15.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 10870

Safra de grãos deve ser menor em 2007, diz IBGE

0

2007-07-10 20:17:37

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revisou para baixo a previsão da safra para este ano. A produção de grãos foi estimada em 133,4 milhões em junho, o que significa uma queda de 1,3% em relação à estimativa de maio.
Mesmo assim, caso se confirme, a safra apontará um crescimento de 14,0% em comparação à obtida em 2006 (117,0 milhões de toneladas).

Segundo o IBGE, as condições climáticas desfavoráveis influenciaram a queda. No Piauí, por exemplo, a safra da soja tem queda de 21,5% devido à estiagem prolongada.

Entre os produtos com variação negativa nas estimativas estão o feijão em grão 1ª safra (queda de 7,7%), feijão em grão 2ª safra (queda de 2,7%), milho em grão 1ª safra (queda de 1,4%), milho em grão 2ª safra (queda de 4%) e soja em grão (queda de 0,4%).

Segundo o IBGE, no caso do feijão em grão 1ª safra a revisão para baixo ocorreu em razão da falta de chuvas nos Estados da região Nordeste, sobretudo no Piauí (-62,1%), Ceará (-16,6%), Rio Grande do Norte (-17,5%) e Bahia (-25,3%). Os Estados do Mato Grosso do Sul e Goiás apresentaram ajustes nas suas estimativas finais de -2,8% e -8,9%, respectivamente.

Para o feijão de 2ª safra, as maiores diferenças foram observadas no Rio Grande do Norte (-53,9%), Espírito Santo (-8,7%), Paraná (-20,8%), Mato Grosso do Sul (-11,5%) e Goiás (-14,5%). As condições climáticas também são o principal motivo para as quedas, principalmente as geadas ocorridas no final de maio e início de junho no Paraná e Mato Grosso do Sul, e a estiagem nos outros Estados.

A falta de chuvas também atrapalhou a cultura do milho. Para o milho de 1ª safra, que está praticamente colhido na região Centro-Sul, a diferença na estimativa de produção foi causada também pela falta de chuvas nos Estados nordestinos. Piauí colheu 53,7% a menos do que o estimado. Já Ceará e Rio Grande do Norte marcaram variações negativas de 17,5% e 16,4%, respectivamente.

O milho de 2ª safra teve produção reduzida em 4% comparada ao mês de maio. As geadas no Paraná e Mato Grosso do Sul prejudicaram a produção com perdas de cerca de 10%, o que corresponde a menos 600 mil toneladas.

A soja teve decréscimo da produção de 0,4%. O Piauí influenciou neste percentual, já que suas lavouras sofreram com estiagens prolongadas e perdas nos índices de produtividade de 21,5%. Em 2006, o Estado colheu 544,1 mil toneladas e, em 2007, 484,4 mil.

Mãe teria obrigado filha de 14 anos a fazer aborto

0

2007-07-10 20:15:37

    Uma das 35 pessoas denunciadas pelo MPE (Ministério Público Estadual) por aborto está a mãe de uma jovem que foi submetida ao procedimento quando tinha 14 anos. A denúncia elaborada pelos promotores Paulo Cezar dos Passos e Luciana do Amaral Rabelo Nagib Jorge, foi entregue nesta terça-feira (10 de julho) à Justiça.De acordo com o que foi apurado pelo MPE, a mãe da adolescente foi quem a levou até a clínica e a teria obrigado a fazer o aborto, bem como foi a responsável pelo pagamento.

    A garota não queria que o filho fosse retirado. A médica Neide Mota Machado teria ajudado a mãe a convencer a jovem a ceder, alegando que ela era muito nova para ter um filho. Esta adolescente é apenas uma das várias que fizeram aborto na clínica. De acordo com o MPE de 20 a 30% das pacientes da clínica têm entre 14 e 20 anos.

    São mulheres de Campo Grande, do interior do Estado, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre outros, que ficavam sabendo da clínica através da “propaganda boca a boca”. Uma delas, que é da Capital, fez aborto no local a pedido de um médico, que na época era companheiro dela e não queria ter o filho.

    A médica e funcionários da clínica foram denunciados ainda por formação de quadrilha. Em 20 anos, a clínica que era exclusiva de aborto e só atendia mediante pagamentos de valores altos, lucrou pelo menos R$ 9 milhões. São quase 10 mil mulheres cadastradas. A intenção do MPE é investigar pelo menos a metade.

