26.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 10820

Amambai: 5ª Conferência de Saúde acontece nesta quarta

0

2007-08-07 12:51:37

                A 5ª Conferência Municipal da Saúde de Amambai será realizada  nesta quarta-feira, 8, na Associação Comercial e Empresarial de Amambai (Acia), no período matutino das 7 às 11 horas e no vespertino das 13h30 às 16h30.

                O coordenador do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Roque Manoel Perusso Veiga, estará ministrando a palestra e um debate em torno do tema da Conferência. Neste ano, os conferencistas debatem o tema  “Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento”.

                A conferência é realizada pela prefeitura de Amambai através da secretaria municipal de Saúde a cada 4 anos e tem como objetivo levantar propostas para os debates das Conferências Estadual e  Nacional.

Amambai sediará Campeonatos de Artes Marciais

0

2007-08-07 12:26:37


Sérgio da Luz

            A escola Dragões de Fogo de Amambai, estará sediando no dia 30 de Setembro, a quinta etapa da Copa Dragões de Fogo de kung Fu. Simultaneamente estará realizando o Primeiro GP Super Figth, as disputas serão nas modalidades Kung Fu e Muay Tay.

            Conforme o professor da escola, Egberto José, doze equipes dos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Mão Grosso do Sul já confirmaram a presença. Dois Tatame e um ringue serão montados “será a primeira disputa de Kun Fu em ringue no estado, e o alto nível dos atletas será o diferencial da competição na cidade” disse Egberto.

            Além das competições da Copa e do GP estará sendo realizado pela federação do estado, duas lutas de Boxe como apresentação.

 Egberto, Igor e Rato estarão no brasileiro – Nesse fim de semana os amambaiense Egberto José, Igor Ranguel e Jéferson Benites “Rato” estarão compondo a equipe sul-matogrossense para participar do brasileiro de Kung Fu que será realizado no fim de semana.

            Egberto e Igor estarão participando do evento em seis modalidades, enquanto Rato participará em quatro.

André não comenta pré-candidatura de Dagoberto

0

2007-08-07 12:26:37

Presente a evento na Assomasul ( Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), o principal articulador das alianças peemedebistas em Mato Grosso do Sul, evitou comentar a afirmação do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) de que ele será candidato a prefeito da Capital. “Eu não vou comentar esse assunto, pois ele está insistindo nisso”, disse.

A novela da candidatura de Dagoberto se arrasta a meses e parece dividir o PDT, pois membros do partido integram a administração de Nelsinho Trad (PMDB) em Campo Grande. Além disso, o partido apoiou Puccinelli na disputa pelo governo do Estado.

A afirmação de Dagoberto foi repetida no evento nessa segunda-feira. O parlamentar afirmou que a candidatura dele está definida dentro do PDT e que a única divergência é sobre a data do lançamento da campanha.



Dagoberto mantém pré-candidatura na capital

0

2007-08-07 11:34:37

O presidente do PDT em Campo Grande, deputado federal Dagoberto Nogueira, afirmou ontem, segunda-feira, que mantém sua pré-candidatura a prefeitura da Capital. Segundo ele, o PDT também concorda com a idéia e diverge apenas da data de lançamento da candidatura. “A minha candidatura hoje está viabilizada”, afirmou Dagoberto.

Questionado se não veria problemas no fato de nenhum deputado federal que disputou a prefeitura da Capital ter ganho uma eleição, Dagoberto afirmou que vai quebrar o tabu. “Podem apostar nisso”, explicou.

Já disputaram a prefeitura de Campo Grande os deputados federais Nelson Trad (PMDB), Antônio Cruz (PP), Vander Loubet (PT) e o ex-deputado federal Ben-Hur Ferreira (PSDB). As afirmações de Dagoberto foram feitas durante entrevista na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul)


Parque Lancaster chega em Amambai

0

2007-08-07 11:08:37


Sérgio da Luz


                Está em Amambai para uma permanência de 15 dias o Parque Lancaster, com brinquedos twister, auto-pista, carrocel, touro mecânico, castelinho, cama elástica, tiro ao alvo e muitas outras atrações.

                O parque está instalado à Rua da República em frente ao Detran, aberto das 19 às 22 horas de segunda a sexta e no sábado e domingo das 15 às 22 horas. O proprietário, Ricardo Siqueira Campos diz que o parque é próprio para crianças acima de 2 anos e até jovens e adultos. “Venham se divertir no Parque Lancaster, convidamos Amambai e região para essa curta temporada, e desde já agradecemos ao apoio da prefeitura municipal e comércio local”, convida.

