19.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 903

Com participação de Caarapó, 1ª Copa Bora de Futevôlei reúne atletas de diversas cidades em Rio Brilhante

0
Parte da equipe que representou Caarapó em Rio Brilhante. Fotos: Divulgação

No último sábado, dia 6, foi realizada em Rio Brilhante a 1ª Copa Bora de Futevôlei, evento que reuniu cerca de 50 atletas de várias cidades da região. A competição contou com a participação de esportistas de Campo Grande, Caarapó, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Dourados, distribuídos nas categorias Iniciante, Misto e Open.

Os atletas que representaram o município de Caarapó competiram em todas as categorias. Entre os participantes, destacou-se o grupo de 20 atletas do Vale da Esperança, representados pelas equipes “Galera Arena Cabral” e “Piazada do Futevôlei”. A dupla Lucas e Hatany alcançou as quartas de final na competição.

A 1ª Copa Bora de Futevôlei foi organizada pela Bora Beach Arena e Leandro, proporcionando uma oportunidade para a integração entre atletas de diferentes localidades e para o fortalecimento do esporte na região.

(Com informações do site Caarapó News)

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Temperaturas permanecem amenas e quinta-feira tem probabilidade de chuva fraca a moderada

0

A previsão do tempo para esta quinta-feira (11) indica chuvas de intensidade fraca a moderada principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a aproximação de uma frente fria aliada ao intenso transporte de umidade reforça o tempo instável.

Nas regiões norte e Bolsão, o tempo deve ficar mais firme, com aberturas de sol e aumento de nebulosidade, porém, não se descarta a probabilidade de chuvas de intensidade fraca. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas acima da média.

A mínima prevista para Campo Grande é de 13°C e a máxima de 25°C. Em Dourados, o dia inicia com 12°C e chega aos 16°C nos horários mais quentes. Na região Sul-fronteira, Ponta Porã apresenta variação entre 10°C e 12°C. Anaurilândia, na região leste, tem mínima de 14°C e máxima de 22°C.

Em Paranaíba, no Bolsão, a mínima é de 15°C e a máxima de 33°C; Três Lagoas, na mesma região, amanhece com 16°C e atinge 31°C à tarde. Coxim, na região norte, tem mínima de 14°C e máxima de 31°C.

Na região pantaneira, os termômetros em Aquidauana e Coxim marcam 13°C inicialmente e registram máximas de 21°C e 22°C, respectivamente. Porto Murtinho, no sudoeste do Estado, registra 12°C pela manhã e chega aos 15°C ao longo do dia.

Temperaturas permanecem amenas e quinta-feira tem probabilidade de chuva fraca a moderada

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Bem Popular Brasil     Fone: 99166-4242

Próximo ao antigo Hospital Santa Joana

Polícia Científica de Amambai lança Campanha do Agasalho 2024 para ajudar comunidades carentes

0
Foto: Divulgação

A Polícia Científica de Amambai deu início à sua campanha anual do agasalho para 2024, com o propósito de arrecadar roupas de frio, cobertores e outros itens de inverno para comunidades carentes. A iniciativa, já tradicional na instituição, visa aliviar o sofrimento daqueles que enfrentam as baixas temperaturas sem os recursos necessários.

Essa campanha conta com a colaboração dos funcionários da Polícia Científica e da comunidade em geral. A população é incentivada a doar peças em bom estado, garantindo que os itens arrecadados sejam úteis e confortáveis para os beneficiados.

No ano passado, a campanha arrecadou mais de 4.000 peças de roupa e cobertores, beneficiando centenas de famílias em situação de vulnerabilidade. Para este ano, a expectativa é superar esse número, com o apoio crescente da comunidade e de empresas parceiras que se juntaram à causa.

Para participar, basta levar as doações até a Polícia Científica de Amambai (Antigo Hospital Santa Joana), no centro de Amambaí, ou a um dos pontos de coleta até o final de agosto. As doações serão distribuídas em comunidades previamente mapeadas pela Polícia Científica e parceiros locais, garantindo que cheguem aos lugares mais necessitados.

A campanha do agasalho da Polícia Científica é um exemplo de como a união entre as forças de segurança e a sociedade civil pode gerar impacto positivo na comunidade. Em tempos de frio intenso, atos de solidariedade como este aquecem não apenas os corpos, mas também os corações.

Para mais informações sobre os pontos de coleta e como contribuir, entre em contato com a Polícia Científica.

Endereço: Rua Colombo, 807, Centro, Amambaí

Balanço 2024: CCJR emitiu 112 pareceres favoráveis no 1º semestre

0
Na reunião de hoje dois projetos de interesse dos servidores do Legislativo foram devolvidos. Foto: Luciana Nassar

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) se reuniu nesta quarta-feira (10) para distribuição e análise de projetos que deram entrada na Casa de Leis. Formada pela presidente Mara Caseiro (PSDB) e pelos deputados membros Junior Mochi (MDB – vice-presidente), Caravina (PSDB), Pedro Pedrossian (PSB) e Antonio Vaz (Republicanos), a Comissão entregou hoje o balanço do primeiro semestre de 2024, em que divulgou que foram distribuídas 183 propostas, sendo 112 devolvidas com pareceres favoráveis, 29 com pareceres contrários e outros 14 projetos foram retirados.

