18.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10835

Governo reafirma volta dos programas sociais em 2008

0

2007-07-30 21:32:37

 O governador André Puccinelli reafirmou nesta segunda-feira (30) a pretensão de implantar programas sociais a partir de 2008. "Vamos retomar os programas no dia 1º de janeiro, em nova roupagem", assegurou. Segundo André essa decisão independe do comportamento direto da arrecadação tributária.

O governador falou do assunto em entrevista após o lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Ele foi cauteloso ao comentar o desempenho positivo da receita no primeiro semestre de 2007 e fazer prognósticos para os próximos seis meses.

"Tradicionalmente existe uma sazonalidade. O primeiro semestre é sempre de aumento mais significativo, enquanto o segundo registra menos crescimento", ressaltou. André atribuiu o desempenho favorável dos primeiros meses de governo à atuação da Secretaria de Fazenda, e afirmou que vai continuar trabalhando para o crescimento da receita.

Energia elétrica- O governo não considera a possibilidade de reduzir o percentual de ICMS sobre a energia elétrica. "Não é esse o fator maior do encarecimento [da conta de luz]", ele ressaltou, sugerindo uma "redução na gordura" da empresa distribuidora para beneficiar o consumidor.


Polícia alerta para o golpe do torpedo premiado

0

2007-07-30 21:11:37

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil, alerta para um novo golpe aplicado em Campo Grande. Ele utiliza o serviço de mensagens para celular (SMS, ou popularmente conhecido como “torpedo”) e é conhecido como “Golpe do Torpedo Premiado”.

O crime ocorre da seguinte maneira: a vítima recebe uma mensagem de um estelionatário, que se faz passar por uma empresa conhecida e conceituada, o golpista informa que, através de algum tipo de seleção ou sorteio – geralmente relacionado a assuntos ou notícias vigentes na atualidade, a pessoa foi selecionada e ganhou um prêmio de valor considerável para gerar interesse; na maioria das vezes, um carro zero quilômetro. A vítima, então, acaba fazendo desde depósitos para a liberação até a compra de cartões para celular pré-pago.

A polícia recomenda que seja observado o número de quem enviou a mensagem. Para evitar esse tipo de golpe, desconfie. A ordem é não retornar a ligação, não responder mensagens duvidosas e nem muito menos fornecer qualquer tipo de informação, pois esses dados poderão ser usados para outros tipos de crime, como por exemplo, extorsão por telefone. Quem for vítima desse golpe deve registrar boletim de ocorrência e fazer a denúncia (anônima) no site da polícia civil: www.pc.ms.gov.br.

As autoridades lembram ainda que não há como ganhar prêmios sem que haja inscrição prévia em algum tipo de promoção, preenchimento de cupom ou carta. Outra dica importante: qualquer ligação gratuita deve sempre iniciar com os números 0800

UFMS convoca 30 na 2ª chamada do vestibular de inverno

0

2007-07-30 20:31:37

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta segunda-feira a segunda chamada relativa ao vestibular de inverno.

Foram convocados 30 candidatos para preenchar vagas cujos aprovados no vestibular não compareceram dentro do prazo para fazer as matrículas.

Os convocados tem de fazer a matrícula na quinta-feira, dia 02.

Ponta Porã:Bayer e Shalk disputam o título da Copa

0

2007-07-30 19:26:37

Bayer e Shalk fazem na noite desta quarta-feira (1) a grande final da Copa de Inverno de Futebol Soçaite no campo do Ponta Porã Tênis Clube. Considerado a ‘máquina mortífera’ do campeonato, o Bayer arrancou sua classificação nos pênaltis, depois de um empate sem gols contra o Werder.

De acordo com os organizadores, na primeira partida da semifinal o que prevaleceu foi a experiência dos jogadores do Bayer. Já o Shalk conquistou o direito de ir à final depois de passar pelo Hertha pelo placar de 3 a2, num confronto em que prevaleceu o espírito de luta do Shalk.

