13.3 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 10874

Ponta Porã:Vereadores destacam Corpo de Bombeiros

0

2007-07-08 15:28:37

Os vereadores que participaram na noite de quinta-feira (5) da sessão solene alusiva à Semana Nacional do Bombeiro na Câmara Municipal de Ponta Porã, fizeram questão de destacar em seus pronunciamentos a importância do Corpo de Bombeiros na vida da população. Cada parlamentar usou o tempo de três minutos para falar em nome do partido.

Chico Gimenez (PSB), disse que o termo ‘heróis da fronteira’ cai “como uma luva para os senhores, que quando estão de serviço, pode estar quem estiver lá no quartel, quando toca a sirene, saem e largam falando sozinho, porque têm vidas a salvar”. O vereador relembrou sinistros que culminaram com a fundação da corporação na cidade, na década de 80.

“Sempre estivemos juntos, ajudando a quem mais ajuda a população, arriscando a própria vida para salvar as pessoas, por isso vocês são uma bênção e desejo que Deus sempre dê paz e alegria a vocês e aos familiares, porque o trabalho que fazem não é fácil”, apontou o líder do PSB no Legislativo.

O vereador João Bala (PT) destacou o quanto é gratificante homenagear os bombeiros, “que trabalham muito e toda população reconhece, e isso é muito bonito porque vocês fazem parte da nossa vida”, afirmou. Ele disse que na Câmara o trabalho do vereador é fazer leis e fiscalizar, “e o de vocês é salvar vidas, por isso desejo paz, saúde e sucesso”, frisou.

Em nome do PSDB, o vereador Osmar de Mattos disse que a estrela da noite eram os bombeiros e que sentia orgulho em ver que o bombeiro tem tantos amigos. “Em tempos de paz, vemos forças auxiliares como os bombeiros com tantas atividades”, apontou. Destacou o desenvolvimento dos bombeiros, prestando serviços de qualidade, a importância das famílias e fez a leitura de uma instrução sobre socorros médicos que são aplicados.

Ramão de Deus (PTB), parabenizou os integrantes do Corpo de Bombeiros de Ponta Porã e leu na íntegra o requerimento com votos de congratulações que apresentou naquele dia, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal e que será encaminhada esta semana aos homenageados.

O presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes de Oliveira (PT) encerrou o ciclo de pronunciamentos enaltecendo o fato das pessoas darem belos e emocionantes depoimentos em favor dos bombeiros, de forma espontânea. “Vocês [bombeiros] não têm noção do que representam para cada um dos moradores da fronteira”, afirmou.

Nunes comentou uma pesquisa realizada no país, que colocou o Corpo de Bombeiros como o órgão de maior credibilidade do país, “maior até que a do Judiciário”, frisou. Ele leu uma notícia sobre a morte de um bombeiro no interior de São Paulo para lembrar que as famílias dos ‘homens do fogo’ “rezam todos os dias para que seus entes queridos voltem para casa”.

“Vocês trabalham por amor, têm um papel muito forte na sociedade”, garantiu. Ainda em sua fala, o presidente disse que enquanto os oradores ocupavam o microfone uma equipe havia sido acionada para combater um incêndio, mas já retornara. E concluiu: “Se nosso Senhor deixou alguém aqui para representá-lo só pode ter sido o Corpo de Bombeiros, um anjo da guarda”.

Marcelino Nunes encerrou seu discurso agradecendo aos funcionários da Câmara, assessores, amigos e familiares dos homenageados. Em seguida, juntamente com os vereadores presentes, Marcelino entregou ao major Alexandre Figueiredo, comandante do 4º GB, um uma miniatura do símbolo da fronteira e flores para a esposa do major.

Amambai:Garçom é fragrado transando com égua

0

2007-07-08 14:30:37

Vilson Nascimento

Um garçom de 40 anos foi preso pela Polícia Militar na noite de quinta-feira, 5, sob acusação de manter relação sexual com uma égua em Amambai.
A prisão do rapaz, que é de nacionalidade paraguaia, mas reside em Amambai há anos, aconteceu depois de uma denúncia realizada pelo proprietário do animal.

Segundo o denunciante, um homem de 43 anos ele cria animais em um terreno fechado na região central da cidade em Amambai o que é errado e passível de multa, segundo prevê o Código de Postura do município e nos últimos dias teria notado que pessoas estariam praticando maus tratos contra seus animais.

Na noite de quinta, ao notar que uma pessoa havia entrado no piquete onde os animais estavam presos, o proprietário acionou a Polícia Militar e a guarnição PM teria flagrado o momento que o garçom mantinha relação sexual com uma égua.