Balanço 2024: CCJR emitiu 112 pareceres favoráveis no 1º semestre
Presidente da CCJR, Mara Caseiro, agradeceu o empenho de todos

De acordo com relatório da Secretaria Jurídica e Legislativa, do total distribuído durante as 20 reuniões realizadas pela Comissão, 155 foram Projetos de Leis, 1 Projeto de Emenda Constitucional (PEC), 7 Projetos de Decreto Legislativo (PDL), 6 Projetos de Lei Complementar (PLC) e outros 14 Projetos de Resolução (PR). Dos devolvidos com pareceres favoráveis, 90 eram Projetos de Lei, 1 PEC, 4 PDLs, 3 PLCs e todos os 14 PRs. Já com pareceres contrários foram 28 Projetos de Leis e 1 Projeto de Lei Complementar.

A presidente agradeceu o empenho de todos. “Sempre com muita responsabilidade e análise dos nossos assessores jurídicos, quero agradecer aos membros pela colaboração, pelo entendimento de, às vezes, precisar acelerar as discussões para, dentro das necessidades, atender aos projetos e as categorias. Cumprimos nosso papel e agradeço a todos que nos acompanham”, disse Mara Caseiro, que anunciou que se não houver pedido de reunião extraordinária a CCJR retorna no dia 7 de agosto.

Pareceres favoráveis

Na reunião, a presidente devolveu duas propostas de interesse do servidor público do Legislativo. Primeiro, o Projeto de Lei 152 de 2024, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre modernizações no Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso do Sul, dentre elas a implementação do teletrabalho – confira a proposta na íntegra aqui. A deputada emitiu parecer favorável e destacou que está anexado o devido impacto financeiro das alterações da proposta. Acompanhado pelos pares, o parecer vai a Ordem do Dia.

Projeto de Lei 153 de 2024, da Mesa Diretora, é a outra proposta, que visa alterar o que dispõe o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso do Sul, que também está acompanhado do devido impacto financeiro. Dentre as alterações está a extinção de 371 cargos efetivos, além de mais 54 cargos que serão gradualmente extintos à medida que vagarem, totalizando uma redução de 425 cargos – leia na íntegra aqui. Essa medida, segundo a proposta, resultará em uma economia mensal de R$ 1.996.018,22 em despesas autorizadas. A deputada presidente emitiu parecer favorável e a proposta segue para a Ordem do Dia.

Balanço 2024: CCJR emitiu 112 pareceres favoráveis no 1º semestre
Reuniões ocorrem no Plenarinho Júlio Maia

Também foi devolvido por Mara Caseiro o Projeto de Lei 143 de 2024, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação e acrescenta dispositivos na Lei nº 4.841, de 14 de abril de 2016, nos termos que especifica, quanto ao repasse do incentivo estadual aos agentes comunitários de saúde, de endemias, de vigilância e guardas de endemias, para sistematizar o aumento do valor. Com parecer favorável, segue para votação ao Plenário.

Outra matéria do Poder Executivo, Projeto de Lei 145 de 2024, foi devolvida pela presidente com parecer favorável e segue para Ordem do Dia. A proposta pretende autorizar o Poder Executivo Estadual a prestar contragarantia à União em operação de crédito interna a ser celebrada entre a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e a Caixa Econômica Federal (CEF), e dá outras providências.

Da mesma forma, segue para votação ao Plenário, o Projeto de Lei 149 de 2024, do Poder Executivo, que dispõe sobre formas excepcionais de pagamento de créditos tributários relativos ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), e dá outras providências. Segundo o relatório favorável do deputado Caravina, trata-se de Refis para fatos geradores até 31 de dezembro de 2023, com descontos de até 80% para multas e de até 40% para juros. O relator rejeitou as emendas modificativas 1 e 2 por vício de iniciativa.

Junior Mochi emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei 82 de 2024, de autoria do deputado Paulo Duarte (PSB), acatando emenda substitutiva integral 001, que agora segue para Ordem do Dia. A matéria obriga as Empresas Prestadoras de Serviço Público no Estado de Mato Grosso do Sul a expedir notificação prévia ao usuário ao realizar vistoria ou manutenção técnica com interrupção do serviço. Antonio Vaz emitiu parecer favorável ao Projeto de Resolução 013 de 2024, também de autoria do deputado Paulo Duarte, de concessão de Título de Cidadão Sul-mato-grossense a quem especifica, que segue para a Ordem do Dia.

Pedro Pedrossian emitiu pareceres a três projetos. Primeiro, Projeto de Lei 148 de 2024, do Poder Executivo, que altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei nº 1.810, de 22 de dezembro de 1997; altera a redação de dispositivo da Lei nº 6.062, de 31 de maio de 2023, e dá outras providências, com intuito de aperfeiçoar as regras da cobrança do ICMS Presumido e quanto ao pagamento do tributo dos optantes do Simples Nacional. Com aprovação do parecer favorável, segue a Ordem do Dia.

O segundo foi o Projeto de Lei 144 de 2024, do Poder Executivo, que visa autorizar o Poder Executivo Estadual a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF), com a garantia prestada pela União, e dá outras providências, no que tange projetos de melhoria habitacional. A proposta recebeu parecer favorável e segue ao Plenário.

