24.5 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

MEC prorroga para hoje, inscrição para vagas de graduação

2007-08-07 07:11:37

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou até hoje terça (7) as inscrições para as 2.315 vagas de graduações em dois programas de ensino a distância -o Pró-Licenciatura e o Universidade Aberta do Brasil. O prazo acabava em 29 de julho.

As provas objetivas e de redação passam a ser realizadas em 2 de setembro — e não mais em 19 de agosto –, no turno da tarde, e terão duração de quatro horas e trinta minutos, nos respectivos pólos.

O Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) da Universidade de Brasília, responsável pela realização dos dois vestibulares, receberá inscrições nos sites www.cespe.unb.br/vestibular/prolicenciatura2007 ou www.cespe.unb.br/vestibular/uab2007.

O Pró-Licenciatura é voltado a professores do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino que não tenham habilitação legal (licenciatura) e que estejam em exercício da profissão há, pelo menos, um ano. Para este programa, o MEC destinará 1.235 vagas nas áreas de artes visuais, biologia, educação física, pedagogia e teatro.

O programa UAB (Universidade Aberta do Brasil) oferecerá 1.080 vagas nos cursos de artes visuais, educação física, letras, música, pedagogia e teatro da Universidade de Brasília no modelo semipresencial.

Metade das vagas é destinada a professores da rede pública, em exercício. Eles deverão atuar no município sede do pólo de apoio presencial ou em cidades vizinhas.

Candidatos ao programa Universidade Aberta do Brasil deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 50. Interessados no programa Pró-Licenciatura estão isentos do pagamento de taxa.

As provas objetivas de ambos os programas constarão de 100 questões das áreas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia, história, arte e cultura, matemática, biologia, física e química.

Aqueles que optarem pelo curso de música no programa Universidade Aberta serão avaliados ainda por meio de uma prova prática, com apresentação individual frente a uma banca examinadora, em local e data a serem divulgados.

Pró-Licenciatura- O programa Pró-Licenciatura tem o objetivo de corrigir um déficit de capacitação de uma parcela dos professores de ensino fundamental e médio. Segundo o Ministério da Educação, 184 mil docentes não têm licenciatura no país, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste. Os aprovados do programa devem comprovar vínculo com a rede pública de ensino no ato da inscrição.

Os encontros presenciais de cada curso ocorrerão nas cidades-pólos. No caso de licenciatura de pedagogia, os pólos ficarão apenas no Estado do Acre, para atender à demanda da região. A UnB, a UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Unifap (Universidade Federal do Amapá) e a Unir (Universidade Federal de Rondônia) serão responsáveis pelos cursos e pela certificação dos alunos.

Universidade Aberta- Criado em 2005, o programa busca a articulação e a integração de um sistema nacional de educação superior a distância, em caráter experimental.
A proposta é sistematizar ações, projetos e atividades relacionadas às políticas públicas voltadas à ampliação e à interiorização da oferta do ensino superior e de qualidade no país. O Universidade Aberta conta com a participação de 290 pólos de apoio presencial em 289 municípios brasileiros, distribuídos em todos as unidades da Federação.

Cada pólo de apoio presencial dispõe de estrutura para a execução descentralizada das atividades dos cursos. Nesses locais, os estudantes têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática. Também recebem atendimento de tutores e assistem às aulas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete