23.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10831

Cientistas encontram peixe considerado fóssil vivo

0

2007-08-01 17:07:37

   Cientistas estão realizando testes genéticos em um peixe raríssimo – considerado um "fóssil vivo" – encontrado na Indonésia. O peixe pode ser o segundo exemplar de sua subespécie a ser encontrado até hoje.


  Por muito tempo, especialistas acreditaram que peixes do tipo do celacanto tivessem se extinguido há cerca de 70 milhões de anos, mas uma subespécie foi encontrada na África em 1930 e depois, em 1998, uma outra foi encontrada na Ásia.


 Os celacantos têm uma aparência incomum, com barbatanas que se assemelham a patas. Eles também podem fazer uma manobra incomum no leito do oceano, parecida com "plantar bananeira", possivelmente para procurar por comida.
Segundo especialistas, esses peixes azuis representam uma oportunidade única de estudar a evolução das espécies, já que seus fósseis datam de 350 milhões de anos atrás.


  O novo espécime de celacanto foi achado há dois meses por um pescador ao norte da Ilha das Celebes, parte do arquipélago indonésio.



Enigma


  Mais de 300 exemplares da subespécie Latimeria chalumnae já foram encontrados nas águas do arquipélago das Comores, na costa sudeste da África. Mas a subespécie asiática Latimeria menadoensis sempre deixou perplexos os cientistas.


 "Quando o celacanto indonésio apareceu em 1998, muita gente saiu para tentar encontrar outros na área, mas ninguém havia conseguido até agora", disse Peter Forey, um especialista em celacantos do Museu de História Natural de Londres.


 "O fato de que outro espécime foi encontrado (na região) é significativo; ele confirma essa é a localização genuína de outra população de celacantos."


 Os testes em andamento devem confirmar se o peixe encontrado é de fato da subespécie asiática e poderiam ajudar a responder por que as duas subespécies se separaram e vivem a milhares de quilômetros uma da outra.


 "Estimativas feitas a partir do perfil genético do peixe encontrado em 1998 indicam que elas se separaram há entre quatro e cinco milhões de anos. Porém, uma análise da geologia dos oceanos, indica que eles devem ter se separado há cerca de 30 milhões de anos", disse Forey.

DOF apreende caminhonete recheada de maconha

0

2007-08-01 16:18:37

   Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) realizaram a apreensão uma caminhonete F-1000 sem placas, recheada de maconha. O veículo foi localizado na manhã de hoje, às 10h30, abandonado as margens da rodovia MS 164, na região do Copo Sujo em Ponta Porã. A droga, distribuída em diversos tabletes, pesou 3 toneladas.


   De acordo com informações policiais, durante checagem no chassis da caminhonete foi constatado que o veículo foi furtado no último dia 16 em Campo Grande. A vítima é Fátima de Corvali Angelo da Silva. A placa do carro, segundo foi constado no boletim de ocorrência, seria HSJ 8786 de Campo Grande.


  Conforme informações do DOF o veículo chamou a atenção da polícia porque não obedeceu ordem de parada na noite de ontem. Oapesar de perseguido o condutor conseguiu fugir. Os policiais ainda continuaram nas proximidades do local onde o fato foi registrado, e localizaram a caminhonete. Ninguém estava dentro do veículo. A droga foi encaminhada para a sede do DOF em Dourados.

Com poliduto, MS será maior exportador de álcool

0

2007-08-01 15:46:37

   O governador André Puccinelli disse hoje (01), em entrevista ao Bom Dia MS, que os seis projetos entregues ontem (31) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva são vitais e estruturais para Mato Grosso do Sul.  Para Puccinelli, o poliduto, com investimentos previstos de R$ 2 bilhões, tornaria o Estado o maior exportador de álcool do Brasil.


     De acordo com o governador, a Petrobrás já está estudando o projeto. O conselho da estatal já avaliou a viabilidade econômico-financeira da primeira etapa, que seria o trecho Campo Grande até Bataguassu ou um outro destino. Segundo Puccinelli, se fosse Campo Grande/Bataguassu seria utilizado o transporte do rio Paraná, descendo pelo Tietê e unindo-se à Paulínea.


    “Se descer mais ao sul do Estado, onde estão localizadas as usinas, há possibilidade de sair direto para o Paraná e a exportação pelo Porto de Paranaguá ou mais ao sul, ainda pode passar por Santa Catarina e a exportação ocorrer pelo Porte de Santa Catarina, São Francisco do Sul/Itajaí”, explica.

 Estadualização

  Outro projeto entregue ao presidente é a estadualização da BR-163, com  a cobrança de pedágio. Segundo o governador, atualmente São Paulo cobra R$ 5,00 por eixo nos pedágios, que são instalados a cada  50 quilômetros ao longo das estradas, mas pesquisas mostram que o valor cobrado ficaria abaixo de São Paulo (R$ 4,00) e a cobrança seria feita a cada 80 quilômetros, isso por causa do fluxo intenso de veículos.


   “Num período de 10 anos, teríamos a duplicação da 163, desde a entrada por Sonora,no norte, até a saída no sul para o Paraná. São aproximadamente 900 quilômetros”, afirma Puccinelli, esclarecendo que a pesquisa também foi realizada com a população e o projeto  teve índice de aceitação muito grande.

Outros projetos

   Para o governador, o projeto de construção de um terminal de cargas no Aeroporto Internacional de Campo Grande poderia tornar a Capital o epicentro do futuro Mercosul. Outras reivindicações entregues ao presidente são a federalização da MS-040; a implantação de linhões de energia elétrica para atender a demanda de empresas e indústrias que se instalarão no Estado e a construção de uma ferrovia, ligando Marcaju/Dourados ao Paraná, para escoar a produção de grãos da região Centro-Oeste.

