21.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 10823

Aftosa: MS recupera status até maio, diz secretária

0

2007-08-06 00:26:37

A Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turimo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, disse que Mato Grosso do Sul deve recuperar o status de área livre da aftosa com vacinação “no máximo” em maio de 2008.

Ela faz a afirmação porque acredita que ”Mato Grosso do Sul fez o dever de casa”. Sobre o foco da doença no Reino Unido, Tereza Cristina não acredita em impactos no Estado. “Não acredito que haja relação imediata com Mato Grosso do Sul”.

PMDB do Cone Sul se divide sobre aliança com o PT

0

2007-08-05 23:31:37

Na região do Cone Sul, a possibilidade de haver aliança entre o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido, é pouco provável, mas nem por isto é uma impossibilidade para as eleições municipais de outubro de 2008. Em Mundo Novo e Naviraí e Mundo Novo, dificilmente poderá ocorrer, possibilidade que está em aberto em Eldorado, e que é uma incógnita em municípios como Itaquiraí.

No caso de Mundo Novo, deve ser a quarta vez consecutiva em que a rivalidade deve ser posta em jogo na disputa pela Prefeitura. O PMDB, que não digeriu duas derrotas seguidas, por pequena quantidade de votos de diferença, quer voltar ao poder. Diálogo entre as parte é quase o mínimo.
O PMDB de Mundo Novo tem pelo três nomes de pré-candidatos e o governador André Puccinelli já escalou Antônio Cavalcante (Toninho da Importadora) para a disputa. Os petistas tem pelo três nomes (Sueli Grozzi, Vânia Parise e Baltazar Garcia).

Em Naviraí, o PMDB é o partido do vice-prefeito, Ronaldo Botelho, que pode aglutinar a filiação do atual prefeito Zelmo de Brida (filiado ao PR), em mediação que está sendo feita pelo Diretório Estadual. Mesmo que Zelmo fique no partido que está e continue declarando que haverá candidatura única, o Partido dos Trabalhadores poder lançar novamente a professora Joana da Silva, na tentativa de revanche de 2004.

QUADRO INDEFINIDO- A prefeita Sandra Cassone (PT de Itaquiraí) ficou brava quando houve a notícia de que estaria ingressando no PMDB, e desmentiu, dizendo que só sai de sua agremiação, se for expulsa.

Os peemedebistas falam no lançamento da candidatura do agrônomo e ex-vereador, Daniel Mamédio. Só que continua a ser falada sobre a possibilidade de coligação do PT com o PMDB, tendo Mamédio como vice da prefeita, o que nem uma das partes confirma. Mas nos bastidores se comenta de um suposto mal estar, por causa desta possibilidade, entre a prefeita e o vice – Waldir Sell (PDT), mas embora o vice e a prefeita digam que tudo está em paz, é visível a insatisfação do pedetista.

Em Eldorado, o petista Antônio Costa (Tonheca) é secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, mas fala em ser candidato. Há conversas no sentido de se manter aliado da prefeita Mara Caseiro (PDT), que já indicou como candidata a prefeita, a gerente de Administração – Marta Araújo, mas também há tentativa de entendimentos, por parte do candidato do PMDB, Auro Trento.

Em Iguatemi, o PT e o PMDB devem ser adversários, porém ainda não há definição, e até o que aparentemente seja impossivel pode virar uma possibilidade.

Amambai:Corpo de Bombeiros socorre ferido à facadas

0

2007-08-05 22:56:37

Vilson Nascimento

O Corpo de Bombeiros socorreu, agora a pouco, por volta das 22h10, um rapaz de 29 anos, vítima de golpes de faca em Amambai.

Jorge de Ávila, residente na Vila Limeira em Amambai foi ferido com duas facadas, uma no abdome e outra no peito, lado esquerdo e foi atendido no Hospital Regional de Amambai. Segundo o médico de plantão o rapaz apresenta estado grave, com hemorragia interna e será encaminhado para um centro com maiores recursos médicos.
A Polícia Militar de Amambai atua no caso e busca as informações sobre os motivos e a autoria das agressões.