Parecer contrário

E, por fim, Pedrossian devolveu um parecer contrário ao Projeto de Lei 201 de 2023, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT) e outros coautores, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Estadual n. 2.951, de 17 de dezembro de 2004, que dispõe sobre o uso, a comercialização e o armazenamento dos agrotóxicos, seus componentes e afins, no Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências, no que tange o aumento da distância hídrica de mananciais para as aplicações e ainda proibia a pulverização por meio de aeronaves. O relator alegou inviabilidade jurídica, inconstitucionalidade material e conflito de princípios constitucionais. Por unanimidade ao parecer contrário, a matéria foi arquivada.

Serviço

As reuniões são realizadas as quartas-feiras, no Plenarinho Nelito Câmara, a partir das 8h, e podem ser acompanhada ao vivo nos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis no FacebookInstagramTwitter e YoutubeTV e Rádio ALEMS, com cobertura do Portal da ALEMS. A TV e a Rádio ALEMS estão com sinal aberto, respectivamente, no canal 7.2 e na FM 105.5. A pauta fica disponível neste link

Campanha na ALEMS faz solidariedade chegar ao Rio Grande do Sul

0
Entrega dos donativos da ação solidária em prol do Rio Grande do Sul aconteceu nesta quarta-feira. Foto: Rázia Krug

Corrente solidária em prol dos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS), promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, encerrou nesta manhã (10), com a entrega dos donativos arrecadados, na sala multiuso. A campanha, iniciada no dia 20 de maio, também contou com doações de quem participou do 2º Arraiá da ALEMS. Servidores e o público externo puderam colaborar com a ação solidária. Entre os itens que chegarão ao Rio Grande do Sul, estão produtos de higiene pessoal, lenços umedecidos, remédios diversos, um aparelho para aferir a glicemia, fraldas geriátricas, fraldas infantis, roupas, kits para bebês, cobertas, cobertores, roupas íntimas, agasalhos e fronhas.

A deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo, falou sobre a ação de solidariedade. “Hoje nós estamos fazendo a entrega de uma campanha que nós fizemos junto a Escola do Legislativo. Todas essas doações são para o nosso querido Rio Grande do Sul, que passou por toda aquela tragédia. Também quero registrar que a Dra. Kátia Claro sugeriu que também fosse arrecadado os donativos para o Rio Grande do Sul em nossa festa junina, e aí culminou nessa grande doação aqui”, destacou.  

Campanha na ALEMS faz solidariedade chegar ao Rio Grande do Sul
Capitão Roledo, da Defesa Civil e a deputada Mara Caseiro – Foto: Victor Chileno

“Quero agradecer principalmente a todos da Escola do Legislativo, o nosso diretor-geral, Thiago Gonçalves, a Dra. Marlene Figueira, e também agradecer ao deputado Gerson Claro [PP], presidente da ALEMS, e à sua esposa, Kátia Claro, que tem nos dado todo o apoio para trabalhar buscando melhorar a vida das pessoas. Nesta ação em conjunto, inclusive com a Defesa Civil, agradeço ao Capitão Roledo aqui presente, que está recebendo os donativos e também agradeço a todos que participaram e doaram. Esperamos poder dar um pouquinho de nós e contribuir um pouco com nossos irmãos”, ressaltou a deputada Mara Caseiro.

O Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), Carlos Roledo, chefe do departamento de logística da Defesa Civil, agradeceu a iniciativa. “Levaremos em nossas viaturas as doações para o Rio Grande do Sul. A gente já esteve lá em uma operação por 37 dias, então nessa situação a gente sabe até em que lugar irá levar, onde será entregue. Alguns abrigos e instituições já estão em contato com a gente, se eu falar que tenho esses donativos, a gente já tem onde vai entregar, é só chegar, descer e já entregar, pois eles estão em um período de reconstrução. A situação deles hoje está melhor do que quando aconteceu a catástrofe, tem gente que perdeu tudo, perdeu casa, não adianta mais nem voltar para aquele local, hoje o que a pessoa precisa, muitas vezes, é uma cesta básica, uma comida, um cobertor, faz muito frio lá agora, é por isso que essas doações que eles vão receber agora serão muito úteis”, declarou. 

Arraiá da Escola Jaguari acontece nesta sexta-feira em Amambai

0

Acontece nesta sexta-feira, 12 de julho, na quadra de esportes da unidade escolar, o Arraiá da Escola Jaguari.

Localizada na comunidade indígena Aldeia Jaguari, distante cerca de 50 quilômetros da cidade, em Amambai, a Escola Jaguari é uma extensão da Escola Municipal Polo Mbo’erenda Tupã’i Ñandeva, localizada na Aldeia Limão Verde.

Segundo a organização, o Arraia, que será aberto a toda a comunidade da Aldeia Jaguari e vizinhança, está prevista para iniciar a partir das 16h e terá apresentações de alunos da escola e da comunidade local.

Também haverá, segundo os organizadores, venda de espetinho com mandioca, refrigerantes e bolos, entre outras variedades.