Para a decisão, o Bayer está escalado com Paulinho Bududa, Geziel, Roberley, Marcelino (o homem do gol), Matheus, Fábio, Almirón, Luizinho, Juan, Munir, Joãozinho e Edmar. A confirmação do goleador Marcelino na ‘máquina mortífera’ promete balançar o alicerce adversário.

O Shalk toma coragem e enfrenta a ‘máquina mortífera’ com Vagner Lima, Javier, Heltinho, Ney Malícia, Geovani Press, Cassio, Max, Espíndola, Cicinho, Negão da Horta, Beto Prefeitura e Tiozinho. A partida está programada para 18h30min desta quarta-feira.

Lançamento da Pantaneta 2007 acontece hoje

0

2007-07-30 19:09:37

O lançamento da edição 2007 da Pantaneta, uma das mais tradicionais festas populares de Mato Grosso do Sul e que está completando 10 anos, acontecerá na noite desta segunda-feira. A solenidade acontecerá às 19h30, no Bar Macalé, situado na Rua 15 de Novembro com a Rio Grande do Sul.

Segundo um dos organizadores da Pantaneta 2007, Bruno Batista Gonzaga, o lançamento contará com um coquetel para os patrocinadores do evento e para os convidados especiais.

Ele explicou que a expectativa deste ano é receber o dobro do público registrado na edição passada. Para isso, algumas novidades foram implantadas, como áreas de camping disponíveis para os participantes da Pantaneta 2007.

Outra novidade da Pantaneta 2007 é o festival de bandas e festas durante o período da tarde, como o “Pagode do Bêbado”. Dois trio-elétricos vão animar a festa. A banda Jamil e Uma Noites abrirá, no dia 6, a edição deste ano.

No dia 7, será a vez do Grupo Tradição animar os foliões. A banda baiana Babado Novo sobe ao palco no dia 8, no encerramento da Pantaneta 2007, que contará ainda com shows Fascínio, Feitiço Moleque, Tabatá, de Salvador, entre outras.

Os ingressos para a Pantaneta 2007 podem ser adquiridos nos Shopping Campo Grande e Pantanal ou nas principais universidades de Campo Grande. O abada para todos os dias de festa custa R$ 100 e o camarote simples R$ 125.

Tarcísio Meira sofre acidente de carro e sai ileso

0

2007-07-30 18:52:37

O ator Tarcísio Meira sofreu um acidente de trânsito no sábado (28), na zona rural de Sorocaba, a 100 km de São Paulo. Ele bateu o carro de frente com outro veículo.

Meira seguia para seu sítio, em um local próximo, e estava acompanhado de uma funcionária no momento do choque. Nenhum dos dois ficou ferido.

O motorista do outro carro, que teve um ferimento no olho, teria confirmado que dirigia na contramão e não usava cinto de segurança.

Segundo a assessoria de imprensa de Meira, na tarde desta segunda ele já embarcaria para Recife, onde gravará cenas da próxima novela das oito, "Duas caras".

Ponta Porã:Câmara não terá sessão nesta quinta

0

2007-07-30 18:33:37

Em virtude do mês de agosto ter cinco quintas-feiras, a Câmara Municipal de Ponta Porã não realizará sessão ordinária nesta quinta-feira (2), já que o regimento interno do Legislativo prevê apenas quatro sessões por mês. A informação foi divulgada ontem pelo presidente da Casa, vereador Marcelino Nunes de Oliveira (PT), que desejou bom retorno ao trabalho aos colegas nesta quarta-feira (1).

As quatro sessões normais vão acontecer nas próximas quintas-feiras, dias 9, 16, 23 e 30 de agosto do corrente, como determina o regimento interno da egrégia Casa de Leis. “A partir de quarta-feira, quando acaba o recesso parlamentar, os atendimentos estarão ocorrendo normalmente neste período”, assegurou o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã.

