15.7 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10838

Brasil dá adeus ao sonho da segunda colocação no Pan

0

2007-07-29 08:02:37

O sonho do Brasil de conquistar a segunda posição dos jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro acabou neste sábado, quando Cuba fechou o dia com 59 medalhas contra 50 do país sede do evento. A poucas provas para o fim da competição continental, atletas brasileiros têm a possibilidade de conquistar, no máximo, mais cinco medalhas de ouro, resultado esse que não tiraria a posição dos adversários.

Na disputa, o Brasil possui 156 medalhas, contra 135 do rival, mas o primeiro critério de classificação é baseado apenas na quantidade de ouros. Com isso, o Brasil vai encerrando sua participação na terceira posição, o melhor desempenho do país em uma edição dos Jogos Pan-Americanos.

Após um início de Jogos Pan-Americanos muito inferior ao de Cuba, o Brasil se recuperou no quadro, impulsionado por 12 medalhas de ouro na natação. Ao fim das competições de quinta-feira, a delegação nacional assumiu o segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos.

Naquele momento, Brasil e Cuba haviam conquistado 35 medalhas de ouro, mas o critério de números de pratas era favorável ao país sede. Ontem, os cubanos se recuperaram na competição e faturaram 11 títulos contra cinco brasileiros.

Hoje, os cubanos ampliaram a vantagem ao garantir 13 ouros, três a mais que o Brasil. Em terceiro lugar vem o Canadá, com 12 medalhas atrás do país sede e com vantagem de 20 para o quarto colocado, o México.

Apostador acerta sozinho a Mega-Sena e leva R$ 18,9 mi

0

2007-07-29 07:41:37

Uma pessoa do Distrito Federal acertou sozinha as seis dezenas da Mega-Sena na noite deste sábado. O apostador receberá o prêmio de R$ 18.947.548,96.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o concurso 888 –que aconteceu na cidade de Domingos Martins (ES)– sorteou as dezenas 24 – 40 – 50 – 52 – 54 – 60.

O prêmio estava acumulado. Na quarta-feira (25), ninguém acertou as dezenas do concurso 887 –01 – 12 – 21 – 32 – 34 – 44.

Para o próximo concurso a Caixa estima pagar um prêmio de R$ 1 milhão.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quarta-feira. A aposta mínima (seis números) custa R$ 1,50.

De acordo com a Caixa, o maior prêmio da loteria neste ano foi pago em 10 de janeiro, no concurso 832, no valor de R$ 52,8 milhões.

Pan:Último dia tem poucas provas

0

2007-07-29 07:39:37

O última dia dos Jogos Pan-Americanos traz poucas finais, mas o Brasil tem boas chances de ganhar o ouro em todas elas. Na maratona, às 8h30, Vanderlei Cordeiro de Lima tenta o ouro que ficou entalado em sua garganta nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.

Vanderlei liderava a prova na Grécia quando foi agarrado por um irlandês com o objetivo de lhe tirar da disputa. O brasileiro, porém, se recuperou e ainda conseguiu o bronze. Três anos depois, ele tenta aqui no Brasil a primeira colocação na prova. O País tem ainda mais um representante na disputa, Franck Cladeira, também com boas chances de medalha.

Às 11 horas, a seleção masculina de basquete entra em quadra para disputar com Porto Rico a medalha de ouro na competição. Após vencer o Uruguai neste sábado, o Brasil luta agora pelo tricampeonato pan-americano, enquanto a seleção derrotada disputa o terceiro lugar com a Argentina.

A partida promete ser apertada, já que no jogo entre Brasil e Porto Rico, pela primeira fase do Pan, os brasileiros venceram por um pequena diferença de três pontos, com placar de 97 a 94.

O ala/armador Marcelinho é o único na equipe que pode se tornar tricampeão, já que esteve presente nas conquistas em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003.

A última prova do dia será a final do hipismo, na competição de saltos individual masculino. O Brasil tem grandes chances com Rodrigo Pessoa, que mesmo sem seu cavalo principal (Baloubet du Rouet foi aposentado) é favorito ao ouro.

