18.7 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 10824

Dourados:Médico fala sobre SUS e Hospital Evangélico

0

2007-08-05 09:32:37

O site Dourados News de Dourados entrevistou o Médico Sanitarista, professor doutor José Ivo Pedrosa que na última quarta-feira esteve em Dourados participando da V Conferência Municipal de Saúde. José Ivo é Mestre em Saúde Comunitária e, no Piauí, atuou como professor do Departamento de Medicina Comunitária. É doutor em Saúde Coletiva com a tese A Organização da Saúde Pública no Piauí e hoje coordena a área de Educação Popular, Saúde e Mobilização Social, do Ministério da Saúde.

Ele conta a história da criação do SUS, das políticas neoliberais que vêem a saúde como mercadoria e do dinheiro público dos trabalhadores que foi utilizado para a construção de complexos hospitalares privados. José Ivo também fala sobre a importância do Ministério da Saúde e do próprio Estado investir no Hospital Universitário de Dourados para que a saúde pública não fique à mercê do setor privado que vem ditando as regras do jogo e ainda fala do modelo de contratualização do Governo que não é bem visto por alguns hospitais justamente porque prevê cumprimento de metas, como forma de controle do dinheiro público.

Como é atuar como Médico Comunitário no Brasil?
De uma certa forma, até pouco tempo atrás, os médicos que faziam a saúde pública ou saúde coletiva eram considerados de segunda categoria e a gente se apoiava muito mais nos movimentos sociais e na mobilização da população do que na academia.

Isso foi quando, na criação do SUS?
O SUS foi instituído a partir de lei em 1990, mas o movimento em torno do SUS data desde a década de 70. Já vivíamos na tentativa de criarmos um Sistema Único de Saúde democrático, descentralizado e não é à toa que no começo de 1980 se criou o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde que agregava profissionais sanitaristas que juntos com outros profissionais da sociedade já tinham proposto um Sistema de Saúde que tinha, mais ou menos, as características do SUS, mas esse sistema não foi adiante porque vivíamos um sistema político muito ditador e repressor. Nessa época também foi criada a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva que começou a pautar a necessidade de um Sistema de Saúde com essas características do SUS. Mas foi a junção desse movimento, do pessoal da Saúde Pública e da população, principalmente da periferia de São Paulo, que agregou e deu força para ser construído esse discurso da Saúde.

E como foi esse movimento, até a efetiva instituição do SUS?
Tínhamos como referência a Reforma de Saúde da Itália que ajudou muito a Reforma Sanitária Brasileira, no que diz respeito ao tipo de financiamento, na descentralização e na própria questão dos princípios. Tínhamos também como referência o Sistema de Saúde Cubano, desenhado de forma descentralizada, indo de posto de saúde até hospital. Para nós, o marco da Reforma Sanitária foi 1986, quando ocorreu a 8ª Conferência Nacional de Saúde, como o tema Saúde, um direito de todos e um dever do Estado, que foram surgindo propostas e as primeiras idéias do que depois viria a ser o SUS. Daí ele (o SUS) começou a ser institucionalizado a partir de duas leis, a de nº 8080, que define a gestão única em cada sistema e o tipo de financiamento, e a lei de nº 8142, que diz que esse sistema deveria ter um controle social feito pelos conselhos e a conferência como um espaço para a definição das diretrizes políticas.

Nós ouvimos falar que o SUS é o melhor modelo de Saúde do mundo, mas na prática não é assim. Como se deram os descaminhos do Sistema?
Dá até uma certa tristeza ao falar disso, por conta de que foi um Sistema construído da base, que tinha legitimidade dada pela grande participação das pessoas, onde se via a vontade política da população. Os descaminhos ocorreram porque na verdade o princípio do SUS é de uma política social onde o centro de tudo é o cidadão, contra hegemônica à política que vinha acontecendo, da Saúde como mercadoria e o setor saúde como sendo um grande negócio, inclusive nos tempos de ditadura, o dinheiro dos trabalhadores que contribuíam para a Previdência Social servia para a contratação de hospitais em espaços privados, dinheiro que financiou, a juros baixíssimos, a construção de grandes hospitais que hoje representam complexos hospitalares privados, e isso era o nosso dinheiro, da população brasileira que era desviado para isso, começaram os descaminhos por aí. Depois que o SUS foi colocado e legitimado com seus princípios, a situação ficou mais clara. Tivemos a euforia da democracia, com a nova República, mas logo em seguida o SUS começou a ser bombardeado pelas políticas neoliberais, no mundo que é governado pelo mercado e quem não produz e não consome tem que ser eliminado e, no caso a saúde, associou-se um valor de troca, ou seja, quanto mais saúde se tem, mais se entra no mercado do consumo ou da produção, enquanto que a gente considerava e considera a saúde como um valor de uso para cada cidadão, um valor de se sentir saudável e bem.