Segundo a PM ao notar a presença dos policiais, o garçom teria tentado fugir a pé, foi perseguido, acabou detido e teria confessado estar mantendo relação com o animal eqüestre. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai onde poderá responder pelo crime de maus tratos contra animais.


MS 160:Agesul decide adiar bloqueio da MS 160

0

2007-07-08 12:32:37

Vilson Nascimento

Após pressão de prefeitos, autoridades e representantes de classe da região, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) decidiu rever a decisão tomada e voltar atrás em relação à nota que havia divulgado anunciando o bloqueio por 40 dias do trânsito na rodovia MS 160, trecho que liga Tacuru a Sete Quedas na fronteira com o Paraguai.

A decisão inicial seria o fechamento do trânsito na rodovia no dia 2 desse mês, segunda-feira passada até o dia 12 do mês que vem, agosto, para a recuperação do aterro nas cabeceiras da ponte sobre o Córrego Puitã, a cerca de 7 quilômetros da cidade em Tacuru e tal medida praticamente isolaria, durante esse período, o município de Sete Quedas que passaria a ter acessos apenas por estradas de  chão e secundárias.

Segundo a Agesul em determinado ponto da obra o fechamento do trânsito na rodovia é inevitável, porém o órgão estadual e a empresa responsável pela execução da obra trabalham para que o bloqueio não passe de 10 dias. 


Ponta Porã:Mudança de escola agrícola é discutida

0

2007-07-08 11:31:37

A mudança ou não de local de implantação da Escola Agrícola Federal em Ponta Porã vai depender de uma nova reunião, desta vez envolvendo o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS), o prefeito Flávio Kayatt (PSDB), o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira (PT), o vereador Chico Gimenez (PSB) e as lideranças dos assentamentos do município.

Essa foi a conclusão à qual chegaram as autoridades e assentados na audiência pública realizada na noite de sexta-feira no plenário da Câmara de Ponta Porã, pela Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Ecologia do Poder Legislativo. O encontro foi marcado por manifestações e por discursos inflamados, que começaram às 19h30min e só terminaram por volta de 23h.

Centenas de moradores dos assentamentos da fronteira foram mobilizados pelo vereador Francisco Gimenez (PSB), autor do pedido da escola para o município. Na primeira reunião, realizada à tarde no Assentamento Itamarati houve muita reclamação pró e contra o local de instalação da escola. O próprio Gimenez conduziu a audiência.

Entre as autoridades presentes estavam, além de Chico Gimenez, o deputado federal Antônio Biffi, os secretários municipais de Governo e Comunicação, Eduardo Esgaib Campos (que representou o prefeito Flávio Kayatt) e de Educação, professora Maria Leny Antunes Klais, o presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, Segundo Rocha (PT), os vereadores Osmar de Mattos e Dulce Manosso (PSDB), entre outros.

Como o deputado Biffi havia alertado, o movimento pela implantação da Escola Agrícola Federal no Assentamento Itamarati, ao invés de sua instalação no Assentamento Dorcelina Folador pode ter empecilhos por causa do prazo dado pelo Governo Federal à Prefeitura de Ponta Porã para envio do projeto, o que acabou forçando seu encaminhamento na versão original para não perder a obra.

Outra reunião vai tentar um acordo para manter ou mudar o local, atendendo reivindicação dos assentados da Itamarati. O secretário Eduardo Campos disse que primeiro o Executivo vai ouvir as reivindicações “e depois vamos ver se dá prá fazer; não queremos criar nenhum clima de confronto e muito menos armar palanque para políticos”, afirmou.

Grande parte da audiência foi ocupada por discursos de reclamações contra a Enersul, a prefeitura e o governo. De tudo um pouco, os assentados aproveitaram para protestar contra o monopólio na exploração das linhas de ônibus no assentamento e contra o corte de cestas básicas dos movimentos. A data da reunião de conciliação não ficou definida.

Cone Sul: Delcídio anuncia mais investimentos na região

0

2007-07-08 10:34:37

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) anunciou neste sábado, durante visita aos municípios de Itaquiraí e Japorã, que na próxima quarta-feira terá um encontro com o Ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, junto com toda a bancada federal, para defender a aprovação de projetos de infra-estrutura urbana que visam proporcionar melhores condições de vida à população dos municípios da região do Cone Sul de Mato Grosso do Sul por meio da promoção do saneamento urbano integrado, da preservação ambiental e de oportunidades recreativas e culturais.