Caarapó:Juiz determina paralisação de obras de usina

0

2007-07-30 18:29:37

O juiz Eduardo Lacerda Trevisan, da comarca de Caarapó, concedeu a liminar impetrada pelo MPE (Ministério Público Estadual) numa ação civil pública contra a usina de bioenergia e proteína vegetal Agrenco do Brasil, instalada no município. Na decisão judicial, o magistrado determinou a imediata paralisação da construção da obra localizada às margens da BR-163, em Caarapó, até que a unidade industrial adquira a licença prévia e de instalação, conforme legislação vigente.

Segundo o juiz, a licença obtida pela usina autoriza tão somente desenvolvimento de estudos relativos à atividade de armazenamento, secagem e beneficiamento de grãos. Na sentença proferida no último dia 29 (domingo) Trevisan estipulou uma multa diária de R$ 50 mil para o caso de descumprimento da decisão em primeira instância.

O magistrado determinou ainda que a usina, com base em resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), apresente em juízo no prazo de 48 horas o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Após a notificação da decisão judicial, a usina terá 15 dias para recorrer da sentença. O juiz determinou que a ordem de paralisação das obras fosse cumprida por dois oficiais de justiça, acompanhados de força policial.

Além disso, o juiz determinou a realização de nova audiência pública, diferente da que ocorreu no dia 19 de julho, alegando que uma audiência tem procedimentos padrões, entre os quais a participação do público, o que naquela audiência só era possível por escrito, diferente das formas tradicionais de audiência pública.

Quatro estão contaminados por super bactéria no HU

0

2007-07-30 17:32:37

O Hospital Universitário, em Campo Grande, foi contaminado por uma bactéria super-resistente a antibióticos. Três pacientes adultos e uma criança estão internados, em regime do isolamento.

O inimigo invisível é forte e oportunista. Só aparece em pacientes internados por um longo tempo, quando a imunidade fica muito reduzida. A Enterococus Fecalis é uma bactéria presente nos intestinos. Causa graves infecções e é resistente há uma série de antibióticos.

Os casos mais recentes da superbactéria também foram detectados no Hospital Universitário, onde o isolamento dos pacientes contaminados só deve ser suspenso depois que a bactéria for combatida.

O antibiótico é uma dos mais fortes usados, somente em hospitais. Falta ainda chegar o exame de sensibilidade dos infectados para liberar a medicação. Enquanto isso a comissão de controle da infecção hospitalar trata os casos como gravíssimos, e tomou medidas para evitar maiores contaminações.

“Os pacientes são isolados. É mantido um funcionário somente para aqueles pacientes. São usados aventais, luvas, e estetoscópio exclusivos para eles. E foram montadas várias unidades de isolamento para que isso não contamine outros pacientes que estejam sobre os cuidados da equipe”, diz Ana Lúcia de Oliveira, da comissão de controle de infecção hospitalar.

Os pacientes contaminados são tratados por uma equipe especial. Outras cinco pessoas que estão na UTI são submetidas à coleta de material para análise.

“Na verdade o maior antibiótico de maiôs espectro que nós temos dentro do hospital, que é a vancomicina, essas bactérias se mostraram resistentes a esse antibiótico. Existe outra categoria de antibiótico que pode combater essa bactéria, então junto com a CCH nós estamos estudando essa outra possibilidade para fazer o tratamento em definitivo desses pacientes que estão infectados”, explica o diretor clínico do HU, Wilson Cantero.

Em maio deste ano, um bebe recém nascido morreu na Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Regional. A direção confirmou que o bebê morreu pela super bactéria.

André diz que espera poder chamar Lula de “pai de MS”

0

2007-07-30 16:33:37

O governador André Puccinelli (PMDB) disse, em evento na Governadoria, que espera poder chamar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “pai de Mato Grosso do Sul”. Isso porque, segundo André, amanhã, além do anúncio de recursos que estão sendo pleiteados pelo Estado, serão feitos novos pedidos e, casos eles sejam atendidos, o presidente poderá ser considerado um verdadeiro pai para Mato Grosso do Sul.

A respeito da agenda do presidente Lula em Campo Grande, o governador disse que ela ainda não está definida e adiantou apenas que assessores do governo do Estado e da Presidência da República passaram o período da manhã de hoje acertando a visita. “Ela ainda não está fechada”, destacou.