Saúde: Herdeiros do vírus desafiam a AIDS

0

2007-08-01 15:45:37

Patricia Zaidan e Fernanda Quinta


      Ninguém antes deles viveu para contar como é nascer e crescer sob o fantasma da aids – no começo da década de 80, os bebês infectados pela mãe não tinham a menor chance de sobrevida e morriam logo.Vinte e cinco anos depois da descoberta da síndrome da imunodeficiência adquirida e 19 anos após o surgimento do AZT, o remédio pioneiro contra a doença, essa é a primeira geração de herdeiros do HIV que se aproxima da idade adulta. Eles começam a definir a própria identidade, ensaiam uma escolha profissional e experimentam o sexo. Nesse período de passagem, enfrentam um desafio um tanto mais agudo do que para a maioria dos jovens: a aids ainda é uma doença carregada de mitos, associada à morte, ao preconceito e ao isolamento social.


    Somase a isso o fato de que,em geral já órfãos, lidam com os sofridos efeitos colaterais do tratamento (hoje à base de um coquetel que combina até 17 drogas) e com o dilema de revelar ou esconderque são soropositivos. Se foram uma incógnita para os pesquisadores, que não sabiam como se desenvolveriam e quanto tempo resistiriam, eles agora dão uma resposta para a ciência:podem levar uma vida normal.Tentam compensar a limitação física se esforçando nos estudos ou no trabalho e se agarram ao lado leve da vida."Os jovens que acompanho saem com os amigos, vão a shows, a baladas, viajam, quase todos namoram", diz o infectologista Sidnei Pimentel,do  Centro de Referência e Treinamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (CRT/Aids).

A ROTINA
      O paulistano Pedro tem 19 anos. Como 90% dos casos de transmissão vertical, ele pode ter sido infectado no parto, quando pele e mucosas entram em contato com o sangue da mãe. Gosta de ler jornais e revistas, se anima quando arruma uma discussão sobre política e entende de black music. Apesar de apresentar os sintomas e de estar bem mais magro, sente que já superou o pior.


     "Quando me contaram, aos 8 anos, que era portador do vírus, tive medo, pensei: ‘Vou morrer logo’. Depois, vi que não era bem assim, que havia um monte de gente morrendo por outras causas", diz ele, que já enfrentou várias doenças oportunistas. O desconforto atual de Pedro é a discriminação profissional. Nos processos de seleção, tudo vai bem até a etapa do teste de saúde. Acaba reprovado ao comunicar, aos que solicitam exames de sangue, que é portador do HIV.


    "Aí, inventam uma porção de desculpas e me dispensam. Nunca alegam que é por causa da aids, porque sabem que conheço meus direitos e iria denunciá-los." Mesmo assim, aposta no futuro: quer seguir com os planos de estudar computação, casar e construir uma família. "Ter o vírus não é uma realidade que fica o tempo todo martelando a minha cabeça", afirma. Pedro só não esquece que o portador do vírus precisa ser responsável na relação sexual. "Meu pai e minha mãe foram muito inconseqüentes, transaram sem camisinha, e ele usava drogas. Resultado, quem está pagando por isso sou eu", conta Pedro, que, órfão desde cedo, chegou a morar numa casa de apoio para crianças portadoras de HIV.

O SEXO
   A primeira transa, o medo de contaminar o parceiro ou de ser rejeitado por ele mobilizam essa geração. Aos 15 anos, a paulistana Ana não beijava na boca se tivesse afta. Se as carícias ficavam quentes, ela dava um jeito de esfriar o namorado. "Não sabia como poupá-lo do vírus." O romance acabou um ano depois, por pressão da mãe do garoto, que fez de tudo para ele se afastar da namorada soropositiva. Aos 17, Ana conheceu outro rapaz pela internet. Foi com ele que deixou de ser virgem. "Eu estava menstruada e não havia contado que tinha o vírus." Na época, ela ensinava, numa peça de teatro, a colocar a camisinha, mas se atrapalhou na hora de pôr as lições na prática. "A iniciativa partiu dele. Me passou tanta segurança que o sexo rolou." Ana, então, revelou ser portadora: o rapaz arregalou os olhos e saiu calado.


   Ela dava o romance por encerrado quando, ainda no ônibus, o celular tocou. Era ele dizendo que tudo continuaria como antes. Como outra pessoa qualquer,um soropositivo tem que adotar a  camisinha, e, se ela furar, deve agir rápido. Isso significa levar o parceiro, em até 72 horas, ao sistema de saúde para a profilaxia pósexposição, que reduz a possibilidade de contágio. No caso de a dupla resolver ter filhos, é imprescindível que a mulher infectada use a medicação anti-retroviral durante a gravidez e o parto. O risco de transmitir o vírus para o bebê, antes de 25%, com o tratamento caiu para 2%.

Ministro defende ampliação da licença-maternidade

0

2007-08-01 15:01:37

    O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu hoje (1) no lançamento nacional da Semana Mundial de Amamentação, a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses em todo o país. A proposta é da senadora Patrícia Saboya (PSB-CE) e está em discussão no Congresso com votação prevista para este ano. "Eu defendo fervorosamente a ampliação da licença-maternidade.


    Ela  permite que a mãe fique mais tempo com o bebê, facilita o prolongamento do aleitamento nos seios e reduz um pouco a ansiedade da mãe ao voltar ao trabalho e saber que seu filho está em casa precisando dela ou adoentado", disse o ministro.


   Temporão lembrou que em vários estados e municípios, leis locais já estão ampliando o tempo de permanência da mãe em casa ao lado do bebê. É o caso do município do Rio, onde além da licença-maternidade são concedidos outros oito meses de licença para as mães que amamentam.