– Estou pessoalmente empenhado no sentido de que sejam liberados os recursos que os prefeitos precisam, especialmente para a infra-estrutura urbana porque tenho percebido que essa é a maior necessidade e a maior exigência da população de municípios como Itaquiraí, Japorã e Mundo Novo. Nestas cidades há urgência de obras de pavimentação asfáltica e saneamento, fundamentais para melhorar a auto-estima das pessoas, e vou me empenhar para que isso se torne realidade, declarou Delcídio.

Segundo Delcídio, também na próxima semana, ele irá ao Ministério da Integração Nacional pedir ao ministro Giddel Vieira Lima a liberação de recursos adicionais previstos no orçamento da União para investimento em infra-estrutura urbana nos municípios localizados na faixa de fronteira.

– Precisamos cuidar de questões como saúde e educação, mas também não podemos nos esquecer nunca da importância da infra-estrutura das nossas cidades porque além de melhoria na condição de vida das pessoas também traz  desenvolvimento. Posso garantir que essa tem sido uma das minhas preocupações em Brasília, afirmou o senador durante evento em Japorã.

Neste sábado, em Itaquiraí e Japorã, Delcídio vistoriou e participou do lançamento e inauguração de obras realizadas com recursos conseguidos por ele junto ao governo federal. A agenda começou por Itaquiraí, onde acompanhado da prefeita Sandra Cassone, visitou as obras de drenagem no bairro Jardim Primavera que recebeu recursos de emenda do senador no montante de R$ 500 mil.

Em Japorã, ao lado do prefeito Rubens Freire Marinho, o senador participou do lançamento de obras no valor de R$ 1,5 milhão, em ato público que reuniu 300 pessoas no Salão Paroquial, e depois inaugurou oficialmente o centro de esporte e lazer da cidade. O prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, também acompanhou Delcídio Amaral nas duas cidades.

Dodô é flagrado no exame antidoping

0

2007-07-08 09:33:37

O atacante Dodô, do Botafogo, foi flagrado no exame antidoping. O teste do jogador feito após a goleada por 4 a 0 sobre o Vasco, no dia 14 de junho, deu positivo para a substância Fepromporex, encontrada em remédios para emagrecer. Na partida em questão, o artilheiro fez dois gols.

Na próxima segunda-feira, será realizada a contra-prova. O jogador agora está suspenso preventivamente por 30 dias.

Criança tem mão amputada após brincar com bomba

0

2007-07-08 09:00:37

Um garoto de 9 anos teve a mão amputada após ficar ferido na explosão de um artefato explosivo durante uma brincadeira na noite de sexta-feira (6), na cidade de Natividade da Serra, a 185 km de São Paulo.

O acidente aconteceu no quintal de uma casa, no Centro da cidade. Segundo testemunhas, os meninos teriam encontrado o artefato em uma casa abandonada. As crianças brincavam em uma escada quando houve a explosão. Elas foram levadas para o Hospital Universitário de Taubaté.

Uma delas foi medicada e recebeu alta em seguida. Mas a outra teve que passou por uma cirurgia para amputar a mão direita e permanece internada.

Segundo a Polícia Militar, o explosivo que causou o acidente pode ser do tipo usado em festas juninas. O material será encaminhado para a perícia da Polícia Civil.


Mato Grosso terá de dobrar pensão de Pedrossiamn

0

2007-07-08 08:31:37

A 1ª Turma de Câmaras Cíveis Reunidas do TJ/MT (Tribunal de Justiça de Mato Grosso), por unanimidade, improveram os recursos de embargos de declaração impetrados pelo governo de Mato Grosso para não pagar ao ex-governador Pedro Pedrossian, que já governou Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e a outros três ex-governadores do Mato Grosso o dobro da pensão vitalícia que eles recebem atualmente. Agora, o governo mato-grossense terá de aumentar dos atuais R$ 11 mil, teto do Executivo estadual e salário do atual governador Blairo Maggi (PR), para R$ 24 mil, valor igual ao que é pago aos desembargadores do TJ/MT, já incluindo auxilio moradia e adicional por tempo de serviço.

A duplicação do benefício foi permitida por decisão da Justiça, acatando pedido dos ex-governadores Pedro Pedrossian (1966-1971), José Fragelli (1971-1975), José Garcia Neto (1975-1979) e Júlio Campos, (1983-1986), que hoje é conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado). No entanto, a PGE (Procuradoria Geral do Estado) recorreu da decisão e, como o recurso tem efeito suspensivo, o montante não está sendo pago.

Os quatro resolveram entrar na Justiça depois que o ex-governador Frederico de Campos teve o direito reconhecido pelo TJ/MT em 2006, mas, nesse caso, como o governo não conseguiu suspender o pagamento no Tribunal, ingressou com recurso no STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas a medida não teve efeito suspensivo. Assim, desde janeiro Campos recebe o benefício em dobro.

No recurso de embargo de declaração, cujo relator é o desembargador Evandro Stábile, Pedrossian pede que, após a pensão ser reajustada, o governo do Mato Grosso faça o pagamento retroativo da diferença de janeiro de 2005 a janeiro de 2006. Pedrossian já recebe pensão vitalícia no valor de R$ 22,1 mil pago pelo governo de Mato Grosso do Sul e, caso vença a batalha judicial, deve obter salário mensal de R$ 46,1 mil, incluindo os dois benefícios.

Os quatro ex-governadores do Mato Grosso ainda pedem a prisão do secretário estadual de Administração do Estado vizinho, Geraldo de Vitto, alegando que já existem mandos judiciais favoráveis ao reajuste, mas o governo resiste à idéia. Hoje o Estado de Mato Grosso já paga pensão vitalícia há dez ex-governadores e cinco parentes de ex-governadores já mortos.

Um caso é o de Dante de Oliveira, morto em junho do ano passado, cuja mulher é deputada federal é deve receber salário de R$ 16 mil como parlamentar. Jayme Campos, irmão de Júlio, recebe como senador e ex-governador, enquanto o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB/MT), também acumula salários, recebendo como deputado federal e como ex-governador.

A última a engrossar a lista dos ex-governantes pagos com pensão vitalícia e mensal é a ex-vice-governadora Iraci França, mulher do deputado estadual Roberto França, ambos do PR. Ela exerceu o cargo de governadora por 40 dias, durante viagens feitas pelo governador Maggi, entre 2003 e 2006, sendo que terá direito a R$ 11 mil mensais para o resto da vida. Uma emenda à Constituição de Mato Grosso, feita em 1978, criou o pagamento de aposentadoria vitalícia a ex-governadores. A lei beneficiava também o vice desde que ele assumisse o cargo e assinado alguma medida governamental.

Amambai sedia hoje 2ª etapa do estadual de orientação

0

2007-07-08 07:19:37

Vilson Nascimento

A cidade de Amambai estará recebendo nesse domingo, 8 de julho, a 2ª etapa do Campeonato Estadual de Orientação.

A competição, que tem início previsto para as 8h da manhã na área de campo da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), está sendo organizada pelo FOCO (Fronteira Oeste Clube de Orientação) formado na maior parte por militares lotados no 17º RC Mec, unidade do Exército Brasileiro com sede em Amambai, mas também aberto à participação de atletas civis. A supervisão da etapa, que reunirá competidores de ambos os sexos de várias regiões do Estado, será da Federação Sul-Matogrossense de Orientação.

De Amambai, que é destaque no cenário estadual, vários atletas estarão participando da prova. Na primeira etapa do campeonato, realizada no dia 6 de maio em Campo Grande, Amambai subiu ao pódio em todas as categorias e inclusive conquistou cinco primeiros lugares, 1º na Categoria H21E a principal do estadual com o atleta Neuri Tondolo, 1º na Categoria H21B com o atleta Emerson Amaral, 1º na Categoria H14B com Anderson Koeche, 1ª na Categoria D21B com a atleta Débora Bellé e 1º na Categoria D10N com a atleta Fernanda Nascimento.

Para a etapa desse domingo em Amambai alguns atletas do FOCO, que participaram da montagem da pista não participarão e terão seus pontos baseados pela média das etapas. A medida adotada pela Federação visa impedir que atletas da casa sejam beneficiados por conhecerem o percurso.

A Corrida de Orientação- A Orientação é um esporte que iniciou no meio militar, mas acabou aberta para a participação de civis. Hoje no Brasil a modalidade esportiva conta com Confederação e federações estaduais.

Aberto à participação de atletas de ambos os sexos e inclusive com a participação de toda a família, tendo em vista a abertura para a participação coletiva, a corrida de Orientação é apontada como um dos únicos esportes ecologicamente correto, pois é disputada em meio a natureza integrando o homem ao meio ambiente sem provocar qualquer tipo de agressão a biodiversidade.

Mãe de Delcídio quer saber segredo de bois de Renan

0

2007-07-08 07:05:37

O senador Delcídio do Amaral disse esta manhã na Assembléia Legislativa, que sua mãe, a pecuarista Rosely do Amaral, 71 anos, que tem uma propriedade rural em Corumbá, “quer saber o segredo de comercializar a arroba a R$ 60,00 quando ela só consegue R$ 42,00”. A afirmação irônica refere-se ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), que passa por processo disciplinar e que sustentou com a pecuária movimentações milionárias, sob investigação na Casa.

