15.7 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10837

Estudante tem até 31 de agosto para renovar com Fies

0

2007-07-29 21:28:37

Os beneficiários do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), com contratos ainda na fase de utilização, e os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até 31 de agosto para providenciar a renovação dos contratos referentes ao segundo semestre de 2007.

Segundo a Caixa Econômica Federal, administradora do programa do Ministério da Educação, a expectativa de aditamentos para o semestre é de 229.503 contratos, o que corresponde a um valor aproximado de R$ 320 milhões. Atualmente, são 430 mil contratos ativos, somando investimento de R$ 4,5 bilhões e 1,5 mil instituições de ensino superior cadastradas.

O procedimento de renovação semestral do contrato de financiamento é um requisito do programa, independente do regime do curso (anual ou semestral). Segundo a Caixa, responsável pelo financiamento, para aditar o contrato, o estudante precisa estar regularmente matriculado, ter idoneidade cadastral e estar adimplente com as parcelas trimestrais de juros, na data da renovação.

Também deverá ter, no mínimo, 75% de aproveitamento acadêmico nas disciplinas cursadas no último semestre financiado. Caso não faça a renovação, a Caixa executa a suspensão temporária do contrato. Para mais informações, o estudante pode entrar na página do Fies no site da Caixa.

Médicos alertam para infecção que matou músico

0

2007-07-29 20:34:37

A morte do músico da Banda Eva, Fabrício Scaldaferri, chamou a atenção para um tipo de doença contagiosa: a infecção provocada por uma bactéria. O laudo divulgado pela equipe médica do Hospital da Bahia revelou que o músico, de 29 anos, sofreu uma infecção provocada pela bactéria Meningococo C, a mesma que causa a Meningite. 

Mas no percussionista, a bactéria desenvolveu a Meningococcemia, uma doença mais grave que provoca a morte do paciente em poucas horas. Todas as pessoas que tiveram contato direto com o músico, inclusive médicos e enfermeiros, foram examinadas pela Vigilância Epidemiológica.

A Meningococo C é uma bactéria que se pega no ar, através das gotículas de saliva. A única forma de prevenção é a vacina para Meningite Tipo C que não é oferecida nos postos de saúde. Somente portadores de Anemia Falciforme, Aids e outras doenças crônicas podem tomar a vacina de graça nos hospitais Hosanah de Oliveira e Couto Maia. Nas clínicas particulares, a vacina varia de R$ 120 a R$ 200.

De janeiro até agora, 30 pessoas, principalmente crianças, foram atendidas no Hospital Couto Maia contaminadas pela Meningococo. Duas pessoas morreram. De acordo com o hospital, a média é a mesma do primeiro semestre do ano passado. A equipe médica do Couto Maia, referência no estado em doenças infecto-contagiosas, alerta para os sintomas: febre alta, dor de cabeça, moleza no corpo e vômitos. Quando o paciente não apresenta todos esses sintomas, o diagnóstico é mais demorado. Foi o caso do músico.


Paraguaios estão com medo de voar pela TAM

0

2007-07-29 19:31:37

Maior companhia aérea a operar no país vizinho, a brasileira TAM e sua subsidiária local, a TAM Mercosur, estão pagando os pecados pelo acidente ocorrido no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que resultou na morte de aproximadamente 200 pessoas.

Cansados dos atrasos nos vôos e do estado de conservação das aeronaves, que de acordo com relatos publicados pelo Diário Última Hora, apresentam problemas com freqüência, muitos passageiros estão preferindo encarar a estrada a “arriscar a vida” nas asas da companhia.

Tal reação ocorre após a descoberta de relatórios, elaborados por controladores de vôo do aeroporto Guaraní, nos arredores de Ciudad del Este, que descrevem verdadeiras barbeiragens dos pilotos da TAM, conforme repercutido pelo SopaBrasiguaia.com no último sábado (21).

Outro episódio que ganhou notoriedade na imprensa paraguaia foi o atraso de cinco horas no vôo PZ 700 (Buenos Aires / Asunción) da última terça-feira (24), supostamente, por uma rachadura no vidro frontal da aeronave, consertada às pressas no hangar da companhia.

“Perguntei no guichê a quê se devia tanta demora e me responderam que era por uns probleminhas técnicos, que tinham que trocar algo. Bom, tivemos que esperar cinco horas, embora a companhia nos tenha pago a janta no aeroporto”, relatou um passageiro do vôo, ao Diário Última Hora.

“Um dos passageiros, que voa com mais freqüência, disse que é sabido que a empresa tem problemas, que está excedida e com inconvenientes para responder aos obstáculos e que não querem admitir”, queixou-se o passageiro, que solicitou o anonimato.

Ainda segundo o Diário Última Hora, há pilotos que se recusam a voar com determinadas aeronaves da companhia, por temor a falhas mecânicas. Tal informação foi negada pela direção da TAM Mercosur, que, no entanto, admitiu ter dificuldades no cumprimento dos horários dos vôos.

Amambai:Rapaz morre com tiro na cabeça em fazenda

0

2007-07-29 19:09:37

Vilson Nascimento

O trabalhador rural João Corrêa Aguero de 42 anos, morador em uma fazenda na região de Amambai morreu, supostamente vítima de um disparo acidental, com um tiro de espingarda calibre 22 na cabeça enquanto caçava na manhã desse domingo em uma mata no interior de uma fazenda em Amambai.

