21.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 10822

André culpa Funai por atraso em cestas para indígenas

0

2007-08-06 14:35:37

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou hoje que a responsabilidade pela falta de cestas básicas para os índios das aldeias Jaguapiru e Bororo, em Dourados, é da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Puccinelli afirma que em fevereiro deste ano pediu que a Funai repasse para o governo a responsabilidade da distribuição das cestas enviadas pela instituição. No entanto, esse pedido foi negado. “Agora a funai não está dando conta de distribuir”, acusou.

Puccinelli disse ainda que, diante do problema, vai pedir novamente para a Fundação que a responsabilidade de distribuir as cestas seja repassada para o Estado. “Com eu fui procurado pelos índios de Dourados, vou insistir com a Funai e oferecer a logística de distribuição”, disse.


Josmair cobra destino de recusos pagos por atletas

0

2007-08-06 14:07:37

Vilson Nascimento

O vereador Josmair Cardoso (PR) entrou com uma matéria que será levada para votação em plenário na sessão da Câmara Municipal de Amambai de hoje, segunda-feira (6), requerendo da direção da Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura) de Amambai, cópias dos recibos, desde 2006 até a data atual, de horários cobrados dos desportistas para a utilização do Ginásio de Esportes Flávio Derzi, no centro da cidade e da Poliesportiva antiga, situada na região da Vila Mariana em Amambai.

O vereador quer saber quanto é arrecadado mensalmente e aonde é aplicado esse recurso. “Recebi várias reclamações de desportistas que procuram a Fundesc para pedir uma bola ou material esportivo e são informados que não tem tais materiais.

As informações que chegaram até nós indicam que a Fundesc arrecada entre R$ 1.500,00 a R$ 1.800,00 por mês com a cobrança de horários para permitir que empresas e equipes utilizem as instalações em períodos noturnos. Queremos saber em que está sendo aplicado esse dinheiro”, disse o vereador.


MS desobrigado de pagar à União por fundo contra pobreza

0

2007-08-06 13:34:37

 governo de Mato Grosso do Sul obteve liminar com o ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal, e não precisará incluir a receita do Fecomp (Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza) na arrecadação e com isso desembolsar mais à União com os serviços da dívida. Todo mês, o governo federal recebe 15% das receitas correntes do Estado (composta pela arrecadação de tributos) como amortização dos valores devidos por Mato Grosso do Sul. A dívida chega a dois anos de arrecadação, cer cadê R$ 6 bilhões.

O Estado ingressou com uma ação cautelar no final de maio pedindo a exclusão, alegando que já paga um dos maiores percentuais e apontou ainda as dificuldades financeiras que enfrenta. Compôs também a argumentação de que o Fecomp seria uma receita adicional, criada com uma cobrança a mais de 2% sobre produtos tidos supérfluos, incluindo telecomunicações, cigarros e bebidas.

Estas receitas, argumentou o Estado, “são absolutamente intocáveis”, por terem uma destinação específica, no caso a ação social para ajudar famílias pobres. O governo ainda não fez prestação de contas do quanto arrecadou.

Para o Executivo estadual, a lei que recolhe os fundos (que disciplina a chamada Receita Líquida Real) seria inconstitucional. Na ação, o governo argumentou que foi à Justiça porque o Tesouro Nacional informou que só excluiria o Fecomp da receita onde incide os 15% de pagamento da dívida mediante liminar.

O temor de possível bloqueio das contas bancárias reforçou a decisão de recorrer com a medida cautelar ao STF. Para que o efeito seja permanente, o Estado precisa entrar com uma ação principal, senão a decisão cautelar perde efeito. Bahia e Rio de Janeiro já tinham obtido decisão semelhante no STF.

A liminar do ministro foi parcial. Como a lei que criou o fundo prevê outras fontes de receita além do ICMS, como doações e subvenções, Peluzo excluiu da cobrança da União apenas a quantia arrecadada pela cobrança de adicional do imposto.

A decisão não é recente, data de 21 de junho. Nesta segunda-feira, saiu decreto do governo reformulando a inclusão dos recursos do fundo na receita, saindo da uma fonte- a 55- e indo para a fonte 2.

RS:Mãe entrega filho suspeito de furto à policia

0

2007-08-06 12:37:37

A mãe de um adolescente de 14 anos decidiu entregar o filho à Polícia Militar, em Viamão (região metropolitana de Porto Alegre), por ele ter cometido furtos.

A desempregada Regina, 38, levou o filho a um posto policial na sexta-feira (3). Disse à soldado Flávia Cristina Abreu, 38, que atendeu a ocorrência, que o menino furtara bicicletas, aparelho de som, brinquedos e eletrodomésticos de um sítio perto de sua casa.

A mãe, que pediu à polícia que apenas seu primeiro nome fosse divulgado, afirmou ainda que o menino já havia furtado o celular de uma funcionária da escola em que estuda, mas os professores não deram queixa.

"Eu e meu marido estamos desempregados, mas não admito que meus filhos roubem. Que exemplo dará para os irmãos?", disse Regina à policial. Contou ainda que enfrenta dificuldades financeiras, mas que não poderia compactuar com a atitude do filho.

"Ela falou que estão sem comida e sem dinheiro para o aluguel. Afirmou que poderia ter vendido os objetos [furtados] e comprado comida, mas teve uma atitude digna. Disse que não podia passar a mão na cabeça do filho. Nunca vi isso em 18 anos de profissão", disse a soldado.

A PM buscou os objetos furtados na casa de Regina, que mora em uma casa em condições precárias com quatro filhos e o marido. Policiais começaram uma campanha para ajudá-la e já arrecadaram roupas e cestas básicas, disse a soldado.

A mãe e o menino foram encaminhados à Polícia Civil, que registrou a ocorrência e liberou o adolescente. Nesta semana, a Promotoria decide se pedirá à Justiça que encaminhe o menino a uma instituição para adolescentes infratores.

O menino fugiu de casa depois de ser levado à delegacia e não havia sido encontrado até a tarde de ontem

Brasil joga fora 40% da comida que produz

0

2007-08-06 11:26:37

"Esse momento eu não esqueço nunca mais. Era um dia de Natal. A gente estava em casa, e a nossa mãe não tinha nada para colocar na mesa, não tinha o que fazer para a gente comer, porque o nosso pai estava doente. A gente passou um Natal sem ter comida", lembra o cantor Chitãozinho.

 

Em todo o Brasil, quase 14 milhões de brasileiros continuam sem ter o que comer. A ironia é que, hoje, Chitãozinho e seu irmão Xororó jogam comida no lixo. Calcula-se que o país jogue fora cerca de 40% da comida que produz. Como donos de cinco restaurantes e 70 lanchonetes, os irmãos sertanejos jogam todo o excedente de suas cozinhas no lixo porque, se doarem e alguém passar mal ao consumir o que sobra, eles podem pegar cinco anos de cadeia.

"A punição para quem doa alimento e faz mal a alguém não é prevista na legislação da Vigilância Sanitária. Ela é prevista no nosso código de polícia", explica o biomédico Eneo Alves Silva Júnior. A lei diz que a pena para quem "entregar matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias para o consumo" é de dois a cinco anos de detenção. O problema é que a responsabilidade fica toda em cima do doador.

Se a pessoa que recebe os alimentos acaba passando mal porque os guardou fora da geladeira e eles se estragaram, ou se acabou não lavando as mãos antes de comer, a culpa é sempre de quem faz a doação. Por isso, muita comida que poderia ser aproveitada vai parar na lixeira.


"O grande entrave na doação de alimentos prontos, em primeiro lugar, é definir o que é sobra. Sobra tem de ser diferenciada de resto de alimento", alerta o biomédico Eneo Alves Silva Jr.


"O alimento, uma vez colocado na mesa, entra em contato com uma série de microrganismos da saliva, das pessoas que estão falando em cima desse alimento. As pessoas vão ao banheiro e, às vezes, não lavam as mãos. Tudo isso propicia a contaminação do alimento", diz a coordenadora do programa Mesa Brasil, Cláudia Roseno.