Delcídio disse, ainda, que houve uma mistura da instituição Senado com os problemas pessoais dos senadores, que fez com que a Casa parasse há quatro semanas. Reuniões de Comissões importantes como, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), não têm acontecido por falta de quorum. “Está todo mundo meia-bomba”, afirmou.

A comissão que vai avaliar se houve quebra de decoro parlamentar por Calheiros é composta pela senadora tucana de Mato Grosso do Sul, Marisa Serrano, o senador Almeida Lima (PMDB/SE) e Renato Casagrande (PSB/ES). Assim como Delcídio e Marisa, Casagrande participa esta manhã na Assembléia Legislativa de seminário proposto por Delcídio para tratar de mudanças climáticas.

Mega-Sena:Prêmio milionário sai para Santa Catarina

0

2007-07-08 06:45:37

Uma aposta feita em Santa Catarina acertou as seis dezenas sorteadas pelo concurso 882 da Mega-Sena na noite deste sábado. O prêmio é de R$ 21.492.982,24.

Confira os números:  17 – 41 – 42 – 44 – 45 – 60

Outras 81 apostas acertaram a quina e receberão R$ 20.989,74 cada uma; e 6.642 acertaram a quadra e ganharão R$ 255 cada uma.

Para o próximo concurso, a estimativa de prêmio é de R$ 1,3 milhão, segundo a Caixa Econômica Federal. O maior prêmio da loteria neste ano –de R$ 52,8 milhões– foi pago em 10 de janeiro, no concurso 832.


Amambai:Bingo da Igreja Matriz teve cartelas fraudadas

0

2007-07-08 06:33:37

Vilson Nascimento

As duas cartelas ganhadoras das motocicletas, uma Honda Titan 150cc e outra Honda CG 125cc, sorteadas no bingo da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora em Amambai no final de maio haviam sido fraudadas conforme comprovou perícia técnica realizada pela polícia.

A fraude só foi descoberta no final da semana seguinte ao sorteio quando os ganhadores, dois indivíduos que segundo a Polícia Civil de Amambai que investiga o caso, teriam apresentado nomes e identidades falsas no ato do sorteio, não compareceram para retirar os prêmios e desconfiados com a demora, os organizadores do evento levaram o fato ao conhecimento da polícia e as cartelas foram enviadas para perícia técnica.

A fraude- De acordo com a perícia para fraudar as cartelas os farsantes utilizavam métodos ainda não conhecidos oficialmente.
Com a aplicação de algum tipo de produto ou utilização de objeto eles removiam números originais das dezenas e substituíam por outro, isso tudo durante o transcorrer do sorteio, sem rasurar a cartela e sem retirar as medidas de segurança, que eram dois carimbos, um em cada extremidade da cartela e com a assinatura dos dois padres da Paróquia, já para evitar que a folha original fosse removida e substituída.

Desconhecidos- Os dois ganhadores dos prêmios eram desconhecidos na cidade, porém afirmavam morar em Amambai.
Segundo membros que compõe a comissão organizadora da festa que acontece a décadas no município e nunca teve qualquer problema em relação ao sorteio de prêmios, as suspeitas são que os marginais pretendiam ganhar as motocicletas com as cartelas fraudadas e vender para pessoas de bem durante o próprio evento, já que pela linha adotada pela comunidade, o ganhador de prêmios de alto valor como as motocicletas sorteadas, não levam o prêmio na hora e sim retiram na concessionária no dia seguinte tendo em vista a documentação e eles não teriam retirado as motos por temerem ser descobertos, já que a documentação que apresentaram era falsa.

Informações dão conta que a dupla tentou vender de todas as formas as motocicletas pelo preço abaixo do preço de marcado ainda durante a festa, mas não teriam encontrado compradores e acabaram desistindo do golpe.

O delegado de Polícia Civil de Amambai Dr. Claudineis Galinari, encarregado pelas investigações do caso informou que um inquérito policial foi instaurado e caso sejam identificados, os farsantes serão indiciados em inquérito por “tentativa de estelionato”. Até agora o que se tem oficialmente dos fraudadores é a foto de um deles, tirada no ato da entrega simbólica da moto Titan 150cc logo após o sorteio.

As Motocicletas- Segundo a direção da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, entidade promotora do evento, as duas motocicletas que já estão compradas e pagas, serão vendidas e toda a renda, cerca de 12 mil reais, será revertida para entidades de Amambai, entre elas, a APAE de Amambai, o Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo, o Lar do Menor, o Centrinho, mantido pela entidade Viva a Vida, Unifican (União dos Deficientes Físicos de Amambai), Pastoral da Criança e para a Creche Ciranda do Amor.

