15.4 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10842

Concurso Miss Naviraí 2007 será realizado amanhã

0

2007-07-27 07:52:37

Naviraí será a cidade da beleza neste sábado (dia 28), quando acontece no município o concurso “Miss Naviraí 2007”, realizado no Salão Paroquial da cidade. As organizadoras estão surpresas com a repercussão do evento e a grande procura por formulários de inscrição.

Dezenas de candidatas já garantiram presença no concurso. Uma excelente oportunidade para quem quer começar a brilhar nas passarelas do “Miss MS Infantil 2008”, que acontecerá em outubro na cidade de Ponta Porã.
"Queremos resgatar a verdadeira essência dos concursos de beleza, revelando o talento de crianças que pretendem seguir carreira no mundo da moda", diz a promotora Maristela Takigame, lembrando que, o concurso é dividido em três modalidades: Infantil, juvenil e adulto.

Noite de Moda, Beleza e Glamour- Desfile Show Baile com a presença da Miss Brasil Infantil 2007 – Bárbara Brandão, Miss Mato Grosso do Sul Juvenil – Ana Laura Borack, Miss Brasil Liliana Baumgartner 3º LUGAR, Miss Fotogenia – Natasha Takigame, Miss Itaporã – Rejane Souza, Mini Miss MS Geovana e Mariana Gevaerd, Miss MS Turismo Érika Queiroz e Ariádnes – Modelo.

Na passarela, Kátia Noivas estará apresentando sua nova coleção, com as últimas tendências da alta costura em vestidos de festas. Após o desfile haverá Show Baile com Alex e Alessandro, que estarão lançando o novo DVD.

A festa promete reunir todas as idades, para que todos possam desfrutar de uma noite agradável, descontraída e com segurança. Serão jurados: Edenir Vaz, Josmair Cardoso, Ana Laura Borack, Walkiria Acunha, Ricardo Vilalva, José Valdir Nassar e Liliana Brandão. As candidatas terão de passar pelas provas de beleza, simpatia e desenvoltura.


Caarapó:Operação combateu venda de bebida a menores

0

2007-07-27 07:29:37

Vilson Nascimento

O Ministério Público da Infância e da Juventude da Comarca de Caarapó, em ação conjunta com o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente e as policias Civil e Militar de Caarapó realizou, na noite do último sábado (21) uma operação para coibir e combater a venda e o fornecimento de bebida alcoólica a crianças e adolescentes no município.

Segundo a Promotora de Justiça, Dra Fabrícia Barbosa Lima, titular da Promotoria única da Comarca que comandou pessoalmente a operação, durante os trabalhos foram realizados vistorias em bares, lanchonetes e festas culturais que aconteciam na cidade e em várias dessas localidades a fiscalização flagrou menores consumindo bebida alcoólica.

“Chegamos a flagrar menores de 12 e 13 anos com latinhas de cerveja”, disse Dra Fabrícia ao relatar que vários menores acabaram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Caarapó para serem tomadas às providências cabíveis e os pais serão chamados no Fórum para prestarem esclarecimentos.

Um comerciante acusado de fornecer bebida a menor também foi detido durante a operação e uma festa julina teve que parar por estar sendo realizada sem alvará e licença judicial.

Névoa seca e previsão de mínima de 3ºC hoje em MS

0

2007-07-27 07:20:37

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê mais um dia de frio hoje. No Estado o céu fica de parcialmente nublado a claro com névoa seca. Temperatura máxima de 25ºC no Pantanal e mínima de 3ºnas regiões Sul e da Serra de Maracaju.

Em Campo Grande céu claro e previsão de temperatura mínima de 5ºC e máxima de 19ºC. De ontem para hoje a mínima registrada pelo Destacamento de Meteorologia da Base Aérea de Campo Grande foi de 7,8ºC.

Caarapó:Poderes discutiram readequações na Lei Seca

0

2007-07-27 07:05:37

Vilson Nascimento

Autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Caarapó se reuniram, na última quarta-feira (25) para discutir a readequação da Lei Municipal número 835 de 5 de outubro de 2006 que institui a regulamentação do horário de funcionamento de bares e similares no município, a vulgarmente conhecida “Lei Seca”.