MS: Cresce número de casos de HIV em jovens e idosos

0

2007-07-10 19:23:37

     Em entrevista ao programa 1ª notícia da FM Regional, a médica infectologista e coordenadora do Programa DST/Aids da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Priscilla Alexandrino de Oliveira, disse que o número de pessoas infectadas com o vírus HIV em Mato Grosso do Sul tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. São dois mil casos confirmados de HIV positivo e, para cada pessoa em tratamento, existe uma estimativa de pelo menos mais duas contaminadas.

      Em Mato Grosso do Sul, o Programa DST/Aids existe há cerca de 10 anos, desde 1996, quando se iniciou a era dos anti-retrovirais, e a distribuição de medicamentos por parte do governo federal. O programa DST/Aids trabalha em duas vias principais: a prevenção e a terapêutica. Na prevenção, são realizadas campanhas em períodos de festa, como carnaval, festas juninas e educação continuada da população. Já a terapêutica oferece suporte aos serviços de atendimentos especializados, que são nove no Estado.

       São quatro centros de testagem anônima no Estado: em Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Dourados. O teste, no entanto, é demorado: leva de 40 a 60 dias para ficar pronto. Depois de dignosticado e iniciado o tratamento, o paciente pode ter uma expectativa de vida longa, muito diferente de 20 anos atrás, quando a expectativa era de seis meses. Os medicamentos podem oferecer uma vida normal ao paciente. Contudo, os efeitos colaterais são constantes, como colesterol alto, acúmulo de gordura abd Outro problema que se tem observado no perfil do portador de HIV é a idade.


    Grupos como idosos apresentaram um aumento de 33% no número de casos registrados. Outra faixa etária que preocupa as instituições é a adolescência, em que no Estado, na faixa etária de 13 a 19 anos, a contaminação é de uma mulher para cada homem. De acordo com a coordenadora Priscilla Oliveira, esse índice se deve, em grande parte, por que os jovens acreditam que, por conhecer seu parceiro, depois de dois ou três meses de relacionamento, não existe mais a necessidade de usar o preservativo.


     “A informação chega até o jovem, e eles costumam usar preservativos nas primeiras relações. Depois, no entanto, acreditam que já conhecem a pessoa e que não existe mais risco, quando na verdade, muitos têm o vírus sem saber e acabam contaminando outras pessoas”, explica.

    Além das ações de prevenção, educação e terapêutica, o programa está implementando o centro de Lipodistrofia, no Hospital Dia, no HU, e a criação de um novo serviço de atendimento especializado, que deve ser viabilizado por meio do Hospital Regional, além do treinamento de profissionais.   As pessoas interessadas em mais informações a respeito da doença e tratamentos, assim como onde procurar ajuda podem entrar em contato pelo telefone 3318-1665 ou 3318-1666. ominal e problemas cardíacos.

Produtor rural terá mais prazo para pagar até 80% da dívida

0

2007-07-10 19:15:37

Folha de S. Paulo O governo vai anunciar até o dia 15 as regras para renegociação de R$ 6,9 bilhões em dívidas em atraso de agricultores, principalmente com o BNDES e o Banco do Brasil. A proposta é prorrogar o vencimento de até 80% do valor do débito, segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

De acordo com ele, a solução encontrada até agora prevê que os agricultores paguem 20% do valor que vence neste ano. O restante será adiado para o final do contrato de financiamento, que, na maior parte dos casos, é de cinco anos. Ou seja, os proprietários agrícolas terão um prazo de carência de quatro a cinco anos.

O objetivo, diz o ministro, é tirar esses produtores rurais da inadimplência e abrir caminho para que eles possam tomar novos empréstimos para a safra de verão do próximo ano (principais produtos são a soja e o milho), que começa a ser plantada entre agosto e outubro.

"O agricultor não têm condições agora de pagar, ao mesmo tempo, os financiamentos que já estavam renegociados lá trás e o custeio das duas safras que foram frustradas", disse. O ministro fez referência às safras de 2004 e 2005, prejudicadas por estiagens na região Sul e o baixo preço da soja.

Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), R$ 1,9 bilhão são correspondentes às dívidas de custeio, concentradas principalmente no Banco do Brasil. Os outros R$ 5 bilhões são créditos em atraso com o BNDES. Foram contraídos para modernizar a frota durante os anos de boa produção agrícola de 2002 e 2003, de acordo com Stephanes.