Os Jogos Pan-Americanos terminam oficialmente com a Cerimônia de Encerramento, que começa às 18 horas.

Previsão é de domingo nublado com mínima de 5ºC em MS

0

2007-07-29 07:31:37

A previsão do tempo para este domingo é de dia claro a parcialmente nublado na faixa centro-oeste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o tempo permanecerá de parcialmente nublado a nublado.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mínima pode chegar a 5ºC no Sul do Estado. A máxima prevista é de 26ºC no Pantanal. Na Capital, a temperatura fica entre 9ºC e 19ºC.

Indiana Jones e Homem de ferro dividem atenções

0

2007-07-29 07:27:37

A atenção da Comic-Con, a maior convenção de histórias em quadrinhos dos Estados Unidos, está dividida entre o Homem de Ferro e a curiosidade pelo futuro de Indiana Jones. Esses são os dois projetos que até agora mais atraíram o interesse dos cerca de 120 mil participantes do evento, realizado até domingo (28) em San Diego, na Califórnia.

Com Indiana Jones, a curiosidade se intensifica porque já faz 18 anos desde que Harrison Ford vestiu pela última vez os trajes do arqueólogo aventureiro. A Comic-Con tem grande importância na determinação do futuro das grandes estréias do cinema, e isso faz com que nem os personagens mais importantes estejam certos sobre o futuro desempenho nas bilheterias. Desde quinta-feira, a convenção não tem mais vagas e já teve de fechar as portas para evitar problemas de superlotação.

Por isso, o próprio Steven Spielberg participou do evento, por satélite, para apresentar a quarta e última produção de uma das sagas mais populares do cinema. Com apenas 25 dias desde o início das filmagens, os fãs reunidos no auditório H, o de maior capacidade, não puderam ver o novo "Indiana Jones".

"Estou há 18 anos fazendo filmes mais pessoais. Mas este é para os fãs", disse Spielberg, em referência ao tempo que vem esperando desde o último da série de ação, "Indiana Jones e a última cruzada", de 1989. O que também empolgou os presentes na sala de exibição foi a apresentação de "Homem de ferro", filme de Jon Favreau protagonizado por Robert Downey Jr., como o super-herói da Marvel.

O que mais atraiu os fãs foram as imagens do filme. A recepção de "Homem de ferro" foi parecida com a dada, no ano passado, a "300", que depois se tornou sucesso de bilheteria. "É o super-herói mais divertido que vi em muito tempo e o primeiro que é de Los Angeles", comentou um dos presentes. 

Beldades- A Comic-Con provou, ao longo dos anos, que o mundo de fanáticos por quadrinhos e cinema há muito tempo deixou de ser só de homens. Duas mulheres empolgaram os participantes da convenção: Milla Jovovich e Jessica Alba. Elas conseguiram surpreender em um ambiente onde o público parece já ter visto de tudo.

Milla apresentou o novo "Resident evil: extinction", saga inspirada no popular jogo de videogame. Jessica retornou à convenção de San Diego – onde esteve pela primeira vez como a Sue Storm do "Quarteto fantástico" -, com um peculiar filme para esta platéia, a comédia "Good luck Chuck".

Pela quantidade de autógrafos distribuídos por Jessica, o filme tem tudo para ser um sucesso de bilheteria. Já J.J. Abrams, criador do seriado "Lost", pode ficar mais inseguro quanto a sua nova produção, apelidada de "Jornada nas estrelas XI".

O décimo-primeiro "Star trek" é outro dos mais esperados na Comic-Con, repleta de pessoas vestidas de Klingons, mas por enquanto não conseguiu impressionar os fãs. Sem poder mostrar imagens, Abrams se limitou a apresentar o novo Doutor Spock. O rosto do personagem será Zachary Quinto, que interpreta Sylar em "Heroes". Ele trabalhará junto com o veterano Leonard Nimoy para dar vida aos vulcanos.