Apesar de instituída e sancionada no ano passado, a Lei só entrou e vigor na semana passada e em apenas uma semana em execução gerou muita polêmica, já que, no primeiro final de semana e vigor coincidiu com uma operação conjunta desencadeada pelo Ministério Público Estadual da Infância e da Juventude, pelo Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente com apoio das polícias Civil e Militar para combater a venda e fornecimento de bebida alcoólica a menores na cidade e vários menores acabaram retidos.

Durante a reunião, que aconteceu na Câmara Municipal de Caarapó e contou com a presença, além do presidente da Casa de Leis, vereador Aparecido dos Santos, o “Cido Santos” (PR) e dos demais oito vereadores que compõe a atual legislatura no município, do prefeito de Caarapó Mateus Palma de Farias (PR), da Promotora de Justiça da Comarca, Dra Fabrícia Barbosa Lima e do Juiz de Direito, Dr. Eduardo Lacerda Trevisan, juiz substituto na Comarca, vereadores, prefeito e autoridades do Poder Judiciário discutiram a aplicação da nova Lei e alterações para facilitar a fiscalização sem prejudicar o comércio local e manter a meta inicial, que é controlar a venda de bebida alcoólica, hoje a responsável por 80% dos crimes cometidos contra a vida e contra a integridade física, não só em Caarapó, mas em todo o Brasil, segundo pesquisas.

Alterações Realizadas- Após a reunião, que durou cerca de duas horas, as autoridades chegaram em acordo em relação a alterações que vão desde redução de horários até a flexibilização em relação a eventos tradicionais na cidade.
Pela proposta apresentada na reunião, que já está em vigor, os estabelecimentos comerciais sem licença especial poderão comercializar bebidas alcoólicas de sábado para domingo e em véspera de feridos até ás 2h da madrugada e em dias de semana, de segunda a sexta-feira, até a meia noite, horário esse que antes era estendido inclusive para sábados, domingos e vésperas de feriados em Caarapó.

Eventos Tradicionais- Na reunião também ficou definido a liberação de horário para a comercialização de bebidas alcoólicas em festas culturais e eventos tradicionalmente realizados no município como, por exemplo, a exposição agropecuária que acontece todos os anos em Caarapó. Outra alteração na lei original foi a isenção, por parte dos proprietários de bares, lanchonetes e conveniências, da contratação de seguranças para obter a licença para comercializar bebida alcoólica.

Artigos Mantidos- Apesar das alterações realizadas, como a flexibilização no horário para a venda de bebidas vários outros artigos da Lei Municipal 835, de autoria do vereador Sérgio Sacoman, o “Serginho” (PP), na época presidente da Câmara em Caarapó, foram mantidos e estão em vigor, entre eles o artigo 3º que proíbe a emissão de licença para funcionamento de bares e similares que comercializam bebida alcoólica a menos de 100 metros de instituições de ensino no município e o artigo 4º que determina a fixação em locais visíveis, por parte de donos de bares e similares, o alvará expedido pela Prefeitura, licença expedida pela Vigilância e pela Secretaria de Saúde da Prefeitura e cartazes com aviso de advertência sobre a proibição da venda e fornecimento de bebida alcoólica a menores de 18 anos.

Japorã:Culturas para o biodiesel despertam interesses

0

2007-07-27 05:34:37

Realizado pela Fundação MS de Maracaju em parceria com o Ministério da Agricultura e Seprotur, foi realizado em Japorã no inicio da semana o Dia de Campo Culturas de Inverno para Produção de Biodiesel. Em estação experimental localizada no Sitio Gaúcho, dezenas de pequenos produtores acompanharam as estações que foram apresentadas como o crambe, a canola, o girassol e o nabo forrageiro.

Entre estas culturas a que chamou mais a atenção foi o Crambe, crucífera de inverno, altamente resistente à seca após o seu estabelecimento, tolerante à geada, e ciclo curto (85 à 90 dias).

Os resultados de produtividade obtidos na safra 2006 pela FUNDAÇÃO MS, confirmam resultados anteriores, variando de 1000 a 1500 kg.ha-1 a produção de grãos, podendo chegar próximo à 2000 kg.ha-1 em ótimas condições de fertilidade do solo.