O fato aconteceu entre 9 e 10h da manhã no interior da Fazenda Velha, situada na rodovia MS 289, trecho que liga Amambai a Jutí, a cerca de 35 quilômetros da cidade. Segundo a Polícia Civil de Amambai que esteve no local realizando os levantamentos, pelas características do local João teria sido vítima de um disparo acidental, já estaria só no momento que ocorreu o disparo, porém um inquérito policial será instaurado para apurar o caso, inclusive o corpo da vítima foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Dourados para a realização do exame necroscópico e exame residuográfico nas mãos.

De acordo com o irmão da vítima, Luiz Aguero de 32 anos, que também reside em uma fazenda na região, João teria saído com uma espingarda tipo Winchester, calibre 22, supostamente para caçar. Ele relatou ainda que teria escutado um grito do irmão e posteriormente um zumbido tipo disparo e ao procurar pelo irmão encontrou João caído já sem vida.

Para a polícia uma das hipóteses é que o rapaz tenha sido atingido pela própria arma que carregava ao tentar atravessar uma cerca de arame que separa a pastagem de uma região de mata virgem na propriedade rural, já que p corpo foi encontrado caído ao lado da cerca e a arma também estava no local, porém, segundo a polícia, somente as investigações vão levantar o que de fato aconteceu.

MS é o 3º no ranking de violência contra adolescentes

0

2007-07-29 18:32:37

Mato Grosso do Sul ocupa o terceiro lugar num vergonhoso ranking: o da violência contra crianças e adolescentes. Somente neste ano a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou 1.918 pontos de exploração sexual infantil no país. Quase 150 estão concentrados nas principais rodovias federais que cortam o estado.

Em todo o Estado, são mais de 3.500 km de rodovias federais. Mas é nos 1.600 km das BRs 163 e 262 que a PRF descobriu a maior parte dos locais vulneráveis à prostituição infantil. São 143 pontos. O Estado ocupa o primeiro lugar no ranking da exploração sexual infantil nas estradas federais do Centro-Oeste. No mapeamento nacional, está na terceira posição.

Postos de combustíveis, bares e restaurantes e até hotéis e motéis são os pontos mais suscetíveis a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais do Estado. Mas segundo a PRF, o problema está depois que as meninas são identificadas e orientadas: a maioria volta a ser explorada.

“É preciso desenvolver na sociedade como um todo algum tipo de aparato para dar sustentação a essas crianças e a esses adolescentes após a retirada deles desse tipo de atividade”, explica o superintendente da PRF, Valter Favaro.

Este ano foram realizadas duas operações de combate a exploração sexual. Uma adolescente de 17 anos foi identificada fazendo programas em uma rodovia perto de Paranaíba. A polícia também recebe denúncias pelo telefone 100. Quem liga não preciso se identificar. Outras três operações estão programadas para este ano nas rodovias que cortam o Estado.

Em São Paulo, o empresário Ueze Zahran, presidente do Grupo Zahran, assinou um termo de compromisso e adesão da Copagaz ao programa “Na Mão Certa” da fundação WCF, que atua no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com a assinatura, o projeto “Na Mão Certa” passa a integrar o Programa de Adoção de Princípios Sócio-ambientais (PAPS), lançado pela empresa em outubro do ano passado. O programa envolve cerca de dois mil representantes da Copagaz que, juntos com a empresa, se tornam parceiros no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país.




SP:Novo aeroporto pode demorar até dez anos

0

2007-07-29 17:26:37

A construção de um novo aeroporto em São Paulo pode demorar até dez anos e não há garantias de que ficará pronto a tempo para resolver o problema do tráfego aéreo na região mais movimentada do país.

Segundo especialistas ouvidos pelo site G1, a falta de áreas desocupadas no entorno de São Paulo, a legislação ambiental mais rigorosa e a ausência de interligação entre as cidades paulistas dotadas de aeroportos serão os principais entraves para tirar o projeto do papel.

A decisão de construir o terceiro grande aeroporto de passageiros em São Paulo foi anunciada pelo governo no último dia 20, três dias após o acidente com o avião da TAM, em Congonhas, no qual morreram 199 pessoas, mas antes da posse do novo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Na última sexta-feira, quando esteve em São Paulo, em visita ao Aeroporto de Congonhas, Jobim não destacou o assunto do novo aeroporto. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), amigo do novo ministro, criticou a proposta, que classificou como "escapista". A obra vai consumir R$ 5 bilhões, segundo cálculos da Infraero, mas ainda não há recursos previstos no orçamento.

A estimativa é considerada conservadora por especialistas. Apenas a terceira pista de Guarulhos, por exemplo, vai custar R$ 2 bilhões. Nesse caso, o dinheiro já está previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Guarulhos e Congonhas têm capacidade para receber juntos 29 milhões de pessoas por ano, mas o fluxo de passageiros hoje já está perto dos 30 milhões. A previsão de crescimento é de 1,5 milhão de pessoas a mais por ano.

O professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Anderson Robeiro Correia diz que o aumento imediato no número de passageiros na região vai exigir soluções mais rápidas. “O terceiro aeroporto é importante e necessário. Mas a prioridade é a terceira pista de Guarulhos. É preciso fazer as duas coisas para absorver o aumento da demanda aeroportuária nos próximos anos”, diz.

Etapas- A primeira etapa de construção de um aeroporto é a mais complicada. Em Guarulhos, por exemplo, foram gastos quase quatro anos entre a tomada de decisão e o início das obras. A definição do local, os processos de desapropriação e o licenciamento ambiental podem sair em cerca de seis meses. Mas também podem se arrastar na Justiça por vários anos, se alguém questionar o projeto, e até inviabilizar a obra.