Num restaurante, porém, toda comida que não chega a sair da cozinha é sobra. Mesmo sendo altamente perecível, se for mantida nas condições certas de higiene e temperatura, e transportada adequadamente, a sobra pode servir para matar a fome de muita gente. O problema é que a única lei federal que regulamenta doação de alimentos é uma resolução da Vigilância Sanitária que não fala em sobras ou restos. Só em São Paulo existe uma lei desse tipo, mas não adianta muito, por causa daquela outra lei federal, aquela que joga toda a responsabilidade sobre o doador.

Por isso, entidades que lutam para combater o desperdício se limitam a receber doações de alimentos in natura ou industrializados, que demoram mais a estragar do que as comidas prontas. "O programa Mesa Brasil assume a responsabilidade sobre esses alimentos. O profissional de nutrição se responsabiliza pela verificação de qualidade desses alimentos", conta a nutricionista do programa Mesa Brasil, Milene Pereira.

O Mesa Brasil, do Sesc, é o pioneiro desses programas. Está em todas as capitais do Brasil e nas principais cidades do interior. O Mesa Brasil também aceita produtos que estejam próximos de perder o prazo de validade. "Em três dias, é tempo hábil para ele ser consumido. Se tiver boa vontade, dá para tirar esse produto em três dias e levar até uma entidade, levar até as crianças que precisam desse tipo de alimentação", esclarece Pereira.

Cel Sapucaia:Garoto morre vítima de disparo acidental

0

2007-08-06 11:20:37

Vilson Nascimento

Um garoto de apenas 13 anos morreu na hora após levar um tiro acidental disparado por uma arma artesanal em Coronel Sapucaia na fronteira com o Paraguai.

O fato aconteceu por volta das 18h30 desse domingo (5) na localidade conhecida como “Mina” na região da Vila Nova, na periferia da cidade. Segundo a Polícia Militar de Coronel Sapucaia que atendeu a ocorrência, a vítima, Alex de Oliveira Lima, residente na própria Vila Nova, voltava de uma caçada em companhia de um grupo de amigos, também menores, quando o dos garotos teria batido com uma faca no cano da arma, uma espécie de garrucha artesanal adaptada para calçar munição calibre 22, foi quando a arma veio a disparar e atingir o menino, segundo as informações, matando na hora.

Assustados com o acidente os colegas de Alex jogaram a arma em uma região de mata fechada próximo à localidade onde ocorreu o fato. A Polícia Civil de Coronel Sapucaia vai instaurar inquérito para apurar o caso.

Juiz aguarda parecer do MD para audiência com Beira-Mar

0

2007-08-06 11:01:37

O juiz federal Odilon de Oliveira, da 3ª Vara da Justiça Federal, encaminhou ao Ministério da Defesa pedido para algumas providências para realização da audiência com as testemunhas do processo sobre lavagem de dinheiro contra o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Ele solicitou que as testemunhas sejam ouvidas dentro do Quartel do Exército da cidade de Amambai, também como medida de segurança.

Além do reforço policial, com apoio do Exército, o juiz solicitou uma sala para realizar a audiência, uma cela para Beira-Mar e um local para que possa ficar em Amambai, onde as 54 testemunhas arroladas devem ser ouvidas. O pedido foi realizado inicialmente ao próprio Exército, depois ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que encaminhou que a competência para o caso era do Ministério da Defesa.

O pedido foi encaminhado ao Ministério da Defesa na semana passada. Por enquanto, o juiz ainda não estima quando deve ser realizada a audiência, pois aguarda o parecer para marcar a data dos depoimentos que devem durar três dias. Também é necessário solicitar aparato policial para acompanhar os depoimentos. Beira-Mar garantiu na Justiça o direito de acompanhar todos os processos em que é citado.

A maioria das testemunhas é de Coronel Sapucaia e por isso as audiências serão realizadas em Amambai que é a Comarca mais próxima. Beira-Mar está no Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande desde o último dia 25. Ele deve ficar por mais um ano detido na Capital. Antes ele estava no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.