O Crambe, que foi avaliado por muitos anos como cultura para cobertura do solo, tem boas possibilidades de ser uma cultura voltada à produção de biodiesel, é uma cultura bastante rústica, com baixo custo de produção, à semelhança do nabo forrageiro e aveia preta.

O custo de produção variável, se resume basicamente à semente (12 a 15 kg.ha-1), dessecação, operação de plantio, operação de colheita e transporte, variando de R$ 200,00 a R$ 300,00 por hectares estes custos. O teor de óleo citado pela literatura varia de 26 a 38%. Resultados de extração com solvente efetuados com produto local já chegaram à 38% de óleo.

Em testes feitos com extração através de esmagamento por prensas, chegou-se a extrair 25 litros de óleo em 100 kg de grãos (250 litros de óleo por tonelada). Vários testes também mostraram a boa aptidão para produção de biodiesel conforme explicaram os técnicos da Fundação MS. O plantio da cultura vai de abril a maio.

A partir de dezembro deste ano, a FUNDAÇÃO MS vai comercialize as sementes de crambe e também vai apresentar em estações de experimento os resultados para os produtores.

Assomasul diz que impacto é de R$ 10 milhões na FPM

0

2007-07-27 03:32:37

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Eraldo Jorge Leite (PSDB), disse nesta quinta-feira, que o impacto na conta das prefeituras é de R$ 10 milhões com a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), confirmada para este mês pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional).
 
De acordo com a STN, vinculada ao Ministério da Fazenda, a queda no repasse constitucional referente a julho em relação ao mês anterior ficou em 23%, um ponto percentual a menos do que o previsto.
 
Eraldo, que é prefeito de Jateí, recomendou cautela aos prefeitos por causa da queda substancial do FPM verificada nesse período do ano.
 
“Estava prevista uma queda na receita, mas não dessa magnitude, por isso aconselho que os prefeitos refaçam suas contas”, alertou o presidente da Assomasul, lembrando que geralmente entre junho, julho e agosto há redução no repasse devido à restituição do Imposto de Renda, que é parte integrante na composição do FPM juntamente com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), conforme argumento do governo federal.
 
Para Eraldo,  cerca de 80% dos municípios de Mato Grosso do Sul sobrevivem basicamente do FPM e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ou seja, tratam-se de prefeituras que não têm outra fonte de receita, como é o caso de Campo Grande, Dourados, etc, que arrecadam consideravelmente com o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e outros tributos.
 
“As prefeituras já vivem em constante dificuldade porque municipalizaram quase tudo, nos deram o ônus, mas não deram o bônus, por isso a recomendação da Assomasul é que os prefeitos tenham cautela para que possamos honrar com os nossos compromissos primários, que são a folha de pagamento dos servidores e os fornecedores”,  destacou, referindo-se ainda a obrigatoriedade no recolhimento dos encargos sociais.
 
Portanto, este mês os 78 municípios do Estado vão dividir um bolão de R$ 34.800.402,56. No primeiro repasse feito no dia 10, o FPM foi de R$ 20.461.364,06; no segundo, ocorrido no dia 20, rendeu R$ 8.258.151,19 e por último apenas R$ 6.080.887,31.

De virada Amambai perde a segunda e fica fora do JEMS

0

2007-07-27 03:18:37

Sérgio da Luz

            Com poucas chances de classificação a equipe de Amambai, naipe masculino, entrou em quadra ontem, pela última rodada do JEMS (Jogos Escolares do Mato Grosso do Sul), contra os garotos de Aquidauana, que também lutava por umas das duas vagas para as oitavas de finais pelo grupo E.

            Nem com o apoio da torcida, a equipe comandada pelo professor Ismael Morel, que contou com o auxílio do técnico Nelson Franco, conseguiu superar seu maior desafio, a falta de preparação, teve menos de uma semana de preparação para os jogos. O jogo foi corrido, os dois tempos, com a equipe de Amambai sempre em vantagem no placar, mas faltando cinco minutos para o final, quando o resultado estava em 3 a 2 para os donos da casa, Aquidauana empatou a partida em um gol polêmico: o goleiro de Amambai caído com a bola na ponta da mão, tentou defender o gol, enquanto o jogador de Aquidauana chutou por várias vezes, até conseguir colocar a bola para dentro do gol. Em seguida veio o gol da virada, garantindo a vaga para Aquidauana.