MS pode exportar US$ 1 milhão de dólares para a África

0

2007-07-29 06:35:37

Técnicos da missão que levou produtos de Mato Grosso do Sul para a 24ª Edição da Feira Internacional de Luanda (Filda 2007), em Angola, projetam exportações de até US$ 1 milhão ao mercado africano. A projeção foi feita durante balanço da balanço da participação do Estado em reunião na Casa da Indústria. Segundo os técnicos, o primeiro contado com importadores africanos superou as expectativas. Nos próximos 90 dias empresários de vários setores podem fechar negócios entre US$ 500 mil e US$ 1 milhão.

Segundo a consultora Cristina Barros, “Angola é um país que, após 26 anos de guerra civil, tem uma série de necessidades começando com alimentos já que precisa importar 90% de tudo que consome“. Ela também ressaltou que o país tem um potencial de crescimento, para este ano, de 35,3% principalmente devido à produção de petróleo, com 135 milhões de barril/dia, e diamantes.

FEIRA- Mato Grosso do Sul, que esteve no estande do Brasil, teve a segunda maior participação na Filda, só perdendo para Portugal, e foi representado por sete empresas sendo a Produtos D’Avó, Divino Sapore, Semalo e Imbaúba, do setor alimentício; Ponto G Moda Íntima e Di Classe Indústria de Lingerie, ambas do setor de vestuário; Peon, do setor metalúrgico e pelo Sindical – Sindicato das Indústrias de Calçados, cinco empresas do ramo calçadista, sendo elas a Calçados Indubrasil, Casa do Militar, Sun Fish, Calçados Santana e Camargo e Cia.

As indústrias têm apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS). O presidente da Fiems, Sérgio Longen, espera que, a partir de agora, cada empresário dê seqüência a essa primeira missão empresarial realizada em sua gestão e já pré-agendou um reunião para, no máximo, daqui a quatro meses, para saber dos resultados no que se refere aos contatos com os empresários de Angola e as exportações efetivadas.

Contatos- Na missão empresarial, a consultora Cristina Barros realizou contatos com os três maiores distribuidores de Angola. Milete, que distribui para 47 mini-mercados locais, Xayevalas que vende à varejo para, aproximadamente, cinco mil ambulantes, que são conhecidos como zungueiras e a Emaxicom que já representa diversas indústrias brasileiras como a Garoto, Arisco, Havaianas, Friboi, entre outras.

Alimentos, construção civil, vestuário e acessórios foram os segmentos mais procurados e, neste primeiro contato, os produtos sul-mato-grossenses que mais interressaram foram, na área de alimentação, carnes (bovina, suína, de ovelha e pescados em geral), leite longa vida, macarrão, batata frita e salgadinhos. Na construção civil, a prioridade do governo angolano que possui um programa de reconstrução nacional, as necessidades estão em pré-moldados, pisos, tijolos e telhas em cerâmica e painel solar para geração de energia. Fardamento, calçados e acessórios de uso militar, uniformes esportivos, lingeries e acessórios em couro.

A expectativa da Apex-Brasil, que organizou a participação das empresas brasileiras no evento, pelo quinto ano consecutivo, é de gerar negócios da ordem de US$ 11 milhões. A Filda é a principal feira de caráter multissetorial da região do sudoeste africano e contou com a participação de 609 expositores de 27 países. O Brasil foi o segundo maior pavilhão com 70 expositores.


Amambai:Tradicional Festa de São Cristóvão acontece hoje

0

2007-07-29 05:33:37

Vilson Nascimento

Acontece nesse domingo (29) na Capela de São Cristóvão, na região denominada “Bila”, situada às margens da rodovia MS 156, trecho que liga Amambai a Tacuru, a cerca de 15 quilômetros da cidade em Amambai, a tradicional Festa de São Cristóvão, realizada há décadas no município.

As atividades em torno da festa que conta com torneio de futebol suíço, leilões e dança com música ao vivo, tem início pela manhã com a “procissão de são Cristóvão”, considerado pela comunidade católica como o santo protetor dos motoristas,  com a imagem do santo saindo em carreata da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora no centro da cidade em Amambai e a chegada na Capela, onde os motoristas recebem a benção e participam de uma missa na capela local. Todos os anos centenas de pessoas de Amambai e toda a região participam do evento.  