Os organizadores do evento venderam mais de mil cartelas para bingo, que foi realizado durante a festa da comunidade, no dia 27 de maio, um domingo. Cada cartela foi comercializada a um valor de R$ 20,00.


Cene vence o Bragantino por 1 a 0 na série C

0

2007-07-08 06:19:37

O Cene, a exemplo do Águia Negra, também estreou com vitória na série C do Campeonato Brasileiro. Jogando no Estádio Morenão, realizado na tarde desse sábado, o Furacão Amarelo venceu por 1 a 0 o Bragantino.
O gol da vitória do Cene foi marcado ainda no primeiro tempo, aos 30 minutos, pelo volante Jéferson, de cabeça, após cobrança de escanteio.

No segundo tempo, o zagueiro Alex, do Cene foi expulso após cometer falta violenta e o jogo ficou dramático. Até o fim da partida o Bragantino pressionou em busca do gol de empate, mas o Furacão Amarelo conseguiu segurar o resultado e garantir os três primeiros pontos na terceirona.

O Cene divide com o Águia Negra a liderança do grupo 13 da Série C, com três pontos ganhos. No próximo sábado, dia 14, as duas equipes se enfrentam, no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante.


Fórmula 1:Hamilton larga na frente no GP da Ingraterra

0

2007-07-08 05:30:37

Em um fim de treino emocionante, o inglês Lewis Hamilton garantiu a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, que acontece a partir das 8h da manhã de hoje (horário MS) em Silverstone. Ele superou no fim o companheiro de equipe Fernando Alonso, que largará em terceiro, e Kimi Raikkonen e Felipe Massa, segundo e quarto, respectivamente. 

A terceira pole da carreira do inglês saiu apenas nos instantes finais da parte decisiva da qualificação. Com o cronômetro já zerado, Fernando Alonso foi o primeiro a cruzar a linha de chegada e melhorou seu tempo para 1min20s147, ficando inicialmente com a pole e levando vantagem sobre o brasileiro Felipe Massa, que acabou sua participação com o tempo de 1min20s265.

No entanto, ainda restavam na pista Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton. O finlandês da Ferrari colocou abaixo o tempo de Alonso ao marcar 1min20s099, mas ainda assim não ficaria com a pole. Culpa de Hamilton, que no último instante, fechou sua volta final em 1min19s997 e ficou com o primeiro lugar, para delírio dos mecânicos da McLaren e da torcida presente em Silverstone.

Desta maneira, Lewis Hamilton, líder do Mundial com 64 pontos, irá largar na ponta, tendo Kimi Raikkonen ao seu lado na primeira fila. Alonso, em terceiro, e Massa, em quarto, estarão na segunda fila.

O outro brasileiro na Fórmula 1, Rubens Barrichello, irá largar apenas na 14ª posição – ainda assim, na frente do companheiro de equipe, o inglês Jenson Button, que sequer conseguiu levar o seu carro da Honda para a segunda parte do treino. Ele irá largar do 18º posto.

Confira o grid de largada:

1º Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) – 1min19s997
2º Kimi Räikkönen (Ferrari) – 1min20s099
3º Fernando Alonso (McLaren-Mercedes) – 1min20s147
4º Felipe Massa (Ferrari) – 1min20s265
5º Robert Kubica (BMW) – 1min20s401
6º Ralf Schumacher (Toyota) – 1min20s516
7º Heikki Kovalainen (Renault) – 1min20s721
8º Giancarlo Fisichella (Renault) – 1min20s775
9º Nick Heidfeld (BMW) – 1min20s894
10º Jarno Trulli (Toyota) – 1min21s240
11º Mark Webber (Red Bull-Renault) – 1min20s235
12º David Coulthard (Red Bull-Renault) – 1min20s329
13º Alexander Wurz (Williams-Toyota) – 1min20s350
14º Rubens Barrichello (Honda) – 1min20s364
15º Scott Speed (STR-Ferrari) – 1min20s515
16º Vitantonio Liuzzi (STR-Ferrari) – 1min20s823
17º Nico Rosberg (Williams-Toyota) – 1min21s219
18º Jenson Button (Honda) – 1min21s335
19º Anthony Davidson (Super Aguri-Honda) – 1min21s448
20º Adrian Sutil (Spyker-Ferrari) – 1min22s019
21º Takuma Sato (Super Aguri-Honda) – 1min22s045
22º Christijan Albers (Spyker-Ferrari) – 1min22s589



PT admite apoiar Dagoberto na sucessão de Nelsinho

0

2007-07-08 04:24:37

A presidente municipal do PT de Campo Grande, vereadora Thaís Helena, admitiu neste sábado (7 de julho) que seu partido tem conversado com o alto clero do PDT no Estado, com vistas a compor uma chapa para disputar a sucessão do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), em 2008. Informando que a proposta ainda está “sem formato”, a presidente admitiu que essa articulação poderia resultar no apoio ao deputado federal Dagoberto Nogueira Filho (PDT) para a disputa da prefeitura.