Tentativa de Resgate– No último dia 28, a Polícia Civil de Corumbá prendeu Sandro de Caravalho, suspeito de participar de um plano envolvendo mais de 20 pessoas para resgatar Beira-Mar do presídio federal de Campo Grande. A tentativa de resgate estava sendo articulada há pelo menos três meses.

Sandro foi preso com 60 quilos de explosivos em bastão (hidro-gel) totalizando 279 bisnagas, cerca de 100 metros de fios condutores para a detonação dos artefatos, três caixas de detonadores (espoleta), uma escopeta calibre 12, uma carabina calibre 22 com luneta, munições diversas, material plástico contendo resíduos de substância entorpecente aparentando ser “cocaína”, além de diversos aparelhos eletroeletrônicos.

Os policiais de Corumbá disseram ter recebido informações de que a ação de resgate contaria com pelo menos 20 pessoas, que se espalhariam por pontos estratégicos nas imediações da penitenciária. As bombas, de acordo com os investigadores, seriam acionadas por meio de telefones celulares.


Crise aérea não afeta aprovação de Lula

0

2007-08-06 10:34:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o resultado da pesquisa Datafolha, publicada pela Folhadeste domingo. "De notícia boa eu nunca canso", teria dito Lula a um ministro, segundo o Blog do Josias.

A pesquisa aponta que o acidente com o Airbus da TAM –que matou cerca de 200 pessoas no dia 17 de julho– e a crise aérea pela qual passa o país há mais de dez meses não afetaram a popularidadedo presidente.

Segundo o levantamento feito nos dias 1º e 2 de agosto, 48% dos brasileiros consideram que o governo Lula continua ótimo ou bom, exatamente o mesmo índice registrado em março. Os detalhes da pesquisa, como a variação por faixa de renda e escolaridade, além de outros perfis abordados, podem ser conferidos na edição deste domingo da Folha.

Crise aérea- O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou neste sábado a demissão do presidente da Infraero (estatal que controla os aeroportos), brigadeiro José Carlos Pereira. O cargo será ocupado pelo atual presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Sérgio Gaudenzi.

Em entrevista à Folha Online, Pereira afirmou que teve momentos "horríveis" durante sua passagem pela estatal, principalmente durante os acidentes da Gol, no ano passado, e da TAM. Ele disse, porém, que encara muito bem sua saída e que, com a crise aérea, "alguém deveria ser demitido".

"O ministro [da Defesa, Nelson Jobim] não queria me demitir. Mas disse a ele, ‘tudo bem, alguém tem que ser demitido, a sociedade quer uma demissão’. Quem mais seria? A Aeronáutica? A Anac?", questionou o brigadeiro.

A Infraero é a estatal que cuida da infra-estrutura de 67 aeroportos, 84 unidades de apoio e 33 terminais de carga. Em 2006, arrecadou R$ 2 bilhões em taxas e concessão de espaços comerciais. Desde 2003, tem mais de 80 processos no Tribunal de Contas da União.


Congresso de Medicina Veterinária será aberto quinta

0

2007-08-06 10:03:37

O 2º Congresso de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul e suas Fronteiras (II COMVET) será aberto nesta quinta-feira, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. O evento, que prossegue até sábado, vai abordar temas como Gestão Pecuária, Pequenos Animais, Suinocultura, Avicultura, Comportamento e Bem Estar Bovino, Animais Silvestres, Ovinos e Caprinos, Eqüinos entre outros.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas por meio de mini-cursos, que mesclam teoria e prática em assuntos como: Administração de Custos na Pecuária, Clínica de Produção de bovinos, Controle Sanitário de Empresa Avícola, Tecnologia de sêmen suíno, Treinamento de Cavalo Atleta, Reprodução de Cães, Oftalmologia em Pequenos Animais e Hipotireoidismo em felinos.

A produção científica e acadêmica dos médicos veterinários também será contemplada no Congresso, com a possibilidade de inscrição de trabalhos científicos da comunidade local, que serão apresentados durante o II COMVET. Os melhores trabalhos serão premiados por uma comissão técnica.