Motociclismo:Fundado Motoclube em Mundo Novo

0

2007-07-29 04:29:37

Entidade surgida para reunir os praticantes de esportes radicais sobre duas rodas no Cone Sul de Mato Grosso do Sul, o Moto Clube de Mundo Novo já congrega um grande número de membros, entre os quais funcionários públicos, comerciantes e profissionais liberais.

O policial militar Milton Passarini, um dos idealizadores do clube e que foi eleito seu presidente, explica que há muito tempo os adeptos da prática de trilha sobre motos, speed way e outras modalidades do motociclismo ambicionavam a criação de uma organização que além de reuni-los em torno desta paixão em comum, também desse o respaldo necessário para se cobrar das autoridades constituídas mais incentivo a este esporte. Passarini destaca que então surgiu o Moto Clube, que funcionava de maneira informal e em meados de julho, foi confeccionado então toda a documentação pertinente a sua legalização.

Apesar de apenas agora estar regularizado, o Moto Clube já realizou diversos eventos, onde além de levar diversão à comunidade, ainda auxiliou em muito, instituições filantrópicas da cidade, a quem foi destinado o lucro. A próxima entidade a ser beneficiada com um evento esportivo agendado para novembro, será o Lar São Francisco de Assis, que presta atendimento integral a dezenas de idosos em Mundo Novo.

O presidente destaca que tanto a diretoria, quanto os demais associados, já decidiram que a meta prioritária do Moto Clube é a aquisição de um terreno destinado a abrigar sua sede própria.

Itaquiraí poderá ganhar usina de álcool

0

2007-07-29 03:28:37

Enquanto usineiros e empresários de diversas partes do Brasil procuram áreas e incentivos para se instalarem nos municípios de Mato Grosso do Sul, Itaquiraí corre na reta oposta. O pecuarista Carlos Ceará Maradás quer implantar uma usina, busca capitalizar inicialmente entre R$ 5 milhões e R$ 8 milhões e atrair parceiro que tenha know-how (conhecimento técnico) para a industrialização da cana em álcool.

Esta peculiaridade atraiu o vice-governador Murilo Zauith, que junto com vereadores, esteve na fazenda Jatobá, para conhecer a estrutura do local. Moradas disse para Murilo que dos 23 mil hectares que serão de cana que serão necessários para a moenda, ele irá disponibilizar 14 mil hectares para o plantio.

Para o presidente da Câmara, Antônio Francisco da Silva (Zuza) e os outros vereadores e o gerente regional da Agraer em Itaquiraí – Daniel Mamédio, Murilo demonstrou entusiasmo e garantiu que dá forma como o pecuarista se coloca diante ao empreendimento, não será difícil conseguir um investidor parceiro e levar a expansão da atividade sulcroalcooleira para Itaquiraí.

Murilo Zauith garantiu ao pecuarista que tratará pessoalmente do encaminhamento para garantir incentivos fiscais do Estado. O produtor chegou até a dizer que “dinheiro não é problema” e de “cartas brancas” para que o vice-governador identifique outros parceiros, industriais e técnicos, que lhe dê suporte na instalação da indústria, agricultura, moagem, administração e mercado.

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Francisco (Zuza) disse que uma usina em Itaquiraí significa desenvolvimento e o fomento da economia local, com a geração de cerca de 1,2 mil empregos diretos e dinheiro circulando no comércio.

Lions:Remuneração de Ongs prejudica trabalho voluntário

0

2007-07-29 02:26:37

“Está cada vez mais difícil conseguir pessoas para fazer trabalhos voluntários, por causa da concorrência que as entidades de classe vêm tendo das organizações não-governamentais (Ongs), que têm recebido milhões em recursos do governo e do exterior, enquanto nós temos de pagar para trabalhar”, afirmou na noite desta quinta-feira o novo presidente do Lions Clube de Ponta Porã, Dr. Waldemir de Andrade.

É a terceira vez que o CL Waldemir de Andrade, ao lado da esposa Marizete, preside o Lions Clube da fronteira em 27 dos 50 anos de existências que o clube vai completar. “Devo confessar que em nenhum momento me sinto só, pois tenho sempre os companheiros do Lions nas jornadas, das quais, hoje iniciamos mais uma”, afirmou o presidente.

Andrade assumiu com sua diretoria para um ano de mandato (Ano Leonístico 2007-2008), disse esperar que esta não seja a última tarefa que terá a cumprir, leu a declaração de missão dos sócios e falou das dificuldades enfrentadas pelas entidades de classe sem fins lucrativos, que realizam trabalhos sociais no país, destacando os motivos que têm provocado a evasão de sócios.

“Aqui, o Leões (título dado aos sócios do clube) pagam para trabalhar, para cumprir nosso lema que é ‘servir’, mas os problemas sociais do país e a injeção de recursos em Ongs pelo Brasil afora tem desmotivado nossos sócios”, lamentou. Andrade citou reportagem da revista IstoÉ, que aponta que as organizações não-governamentais brasileiras receberam no ano passado R$ 12 bilhões em recursos do governo federal.

“Dificilmente encontramos alguém que queira pagar para trabalhar, cumprir realmente uma missão filantrópica, enquanto estas organizações desconhecidas levam bilhões do governo sem a preocupação de prestarem contas da forma como utilizou este dinheiro”, argumentou o presidente. Mas Waldemir de Andrade reconhece que a missão do Lions Clube vai continuar existindo por muito tempo.

“Temos muito trabalho pela frente, mesmo porque no Brasil ainda temos cerca de 50 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de miséria e é para estas famílias que podemos fazer a diferença”, assegurou. Waldemir de Andrade prometeu manter as parcerias com entidades públicas, como a Câmara Municipal (citou emendas dos vereadores), que segundo ele “deu ânimo ao clube”.



Caarapó: Segunda Vara será implantada dia 6 de agosto

0

2007-07-29 01:34:37

Vilson Nascimento

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul estará implantando oficialmente, no próximo dia 6 de agosto, uma segunda-feira, a 2º Vara na Comarca de Caarapó que atende, além de Caarapó, o município de Jutí.

Para a implantação da 2ª Vara, uma reivindicação da atual administração pública municipal de Caarapó, o prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR) assumiu o compromisso de realizar a adequação de salas e setores do prédio do Fórum local, obras que já estão em andamento e deverão terminar até a data da implantação da Vara, segundo a Prefeitura.

O cerimonial de implantação da 2ª Vara Cível na Comarca está marcado para acontecer às 14h do dia 6 no próprio Fórum de Caarapó, situado na região da Vila Planalto. Cerca de 5, 4 mil processos, aproximadamente 30% deles oriundos do município de Jutí, tramitam atualmente na Comarca de Caarapó e a instalação da 2ª Vara vai agilizar os tramites e garantir, a população caarapoense um acesso mais rápido a Justiça, segundo avaliação do prefeito do município, Mateus palma de Farias.


Estado autoriza aumento de plantões na Máxima

0

2007-07-29 00:30:37

O governo do Estado autorizou a realização de pelo menos 120 plantões extraordinários no EPSM (Estabelecimento Penal de Segurança Máxima) de Campo Grande para reforçar a segurança, segundo informações exclusivas dados ontem ao site Midiamax pelo diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), coronel PM Hilton Villasanti Romero.

Os plantões devem ter início a partir da próxima quarta-feira e serão determinados de acordo com as necessidades estabelecidas pelo diretor Alcir Rodrigues, que assumiu no lugar de Élvio Lopes. “A direção vai determinar os plantões de acordo com a necessidade da unidade penal”, afirma Villasanti.

Os plantões extraordinários devem reforçar os trabalhos realizados pela força-tarefa que já está atuando na Máxima desde o dia 19 do mês passado. A Agepen já aumentou dois plantões realizados na Máxima atendendo a reivindicações dos agentes penitenciários estaduais.

Com a força-tarefa, também ocorre mais assistência aos presos que voltaram a ter apoio religioso, além de atendimento nas áreas de saúde e psicológica. “A Máxima já tem outro perfil de administração e restabeleceu a autoridade”, afirma Villasanti.
Túnel- Na sexta, agentes penitenciários estaduais descobriram um túnel de mais de dois metros na cela 16 do pavilhão I da Máxima. Villasanti afirmou que as ações para aumentar os plantões não têm nenhuma relação com o fato, mas vão ajudar a restabelecer a ordem e aumentar a fiscalização na unidade penal.

Na cela onde foi descoberto o túnel havia seis internos, mas nenhum fugiu, já que os agentes descobriram o túnel a tempo durante uma fiscalização. “Todo este reforço na fiscalização e efetivo ajuda a frustrar fugas como essa”, afirmou.

Ponta Porã:Lions inaugura nova sede no Bairro da Granja

0

2007-07-28 23:32:37

A nova sede do Lions Clube, localizada no Bairro da Granja, foi inaugurada na noite desta quinta-feira durante assembléia festiva de posse da nova diretoria (Ano Leonístico 2007-2008) e contou com a presença de autoridades locais, como os vereadores Osmar de Mattos (que representou a Câmara Municipal), Adãozinho Dauzacker e representantes do Club de Leones de Pedro Juan Caballero (Paraguai).

A obra, dotada de sala de reuniões, cozinha, área coberta, espaço para lanchonete, depósito e dois banheiros, foi iniciada na gestão do CL Kleber Marques de Oliveira, passou pela gestão do CL Edson de Almeida e foi concluída na gestão do CL Miguel Jaime Ferreira do Nascimento, que após a inauguração passou a presidência para o CL Waldemir de Andrade.

A fita inaugural foi descerrada pelos três ex-presidentes e pelo tesoureiro Ademir Phillipi Correia e em seguida foi utilizada na reunião de posse. Também prestigiaram o ato o representante do Club de Leones de Pedro Juan, Lúcio Montania Ayala, o ex-prefeito Vagner Piantoni, o presidente do Léo Clube, Alexandre Martinez e o presidente do Clube de Imprensa de Ponta Porã, jornalista Paulo Rocaro, entre outros.



Ponta Porã:Agricultores são homenageados pelo SR

0

2007-07-28 22:32:37

A diretoria do Sindicato Rural de Ponta Porã realizou neste sábado (28) em sua sede, no parque de exposições ‘Alcindo Pereira’, um evento em comemoração ao Dia do Agricultor, lembrado nesta data. Um grande churrasco está sendo preparado para os convidados.

De acordo com o presidente do sindicato, Ronei Silva Fuchs, a programação teve uma palestra às 10h sobre ‘Vazio Sanitário da Soja’ e uma assembléia geral extraordinária às 11h, para votação da concessão do título de Presidente Emérito ao senhor Jarbas Baltazar Schmaedecke.
 

Tetila diz que JT não tem competência para cassar mandato

0

2007-07-28 21:29:37

O prefeito de Dourados, Laerte Tetila (PT), vai alegar que a Justiça do Trabalho não tem competência para cassá-lo e que o MPT (Ministério Público do Trabalho) não poderia ter pedido a cassação dele em Ação Civil Pública. Os argumentos vão embasar a estratégia de defesa contra a cassação determinada pelo juiz substituto do Trabalho, Antônio Arraes Branco Avelino.

Tetila teve o mandato cassado por improbidade administrativa por ter contratado servidores de uma cooperativa de limpeza sem a realização de concurso público, como previa TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a prefeitura e o MPT. A decisão da cassação foi divulgada ontem.

A estratégia de defesa de Tetila, definida em reunião com a procuradora-geral do município, Jovina Nevoleti Correia, quer mostrar que a Justiça do Trabalho não poderia cassar o mandato do prefeito, pois é responsável apenas por processos trabalhistas. Além disso, segundo a própria procuradora, o objetivo é também mostrar que não está nas funções do MPT pedir punição de perda de mandato eletivo.