Banco Real oferece salários de R$ 3,7 mil a trainees

0

2007-08-01 14:54:37

    O Banco Real recebe até o dia 2 de setembro as inscrições para o Programa de Trainee 2008. Os salários oferecidos chegam a R$ 3,7 mil, mais benefícios, como vale refeição, participação nos resultados e assistência médica.
Os interessados devem fazer a inscrição no site www.bancoreal.com.br/trainee.

    Para participar da seleção, os candidatos devem ter inglês avançado e ter concluído o curso de graduação entre junho de 2005 e dezembro de 2007.


   O processo seletivo consiste em etapas com testes virtuais, dinâmica em grupo, teste em inglês e entrevistas. O resultado final deve ser divulgado em dezembro. O Programa de Trainee do Banco Real tem duração de 24 meses.


Programas reduziram em 21% a desigualdade no Brasil

0

2007-08-01 14:38:37

Pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que os programas de transferência de renda com condicionalidades (PTRC), como o Bolsa Família, contribuíram para a queda da desigualdade no Brasil na última década. De acordo com o estudo, ações como estas geraram uma redução de 21% no coeficiente de Gini brasileiro, índice que mede a desigualdade de distribuição de renda em uma sociedade
O estudo, que foi realizado por cinco pesquisadores do Ipea, levou em consideração o período que vai de meados da década de 90 até os últimos anos deste século. Além do Bolsa Família, os estudiosos também analisaram programas semelhantes em dois países vizinhos: o "Chile Solidário" e o "Oportunidades" desenvolvido no México. Enquanto que no México as ações de transferência de renda apresentaram impacto bem semelhante ao do Brasil, no Chile, a iniciativa gerou uma queda menos expressiva, de 15% na desigualdade de renda da população.

Apesar do impacto significativo, os programas de transferência são responsáveis por menos de 1% da renda total dos três países analisados. Mesmo  com os inúmeros problemas relacionados às altas taxa de desemprego, o trabalho é a principal fonte de renda em todos os três países do estudo, sendo que, no Brasil, responde por 72,6% dos rendimentos da população. As transferências diretas governamentais, por meio dos PTRCs e da seguridade social, são a segunda maior fonte de renda das pessoas, e seus pesos vêm aumentando nos três países. Só a seguridade social é responsável por cerca de quase um quarto da renda dos brasileiros e, segundo o estudo, é um dos fatores que, na contra-mão, vem contribuindo para o aumento da desigualdade de rendimentos entre as camadas sociais.

Os Programas de Transferência Condicionada de Renda (PTCRs) têm ganhado popularidade nos países em desenvolvimento, graças, sobretudo, ao caráter populista que agrega, favorável à popularidade dos governos. Esses programas consistem essencialmente na transferência de quantias em dinheiro para famílias pobres, por meio de contrapartidas dos beneficiados. No Brasil, o governo destina anualmente cerca de R$ 9 bilhões para tais programas. Só este ano o Bolsa Família já destinou R$ 5 bilhões à famílias carentes, com renda inferior a R$ 120,00.

De acordo com o estudo, o impacto favorável desse tipo de ação na redução da desigualdade tanto do Brasil quanto do México se deve ao fato de eles serem bem focalizados, e claro, de caráter massivo. Via de regra, nos programas de transferência de renda 60% dos recursos se destinam aos 20% mais pobres. “Nesse sentido o Bolsa Família parece ter a melhor focalização em termos de um menor ‘vazamento’ das transferências, já que os 40% mais pobres recebem 80% dos benefícios do programa”, argumentam os estudiosos. Entre os aptos a receber o auxílio, o programa possui uma incidência menor nas camadas com maior renda.

Apesar disso, os pesquisadores alertam que os programas de transferência de renda não podem ser vistos como uma “panacéia” e devem vir acompanhados de políticas estruturais mais amplas, que visam garantir o sustento da população por meio do trabalho. “A sua expansão certamente encontrará limites administrativos e, principalmente, fiscais. Além do mais, dado o peso que as rendas do trabalho e da seguridade têm na distribuição da renda total, reduções sustentáveis da desigualdade dificilmente serão atingidas sem políticas para o mercado de trabalho, bem como de correção do viés regressivo das pensões e das aposentadorias”, destaca o estudo.

ITA abre inscrições para o vestibular 2008

0

2007-08-01 14:11:37

    Instituto Tecnológico da Aeronática (ITA ) está com inscrições abertas para o vestibular 2008. Os interessados em concorrer a uma das 130 vagas podem se inscrever pela internet até o dia 15 de setembro. A taxa custa R$ 90.
    Para se inscrever, é necessário ser brasileiro(a) nato(a), solteiro(a) e não arrimo de família e ter no máximo 23 anos até o dia 31 de dezembro de 2007.

    A relação dos inscritos e os locais de prova serão divulgados no dia 11 de novembro. As provas serão aplicadas nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro e terão a seguinte ordem: física no primeiro dia, português e inglês no segundo, matemática no terceiro e química no último. A lista de aprovados será divulgada no dia 28 de dezembro.

   O ITA oferece cursos de engenharia em cinco modalidades: aeronáutica; mecânica aeronáutica; civil aeronáutica; eletrônica e de computação.

Caixa-preta do Airbus da TAM indica falha do piloto

0

2007-08-01 13:38:37

A caixa-preta do Airbus-A320 da TAM que caiu em São Paulo no dia 17 indica que houve erro do piloto na operação da alavanca de aceleração das turbinas, além de captar o desespero dos pilotos em tentar frear o avião no solo. Embora menos provável, uma pane no computador do avião também não pode ser descartada, isoladamente ou em conjunto com o provável erro humano.