O BNDES diz que entre os devedores não estão usineiros de cana-de-açúcar. O BB, por sua vez, não detalhou o perfil dos devedores até a conclusão desta edição. Stephanes disse que as medidas estão sendo elaboradas por uma comissão formada pelos ministérios da Agricultura e Fazenda, além de parlamentares. "A decisão [sobre a prorrogação] e as novas regras têm de ser tomadas até o dia 15 de julho para que os agricultores possam ter recursos para o plantio da nova safra", disse.


Renegociações – Segundo Stephanes, já foram realizadas "várias renegociações" de dívidas de agricultores desde o início da década de 90, que resultaram num endividamento total do setor de R$ 131 bilhões. São débitos rolados por até 20 anos.
Os produtores, diz o ministro, vinham pagando suas dívidas em dia até 2003, quando o nível de inadimplência era "baixo". Depois, vieram duas quebras de safra, o que desajustou "a capacidade de pagamento dos agricultores".
A uma platéia de produtores e industriais do setor de café, Stephanes se mostrou cético com relação ao sucesso da rodada de Doha de liberalização do comércio e o final dos subsídios e tarifas agrícolas dos países ricos. O ministro disse que as barreiras só cairão quando os países "precisarem" dos produtos brasileiros ou quando os preços aumentarem muito.

Sete Quedas: Nossa Senhora de Lurdes promove Arraia

0

2007-07-10 18:33:37

      Aconteceu nos dias 30 de junho e 01 de julho o Grande Arraiá da Comunidade Nossa Senhora de Lurdes. A festa que já é tradicional no município este ano foi mais atrativa, pois é a primeira vez que acontece em dois dias. Teve inicio no Sábado 30, com dança da Quadrilha e quermesse com a presença em da comunidade num publico surpreendente. E todos que compareceram puderam dançar um Bailão animado pelo Rota 91 Equipe Educadora FM.

     No Domingo as 10 hs teve inicio com a Santa Missa, logo após seguiu-se o almoço, também com um bom publico que pode saborear um delicioso churrasco com porções e tudo mais.As 16 hs foi vez do Bingo de uma TV 20`, um Jogo de Sofá e um Aparelho de DVD. E a festa seguiu com Bailão com o Rota 91.   

     A direção da Capela Nossa Senhora de Lurdes aproveitou para agradecer todos da comunidade que participaram do evento pessoal que se dispôs a trabalhar para o bom andamento da festa. Pessoal do Bar, Caixa, churrasqueiros, todos os organizadores que de uma forma ou de outra deram sua parcela de contribuição para que a festa pudesse este ano ser um sucesso novamente. Também a todos as pessoas que compareceram e fizeram o sucesso do evento.

Sapucaia: Prefeito assina convênios com entidades

0

2007-07-10 18:16:37

 Dino Viana
       O prefeito municipal de Coronel Sapucaia Ney Kuasne assinou na quinta-feira (05), um convênio de distribuição de recursos à entidades filantrópicas do município. O convenio visa o repasse mensal de recursos em dinheiro para a Pastoral da Criança que atende crianças, Clube de Mães que atende gestantes, Casa da Amizade que também atende crianças, Lions Club Binacional que atende idosos e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que presta atendimento a portadores de deficiência.

       Ao todo serão repassados, no ano, R$ 31.614,00 (trinta e um mil seiscentos e quatorze reais), sendo que 10% desse valor são oriundos da administração municipal e o restante do Governo Estadual, através da SETASS (Secretaria de Estado de Trabalho Assistência Social e Economia Solidária), esse valor foi distribuído para as referidas entidades a fim de que estas a utilizem em benefício dos seus assistidos.

       Em reunião realizada no gabinete do prefeito para a formalização do convênio, os representantes das entidades beneficiadas foram unânimes em agradecer a administração através do prefeito Ney Kuasne pelo convênio que muito ajuda as pessoas atendidas pelas instituições representadas por eles “só temos a agradecer ao prefeito Ney, pelo repasse desses recursos” disseram os respectivos presidentes das entidades.

       Jair Francisco da Silva presidente da APAE disse que após a atenção recebida da atual administração a APAE melhorou em todos os aspectos “qualquer pessoa pode observar o quanto a APAE melhorou, é só ir lá e ver, isso graças ao apoio da atual administração, agradecemos muito ao prefeito municipal por mais esse benefício” disse Jair.

       O prefeito Ney Kuasne disse que o repasse de verbas as entidades é merecido “essas instituições prestam serviços valiosos a nossa comunidade e vem cumprindo muito bem com os seus objetivos, por isso, a administração sempre somará forças para ajudá-las no que for possível” destacou o prefeito Ney.