Plantão Agitado- A noite no HR em Amambai está bastante agitada. No momento que a equipe de plantão atendia Jorge Ávila um outro homem chegou à unidade de saúde, também com um ferimento a faca, aparentemente superficial, no peito, lado esquerdo.

Antes o médico de plantão já prestava atendimento a dois adolescentes, vítimas de queda de bicicletas, segundo informações, após colisão com um veículo no centro da cidade e uma dona de casa, com ferimentos na cabeça, aguardava atendimento após sofrer uma queda em casa.


Modelo de MS é flagrado fumando maconha no RJ

0

2007-08-05 22:33:37

O modelo e ator José da Silva Júnior, 30 anos, foi flagrado, segundo o site terra, por policiais militares do 3º Batalhão da Polícia Militar (Méier) fumando cigarro de maconha em bar na Rua Maria Calmon, esquina com Avenida 24 de Maio, no Méier, na zona norte do Rio de Janeiro.

Ele tentou convencer os PMs a não levá-lo à delegacia, alegando que seria "o barman da Malhação". Ele acabou autuado por porte de drogas na 23ª Delegacia de Polícia (Méier) e liberado em seguida.

José Tito é morador de Campo Grande. A assessoria de imprensa da TV Globo afirmou que ele não integra o elenco principal ou a figuração da novela.

Acusado de tráfico de drogas foge algemado em Juti

0

2007-08-05 21:29:37

Acusado de tráfico de drogas em Juti, Eudes Batista da Silva, fugiu algemado enquanto policiais militares faziam buscas na casa dele.

Após denúncias a PM (Polícia Militar) encontrou Silva em um restaurante fazendo ameaças a clientes. Durante revista, foram encontrados com ele dois trouxinhas de maconha.

Diante do flagrante, ele confessou que comercializava drogas e foi com os policiais até a casa dele, onde foram apreendidas mais 14 trouxinhas da droga, prontas para serem vendidas.

Administrativos da Educação terão ganho de até 10%

0

2007-08-05 20:31:37

Os servidores administrativos da Educação em Mato Grosso do Sul terão ganho de 8% a 10% sobre os salários que serão equiparados com os de outras carreiras no mesmo nível. O reajuste integra o pacote de negociações entre o governo do Estado e a Fetems (Federação dos Trabalhadores na Educação), acertados nesta semana. A reposição começa em 2008 e tem como objetivo extinguir a diferença existente para os trabalhadores na Educação que têm nível fundamental e médio, como explicou o governador André Puccinelli (PMDB).

Conforme o governador, a partir de 2008 começa a incorporação de 60% da regência dos professores. Eles receberão em 24 meses o percentual, mais a reposição da inflação do período medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), como explicou o presidente da Fetems, Jaime Teixeira. De acordo com Teixeira, ao fim do período, somente com a incorporação da regência, o diferença no salário dos professores será de 21%, descontando o repasse da inflação.

Puccinelli explicou que a data base dos servidores da Educação, uma das principais reivindicações do setor, depende da aprovação no Congresso Nacional de lei especifica para a categoria. O objetivo do governo federal é instituir um piso nacional para a Educação. Conforme Teixeira, considerando as discussões no Congresso, a data base pode ficar em janeiro. Caso as negociações em nível nacional não tenham êxito, o governo estadual vai instituir a data base em maio.

Para os servidores administrativos de nível médio e fundamental a meta do governo e sindicato é elevar a qualificação. Essa categoria será contemplada com cursos oferecidos pelo Ministério da Educação em conjunto com a UNB (Universidade de Brasília) e, a partir da melhoria do nível serão incluídos na tabela adicional que será definida pelo governo.

PM de Naviraí forma 36 novos soldados

0

2007-08-05 19:28:37

Em frente a sede do Décimo Segundo Batalhão de Polícia Militar, em Naviraí, na sexta-feira (3) houve a formatura de 36 novos policiais militares, em solenidade da qual houve a presença do comandante do quartel, Paulo César Ayres, do prefeito Zelmo de Brida, de vereadores, representantes do comando geral da PM, familiares e banda do Exército (Amambai) . Entre os novos soldados, há seis mulheres.