Mais informações sobre as inscrições para o II COMVET podem ser obtidas no site da Somvet no endereço www.somvet.org.br

TJMS abre segunda vara na Comarca de Caarapó hoje

0

2007-08-06 09:01:37

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul vai instalar nesta segunda-feira (6) a segunda vara da Comarca de Caarapó. A solenidade está marcada para as 14 horas, e contará com a presença do presidente do TJMS, desembargador João Carlos Brandes Garcia.

Segundo o juiz titular da comarca, Waldir Peixoto Barbosa, a instalação da segunda vara vai melhorar a prestação dos serviços do Poder Judiciário para a população de Caarapó. "Haverá divisão dos trabalhos entre dois juízes, o que vai conferir mais agilidade na tramitação dos processos”, explicou.

Somente de janeiro a julho deste ano, os processos em tramitação já passavam de cinco mil. “Só em 2007 já foram distribuídos mais de 1.700 processos e realizadas cerca de 700 audiências”, informou o chefe de Cartório, Junho Cézar da Silva. Segundo ele, com a instalação da segunda vara também está prevista a contratação de novos servidores.

O prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR), confirmou presença na solenidade e disse que a conquista vai atender a reivindicação da sociedade civil organizada. “Essa foi uma luta travada por entidades e órgãos como as prefeituras e Câmaras de Vereadores de Caarapó e Juti, a OAB, a Promotoria, a Defensoria Pública, além dos servidores do Poder Judiciário", explicou.

Amambai:Maguila volta a ser preso após furtar loja

0

2007-08-06 08:18:37

Vilson Nascimento

Lourival Maria Filho, o “Maguila” de 18 anos, um velho conhecido da polícia, com várias passagens por prática de pequenos delitos, voltou a ser preso pela Polícia Militar de Amambai na última sexta-feira (3) após praticar um furto no centro da cidade em Amambai.

O furto aconteceu no final da manhã em uma loja de roupas. Segundo a polícia Maguila, agindo em companhia de um outro indivíduo que seria residente na Vila Monte Cristo em Amambai, que ainda não foi localizado, teriam adentrado em uma loja de roupas, olhado algumas peças e saído sem comprar nada.

Quando a dupla deixou a loja o proprietário do estabelecimento percebeu que havia sumido uma bermuda jeans. Ele seguiu os suspeitos e flagrou o momento que Maguila, ainda na rua, teria retirado a bermuda que vestia e colocado a furtada da loja, posteriormente enrolado uma faca que carregada consigo na bermuda que havia acabado de retirar e em seguida teria escondido a bermuda com a faca em uma localidade na rua, supostamente para pegar posteriormente.

A Polícia Militar foi acionada e realizou a prisão do acusado que confessou o furto. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai onde foi autuado em flagrante pelo delegado, Dr. Claudineis Galinari.

Governadores do Codesul pedem parte da CPMF

0

2007-08-06 07:23:37

Os governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e de Mato Grosso do Sul fecharam neste domingo (5) a “Carta de Bonito”, que será enviada ao gabinete da presidência e à ministra Dilma Roussef com as reivindicaçoes dos estados integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul).
O documento reúne as principais deliberações dos quatro estados tomadas durante reunião na cidade de Bonito (MS).

Os governadores incluíram na Carta um pedido de correção dos ressarcimentos das perdas com a Lei Kandir, que há 10 anos eram de 69% e hoje não passam de 17%. Entre outros assuntos tratados na reunião, um dos destaques foi a proposta federal para a reforma tributária, aprovada com ressalvas pelos governadores participantes.

Foi consenso entre os governadores a necessidade de distribuir melhor os fundos de desenvolvimento regional, além da possibilidade de se criar uma superintendência para o desenvolvimento do Sul. Outro ponto tratado pelo Codesul foi o direcionamento de uma fatia da CPMF, contribuição sobre movimentação financeira que rende R$ 36 bilhões por ano para a União, para os estados.

Os governantes acharam oportuna a reivindicação, já que a prorrogação da cobrança está tramitando no Congresso Nacional. Mas o secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, que participou da reunião do Codesul, afirmou que está "fora de questão" uma partilha dos recursos saindo junto com a eventual aprovação da prorrogação da CPMF. "O governo não vai discutir a CPMF neste momento", afirmou.