Depois disso, é preciso finalizar o projeto e definir como a obra será financiada. A obra de engenharia, prevista para dois ou três anos, também pode se estender se o terreno for muito irregular. Em Guarulhos, por exemplo, o prazo inicial de dois anos e meio não foi cumprido (foram cinco anos de obras). Por fim, gasta-se mais um ano com pavimentação das pistas, construção de prédios e outras obras de infra-estrutura para colocar o aeroporto em funcionamento.

Projeto privado- Enquanto o governo federal não toma uma decisão, a iniciativa privada já está se mexendo. As construtoras Camargo Corrêa e a Andrade Gutierrez estão desenvolvendo há oito meses estudos sobre um novo aeroporto na região metropolitana da cidade. “Os grupos têm interesse em investir na construção do novo aeroporto e operá-lo sob o regime de concessão”, informaram as empresas.

As duas construtoras não divulgam os detalhes do projeto, que já é de conhecimento do governo. Elas ainda estudam a viabilidade técnica e financeira da obra, assim como a definição da localização para o aeroporto.

Alternativa- Diante do longo prazo para a construção de um novo aeroporto e dos entraves que podem aparecer no caminho, o governo já estuda alternativas ao projeto, como a ampliação do Aeroporto de Viracopos, que fica a 99 quilômetros da capital paulista, em Campinas.

Para outro especialista no setor, o professor do ITA Cláudio Jorge Pinto Alves, a construção de novas pistas e terminais em Viracopos pode ser uma alternativa mais rápida e barata do que a construção de um novo aeroporto mais próximo à capital.

“A ampliação de Viracopos e a construção de uma ferrovia que ligue São Paulo, Guarulhos e Campinas seria uma opção mais econômica e mais vantajosa para todo mundo”, diz. “A ampliação de Guarulhos não resolveria o problema. Talvez seja até necessária, mas em três ou quatro anos ele [o aeroporto] vai entrar novamente no limite da sua capacidade.” 

Viracopos tem atualmente capacidade para receber 2 milhões de passageiros por ano (Congonhas pode receber 12 milhões) e uma pista de 3.245 metros, mas não há previsão de obras de ampliação imediata. Outra opção que pode abreviar o processo é a ampliação de pelo menos um dos 31 aeroportos regionais próximos à Grande São Paulo.

O coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica da USP-São Carlos, Fernando Martini Catalano, diz que essa seria uma saída mais rápida para problema. “Esses aeroportos estão quase prontos, apesar das limitações geográficas. É questão de aumentar a pista e fazer outras obras. Mas isso só pode ser viabilizado com um programa de transporte terrestre”, diz Catalano.











Bonito prepara-se para receber o 8º Festival de Inverno

0

2007-07-29 16:33:37

Bonito está ganhando cara nova com a chegada do 8º Festival de Inverno. Salas estão sendo pintadas, ruas fechadas, palcos montados. A Grande Tenda – espaço destinado aos shows com Rita Lee, Nando Reis, Simone e Guilherme Arantes – já está sendo preparada. O Palco Fala Bonito, localizado na Praça da Liberdade – onde acontecem os shows com artistas regionais, espetáculos de teatro e dança – já está pronto. As tendas que vão abrigar a Feira de Artesanato, no mesmo local, também foram montadas.
“O festival sempre dá um ar mais sofisticado à cidade, mais charmoso, mais cultural. Esse charme já é possível sentir”, disse Regiane Salvadori, diretora de Turismo do município. “As tendas já estão montadas. O prefeito inaugurou várias obras de asfaltamento, a praça foi reformada. A cidade está bem bonita, limpa, toda organizada. A proximidade do festival vai deixando o município com outra cara”, observou.

Estrutura – O espaço destinado ao 8º Festival de Inverno de Bonito é de 50 mil metros quadrados. Pelo menos 50 pessoas trabalham diretamente com a montagem das estruturas. “Na Grande Tenda, trabalhamos com 12 homens e o Exército está dando apoio”, disse a arquiteta Selma Rodrigues, responsável pelo projeto.

A intenção dos organizadores é concentrar o público entre a Grande Tenda e a Praça da Liberdade, que foi reformada, ganhou esculturas do artista plástico Cleir Ávila e será inaugurada no primeiro dia do evento, quarta-feira (1º de agosto).

Parte da rua Pillad Rebuá foi fechada para fazer um corredor cultural. “Fechamos um trecho da rua Pillad Rebuá para formar um corredor entre a Praça da Liberdade e a Grande Tenda. Aí está sendo feita uma alameda com luzes e bancos”, explicou a arquiteta.

Neste fim-de-semana serão montados os camarins dos artistas e iniciada a decoração. Dois pórticos serão instalados na Praça da Liberdade e na rua Pillad Rebuá. Na segunda-feira (30), a equipe começa a montagem do som e da iluminação na Grande Tenda. Terça-feira (31) serão montados os bares, a Praça de Alimentação e os estandes.

Grande Tenda – Desenvolvida para servir de hangar de aviões durante a Guerra do Golfo, a Grande Tenda é uma das novidades de infra-estrutura do festival. Ocupa 5 mil metros quadrados e pode ser aberta para a ventilação no calor e fechada no frio. “Ela suporta fortes ventos e chuvas”, disse Selma.