Os novos membros da PM foram aprovados no último concurso público realizado em 2006 e fizeram o curso de formação e aperfeiçoamento durante oito meses. Em Campo Grande, ontem, também estava prevista a solenidade de formatura, com a presença do governador do Estado, André Puccinelli. Lá são formados 129 novos praças.

No Estado todo serão efetivados 265 homens e mulheres, sendo 57 no município de Dourados, 17 em Corumbá, 36 em Naviraí e 26 emTrês Lagoas. A remuneração inicial de um soldado da PM é de R$ 1.397,57.

SEIS MULHERES– A Polícia Militar realizou em Naviraí o curso de formação e aperfeiçoamento policial, com 1.215 horas/aula, entre dezembro e o final de julho. Emn Naviraí havia alunos oriundos de várias partes do Mato Grosso do Sul. Entre os 36 do grupo, haviua seis seis mulheres.

O Comandante do Batalhão da PM, Paulo César Monteiro Ayres, disse que além de renovar o efetivo, a corporação está formando pessoal para atuar também na guarda e escolta de presídios. As aulas práticas serão dadas no quartel, nas ruas e ambientes rurais e estradas, com a colaboração de instrutores e palestrantes ligados a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.

A maior parte do grupo (cerca de 90%) tem nível universitário e assinaram termo aceitando ser designado para exercer funções em qualquer município do Estado. Durante o curso foram ministradas aulas em 33 disciplinas.

Indiano é pai pela nona vez aos 90 anos

0

2007-08-05 18:30:37

Um camponês da região de Rajastão, no oeste da Índia, foi pai pela nona vez aos 90 anos, informa hoje o jornal The Times of India, que atribui a energia do idoso ao consumo de "leite de camelo".

A mulher de Nanu Ram Jogi, 60 anos mais jovem que ele, deu recentemente à luz uma menina em um hospital de Rajastão, o que transformou o camponês no pai mais velho que se conhece na Índia, segundo o jornal.

A mulher, Saguri, é a quarta esposa do agricultor, que além de seus oito filhos anteriores tem "mais de uma dúzia de netos", explica o Times of India.

Em agosto do ano passado, Virmaram Jat, outro idoso da região, foi pai aos 88 anos, e assegurou que o motivo de sua virilidade era o consumo de leite de camelo.

Segundo o jornal, é "muito provável" que Jogi, que vive a apenas cinco quilômetros de Virmaran Jat, "beba o mesmo elixir".


Aral Moreira:Após queda, homem abandona moto furtada

0

2007-08-05 17:36:37

Vilson Nascimento

A Polícia Militar de Aral Moreira recuperou, no dia 27 de julho, uma sexta-feira, uma motocicleta Honda CG 150cc na capital do Estado, Campo Grande.

Segundo a PM, após sofrer uma queda ao passar pela Rua 31 de Março, no centro da cidade em Aral Moreira, o condutor da motocicleta, até o momento não identificado, teria abandonado a moto e seguido a pé.

Acionada por populares uma equipe da Polícia Militar de Aral Moreira esteve no local e constatou que a motocicleta estava com a placa ilegível e numeração do chassi raspada. Os policiais prosseguiram com os levantamentos e descobriram que a moto, cuja placa original era HSN 0659 de Campo Grande-MS, havia sido furtada na capital.


Compra de imóvel com FGTS terá redução nos juros

0

2007-08-05 17:35:37

O governo federal anunciou que vai facilitar a vida de quem pretende usar o Fundo de Garantia para comprar casa própria. Quem ganha de cinco salários mínimos até R$ 4,9 mil vai poder comprar imóveis com valor máximo de R$ 130 mil, dependendo da cidade.

A taxa de juros vai baixar meio ponto percentual agora e a partir de 2008, mais meio ponto, mas só para quem tem conta ativa no FGTS há três anos.  As novidades devem aumentar a oferta de imóveis para um público que ainda tem poucas opções.

