mas seca, pragas, a valorização da moeda e a péssima infra-estrutura minaram as vantagens que os produtores rurais do Mato Grosso usavam contra os concorrentes nos Estados Unidos, Argentina e no Sul do Brasil.

A produção de soja no Estado provavelmente cairá 10% neste ano, dizem os produtores rurais. No próximo ano, ela poderá cair em dois terços. Até recentemente, os produtores rurais do Mato Grosso tinham pouco do que se queixar. Entre 1990 e 2004, a quantidade de terras cultivadas no Estado mais que quadruplicou, de 1,9 milhão para 8,6 milhões de hectares – uma área maior que a Áustria.

Mas no período de 2004-2005, as coisas começaram a dar errado. Duas safras consecutivas foram atingidas por seca e praga. A moeda brasileira se valorizou constantemente frente ao dólar americano, minando os lucros dos produtores rurais. Essas dificuldades expuseram outras.

Os produtores rurais no Mato Grosso estão a mais de 2 mil quilômetros dos portos de Santos e Paranaguá, e a 1.500 quilômetros de Porto Velho, um porto em um afluente do Rio Amazonas que, por sua vez, fica a 1.900 quilômetros da costa do Atlântico. Grande parte da produção é transportada por estradas horríveis em caminhões com dois reboques, um sistema altamente ineficiente.

Segundo a Agroconsult, uma consultoria em agronegócio, neste ano custará US$ 106 por tonelada para transporte da soja do Mato Grosso ao porto, em comparação a uma média de US$ 30 nos Estados Unidos. Com o acúmulo das dificuldades, muitos produtores rurais se endividaram profundamente.

O financiamento subsidiado para maquinário agrícola, por exemplo, é fornecido pelo BNDES, o banco nacional de desenvolvimento do Brasil, canalizado pelos bancos comerciais e outros dirigidos por empresas como John Deere e Case New Holland, que arcam com o risco do não pagamento. A maioria dos empréstimos é quitado ao longo de cinco anos.

Quando os produtores rurais enfrentaram dificuldades em 2005, o governo determinou que as prestações que venceriam naquele ano poderiam ser pagas em 2010. Depois disse que as prestações que venceriam em 2006 poderiam ser pagas em 2011. Em 2007, ele disse que os produtores rurais deviam pagar 15% de suas dívidas, e o restante em 2012.

Neste ano, ele disse que os produtores rurais tinham que pagar 40%, e o restante em 2013. No Mato Grosso, na semana passada, o FT falou com 26 produtores rurais, sendo que apenas um conseguiu pagar os 40% que devia neste ano, vendendo terras. O governo forneceu R$ 500 milhões em crédito para ajudar no pagamento dos empréstimos para maquinário, mas a maioria não pode usá-lo porque não dispõe de nenhuma caução.

A situação de Spigosso é típica. Ele comprou uma ceifeira-debulhadora em 2001 por R$ 220 mil e outra em 2003, por R$ 280 mil. Devido aos juros acumulados, a dívida sobre suas duas máquinas passou para R$ 800 mil, enquanto o valor das máquinas caiu para menos da metade desse valor. O governo forneceu uma linha de crédito rural extra de R$ 13 bilhões neste ano, mas como os empréstimos para maquinário, poucos produtores rurais no Mato Grosso podem usá-lo.

Ana Laura Menegatti da MB Agro, uma consultoria de agronegócio em São Paulo, disse que dos R$ 49 bilhões disponíveis para financiar o plantio deste ano antes do financiamento de emergência, apenas R$ 18,5 bilhões foram de fato emprestados a agricultores de todo o país. "Os bancos não gostam de risco e há burocracia demais, de forma que muito pouco financiamento chega aos agricultores", ela disse.

A situação se agravou neste ano porque grandes empresas de agronegócio como Bunge, ADM e Cargill estão emprestando muito menos para os produtores rurais do que de costume. Luis Carlos Guedes, vice-presidente de agronegócios do Banco do Brasil, um banco controlado pelo governo, disse que grandes traders fornecem cerca de metade do crédito agrícola no Mato Grosso e que recuaram fortemente devido ao arrocho de crédito.