            As oitavas de finais serão realizadas hoje, a partir das 8:00hs com jogos simultâneos no ginásio Poliesportivo  “Poli” e no ginásio Flávio Derzi, confira os jogos:
8:00hs – Ginásio Flávio Derzi – Dourados x Corumbá
8:00hs – Ginásio Poliesportivo – Caarapó x Jardim
8:30hs – Ginásio Flávio Derzi – Juti x Porto Murtinho
8:30hs – Ginásio Poliesportivo – Rio Brilhante x São Gabriel do Oeste
9:00hs – Ginásio Flávio Derzi – Aquidauana x Três Lagoas
9:00hs – Ginásio Poliesportivo – Paranhos x Rio Verde MT
9:30hs – Ginásio Flávio Derzi – Maracaju x Batayporã
9:30hs – Ginásio Poliesportivo – Ivinhema x Nova Andradina

As quartas de finais prosseguirão no período da tarde, a partir das 17hs. Amanhã a partir das 8hs acontece as semifinais com as finais previstas para as 17hs, no ginásio Flávio Derzi.
 
Naipe Feminino – Pelo naipe feminino os JEMS contou com a participação de nove equipes, que foram dividas em três chaves de três, classificando as primeiras colocadas de cada chave, mais o melhor segundo lugar. Os destaques ficaram por conta da desclassificação de Amambai e pela ausência da equipe de Campo Grande, atual campeã da competição.

As semifinais estão marcadas para as 14hs no ginásio Flávio Derzi, no primeiro jogo Caarapó, primeira do grupo A, pega Rio Brilhante, segunda melhor colocada das três chaves. A outra semifinal será entre Juti, primeiro do grupo B contra Dourados, primeiro do grupo C.
            A final será amanhã a partir das 18hs.

Comissão avaliará pedido de mudança em cota da soja

0

2007-07-27 02:29:37

Ficou para quarta-feira, dia 1º, a reunião entre o governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli (PMDB) e representantes do setor produtivo para discutir a cota da exportação de soja, uma regra que exige dos exportadores que o mercado internado receba a mesma quantidade de soja exportada, como forma de garantir receita. Após uma reunião nesta quarta-feira, foi formada uma comissão para estudar o assunto.

Representantes da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) bateram à porta do governo para reivindicar a extinção da cota de exportação de soja, medida que segundo o setor tira a competitividade do produto e penaliza os produtores. O governo quer negociar com o setor e evitar que os produtores recorram à Justiça, ameaça que seria colocada em prática na próxima semana em um eventual encerramento de diálogo.

O presidente da Famasul Ademar da Silva Júnior enfatizou que antes de qualquer medida jurídica contra o governo todas as possibilidades serão discutidas.

Para a reunião da próxima semana a meta é reavaliar o tratamento tributário. O trabalho será de responsabilidade de uma comissão com integrantes da Secretaria de Fazenda; Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Famasul e Organização das Cooperativas do Brasil.

Em janeiro o governo aumentou de 66% a 100% a equivalência de destinação de soja no mercado interno em relação ao que é exportado, como forma de se proteger contra as perdas da Lei Kandir. A Lei isenta o produto primário do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas operações de exportação. Com a equivalência as empresas exportadoras são obrigadas a destinar ao mercado interno, onde a operação é tributada, igual quantidade à que sai para outros Países.

O exemplo claro do resultado da medida junto ao setor está na gigante ADM, que recentemente deu férias coletivas aos seus funcionários na unidade de Campo Grande.

Ponta Porã:Meia-Maratona da fronteira acontece domingo

0

2007-07-27 01:29:37

Atletas brasileiros e paraguaios que disputarão a Meia-Maratona Internacional da Amizade têm mais um motivo para intensificar as preparações. A Funcespp (Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã) definiu esta semana a premiação para os campeões da prova. Ao todo, serão distribuídos R$ 3.050,00 em prêmios, além de troféus e medalhas. Os vencedores das provas masculina e feminina e o atleta mais idoso levam ainda para casa um aparelho de DVD.