Na carta de Bonito, os governadores também reiteraram pontos como as parcerias no setor de planejamento e o pedido para a recriação de uma agência de desenvolvimento para os Estados do Sul do País.
Participaram do evento deste domingo em Bonito os governadores André Puccinelli (MS), Yeda Crusius (RS), presidente do Codesul, Roberto Requião (PR), e o vice governador de Santa Catarina, Leonel Pavan.

Dia Claro e alerta do Inmete sobre baixa umidade do ar

0

2007-08-06 06:39:37

A segunda-feira será de céu de claro a parcialmente nublado com névoa úmida ao amanhecer em Mato Grosso do Sul. No Norte e Nordeste o céu fica claro com névoa seca de tarde. A temperatura máxima prevista é de 32ºC e a mínima de 9ºC. 

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta que no período da tarde no Centro e Norte do Estado a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%.



Sem sala, vice-prefeito monta tenda em praça em SP

0

2007-08-06 06:35:37

O vice-prefeito de Vinhedo (a 79 km de São Paulo), Marcos Ferraz, decidiu protestar por não ter mais sala para trabalhar na prefeitura. Ele montou um gabinete improvisado na praça central da cidade, onde atendeu os moradores. A tenda, de plástico, tinha uma mesa e cadeiras, também de plástico, além de cafezinho e a placa “Gabinete do vice-prefeito”. O protesto começou por volta de meio-dia e foi encerrado no final da tarde desta quinta-feira (2).
 
Ferraz alega que na semana passada foi determinado que ele teria de desocupar a sala. Já a assessoria de comunicação da prefeitura informou que ninguém tirou a sala dele.

Segundo a assessoria, no dia 19 de julho foi pedida a sala para um projeto social e que o vice-prefeito teria concordado em cedê-la. A assessoria informou ainda que o vice não precisaria da sala porque seu cargo é de “expectativa, ou seja, ele é requisitado para substituir o prefeito, Kalu Donato, quando este está ausente, ou para trabalhar em “alguma missão especial”. O vice-prefeito Marcos Ferraz disse que, a partir desta sexta-feira (3), vai se instalar em um escritório particular.


Lula viaja para divulgar biocombustíveis no exterior

0

2007-08-06 06:06:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou neste domingo (5) para o México, onde faz a primeira parada de sua visita a cinco países, com objetivo de reforçar laços comerciais e apresentar o conhecimento brasileiro na área de biocombustíveis. Na agenda, Lula também vai visitar Honduras, Nicarágua, Jamaica e Panamá.

Na viagem, Lula também deve fechar acordos de cooperação também nas áreas de saúde, agricultura e desenvolvimento social. Um grupo de cerca de 50 empresários brasileiros acompanhará o presidente durante a viagem, que vai até a sexta-feira (10).

"Em todos os países haverá eventos empresariais e seminários, dos quais o presidente participará de alguma forma, seja na abertura ou no encerramento", disse o diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério de Relações Exteriores, Henrique Sardinha.

Segundo a Agência Brasil, além do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e o da Agricultura, Reinhold Stephanes, estão na comitiva brasileira.
 
Primeira parada- No México, segundo o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, Lula pedirá o apoio do país para o estabelecimento de um mercado mundial para combustíveis mais limpos, mais baratos e renováveis.

O presidente deve desembarcar no México no início da noite deste domingo. O país é o quinto maior parceiro comercial do Brasil. No ano passado, o comércio entre os dois países totalizou US$ 5,7 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na Jamaica, o presidente inaugurará uma usina de etanol a 50 quilômetros da capital, Kingston. Em Honduras, na primeira visita de um governante brasileiro, Lula se reunirá com o presidente Zelaya Rosales e encerrará um encontro empresarial.

Na Nicarágua, os dois governos vão avaliar a cooperação nas áreas de saúde, energia, educação, transportes, turismo, desenvolvimento social e desenvolvimento agrário. E no Panamá, Lula assistirá a uma apresentação do projeto de ampliação do Canal do Panamá.

