21.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 10821

Amambai:Demissões eram indispensáveis, diz prefeito

0

2007-08-07 04:35:37

Vilson Nascimento

Em reunião com lideranças do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), partido que faz parte do grupo político da atual administração municipal, o prefeito de Amambai Sérgio (PDT) comentou sobre as demissões proporcionadas pelo Poder Executivo Municipal para dar posse a novos funcionários aprovados em concurso público no município.

O prefeito lamentou ter que demitir pessoas, entre elas algumas com mais de dez anos de serviços prestados, mas classificou as demissões como inevitáveis, já que a legislação em vigor obriga ao administrador público a promover concursos e preencher os cargos com funcionários concursados.

O prefeito ressaltou, também, que não são verdadeiros os boatos espalhados que, com as demissões o Poder Executivo estaria gerando desemprego na cidade. “Para cada pessoa que foi exonerada, outra aprovada no concurso entrou para preencher a vaga”, disse Sérgio Barbosa ao relatar que desde o início de sua administração evitou demissões, inclusive mantendo no cargo, funcionários considerados de confiança de seu antecessor.

“Avisamos a todos os funcionários que não tinham concurso para se inscreverem e prestarem o concurso público que a partir desse segundo semestre o quadro da Prefeitura seria preenchido com os aprovados no concurso, mas muitos deles nem chegaram a prestar o concurso e hoje tem que ceder as vagas para quem realizou”, finalizou Sérgio.

Onevan diz que não é o momento de falar em candidatura

0

2007-08-07 03:26:37

Ainda que a notícia tenha ecoado bastante no meio político, com respeito a uma possível candidatura do deputado estadual Onevan de Matos na sucessão municipal, o parlamentar não confirma que estaria com seu nome já certo para a disputa. A postura do deputado é segura, quando afirma que “não estamos no momento para se falar em disputar a Prefeitura de Naviraí, ainda que o PDT esteja estruturado com bons nomes para o cargo”, afirma ele a todo instante.

Onevan mantém-se trabalhando como deputado da região com muito afinco e tem procurado estar bastante presente em todas as cidades de sua atuação. Esta informação foi repassada à imprensa local e regional, pelo vereador José Odair Gallo, líder da bancada do PDT na Câmara Municipal de Naviraí que apontou o nome do deputado como o melhor nome do PDT para disputar o cargo da prefeitura. Segundo o vereador, a postura do parlamentar precisa ser respeitada. “A decisão tomada por ele é com certeza o melhor caminho nesse contexto. Tudo tem o seu momento certo para acontecer e de maneira certa também”, enfatiza Gallo.

O vereador José Odair Gallo é da opinião que “não precisamos apresentar nenhum nome definitivo, porque no meu entendimento ele (Onevan) é o melhor, mas o partido tomará decisão ouvindo todos os companheiros. Estou certo que teremos o melhor caminho”, finalizou Gallo, explicando que o deputado continua sua agenda com a semana em Campo Grande nas atividades da Assembléia Legislativa e nos finais de semana visitando suas bases eleitorais.

Mundo Novo:Frigorífico de peixes funciona em 90 dias

0

2007-08-07 02:30:37

O presidente da Cooperativa dos Piscicultores de Mundo Novo (Coopisc), José Ferreira Filho, espera que em aproximadamente 90 dias possa ser inaugurada a indústria frigorífica de filetagem de peixes, após a superação dos obstáculos burocráticos das licenças ambientais e do Ministério da Agricultura.

A luta para implantar o projeto dura mais de quatro anos e a realização foi iniciada com investimento de R$ 90 mil, financiados pelo Banco do Povo, através do Programa Prove Pantanal. O prédio foi construído e foram adquiridos equipamentos.

Atualmente está sendo viabilizada, com a ajuda da Prefeitura de Mundo Novo, a ampliação do túnel de congelamento, com R$ 25,5 mil. O equipamento, com capacidade para 200 quilos em oito horas, vai ampliar a produção para 330 quilos em duas horas, mantendo a temperatura em até 0º nas duas primeiras horas, atendendo as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Uma outra barreira a ser superada é o Manual de Boas Práticas, que está em fase de elaboração, pelos veterinários de Mundo Novo e do Ministério da Agricultura (Mapa), com custo de R$ 14.545 mil. E a prefeitura está liberando mais R$ 10 mil para a aquisição do fulão (máquina de processo giratório).