A reportagem teve acesso aos dados, que chegaram ontem ao Congresso em um CD-ROM com cerca de 60 arquivos de dados e áudio. A primeira falha, cuja hipótese havia sido antecipada pela Folha na semana passada, ocorreu pouco antes do pouso, quando o manete de controle do motor direito foi mantido numa posição de aceleração. Deveria estar em ponto morto, como o outro manete.

Ao pousar, os sistemas eletrônicos interpretaram esse procedimento como um desejo do piloto de acelerar. As duas turbinas passaram a acelerar automaticamente. Os freios aerodinâmicos não foram acionados. O freio automático dos pneus também não funcionou. Pode ter contribuído para a aceleração anormal um segundo erro: apenas o manete da turbina esquerda foi colocado na posição de reverso máximo. Essa turbina estava com o reversor, equipamento que auxilia a frenagem ao inverter o fluxo de ar na turbina, funcionando -a outra, não.

Mesmo com o reversor inoperante na turbina direita, o procedimento correto deveria ter sido colocar ambos os manetes em reverso. Mas o direito permaneceu acelerando, segundo o registro. A Airbus divulgou comunicado na semana passada alertando operadores de seus aviões justamente sobre a necessidade de cumprir essas duas operações, baseada já em dados preliminares da caixa-preta. Houve outros acidentes semelhantes com o A320 atribuídos a falha do piloto.

O avião da TAM estava com o reversor direito desativado havia quatro dias, em razão de um problema hidráulico. Perdendo o controle, o piloto então tentou parar o avião pressionando os dois pedais à sua frente, freando os pneus do trem de pouso. Ao mesmo tempo, com as mãos, segurou o quanto pôde o mecanismo interno que controla a direção da bequilha, a roda da frente do equipamento.

Mas as turbinas continuaram a acelerar. Na semana passada, o brigadeiro responsável pela investigação, Jorge Kersul, disse que não está excluída a hipótese de falha nos computadores. "O dado do parâmetro pode indicar que o manete estava em tal posição, mas quem prova que o problema não foi eletrônico? O manete pode estar em outra posição e o problema ser de sinal eletrônico que o computador está emitindo. A gente pode ouvir algo [no gravador de voz] que o manete não sai do lugar, está enroscado", disse à CPI do Apagão Aéreo.

O arquivo de áudio a que a Folha teve acesso revela que o piloto e o co-piloto emitem frases lacônicas, mas importantes. Ao tocar o chão na pista principal de Congonhas, uma voz na cabine diz: "Reverso um apenas". Ou seja, o piloto e o co-piloto sabiam que só um reversor estava operante. Em seguida, outra frase: "Spoiler nada…". Ou seja, os spoilers (freios aerodinâmicos na parte de cima das asas), que abrem automaticamente no pouso, não funcionaram.

O tom fica dramático: "Desacelera, desacelera, desacelera!". Aumenta o pânico: "Não dá, não dá, não dá". Por fim, a frase já conhecida: "Vira, vira, vira". Quem ouviu as gravações completas e repassou o conteúdo à Folha não quis revelar as palavras finais captadas dentro da cabine de comando, segundos antes de o avião explodir, matando 199 pessoas.
Os dados serão analisados hoje pelos deputados com auxílio de técnicos da FAB. Além da falha humana e eventualmente de computadores, há uma terceira hipótese derivada das anteriores. O piloto teria realmente puxado os dois manetes para a posição correta na hora do pouso -a posição conhecida como "idle", ou "ponto morto", em português.

Por algum defeito, o manete direito não teria se encaixado o suficiente para emitir o sinal eletrônico para o computador de bordo. Quando um avião como o Airbus-A320 se aproxima da pista para fazer um pouso, o piloto e o co-piloto devem introduzir nos comandos da cabine os dados a respeito da aterrissagem. Nesse momento, os manetes podem ainda ficar na posição chamada "climb", que significa "subir".

O computador sabe que o vôo está no final e desacelera as turbinas. Ao tocar o solo, entretanto, é importante que os dois manetes estejam então na posição "idle". As caixas-pretas indicam que o manete da direita estava ainda na posição "climb", ou ainda "near idle" (quase desacelerada) quando o Airbus tocou a pista.
Nessas horas, quando o peso da aeronave aciona os sistemas hidráulicos do trem de pouso, o computador está programado para acionar os freios aerodinâmicos (flaps e spoiler) e o freio dos pneus. Só que nada disso aconteceu. Assim que o Airbus tocou o solo, as duas turbinas voltaram a ser acionadas. Uma delas estava com o reversor acionado (do lado esquerdo) e o fluxo de ar passou a ser invertido, ajudando a frear um pouco o equipamento.

Do lado direito, porém, a turbina continuou a aumentar a força, como se o avião tivesse de fazer nova decolagem. Pela tentativa do piloto em "segurar" o avião, é possível que ele tenha adernado à esquerda já no começo do pouso. Sobre a pista de Congonhas, as caixas-pretas ainda não encerram a polêmica. Mas o fato de o piloto ter conseguido manter o avião na pista indica que a aderência não poderia estar muito abaixo do padrão.

Deputados e produtores discutem erradicação da aftosa

0

2007-08-01 13:16:37


A portaria 94, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que coloca em consulta pública o projeto da Instrução Normativa (IN) – que propõe reunir as legislações de combate a Febre Aftosa no País – será tema da discussão entre produtores rurais e deputados da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, Agrária e Pesqueira da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O debate será hoje (1°/08), a partir das 17 horas, na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL).