Com atrações especiais, Arraiá do CTG Sentinela de Amambai acontece neste sábado (13)

0
Foto: Divulgação

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela de Amambai realizará neste sábado, dia 13, às 19h, o tradicional Arraiá, que contará com a pré-estreia dos grupos de dança da entidade. O evento promete atrações típicas de festas juninas, incluindo comidas e bebidas tradicionais, além de diversas brincadeiras como pescaria e bingo.

Os participantes do bingo concorrerão a prêmios que variam de R$ 200,00 a R$ 1.000,00, além de uma fritadeira elétrica (Air Fryer). O valor da entrada é de R$ 25,00 e inclui uma cartela de bingo; crianças de 7 a 12 anos pagam R$ 15,00, mas não recebem a cartela.

O evento contará com a participação do musical Mas Que Tal, o grupo que acompanhará os participantes do CTG Sentinela de Amambai que competirão no 33º Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams) nos dias 19, 20 e 21 de julho, no CTG Nova Querência, em Maracaju.

Para mais informações e aquisição de ingressos, os interessados podem entrar em contato com Edilson Pinzan pelo telefone (67) 99979-1512.

Fonte: M.A./Grupo A Gazeta

Palestra do projeto “Polícia Judicial Amiga dos Autistas” foi realizada em Amambai

0
Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Amambai, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (C.P.P.Mulheres), em parceria com o Lions Club e o Departamento Nacional de Polícia Judicial, realizou na terça-feira (09) um evento integrado ao projeto “Polícia Judicial Amiga dos Autistas”, com a palestra intitulada “Polícia Judicial Amiga dos Autistas: Um Modelo de Interação e Acessibilidade com Respeito à Dignidade Humana e Empatia Institucional”.

O diretor do Departamento Nacional de Polícia Judicial, Igor Tobias Mariano, foi o palestrante principal, discutindo iniciativas voltadas para a inclusão e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresentando um novo modelo de interação e acessibilidade da Polícia Judicial pensado para esse público.

O encontro contou com representantes da Saúde nos níveis municipal, estadual e nacional, além de participantes de outras regiões do país. O Corpo de Bombeiros Militar de Amambai esteve presente, com o 3º Sargento Ivo de Melo Marques abordando a implementação da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. À reportagem, ele destacou a importância do evento, afirmando que “as autoridades policiais precisam ter conhecimento e preparação para atender pessoas com o transtorno do espectro autista.”

Nesse sentido, em 2022, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) implementou uma nota de instrução focada em sensibilizar o público interno sobre o tema do autismo, instruir os bombeiros militares sobre métodos adequados para interagir com indivíduos diagnosticados com TEA e seus acompanhantes, alinhar os procedimentos operacionais do CBMMS com a literatura especializada e reduzir a ocorrência de incidentes durante os atendimentos e abordagens realizados pela corporação.

O evento também ocorreu no contexto da inclusão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência pelo Ministério da Saúde em 2023, marcando o reconhecimento da necessidade de uma rede de atenção integral no Sistema Único de Saúde (SUS), desde o diagnóstico precoce até o acompanhamento contínuo. Como resultado, os Centros Especializados em Reabilitação (CER) que atendem pessoas com TEA passaram a receber um aporte de 20% para custeio mensal.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Casa do Trabalhador disponibiliza 48 oportunidades de emprego nesta quinta-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 48 oportunidades de emprego nesta quinta-feira, dia 11 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 vaga para atendente de lanchonete
1 vaga para manicure e pedicure
1 vaga para pedreiro
1 vaga para cozinheiro de restaurante
1 vaga para cuidador de idosos
2 vagas para auxiliar de coxinha
1 vaga para atendente de padaria
1 vaga para copeira
1 vaga para operador de caixa
1 vaga para consultor de vendas
1 vaga para operador de mercadorias e derivados
1 vaga para balconista de açougue
4 vagas para agente de saneamento
2 vagas para motorista de caminhão
1 vaga para atendente do setor hortifrutigranjeiros
1 vaga para motofretista
1 vaga para salgadeiro
1 vaga para soldador
2 vagas para empregado doméstico diarista
1 vaga para auxiliar de limpeza
1 vaga para assistente de vendas
1 vaga para auxiliar administrativo
1 vaga para auxiliar de engenheiro da construção civil
2 vagas para auxiliar de estoque
1 vaga para empregado doméstico nos serviços gerais
1 vaga para faxineiro
4 vagas para gerente de produção
1 vaga para mecânico de auto em geral
1 vaga para motorista de caminhão basculante
1 vaga para operador de máquina terraplanagem
1 vaga para operador de retroescavadeira
1 vaga para recepcionista secretaria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadoria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadorias
1 vaga para teleoperador de marketing (híbrido)
1 vaga para vendedor de comércio varejista
3 vagas para vendedor interno

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Por proposição de Paulo Corrêa e Gleice Jane, nordestinos recebem Comenda Asa Branca

0
Fotos: Assessoria

A tradição, a cultura e a alegria do povo nordestino foram celebradas em sessão solene na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (9). Por proposição dos deputados Paulo Corrêa (PSDB) e Gleice Jane (PT), nordestinos e seus descendentes foram agraciados com a Comenda Asa Branca.

Filho de pai pernambucano e mãe cearense, o 1º secretário da Assembleia Legislativa destacou a contribuição da comunidade nordestina para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do país.