Professores de Amambai recebem curso de capacitação

0

2007-08-06 05:35:37

A prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Educação realizou curso de capacitação para professores da rede municipal de ensino no  último fim de semana, dias 3 e 4. A abertura do evento foi realizada na sexta-feira, no Salão Paroquial, às 7 horas da manhã.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o prefeito Sérgio Diozébio Barbosa, a professora Maria Helena Rozin, a professora doutora em Educação,  Liliam Faria Porto Borges, a secretária municipal de Educação, Rosane Pereira da Silva Guazina, o secretário municipal de administração, Cristino Toledo Corrêa, a vereadora Jaqueline Raymundo, o diretor do Simted, Humberto Vilhalva, e professores municipais.

Liliam Borges, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ministrou  palestra em torno do tema Tendências Pedagógicas. No sábado, ela tratou do tema Literatura infantil e Disciplina e Indisciplina. “A minha intenção é contribuir para a reflexão aprofundada e transformadora da prática do professor e conscientizá-los dos elementos de sua própria prática” afirmou ela.

Em seu pronunciamento o prefeito Sérgio Barbosa, ressaltou a importância da capacitação dos professores para a melhora da educação e da sociedade. “A realização de cursos de capacitação faz parte dos objetivos da nossa administração. Precisamos aumentar o índice de desenvolvimento de educação básica(Ideb) do nosso município” disse Sérgio.

Sem terra, índios Kinikinau lutam contra extinção em MS

0

2007-08-06 04:29:37

Os índios Kinikinau sonham em voltar a ter um território próprio para preservar seus costumes ancestrais. São hoje 500 Kinikinau espalhados pelo Mato Grosso do Sul e eles são um dos poucos povos indígenas a não dispor de uma reserva própria.

"Hoje o nosso povo está solto, a gente mora de favor nas reservas dos outros", reclama Ambrósio Góis, 53 anos. A terra, diz ele, é o que vai definir a diferença entre a preservação da cultura da etnia ou a extinção dos costumes que são transmitidos geração a geração.

O principal elemento cultural define a identidade desses índios é o idioma Kinikinau. Nele, o termo Wakashu tem grande importância política. Significa "Lagoa da Capivara", nome da terra de onde foram expulsos em 1932, no governo de Getúlio Vargas. A Wakashu é uma área de 10 mil hectares fincada na divisa dos municípios sul-mato-grossenses de Miranda e Aquidauana, no sul do Pantanal. A terra vem sendo reivindicada desde o final dos anos 90, mas ainda não há uma posição conclusiva do governo federal se a reserva Kinikinau será criada.

"Na terra dos outros não há liberdade, não dá para preservar a cultura porque tem mistura", diz Góis, que é morador da aldeia São João, em Porto Murtinho, cuja maioria da população pertence a outra etnia, os kadiweus.

A cerâmica é uma das tradições que os Kinikinau mantêm vivas pelas mão de gente como Agda Roberto, 53 anos, e Zeferina Moreira, 65. Chamada Moté Ypoti, a cerâmica difere da convencional em muitos pontos. Ao invés do forno, o barro é queimado com lenha para se transformar em utensílios rústicos como tigelas, vasos e pequenas esculturas. O processo de queima com lenha dá às peças uma tonalidade mais clara e não uniforme às peças, que recebem o acabamento de corantes feitos à base de sementes de plantas do cerrado.

Riqueza pode comprometer a salvação, diz Papa

0

2007-08-06 03:34:37

O Papa Bento XVI disse neste domingo (5) que a riqueza "não só não assegura a salvação como, inclusive, pode comprometê-la seriamente".

Durante a cerimônia de reza do Ângelus, celebrada na residência de verão de Castelgandolfo, a cerca de 30 quilômetros de Roma, o Pontífice afirmou ainda que a riqueza "não deve ser considerada um bem absoluto". Segundo Bento XVI, "é sábio não se apegar aos bens deste mundo, porque tudo passa e tudo pode acabar bruscamente".