Tacuru realiza V conferencia da assistência social

0

2007-07-10 17:45:37

       O município de Tacuru realizou sexta feira dia 06 de julho a V conferencia da assistência social, o evento teve inicio com a presença dos alunos do município que fazem parte do coral municipal um grande trabalho que vem sendo realizado pela professora Eliane através da secretaria municipal de educação cultura esporte e lazer.


      O prefeito Cláudio Rocha Barcelos este presente e fez a abertura do evento na oportunidade o prefeito falou da importância da conferencia, o vereador Marcos Palhano discursou em nome do poder legislativo do município, na seqüência a palestrante Deise Ribas deu continuidade ao evento onde falou da importância do trabalho da assistência social, sobre a importância dos programas sociais.


       Também fez uso da palavra a coordenadora dos programas sociais senha Márcia Campos que falou do centro educacional infantil que hoje com 93 crianças, o atendimento na casa da sopa que vem sendo realizado para as pessoas carentes, falou da casa do idoso de um grande trabalho que vem sendo realizado ali, do centro conviver, que hoje e uma grande realização no município entre outro programas lembrou do agente jovem do peti e da importância do trabalho do centro de referencia de assistência social, que vem dedicando um grande trabalho as famílias de Tacuru, falou também dos serviços prestado através da assistência a comunidade como cursos de capacitação, distribuição de cestas básicas, remédios, passagens funerária, pensão exames de alto custo, prótese dentaria, trabalhos este que vem sendo realizados diariamente na secretaria, a conferencia teve participação de vários membros da comunidade, e segundo a gestora da assistência social dona Cristiane Aparecida a realização da conferencia  foi um sucesso de divido o empenho de funcionários da administração Tacuru no Caminho Certo.

Sete Quedas: Moradores solicitam iluminação no campo

0

2007-07-10 17:23:37

      Uma comissão formada pelos moradores da Vila Santa Luzia, estiveram nesta terça feira ultima dia 03 de julho, no gabinete da Prefeitura Municipal, para solicitarem junto ao prefeito Sérgio Mendes, a iluminação do campo de Futebol Suíço daquela comunidade, por ser uma região um pouco afastada da cidade, um dos único divertimento dos moradores desta Vila é a pratica do esporte principalmente o futebol.


      Prontamente o prefeito se dispôs em ajudar, imediatamente entrando em contato com o diretor de obras o senhor Raimundo, que já nesta semana enviará o eletricista da prefeitura que somara com membro da comunidade para efetuar o trabalho.

      Já o presidente Arildo A Bernadeti de imediato agradecendo a atenção do prefeito e comenta  a inauguração da obra com um grande torneio que será marcado tão logo os trabalhos sejem realizados que será um movimento para aquela comunidade.  


      O prefeito Sérgio Mendes, comenta o apoio a comunidade, e diz que “é muito importante que tenhamos os olhos voltados as nossas vilas, temos feito vários investimentos, recentemente foi reformado a quadra de esporte da escola pólo, e na Vila Carioca construído o Posto de Saúde, esperamos fazer ainda mais, acreditamos que com a ajuda de todos poderemos fazer muito.” Comentou o prefeito.  

Paranhos realizou III Conferência Municipal de Saúde

0

2007-07-10 16:48:37

    Nesta quinta-feira (05) o município de Paranhos realizou a III conferencia municipal de saúde. O evento foi realizado no salão Paroquial e teve inicio a partir das 8:00 hs contando com a participação dos funcionários da rede municipal de saúde, usuários do SUS, demais entidades não governamentais (sociedade civil),  câmara de vereadores, Equipe de saúde da Funasa, lideranças indígenas e o Chefe do Pólo da Funasa do município.


    A organização da conferencia foi realizada pela SMS (secretaria municipal de saúde) com o apoio do CMS (conselho municipal de saúde).Tendo como tema central: SAUDE E QUALIDADE DE VIDA: POLITICAS DE ESTADO E DESENVOLVIMENTO, o objetivo da conferencia foi de avaliar a situação do município, propor as diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde, proporcionar subsídios e eleger delegados representantes para IV Conferencia Estadual de Saúde.