Por proposição de Paulo Corrêa e Gleice Jane, nordestinos recebem Comenda Asa Branca

“Se não fosse pelos nordestinos, não teríamos construído esta nação. Eles representam uma parte essencial de tudo que foi construído aqui no nosso Estado e no Brasil. A força de trabalho deles é a mais presente no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Mais do que isso, nossa cultura e tradições também são influenciadas pela cultura nordestina. Por isso, nos sentimos muito honrados em fazer essa justa homenagem a esse povo arretado e que não foge da luta, sempre com um sorriso no rosto”, disse Corrêa.

Também descendente de nordestinos, a deputada Gleice Jane falou sobre sua admiração pelo povo nordestino. “É um povo que tem história e traz para nós essa história com muita força. Tem uma coisa que eu admiro demais no povo nordestino, que é essa capacidade de conhecer o seu território, a sua cidade e o seu Estado, além de conhecer as relações culturais e o que aconteceu naquele lugar”, afirmou.

“É uma prática importante que nós também deveríamos ter: conhecer o Estado e as histórias daqui. O Mato Grosso do Sul ainda é um Estado novo, mas tem muita história, e a gente precisa contar isso”, completou. Os deputados estaduais Roberto Hashioka (União), Caravina (PSDB) e Lidio Lopes (Patriota) participaram da solenidade.

“Devemos ao povo desse estado toda a nossa gratidão”

Discursando em nome dos homenageados, a professora Lurdes Batista Monteiro, do grupo Amigos das Tradições Nordestinas de Anastácio, agradeceu a honraria com um poema de sua autoria.

Por proposição de Paulo Corrêa e Gleice Jane, nordestinos recebem Comenda Asa Branca

“(…) Crescemos ouvindo nossos pais, dizerem coisas como essa, somos cavalo do cão, deveras fizemos isso, para que vocês tenham compromisso, com as raízes lá do sertão! E olha nós, cá, onde estamos, felizes com esse convite, ainda há quem duvide, que lugar assim já galgamos, pois a comenda conquistamos, e aos papais que do céu nos assistem, aos pais vivos abraçamos, com a Comenda Asa Branca, e para eles também a ofertamos! Foram eles que nos proporcionaram, porque um dia nos ensinaram, a honrar o nome como herança. Com o coração encarcado, cheio de tamanha emoção, agradecemos a oportunidade, de mostrar nosso galardão. Devemos ao povo desse estado toda a nossa gratidão!”, leu Lurdes.

Apresentações culturais

Por proposição de Paulo Corrêa e Gleice Jane, nordestinos recebem Comenda Asa Branca

A solenidade também contou com apresentação musical do Grupo Terra Seca e de dança com participação especial do Grupo Amigos de Tradições Nordestinas. Os homenageados foram apresentados de forma diferenciada, em formato de cordel, com a participação especial dos repentistas José Edson Barbosa de Morais – “Prof. Barbosa” – e Ruberval Cunha. Os cordéis foram escritos pelos poetas e cordelistas Jairo Luiz da Silva e Luiz Vicente da Silva.

Amambai: Atletas da ACA se destacam na 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024

0
Categoria Master A Sport masculino: 1° colocação - William Coelho 2° colocação - Elizeo Alexandre Junior 3° colocação - Jeferson França

No domingo, 7 de julho, Amambai foi palco da 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024, realizada no Clube do Laço. O evento reuniu ciclistas de diversas categorias e idades, tanto do município quanto da região.

Organizada pela Associação de Ciclismo Amambaiense (ACA), a etapa contou com a participação de 238 atletas, que se dividiram em três percursos: Turismo (24 km), Sport (51 km) e Pró (70 km). Segundo Edilson da Rosa Valençuela, presidente da ACA, o evento foi um grande sucesso e superou as expectativas em termos de participação e organização.

Os atletas de Amambai se destacaram na competição, alcançando excelentes colocações em várias categorias. Destaques para André Favilla, que conquistou o primeiro lugar na categoria Master B 2 Pró masculino, para Willian Coelho, que obteve a segunda colocação geral na Sport masculino, além de liderar a categoria Master A Sport masculino e para Clenilson Félix que assegurou o primeiro lugar geral na categoria Turismo masculino.

Confira a classificação dos atletas de Amambai:

  • André Favilla: 1° colocado na categoria Master B 2 Pró masculino.
  • Willian Coelho: 2° colocado geral Sport masculino.
  • Categoria Master A Sport masculino:
    • 1° colocado – William Coelho
    • 2° colocado – Elizeo Alexandre Junior
    • 3° colocado – Jeferson França
  • Dirlene da Silva Pereira: 2° colocada na Sport feminina geral.
  • Priscila Cotócio: 2° colocada na categoria Master A Sport feminina.
  • José Carlos: 3° colocado na categoria Master D1 Sport masculino.
  • Edmilson Dutra Ferreira: 5° colocado na categoria Sub 30 Sport masculino.
  • Edilson Enzo: 2° colocado na categoria Junior Sport masculino.
  • Benedito Medeiros: 5° colocado na categoria Master D2 Sport masculino.
  • Clenilson Félix: 1° colocado geral na categoria Turismo masculino.

O evento reforça a força do ciclismo em Amambai e a dedicação dos atletas locais, que continuam a se destacar em competições regionais e a representar a cidade com muito empenho e talento.