COAMO realiza “Reunião de Campo” com cooperados

0

2007-08-07 10:48:37


Sérgio da Luz

                A Cooperativa Coamo realizou na manhã de ontem, 06, na ARCAM (Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo) a segunda “Reunião de Campo” no ano. A reunião contou com a presença do presidente da cooperativa José Aroldo Galassini, que repassou informações sobre o funcionamento e as políticas de trabalho da cooperativa, novidades, expectativas, valores, produções e cuidados na comercialização das produções.

                Entorno de 50 cooperados estiverem presentes na reunião, que entre os diversos assuntos tratados Galassini comparou os rendimentos atuais com os anos anteriores, destacando os devidos cuidados que os produtores devem tomar com suas produções, principalmente nos momentos de entregar a safra.

                As reuniões tem o objetivo de acompanhar os produtores repassando informações necessárias para se ter um bom rendimento em suas produções “também buscamos com a ‘Reunião de Campo’ integrar a cooperativa, aproximando os cooperados a diretoria” disse Galassini.

                O que também destaca o gerente do entreposto em Amambai, Antonio César Gomes “o ponto alto da reunião é o contato da diretoria da cooperativa com o membros, com informações sendo trazidas diretamente pelo presidente”.

                Também serve para acompanhar os produtores, a primeira realizada no inicio do ano, repassa informações sobre as tendências de mercado e o melhor momento de entregar a produção. No meio do ano, mês de Agosto, a segundo reunião repassa informações para o plantio, tendo em vista o inicio do plantio da próxima safra.

                Após a reunião realizada em Amambai o presidente da cooperativa seguiu para mais três reuniões, nas cidades de Aral Moreira, Laguna Carapã e Caarapó.

Nota Fiscal eletrônica será compulsória para alguns setores

0

2007-08-07 10:29:37

A adesão à nota fiscal eletrônica (NF-e) é voluntária, segundo a Receita Federal. Mas um acordo assinado entre 21 secretarias de Fazenda, no início de julho, tornará compulsório a partir de 1º de abril de 2008 o uso dessas notas nas operações para fabricantes e distribuidores de cigarros, e para o setor de combustíveis.

O plano da Receita Federal, porém, é estender a outros setores da economia o uso do meio eletrônico, que neste final de semana já supera 1 milhão de emissões. Por enquanto, o sistema já pode ser utilizado nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A expectativa é de que até outubro a NF-e passe a ser adotada também nos estados do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O documento eletrônico, segundo a Receita, não é um avanço apenas na utilização da nota fiscal. Além da NF-e estão previstos, entre outros, a escrituração contábil digital, escriturações financeiras, o Livro de Apuração do Lucro Real (e-Lalure), a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), balancetes diários e balanços diários com escrituração resumida.

Todos fazem parte de um conjunto de avanços tecnológicos que se tornaram  necessários a partir da emenda constitucional 42, de dezembro de 2003, que prevê o funcionamento das receitas tributárias dos estados, município e União de forma integrada, com padronização e incluindo o compartilhamento de dados fiscais e cadastrais dos contribuintes.

Entre os órgãos envolvidos na implantação da nota fiscal eletrônica estão o Banco Central,  Receita Federal , Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Abrasf (Associação Brasileira de Secretarias de Finanças), CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e as secretarias de Fazenda dos estados.

Já emitem a NF-e empresas como a Ambev, Banco do Brasil, Seguros Caixa Econômica Federal, Cervejarias Kaiser, Cia. Ultragaz, Eurofarma , Fiat Automóveis, Ford, General Motors do Brasil, Gerdau Aços Longos, Petrobras, Pirelli Pneus, Siemens, Souza Cruz, Varig Logística e Volkswagen.

“12 Meses de Ação” foi realizado em dez vilas da cidade

0

2007-08-07 10:18:37

               
               Com o objetivo de levar os serviços que são prestados pela Prefeitura para todos os moradores do município, a administração municipal realizou no sábado, dia 4, e na segunda-feira, dia 6, o programa “12 Meses de Ação”, para a população que mora nas vilas Marechal Rondon, São  Francisco, Indiana, Glória, Pazeto, Etelvina, Paulista, São Jorge, Mangay e Alcindo Franco Machado. Esta é a segunda vez que o programa atende os moradores das vilas. 