    Participaram da solenidade de abertura o presidente da câmara municipal Donizete Aparecido Viaro, presidente do CMS João Feliciano da Silva, secretario municipal de saúde Paulo Sergio Catto, padre Antonio Marinho, representante do SES (Secretaria de Estado de saúde) Dr. Paulo Saturnino e o  assessor de governo Antonio Pereira Dantas representando o prefeito municipal Dirceu Bettoni que não pode estar presente.


    Após a cerimônia de abertura deu-se inicio aos trabalhos com apresentação de painéis: Perfil Epidemiológico do município, feito pelos técnicos da rede municipal de saúde e palestra central pelo técnico do Estado.No período vespertino foram formados 3 grupos de trabalhos para debates e apresentações em plenária das propostas. Após termino das apresentações foi feita à eleição de delegados que representarão o município na VI conferencia estadual de saúde.


   Logo em seguida foi elaborado relatório final da conferencia e feito sorteio de brindes para os grupos. O secretario de saúde Paulo Sergio Catto disse estar muito feliz pelo grande numero de participantes, ressaltou ainda que o objetivo foi atingido. Finalizou agradecendo a administração municipal do prefeito Dirceu Bettoni que deu todo apoio para que a realização desse evento fosse um sucesso.

Paranhos:Presos acusados de matar aposentado a paulada

0

2007-07-10 16:16:37

Vilson Nascimento

Em uma ação conjunta desencadeada pelas polícias Civil e Militar foram presos na manhã de hoje em Paranhos, na fronteira com o Paraguai, dois rapazes acusados de matar um aposentado para roubar a aposentadoria na noite de ontem na cidade.

Leandro Brito de 68 anos foi encontrado morto por volta das 22h dessa segunda-feira na Avenida Alberto Ratier no centro da cidade e em seu bolso os policiais localizaram um comprovante de saque do valor da aposentadoria da vítima, porém o dinheiro havia desaparecido.

Uma equipe da Polícia Civil de Paranhos, coordenada pelo delegado, Dr. Fábio Peró passou a trabalhar no caso até chegar aos autores, dois rapazes que moravam próximo da casa da vítima e do local onde ocorreu o crime.

Ao serem presos por volta das 10h da manhã a dupla, Luiz Carlos Alegre Gimenez de 33 anos e Varlei dos Reis Gomes de 19, confessaram a autoria do crime, porém negaram o roubo e disseram que o assassinato ocorreu por conta de uma briga entre os acusados e a vítima.

A polícia também apreendeu as armas utilizadas para cometer o crime, dois pedaços de madeira. Luiz Carlos Alegre e Varlei dos Reis foram autuados em flagrante por “latrocínio”, artigo 157 do Código Penal Brasileiro e serão encaminhados para a cadeia pública de Sete Quedas onde permanecerão presos à disposição da Justiça.


Sete Quedas: Festa do APH foi um sucesso

0

2007-07-10 16:11:37

     A festa da Associação dos Produtores de Hortifrutigrangeiros, que aconteceu neste sábado e domingo, consequentemente nos dias 7 e 8 de julho, foi um grande sucesso, pois acredita a comissão organizadora que passaram por ali durante estes dois dias mais de 4 mil pessoas.Este evento cultural já vem acontecendo a alguns anos e tem sido cada vez melhor pois a experiência da organização vem acumulando técnicas de realizações de eventos, principalmente no que se diz respeito a esta festa.

       O presidente da festa o popular Baiano agradece a toda a população que se fizeram presente, ao comércio local, câmara de vereadores e principalmente destacou a Prefeitura Municipal que sempre vem ajudando a associação não sono caso desta festa, mas em várias outras solicitações “O prefeito Sérgio Mendes é um grande companheiro” comentou o presidente.

       Vários foram os destaques da festa, como também a participação dos formandos do 3º ano da Escola Estadual Guimarães Rosa, que forneceu uma deliciosa bisteca na chapa, contaram ainda com um grande bailão animado pelo grupo oásis e pela dança de quadrilha caipira apresentada pelo grupo da melhor idade, que aconteceu no domingo.

     O prefeito Sérgio Mendes, presente na festa direcionou elogios a comissão da festa e a toda a população de Sete Quedas, que não tem deixado de prestigiar todos os eventos desta cidade, “a prefeitura tem estado presente, porque estes tipos de eventos são eventos populares e cultural, sendo assim é a manifestação do povo, e onde o povo está lá estaremos para participar” comentou o prefeito   

Sapucaia: Dr. Segundo recepciona novo delegado da PC

0

2007-07-10 15:30:37




   O presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia José Segundo Rocha (PT), recepcionou na manha da ultima quinta feira dia 05/07 no gabinete da presidência o novo delegado de policia cível município Dr. Marcius Geraldo dos Santos Cordeiro.