O Papa também convidou os fiéis a "saberem administrar os bens evitando todo tipo de cobiça, para, assim, poderem compartilhá-los" com seus irmãos, "especialmente os mais necessitados". Em seguida, Bento XVI lembrou aos fiéis católicos que "o verdadeiro tesouro deve ser buscado onde Cristo está".


Sapucaia:Caminhoneiro é mantido refém de assaltantes

0

2007-08-06 02:53:37

Vilson Nascimento

Um caminhoneiro brasileiro de 62 anos, residente em Umuarama no Paraná teve o caminhão roubado e ficou por mais de 20 horas como refém dos assaltantes nesse final de semana na região Capitan Bado, cidade paraguaia que faz divisa com Coronel Sapucaia no Brasil.

Segundo a vítima ele teria sido contratado por uma transportadora para buscar uma carreta que havia tombado na região de Coronel Sapucaia e ao passar por Amambai, teria recebido um telefonema informando que ao chegar em Coronel Sapucaia ele deveria se dirigir ao primeiro posto de combustível situado do lado direito da via, onde deveria se encontrar com um motociclista de capacete preto que o guiaria até o local onde a suposta carreta estava aguardando para ser carregada.

Sem conhecer a região e tão pouco que o citado posto já ficava em território paraguaio, o motorista seguiu as orientações até chegar no ponto de encontro onde, de fato, era aguardado por um motociclista.

Segundo o caminhoneiro o motociclista teria determinado que o seguisse, relatando que antes de chegar ao local onde a carreta estava, eles deveriam passar por uma cerraria para carregar pranchas de madeira para ajudar a carregar a suposta carreta danificada. Segundo a vítima eles rodaram por cerca de 2 quilômetros até que em determinado ponto, seu caminhão foi interceptado por uma caminhonete com três indivíduos abordo.

Armados, os marginais determinaram ao motorista que descesse do caminhão e entrasse na caminhonete enquanto um dos ladrões ocupou a boléia do veiculo de carga e tomou rumo ignorado. O motorista relatou também que foi obrigado a rodar por cerca de 30 quilômetros com os assaltantes e posteriormente foi mantido em cativeiro por cerca de 21 horas em um local para ele completamente desconhecido.

A Libertação- Segundo o caminhoneiro na manhã desse domingo (5), os marginais o colocaram dentro de outra caminhonete e depois de rodarem por terminado tempo o colocaram em um ônibus de transporte de passageiros que fazia linha Capitan Bado a Pedro Juan Caballero, ambas cidades paraguaias, porém ao passar por Aral Moreira, cidade brasileira situada na fronteira entre os dois países, ele acabou descendo e pedindo ajuda em um estabelecimento comercial, onde foi conduzido por populares até Amambai e em seguida para Coronel Sapucaia para registrar o caso na Delegacia de Polícia Civil local.

Segundo o caminhoneiro, que estava bastante nervoso e inconsolado com a situação, o caminhão, que era de sua propriedade, não era segurado e ainda restavam 18 parcelas do financiamento a serem pagas.

Ações Freqüentes- A ação de bandos amarados especializados em roubo de veículos de carga tem sido freqüentes nos últimos meses na região de Capitan Bado.

Os marginais, utilizando a artimanha de supostos fretes, atraem os caminhoneiros, a maior parte brasileiros e quando as vítimas chegam na região são rendidas mediante ameaça e os caminhões são levados. Na maior parte das ações os assaltantes matem os motoristas como refém por um determinado tempo para garantir a fuga com o veículo roubado, exatamente como ocorreu na ação desse final de semana.     






Saiba quais as vacinas indispensáveis para cães e gatos

0

2007-08-06 02:31:37

Quem tem animais de estimação, sabe como é importante manter as vacinas em dia. Não somente para preservar a saúde do bichinho, mas também para evitar problemas com a própria saúde, já que muitas doenças são transmissíveis às pessoas. É importante vacinar os cães e gatos ainda filhotes e repetir as doses pelo menos uma vez ao ano.

“Animais idosos também precisam ser vacinados, porque eles ficam expostos da mesma forma. E as doses precisam ser aplicadas uma vez por ano”, afirma a veterinária Mirela Tinucci Costa, professora em clínica de cães e gatos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).