“Tudo é conversável. O deputado Dagoberto seria um bom nome, por ser bem cotado, possuir uma carreira política boa, e estar afinado com as nossas bandeiras, como a educação e ações sociais”, sustentou Thaís Helena, que neste sábado participa de um encontro do Diretório Municipal do PT, no qual Nogueira Filho também está presente – ao lado de outros pedetistas e demais representantes de partidos que foram aliados dos petistas durante o governo Zeca do PT.

Thaís Helena sustenta que, antes de se discutir um nome, busca-se aproximar ex-aliados do governo anterior em prol de um projeto comum para 2008. No caso do PDT – que após oito anos de apoio, abandonou a candidatura do PT ao governo, em 2006, para marchar com André Puccinelli (PMDB) – a vereadora acredita não haver dificuldade na composição, uma vez que “o PDT nacional está conosco, e suas bases ideológicas casam com o PT. Sem falar que foram aliados do Zeca”.

Nos últimos dias, o interesse de Dagoberto Nogueira Filho em disputar a prefeitura em 2008 o colocou em uma situação delicada dentro do partido, ao afirmar que o PDT não deveria se contentar com “carguinhos” na administração municipal – o partido integra a base de apoio de Trad Filho, inclusive indicando o vereador licenciado Jorge Martins para a Secretaria de Administração. O fato levou o prefeito e integrantes do partido a pedirem uma retratação. O deputado federal recuou em suas declarações, dizendo que o partido não precisaria de candidatura própria na Capital.

Agenda – Ainda conforme Thaís Helena, as conversas se estendem aos ex-aliados no governo. Porém, a intenção é de se intensificar os diálogos com vistas à 2008 após a realização do 3º Congresso Nacional do PT, que ocorrerá no segundo semestre.

MST denuncia a existência de milícias armadas no Paraná

0

2007-07-08 03:33:37

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) denunciou na quinta-feira (5) ao Ministério Público a existência de milícias armadas no Paraná, que seriam formadas por policiais. O MST relatou a prática de violência contra as famílias acampadas e pediu a punição dos responsáveis, segundo informações da Agência Brasil.

O grupo também pede para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) faça a desapropriação da fazenda Itapema, no município de Jacarezinho (PR), já considerada improdutiva pelo órgão.

Segundo Bernardino Camilo da Silva, do setor de Direitos Humanos do MST, policiais estão amedrontando cerca de 148 famílias acampadas há mais de um ano às margens de uma estrada rural, em frente a fazenda Itapema. “No final de junho os acampados reconheceram policiais que foram ao local e dispararam tiros à noite com o intuito de intimidar”, afirmou.

 

Ele dissse que já foi aberto processo para investigar a participação desses policiais. Pelos cálculos das famílias acampadas, 13 policiais fazem parte de um grupo armado encarregador da segurança de fazendas da região. 

Investigação – A Secretaria da Segurança Pública (Sesp) informou que já foi instaurado inquérito policial na delegacia de Jacarezinho para investigar a denúncia de suposta milícia formada por policiais militares. Segundo nota da Sesp divulgada nesta sexta-feira (6), os policiais militares não trabalham nas fazendas Itapema e Laranjal. "A princípio, o que há naquelas áreas é uma desavença entre os proprietários e o movimento que ocupa os locais”.


A nota da Sesp enfatiza que o Governo do Paraná não é conivente com qualquer ação violenta contra os movimentos sociais. “A Comissão de Mediação de Conflitos Agrários trabalha incessantemente para evitar qualquer conflito no Paraná e para que as desocupações aconteçam pacificamente sempre”.




André quer tirar MS da lista de inadimplentes

0

2007-07-08 02:29:37

O governador André Puccinelli afirmou que e governo do Estado vem trabalhando para tirar Mato Grosso do Sul da lista de inadimplentes do Governo Federal. “Já conseguimos passar uma semana sem que bloqueiem as contas do Estado.

No começo do ano, as contas eram bloqueadas todos os dias” afirmou o governador ontem pela manhã quando questionado sobre a prestação de contas. André afirmou que as dividas herdadas da gestão anterior na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), antigo Idaterra, referente aos anos de 2004, 2005 e 2006 é de R$ 1,6 milhão.