Participam da reunião o presidente da FAMASUL, Ademar Silva Júnior, com os deputados que integram a Comissão, Márcio Fernandes (PSDB) presidente, Zé Teixeira, (PFL) vice-presidente, e os demais membros, Reinaldo Azambuja (PSDB), Júnior Mochi (PMDB).

O setor produtivo deve apresentar algumas propostas como contribuição à Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, para aprovar procedimentos que visam à erradicação e prevenção da febre aftosa no país. O MAPA publicou no último dia 20 de julho, no Diário Oficial da União, a Portaria 94 colocando em consulta pública o projeto desta Instrução Normativa. A proposta é reunir legislações, dando um corpo único ao programa de combate à doença; tratando das responsabilidades; do atendimento a focos; reconhecimento e manutenção de zonas livres; vacinação e trânsito de animais susceptíveis; seus produtos e subprodutos; assim como introduzir novos conceitos, como o de ‘zona de contenção’, aprovado durante a 75ª reunião ordinária da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), realizada em maio deste ano, em Paris.

Outro ponto importante é que a proposta contemple as recomendações da última missão da União Européia, cumprindo compromissos assumidos pelo Brasil com países importadores de carne bovina. “È importante que as lideranças se reúnam para discutir o assunto e apresentem, de forma organizada e em consenso, sugestões e contribuições ao Plano Nacional de erradicação da Febre Aftosa, que realmente atendam as necessidades do Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou o presidente da FAMASUL.

A Comissão de Fronteira da entidade também participa das discussões, com uma proposta de redução da zona de alta vigilância para a Febre Aftosa. O prazo para apresentação de sugestões é de 30 dias a partir da publicação da portaria 94. Os comentários, tecnicamente fundamentados, deverão ser encaminhados por escrito até o dia 18 de agosto para Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Secretaria de Defesa Agropecuária / Departamento de Saúde Animal / Coordenação de Febre Aftosa (Mapa/SDA/DSA/CFA).


Amambai: Funasa adquire três viaturas para atender índios

0

2007-08-01 12:48:37

A Coordenação Regional da Funasa no Mato Grosso Sul (Core/MS) em parceria com a prefeitura municipal de Amambaí, foi beneficiada hoje (31) com a aquisição de três viaturas e duas ambulâncias, com recursos da Secretaria de Assistência à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, destinadas a atender à saúde da população indígena da etnia Guarani Caiuá daquela região.

O Coordenador Regional da Funasa Gilmar Gonçalves, recebeu em seu gabinete o prefeito de Amambaí, Sergio Barbosa para assinatura do contrato de sessão de uso de cinco viaturas.

De acordo com o coordenador, “as viaturas tem a função de viabilizar a gestão do Pólo no atendimento às aldeias vinculadas aos Pólo-base de Amambaí no sentindo de agilizar o acesso da população à saúde”, declarou Gilmar.
Segundo o prefeito de Amambaí, Sérgio Barbosa, as viaturas ficarão a disposição para atender a comunidade indígena do Pólo-base do município de Amambaí. ”As viaturas ficarão também a disposição, durante 24 horas, da Casa de Saúde do Índio (Casai), atendendo a saúde indígena”, esclareceu Sérgio.

O chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena do Mato Grosso do Sul (Dsei/MS), Nelson Olazar, afirmou que as viaturas já estão no Pólo de Amambaí atendendo as equipes multidisciplinares de saúde no atendimento à população indígena“.
O município de Amambaí possui uma população estimada em 11 mil indígenas que moram na região.

17º R C Mec intensifica treinamentos para os Jogos Marciais

0

2007-08-01 12:19:37

Assessoria

                No mês de agosto, estará ocorrendo em Brasília os Jogos Marciais do Exército Brasileiro. Os Jogos Marciais
ocorrem a cada dois anos, e trata-se de uma competição esportiva entre todos os Comandos Militares do Brasil.

                Vários atletas de Amambai estarão presentes nos Jogos, e representarão nosso Regimento nas competições de judô, orientação, e corrida rústica.

                Como novidade, o 17º R C Mec estará enviando, pela primeira vez, um militar do segmento feminino para as competições. Trata-se da Aspirante-a-Oficial Médica Mariana, que tem se destacado nas provas de corrida rústica e orientação no nosso Estado.

Copa Assomasul: Caarapó prepara-se para a segunda fase

0

2007-08-01 11:50:37


Sérgio da Luz

                A equipe de Caarapó se prepara para jogar a segunda fase da Copa Assomasul de Futebol, que será realizada no dia 11 de Agosto na cidade de Dourados. Além de Caarapó estão na etapa Tacuru, Novo Horizonte do Sul, Naviraí e a anfitriã Dourados. Duas equipes se classificam para a terceira fase.

                A classificação veio após a primeira rodada, disputada em Jaraguari, quando a agremiação caarapoense, comandada pelo treinador Joarez Camargo, venceu o time de Corguinho (6 x 0) e Terenos (6 x 1). Os outros classificados do grupo foram Ribas do Rio Pardo e Jaraguari.

                A Copa dará prêmio no total de R$ 5,5 mil aos municípios vencedores, sendo R$ 2,4 mil para o primeiro colocado, R$ 1,5 mil para o segundo, R$ 1 mil para o terceiro e R$ 600 para o quarto, além de troféus e medalhas para os atletas. 

                O campeonato conta com apoio da Assembléia Legislativa, Banco do Brasil, Enersul, SDI Informática, B & C Construtora e Comissão de Arbitragem da Federação de Mato Grosso do Sul.

17º R C Mec: Oficiais participam de exercício

0

2007-08-01 11:14:37


Assessoria


              Na semana passada, sete oficiais do Regimento Solon Ribeiro participaram do Exercício de Simulação de Combate do Sistema de Adestramento de Batalhões e Regimentos (SABRE) que ocorreu na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (em Dourados). Este tipo de treinamento é uma simulação de combate através do uso de computadores.