PELE ARTESANAL- Com o fulão, as esposas dos pescadores, fundadoras da Art Fish, que antes processavam cinco quilos de pele por vez, poderão processar 80 quilos por vez, agilizando o aproveitamento da pele do peixe para fazer a matéria-prima para artesanato, fabricação de bolsas, sapatos e outros acessórios.

No fulão, elas misturam a matéria-prima, junto com o tanino (seiva de madeira) e em seguida, após a retira para a secagem e para o curtimento das peles, que acontece em três a quatro horas.

O processo de curtimento e secagem de couro leva aproximadamente 24 horas. Logo em seguida as mulheres, trabalham na união das peles, com costura artesanal para fazer a manta, que é vendida para o processo de manufatura (industrialização).

Em breve deve começar a contratação de dez dos 20 funcionários que a Coopisc precisará para iniciar a industrialização e apesar de ter folders já confeccionados, os vendedores não podem sair a campo. O presidente da Coopisc, José Ferreira Filho, reclama que o Governo federal não foi ágil, e se perderam os recursos que estavam sendo viabilizados pelo senador Delcídio do Amaral (PT), que teria incluído a Coopisc dentro do programa Arranjo produtivo Local (APL), no qual haveria a contemplação com dois caminhões, computadores "mas por fim, o dinheiro não veio e não nos deram nem explicações”.

Amambai:PMDB se prepara para as eleições de 2008

0

2007-08-07 01:35:37

Vilson Nascimento

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Amambai já começou a se preparar para enfrentar as eleições municipais de 2008.

Na quinta-feira passada (2) a direção do partido reuniu parte dos filiados na Câmara Municipal de Amambai para dar início às conversações em torno de nomes do PMDB local para montar a chapa de candidatos a vereadores, já que o partido não almeja, pelo menos por enquanto, lançar uma candidatura própria.

“Essa é a primeira de várias reuniões que teremos nos próximos dias visando fortalecer, organizar o partido e preparar um grupo forte para as eleições de 2008”, disse o presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro de Amambai, o empresário Josué Carlos de Barros, o “Josué da Pedreira” que é vereador pela sigla no município.

Mudanças de Regras- Um dos temas discutidos durante a reunião do PMDB na quinta-feira é o assunto que está tirando o sossego dos diretórios municipais de grandes partidos em todo o Brasil, “como vai ser as eleições do ano que vem”, já que uma série de mudanças no sistema político, entre elas, o fim das coligações proporcionais, estão tramitando no Congresso Nacional em Brasília e não se sabe se serão aprovadas para as próximas eleições.

“Temos que estar preparados. Vamos montar um grupo forte para que, independentemente das mudanças nas regras eleitorais, estejamos preparados para lançar candidatos e buscarmos conquistar cadeiras no Poder Legislativo”, disse o vice-prefeito de Amambai José Luiz Cavalheiro Tobias, uma das fortes lideranças do PMDB no município.

Durante a reunião José Tobias também reafirmou o que já havia colocado tempos atrás, que sua cadeira de vice está em aberto para as composições vindouras. “Já coloquei minha cadeira de vice-prefeito a disposição do prefeito Sérgio Barbosa, um dos homens mais íntegros que conheci na política, para negociações com outros partidos para compor um grupo forte para vencer as eleições”, disse o vice-prefeito ao manifestar o interesse em retornar ao Poder Legislativo Municipal em Amambai.

Pauta com Governador- Durante a reunião os líderes peemedebistas de Amambai, que tem uma reunião política agendada com o Governador do Estado André Puccinelli (PMDB) nessa quarta-feira, dia 8, em Campo Grande, também elaboraram uma pauta de reivindicações ao Governador do Estado, entre elas a distribuição dos cargos de confiança do Governo do Estado em Amambai. De acordo com o diretório municipal, o partido quer indicar os nomes para ocupar parte desses cargos.