                Durante o sábado, no horário das 7 às 12 horas, e na segunda-feira, nos horários das 7 às 11 e das 13 às 17 horas, equipes da administração municipal estiveram prestando serviços para os moradores das localidades. Na ocasião, foram realizados serviços de coleta de lixo, entulho e galhos, patrolamento e aterro de ruas, pintura de meio-fios e revisão da iluminação pública. 

                Para o morador da vila Indiana, Antonio Colman, a prefeitura esta atendendo bem a comunidade. “Temos sido atendidos na manutenção das ruas, na iluminação pública e na limpeza em geral. Estamos satisfeitos com a atual administração”, disse Colman.  

 Na opinião do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, a possibilidade de levar os serviços para os moradores das vilas atende uma antiga reivindicação da comunidade. “A administração tem que prestar serviços para todos os moradores do município. Para isso é necessário que a haja esta descentralização administrativa e que a população tenha acesso mais fácil nos atendimentos públicos”, disse o prefeito.

                Estiveram acompanhando as ações do programa o prefeito Sérgio Barbosa, secretário de serviços urbanos e de meio-ambiente, Francisco de Assis e José Luis Karaek, respectivamente e o chefe de gabinete, Izaias Lacerda.

Vereador Anderson Mansano solicita combate a erosão

0

2007-08-07 09:44:37


                O vereador do PR, Anderson Mansano, Vice Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Amambai, apresentou e teve aprovada por unaminidade no último dia 16 de julho, indicação ao Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que se desenvolva um projeto para a recuperação e para a implantação de galerias de águas pluviais, através de emendas parlamentares junto ao Ministério das Cidades ou através de recursos próprios, na chácara do Sr. Karasek.

                Em sua justificativa, o vereador salientou que no início dos anos 90 foram construídas galerias naquele local, mas como não foi dada a devida manutenção, aconteceu o desmoronamento da caixa/cachimbo de captação que existia no local, e em função disto, abriu-se uma enorme cratera no meio da propriedade, ocasionando grandes transtornos.

MG:Aécio Neves veta foro privilegiado a deputados

0

2007-08-07 09:06:37

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), vetou integralmente na segunda-feira (7) o projeto de lei complementar (PLC) 17, aprovado com modificações pela Assembléia Legislativa do estado, que alterou a organização interna do Ministério Público Estadual (MPE) e criou restrições à atuação dos promotores.

A proposta estende aos membros do poderes, quase duas mil autoridades, a prerrogativa de serem investigados ou processados criminalmente apenas pelo procurador-geral de Justiça. Pela lei em vigor, somente o governador e os presidentes do Tribunal de Justiça (TJ) e da Assembléia contam com a prerrogativa.

O veto, porém, não encerra a polêmica, pois os deputados mineiros ainda podem derrubá-lo em plenário, por meio de votação secreta. Nesse caso, o MPE já avisou que irá propor ação direta de inconstitucionalidade. Aécio esperou o último dia do prazo para se manifestar. A decisão só foi comunicada em nota divulgada pela assessoria do Palácio da Liberdade.

O governador evitou melindrar sua base no Legislativo – apenas o bloco PT/PC do B votou contra o projeto -, não emitiu juízo sobre o assunto e recorreu mais uma vez a um parecer da Advocacia-Geral do Estado (AGE).

Conforme a nota, a análise técnica concluiu que "as normas relativas à competência do procurador-geral na abertura de procedimentos que envolvam autoridades públicas devem seguir deliberação nacional, não se justificando procedimentos diferenciados em cada unidade da Federação".

Uma emenda anterior, incluída num PLC do Executivo, já havia sido vetada com base também em parecer da AGE. O caso ganhou repercussão nacional e os deputados insistiram na blindagem, desta vez por meio de alterações em um projeto de autoria da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas, que tratava de gratificações para integrantes do MPE que acumulavam trabalhos em mais de uma comarca.



Cel.Sapucaia:Homens armados tomam veículo em assalto

0

2007-08-07 08:42:37

Vilson Nascimento

Dois homens armados com revólver e usando capuz, renderam um homem de 44 anos e levaram seu veículo, um Gol placas HRP 9014 de Amambai-MS, na noite dessa segunda-feira (6) em Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai.

Segundo a vítima ela chegava em sua residência, situada na Vila Jardim Santa Lice, por volta das 21h30 e ao descer do veículo foi surpreendido pelos marginais, que depois de anunciar o assalto, fugiram levando o veículo. A polícia investiga o caso.