Amambai: Atletas da ACA se destacam na 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024
José Carlos: 3° colocação na categoria Master D1 , Sport masculino
Amambai: Atletas da ACA se destacam na 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024
Priscila Cotócio: 2° colocação na categoria Master A Sport feminina.
Amambai: Atletas da ACA se destacam na 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024
Dirlene da Silva Pereira: 2° colocação na Sport feminina geral
Amambai: Atletas da ACA se destacam na 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024
Categoria Master A Sport masculino: 1° colocação – William Coelho 2° colocação – Elizeo Alexandre Junior 3° colocação – Jeferson França
Amambai: Atletas da ACA se destacam na 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024
Willian Coelho: 2° colocação geral Sport masculino
Amambai: Atletas da ACA se destacam na 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024
André Favilla 1° colocação na categoria Master B 2 Pró masculino
Amambai: Atletas da ACA se destacam na 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024
Clenilson Félix: 1° colocação geral na categoria Turismo masculino
Amambai: Atletas da ACA se destacam na 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024
Benedito Medeiros: 5° colocação na categoria Master D2 Sport masculino
Amambai: Atletas da ACA se destacam na 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024
Edilson Enzo : 2° colocação na categoria Junior Sport masculino
Amambai: Atletas da ACA se destacam na 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024
Edmilson Dutra Ferreira: 5° colocação na categoria sub 30 Sport masculino

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai

0

Grupo A Gazeta

A equipe Ponto do Pastel na categoria masculina e da Aldeia Jaguary, no feminino, foram as campeãs do 1º Campeonato Rural Sonho Meu de Futebol Suíço, realizado no Loteamento Querência, em Amambai.

As finais da competição, promovida pela chácara/conveniência Sonho Meu, através do casal Sueli e Valter Bueno, o “Ticão” e coordenado pelo desportista e técnico de futebol, Hélio Gavilan, o “Zorro”, aconteceram na manhã desse domingo, 7 de julho, no Campo do Ticão, que recebeu um bom público para acompanhar a rodada final do certame.

1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
A equipe Ponto do Pastel, campeã do 1º Campeonato Rural Sonho Meu de Futebol Suíço no Loteamento Querência, em Amambai. (Fotos: Grupo A Gazeta)

Na categoria masculina o Ponto do Pastel, time comandado pelo técnico Val, chegou ao título ao vencer na final a Aldeia Jaguary pelo placar de 5×1. Os dois times já haviam se enfrentado na fase de classificação, onde a Jaguary havia vencido por 3×2 e os seis gols da partida decisiva nesse domingo (7) só saíram no segundo tempo de jogo.

Com a vitória a equipe Ponto do Pastel também levou para casa o troféu transitório do campeonato, que só ficará em definitivo com a equipe que conquistar por três vezes, de forma consecutiva ou alternada, a 1ª colocação do certame.

Nessa categoria a terceira colocação do campeonato ficou com a equipe da Chácara Boa Vista que havia perdido para o time campeão nas semifinais.

Pelo feminino a equipe Aldeia Jaguary, time comandado pelo técnico Cleonísio, chegou ao título de campeão do 1º Campeonato Rural Sonho Meu ao vencer na final o time dois na comunidade indígena Aldeia Jaguary, pelo placar de 2×1. O gol da vitória da equipe campeã saiu no último minuto de jogo.

1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
O time número 1 da Aldeia Jaguary foi o campeão na categoria feminina.

Na categoria feminina a equipe Ponto do Pastel ficou com a 3ª colocação e o time da casa, o Loteamento Querência/Sonho Meu ficou com a 4ª colocação.

Na categoria masculina o artilheiro do 1º Campeonato Rural foi o jogador Edson, da Aldeia Jaguary, com 9 gols assinalados e o goleiro menos vazado foi Mateus Balbuena, da equipe campeã, o “Ponto do Pastel”.

Já pela categoria feminina a artilheira foi a jogadora, professora Sirley, da Aldeia Jaguary e a goleira menos vazada a Gradiely, também da equipe campeã.

As finais do certame, que tiveram a arbitragem de Hélio Gavilan e João Carlos Pimentel, o “Buldogue”, foram acompanhadas pelo vereador, em Amambai, José Roberto dos Santos, o “Jota Roberto” e a vereadora Janete Córdoba foi representada na ocasião pela assessora Paula Carvalho.

O secretário de desporto e cultura da Prefeitura de Amambai, Mateus Luiz Teixeira Oliveira, também se fez presente no Loteamento Querência e fez a entrega de uma bola para a equipe campeã.