Ele disse que o governo deveria quebrar o ciclo de adiamento interminável dos pagamentos ao crédito subsidiado, que custa cerca de R$ 4 bilhões por ano, e gastar o dinheiro em instrumentos para garantir uma renda mínima para os produtores. Isso daria aos bancos a segurança que precisam para emprestar.

Edílson Guimarães, secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, disse que a proposta faz sentido, mas que o governo tem problemas de curto prazo, como o acúmulo de dívidas ativas, com os quais tem que lidar primeiro. Como colocou um produtor rural do Mato Grosso, a proposta do Banco do Brasil é "a solução dos nossos sonhos". Mas enquanto os recursos continuam não disponíveis, a situação difícil dos produtores rurais só pode se agravar.

Periscópio `Dois casos exemplares´ por Antonio Luiz

0

2008-12-12 14:10:00

Dois casos exemplares

Caso 1:O governador democrata do Estado de Illinois, Rod Blagojevich, e seu chefe de gabinete, John Harris, foram presos sob acusação de tentar obter benefícios pessoais em troca da nomeação do substituto do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, no Senado. A promotoria pública acusou ainda o governador de fraude, conspiração, suborno e de ameaçar o jornal Chicago Tribune. Obama, que assumirá a presidência em 20 de janeiro, renunciou a sua vaga no Senado por Illinois pouco depois de ser eleito. De acordo com a legislação americana, o governador é responsável pela escolha do substituto. No entanto, antes das eleições gerais de novembro, um juiz federal havia autorizado a instalação de escutas para obter conversas de Blagojevich, que já vinha sendo investigado pelo FBI. “Eu quero é ganhar dinheiro”, disse ele em uma das gravações feitas na véspera da eleição de Obama. “Essa cadeira no Senado vale muito. Não é o tipo da coisa que se dê para alguém em troca de nada.” Segundo o FBI, o governador estava sob investigação havia mais de um ano, mas ninguém esperava que ele pudesse ser pego em razão da venda do cargo de senador.

Caso 2:A Polícia Federal desarticulou no Espírito Santo o que considera uma quadrilha comandada por magistrados, acusada de venda de sentenças e crimes contra a administração pública. Na operação, batizada de Naufrágio, foram presas oito pessoas, entre as quais o presidente do Tribunal de Justiça, Frederico Guilherme Pimentel, e a diretora encarregada de distribuir os processos, Débora Pignaton Sarcinelli, além de outros dois desembargadores, um juiz, dois advogados e um membro do Ministério Público.

Ironia do destino: Como foi preso pela manhã, o presidente do TJ não pôde comparecer a uma solenidade em que receberia uma medalha da Associação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo por serviços prestados contra a corrupção. A PF requisitou uma máquina de contagem de dinheiro ao Banco do Brasil para fazer a totalização das notas encontradas na casa de um dos presos, o desembargador Elpídio José Duque. As cédulas eram de baixo valor e o montante ficou em cerca de R$ 500 mil. Na casa do procurador de Justiça, Eliezer Siqueira de Souza, um dos alvos das buscas, a polícia encontrou 16 armas de uso restrito, cuja posse só é permitida às Forças Armadas ou órgãos policiais. Eliezer não constava da lista de detenções, mas acabou preso em flagrante por posse ilegal de armas.

Conclusão:Mais uma ironia: as duas prisões aconteceram na última terça-feira, dia 9 de dezembro, “Dia Internacional de Combate à Corrupção”. Os dois casos são exemplares e semelhantes, tendo porém, uma diferença básica. O primeiro foi nos Estados Unidos, onde o criminoso cumpre pena mesmo, e como já antevêem os analistas políticos, o senhor Rod Blagojevich deverá amargar uma “cana” razoável e sua carreira política simplesmente volatizou, acabou. Já os senhores juízes brasileiros devem sair da cadeia nos próximos dias e tudo ficar por isso mesmo, enquanto o povo otário elege um bando de malfeitores para dirigir o país. Nós merecemos mesmo um presidente que afaga bandidos como Delúbio Soares, Waldomiro Diniz, Zé Dirceu, Luis Gushiken, Antonio Palocci, José Genoino, Severino Cavalcanti e Renan Calheiros ou os “aloprados”. Bem feito para nós!!