                A atividade ocorreu por três dias consecutivos, sem interrupção, e participaram todas as organizações militares subordinadas à 4ª Bda C Mec. Coube ao 17º R C Mec desempenhar o papel da Força Oponente (For Op), para que o Estado-Maior da 4ª Brigada avaliasse a atuação dos oficiais da Força Azul.

                Exercícios como estes são baseados em programas de computador, e visam treinar os oficiais para que tomem, em uma situação real, as decisões mais acertadas. Cada atitude dos oficiais é analisada pelos computadores que calculam as conseqüências das decisões tomadas como, por exemplo, perda de vidas humanas e de material.

                A grande vantagem do uso do computador é a economia de material, combustível, alimentação, etc., pois não há necessidade de se deslocar tropas no terreno, para este tipo de treinamento, como acontecia antigamente.

Caarapó: “Deda” mantêm escolinha de formação de atletas

0

2007-08-01 10:08:37

Sérgio da Luz

                Dos campos de Caarapó, a grandes clubes brasileiros e europeus. Essa foi à trajetória de João Baratelho Cavanha, conhecido popularmente em Caarapó como “Deda”. Ainda jovem embarcou num sonho: “Ser jogador de futebol”. Após 12 anos Deda voltou às origens, agora mantêm em Caarapó uma escolinha de futebol, passando um pouco de tudo o que aprendeu a aproximadamente 140 crianças.

Trajetória – Deda sempre se destacou nas escolinhas municipais, e com apenas 17 anos, seguiu para o time do Ubiratam de Dourados, onde ficou por seis meses. Iniciava ali sua trajetória no futebol. Em seguida foi para o Internacional de Porto Alegre, onde jogou por um ano e meio, o Ubiratam não aceito a proposta do time gaúcho para ficar com Deda, vendendo-o para o Fluminense do Rio de Janeiro. “No Flu foi o meu melhor momento do Futebol, estava no auge da minha forma física, além da honra de vestir a camisa de um dos maiores times do Brasil” destaca Deda.

                O meio campista nunca poderia imaginar tamanha glória dada a ele pelo futebol, passou pelas equipes do Figueirense-RJ, Catanduvense –SP,Santa Cruz – PE, Itumbiara – GO, Anapolina – GO, Vitória – ES.

                Em 1996, foi convidada para jogar em um time de Portugal, proposta que não poderia recusar. Jogou nos times do Freamunde e no Câmara dos Lobos, times da segunda divisão do futebol português.

                Encerrou sua carreira em 2000, após quatro anos no futebol europeu, jogou por mais seis meses na equipe Universal, no Rio de Janeiro, em seguida parou. “Parei por opção própria, já estava com 32 anos, e havia me machucado várias vezes, estava satisfeito como profissional” disse.

 Trabalho com as crianças –  Após encerrar a carreira, Deda retornou a Caarapó, abrindo uma escolinha de Futebol para crianças de 07 a 17 anos. Atualmente o trabalho conta com cerca de 140 crianças, nas duas escolinhas que mantêm, uma pela prefeitura municipal e outra pela AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).

                A escolinha já vem colhendo bons resultados, dois garotos já fazem parte das equipes de base do Fluminense e outros três jogam no clube Sete de Setembro de Dourados “o nosso trabalho, além de manter os lados sociais, de tirar as crianças da rua, das drogas, dos vícios, também queremos formas verdadeiros atletas, dando a eles oportunidades de resalizarem o sonho que toda a criança têm, ser jogador de futebol” acrescenta. 

IBGE prorroga prazo para coleta de dados para censo

0

2007-08-01 09:30:37

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) prorrogou para o dia 15 o prazo para coleta de dados populacional e o Censo Agropecuário. Segundo o instituto, os recenseadores estão encontrando dificuldades para a coleta de dados em algumas regiões, principalmente em áreas rurais.

Em alguns Estados, as dificuldades são no deslocamento dos recenseadores por conta de estradas prejudicadas com o excesso de chuva. Além disso, algumas famílias tem imposto dificuldades atender os agentes.

Em Três Lagoas os recenseadores também encontraram resistência entre moradores de classe média e alta. De 15.039 residências e 21.174 locais visitados, pelo menos 280 residências não atenderam os recenseadores. No Estado o censo foi encerrado com 99% dos municípios visitados em Campo Grande e 100% nas demais regiões do Estado.

De acordo com o IBGE, mesmo com atraso na coleta dos dados, a divulgação dos dados preliminares está mantida para 31 de agosto.

Festival de Inverno de Bonito agita o Estado a partir de hoje

0

2007-08-01 09:05:37

Começa hoje (1 de agosto) o município de Bonito, a 245 quilômetros de Campo Grande, vai se transformar na cidade mais cultural de Mato Grosso do Sul, com a abertura da 8ª edição do Festival de Inverno, que promete agitar o Estado até o próximo dia 5 de agosto (domingo).

A expectativa é que o município receba aproximadamente 30 mil visitantes durante os cinco dias de Festival, que apresenta diversas atrações culturais no campo das artes plásticas, teatro, música, dança, tudo isso aliado à preservação ambiental, num cenário único de uma natureza exuberante e conservada. A rede hoteleira da cidade está preparada para abrigar os turistas e que mesmo com o frio é possível aproveitar a semana para conhecer os atrativos naturais de Bonito.

“Acredito que o Festival atrairá bastante gente. Nossa expectativa é grande. Considerando uma estimativa modesta, esperamos entre 20 mil a 30 mil visitantes, aproximadamente seis mil pessoas por dia, além da comunidade local”, declarou. “Bonito tem uma boa estrutura. A rede hoteleira tem condições de abrigar todas as pessoas que nos visitam”, afirmou o prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo (PMDB).