1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
A equipe Aldeia Jaguary comandada pelo técnico Cleonísio ficou com o com o vice-campeonato no masculino.
1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
O time Jaguary II foi o vice-campeão no feminino.
1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
O Ponto do Pastel foi o terceiro colocado no feminino.
1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
A Chácara/Conveniência Sonho Meu foi a 4ª colocada no feminino.
1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
O secretário de desporto e cultura da Prefeitura de Amambai, Mateus Luiz Oliveira, realizando a entrega de uma bola ao jogador Rafael, representante do Ponto do Pastel, time campeão do 1º Campeonato Rural.
1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
O jogador Edson, da equipe Jaguary, artilheiro do certame na categoria masculina, recebendo a premiação das mãos do casal, Sueli e Ticão.
1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
A jogadora Professora Sirley, da Aldeia Jaguary foi a artilheira na categoria feminina.
1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
O goleiro Mateus Balbuena, do time campeão, Ponto do Pastel, foi o menos vazado do campeonato.
1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
A goleira Gradiely, da equipe campeã, a Aldeia Jaguary, foi a menos vazada da competição.
1º Campeonato Rural Sonho Meu de Suíço define campeões no Querência em Amambai
Hélio Gavilan, o “Zorro”, fazendo a entrega do troféu transitório ao Val, técnico da equipe Ponto do Pastel, campeã do 1º Campeonato Rural Sonho Meu.

ABAIXO FOTOS COM LANCES DAS PARTIDAS E MOMENTOS DAS FINAIS

Vereador Nilsinho faz balanço positivo do mandato do primeiro semestre

0
Foto: Assessoria

Ao encerrar o 1º semestre legislativo na Câmara Municipal Caarapó, o vereador Clenilson Francisco da Silva o “Nilsinho”  (PSDB), fez um balaço positivo das atividades e ações parlamentares, em cumprimento à sua missão de legislar e fiscalizar nome de toda a população caarapoense.

Segundo o relatório da secretaria,  neste semestre o vereador que está em seu 2º mandato consecutivo, apresentou dezenas de moções, requerimentos, indicações e  proposições de serviços e melhorias para a população.

“Nessas  indicações solicitamos  melhorias que  contemplam patrolamento e encascalhamento, manutenção de luminárias, limpeza de ruas, manutenção de sinalização de trânsito, melhorias na segurança pública, verificação de obras paradas, melhorias nos postos de saúde e pavimentação”, relacionou o vereador.

O vereador destaca ainda, que além dessas ações, conseguiu trazer vários recursos para as áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura.

“Essas conquistas são resultados de uma estreita parceria com o prefeito André Nezzi e sua equipe – por isso quero fazer meus agradecimentos ao prefeito e reafirmar meu  compromisso de continuar trabalhando em prol da população de Caarapó”, finalizou Nilsinho.

Governador reúne secretários para alinhar ações e cobrar as metas fixadas para 2024

0
Fotos: Saul Schramm

O governador Eduardo Riedel reuniu todos os secretários nesta terça-feira (9) para alinhar as ações e cobrar as metas fixadas para 2024. Foi mais uma oportunidade para consolidar as estratégias da gestão estadual, que tem como objetivo garantir eficiência na aplicação dos recursos públicos.

“Esta reunião serve para alinhar os trabalhos em todas as secretarias do Estado, tendo uma visão geral dos trabalhos, ouvindo os gestores de cada pasta, com um pensamento estratégico. Aqui temos gestores preocupados em produzir bons resultados”, afirma o governador.

A reunião secretarial de julho ocorreu no Gabinete do Receptivo com a participação dos 15 secretários e seus respectivos adjuntos. “São 18 meses de gestão, em que consolidamos nossa visão. Vamos fazer muitas entregas e no segundo semestre já começar a fazer o planejamento para 2025. Temos muita coisa a fazer”, descreve Riedel.

Cada secretário teve um tempo disponível para apresentar e fazer sua avaliação sobre os projetos em andamento. Entre eles o programa ‘MS Ativo Municipalismo’, que envolve ações, projetos e obras nos 79 municípios, nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social.

Entre outros temas apresentados esteve a manutenção dos índices positivos de redução da criminalidade, com uso de inteligência e investimentos no setor, sssim como a modernização da carreiras dos servidores, tecnologia e melhoria no ensino da Rede Estadual, aumento da transparência e ampliação da compliance.

Governador reúne secretários para alinhar ações e cobrar as metas fixadas para 2024
Governador reúne secretários para alinhar ações e cobrar as metas fixadas para 2024
Governador reúne secretários para alinhar ações e cobrar as metas fixadas para 2024
Governador reúne secretários para alinhar ações e cobrar as metas fixadas para 2024

Na cultura houve lançamento dos editais online, reativação de projetos do setor e a volta de grandes espaços, como Casa do Artesão e Centro Cultural Otávio Guizzo. No esporte os eventos estaduais têm a participação massiva dos municípios, sendo inclusive referência nos torneios paralímpicos. O Bolsa-Atleta também se destaca como um dos melhores do país.

Na área de infraestrutura existe uma lista de 169 obras que vão seguir para licitação, resultado das demandas indicadas pelos prefeitos de todas as cidades do Estado. Outra prioridade é a restauração de aeroportos em várias regiões. Os projetos de concessões também estão sendo estruturados para o segundo semestre.

Outra prioridade é continuar as ações de sustentabilidade, o financiamento de pesquisas que buscam o desenvolvimento do Estado, assim como apoio a agricultura familiar e projetos de qualificação para preencher vagas de emprego em diferentes setores.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, pondera que o plano de governo é o principal compromisso de todos os gestores com a sociedade. “Nosso foco é atender os anseios de forma equilibrada e priorizar nossas ações estratégicas, tendo o grande desafio de fazer entregas que possam melhorar a vida das pessoas. Com ações cada vez menos isoladas e mais transversais entre as pastas”, frisa.