Caixa inicia amanhã pagamentos referentes ao PIS

0

2007-08-07 08:24:37

A partir desta quarta-feira (8 de agosto) a Caixa Econômica Federal inicia os pagamentos referentes ao PIS e o Abono Salarial para os trabalhadores que não se enquadraram nas regras de recebimento antecipado. Os pagamentos serão efetuados até 30/06/2008.

Serão pagos mais de 8,7 milhões de Abonos Salariais e 25,6 milhões de Rendimentos do PIS, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Esses números, somados aos valores já pagos pelo crédito antecipado, totalizarão R$5,5 bilhões injetados na economia brasileira.

Alemã tem lápis retirado da cabeça após 55 anos

0

2007-08-07 08:22:37

Margaret Wegner, de 59 anos, teve um lápis removido da sua cabeça após sofrer por anos e anos com dores na região e hemorragias nasais, segundo o jornal alemão "Bild".

“O lápis atravessou a minha pele e desapareceu dentro da minha cabeça”, disse Margaret ao jornal. O acidente ocorreu quando ela tinha quatro anos e caiu com o lápis na mão. Por pouco Margaret não perdeu sinais vitais do cérebro.

Grande parte do objeto, de cerca de 8 centímetros, foi removido em uma clínica particular de Berlim. No entanto, a ponta, de 2 centímetros se fixou de tal forma que foi impossível removê-la.


Ponta Porã:Homem é preso durante tentativa de furto

0

2007-08-07 07:59:37

Elvis Adriano Icassatti, de 21 anos, foi preso nesta madrugada por tentativa de furto em uma Lan Hause, localizado na Rua Comandante Cardoso, bairro Granja, Ponta Porã.

A Polícia foi acionada por vizinhos que ouviram barulhos no estabelecimento. Elvis foi preso por volta das 2h tentando entrar no estabelecimento e encaminhado para o 1° DP do município. De acordo com informações da Polícia o autor reside em Campo Grande.

Amambai:Mais dois índios são feridos a facadas

0

2007-08-07 07:40:37

Vilson Nascimento

Sem assistência por parte da Fundação Nacional do Índio (Funai) que desde que fechou a Administração Regional de Amambai para a criação da Administração para o Conesul em Dourados, a cerca de 80 dias, grande parte da população indígena de Amambai está jogada a própria sorte, perambulando pelas ruas da cidade, catando lixo para se alimentar.

Outro problema grave é a violência que está se deflagrando dentro das aldeias da região, que sem nenhuma fiscalização por parte do órgão tutor, acabam tendo acesso livre para a entrada de drogas e a bebida alcoólica, gerando desentendimento e violência entre os indígenas, a maior parte jovens ainda na adolescência.

Na noite de domingo (5) um indígena embriagado, que havia sofrido uma queda de bicicleta, sem nenhum acompanhamento da Funai, teve que ser condito pela Polícia Militar de Amambai ao se recusar a ser atendido no Hospital Regional local. Completamente transtornado pelo efeito do álcool no organismo, o rapaz de 22 anos começou a ameaçar a equipe de plantão na unidade de saúde e quebrou uma porta de vidro que dá acesso ao Pronto Socorro do hospital.

Mais Feridos- Na noite dessa segunda-feira (6), a Polícia Militar de Amambai voltou a ser acionada pela direção da unidade de saúde, dessa vez, para registrar um boletim de ocorrência registrando a entrada de mais dois indígenas feridos a golpes de faca durante briga por causa de “cachaça” na aldeia onde residem.

28% da População é Indígena- O município de Amambai tem uma população estimada, segundo estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 32 mil habitantes e estima-se que pelo menos 9 mil são indígenas da etnia guarani-kaiowá, que vivem divididos em três aldeias, a Aldeia Amambai, a maior delas, situada a cerca de 5 quilômetros da cidade, a Aldeia Limão Verde a 3 quilômetros e a Aldeia Jaguary, a menos habitada, que está a cerca de 35 quilômetros da sede do município.

Amambai:Protético busca melhorias em quadras esportivas

0

2007-08-07 07:40:37

Vilson Nascimento

O vereador Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PDT) encaminhou expediente ao Poder Executivo reivindicando melhorias em duas quadras esportivas da cidade em Amambai, na quadra da Escola Municipal Júlio Manvailler, situada na Vila Indiana e na quadra esportiva da mesma vila, situada próximo ao Conjunto Habitacional Mangay.