Palavras de um “Estadista”

 “Imagine se um de vocês fosse médico e atendesse um paciente doente. O que você falaria para ele? Olha companheiro, você tem um problema, mas a medicina já avançou demais, a ciência já avançou demais, nós vamos dar tal remédio, você vai se recuperar? Ou você diria: Sifu? Vocês diriam isso para um paciente de vocês? Vocês não falariam”.

Onde será que o “Pinóquio” presidente pensa estar? Com sua pretensa “superioridade”, desta vez o “dono da verdade” extrapolou, ao usar palavras inadmissíveis para um primeiro mandatário, num de seus discursos  “me engana que eu gosto” – aliás, outro entre os muitos ridículos, mal educados, cada vez mais normais em suas manifestações. “Esse é o meu presidente!”

Correios levam livros a 37 milhões de alunos de escolas públicas

0

2008-12-12 13:57:00

Quando as aulas do ano letivo de 2009 começarem, em fevereiro, todos os alunos de escola pública do País – 37 milhões de crianças e adolescentes – receberão um kit de livros das mais diversas matérias para usar durante as aulas. Esses alunos estão espalhados pelos lugares mais diversos do Brasil: de centros urbanos a comunidades ribeirinhas. No total, serão atendidas 142 mil escolas em mais de 5.500 municípios de Norte a Sul do País.

Por trás disso, que se repete a cada ano e é considerado um caso exemplar de política pública no País, e causa admiração pelo mundo afora, há uma operação logística complexa. Afinal, planejar a distribuição de qualquer produto ou serviço num país continental como o Brasil não é fácil em nenhum setor da economia. Quando se trata, então, da distribuição de livros didáticos, a situação tende a ficar ainda mais complicada.

Caminhões e vans não são suficientes para se chegar a todos os destinos necessários. Às vezes, é preciso traçar rotas com aviões, balsas e até carros com tração quatro por quatro para alcançar todas as cidades. José Carlos de Oliveira, analista da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (ECT), explica que esta é a maior operação logística da companhia.

“É a que demanda o maior investimento em menos tempo”, afirma. A estatal entrega, escola a escola, todos os livros adquiridos pelo governo desde 1994. Nos últimos três anos, enviou nada menos do que 290 milhões de exemplares. O processo recomeçou em setembro deste ano. Até fevereiro de 2009, os Correios serão responsáveis por levar 103 milhões de exemplares de livros didáticos a todas as escolas do País.

São 70 mil toneladas de carga e 3.500 viagens de carreta – além de outros tipos de transporte – para realizar a distribuição. Segundo Oliveira, os Correios têm uma estrutura logística dedicada somente ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), braço do Ministério da Educação para as compras centralizadas das obras diretamente das editoras.

O programa governamental de aquisição de livros começou em 1929. Porém, só nos anos 90 tornou-se sistemático tal como é hoje. O FNDE coordena a escolha dos títulos didáticos, negocia a compra junto às editoras e contrata os Correios para a distribuição. A negociação das empresas com o governo é dura. Em média, o governo paga R$ 0,34 por caderno tipográfico (o equivalente a 16 páginas).

“Mas esse pagamento varia de R$ 0,30 a R$ 0,50, de acordo com a tiragem da editora”, explica Rafael Torino, diretor de Ações Educacionais do FNDE. Um livro de 10 cadernos tipográficos, por exemplo, sai por R$ 3,40. Um valor que pode chegar, às vezes, a ser dez vezes menor do que o preço do mesmo título nas livrarias. “O governo brasileiro é um dos maiores compradores de livros do mundo”, afirma o presidente do FNDE, Daniel Balaban.

Tanto é verdade que o FNDE costuma abocanhar uma parcela significativa de toda a produção editorial brasileira. No ano passado, por exemplo, segundo a pesquisa sobre o desempenho do setor editorial que acaba de ser anunciada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), da Universidade de São Paulo (USP), o Estado adquiriu nada menos do que 126 milhões de exemplares.