   Neste encontro o novo delegado que atuou por seis anos na cidade de Bela Vista que também é uma cidade fronteiriça, disse ao vereador que pretende desenvolver no município um trabalho em conjunto com os poderes; Legislativo e Executivo em que o mais importante de tudo seja a conscientização e a prevenção para que no dia amanha ambos os munícipes sejam os beneficiados. “Eu conheço muito bem o que é ser delegado em uma região de fronteira, e como toda a fronteira existem as suas peculiaridades mais para que sejam resolvidos os problemas é preciso ter o chamado bom senso e isso eu adquiri graça à parceria com a população daquele município, e é tudo que eu espero conseguir aqui também”. Afirmou Dr. Marcius.
 
    Já o presidente da Câmara Dr. Segundo Rocha ao dar as boas vindas ao novo delegado, disse que o mesmo poderá contar com todo o apoio do Legislativo e o que estiver ao seu alcance para contribuir com a moral, os bons costumes e a integridade de todos os munícipes sapucaienses estará fazendo, afinal tudo em um município só tem efeito positivo rápidos e eficaz quando existe uma boa parceria; ainda durante a visita Dr. Segundo também pode fazer uma ampla explanação, ou seja, diagnóstico completo de como se encontra a questão de maior discussão nos últimos tempos no município a “segurança”, pra finalizar Dr. Segundo desejou ao delegado Dr. Marcius uma boa estadia em Coronel Sapucaia e que seu trabalho seja bem aceito por todos os munícipes.

Coronel Sapucaia:PM recupera moto furtada no Paraná

0

2007-07-10 14:52:37

Vilson Nascimento

Durante patrulhamento de rotina a Polícia Militar de Coronel Sapucaia recuperou, na manhã dessa segunda-feira, uma motocicleta Honda CBX 200 Strada de cor vermelha, furtada há dois meses na cidade de Maringá no Paraná.

A recuperação aconteceu por volta das 10h no centro da cidade quando os policiais se depararam com o condutor, o paraguaio Eriberto Miguel Rolon Peralta de 32 anos, morador no Chaco-Y no Paraguai conduzindo a motocicleta pelas ruas da cidade sem capacete e ao checar o veículo, que estava com placa adulterada, constatou-se que havia sido furtada no Paraná.

Segundo a PM o condutor disse que havia comprado a moto de uma pessoa desconhecida na região de Coronel Sapucaia. Ele foi preso e autuado em flagrante por receptação.


Paranhos: Administrador da Funai visita município

0

2007-07-10 14:51:37


    No ultimo dia 04, aconteceu uma reunião em Paranhos com a presença do Sr. Eliezer  Cardoso Luosada Da Cruz, que assumiu recentemente a administração executiva regional do conesul da FUNAI cuja sede é em Dourados,Que contou também com a presença da Senhora Rosângela Carvalho. Do Ministério do Desenvolvimento Social e combate à fome, da Senhora Marina Dutra Vieira, Gestora do departamento financeiro, do Chefe do posto da Funai em Paranhos, o Sr. Luiz Américo Guimarães de Oliveira, de vários capitães e lideranças das aldeias da região.

 A Visita segundo o administrador é para explicar as mudanças realizadas na FUNAI nos últimos dias e anunciar também investimentos nos Postos, pois os mesmo poderão ser transformados em Pólos, uma reivindicação antiga da comunidade Indígena objetivo também do atual Presidente do órgão, haja vista os recursos destinados às aldeias nem sempre chegavam nas pontas, ou seja, nem sempre a comunidade era beneficiada, já com a transformação os indígenas estarão mais próximos da administração que terá uma estrutura melhor para conseqüentemente um atendimento digno.

 “Este pólo que pode ser concretizado aqui em Paranhos virá para promover uma mudança total na assistência de nossos indígenas, pois o mesmo será dotado de uma infra-estrutura que oferecerá mais condições ao Chefe e funcionários, beneficiando diretamente todos os assistidos “ Comentou o Sr. Eliezer. A Senhora Rosangela explanou sobre os projetos em andamentos e os que serão concretizados para atender as aldeias e o papel das lideranças, bem como o funcionamento do órgão.