Como estava o governo nessa época?
Polícias de reajuste fiscal, o Brasil devia demais aos órgãos internacionais, quem passou a definir as políticas para o Brasil foi o Banco Mundial que exigia que tivéssemos programas de Saúde Coletiva focais, ou seja, onde existiam pobres, existia a saúde pública, onde não existiam pobres, a Saúde era uma grande mercadoria e isso foi continuamente sendo colocado. Além disso, o SUS gerava disputas até mesmo pelos gestores, por exemplo, a Federação Brasileira dos Hospitais era composta por representantes de entidades hospitalares que objetivavam lucro e que era muito forte junto aos deputados, senadores. A cada avanço que a gente dava, apareciam novos cortes, o orçamento diminuía tanto que depois foi colocado a CPMF, imposto sobre o cheque, criado como recurso complementar à Saúde, e por isso dizemos que o SUS foi desencaminhado, se afastando daquele do ideal que queríamos, mas apesar de todas as tentativas de transformar o Sistema em projeto que ajudaria o setor privado a se manter, a gente conseguiu se manter como o maior sistema público do mundo e ser fiel ainda, com todas as dificuldades, aos princípios de integralidade, universalidade e eqüidade, fundamentais em qualquer política social pautada na democracia.

Mas na verdade, a população quer ver melhorias do SUS na prática, essas Conferências resolvem?
Antes de ser prática, a coisa tem que ser pensada. O SUS é isso, foi uma invenção, tem todo o porquê, muita coisa se usou, muita coisa ainda não aconteceu e muita coisa vem sendo bombardeada todos os dias. A mídia brasileira mostra o SUS da fila, do sucateamento, dos profissionais descompromissados, de gestores irresponsáveis, quando na verdade isso é uma minoria. Eu tenho a oportunidade de viajar o Brasil inteiro e já vi experiências muito interessantes e a cada dia a gente avança. Hoje se conseguiu, com o PSF, facilitar o acesso aos serviços, mas não é suficiente, porque hoje a gente quer o acesso com qualidade e resolutividade. Não adianta abrir as portas de uma Unidade Básica de Saúde, ver o paciente, dar o remédio e acabou, isso não resolve muito. Hoje, a gente procura criar vínculo, criar compromissos profissionais, ter uma rede de referências que ainda é muito difícil, porque hoje nós temos uma Atenção Básica que é pública e lá em cima, os transplantes, por exemplo, que quem faz é o SUS, mas entre um e outro, quem detém os equipamentos e as unidades é o setor privado, as especialidades oferecidas e os ambulatórios de especialidades são do setor privado. E aí o SUS acaba contratando esses serviços, mas são geridos a partir das deliberações e definições do SUS.

Hospitais se estruturaram e se estruturam com recursos públicos?
Na verdade eles já vinham se estruturando desde o tempo do INAMPS, o gestor local comprava os serviços de uma clínica privada e isso era comum no Brasil inteiro, mas hoje o que a gente quer é que essa relação entre o público e o privado, o fato em que o gestor municipal contrata um serviço privado, não seja tão fácil assim. Hoje, com a contratualização, esse serviço é contratado em cima de metas acordadas, eu lhe contrato, mas você tem que cumprir isso e isso, determinados parâmetros, senão não é contratualizado.

Isso é uma forma de controle?
Sim, é uma forma de controle. Por outro lado, o SUS exige que em cada nível tenha um gestor único, todos os serviços privados, ou não, que estejam naquele território são subordinados ao gestor daquele lugar, então os sistemas de regulação, controle, avaliação e monitoria dos serviços prestados serão feitos pelo Sistema Público, ou seja, pelo SUS local e isso dá maior segurança e maior possibilidade de controle para que as empresas contratadas não saiam dos trilhos.

E os conselhos?
Existe hoje a implantação de conselhos gestores com a participação dos usuários em cada Unidade de Saúde e a presença desses conselhos já impõe um certo controle e vigilância dentro das empresas também.