“A Grande Tenda vai ter 45 metros de camarote em dois níveis, comportando o público no camarote, na arquibancada e no piso. Dentro dela, também, vai ter um espaço de venda de bebida e comida e um de convivência, que inclui um espaço de descanso. A novidade é que este ano as lojas de vendas de produtos vão ficar fora da Grande Tenda, como se fosse um mercado. Serão montadas tendas de 10 por 10 metros para ficar toda a parte de vendas na Praça da Liberdade”, explicou.

Expectativa – O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Augusto Mariano, disse que a prefeitura espera que 50 mil pessoas passem pelo município durante os cinco dias do festival. Simultaneamente ao 8º Festival de Inverno de Bonito, outros eventos acontecem na cidade na primeira semana de agosto. Entre eles a reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), do qual participam os governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Estão previstos também o Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola e o encontro de funcionários do Banco Real.

A rede hoteleira ainda possui vagas para o período do festival. A cidade conta com 4.187 leitos, além de campings e das casas que são disponibilizadas para locação. “Bonito está estruturada para receber os turistas”, garantiu o secretário.

Segundo Augusto Mariano, a expectativa é de que a administração municipal arrecade R$ 2 milhões com a movimentação financeira nos dias do evento. “O festival envolve toda a cadeia produtiva do município: hotéis, restaurantes, táxis, passeios, aumento nas vendas de supermercados, postos de gasolina, borracharias. O festival não é apenas em Bonito, é de Bonito, e por isso existe um envolvimento muito grande da comunidade”, explicou o secretário.

O 8º Festival de Inverno de Bonito acontece entre os dias 1º e 5 de agosto. Confira a programação completa do evento no site www.festinbonito.com.br.

Administrador passa horas em poder de sem-terra

0

2007-07-29 15:29:37

O administrador da Fazenda Jamaica, em Jardim, passou 6h30 sentado dentro da sede da propriedade rural invadida  na sexta-feira por cerca de 100 sem-terra ligados a Federação dos Trabalhos em Agricultura de Mato Grosso do Sul (Fetagri). Foi preciso a intervenção da Polícia Civil do município para que ele deixasse o local.

O chefe coreano, conhecido na cidade como Mr. Back foi convencido por agente da Polícia Civil a sair da propriedade rural. O homem tem aproximadamente 60 anos e ficou das 7 horas até as 13h30 sentado no chão, em frente as barracas montadas pelos sem-terra.

O adminstrador foi levado para hospital em Jardim e tomou injeção para dor muscular, sendo liberado em seguida. Os sem-terra exigem o loteamento da fazenda, de cerca de dois mil hectares, que já passou por processo de desapropriação. A fazenda continua ocupada pelos trabalhadores rurais.

OAB-MS terá programa semanal na TV aberta

0

2007-07-29 14:33:37

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, terá um programa televisivo institucional em canal aberto, na TV Campo Grande. Na sexta-feira, a direção da OAB-MS assinou um termo de cooperação institucional com a Rede Centro Oeste de Rádio e Televisão, garantindo a efetivação da parceria.

Com exibição sempre aos domingos, das 8h30min às 9 h, o primeiro programa da OAB deve ir ao ar no dia 26 de agosto próximo. A TV Campo Grande está cedendo o horário gratuitamente.

O termo de parceria foi assinado perante o Conselho Seccional, em reunião realizada no plenário da OAB-MS, pelo presidente da instituição, Fábio Trad; pela secretária-geral adjunta, Sílvia Regina de Mattos Nascimento; e pelo diretor-presidente da Rede Centro Oeste, empresário Antônio João Hugo Rodrigues. Fábio Trad considerou a parceria como uma grande conquista para os advogados do Estado, lembrando que o programa fomentará o desenvolvimento cultural e jurídico-intelectual dos telespectadores, bem como aproximará os advogados e acadêmicos de ciências jurídicas do público em geral.

O programa abordará abordará temas jurídicos variados, visando o intercâmbio de informações entre os profissionais da classe, e ao mesmo, atender às dúvidas da população, que terá oportunidade de fazer perguntas e obter esclarecimentos.

Dividido em blocos, o programa OAB terá a direção de Alexandre Spengler, reportagem de Daniela Vasquez, produção de Priscila Guimarães e apresentação de Carlos Voges. Dirigindo-se ao Conselho Seccional, o empresário Antônio Hugo Rodrigues revelou que há muito desejava ver na televisão um programa que pudesse atender não somente a classe dos advogados, mas também a população, através de orientações jurídicos e esclarecimentos. “Sempre acreditei que as emissoras de TV locais não podem ser apenas repetidoras da programação nacional, também tem de se envolver às questões da comunidade”, enfatizou.

Após a assinatura do convênio, o presidente da Rede Centro Oeste foi homenageado pela diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, recebendo o exemplar de um livro com a história da OAB e camiseta do MS Contra a Violência, que é um movimento encabeçado pela Seccional e que tem o objetivo de contribuir para a redução dos índices de violência em Mato Grosso do Sul.


Embrapa usará radares para aprimorar previsão de safra

0

2007-07-29 13:28:37

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) iniciará em outubro um projeto inédito com o uso de radares para aprimorar o sistema de previsões de safras e dar agilidade ao governo na execução de políticas agrícolas. O pesquisador Edson Eijy Sano, da Embrapa Cerrados, diz que a área plantada será calculada a partir de informações geradas pelo radar do satélite japonês ALÔS/PALSAR, associadas aos dados produzidos pelo radar embarcado na aeronave R-99, da FAB (Força Aérea Brasileira), utilizada pelo Sipam (Sistema de Proteção Ambiental da Amazônia).