Veja como ficou a compra da casa própria com recurso do FGTS:

Renda – de 5 salários mínimos até R$ 4.900.
Imóveis – de R$ 80 mil a R$ 130 mil
Juros – Redução de 0,5% p.p. ( de 8,66% para 8,16 aa)
Janeiro de  2008 – 7,66% aa para contas ativas há três anos


Aral Moreira:PM recaptura foragido de Itaporã

0

2007-08-05 16:32:37

Vilson Nascimento

A Polícia Militar de Aral Moreira realizou a prisão, por volta das 9h da manhã de quarta-feira (1), na Rua Dom Pedro II, Vila São Bernardo em Aral Moreira, de Fábio Rodrigues de 24 anos, atualmente sem residência fixa.

Segundo a polícia Fábio estava com mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça de Itaporã por deixar de cumprir determinações judiciais enquanto cumpria pena em regime semi-aberto na Comarca local pelos crimes de furto e receptação.


Prorrogado prazo para escolas entregarem Educacenso

0

2007-08-05 15:28:37

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), prorrogou o prazo, até 15 de agosto, para as escolas estaduais, particulares e secretarias municipais de Educação entregarem as informações do Educacenso, o censo on-line 2007, à Secretaria de Estado de Educação (SED). O prazo venceria no dia 31 de julho.

De acordo com o setor de tecnologia da SED, o sistema na internet, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para receber as informações sobre o censo escolar on-line, estava lento devido à grande quantidade de acessos diários. As planilhas do Educacenso estão na página www.inep.gov.br.

O prazo que o Ministério da Educação estabeleceu para as secretarias de estado de Educação de todo o País entregarem o Educacenso é 31 de agosto. A SED de Mato Grosso do Sul vai receber as planilhas eletrônicas até 15 de agosto, para serem conferidas e remetidas ao MEC até o final de agosto.

Dados do censo de 2006 apontam que em Mato Grosso do Sul, na Rede Estadual de Ensino, havia 314 mil alunos em 365 escolas estaduais. Na Rede Municipal, os dados constataram 299 mil alunos, e na Rede Privada, 83 mil, totalizando cerca de 700 mil alunos nas três redes.

Produtores e deputados debatem erradicação da aftosa

0

2007-08-05 14:35:37

Na próxima semana, produtores rurais e deputados da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, Agrária e Pesqueira da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul se reúnem para debater sobre a portaria 94, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que coloca em consulta pública o projeto da Instrução Normativa (IN) – que propõe reunir as legislações de combate a Febre Aftosa no País.

O debate será realizado na segunda-feira (6), às 17 horas, na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Participam da reunião o presidente da Famasul, Ademar Silva Júnior, com os deputados que integram a Comissão, Márcio Fernandes (PSDB) presidente, Zé Teixeira, (PFL) vice-presidente, e os demais membros, Reinaldo Azambuja (PSDB), Júnior Mochi (PMDB).

O setor produtivo deve apresentar algumas propostas como contribuição à Instrução Normativa. A proposta é reunir legislações, dando um corpo único ao programa de combate à doença, tratando das responsabilidades, do atendimento a focos, reconhecimento e manutenção de zonas livres, vacinação e trânsito de animais susceptíveis, seus produtos e subprodutos, assim como introduzir novos conceitos, como o de ‘zona de contenção’, aprovado durante a 75ª reunião ordinária da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), realizada em maio deste ano, em Paris.

“È importante que as lideranças se reúnam para discutir o assunto e apresentem, de forma organizada e em consenso, sugestões e contribuições ao Plano Nacional de erradicação da Febre Aftosa, que realmente atendam as necessidades do Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou o presidente da Famasul.

A Comissão de Fronteira da entidade também participa das discussões, com uma proposta de redução da zona de alta vigilância para a febre aftosa. O prazo para apresentação de sugestões é de 30 dias a partir da publicação da portaria 94. Os comentários, tecnicamente fundamentados, deverão ser encaminhados por escrito até o dia 18 de agosto.