“Eles servem para resolver questões trabalhistas e não questões que envolvem improbidade administrativa”, argumenta a procuradora. Além disso, Jovina diz que não houve improbidade, pois não ficou caracterizado no processo má-fé ou intenção de burlar o TAC por parte do prefeito. “Não houve dolo [intenção de ferir a lei]”, explica.

Segundo a procuradora, o prefeito primeiro vai recorrer da sentença ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e, caso não obtenha absolvição, vai entrar com recursos no TST (Tribunal Superior do Trabalho) e em seguida no STF (Supremo Tribunal Federal). “O prefeito ainda não foi citado. A partir do momento que ele for citado tem quinze dias para ser protocolado o recurso e vamos protocalar”, explicou. Tetila deve permanecer no cargo, pois a cassação só pode ser concretizada se o processo tramitar em julgado (quando não há mais recursos de defesa).


Concursos Públicos- Em entrevista ao site Midiamax, o prefeito Tetila disse estar tranqüilo e que, em nenhum momento, teve a intenção de despeitar o TAC firmado com o MPT. Ele afirma que não conhecia o acordo, firmado na gestão Braz Melo – anterior a dele – e que desfez os contratos com a cooperativa assim que foi notificado pela Justiça. O prefeito não soube precisar quando foi a primeira notificação.

“Nós estamos tranqüilos quanto a isso, respeitando a Justiça. Agora vamos recorrer porque não houve dolo da nossa parte”, afirma. Tetila diz que já realizou mais de 10 concursos públicos na prefeitura, inclusive para preencher as vagas que sobraram após o encerramento do contrato com a cooperativa.

Sem-terra invadem fazenda de Moon em Jardim

0

2007-07-28 20:33:37

Pelo menos 150 famílias de trabalhadores rurais sem-terra ligados à Fetagri (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) invadiram no fim da tarde de ontem a Fazenda Jamaica, localizada às margens da BR-267, em Jardim. A área pertence à Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, entidade presidida pelo reverendo sul-coreano Sun Myung Moon.

Os sem-terra impedem a entrada de funcionários na fazenda e chegaram a trocar o cadeado do portão da propriedade, além disso, eles já entraram na sede da fazenda e não deixam ninguém entrar no local. Segundo Alberto de Souza Ramos, um dos gerentes da fazenda, um chefe coreano está dentro da propriedade e, nesta manhã, ficou sentado no chão da fazenda.

Conforme Alberto, o chefe coreano não quer sair da área porque afirma ter muito amor pela entidade. “Ele não quer sair da fazenda e deixar que os sem-terra ocupem o local que tem muito valor religioso”, afirma, explicando que o chefe coreano já enfrenta problemas de saúde e fala pouco português, estando, por isso, enfrentando muitas dificuldades.

Alberto registrou boletim de ocorrência e acionou a Polícia Civil para tomar providências para desocupação da terra. Hoje, os funcionários foram até a fazenda e não conseguiram negociar com os sem-terra para entrar na área. Alberto disse que eles ainda não calculam os prejuízos, já que não conseguiram entrar na área utilizada para a pecuária.

A Fazenda Jamaica tem cerca de 2,5 mil hectares e fica ao lado da Fazenda Jangada, também pertencente à Associação. Juntas as duas propriedades possuem cerca de cinco mil hectares. Participam da ocupação sem-terra dos acampamentos de Nossa Senhora de Fátima, Morro Azul, São Jorge, União Jamaica e Paraíso Figueira.

Em 2005, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) concluiu o processo de desapropriação de quatro propriedades de Moon, incluindo a Fazenda Jamaica, entretanto, os lotes ainda não foram concedidos aos sem-terra.

Apartamento de senador petista pega fogo em Brasília

0

2007-07-28 19:32:37

O apartamento funcional do senador Tião Viana (PT-AC) pegou fogo na manhã deste sábado (dia 28). O incêndio causou susto na quadra onde moram os senadores em Brasília. Ninguém ficou ferido.

Um dos quartos ficou completamente destruído. O fogo danificou móveis, colchões e o aparelho de ar condicionado. O Corpo de Bombeiros fará perícia no local ainda nesta tarde para identificar o que causou as chamas.