A premiação em dinheiro para os homens seguirá a seguinte ordem: R$ 700,00 para o campeão; R$ 500,00 para o vice; R$ 300,00 para o terceiro colocado; R$ 200,00 para o quarto; e R$ 100,00 para o quinto. No feminino a premiação é a seguinte: R$ 500,00 para a primeira colocada; R$ 300,00 para a segunda; R$ 200,00 para a terceira; R$ 150,00 para a quarta e R$ 100,00 para a quinta.

Inscrições – A Meia Maratona é realizada em conjunto pela Funcespp e pelo Departamento de Cultura, Esporte e Turismo de Pedro Juan Caballero. Os atletas podem se inscrever nas categorias masculino de 16 a 21 anos; 22 a 35 anos; e acima de 36 anos. No feminino podem participar da prova atletas a partir dos 16 anos de idade.

A prova de 21 quilômetros será realizada no domingo, dia 29 de julho. A largada será às 9 horas, em frente à loja Pneus Porã, em Pedro Juan Caballero, e a linha de chegada ficará no Paço Municipal de Ponta Porã.

As inscrições podem ser feitas até uma hora antes do início da prova, no local da largada. Quem quiser fazer a inscrição pela internet, tem até sexta-feira para entrar no site www.pontapora.ms.gov.br e preencher a ficha de inscrição.

MS é o 11º estado brasileiro no ranking de exportação

0

2007-07-27 00:36:37

Com faturamento de US$ 600.423.466 entre janeiro e junho de 2007, o Estado de Mato Grosso do Sul conquistou a 11ª posição no ranking nacional de estados exportadores. O resultado divulgado nesta quinta-feira (26), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apresenta um crescimento de 66,96% frente aos US$ 359.624.021 faturados em igual período do ano passado.

A informação foi divulgada nesta manhã pelo novo portal de relações internacionais do Mapa, no link www.agricultura.gov.br/internacional. O serviço possui informações sobre as exportações do Estado e demais promoções do agronegócio brasileiro no exterior.

O portal oferece, com mais facilidade aos usuários, informações sobre as negociações comerciais, questões sanitárias e fitossanitárias. A nova seção é administrada pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), e reúne informações atualizadas e confiáveis como a Balança Comercial do Agronegócio.

Além dos dados estatísticos e informes sobre mercados e produtos, traz orientações sobre integração para exportação e calendários de missões ao exterior. A página também oferece publicações bilíngües para download e produtos e serviços para os interessados em questões sobre as relações internacionais do agronegócio.

Naviraí:Caminhão invade casa no Córrego do Touro

0

2007-07-26 23:27:37

Por volta das 00h20 desta quinta-feira, um caminhão Mercedes Benz de cor vermelha placas AFP-6325 Cascavel (PR), invadiu uma casa no bairro Córrego do Touro na Avenida Amambai número 1199 em Naviraí. Na hora do acidente duas pessoas dormiam no local, Maria Antunes de 44 anos e seu filho L.C.A.D. de 13 anos.

O caminhão era conduzido por Marcos Roberto Dias de 38 anos, que segundo a Polícia Militar de Naviraí, estava alcoolizado.

O caminhão trafegava pela avenida Amambai, no sentido bairro-centro, quando houve a perca da direção do veículo, que foi de encontro a casa. A moradia ficou destruída. O adolescente L.C.A.D. teve apenas uma fratura no braço esquerdo.

Mundo Novo:Educação recebeu computadores do MEC

0

2007-07-26 22:34:37

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Mundo Novo recebeu computadores enviados pelo governo federal, através do Ministério da Educação e Cultura. Foram recebidas três unidades e uma impressora, relativo ao Projeto Presença, onde os mesmo serviram de ferramenta de pesquisa e elaboração de ações da área da Educação.

Para o prefeito Humberto Amaducci, o presidente Lula indiscutivelmente está transformando a Educação no país, tanto em nível básico como terceiro grau, onde devem ser lembrados os projetos de inclusão social com índios e negros com cotas definidas nas universidades, como também lembrar projeto Brasil Alfabetizado que oportunizou a vida de muita gente.

“Jamais um município ou Estado teve tanto apoio do governo federal como agora, ainda mais se tratando de Educação, nosso presidente está escrevendo sua história neste país com muito respeito ás camadas menos favorecidas pela sorte, valorizando o povo brasileiro”, enfatizou o prefeito mundonovense.