CPI do Pan já tem data para ser instalada

0

2007-08-05 13:26:37

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pan vai sair do papel. A previsão é que no dia 14 deste mês seja instalada a comissão para investigar falhas nos prazos de entregas dos locais de competições dos jogos Pan-Americanos e possíveis superfaturamentos nos gastos.

A data do projeto já foi prorrogada algumas vezes, porém no mês anterior ao início dos jogos, foi anunciado que o prazo teria sido estendido para o fim do Pan para não atrapalhar a competição esportiva.

Um dos pontos chaves do relatório será o contrato do estádio João Havelange, popularmente conhecido como Engenhão. O vereador Eliomar Coelho, autor da proposta quer investigar o contrato do estádio que teve mais de 20 aditivos desde o início das obras e que previa um gasto inicial de R$ 166 milhões e hoje já utilizou cerca de R$ 400 milhões.

Cel Sapucaia:Casa pega fogo e mulher morre queimada

0

2007-08-05 12:19:37

Vilson Nascimento

Uma indígena de 44 anos morreu queimada, supostamente enquanto dormia, após a residência onde morava ter pegado fogo na madrugada desse domingo (5) na Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia, fronteira com o Paraguai.

Segundo a Polícia Militar de Coronel Sapucaia, que esteve no local juntamente com uma equipe da Polícia Civil local, o incêndio na residência, que ficou completamente destruída, teria acontecido por volta das 3h da madrugada desse domingo, mas a polícia só foi informada por volta das 9h da manhã.

De acordo com a polícia a vítima, Júlia Oliveira estaria sozinha em casa quando o fogo começou. O corpo da indígena ficou completamente carbonizado e a policia trabalha para identificar a origem do incêndio.

Paraguai é o 3º país mais corrupto das américas

0

2007-08-05 11:30:37

Habitual freqüentador do seleto grupo dos sete países mais corruptos do mundo, o Paraguai avança em direção ao topo do ranking, de acordo com um estudo sobre governabilidade, divulgado pelo Banco Mundial no último dia 31.
Nas Américas, o país de Nicanor Duarte Frutos superou Honduras e Equador e, agora, só perde para o Haiti e a Venezuela.

Entre os fatores que mais pesaram na avaliação, estão o escasso nível de controle da corrupção nos organismos estatais, os baixos índices de segurança jurídica e a ineficiência das repartições governamentais.

Coletados pelos pesquisadores Daniel Kaufmann, Aart Kraay e Massimo Mastruzzi, os indicadores abarcam 212 países e territórios e baseiam-se em 33 fontes de dados diferentes, estando aberta, ainda, a especialistas dos setores público, privado e organizações não-governamentais.

Dessa forma, a análise de governabilidade referente aos últimos dez anos (1996-2006) revelam que a melhoria da qualidade de vida nos países pesquisados está diretamente atrelada às melhoras no desempenho de cada governo, com conseqüente queda nos índices de corrupção.

Na América do Sul, Chile e Uruguai são os mais bem conceituados, figurando ao lado de países europeus nos índices de honestidade estatal. Brasil e Argentina, as duas maiores potências regionais, aparecem em posição intermediária.

Os critérios utilizados pelos pesquisadores foram criticados pelo novo ministro da Fazenda do Paraguai, César Barreto, que afirmou ao jornal ABC Color que o combate à corrupção estatal melhorou muito desde 2003, ano em que Nicanor assumiu a presidência.

Farra do Boi
Além das binacionais Itaipu (Brasil / Paraguai) e Yacyretá (Paraguai / Argentina), imunes à fiscalização dos órgãos reguladores, uma nova lei aprovada pelo Congresso paraguaio na quinta-feira (02) desobriga os funcionários públicos a prestarem contas de seus gastos em viagens ao exterior.

Assim, apesar das inúmeras denúncias de irregularidades no manejo das verbas públicas destinadas a este tipo de viagem, o projeto do senador liberal Alfredo Jaeggli foi aprovado por ampla maioria pelos parlamentares, que se mostraram satisfeitos com o fim da exigência de prestação de contas.