Lei de Incentivo ao Esporte será regulamentada em agosto

0

2007-07-28 18:30:37

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, afirmou neste sábado (dia 28) que o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, irá regulamentar a Lei de Incentivo aos Esportes no início do próximo mês.

Em entrevista na véspera do encerramento dos Jogos Pan-americanos do Rio, o ministro disse que um grupo de atletas que representou o país na competição será recebido pelo presidente durante a cerimônia de assinatura.
"No dia 3 de agosto, o presidente Lula recebe parte da delegação e deve assinar o decreto que regulamenta e coloca em prática a Lei de Incentivo".

Para o ministro, o ingresso de novos recursos auxiliará as modalidades de menor visibilidade e permitirá ao país atrair mais profissionais estrangeiros para auxiliar na evolução do esporte nacional. "As que têm menos tradição são unânimes em buscar o aumento de apoio. Nosso desafio é colocar em funcionamento a Lei de Incentivo".

Orlando Silva afirmou ainda que o Governo irá duplicar os recursos do programa Bolsa-atleta para 2008. O projeto beneficia atletas de várias modalidades e para alguns foi o único recurso para bancar a preparação pan-americana.
A seleção de taekwondo foi um exemplo dramático desta situação. Medalhista de ouro, Diogo Silva revelou receber R$ 600,00 como ajuda da Confederação Brasileira da modalidade. Atletas do badminton também são ajudados com R$ 750,00/mês.

Minimização- Durante sua entrevista, Orlando Silva a polêmica sobre o comportamento das torcidas na competição. Criticada por muitos atletas, inclusive brasileiros, pelas constantes vaias aos estrangeiros, a atitude foi minimizada pelo político.

"O público brasileiro é muito vibrante. No começo haviam vaias, mas ao longo da competição houve mudança de comportamento. A medida que o Brasil realize mais eventos de outras modalidades que não futebol, nossa cultura vai se desenvolver".

Maracajú vence Jutí e é campeão do futsal dos JEMS

0

2007-07-28 18:11:37

Vilson Nascimento

A equipe masculina de Maracajú venceu Jutí pelo placar de 1×0 na prorrogação e ficou com o título do futsal dos JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul ) de 2007 que aconteceu no final da tarde desse sábado no Ginásio de Esportes Flávio Derzi em Amambai.

Com a conquista do título Maracajú, a exemplo de Dourados que foi campeã pela categoria feminina, garantiu vaga para representar o Mato Grosso do Sul nas “Olimpíadas Escolares” que acontece nesse segundo semestre em Poços de Caldas em Minas Gerais.

As finais da competição foram acompanhadas pelo prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT) e pelo coordenador de desporto e lazer da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS), Luiz Vanderlei Mota Nascimento, o “Miudinho” que representou o diretor-presidente da Fundesporte, Dirceu Lanzarini na ocasião.

“Miudinho” fez uma avaliação positiva da competição em Amambai, que teve início na segunda-feira (23) e contou com a participação de 23 municípios de várias regiões do Estado, destacou o trabalho em parceria entre a Fundesporte e a Prefeitura de Amambai para o sucesso do evento e avaliou positivamente o nível técnico da competição.

Confira como ficou a classificação final da modalidade de futsal dos JEMS em Amambai nas categorias masculina e feminina.

Classificação Masculina
1º Maracajú
2º Jutí
3º Paranhos
4º Caarapó

Classificação Feminina
1º Dourados
2º Caarapó
3º Rio Brilhante
4º Jutí   




Amambai e Vida Rural decidem Copa Inverno hoje

0

2007-07-28 17:19:37

Vilson Nascimento

As equipes de Amambai e Agroveterinária Vida Rural de Paranhos decidem logo mais a noite no Ginásio de Esportes Flávio Derzi em Paranhos, o título da 11ª edição da Copa Inverno de Futsal adulto pela categoria masculino.

Feminino- Pelo feminino Amambai também está na decisão da competição e enfrentará Iguatemi na grande final. Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes Flávio Derzi no centro da cidade em Paranhos que espera receber um bom público para as partidas decisivas.