Naviraí:Lombada improvisada de sem-terra gera morte

0

2007-07-26 21:32:37

O acampado Manoel Soares Bernardo foi assassinado por volta de 17h desta quarta-feira e será sepultado agora, no final da tarde, no cemitério Municipal de Naviraí. Ele foi morto após uma discussão com um motorista nervoso, devido ao impacto causado pela passagem do carro, sem que ele visse o obstáculo.

O crime de homicídio aconteceu no acampamento em frente à fazenda Brauna, de um grupo independente de sem-terra, na margem da rodovia MS-145, na ligação entre Naviraí e Jateí, cerca de 20 quilômetros da cidade. Segundo o registro do Boletim de Ocorrência, feito na Delegacia de Polícia Civil de Naviraí, o acusado de cometer o crime é o motorista Dorival Justino da Silva.

De acordo com o informe policial, Dorival conduzia o Volkswagem Gol, cor vermelha, placas ACQ-6147, e ao passar pela lombada feita pelos sem-terra, em frente aos barracos, ficou irrita do e nervoso e acabou discutindo com o acampado – Manoel Soares Bernardo.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, Dorival teria pegado uma faca e desferido um golpe no tórax do acampado, que acabou morrendo, no local. Um inquérito foi aberto para apurar o caso.

Em investigação rápida, os policias civis foram até a casa de Dorival, na rua Severino Gomes da Silva, onde descobriu que o acusado deixou seu carro e tomou uma condução em moto-táxi, tomando rumo ignorado, e teria deixado o recado de que se apresentaria na Delegacia de Polícia após passar o prazo de prisão em flagrante.

Indígenas desbloqueiam rodovia MS-384 em Antônio João

0

2007-07-26 20:32:37

Após cinco horas de bloqueio, ocerca de 600 indígenas da Aldeia Marangatú, em Antônio João liberaram por volta das 17 horas a rodovia MS-384, que liga Antônio João a cidade de Bela Vista. O bloqueio foi iniciado ao meio-dia como forma de protesto pela morte do indígena Hilário Fernandes, morador da Aldeia Marangatú, que morreu ontem, por volta das 20h30, atropelado na rodovia MS-384. O condutor do veículo que atropelou Hilário não parou para prestar socorro e não foi identificado.

Durante cinco horas, os manifestantes bloquearam a passagem de veículos pela pista, formando um congestionamento no local. Segundo os indígenas, Hilário é o segundo indígena a morrer na mesma via. A pista foi liberada após a liberação do corpo do indígena atropelado, que estava no IML (Instituto Médico Legal) de Ponta Porã. Com a chegada do corpo de Hilário, os indígenas liberaram pacificamente a rodovia e o tráfego foi normalizado.

Equipes da PRE (Polícia Rodoviária Federal) e da Polícia Federal foram até o local do bloqueio para garantir a segurança da região e negociar a liberação da estrada. Hilário será velado durante toda a noite de hoje na Aldeia Marangatú, onde residia e deve ser enterrado na manhã desta sexta-feira. Ainda não há horário definido para o sepultamento.

Mesmo com a liberação da pista, os manifestantes prometeram acompanhar as investigações da Polícia Federal sobre as circunstâncias da morte do indígena. Nesta sexta-feira o cacique Lorecito Fernando Vilhalva e outros representantes da Aldeia Marangatú reúnem-se às 9 horas com membros do MPF (Ministério Público Federal) de Ponta Porã, para discutir sobre a segurança da região e sobre a morte do índio atropelado.

Lula recebe título de cidadão durante visita a capital

0

2007-07-26 19:33:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá, durante visita a Campo Grande, na próxima terça-feira (31), o título de cidadão campo-grandense. A proposição é do vice-presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Alex do PT.

O presidente Lula vem a Capital para lançar obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O pacote deve atender o setor de saneamento para Campo Grande, Corumbá e Dourados. O evento será no Clube Estoril. Conforme agenda, Lula visita também o município de Dourados.

Corumbá e Dourados deverá ser beneficiado com obras de saneamento básico, já Campo Grande será atendido com recursos para saneamento e obras de recuperação de fundo de vale.