Um dos mais efusivos na comemoração, de acordo com o jornal La Nación, foi o deputado Luciano Cabrera. A íntegra de seu relato (nada íntegro, por sinal) é transcrita no parágrafo abaixo:

“Compartilhei viagem com companheiros de todos os partidos políticos e notei o sentimento desses companheiros, a vergonha que sentimos no estrangeiro no sentido de ficar pedindo notas fiscais em táxis, tratando de subornar, porque essa é a realidade, subornar garçons que nos servem comida para que nos forneçam notas para justificar. Creio que essa é uma forma de agredir os deputados em seu foro íntimo”, discursou.

Vôlei Feminino:Amambai conquista o tetra do Conesul

0

2007-08-05 11:01:37

Vilson Nascimento

A seleção feminina de voleibol adulta de Amambai derrotou Itaquiraí no tie-break na noite desse sábado (4) e conquistou o tetracampeonato do Conesul de Voleibol.

A decisão da competição, que aconteceu no Ginásio de Esportes Flávio Derzi em Paranhos, que apesar do frio, recebeu um bom público, foi marcada por momentos de muita emoção. O primeiro set a equipe de Itaquiraí venceu com parcial de 25×17.

Amambai fechou do segundo e o terceiro set com parciais de 25×14 e 25×22 e no quarto set Itaquiraí voltou a vencer com parcial de 25×21 levando a partida para o taibreik que acabou sendo vencido pela equipe amambaiense pelo placar de 15×8 para o delírio da torcida e de um torcedor ilustre, o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT) que viajou no ônibus, junto com a equipe amambaiense para acompanhar a decisão e torcer para a equipe de seu município.
A 3ª colocação do Conesul 2007 pelo feminino ficou com a equipe de Sete Quedas, que derrotou Mundo Novo.

Mundo Novo é campeão pelo masculino

Pela categoria masculina do Conesul 2007 a equipe de Mundo Novo deu show na quadra e venceu Naviraí pelo placar de 3 sets a 0. Na disputa do 3º lugar da competição Sete Quedas derrotou Paranhos e garantiu a medalha de bronze.

A edição 2007 do Campeonato Conesul de Vôlei Masculino e Feminino reuniu, inicialmente, 8 equipes da região conesul do Estado em Mato Grosso do Sul, que na primeira fase foram divididas em dois grupos, o Grupo “A” que contou com Paranhos, Amambai, Sete Quedas e Laguna Caarapã e o Grupo “B” formado por Mundo Novo, Iguatemi, Itaquiraí e Mundo Novo.

Autoridades acompanharam encerramento

Várias autoridades de Paranhos, município sede da decisão e de municípios da região acompanharam as finais do campeonato, considerado hoje uma das mais bem organizadas competições de voleibol do Estado, segundo a própria arbitragem da competição que faz parte do quadro de árbitros da Federação de Voleibol de MS, entre elas, o prefeito de Paranhos Dirceu Bettoni (PSDB), o presidente da Câmara de Paranhos, vereador Donizete Viaro (PMDB) e o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT).

Para Denílson Rafaíne, diretor de esportes da Prefeitura de Paranhos e um dos coordenadores gerais da competição, as finais do Conesul 2007 superaram todas as expectativas e serviram para enaltecer a modalidade esportiva na região. “Graças ao Conesul hoje temos a modalidade consolidada em nossa região”, finalizou o diretor.

Pré-selecionados no ProUni tem que apresentar dados

0

2007-08-05 10:23:37

Foi prorrogado para o dia 8 de agosto o prazo para os alunos pré-selecionados em segunda chamada no Programa Universidade para Todos (ProUni) confirmarem as informações prestadas na ficha de inscrição. O prazo venceria hoje (3).

A comprovação dos dados deve ser feita na instituição de ensino superior na qual o aluno pretende fazer a graduação.Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas integrais e parciais de 50% para que estudantes de baixa renda façam cursos de graduação ou seqüências de formação específica em instituições privadas de ensino.

Para concorrer a uma bolsa, o aluno deve ter feito o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular; ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2006; comprovar renda familiar de um salário mínimo e meio (R$ 570, em valores de hoje) por pessoa da família, para a bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 1.140) para a parcial de 50%.