Na quadra da escola, que já foi coberta pela atual administração municipal e atende alunos de vários bairros vizinhos, o vereador pediu inicialmente a implantação luminárias para a realização de aulas de educação física e atividades esportivas no período noturno, porém, em visita à escola nessa segunda-feira (6) pela manhã, ao notar a situação do piso da quadra, o parlamentar também estendeu o pedido no que diz respeito a recuperação do piso, que já está bastante desgastado devido a ação do tempo.

Quadra da Vila- Para a quadra da Vila Indiana, também construída pela atual administração municipal, o vereador havia pedido inicialmente, a construção de banheiros e vestiários, mas em visita as instalações, o parlamentar notou também, que a quadra não conta com sistema de iluminação para a prática de atividades esportivas noturna e precisa, com urgência, de manutenção como, por exemplo, pinturas, uma reivindicação dos moradores e desportistas da região.

“Vamos levar esses problemas ao conhecimento do prefeito Sérgio Barbosa e tenho certeza que o prefeito estará analisando com bastante carinho essas reivindicações e dentro do possível irá atendê-las”, disse o vereador ao ser cobrado por moradores da região.


MEC prorroga para hoje, inscrição para vagas de graduação

0

2007-08-07 07:11:37

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou até hoje terça (7) as inscrições para as 2.315 vagas de graduações em dois programas de ensino a distância -o Pró-Licenciatura e o Universidade Aberta do Brasil. O prazo acabava em 29 de julho.

As provas objetivas e de redação passam a ser realizadas em 2 de setembro — e não mais em 19 de agosto –, no turno da tarde, e terão duração de quatro horas e trinta minutos, nos respectivos pólos.

O Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) da Universidade de Brasília, responsável pela realização dos dois vestibulares, receberá inscrições nos sites www.cespe.unb.br/vestibular/prolicenciatura2007 ou www.cespe.unb.br/vestibular/uab2007.

O Pró-Licenciatura é voltado a professores do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino que não tenham habilitação legal (licenciatura) e que estejam em exercício da profissão há, pelo menos, um ano. Para este programa, o MEC destinará 1.235 vagas nas áreas de artes visuais, biologia, educação física, pedagogia e teatro.

O programa UAB (Universidade Aberta do Brasil) oferecerá 1.080 vagas nos cursos de artes visuais, educação física, letras, música, pedagogia e teatro da Universidade de Brasília no modelo semipresencial.

Metade das vagas é destinada a professores da rede pública, em exercício. Eles deverão atuar no município sede do pólo de apoio presencial ou em cidades vizinhas.

Candidatos ao programa Universidade Aberta do Brasil deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 50. Interessados no programa Pró-Licenciatura estão isentos do pagamento de taxa.

As provas objetivas de ambos os programas constarão de 100 questões das áreas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia, história, arte e cultura, matemática, biologia, física e química.

Aqueles que optarem pelo curso de música no programa Universidade Aberta serão avaliados ainda por meio de uma prova prática, com apresentação individual frente a uma banca examinadora, em local e data a serem divulgados.

Pró-Licenciatura- O programa Pró-Licenciatura tem o objetivo de corrigir um déficit de capacitação de uma parcela dos professores de ensino fundamental e médio. Segundo o Ministério da Educação, 184 mil docentes não têm licenciatura no país, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste. Os aprovados do programa devem comprovar vínculo com a rede pública de ensino no ato da inscrição.

Os encontros presenciais de cada curso ocorrerão nas cidades-pólos. No caso de licenciatura de pedagogia, os pólos ficarão apenas no Estado do Acre, para atender à demanda da região. A UnB, a UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Unifap (Universidade Federal do Amapá) e a Unir (Universidade Federal de Rondônia) serão responsáveis pelos cursos e pela certificação dos alunos.

Universidade Aberta- Criado em 2005, o programa busca a articulação e a integração de um sistema nacional de educação superior a distância, em caráter experimental.
A proposta é sistematizar ações, projetos e atividades relacionadas às políticas públicas voltadas à ampliação e à interiorização da oferta do ensino superior e de qualidade no país. O Universidade Aberta conta com a participação de 290 pólos de apoio presencial em 289 municípios brasileiros, distribuídos em todos as unidades da Federação.

Cada pólo de apoio presencial dispõe de estrutura para a execução descentralizada das atividades dos cursos. Nesses locais, os estudantes têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática. Também recebem atendimento de tutores e assistem às aulas.