 “Ficamos felizes com a noticia que tivemos aqui hoje, isso demonstra que esta nova administração fará um trabalho sério, e atenderá diretamente nossos patrícios, aplicando os recursos e focando as ações diretamente nas aldeias” Destacou Luiz Américo. Participaram também da Reunião os Vereadores Donizete, Aldinar, Julio e Nilson e a secretaria de Educação Professora Cida. O Vereador Donizete salientou também sobre a importância destas mudanças ocorridas na FUNAI.

 “ Se é para um melhor atendimento, para que nossos índios tenham suas reivindicações atendidas, que seja bem vinda, tais mudanças. Nós do poder publico estamos sempre à disposição para somarmos naquilo que for benéfico à nossa gente”. Concluiu o vereador.

Sete Quedas: Lar da Bondade doa agasalhos

0

2007-07-10 14:20:37


    O Lar da Bondade Dona Librada, realizou recentemente uma doação de cobertores, e agasalhos para as comunidades carentes de Sete Quedas, foi entregue a 210 famílias previamente cadastradas, maioria que já faz parte da Casa da Sopa, este trabalho vem sendo realizado pela equipe de voluntários do lar com a Coordenação da primeira Dama a Senhora Ilda e Leony Comelli esposa do Secretário de Obras Itacir Comelli, com participação da Secretaria de Assistência Social, Prefeitura Municipal e Comunidade local.

     Este ato de Solidariedade tem beneficiado muito as famílias, aquecendo a muitos nestes dias de frio, “é claro que gostaríamos de distribuir mais e também de qualidade superior, no entanto felizes aqueles que possuem condições de agasalhar sua família, mas existem muitos que desprovêem e tais recursos e é para estes que estamos aqui neste trabalho solidário” comentou a primeira Dama.A Coordenação do Lar e voluntários agradece a toda a população que efetuaram suas doações a esta causa com certeza suas iniciativas serão lembradas por todos aqueles que realmente precisam que são nossos irmãos.

Sete Quedas não sofrerá isolamento

0

2007-07-10 13:41:37

   O tão polemico assunto que tem gerado muita especulação e às vezes relatos sem bases concretas, tem dado muita dor de cabeça aos produtores agrícola que estão já adentrando a fase da colheita do milho safrinha, que, diga-se de passagem, Sete Quedas terá uma ótima safra, como também preocupa o poder publico, que gerou uma mobilização rápida por parte do prefeito Sérgio Mendes (PDT), que com a noticia ainda de primeira mão chegara ao seu conhecimento, o prefeito entrou imediatamente em contato com a Secretaria de Obras Publicas e Transporte levando ao conhecimento do secretário a tela visível da situação que todos os setequedensses já conhecem muito bem, e que foi por pouco tempo graças a agilidade e iniciativa da prefeitura.

   Nesta situação o prefeito teve de optar pelos sentimentos deixando de lado a razão que previa a espera da ação do governo do estado que já havia solicitado ao governo federal recurso para construção das pontes, que, portanto estaríamos isolados até hoje, devido à obra estar ainda em andamento e que é claro compreendemos uma obra destas não se faz rapidamente.

  Mas o assunto isolamento acreditamos, nunca mais, esta frase confiante se deve ao prefeito Sérgio, pois em telefonema ao secretário  adjunto Marco Aurélio que confirmou o seguinte: “ De forma alguma Sete Quedas ficará isolada”  que portanto está confirmado pois as noticias correntes era para interditar a rodovia no dia 02 de julho de 2007.

     Já o prefeito Sérgio diz que: “acredita na palavra dada pelo secretario porque com certeza ele teve conhecimento da situação de nossa cidade que iniciou no dia 19 de dezembro de 2006 e se estendeu até o dia 18 março de 2007 quando foi aberto a passagem para os veículos e caminhões com carga limitada, portanto ai 59 dias de angustia por todos os segmentos da sociedade. E que com muito esforço, trabalho e dedicação foram superados” comentou o prefeito   

Mansano está preocupado com a saúde no município

0

2007-07-10 13:11:37

                O vereador do PR, Anderson Mansano, Vice Presidente da Câmara Municipal de Amambaí, apresentou e teve aprovadas na última sessão ordinária da Câmara, indicações destinadas aos Senadores e Deputados Federais da bancada do Mato Grosso do Sul e ao Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa.

                Dos Senadores e Deputados Federais, o vereador solicita uma intervenção junto ao Ministério da Saúde, para seja realizado no município de Amambaí um mutirão de saúde, inclusive com a realização de cirurgias de cataratas, haja vista, o caos em que a saúde se encontra em todo o país, tornando-se necessária uma mobilização geral com a finalidade de proporcionar uma vida mais digna para todos que necessitam de atendimento médico hospitalar.