O levantamento de safra com o uso da nova tecnologia será realizado pela primeira vez numa área de 1,2 milhão de hectares nos municípios de Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, na Bahia, cujo plantio da safra começa em outubro. "Vamos acompanhar o crescimento dessa safra (algodão, soja e milho) até a colheita, combinando o radar do satélite com o do avião, para dar a qualidade necessária aos dados", explica Sano. A pesquisa termina em dezembro de 2008.

A Embrapa espera que entre cinco e dez anos o Brasil esteja utilizando radares em larga escala para acompanhar a atividade agrícola. Segundo o pesquisador, o uso ganha força com a necessidade de avaliar o impacto do aquecimento global nas lavouras.

Atualmente, as previsões de safra são feitas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O IBGE elabora sua estimativa de safra com base em reuniões com produtores, indústrias, bancos, cooperativas revendas de insumos, etc.

Já a Conab conjuga as informações colhidas nestas reuniões com os dados de campo das visitas a fazendas escolhidas por meio de amostragem, além usar as imagens de satélites, como o Landset e o Spot, e dados gerados pela Embrapa por meio do sistema Agritempo.

"O problema em usar imagens de satélite é que a fase de plantio é justamente na época de chuvas. E as nuvens prejudicam a visualização do solo. Mas o radar consegue ultrapassar as nuvens", explica Sano. Airton Camargo Pacheco, superintendente de informações do agronegócio da Conab, concorda com Sano. O uso dos radares contribuirá para melhorar as previsões, afirma Pacheco.

Segundo ele, recorrendo a novas tecnologias, a Conab conseguiu reduzir de 7% para 5% a margem de erro de suas estimativas. Sano explica que a margem de erro usando radares será de 10%, mas poderá ser reduzida à medida que os filtros de análise de dados forem aprimorados. "E a integração de cada informação, seja aquela gerada por radar ou imagem de satélite, contribuirá para reduzir ainda mais a margem de erro. Uma não inibe o outra", explica Sano.

O CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) investiu R$ 50 mil no projeto da Embrapa. De acordo com Sato, o valor "é baixo", pois cobre apenas as pesquisas de campo. A despesa crescerá com a compra das imagens, que custam US$ 50 cada. "E precisaremos de mais de 200 imagens por levantamento", conta o pesquisador.

Os dados sobre a área plantada, no entanto, não serão os únicos a alimentar o sistema de previsão de safra que a Embrapa está desenvolvendo. Em 2003, o Brasil firmou parceria com a agência espacial americana (Nasa) e com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), para receber dados de radar do satélite Aqua, capaz de identificar a umidade do solo.

Só em 2005 os cientistas brasileiros, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Agência Espacial Brasileira (AEB), conseguiram processar esses sinais e interpretá-los para a realidade climática brasileira. "Agora, queremos refinar o processamento dos dados para estimar a umidade de solo no cerrado", explica Sano. A estimativa da umidade de solo em determinada cultura é feita hoje por amostragem. Uma equipe vai ao campo, colhe amostras e as leva para o laboratório. "O problema é que esse sistema considera a umidade apenas daquele ponto. Já com sinais de radares, é possível ter a estimativa de umidade de grandes porções de terra", exemplifica.

Lotomania acumula e promete prêmio de R$ 3,3 milhões

0

2007-07-29 12:35:37

O concurso 744 da Lotomania deste sábado não teve ganhadores com 20 acertos. O prêmio promete pagar R$ 3,3 milhões no sábado. Os números de ontem foram sorteados na cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo.

Segundo a CEF (Caixa Econômica Federal), o concurso premiou 14 pessoas que acertaram 19 resultados com R$ 20.290,68. Outras 198 fizeram 18 números e vão receber R$ 1.434,70.

Além deles, 1.883 apostadores ganharam R$ 75,15 e outros 10.697 foram premiados com R$ 13,23. Eles acertaram 17 e 16 números, respectivamente.

Confira os números sorteados: 01 – 03 – 05 – 19 – 26 – 27 – 29 – 35 – 49 – 53 – 56 – 61 – 63 – 64 – 66 – 76 – 77 – 83 – 91 – 00

Concurso sobre Aids premiará escolas públicas

0

2007-07-29 11:30:37

Escolas públicas de ensino fundamental e médio têm até o dia 31 de agosto para participar do Prêmio Escola, que irá selecionar os melhores cartazes sobre o tema "Como eu posso contribuir para a prevenção da Aids?". Entre os prêmios para as escolas vencedoras estão computadores, softwares educativos, materiais sobre questões de sexualidade na escola e diploma.

A iniciativa é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com os ministérios da Saúde, da Educação, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC). Os resultados do concurso serão divulgados em novembro, no site da Unesco. A entrega dos prêmios está marcada para a semana do Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro.

O professor coordenador da ação vencedora será contemplado com um computador, um kit de materiais didáticos sobre o tema, passagem para a cerimônia de premiação, visita a monumentos históricos de Brasília e diploma. O aluno autor do cartaz ganhará um computador, passagem para a cerimônia de premiação (com direito a acompanhante no caso do ensino fundamental), visita a pontos turísticos históricos de Brasília e diploma.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.unesco.org.br/premioescola2007. Mais informações na assessoria de comunicação da Unesco nos telefones (61) 3226-7381/ 2106-3536.