Amambai realiza 3ª conferência das cidades

0

2007-07-30 16:23:37

A prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, realizou na última quinta-feira, dia 26, a 3ª Conferência das Cidades, com o lema “Desenvolvimento Urbano com Participação Popular e Justiça Social” A conferência foi realizada no auditório da Fiama (Faculdade Integrada de Amambai), no horário das 8 às 17 horas.

Estiveram presentes o prefeito municipal Sérgio Barbosa, vereadores e secretários municipais, representante do 17º RC MEC, capitão Humberto Bortoletto, presidente do Copea – Pastor Lucivaldo da Silva Lima,  presidente do Sindicato Rural de Amambai, Cristiano da Silva Bortoloto, chefe de gabinete, Isaias Lacerda, acadêmicos  e professores da Fiama(Faculdade Integrada de Amambaí), Unopar(Universidade Norte Do Paraná) e da Uems (Universidade Estadual do Mato Grosso Do sul) e representantes de vários segmentos da sociedade, lideranças comunitárias e comunidade.

No seu pronunciamento o Prefeito Sérgio Barbosa, falou sobre a importância de participar da conferência. “Estamos aqui para debater a política urbana do nosso município, apontando os rumos que a administração deve tomar para melhor conduzi-lo”. Disse o prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável José Luiz Karasek e o secretário municipal de Administração, Cristino Toledo ministraram as palestras em torno do  tema “Avançando na Gestão Democrática das Cidades”, buscando promover a reflexão acerca de como as políticas e investimentos da esfera municipal, estadual e federal, na área da política urbana estão contribuindo para reverter a situação de desigualdade e exclusão territorial. Foi também discutido a questão da construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, enfoque este, que foi discutido nas conferências anteriores.
        
Todas as discussões e propostas serão encaminhadas para a conferência estadual que será no período de 21 a 23 de setembro, em Campo Grande, e para a nacional que será realizada de 25 a 29 de novembro, em Brasília. Como representantes do município na conferência estadual foram indicados como delegados – representando o municipal executivo: titulares Anílson Rodrigues de Souza, João Moreira Silveira e José Luis Karasek  e os respectivos suplentes, Geraldina da Luz Pinheiro, Edir Escobar Tobias e Dalcy Rodrigues. Como representante do Legislativo, o titular Daniel Riquelme e a suplente Andréia Jaqueline Raymundo. Representando o Movimento Social e Popular, os titulares, Luiz Antônio Torezan e Lucimar de Fátima Moreira e seus respectivos suplentes, Neuza Miranda e Ramona Creodina Vicente.

Como representante titular dos empresários, Jocélia Barros Rodrigues. Das Ong’s , o titular Lucivaldo da Silva Lima e  a suplente  Lourdes Ciarini. Dos profissionais acadêmicos, o  titular Alexson Titton e o suplente Douglas Leichtwis Vieira e representando o Sindicato Rural, o titular Cristiano da Silva Bortoloto.




Boa safra da cana reflete no preço dos combustíveis

0

2007-07-30 15:30:37

Quem abastece com álcool já percebeu a redução do preço do litro nas bombas. A explicação está na safra. A gasolina também está mais barata, é o que aponta a última pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Os valores diminuíram na maioria dos grandes municípios de Mato Grosso do Sul. Em Dourados o preço caiu em média R$ 0,03 por litro, se comparada a primeira e última semana do mês de julho. Segundo levantamento da ANP, a gasolina está custando em média R$ 2,78 na cidade.

O taxista João Medeiros gasta em média R$ 650 por mês de gasolina, por isso já percebeu a diferença. “Parece ser pouco, mas pra gente que roda muito, no final é bastante, porque R$ 0,03 por litro, se eu gasto 250 litros por mês em média, já dá uma boa diferença”, diz.

Em Dourados, a ANP pesquisou a gasolina em 22 postos de combustíveis, e a maioria reduziu os preços. Para o sindicato dos revendedores de petróleo do Estado, o recuo tem basicamente duas explicações.