O governador informou que a situação que a gestão anterior deixou mantém o Mato Grosso do Sul nas listas de inadimplentes do Siaf (Sistema de Administração Financeira) e Cadim (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal).


Naviraiense e Colorado decidem título da Série B hoje

0

2007-07-08 01:35:37

Naviraiense e Comercial entrarão em campo hoje, domingo (8 de julho) para definir o time campeão da Série B do Sul-mato-grossense de Futebol. A partida está marcada para as 10h no estádio Augusto Santos Viroti (o Virotão), em Naviraí.

No primeiro confronto, em Campo Grande, o Colorado deixou a vitória escapar no final da partida, com o confronto terminando empatado em 2×2. Uma nova igualdade no marcador durante o tempo regulamentar levará a decisão da Segundona para os pênaltis.

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul escalou o árbitro Marcos Mateus Pereira para atuar na final. Ele terá o auxílio de Ivanilton Bandeira da Silveira e Ezequiel Barbosa Alves. A eles, caberá a responsabilidade de comandar a partida entre as equipes com melhor campanhas nas fases finais do torneio.

O Colorado de Campo Grande colecionou dez vitórias, quatro empates e sofreu apenas uma derrota em todo o torneio; marcando 33 gols e sofrendo 11. O Saci da Vila terminou as três fases anteriores como primeiro colocado nas suas chaves. Seu adversário possui os mesmos números relativos a confrontos, mas apresenta um ataque mais efetivo (com 34 gols) e a melhor defesa (oito gols sofridos). O Naviraiense terminou a primeira fase na segunda posição do seu grupo, classificando-se em primeiro lugar nas chaves das quais participou nas etapas seguintes – ostentando ainda o artilheiro da Série B (Junior Santos, com 13 gols).

Preso finge ser irmão gêmeo e foge de CDP em SP

0

2007-07-07 23:17:37

Um detento de 29 anos identificado como Maurício fugiu da prisão fingindo ser o irmão gêmeo, Mauri, no final da tarde de quinta-feira (5), em São José dos Campos (91 km a nordeste de São Paulo). Ele permanecia foragido, neste sábado.
Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública, os agentes penitenciários conferiam a saída dos visitantes quando perceberam que um deles, Mauri, ainda estava na unidade.

Quando localizaram o rapaz, preso em uma cela, ele afirmou que havia ido visitar o irmão e que desmaiou depois de beber um copo de refrigerante. Mauri disse que, quando acordou, estava nu dentro da cela. Maurício, portanto, fugiu da unidade usando as roupas e documentos de Mauri.

O caso será investigado. Uma sindicância interna foi aberta pela SAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária) para apurar se houve facilitação por parte dos funcionários.

Brasil atropela o Chile e vai à semifinal

0

2007-07-07 22:47:37

A Seleção Brasileira teve, neste sábado, sua primeira atuação convincente na Copa América. Os comandados de Dunga souberam tirar proveito da fragilidade do Chile, venceram por 6 a 1 e avançaram à semifinal da competição na Venezuela.

O triunfo no Estádio General José Anzoátegui, em Puerto La Cruz, credenciou a equipe verde e amarela a enfrentar o Uruguai, que eliminou os anfitriões. A briga pela vaga na final está marcada para as 21h45 (de Brasília) da próxima terça-feira, em Maracaibo.

Cheio de problemas e com Valdivia no banco por problemas disciplinares, o Chile ofereceu pouca resistência. A goleada começou a ser construída aos 15min, quando Maicon desviou cobrança de escanteio e Juan apareceu para completar.

À frente no marcador, a Seleção não diminuiu o ritmo e ampliou com Júlio Baptista, que recebeu passe de Vagner Love e bateu cruzado para ampliar, aos 22min. Pouco depois, aos 28min, foi a vez de Robinho deixar o seu em arremate da meia-lua.

O Chile assustou em chute de González no travessão, mas não chegou a ameaçar uma reação. Na etapa final, o panorama não mudou. Logo aos 6min, Robinho apareceu para completar cruzamento do lateral-esquerdo Gilberto.

O quinto gol saiu em outro cruzamento de Gilberto, aos 23min. Afonso cabeceou, o goleiro deu rebote, e Josué completou. Suazo descontou com um golaço, aos 31min, com direito a toque entre as pernas e bola por cobertura.

Faltava o gol de Vagner Love, que vem atuando bem, mas ainda não havia balançado a rede na Copa América. Aos 39min, o centroavante tabelou com Elano, bateu na saída do goleiro Bravo e comemorou com o gesto característico de quem quer deixar a má sorte para trás.