Amambai:Festa de São Cristóvão promete sucesso

0

2007-07-29 11:11:37

Vilson Nascimento

Está acontecendo nesse domingo (29) na Capela de São Cristóvão, na região denominada “Bila”, situada às margens da rodovia MS 156, trecho que liga Amambai a Tacuru, a cerca de 15 quilômetros da cidade em Amambai, a tradicional Festa de São Cristóvão, realizada há décadas no município.

As atividades em torno da festa que conta com torneio de futebol suíço, leilões e dança com música ao vivo, tiveram início pela manhã com a “procissão de são Cristóvão”, considerado pela comunidade católica como o santo protetor dos motoristas,  com a imagem do santo, que saiu em carreata da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora no centro da cidade em Amambai e chegada na Capela, onde os motoristas receberam a benção e participaram de uma missa. Todos os anos centenas de pessoas de Amambai e toda a região participam do evento.

Ponta Porã:PRE prende fugitivo de São Paulo

0

2007-07-29 11:09:37

A Polícia Rodoviária Estadual prendeu na noite deste sábado em Ponta Porã, Willian Edson Ferreira Tosta, de 26 anos, por falsa identidade. A Polícia apurou que o autor é fugitivo do Presídio de Pacaembu (SP) e possui quatro mandados de prisão em aberto.

Ao ser abordado, Willian apresentou certidão de nascimento em nome de Matheus Melo dos Santos, o qual ele confessou ter roubado. Foi preso ainda Anderson Moraes de Almeida, de 27 anos, residente em São José do Rio Preto (SP).

Os dois viajam no veículo VW/parati, placas LBG 7835 de Franca (SP) quando foram presos. Eles seguiam para Coronel Sapucaia. Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Ponta Porã.

Amambai:PRE apreende 460 quilos de maconha na MS 156

0

2007-07-29 10:57:37

Vilson Nascimento

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) da base operacional de Amambai realizou a apreensão, na manhã desse domingo (29) de quase meia tonelada de maconha na rodovia MS 156, trecho que liga Amambai a Caarapó, a cerca de 20 quilômetros da cidade em Amambai.

A apreensão da droga, um total de 380 tabletes de maconha prensada, que depois de pesada totalizou 460 quilos do entorpecente, aconteceu quando os policiais realizavam barreira de rotina e abordaram para averiguação, um veículo Fiat Fiorino Pick up de cor branca, placas GRK 2731 de Visconde de Rio Branco-MG e encontraram a maconha, que estava sendo transportada em sacos de náilon, na carroceria do veículo.

Ao receber voz de prisão o condutor do Fiorino, Sílvio Gustavo Gonçalves, o “Gonçalves” de 25 anos, morador na Vila Satélite em Aral Moreira, disse ter pegado o veículo com a droga na cidade de Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai e receberia R$ 1.300,00 reais para levar o entorpecente até a cidade de Fátima do Sul.

Gonçalves, que não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação) segundo a PRE, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai para ser autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas que em caso de condenação acarreta em uma pena que varia de 5 a 15 anos de prisão.

Decreto autoriza estados a parcelar débitos previdenciários

0

2007-07-29 10:28:37

De acordo com o Decreto 6.166, publicado na última quarta-feira, 25 de julho, no Diário Oficial da União, o Governo Federal autorizou o parcelamento em até 240 meses dos débitos previdenciários dos estados e o Distrito Federal na contratação de empregados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A estimativa da Receita Federal é de que o valor da dívida a ser parcelado seja de aproximadamente R$ 9,5 bilhões.

Os estados e o Distrito Federal terão 50% de abatimento nos juros e a correção no parcelamento será feita com base na Selic. Além da contribuição patronal, os estados e Distrito Federal também poderão parcelar as dívidas relacionadas à contribuição que foi descontada no salário do servidor, mas não foi recolhido à Previdência. Nesse caso será possível efetuar o parcelamento em 60 meses.

Os governos estaduais e o Distrito Federal têm até o próximo dia 31 para fazer o pedido de parcelamento nas unidades da Receita Federal.

Acordo debate sobre roubo na Amazônia

0

2007-07-29 09:26:37

Dependendo do ponto de vista, o apoio financeiro à reserva natural no Rio Negro por parte do World Wildlife Fund pode ser tanto uma tentativa louvável para conservar a floresta amazônica – quanto o ponto de partida de um plano infame por parte de grupos ambientalistas estrangeiros para usurpar o controle do Brasil sobre a maior floresta tropical do mundo e passá-lo para o controle internacional.

Em 2003, depois de assinar um acordo com a WWF e o Banco Mundial, o governo brasileiro criou o programa de Áreas Protegidas da Região Amazônica. Desde então, um grande número de parques nacionais e reservas cobrindo uma área maior do que a de Nova York, Nova Jersey e Connecticut juntos foram incorporados ao programa e receberam uma infusão de novos fundos.

O objetivo do programa é montar um “um sistema central para ancorar a proteção à biodiversidade da Amazônia”, disse Matthew Perl, o coordenador da WWF na Amazônia, em junho, numa visita à área, um arquipélago de 400 ilhas esparsamente povoado ao nordeste de Manaus. “É parte da estratégia ganhar tempo, elevar cada área protegida a certos padrões de administração e captar recursos para o monitoramento e fiscalização”.

Mas esse esforço levantou suspeitas por parte de poderosos grupos políticos e econômicos brasileiros que querem integrar a Amazônia na economia do país através de represas, projetos de mineração, estradas, portos, extração de madeira e exportação agrícola.