Dourados está enfrentando um problema com relação à contratualização com o Hospital Evangélico. O que você tem a dizer sobre isso.
Dizem os antigos que só não tem solução para a morte. Agora, como essa negociação está sendo feita, eu não tenho condições de saber os detalhes, mas vamos ter que ser duros e colocar o seguinte: se tem o Hospital Universitário que está com todas as condições de funcionar em pleno vapor, o Ministério da Saúde e o próprio Estado têm obrigação de investir, a toque de caixa, nesse hospital para que supere essa crise e não fique à mercê de um gestor privado, no caso o Hospital Evangélico, que pode ditar as regras do jogo. Quanto mais o setor público se fortalece, mais ele tem condições de dizer: eu vou por aqui, ou você segue minhas regras ou está fora do jogo. Mas eu acredito que essa crise não vai demorar muito, até porque além de tudo tem uma questão ética, nós não podemos nem por interesse de setor privado nem por interesse de setor público deixar a população sem o atendimento que ela merece.

Dentro de uma discussão importante como essa, que é a saúde pública, não vimos nenhum parlamentar presente na Conferência realizada em Dourados. Qual a sua opinião sobre isso, antes de entrarmos nos rumos do SUS e expectativas.
Essas Conferências não podem ficar como sendo uma festa onde todo mundo fala só para os conhecidos, fica um monólogo entre nós mesmos. Se não teve nenhum parlamentar presente, nem do município, nem do Estado, eu espero que uma deliberação da Conferência seja encaminhada, ou seja, que se tire uma Comissão, que pode ser composta pelos delegados que vão para a Estadual, e que essa Comissão mostre ou peça uma audiência pública na Câmara de Vereadores para ler o relatório da Conferência pedindo o empenho de todos os políticos para que as deliberações se transformem em prática. Porque para que as coisas se transformarem em prática é preciso também muita luta, muito movimento, discussão, debate, porque como o SUS é uma criação e a gente tem que colocar nossa capacidade de criar em prática também para que ao mesmo tempo ele (o SUS) satisfaça as necessidades da população, fortaleça o gestor como representante do Sistema para que o Brasil consiga ser exemplo, mesmo sendo um País capitalista e apesar dos revezes. Para que a gente consiga manter essa política social da amplitude que é o Sistema Único de Saúde.

Caminhão invade contra mão, bate em utilitário e mata 2

0

2007-08-05 08:42:37

Duas pessoas morreram em um acidente de trânsito ocorrido na madrugada deste domingo (5 de agosto) na BR-163 em Rio Brilhante, a 161 quilômetros de Campo Grande, envolvendo um caminhão e um utilitário.

A colisão frontal aconteceu porque Arthur Ricardo Buccki, 40 anos, perdeu o controle da direção da Scania que conduzia, invadiu a pista contrária e bateu de frente com o Fiat Strada conduzido por Gustavo Santos da Cruz, 18 anos, segundo consta no boletim de ocorrência da Polícia Civil.

O jovem morreu no local, assim como Wanderley Carlos de Barros, 24 anos, passageiro do Fiat Strada, onde também estava Andréia Mendes. Ela foi levada para o hospital de Rio Brilhante, mas acabou sendo transferida para o Hospital Evangélico devido a gravidade dos ferimentos.

O motorista da Scania também ficou ferido e está no hospital do município. O acidente aconteceu na pista do sentido Rio Brilhante-Nova Alvorada do Sul, por volta de 2h30.

Domingo de tempo nublado com mínima de 8ºC em MS

0

2007-08-05 08:39:37

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê um domingo de tempo nublado a parcialmente nublado em Mato Grosso do Sul. A temperatura mínima será de 8ºC e a máxima de 31ºC. Os ventos serão fracos, mas podem haver fortes rajadas.

Aral Moreira:Homem é encontrado morto dentro de casa

0

2007-08-05 08:26:37

Vilson Nascimento

Um homem de 44 anos foi encontrado por populares dentro de casa na última quinta-feira (2) em Aral Moreira, fronteira com o Paraguai.

Salvador Antunes Araújo residia sozinho na Vila Satélite e a polícia trabalha com a hipótese de morte natural. O corpo de Salvador foi encontrado por volta das 13h.

Enade 2007 está com inscrições abertas até 31

0

2007-08-05 07:28:37

Estão abertas até 31 de agosto o período de inscrições ao Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2007). Todas as instituições de ensino superior do país que oferecem cursos nas 16 áreas que serão avaliadas pelo Enade neste ano deverão enviar ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) os dados de seus alunos ingressantes e concluintes.

As inscrições, feitas pela internet, são de responsabilidade dos coordenadores de curso. Participarão do Enade 2007 cursos das áreas de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia de radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.

O Enade é uma avaliação que busca medir a contribuição do curso na formação do estudante. Dessa forma, aplica a mesma prova para alunos ingressantes e para alunos concluintes de cada um dos cursos avaliados — medindo, assim, a situação em que o estudante chegou ao curso e a situação em que está saindo, o que permite avaliar o que foi agregado em termos de conhecimento, tanto geral quanto específico.

Amostragem- Trata-se de um exame amostral, ou seja, não são todos os ingressantes e concluintes dos cursos avaliados que serão submetidos à prova. Mesmo assim, as instituições de educação superior inscrevem todos seus alunos e o Inep define, por meio de amostragem estatística, quais efetivamente farão a prova. A lista dos alunos selecionados para fazer o Enade 2007 será divulgada no dia 25 de setembro. A prova do Enade 2007 será aplicada no dia 11 de novembro de 2007, com início às 13h (horário de Brasília).



Fórmula 1:Alonso é punido e perde cinco posições no grid

0

2007-08-05 07:12:37

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que o espanhol Fernando Alonso perdeu a pole position no grid do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1. O bicampeão foi punido por atrapalhar o companheiro inglês Lewis Hamilton no treino de classificação.

O bicampeão mundial terá agora de largar da sexta posição. Curiosamente, a pole ficou com o "companheiro" Hamilton.

Aparentemente, Alonso atrasou sua saída dos boxes, impedindo seu companheiro Hamilton, atual líder do campeonato, de abrir uma nova volta rápida no final da sessão.

A FIA interrogou o chefe da McLaren, Ron Dennis, e os dois pilotos da escuderia antes de tomar a decisão. O próprio dirigente da escuderia inglesa havia culpado Hamilton e não Alonso pelo incidente.

A McLaren também foi punida com a perda dos pontos que vier a conquistar na prova deste domingo. Qualquer que seja o resultado de seus pilotos na pista, os pontos conquistados não irão para a escuderia no Mundial de Construtores. O time inglês irá recorrer da decisão.

Confira como ficou o novo grid de largada:

1. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) – 1min19s781
2. Nick Heidfeld (ALE/BMW) – 1min20s259
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 1min20s410
4. Nico Rosberg (ALE/Williams) – 1min20s632
5. Ralf Schumacher (ALE/Toyota) – 1min20s714
6. Fernando Alonso (ESP/McLaren) – 1min19s674
7. Robert Kubica (POL/BMW) – 1min20s876
8. Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) – 1min21s079
9. Jarno Trulli (ITA/Toyota) – 1min21s206
10. Mark Webber (AUS/Red Bull) – 1min21s256
11. David Coulthard (GBR/Red Bull) – 1min20s718
12. Heikki Kovalainen (FIN/Renault) – 1min20s779
13. Alexander Wurz (AUT/Williams) – 1min20s865
14. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1min21s021
15. Anthony Davidson (GBR/Super Aguri) – 1min21s127
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso) – 1min21s993
17. Jenson Button (GBR/Honda) – 1min21s737
18. Rubens Barrichello (BRA/Honda) – 1min21s877
19. Takuma Sato (JAP/Super Aguri) – 1min22s143
20. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) – 1min22s177
21. Adrian Sutil (ALE/Spyker) – 1min22s737
22. Sakon Yamamoto (JAP/Spyker) – 1min23s774

Naviraí:Homem esfaqueado morre durante cirurgia

0

2007-08-05 07:06:37

O homem esfaqueado no final da tarde de ontem durante uma festa em Naviraí não resistiu aos ferimentos e morreu quando era submetido à cirurgia na Santa Casa. Gessi Roberto de Oliveira, de 34 anos, foi esfaqueado no braço esquerdo e no tórax, golpe este que atingiu o coração da vítima.

Segundo a PM (Polícia Militar), a autora do crime foi identificada como Angélica dos Santos de Souza, de 18 anos. Os dois teriam se desentendido durante a festa. Ainda não há informações sobre os motivos da discussão.

Logo após cometer o crime a autora fugiu da residência e ainda não foi localizada. Equipes da polícia realizam diligências para tentar prender Angélica.

Itaquiraí:Prefeitura atende reivindicação Cooperleite

0

2007-08-05 06:35:37

A prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone (PT), assinou convênio, no final de julho, com a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agropecuários de Itaquiraí (Cooperleite). Dessa forma, por meio da Gerência de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente, a Administração Municipal está atendendo a uma reivindicação dos cooperados, transferindo recursos, do Município, no valor de R$ 6,9 mil, para a entidade, com a finalidade de construir um barracão. A Cooperativa recolhe o leite de produtores, para resfriar e vender.

De acordo com o presidente da Cooperleite, Antonio Bispo dos Santos, o barracão será utilizado para guardar ração, abrigar as máquinas de selecionar grãos e de triturar ração. “Estamos muito contentes com o convênio para a construção do barracão. Isso nos ajuda muito, porque agora teremos onde guardar ração, tratores”, afirma.

Além disso, a Administração Municipal tem se empenhado em ações que beneficiam os agricultores familiares como a implantação do Plano de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, visando a diversificação da produção para que os agricultores familiares tenham geração de renda mesmo em períodos de crise; e também firmou convênios com o Sindicato dos Trabalhadores em Agricultura Familiar (Sintraf) e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), por meio do qual repassa R$ 10 mil, para cada um.

Senai de Naviraí realizará cursos em Eldorado

0

2007-08-05 05:32:37

A Unidade Avançada (UA) Frederico Pedroso, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MS), em Naviraí, assinou convênio com a Prefeitura de Eldorado, para haver a realização de vários cursos naquele município.

Serão três ao todo, sendo que o primeiro é o de eletrônica, com carga de 120 horas e turma para 16 alunos. O segundo, sobre confecção industrial para roupas infantis, terá duas turmas, com 22 vagas cada e carga horária de 180 horas.

Já o terceiro e último será para formação de eletricistas de automóveis e terá 20 vagas com carga horária de 120 horas. Inscrições e informações sobre os cursos, que serão realizados neste segundo semestre, em Naviraí, ou pelo fone (67) 3461-2141.

Amambai:17º RC MEC prepara Copa Corema de Hipismo

0

2007-08-05 04:31:37

Sérgio da Luz

Integrantes do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RC MEC) estão trabalhando para deixar tudo pronto para mais uma Copa Corema de Hipismo, prevista para acontecer nos dias 14 a 19 de Agosto, competição fará parte das comemorações do aniversário do Regimento em todo o Brasil.

Conforme os organizadores, uma variedades de eventos estão sendo preparadas, entre inaugurações, competições e confraternização. As competições serão realizadas em várias modalidades do Hipismo. Acompanhe a programação:

Terça-feira 14
8:00h – CCE – Adestramento
Em seguida CCE – Cross
18:00h – Clínicas de CCE/Adestramento (1ª parte)

Quarta-feira 15
8:00h – CCE – Salto
19:00h – Homenagem à Cel. Sapucaia (Câmara Municipal de Cel. Sapucaia)

Quinta-feira 16
8:00h – Clínicas CCE/Adestramento (2ª parte)
Inauguração do Campo de Polo “Cel. Souza Neto”
Em seguida – Polo (1º dia)
19:00h – Palestra Acupuntura em eqüinos

Sexta-feira 17
07:30h – Salto (1º dia)
em seguida – Salto/Escolas (1º dia)
13:00h – Pólo (2º dia)
18:00h – Formatura Geral “119º aniversário do 17º RC MEC”
19:00h – Coquetel (CIMAMBAI)

Sábado 18
8:00h – Solenidade de Abertura da Copa Corema de Hipismo
Em seguida – Salto (Finais)
Em seguida – Saltos/Escolas (2º dia)
13:30h – Pólo (3º dia)
18:00h – Salto (1,20 e 1,30 – finais)
20:00h – Jantar de Confraternização (GRESSA)

Domingo 19
07:30h – Salto/Escolas (finais)
8:00h – Pólo (finais)
Em seguida – Solenidade de Encerramento da Copa Corema de Hipismo
Em seguida Almoço da “3C” (CIMAMBAI).







Naviraí:Homem é morto ao ser atingido por tiro

0

2007-08-05 03:28:37

Vilson Aparecido de Oliveira Norato, 26 anos, foi encontrado morto na manhã desse sábado, por volta das 9h40, após ser atingido por um tiro. O corpo foi encontrado por uma mulher identificada como Ilda Maria Teófilo Araújo.

O corpo de Vilson estava na casa localizada na Rua Macuqueiro, no Residencial Ipê, em Naviraí. Testemunhas relataram que ouviram disparos na noite de sexta-feira e que a vítima estava bebendo com outras duas pessoas, antes de ser atingida.

PT diz que obras de Lula promovem André e Trad

0

2007-08-05 02:28:37

O presidente regional do PT, Mariano Cabreira, disse que o governador André Puccinelli e o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (ambos do PMDB), tem feito propaganda com obras construídas com recursos do governo federal. A afirmação foi feita durante o Congresso Estadual do partido que acontece no Hotel Internacional, em Campo Grande.

Cabreira afirmou que 90% das obras lançadas pelo prefeito receberam investimento da União e que o mesmo acontece com relação ao governo do Estado. O PMDB faz parte da coalizão de apoio ao governo Luiz Inácio Lula da Silva.

A Prefeitura lançou recentemente dois pacotes de obras, entre eles o maior da administração em quantidade e valores com 200 obras de infra-estrutura, orçadas em R$ 250 milhões e que devem beneficiar, segundo a Prefeitura, diretamente mais de 300 mil pessoas.

No dia 31 de julho, o presidente Lula veio a Campo Grande onde anunciou investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em obras de saneamento básico e urbanização de favelas em Mato Grosso do Sul no valor de R$ 345,3 milhões. Os recursos, segundo a assessoria de imprensa do Governo Federal, beneficiarão 700 mil pessoas em Campo Grande, Corumbá e Dourados.

Ponta Porã:Dupla armada rouba R$ 2,5 mil e celulares

0

2007-08-05 00:26:37

Dois homens armados assaltaram na manhã desta sexta-feira (3 de agosto) em Ponta Porã, a 334 quilômetros de Campo Grande, uma revenda de aparelhos de celular.

Eles renderam dois funcionários, sendo que a mulher foi obrigada a abrir o cofre. A dupla fugiu levando R$ 2,5 mil e seis celulares. Um dos assaltantes estava armado com revólver e o outro com pistola.

Quina acumula e promete prêmio de R$ 800 mil

0

2007-08-05 00:11:37

Nenhum apostador acertou as dezenas principais do concurso 1784 da Quina deste sábado. O prêmio promete acumular em R$ 800 mil. Os números de hoje foram sorteados na cidade de Irati, no Paraná.

Segundo a CEF (Caixa Econômica Federal), a quadra do concurso premiou 160 apostadores com R$ 2.190,78. Já o terno pagou R$ 75,73 para outros 6.149.

Confira as dezenas sorteadas: 26 – 29 – 51 – 59 – 62

Governadores do Sul discutem reforma tributária

0

2007-08-04 23:25:37

Os governadores de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), vão se reunir neste domingo no Centro de Convenções de Bonito para discutir ações comuns do bloco e aprofundar o debate em torno da reforma tributária. A renegociação da dívida dos estados, que sempre foi tema das reuniões do Codesul, não consta da pauta do encontro em Bonito. 

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernardo Appy, vai participar da reunião. O governador André Puccinelli (MS), Roberto Requião (PR), Yeda Crusius (RS) e o representante do governador Luiz Henrique da Silveira (SC) devem renovar a defesa da reforma tributária, com ênfase na desconcentração das receitas públicas.

Segundo o governador André Puccinelli, a reforma tributária é a questão mais crucial hoje nos estados. Para André, Appy é a pessoa ideal para o debater da reforma: “Ele é o comandante do processo no Ministério da Fazenda”, diz, na expectativa de que o encontro de Bonito reforce a necessidade da reforma fiscal.

Os governadores do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), e do Paraná, Roberto Requião (PMDB), já confirmaram presença na reunião do Codesul. Já o governo de Santa Catarina confirmou a presença do vice-governador, Leonel Arcângelo Pavan, e do secretário de Fazenda, Sérgio Rodrigues Alves.

Durante a reunião do Codesul os governadores vão discutir também financiamentos com o diretor das Áreas de Inclusão Social e Crédito do BNDES, Elvio Lima Gaspar; e Comércio Exterior, com o presidente do Conselho Extraordinário de Relações Nacionais e Internacionais do Estado, Marcus Vinicius Pratini de Moraes.

Os governadores avaliarão também o Fórum de Integração Codesul/Crecenea (Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino), as ações pautadas no último encontro do Codesul, em Gramado (RS) e participarão da elaboração da Carta de Bonito, com as resoluções definidas durante o encontro.

O ex-ministro Marcus Vinícius Pratini de Moraes, presidente do Conselho Extraordinário de Relações Nacionais e Internacionais para o Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul (Conex-MS) vai fazer palestra sobre as exportações brasileiras.

Copa de Ciclismo tem inscrições abertas até o dia 17

0

2007-08-04 22:23:37

A Copa de Ciclismo Campo Grande, que será disputada no próximo dia 19, está com as inscrições abertas. A competição é realizada pela Federação de Ciclismo do Mato Grosso do Sul e vai contar pontos para o ranking nacional (categorias Elite e Júnior) e estadual.