Eldorado:Casas pegam fogo e mata indígena de 55 anos

0

2007-08-07 06:43:37

O indígena Antônio Vilhalva, 55 anos, morreu carbonizado, em um incêndio que atingiu duas casas, na aldeia Serrito, no município de Eldorado. A comunicação foi através de telefone, por um popular, para a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, por volta de 7h10 de domingo (5).

Quando os policiais chegaram na casa cinco, o corpo do indígena estava carbonizado e constataram e a residência dele estava toda queimada. Eles notaram também que outra casa, distante 120 metros, também estava toda destruída pelo fogo.

GATO FARPADO- De acordo com os policiais militares, aparentemente o fogo começou através de um curto circuito, devido a uma instalação clandestina de fiação para a condução de energia, feita através de fios de arame farpado. Foi constatado ainda que a fiação se estendia até a segunda casa incendiada.

A Polícia Civil recebeu o encaminhamento da ocorrência e deve realizar a perícia na aldeia Serrito e um inquérito deve ser aberto. Na Delpol, um agente disse ontem, por volta de 7h, que não sabia do caso relatado no Boletim de Ocorrência número 157, comunicado pela PM ao quartel de Naviraí.

Dia ensolarado e de baixa umidade relativa do ar

0

2007-08-07 06:31:37

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para esta terça-feira é de céu de claro a parcialmente nublado com névoa seca e umidade relativa do ar muito baixa.

No Centro-Norte deve ficar entre 30% e 20%, bem abaixo do considerado ideal. Podem ocorrer chuviscos isolados no Sul do Estado. A temperatura máxima prevista é de 31ºC e a mínima de 12ºC.

Vôlei Feminino:Amambai é pentacampeã do Conesul

0

2007-08-07 06:24:37

Vilson Nascimento

A seleção feminina de voleibol adulta de Amambai derrotou Itaquiraí no tie-break na noite desse sábado (4) e conquistou o pentacampeonato do Conesul de Vôlei 2007.

A decisão da competição, que aconteceu no Ginásio de Esportes Flávio Derzi em Paranhos, que apesar do frio, recebeu um bom público, foi marcada por momentos de muita emoção. O primeiro set a equipe de Itaquiraí venceu com parcial de 25×17.

Amambai fechou do segundo e o terceiro set com parciais de 25×14 e 25×22 e no quarto set Itaquiraí voltou a vencer com parcial de 25×21 levando a partida para o tie-break que acabou sendo vencido pela equipe amambaiense pelo placar de 15×8 para o delírio da torcida e de um torcedor ilustre, o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT) que viajou no ônibus, junto com a equipe amambaiense para acompanhar a decisão e torcer para a equipe de seu município.
A 3ª colocação do Conesul 2007 pelo feminino ficou com a equipe de Sete Quedas, que derrotou Mundo Novo.

Mundo Novo é campeão pelo masculino

Pela categoria masculina do Conesul 2007 a equipe de Mundo Novo deu show na quadra e venceu Naviraí pelo placar de 3 sets a 0. Na disputa do 3º lugar da competição Sete Quedas derrotou Paranhos e garantiu a medalha de bronze.

A edição 2007 do Campeonato Conesul de Vôlei Masculino e Feminino reuniu, inicialmente, 8 equipes da região conesul do Estado em Mato Grosso do Sul, que na primeira fase foram divididas em dois grupos, o Grupo “A” que contou com Paranhos, Amambai, Sete Quedas e Laguna Caarapã e o Grupo “B” formado por Mundo Novo, Iguatemi, Itaquiraí e Mundo Novo.

Autoridades acompanharam encerramento

Várias autoridades de Paranhos, município sede da decisão e de municípios da região acompanharam as finais do campeonato, considerado hoje uma das mais bem organizadas competições de voleibol do Estado, segundo a própria arbitragem da competição que faz parte do quadro de árbitros da Federação de Voleibol de MS, entre elas, o prefeito de Paranhos Dirceu Bettoni (PSDB), o presidente da Câmara de Paranhos, vereador Donizete Viaro (PMDB) e o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT).

Para Denílson Rafaíne, diretor de esportes da Prefeitura de Paranhos e um dos coordenadores gerais da competição, as finais do Conesul 2007 superaram todas as expectativas e serviram para enaltecer a modalidade esportiva na região. “Graças ao Conesul hoje temos a modalidade consolidada em nossa região”, finalizou o diretor.