Antônio João:Mulher assume autoria de atropelamento

0

2007-07-26 18:11:37

A empresária Elisângela Acosta Ferreira (34 anos) se apresentou à delegacia da Polícia Civil de Jardim como autora do atropelamento registrado na noite de quarta-feira (25 de julho) na MS-384, entre Antônio João e Bela Vista, que resultou na morte do indígena guarani-kaiowá Hilário Fernandes (47 anos). O fato foi registrado na região do distrito de Campestre, causando revolta na comunidade. Em protesto, a estrada foi bloqueada por volta das 12h desta quinta-feira (26), com a promessa de que o tráfego seria liberado apenas quando o crime fosse esclarecido.

O depoimento da empresária foi tomado pelo delegado do 1º Distrito Policial de Jardim, Valdemiro Mendes Arguilheira, ainda na quarta-feira. Segundo ele, o atropelamento ocorreu à noite, quando a empresária, que seguia de Ponta Porã para Jardim, tentou desviar de um ônibus que estava estacionado no acostamento da rodovia, nas imediações da aldeia Campestre. Quando efetuou a manobra, Elisângela Ferreira disse que duas pessoas apareceram na estrada. Ela disse ter feito nova manobra para evitar a colisão, porém, acabou atingindo uma das pessoas, que não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Ainda conforme seu depoimento, a empresária retornou ao local para verificar o estado da vítima. “Mas o irmão do homem ferido ‘foi para cima’ do carro. Ela ficou assustada e deixou o local. Na viagem de volta, ela tentou avisar o marido pelo telefone”, explicou Arguilheira. O marido de Elisângela Ferreira acionou a Polícia Civil em Jardim, e, ainda na noite de quarta-feira, ela se apresentou às autoridades. A condutora viajava com outra mulher e uma criança.

O delegado ressaltou que tentou entrar em contato com as autoridades de Antônio João durante a noite, sem sucesso. Nesta manhã, ele obteve a informação de que o depoimento da testemunha do atropelamento – Adelino Fernandes, irmão da vítima – não teria sido tomado “porque ele estaria embriagado, não sendo possível colher o seu depoimento”. O automóvel em que a empresária viajava – um VW Fox (ano 2005, placas HSD-5089, de Jardim) – já foi periciado pelas autoridades.

Tensão – Os indígenas chegaram a considerar que o atropelamento seria proposital, uma vez que a região da aldeia Campestre é alvo de disputa há décadas entre fazendeiros e índios. Na mesma região, em 1893, foi assassinado o líder indígena Marçal de Souza. No Natal de 2005, o também indígena Dorvalino Rocha foi morto a tiros por uma equipe pertencente a uma empresa de segurança, contratada por fazendeiros.

Os moradores liberaram o tráfego da rodovia por volta das 17h, após receberem das autoridades comunicado sobre a apresentação da autora do atropelamento. Alenir Aquino, moradora da comunidade, relatou que representantes da prefeitura de Antônio João se comprometeram a melhorar a segurança na região da MS-384 que corta a aldeia Campestre. Equipes da Polícia Militar Rodoviária também foram acionadas para acompanhar a mobilização. A indígena adiantou que o corpo de Hilário Fernandes será sepultado na manhã desta sexta-feira (27).

Termina amanhã inscrição para seleção de professores

0

2007-07-26 17:27:37

Fundação Escola de Governo abriu processo seletivo para credenciamento de profissionais para atuar nas ações de qualificação e formação da fundação. As vagas são oferecidas nas áreas de atendimento ao público, oratória, inglês, espanhol, redação, gramática, informática, políticas públicas para igualdade de gênero e raça e gestão ambiental na administração pública.

Os candidatos serão selecionados por meio de análise de currículo, que deverá ser entregue até amanhã( 27) das 7h30 às 13h30, na Fundação Escola de Governo, que fica na Rua Antonio da Silva Vendas, 115, bairro Miguel Couto.

O processo seletivo tem validade de um ano, a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. O edital completo e a tabela de remuneração estão no Diário Oficial de 13 de julho e no site da fundação: www.escolagov.ms.gov.br.

Speed Way movimenta Nova Andradina no fim de semana

0

2007-07-26 16:32:37

Está confirmada para este fim de semana a 8ª etapa do Campeonato Estadual de Speed Way. A competição, que é organizada pela Femems (Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul), será na cidade de Nova Andradina, a 350 quilômetros da Capital.