A principal novidade do festival deste ano, em termos de organização do evento, é que as atividades estarão concentradas na Praça da Liberdade e na Grande Tenda. Um corredor fará a ligação entre os dois locais. “Neste ano, os eventos do Festival vão girar em torno da Praça da Liberdade, que foi totalmente revitalizada, inclusive com a construção do monumento da Piraputanga. Todas as atividades estarão integradas nesta praça, com exceção dos grandes shows, que serão realizados na Grande Tenda”, afirmou.

José Arthur explicou que a data do festival foi estrategicamente escolhida pela comunidade local, levando em conta que julho é um mês com bastante movimento turístico, devido às férias escolares e em agosto, o número de visitantes costuma diminuir.

Recentemente, o secretário de turismo de Bonito, Augusto Mariano, afirmou que a administração municipal prevê que a movimentação financeira nos cinco dias do festival aqueça a economia local. Ele estima que os cofres públicos arrecadem aproximadamente R$ 2 milhões.

Além dos eventos relacionados ao festival, o visitante pode aproveitar para conhecer as belezas naturais do município. “Vários passeios podem ser feitos mesmo no inverno, como o da Gruta do Lago Azul, arvorismo, passeios de bote, turismo rural, cavalgadas, e mesmo o mergulho, já que a temperatura da água é em torno de 22ºC. Mesmo com o frio, as pessoas podem aproveitar”, disse o prefeito.

Atrações do festival- O Festival de Inverno de Bonito terá cinco dias de música, teatro, oficinas, seminários, exposições de artes plásticas, artesanato, cinema, homenagens e extensa produção cultural, colocando lado a lado artistas regionais e de expressão nacional.

Entre as atrações nacionais, que prometem agitar o público sul-mato-grossense, estão cantores renomados como Nando Reis e os Infernais, Rita Lee, Guilherme Arantes e Simone. Grupos e cantores regionais, como Bando do Velho Jack, Chalana de Prata, Dagata e Os Aluízios, Filho dos Livres, Marcelo Loureiro e MS para Geraldo, também abrilhantam o evento.

Outras manifestações culturais, como teatro e artes plásticas, também não ficaram de fora e prometem levar muita cultura para a população do interior do Estado. O poeta e músico Arnaldo Antunes também fará da programação do Festival apresentando seminários e oficinas de poesia.

Esta oitava edição do FestinBonito contará com um orçamento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, investimento superior ao do ano passado, que foi de apenas R$ 700 mil. O secretário estadual de Cultura, Américo Calheiros, afirmou que nesta 8ª edição, o Festival não irá dever em nada às edições anteriores. “Ela promete ser uma das maiores e mais bonitas edições”, salientou o secretário.

Confira a programação completa do Festival de Inverno de Bonito:
DIA 01 DE AGOSTO (Quarta-feira)

Praça
18h Cerimônia de Abertura
19h Show com Geraldo Espíndola
Exposição Artesanato MS
Abertura da Feira do Artesanato

Galeria do Festival
19h Abertura das exposições / Artistas MS
Grande Tenda
21h Show Gerações com artistas de MS

DIA 2 DE AGOSTO (Quinta-feira)
Escola Sagrada Família
9h – 12h / 14h – 17h Oficinas de Arte

Galeria do Festival
9h – 22h Exposições Artes Plásticas / Artistas MS
Praça
10h – 22h Feira de Artesanato
16h Teatro Circo / Burundanga / Comédia Del Arte
Grupo Libertarte (MS)
18h – Festival Ecocine de Vídeo
Filmes: Terra das Águas (MS) – 50 min
           Corguinho e seus et’s (MS) – 15 min

Palco Fala Bonito
17h Dança Bonito
20h Show com o Bando do Velho Jack
Grande Tenda
23h Show com Nando Reis – Luau MTV

DIA 03 DE AGOSTO (Sexta-feira)

Escola Sagrada Família
9h – 12h / 14h – 17h Oficinas de Arte

Galeria do Festival
9h – 22h Exposições Artes Plásticas / Artistas MS

Teatro Escola
11h Teatro Circo / Burundanga / Comédia Del Arte
Grupo Libertarte (MS)
9h – 12h / 12h – 16h Dança Contemporânea em Domicílio

Praça
10h – 22h Feira de Artesanato
16h Teatro MS na Praça
18h – Mostra de Videodança
19h – Festival Ecocine de Vídeo
Filmes: O céu e a água (MT)
          As coisas que vem das coisas (MS)
19h40 – Teatro híbrido ator-boneco / Gutac / Inecon (MS)

Palco Fala Bonito
17h Teatro de Bonito
20h Show com Filho dos Livres
Grande Tenda
23h Show com Simone

DIA 4 DE AGOSTO (Sábado)

Escola Sagrada Família
9h – 12h / 14h – 17h Encerramento das oficinas

Galeria do Festival
9h – 22h Exposições Artes Plásticas

Praça
10h – 22h Feira de Artesanato
11h Teatro híbrido ator-boneco / Gutac / Inecon (MS)
16h – Teatro / Aurélio e a Chuva (estréia nacional)
                     Casa de Teatro Circo (MS)
18h – Festival Ecocine de Vídeo
Filme: Carajá (MT)
       
20h – Teatro de bonecos / Auto das Pastorinhas
Grupo Giramundo (MG)

Palco Fala Bonito
17h Música de Bonito
21h Show com Chalana de Prata
Grande Tenda
23h Show com Rita Lee

DIA 5 DE AGOSTO (Domingo)

Galeria do Festival
9h – 17h Exposições Artes Plásticas
Praça
10h – 16h Encerramento da Feira de Artesanato
11h Teatro / O palhaço no meio da rua
Casa de Teatro Circo (MS)

Palco Fala Bonito
16h Show com Dagata e os Aluízios

Grande Tenda
18h Show com Guilherme Arantes






Dólar abre o dia em alta de 0,37%, cotado a R$ 1,888

0

2007-08-01 08:50:37

O dólar comercial à vista iniciou as operações desta quarta-feira em alta de 0,37%, cotado a R$ 1,888 na compra e R$ 1,890 na venda.