                Já do Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, o vereador solicitou que, através, de Senadores e Deputados Federais, sejam viabilizadas emendas parlamentares, de valor aproximado a R$. 1.000.000,00 (hum milhão de reais) para a construção de uma UTI – Unidade de Terapia Intensiva – no Hospital Regional de Amambai.

                Em sua justificativa, o vereador salientou que “tendo em vista que o Hospital Regional desempenha um papel importante, com a polarização no atendimento regional, esta unidade é necessária para melhor assegurar a saúde e a vida das pessoas que por ventura venham necessitar”.

Paranhos: Dínamos e Tacuru vencem na Copa Inverno

0

2007-07-10 12:48:37

Sérgio da Luz

            A Copa Inverno teve a abertura no sábado, 07, com dois jogos no ginásio Deputado Flávio Derzi as equipes do Dínamos e Tacuru venceram a começam bem a Copa.

            Na abertura, no jogo em casa, Dínamos bateu por 6 a 4 a equipe do Novo Rumo Supermercado. Em seguida a equipe 4 de Dezembro de 2005 (Amambai) perdeu para Tacuru por 8 a 5, após estar vencendo o jogo por 4 a 1 no primeiro tempo.

            A próxima rodada será amanhã, com mais dois jogos, Alcindo Franco Machado (Amambai) enfrenta a Lavoura/Via Sete, no primeiro jogo. Em seguida Iguatemi pega a equipe paraguaia de Copetrol.

            Na quinta-feira, 12, o Dínamos volta em quadra e enfrenta o atual campeão da competição a Agripecuária Vida Rural (Paranhos) e em seguida Sapucaia estréia na Copa jogando contra a equipe o Novo Rumo Supermercado.

Temperatura vai cair mais esta noite e amanhã pode gear

0

2007-07-10 12:36:37

A temperatura, que já teve brusca queda com a chegada da frente fria em Mato Grosso do Sul, tende a cair ainda mais de hoje para amanhã e na manha desta quarta-feira podem ocorrer geadas fracas em Dourados e Mundo Novo. O alerta é do meteorologista, Natálio Abraão.

Neste momento a temperatura está em 12ºC em Campo Grande e a tendência é que não passe de 18ºC de tarde. Entre a noite de hoje e madrugada de amanhã deve fazer de 6ºC a 7ºC. A mínima registrada foi de 10ºC às 5 horas, na Capital, 7ºC em Ponta Porã e 6ºC em Mundo Novo. “As pessoas podem preparar as cobertas e agasalhos”, recomenda Natálio. Somente no fim da semana a temperatura deve voltar a subir.

Neste momento a umidade relativa do ar está em 100% e deve permanecer em alta até amanhã de manhã. Gradativamente ela voltará a cair a partir dos próximos dias. Por conta da forte neblina que encobria a cidade esta manhã o Aeroporto de Campo Grande permaneceu fechado por 4 horas e depois começou a operar por instrumentos.

Onevan apresenta indicações para Naviraí e Iguatemi

0

2007-07-10 12:18:37

                O deputado estadual Onevan de Matos (PDT) apresentou, na sessão desta quarta, duas indicações para o Governo do Estado, solicitando ações para Naviraí e Iguatemi, no Conesul.

 Naviraí – Onevan indicou ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e ao presidente da Agepen, Cel. Hilton Villasanti, estudos para a construção de banheiros e abrigos aos visitantes do Presídio de Naviraí.

                Esta indicação atendeu solicitação da bancada de vereadores do PDT na Câmara de Naviraí (José Odair Gallo, Leila Matos e Zé Carlos Gomes), que destacaram as dificuldades que as famílias dos internos passam enquanto aguardam o momento da visita.

 Iguatemi – O deputado solicitou, ainda, ao governador e a secretária de Educação, Nilene Badeca, a liberação urgente de recursos para a reforma emergencial da EE “8 de Maio”: “Esse recurso já está empenhado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e a comunidade escolar está precisando com urgência da reforma”, apontou.

                Onevan reiterou sua expectativa em que o Governo do Estado atenda as indicações: “São duas ações importantes, que ajudarão muitas pessoas. Confio na disposição do governador André e dos secretários no trabalho que está sendo desenvolvido no Estado”, finalizou o deputado.