“principalmente são as férias do meio de ano que baixam o movimento e os revendedores baixam a margem, e o forte da colheita da cana, que com o s 25% de álcool que vai na gasolina, automaticamente baixa também o preço da gasolina” explica o diretor da Sinpetro-MS, José Tarso.

Em Campo Grande o preço caiu em média de R$ 2,70 para R$ 2,67 durante o mês. Em Nova Andradina, foi de R$ 2,82 para R$ 2,78, e em Três Lagoas, a redução foi de R$ 2,76 para R$ 2,75. Já em Ponta Porã e Corumbá, a pesquisa não registrou redução no preço médio, que se manteve em R$ 2,78 o litro.

Mas para quem não é do Estado, o preço da gasolina ainda assusta. “A diferença é muito grande no combustível aqui. Em Santa Catarina o preço varia em média entre R$ 2,40 e R$ 2,39. Aqui é R$ 2,83, R$ 2,85. R$ 0,40 é muito grande a diferença”, afirma o gerente administrativo Odanir Paludo.

Segundo o Sinpetro, a diferença de preços entre os estados é por causa do ICMS, que aqui em Mato Grosso do Sul é de 17%, enquanto que no Paraná, São Paulo e Goiás é de 12%.

Grandes municípios não querem dividir ICMS com pequenos

0

2007-07-30 14:28:37

A Câmara de Campo Grande promove quarta-feira audiência pública para reforçar o movimento contra o Projeto de Lei Complementar que muda a forma de distribuição da arrecadação de ICMS. O projeto, de autoria do deputado Junior Mochi (PMDB), está sendo chamado de lei ‘Robin Hood’, numa alusão à proposta de tirar dos municípios mais ricos e dar às cidades mais pobres. A Assembléia Legislativa aprovou o projeto em primeiro turno de discussão.

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) adotou postura de neutralidade na queda-de-braço, pois representa todos os municípios, tanto divergentes quanto consensuais. A idéia de revisão dos repasses foi apoiada pelo governo passado e prosperou na Assomasul. A idéia virou proposta pelas mãos de Junior Mochi que foi dirigente na entidade como prefeito de Coxim, uma das cidades mais prejudicadas pela divisão do bolo da receita.

Apesar das queixas, técnicos parlamentares do gabinete de Mochi dizem que a lei assegura a Campo Grande um aumento de receita, porque a Capital possui áreas de conservação e proteção ambiental. Nessa condição, passará a receber mais ICMS como compensação pela não exploração dos recursos naturais. Mas os contrários à proposta dizem que pelos novos critérios propostos por Junior Mochi, Campo Grande perde cerca de R$ 300 mil mensais – ou R$ 3,6 milhões por ano.

“Vamos reunir toda a sociedade para impedir que a cidade seja prejudicada desta forma. Inclusive cobrando dos deputados que tem base eleitoral em Campo Grande um posicionamento claro em defesa do município”, afirma o presidente da Câmara, Edil Albuquerque (PMDB).

Para o presidente da Câmara de Campo Grande, Edil Albuquerque, a Capital oferece serviços de abrangência estadual, e acumula gastos enormes, daí o problema de reduzir a receita. Ele cita como exemplo desses serviços a Santa Casa local, sob intervenção da prefeitura desde 14 de janeiro de 2005, que recebe pacientes de todos os 77 municípios do interior e até de outros países, o que gera custos extras aos cofres públicos locais.
As mudanças na divisão do ICMS também não agradam aos prefeitos de Dourados, Laerte Tetila (PT) e de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), respectivamente, segunda e terceira maiores cidades do Estado.

Para a prefeita de Três Lagoas, as mudanças não podem ser feitas de forma urgente, a “toque de caixa”, sob pena de prejudicarem a economia de municípios cujas despesas são altas e não podem dispensar receitas como o ICMS. Já Tetila ameaça entrar na Justiça caso a lei seja aprovada pela Assembléia Legislativa.

Pelas novas regras, 51 municípios seriam beneficiados com aumento de receita. Outros 27 seriam prejudicados, mas apenas Campo Grande, Dourados e Três Lagoas registram manifestações.