Fies abre hoje inscrição para adesão das instituições

0

2007-08-01 08:31:37

Instituições de ensino superior privada têm até 10 de agosto (sexta-feira) para aderirem ao Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). A partir de hoje as inscrições já estarão disponíveis para as instituições se inscreverem no programa.

As universidades ainda não credenciadas devem fazer o cadastramento no Sistema Integrado de Informações da Educação Superior e no Sistema do Financiamento Estudantil. Neste caso, a Caixa Econômica Federal emite o termo de adesão.

O Fies destina-se a financiar a graduação de estudantes que não tenham condições de custear as despesas de estudantes que estejam regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Amambai:Família precisa de ajuda urgente na Indiana

0

2007-08-01 07:40:37

Vilson Nascimento

Com o chefe da casa preso por reincidência em um crime hediondo, uma família está sobrevivendo em condições sub-humanas, necessitando de todos os tipos de ajuda na Vila Indiana em Amambai.
Formada pela mãe e nove filhos com idades entre 5 e 16 anos, dois deles portadores de necessidades especiais a família que reside em uma residência “emprestada”, está sobrevivendo há quase um ano com sem água e sem energia elétrica.

Para fazer comida e dar banho nas crianças a mãe, que é empregada doméstica e ganha apenas R$ 250,00 por mês, que juntado com uma pensão recebida pelo filho de 13 anos que é deficiente físico da apenas para comprar comida e materiais escolares, depende da boa ação de um vizinho que fornece água gratuitamente.

No interior da residência não existe qualquer tipo de mobília. Na sala de estar, nossa reportagem encontrou apenas uma mochila escolar pendurada na parede ao lado de um calendário e nada mais. A cozinha não existe. Para fazer a comida durante o jantar a mãe, Nilza Gonçalves de 35 anos, montou uma cozinha improvisada ao lado de sua cama, no quarto onde dorme, já que o almoço é feito pelas próprias crianças, tendo em vista que a mãe sai de manhã para o trabalho e só retorna no final da tarde.

Vivendo praticamente sem um adulto dentro de casa, as condições de higiene, até mesmo por conta da escassez de água é péssima e coloca em sério risco a saúde e a própria vida das crianças e adolescentes, que sem estimulo, convivem com a situação, conformados com as péssimas condições de vida que levam.

Ajuda Urgente- Chegamos até a família de Nilza Gonçalves através do policial militar Adão Nogueira, que em trabalho de rotina tomou conhecimento das péssimas condições que a família está vivendo e resolveu procurar nossa reportagem para pedir ajuda.

O próprio policial, com apoio de membros da Igreja Evangélica a qual pertence, levou cesta básica e cobertores nos períodos de frio. “Mas isso é muito pouco. Essa família precisa de muito mais para sair dessas condições sub-humana, por isso procurei a imprensa para fazermos um apelo a sociedade em geral”, disse o policial.
De posse das informações procuramos o Ministério Público da Infância e da Juventude que se propôs a acompanhar o caso através do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente e entramos em contado com o Poder Público Municipal.

Na última sexta-feira (27) levamos o chefe de gabinete da Prefeitura de Amambai Isaias Lacerda e a assistente social do município Priscila da Silva Lopes até a residência, onde, em contato com os membros da família, os representantes do Poder Público puderam constatar as péssimas condições e a visita já surtiu resultado prático.

A cadeira de rodas do adolescente portador de deficiência física que estava danificada já recebeu reparos e o chefe de gabinete informou que buscaria intervir, junto a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) para viabilizar o reabastecimento da água, fundamental para a manutenção da vida. Igrejas Evangélicas e voluntárias da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que atende a duas das crianças, também tem buscado, dentro de suas limitações, auxiliar a família, mas o apelo fica para toda a sociedade amambaiense.

Precisamos de Sua Ajuda- Apesar de avançarmos um pouco na questão da assistência, ainda precisamos de muita ajuda para tentar oferecer uma qualidade de vida digna e realçar a auto-estima dessa família e com isso, tentar dar a essas crianças, o direito de sonhar com um futuro, hoje inexististe em suas mentes.

A conta de energia da residência gira em torno de R$ 350,00. Na casa falta de tudo, desde fogão até mesa, cadeiras, sofá, cama e até vaso sanitário. As crianças também perecem com falta de roupas, calçados, materiais de higiene, mochilas e materiais escolares e brinquedos.

Fazemos um apelo a toda a população e empresas de Amambai que estiver em sua residência, algum desses itens sobrando, que façam a doação, pois com essa atitude estarão ajudando a resgatar vidas que na situação atual, estão caminhando para sentidos incertos.

Para realizar seus donativos as pessoas poderão procurar a redação do Jornal A Gazeta, próximo ao Clube Amambai, no centro da cidade em Amambai, entrar em contato pelo fone 9626-5630 ou realizar a entrega diretamente à família, que reside na rua José Alves Cavalheiro, número 3946, no final da Vila Indiana, periferia da cidade.


Veja no quadro Holofote ao lado, mais imagens das condições precária que a família sobrevive. Precisamos da sua ajuda