Os ciclistas podem se inscrever até o dia 17 de agosto nas seguintes categorias: Elite (19 a 29 anos), Júnior (17 a 18 anos), Feminino (sem limite de idade), Máster C (50 anos para cima), Máster B (40 a 49 anos), Máster A (30 a 39 anos) e Sub-30 (19 a 29 anos). O valor da inscrição é de R$ 10 mais um quilo de alimento (arroz, feijão, óleo de soja ou macarrão). A ficha está disponível no endereço www.msciclismo.com.br

Polícia Militar Ambiental já fechou 105 carvoarias este ano

0

2007-08-04 21:35:37

A Polícia Militar Ambiental está intensificando a fiscalização em todo Estado e comemora o fechamento de 105 carvoarias irregulares, além da apreensão de grande quantidade de petrechos de pesca proibidos. Das 105 carvoarias interditadas, 104 não tinham licença ambiental e apenas uma possuia alvará, mas o documento estava vencido. A última operação da PMA aconteceu há menos de 48 horas.

Em fiscalização conjunta da PMA com fiscais e procuradores do Trabalho, uma família foi encontrada em situação degradante em uma carvoaria no povoadoi de Salobra, a 20 quiômetros de Miranda. Vinte fornos funcionavam no local. Nem água potável havia no alojamento precário.

Segundo balanço da PMA em Três Lagoas, em dois dias de operação, houve várias apreensões, além de expedição de mais de R$ 12 mil em multas.

Um caminhão com 60 metros cúbicos de carvão vegetal nativo sem guia florestal foi retido no distrito de Garcias e a empresa responsável recebeu multa de R$ 6.000,00. A partir dessa apreensão, policiais militares ambientais constataram que a origem do carvão era a fazenda Nova Brasília, onde José Vital da Silva foi multado em R$ 6 mil.

Em fiscalização na fazenda Boi Branco, em Três Lagoas, a PMA notificou o proprietário a apresentar no prazo de 30 dias projeto técnico para recuperação de áreas degradadas existentes na propriedade, já que a erosão pode, com o tempo, provocar o assoreamento do córrego Briosinho.

No rio Paraná, outra equipe da PMA apreendeu uma extensa rede de pesca armada próxima a desembocadura do córrego Quebracho. Ao vistoriar o material os policiais constataram várias irregularidades, pois o petrecho estava em local proibido (a menos de 500 m de desembocaduras de afluentes), ainda possuía malha com medida inferior à permitida e também,só deveria ser utilizada observando as restrições, com identificação do pescador profissional através de plaquetas metálicas. As redes mediram 1,1 mil metros.

OUTRAS OCORRÊNCIAS- Policiais militares ambientais de Bataguassu, em operação que durou três dias e foi encerrada nesta quinta-feira à noite, multaram Onildo Antonio Santana, residente em Anaurilândia. Ele operava uma carvoaria com 10 fornos sem autorização ambiental e por isxso foi multado em R$ 500,00, além de responder pelo crime ambiental, pode pegar pena de até um ano de cadeia. A carvoaria foi interditada e ainda houve a apreensão de 20 m3 de carvão nativo.

Ainda na mesma operação, no município de Bataguassu, a PMA prendeu Milton José Pavanelli no balneário Toca do Peixe, no lago da usina hidrelétrica Sérgio Mota. Foram apreendidos um motor de popa, um barco de alumínio, 800 metros de redes de pesca e 10 quilos de pescado com sinais de captura por petrecho de malha. A PMA expediu multa de R$ 4 mil e responderá a processo por crime ambiental com pena entre um e três anos de detenção caso seja condenado. Os policiais retiraram do rio, ainda, mais 1,5 mil metros de rede.

DESMATAMENTO- Por outro lado, policiais militares ambientais de Aparecida do Taboado localizaram na Fazenda Santa Rosa desmatamento de um hectare de matas em área de preservação permanente. O proprietário da fazenda, Antenor Guilhen Gomes, residente em Santa Fé do Sul (SP), foi multado em R$ 1.500,00.

Na fazenda Recanto, em Selvíria, foi localizado um processo erosivo (voçoroca) e os policiais fizeram uma notificação para que o proprietário apresente ao órgão ambiental, um Plano de Recuperação de Área Degradada.

Na fazenda Tirapelli, em Selvíria, os policiais fecharam uma carvoaria que funcionava com 10 fornos, sem licenciamento ambiental. O proprietário, Antonio Eduardo de Souza, residente em Santa Fé do Sul (SP) foi autuado e multado em R$ 6 mil. Esta foi a carvoaria de número 104 fechada este ano pela PMA. Por utilizar uma motossera sem documentação, o proprietário foi multado em mais R$ 500,00. No mesmo local, foi encontrada e apreendida uma espingarda calibre 28.

CAÇA– Em Iguatemi, Ramão Pereira, 44, assentado do Rancho Loma, foi autuado por ter abatido uma paca. A PMA apreendeu o animal abatido e uma espingarda cano duplo, calibre 28, com dois cartuchos intactos. Ele foi multado em R$ 500.