O FRES (Fator de Reequilíbrio Econômico e Social), como é chamado o projeto de Mochi, seria composto com a redução em 12% de cada um dos critérios usados para a partilha das verbas do ICMS. Ele seria constituído da seguinte forma: 6,16% (cota igualitária de cada município), 4,4% (número de eleitores), 4,4% (extensão territorial), 4,4% (ICMS Ecológico) e 2,64% (de acordo com a receita própria do município), além do novo critério que terá 3% – divididos em 2,5% para os 44 municípios que ficam abaixo da média do ICMS arrecadado e 0,5% para os municípios mais pobres.

Pelas regras vigentes, 75% do ICMS devido aos municípios são referentes ao valor adicionado, definido constitucionalmente, que, portanto, não pode ser modificado. Os outros 25% são divididos com base nos seguintes critérios: 7% são destinados à cota igualitária de cada município, 5% baseados no número de eleitores, 5% na extensão territorial, 5% do ICMS Ecológico e os outros 3% são destinados de acordo com a receita própria do município.


Naviraí:Polícia Civil apreende 411 quilos de maconha

0

2007-07-30 13:49:37

O SIG (Serviço de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Naviraí, apreendeu neste domingo (29 de julho) quase meia tonelada de maconha.

Os 411 quilos da droga, divididos em 11 sacas de ráfia, estavam abandonados em um matagal às margens de uma estrada vicinal entre Naviraí e Iguatemi. Os responsáveis pelo entorpecente não foram localizados.

Amambai:Festa de São Cristóvão foi sucesso

0

2007-07-30 13:30:37

Vilson Nascimento

Aconteceu nesse domingo (29) na Capela de São Cristóvão, na região denominada “Bila”, situada às margens da rodovia MS 156, trecho que liga Amambai a Tacuru, a cerca de 15 quilômetros da cidade em Amambai, a tradicional Festa de São Cristóvão, realizada há décadas no município.

As atividades em torno da festa que foi considerada um sucesso total e a exemplo dos anos anteriores contou com torneio de futebol suíço, leilões e dança com música ao vivo, tiveram início pela manhã com a “Carreata de são Cristóvão”, considerado pela comunidade católica como o santo protetor dos motoristas, com a imagem do santo saindo da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora no centro da cidade em Amambai e chegando na Capela, onde os motoristas receberam a benção e participaram de uma missa.

Todos os anos centenas de pessoas de Amambai e toda a região participam do evento que esse ano teve a animação da dupla Julio e Jackssele de Amambai, a coordenação da comunidade católica de Amambai e a animação do locutor Ramão Hadade.


Trad Filho reafirma que Capital não pode perder ICMS

0

2007-07-30 12:29:37

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), ainda aguarda um estudo sobre o impacto do projeto que modifica os critérios de distribuição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre as finanças do município, mas reafirma que será “incisivo” se for comprovado a perda de recursos. “Se tivermos certeza de que Campo Grande vai perder recursos, vamos mostrar nossa indignação.

Em tempos como este, não se pode perder recursos”, salientou em entrevista à FM Capital. Trad Filho disse que já conversou com o autor do projeto, o deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), o qual explicou que a nova distribuição não vai prejudicar Campo Grande, que seria beneficiada pelo ICMS Ecológico.

A Câmara Municipal se posicionou contra a proposta, que irá ser avaliada em segunda votação após o recesso da Assembléia Legislativa, e realiza uma audiência pública na próxima quarta-feira. Os vereadores acreditam que a Capital perderá R$ 300 mil/mês com a proposta. Para o prefeito, os vereadores têm direito de cumprirem seu papel até que o projeto seja esclarecido. Trad Filho destaca que as manifestações contrárias ou de apoio ao projeto acontecem dentro de um “palco democrático”.

Rateio – A proposta prevê a criação de um fundo com parte dos recursos para compensar os municípios mais prejudicados pelos critérios atuais de rateio do imposto. Em Mato Grosso do Sul, os critérios para a distribuição são a extensão territorial, população e também critérios ambientais (o chamado ICMS ecológico). Se o projeto passar, o dinheiro dos que recebem mais ICMS deverá ser transferido para quem hoje recebe menos.