“Essa é uma nova forma de colonialismo, uma conspiração aberta em que os interesses econômicos e financeiros agem através de organizações não governamentais”, diz Lorenzo Carrasco, editor e co-autor de “A Máfia Verde”, um polêmico documento antiambientalista de vasta circulação. “É evidente que esses interesses querem bloquear o desenvolvimento do Brasil e da região amazônica com a criação e o controle dessas reservas, que são todas cheias de minerais e de outros valiosos recursos naturais”.

Visões como essa são amplamente sustentadas no Brasil, independentemente de classe social ou regionalismo. Numa pesquisa feita com 2 mil pessoas em 143 cidades feita pelo principal instituto de pesquisa do Brasil, o Ibope, 75% dos entrevistados disseram que as riquezas naturais do Brasil poderiam provocar uma invasão estrangeira, e quase três entre cinco pessoas desconfiavam das atividades de grupos ambientalistas.

Vencer a batalha pela opinião pública no Brasil é crucial para qualquer esforço global de preservação do meio ambiente e, conseqüentemente, para controlar a mudança climática. O Brasil é o quarto maior produtor de gases responsáveis pelo efeito estufa; mais de três quartos dessas emissões vêm do desmatamento, e a maior parte vem da Amazônia.

Mas a noção de que os estrangeiros cobiçam a Amazônia vem há tempos sendo divulgada no Brasil, alimentada em parte pela ansiedade causada pelo tênue controle que o governo central exerce sobre a região. Essa preocupação foi exacerbada nos últimos anos pela Internet, que tornou-se cenário de documentos e declarações fabricados para convencer os brasileiros de que sua soberania está em risco.

O exemplo mais notório é um mapa reproduzido em larga escala supostamente usado em livros de geografia de escolas americanas. Cheio de erros de ortografia e sintaxe comuns aos nativos de línguas latinas como o Português, mostra a Amazônia como uma “reserva internacional”, e descreve os brasileiros como “macacos” incapazes de administrar a floresta tropical.

Outro documento falso diz que tanto o presidente Bush quanto Al Gore fizeram discursos durante a campanha presidencial de 2000 a favor de tomar a Amazônia à força do Brasil. Em determinado ponto, o documento cita um fictício general americano, que comanda um departamento que o Pentágono afirma não existir, dizendo: “No caso de o Brasil decidir usar a Amazônia de forma que coloque o meio-ambiente dos Estados Unidos em risco, devemos estar prontos para interromper esse processo imediatamente.”

Desde que a guerra do Iraque começou, acusações de planos militares dos EUA na Amazônia são freqüentemente levantadas para difamar os ambientalistas e suas queixas quanto à política do govenro. Em audiências realizadas no ano passado para discutir uma possível represa no rio Madeira, os proponentes distribuíram um mapa mostrando supostos “centros de operação avançados” dos EUA na região, destinados a impedir o desenvolvimento do Brasil, incluindo bases militares e conselheiros na Bolívia e na Venezuela, dois países que não são exatamente simpatizantes da administração Bush.

Parte do material que circulou foi elaborado por grupos nacionalistas de direita favoráveis à ditadura militar que governou o Brasil de 1964 a 1985. Mas numa situação inusitada em que antigos adversários concordam, as organizações na extrema esquerda – até mesmo no Partido dos Trabalhadores do governo – também adotaram a noção de que existe um plano estrangeiro para tomar a Amazônia, assim como alguns segmentos militares na ativa.

“Tudo indica que as questões indígena e ambientalista são meros pretextos”, disse um relatório de inteligência militar recente, que foi enviado ao New York Times por um brasileiro que recebeu uma cópia e se mostrou preocupado com o ponto de vista expresso. “As principais ONGs são, na realidade, peças no grande quebra-cabeças em que os poderes hegemônicos estão engajados para manter e aumentar sua dominação. Certamente, elas servem de cobertura para esses serviços secretos.”

Na realidade, diz Perl, coordenador da WWF, sua organização espera simplesmente criar um cinturão ao redor da reserva natural através da criação de um grande “Bloco de Conservação do Rio Negro”. Ele disse que a idéia é proteger a reserva ajudando as reservas indígenas existentes, parques estaduais e reservas naturais ao longo das margens do rio para operar mais efetivamente.

Em 2012, disse Perl, sua organização e parceiros esperam colocar uma área maior que a Califórnia dentro do programa. Foi criado um fundo administrado por uma fundação brasileira que espera levantar 390 milhões de dólares e inclui doações do governo alemão entre outros.

Em meados dos anos 90, parte da área ao redor do arquipélago foi de fato declarada um parque estadual. Mas pouco foi feito para efetivar o decreto, e desde então o Ministério de Reforma Agrária do governo federal colocou 700 famílias de agricultores sem-terra no local e a marinha brasileira, soldados e a polícia montaram centros de treinamento na área protegida.

“Existem camadas e camadas de queixas, planos e mais planos, então essa área se tornou uma área de conflito”, diz Thiago Mota Cardoso, que monitora o parque para o Instituto de Pesquisas Ecológicas, um dos parceiros regionais da WWF. “É irônico que esse território pertença ao governo federal, e que ele não faça nada”.


Por ordem de Fidel, cubanos voltam para o País

0

2007-07-29 08:22:37

A deserção de jogadores de Cuba ao longo do Pan-Americano deixou o clima conturbado na noite deste sábado. Com medo de novos abandonos, Fidel Castro ordenou que todos os atletas retornassem imediatamente para o país. Assim, os atletas de vôlei nem chegaram a participar da cerimônia de premiação da entrega de medalhas – eles receberiam o bronze por terem derrotado a Venezuela na disputa do terceiro lugar.