Contratos de gestão

Um dos pilares da gestão estadual, o contrato de gestão 2024 recebeu 5.507 propostas de iniciativa popular, por meio de uma plataforma digital. Destas indicações, 93% já são atendidas pelo PPA (Plano Plurianual) 2024-2027.

Ao todo foram assinados 37 contratos de gestão (secretarias, fundações, autarquias e vinculadas), com a apresentação de 276 projetos e 876 entregas previstas. A avaliação do semestre é que o nível de execução das pastas até agora estão dentro do esperado.

No final do ano é feita a avaliação final para apresentar quantos projetos foram cumpridos. “No contrato entra aquilo que transforma e inova no serviço público, que vai fazer a diferença na vida das pessoas”, destaca o governador.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Oportunidade de emprego para estudantes de Direito em Amambai

0
Foto: Divulgação

Redação

O Tabelionato de Amambai oferece uma oportunidade de estágio remunerado para estudantes de Direito.

A vaga é para uma carga horária de 6 horas diárias, de segunda a sexta-feira. Os interessados devem enviar seus currículos para o número (67) 99287-4727.

Jovem é preso por tentativa de homicídio contra idoso em Caarapó

0
Foto: Divulgação

Na terça-feira, dia 9 de julho, um jovem de 21 anos foi preso pela Polícia Civil de Caarapó, acusado de tentativa de homicídio qualificado. O crime ocorreu no dia 22 de junho, no bairro Capitão Vigário II, em Caarapó, tendo como vítima um idoso de 62 anos.

Segundo informações do site Portal da Cidade Caarapó, o incidente começou com uma briga, durante a qual o suspeito agrediu o idoso com uma barra de ferro, desferindo pelo menos três golpes no rosto da vítima. A agressão foi interrompida por testemunhas, que também impediram o jovem de usar uma faca para continuar o ataque.

O idoso sofreu ferimentos graves no rosto e foi internado na UTI do Hospital da Vida, em Dourados, onde permaneceu por duas semanas. Embora o estado inicial fosse crítico, a vítima está atualmente fora de perigo.

Diante dos fatos, o delegado Ciro Jales representou pela prisão preventiva do suspeito, medida que foi deferida pelo Poder Judiciário. A investigação segue em andamento para elucidar todos os detalhes do caso.

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Jesus quer misericórdia e não sacrifício – Por Eloir Vieira

0
Foto: Divulgação

Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” (Mt 9.13).

Ser misericordioso é mais que ajudar o necessitado; é se compadecer do fraco, do injustiçado, ou em pecado precisando se arrepender! Todos nós somos pecadores e precisamos nos arrepender para sermos salvos! Jesus teve misericórdia da mulher pega adulterando: “E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela” (Jo 8.7).

Deus não pede nada em troca da salvação, nem exige sacrifícios, pois, seu Filho Jesus, já se sacrificou por todos. Os pecadores que creem e se arrependem, recebem gratuitamente o perdão e a salvação! O arrependimento acontece quando recebemos fé no nosso coração: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).

Deus perdoou os pecados de toda a humanidade, mediante o sacrifício do seu Filho Jesus. Pela fé, todos que creem são salvos sem merecimento, sem pagamento! Quando cremos, bate em nós, o arrependimento; sentimos vontade de reparar as injustiças que cometemos, e ajudar os pobres; como fez Zaqueu depois de ouvir Jesus: “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado” (Lc 19.8).

O Senhor nosso Deus Criador e Pai, não está interessado em rituais religiosos, nem aceita sacrifícios de tolos que não obedecem à sUa Palavra! O Senhor nos manda colocar em prática a nossa fé, a compaixão, a misericórdia, amando o próximo como a nós mesmos: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15.12). “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (17).

A promessa do Senhor, está de pé! Ele oferece gratuitamente o perdão e a salvação a todos os pecadores. Nós precisamos apenas crer, nos arrepender: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2ªPe 3.9).

Se cremos e nos arrependemos, renunciamos ao pecado e aceitamos Jesus como nosso único Salvador e Senhor! Porque somente Ele pagou o preço pela nossa libertação: “E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém” (Lc 24.46,47).

Todos nós somos pecadores precisando de Jesus Cristo para sermos salvos! Sem Cristo, estamos perdidos, condenados à morte eterna! Nosso corpo natural, se acaba, mas nossa alma não morre! Só, não somos salvos, se rejeitarmos, se negarmos a fé no único Salvador, Jesus Cristo Filho de Deus! Entregue-se a Cristo agora mesmo; salve-se: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16).

Lia Nogueira pede pavimentação da MS-270 até a Placa do Abadio

0

Em indicação encaminhada ao Governo do Estado, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), solicitou a pavimentação da Rodovia MS-270, no trecho entre Itaporã, na região conhecida como Placa do Abadio, que liga a MS 162 em Dourados.

Em reunião com o vereador Lindomar de Freitas (PSDB), a deputada Lia falou com o parlamentar de Itaporã sobre a necessidade da obra que há tempos é aguardada pelos moradores da região.

Lia Nogueira disse que a rodovia é uma importante rota de escoamento da produção agrícola e pecuária, além de ser uma importante via de acesso para os moradores de Itaporã, Dourados e Maracaju.