Produtores do conesul ganham opção de financiamento

0

2007-07-30 12:16:37

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje um prazo extra para que pecuaristas de cinco municípios do Mato Grosso do Sul peçam financiamento aos bancos. Tais municípios como: Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi e Itaquiraí, foram prejudicados pela identificação de focos de febre aftosa em 2005 nos três primeiros da lista. Na época, o governo abriu uma linha de crédito especial para reestruturação ou troca da atividade.

O prazo para contratação dos empréstimos terminou em 30 de junho de 2007, mas, como muitos projetos ainda não saíram do papel, o prazo foi ampliado para 31 de março de 2008.As informações são do assessor do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt. De acordo com ele, cada pecuarista tem direito a R$ 6 mil para pagamento em até dez anos com juros de 1% ao ano.

O CMN também fez pequenos ajustes nos votos aprovados no mês passado e que são referentes ao Plano Agrícola e Pecuário 2007/08. "Foram feitas algumas correções", disse Bittencourt.

Iguatemi:PF apreende 1,5 t de maconha abandonada

0

2007-07-30 11:54:37

A Polícia Federal de Naviraí apreendeu 1,5 tonelada de maconha abandonada em uma estrada vicinal próximo ao Assentamento Rancho Loma, em Iguatemi. A PF chegou até a droga por meio de denúncia informando que no local havia uma grande quantidade de drogas.

Os agentes foram ate o local e encontraram pelo menos 1,5 tonelada de maconha, distribuídas em vários sacos plásticos. No local ainda foi apreendida uma caminhonete Chevrolet azul em mal estado de conservação. A PF investiga o proprietário dos entorpecentes. A droga e o veículo foram levados para a sede da Polícia Federal de Naviraí. A droga foi apreendida no último sábado dia (28), mas somente hoje a apreensão foi divulgada para a imprensa.



Naviraí:Preso acusado de matar idoso a facadas

0

2007-07-30 11:46:37

Dorival Justino da Silva foi preso no sábado (28 de julho) acusado de matar Manoel Soares Fernandes, 71 anos, três dias antes, em Naviraí.

O idoso foi morto com diversos golpes de faca. Silva está preso por manado de prisão preventiva no presídio da cidade.

Lula lança PAC de MS nesta terça-feira em Campo Grande

0

2007-07-30 11:25:37

O presidente Lula desembarca no início da tarde desta terça-feira na Base Aérea de Campo Grande, para lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Mato Grosso do Sul. A expectativa do governador André Puccinelli (PMDB) é de liberação de pelo menos R$ 200 milhões em obras para o Estado, mas fontes do governo já comemoravam a informação de aplicação de R$ 320 milhões.

Na verdade, o presidente vai anunciar investimentos do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento nas três maiores cidades do Estado – Campo Grande, Dourados e Corumbá.

O governo já antecipou investimentos de R$ 93 milhões em obras de melhoria e ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos municípios de Corumbá (cujo projeto prevê investimentos de R$ 54 milhões) e de Dourados, onde a Sanesul pretende aplicar R$ 39 milhões. A empresa também busca financiamento junto ao Governo Federal para melhoria do sistema de abastecimento de água do município, no valor de R$ 13 milhões.

Fora dos recursos do PAC, o prefeito de Corumbá disse que durante a visita de Lula vai tentar convencer os ministros a garantir recursos para saneamento básico. "Corumbá é o maior município do Pantanal, reserva da biosfera, e joga seu esgoto no rio Paraguai por não contar com rede coletado e sistema de tratamento", reclama.

Laerte Tetila, de Dourados, pediu ao governo federal R$ 39 milhões para saneamento. Também consta dos planos do prefeito investimento de R$ 23 milhões em obras de complementação urbana, incluindo a construção de dois conjuntos habitacionais, totalizando R$ 62 milhões já na primeira fase do PAC.