As disputas começam sábado às 15 horas, quando acontece o primeiro treino oficial. No domingo pela manhã serão definidos os grids de largada e a partir das 12h30 começam os pegas nas categorias Open, Sênior, 125 e Nacional.

A etapa será realizada na Pista do “Arras Adriana”, a dois quilômetros da cidade, no sentido Casa Verde.

Índios aguardam corpo para liberar rodovia no sul de MS

0

2007-07-26 16:05:37

Pelo menos 600 índios guarani-caiuá ocupam o trecho da rodovia MS-384, entre Antônio João e Bela Vista, na região sul de Mato Grosso do Sul. Os indígenas trancaram a rodovia por volta das 12 horas desta quinta-feira, dia 26, em protesto pela morte de Hilário Fernandes, atropelado na noite do dia 25. A suspeita é de que o atropelamento tenha caráter criminoso. Segundo um dos representantes, Amilton Lopes, a via ficará interditada até a chegada do corpo para o cortejo.

Lopes afirmou que a expectativa é de que o corpo chegue até as 17 horas. O sargento da Polícia Militar, José Benites, que acompanha o protesto, explica que a fila de caminhões já chega 600 metros dos dois lados da rodovia após pouco mais de 3 horas de bloqueio. O policial enfatizou que apesar do número de manifestantes o ato é pacífico.

Os indígenas aguardam, ainda, a chegada do procurador da República, Charles Pessoa, para falar sobre o crime. Nesta tarde uma comissão entregou um documento ao procurador, onde pede que as circunstâncias do acidente sejam apuradas. “Ele vai ver o que faz”, explicou a líder indígena Léia Aquino. Ela foi a Dourados com outros indígenas para pedir a presença do representante do MPF (Ministério Público Federal) ao local, mas foi informada que ele não vai comparecer. “Vamos voltar a Antônio João e Aguardar as investigações”.

A delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã vai apurar as circunstâncias da morte de Hilário Fernandes. Ele foi atropelado por um carro não identificado. A Polícia Civil de Antônio João registrou o caso como homicídio culposo (não intencional), mas índios que testemunharam o atropelamento afirmam que pode ter sido proposital já que o carro teria desviado para o acostamento atropelado os irmãos Hilário e Adelino Fernandes (que sobreviveu) e voltado para a pista em alta velocidade, sem prestar socorro. O clima na região é tenso. Os índios bloqueiam a rodovia MS-384 desde o meio dia desta quinta.

Amambai:Homem é preso após assaltar mulher

0

2007-07-26 15:31:37

Vilson Nascimento

Foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Amambai na noite de terça-feira (24) por prática de roubo, Ismael de Carvalho, o “Mael” de 36 anos, residente na região da Vila Planalto em Caarapó.

Mael que havia acabado de receber o direito a liberdade condicional após cumprir pena, também por roubo na cidade de Caarapó, agindo em companhia de um outro indivíduo ainda não identificado pela polícia e de posse de uma faca e uma chave de fenda, invadiram um salão de beleza situado próximo ao Terminal Rodoviário de Amambai onde após render uma atendente de 23 anos, teriam roubado cerca de R$ 300,00 em dinheiro, um aparelho celular e uma jaqueta da vítima, porém antes de fugir teriam obrigado a moça a se despir, mas não teriam chegado a molestá-la sexualmente.

O acusado foi preso momentos depois do assalto na mesma região onde ocorreu o crime, ainda de posse dos pertences da vítima. Na noite dessa quarta-feira (25) a Polícia Militar chegou a deter outro indivíduo suspeito de envolvimento no caso.

O então suspeito, que estava hospedado no mesmo hotel que o acusado preso na noite anterior e conduzia um Fiat Uno com placas de Jaú-SP, cidade onde afirmou residir, disse na Delegacia de Amambai que apenas havia dado carona ao acusado e não teria nenhum envolvimento com Ismael de Carvalho. O caso continua sendo investigado.
Mael, que foi autuado em flagrante pelo delegado, Dr. Claudineis Galinari pelo crime de roubo, artigo 157 do Código penal Brasileiro, permanece preso no EPAM (Estabelecimento Penal de Amambai) á disposição da Justiça.