Fidel deu a ordem após receber informações de que um grande número de atletas preparava uma deserção em massa ao final dos Jogos. Para evitar que isso se concretizasse, os atletas foram obrigados a voltar ao país. Com isso, eles não participarão da cerimônia de encerramento e das últimas provas deste domingo. Cerca de seis ônibus e um caminhão foram à Vila Pan-Americana recolher os atletas. Todos foram encaminhados ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

A confusão foi tanta, que as bagagens foram amontoadas e colocadas dentro da caçamba de um caminhão – os atletas tiveram dificuldades em encontrar seus pertences. Cerca de 240 cubanos que ainda permaneciam no Rio foram levados de volta ao país.

Ao todo, quatro atletas abandonaram a delegação durante a competição. Foram dois boxeadores, um jogador de handebol e o técnico da equipe de ginástica. Desta forma, Cuba deixa o Rio na segunda posição da classificação geral, com um total de 59 medalhas de ouro, 35 pratas e 41 bronzes – 135 ao todo.

DPN comprova superlotação nos presídios de MS

0

2007-07-29 08:21:37

Nesta semana, o Departamento Penitenciário Nacional revelou o que a prática comprova: a superlotação dos presídios no estado. A capacidade é para 4.216 detentos, mas atualmente, o espaço carcerário é ocupado por 9.351 mil detentos. O estado não tem recursos para resolver o problema, com a construção de novos presídios. Mas já solicitou a verba ao governo federal.

Ao lado do Presídio de Segurança máxima em Campo Grande está sendo construída a cadeia linear. As obras começaram há dois meses e devem ser concluídas no final do ano. Serão 110 novas vagas. Um prédio um pouco maior também está sendo feito em Dourados com capacidade para 180 presos. Vagas que não devem fazer muita diferença com a superlotação nas penitenciárias.

Um levantamento feito pelo departamento penitenciário nacional revela que o presídio de segurança máxima está com mais de 1200 internos, número três vezes maior que a capacidade, 450 vagas. Já o presídio de Dourados, está com o dobro de presos, 1100 detentos. O sistema penal feminino não é diferente. São 1013 mulheres em celas projetadas para 721 vagas no estado.

Para resolver de fato o problema da superlotação no sistema carcerário do estado seria necessária a construção de pelo menos mais seis ou sete presídios novos. Esse pedido já foi feito pelo governo do estado em junho ao Ministério da Justiça. Mas até agora não houve resposta.

O diretor-presidente da Agepen, Hilton Vilassanti diz que por enquanto, há previsão de investimento de apenas 40 milhões de reais.  O sindicato dos agentes penitenciários, acredita que também é necessário dobrar o número de servidores que trabalham nas 37 unidades do estado.

É a falta de servidores que emperra o funcionamento do presídio de Dois Irmãos do Buriti. A obra está pronta, mas os agentes penitenciários que passaram no concurso em 2006 só começam o treinamento em setembro. Por isso a inauguração está prevista só para o ano que vem.

Com esse concurso serão mais 200 novos agentes penitenciários. Hoje trabalham 900 nas 37 unidades do estado. O investimento para a construção das cadeias lineares é do Governo Federal. Segundo a Agepen o governo participa com 10% do valor.


Ponta Porã:Meia Maratona da Amizade acontece hoje

0

2007-07-29 08:07:37

Assim como em 2006, este ano as Prefeituras de Ponta Porã e de Pedro Juan Caballero vão promover, através da Funcespp (Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã), e do Departamento de Cultura, Esporte e Turismo, uma das mais importantes competições esportivas da fronteira: a Meia Maratona Internacional da Amizade.

A prova, que será realizada em sua 6ª edição, terá um percurso envolvendo as principais ruas e avenidas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. A prova será disputada hoje, 29 de julho, com largada prevista para as 09 horas, em frente a Pneus Porã, em Pedro Juan Caballero e chegada em frente ao Paço de Ponta Porã.

A exemplo de 2007, a competição terá um percurso de 21 quilômetros, sendo que as inscrições poderão ser feitas para as seguintes categorias: Masculino de 16 a 21 anos, 22 a 35 anos e 36 acima de 36 anos. Já a categoria feminina, será única com a participação de atletas a partir dos 16 anos de idade.

Mais uma vez, a premiação é a grande atração da 6ª Meia Maratona Internacional da Amizade: os 5 primeiros colocados da categoria masculino vão receber prêmios em dinheiro: 1º lugar R$ 700,00; 2º lugar R$ 500,00 e 3º lugar R$ 300,00, 4o lugar R$ 200,00 e quinto lugar R$ 100,00. No feminino a premiação é a seguinte: 1a colocada R$ 500,00, 2a colocada R$ 300,00, 3a colocada 200,00, 4a colocada 150,00 e 5a colocada R$ 100,00. Os três primeiros colocados serão premiados com troféus. Do 4o a 10o colocado recebem medalhas.

Para o diretor-presidente da Funcespp, Adir Teixeira, no ano passado o objetivo era resgatar a prova que deixou de ser realizada por muito tempo. “Este ano estamos trabalhando para consolidar o evento na fronteira. Com certeza teremos uma grande participação dos atletas de Mato Grosso do Sul e do Paraguai”, afirmou.