No ano, a produção editorial foi de 351 milhões, segundo dados do estudo, que foi encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel). Essa proporção varia de acordo com o ano de aquisição, já que a compra do Estado é dividida em um ciclo trienal que atende, a cada ano, um dos três níveis da educação: primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, sexto ao nono ano do ensino fundamental e o ensino médio.

O governo investe, em média, R$ 900 milhões por ano para suprir a demanda das escolas públicas, do primeiro ano do ensino fundamental até o último do ensino médio, além de obras literárias para as bibliotecas das escolas atendidas (um programa recente, que passou a fazer parte das compras do governo, de forma permanente, a partir de 2005).

O caminho percorrido por esses livros até chegarem às mãos das crianças, no entanto, é longo. Começa, em média, dois anos antes. O primeiro passo é dado pelo FNDE, que publica um edital em janeiro. Para os livros de 2009, por exemplo, o edital foi divulgado em janeiro de 2007. As editoras têm, então, um prazo de cerca de cinco meses para inscrever seus títulos.

“Mas as editoras começam a trabalhar bem antes”, afirma Jorge Yunes, presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros), entidade que reúne as editoras de livros didáticos. Quando o edital do FNDE é divulgado, diz ele, as obras estão quase prontas e passam por uma espécie de adaptação para se encaixarem aos pedidos do governo, que são definidos em edital.

Logo após a inscrição das obras no programa – que pode ser tanto o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) quanto o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), por exemplo –, os títulos passam por uma comissão de avaliação pedagógica do Ministério da Educação (MEC). O resultado dessa etapa, que demora entre oito e nove meses, é a criação de um guia com os livros didáticos aprovados.

Em maio do ano seguinte, esse guia é enviado para as escolas públicas e usado pelos professores na hora de escolher qual livro eles preferem usar. As escolas podem optar por fazer suas escolhas pela internet ou por um formulário em papel, principalmente para os locais mais distantes do centro urbano. A demanda é processada em julho, explica Torino, do FNDE. “Em agosto, fazemos a negociação com cada editora”, diz o executivo. “Fechamos os contratos e geramos a demanda, por editora, para os Correios”.

Para fazer todos esses livros chegarem a tempo nas escolas, o processo é extremamente organizado. Funcionários dos Correios começam a fazer parte do processo logístico já na gráfica, quando as editoras começam a imprimir os exemplares. Enquanto isso, é feita toda uma distribuição virtual: há um sistema que realiza toda essa logística no computador, para depois ser realizada fisicamente.

A carga é retirada na editora e levada para centros de distribuição – existem 95 “centralizadoras” espalhadas pelo Brasil. Após chegar a esses lugares, a carga é redistribuída por municípios. Até então, tudo é feito por rodovias. Mas, apesar de essa ser a realidade predominante na hora de realizar a distribuição, há cidades brasileiras em que só se chega de barco ou de avião.

Manaus é uma delas. Oliveira explica que a carga com destino à capital do Amazonas vai até Belém de caminhão. Após cinco a seis dias de estrada, os livros são colocados em uma balsa por mais dez dias. E continua pelo rio para chegar às comunidades ribeirinhas, algo que pode consumir 30 dias de transporte. Oliveira afirma que os Correios estão estudando algumas outras alternativas para essa complicada logística.

É o caso, por exemplo, da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, situada a cerca de 600 quilômetros de distância da capital, Rio Branco. “A carga sai de São Paulo e vai até Rio Branco. Porém, a rodovia que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul fica aberta só entre quatro e cinco meses do ano, por causa da temporada de chuvas. Porém, é justamente o período que não coincide com a nossa operação”, explica.

Há duas opções: enviar os livros por avião ou subir o rio. “Durante esses anos, temos optado pelo avião. Mas, agora, estamos estudando a opção fluvial”, diz. As dificuldades são inúmeras, mas os alunos já se acostumaram: seus livros estarão na sala de aula quando começar o ano letivo. “O trabalho dos Correios é excepcional”, diz o presidente da Abrelivros.