Para saber se está no grupo dos 16.802 pré-selecionados em segunda chamada, o estudante precisa consultar a página eletrônica do programa. Para isso, deve usar o número de inscrição no Enem.

Fórmula 1:Após polêmica, Hamilton vence GP da Hungria

0

2007-08-05 09:46:37

Depois de ganhar a pole position com a polêmica punição do companheiro de equipe Fernando Alonso, o inglês Lewis Hamilton só teve que administrar a liderança durante a corrida no circuito de Hungaroring, na Hungria, para chegar à terceira vitória na Fórmula 1, neste domingo.

O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, chegou na segunda posição e ultrapassou o brasileiro Felipe Massa na classificação do Mundial, por um ponto. Massa largou da 14ª posição, não conseguiu se recuperar e terminou em 13º. Nick Heidfeld, da BMW, completou o pódio com o terceiro lugar.

Com as desistências de Liuzzi, Button, Davidson e Yamamoto, o brasileiro Rubens Barrichello, que largou em 18º, completou a corrida em último, na mesma posição, com a Honda.

Notadamente conhecido por ter poucos pontos de ultrapassagem, o Grande Prêmio da Hungria teve sua emoção na disputa entre Hamilton, líder do campeonato, e o bicampeão Alonso, dentro da McLaren.

O espanhol havia conquistado a pole no treino oficial do sábado, mas foi punido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por ter atrapalhado Hamilton, que não conseguiu completar a última volta rápida.

Alonso teve que largar na sexta posição e conseguiu duas ultrapassagens para completar a prova em quarto, somando mais cinco pontos no campeonato. Pela confusão no treino, a McLaren não somou os pontos no campeonato de equipes.

Até o GP da Hungria, a diferença entre os dois pilotos era de apenas dois pontos. Com a vitória, Hamilton chegou aos 80 e abriu sete pontos de vantagem sobre Alonso.

A próxima corrida será disputada em Istambul, na Turquia, no próximo dia 26. No ano passado, Felipe Massa venceu a corrida disputada no mesmo circuito.

Confira a classificação do GP da Hungria:

1. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) – 1h21s164
2. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) a 0s7
3. Nick Heidfeld (ALE/BMW) a 43s1
4. Fernando Alonso (ESP/McLaren) a 44s8
5. Robert Kubica (POL/BMW) a 47s6
6. Ralf Schumacher (ALE/Toyota) a 50s6
7. Nico Rosberg (ALE/Williams) a 59s1
8. Heikki Kovalainen (FIN/Renault) a 68s1
9. Mark Webber (AUS/Red Bull) a 76s3
10. Jarno Trulli (ITA/Toyota) a 1 volta
11. David Coulthard (GBR/Red Bull) a 1 volta
12. Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) a 1 volta
13. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 1 volta
14. Alexander Wurz (AUT/Williams) a 1 volta
15. Takuma Sato (JAP/Super Aguri) a 1 volta
16. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) a 1 volta
17. Adrian Sutil (ALE/Spyker) a 2 voltas
18. Rubens Barrichello (BRA/Honda) a 2 voltas
19. Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso) abandono
20. Anthony Davidson (ING/Super Aguri) abandono
21. Jenson Button (ING/Honda) abandono
22. Sakon Yamamoto (JAP/Spyker) abandono




17ª rodada do Brasileirão terá sete jogos neste domingo

0

2007-08-05 09:40:37

Neste domingo a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro será aberta com sete jogos. Hoje o confronto será entre Vasco x Figueirense, Fluminense x Palmeiras, Cruzeiro x Internacional, Juventude x Atlético-MG, Paraná x Botafogo, Santos x Flamengo e Grêmio x São Paulo.

O Botafogo é o líder da competição, com 28 pontos, enquanto o São Paulo está em segundo com a mesma pontuação, porém tem desvantagem no saldo de gols e uma partida a mais que o clube carioca. Vasco é o terceiro, com 26, seguido pelo Goiás, 26, Grêmio, 25, e Cruzeiro com 25.