Naviraí:Homem é esfaqueado em festa, estado é grave

0

2007-08-04 21:13:37

Gessi Roberto de Oliveira, de 34 anos, foi esfaqueado no braço esquerdo e no tórax na tarde deste sábado na cidade de Naviraí. A autora da tentativa de homicídio foi identificada como sendo Angélica dos Santos de Souza, de 18 anos.

De acordo com a PM (Polícia Militar), a vítima e o autor teriam se desentendido durante a festa ocorrida em uma residência da cidade. Após ser esfaqueado, Oliveira foi socorrido pelos bombeiros e levado a Santa Casa.

O médico que atendeu Oliveira disse à polícia que seu estado de saúde é grave, pois um dos golpes atingiu o coração. A autora fugiu da residência logo após cometer o crime e ainda não foi localizada.

Sem ganhadores, Mega-Sena acumula em R$ 12 milhões

0

2007-08-04 21:10:37

O concurso 890 da Mega-Sena deste sábado não teve nenhum ganhador com seis acertos. O prêmio promete acumular em R$ 12 milhões. Os números de hoje foram sorteados na cidade de Irati, no Paraná.

Conforme a CEF (Caixa Econômica Federal), 105 pessoas acertaram a quina e vão receber o valor de R$ 10.715,07. Já a quadra do concurso pagou R$ 160,51 para 6.983 apostadores.

Confira as dezenas sorteadas: 07 – 09 – 17 – 21 – 22 – 54

Fauna de MS tem 13 espécies em risco de extinção

0

2007-08-04 20:29:37

O Mapa da Fauna Ameaçada de Extinção divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 13 espécies de animais que vivem em Mato Grosso do Sul correm o risco de desaparecer.

Entre eles estão alguns típicos do Pantanal, como o Cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus), a Onça Pintada (Panthera onca) e a Ariranha (Pteronura brasiliensis), e outros que são encontrados na paisagem do Cerrado, como o Lobo Guará (Chryssocyon brachyurus), o Cachorro Vinagre (Speothos venaticus), o Tatu Canastra (Priodontes maximus) e o Tamandua Bandeira (Myrmecophaga tridactyla).

Entretanto, dos 13 animais que vivem no Estado e que estão ameaçados de extinção, o que está em pior situação é o Rato de Espinho (Carterodon sulcidens), que é classificado pelo IBGE como uma ‘espécie criticamente em perigo de extinção’. Abaixo dessa classificação, existem apenas animais que já são considerados ‘extintos na natureza’ e ‘totalmente extintos’.

O Mapa elaborado pelo IBGE levou em conta o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No País correm risco de extinção um total de 105 espécies e subespécies de animais, da quais 69 são mamíferos, 20 são répteis e 16 são anfíbios.

Dentre as espécies relacionadas, muitas são famosas, o que não impede que seu estado de preservação seja preocupante, ou seja, que estejam, segundo o Ibama, em crítico perigo de extinção. É o caso da baleia-azul, do bugio, do mico-leão-de-cara-preta, do mico-leão-preto, do macaco-prego-de-peito-amarelo, do rato-candango, do peixe-boi-marinho, da jibóia-de-cropan, da jararaca-de-alcatrazes, da tartaruga-de-couro e da perereca-verde, entre outras.

O caso mais sério de todos é o da Phrynomedusa fimbriata, popularmente conhecida apenas como perereca, que antes era encontrada em Paranapiacaba, subdistrito da cidade de Santo André, no ABC Paulista, região da serra do Mar, e hoje já se encontra totalmente extinta.

A mais recente lista de animais ameaçados, divulgada pelo Ibama em 2003, reúne ao todo 394 espécies e subespécies (não incluídos os peixes e invertebrados aquáticos); em 1989, eram 220 espécies em perigo, o que significa um incremento de cerca de 80%.

Confira a relação completa dos animais que vivem em Mato Grosso do Sul e correm risco de extinção:

– Cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus),
– Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus),
– Cachorro Vinagre (Speothos venaticus),
– Gato do Mato (Leopardus tigrinius),
– Gato Maracajá (Leopardus wiedii),
– Gato Palheiro (Oncifelis colocolo),
– Onça Pintada (Panthera onca),
– Onça Parda (Puma concolor capricornensis),
– Ariranha (Pteronura brasiliensis),
– Morcego (Myotis ruber),
– Rato de Espinho (Carterodon sulcidens),
– Tatu canastra (Priodontes maximus),
– Tamandua Bandeira (Myrmecophaga tridactyla).