Em Amambai o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), um dos partidos com maior numero de filiados, com cerca de 500 integrantes, ocupa espaço importante na atual administração pública municipal. Tem o vice-prefeito do município, um vereador, uma secretaria de primeiro escalão, que é a Secretaria Municipal de Obras Públicas e coordena a chefia do Detrat (Departamento de Trânsito e Transportes) do município.

Acompanharam a reunião da última quinta-feira, além de filiados e membros do diretório do partido, o presidente do PMDB em Amambai Josué Carlos de Barros, o vice-prefeito do município José Luiz Cavalheiro Tobias, o primeiro secretário do partido, o ex-vereador e atual presidente do Conselho Comunitário de Amambai Alcibes Ribas Araújo, a secretária municipal de obras públicas e presidente do PMDB Mulher, Gelza Flores, o diretor do Detrat, Ramão Joelso Neves Farias, o secretário de administração da Prefeitura de Amambai Cristino Toledo (PDT) e o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa, também do PDT.


Eldorado:ANBPC representa produtores de bovino de corte

0

2007-08-07 00:35:37

Na noite de sábado (04) foi instalada oficialmente em Eldorado uma filial da Associação Nacional dos Produtores de Bovino de Corte (ANBPC), cuja entidade foi criada em Londrina e que já conta com filiais em Cascavel e Guarapuava (PR), Presidente Prudente (SP), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO).

Criada após o surto de aftosa que surgiu em Mato Grosso do Sul e Paraná, a entidade foi fundada para defender os interesses dos produtores de gado de corte, que se sentiram prejudicados pelas decisões das autoridades sanitárias do governo Federal. A entidade foi a grande responsável pela liberação rápida do Paraná e evitou maiores prejuízos aos produtores da região Norte do Paraná e principalmente, provou tecnicamente que nunca houve aftosa no Paraná.

Em Eldorado a ANBPC foi criada por iniciativa da prefeita Mara Caseiro e pelo pecuarista Tito Turquino, que perceberam que os produtores do Cone Sul não estão sendo representados e estão desprotegidos e sendo obrigados, segundo Tito, “a engolir goela abaixo tudo o que nos impõem os técnicos do governo, somos tratados com desprezo, invadem nossas propriedades, abatem nosso gado só por suspeita de aftosa, ficamos no prejuízo e não tem quem nos defenda, agora vai ser diferente, a ANBPC é uma entidade forte e vai defender os nossos interesses, de todos, dos pequenos, médios e grandes produtores do Cone Sul, não é uma entidade dos grandes fazendeiros não, ela é de todos, até dos pequenos sitiantes e assentados”, disse Tito.

A instalação do escritório de Eldorado contou com a presença de toda a diretoria da ANBPC, formada por André Carioba (presidente), Alexandre Turquino (tesoureiro), Raimundo Tostes (veterinário patologista), Bruno Lyen (conselheiro), Cleyton di Paula (veterinário conselheiro) e Ricardo Jorge (advogado).

TITO PRESIDENTE- Por unanimidade o pecuarista Tito Turquino foi aclamado presidente da regional da ANBPC, que só no sábado recebeu a filiação de mais de 50 produtores. Prestigiaram o ato produtores de Eldorado, Mundo Novo, Japorã e Iguatemi.

LIBERAÇÃO DA ÁREA- Segundo a diretoria, a promessa do governo do Estado é liberar a região para movimentação pecuária em setembro, mas se isso não acontecer, segundo Dr. Ricardo Jorge “vamos agir com rigor, vamos enfrentar juridicamente e impedir novos prejuízos para os produtores, vamos fazer como fizemos no Paraná, onde não aceitamos imposição e a liberação foi rápida e o Mato Grosso do Sul está sofrendo há 22 meses e não vamos permitir que os produtores sejam ainda mais prejudicados”, afirmou.

Em 15 dias, ‘dedo-duro’ eletrônico notificou 1.356 veículos

0

2007-08-06 23:32:37

Em 15 dias de operação em Mato Grosso do Sul, o ‘dedo-duro’ eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) notificou 1.356 veículos no Estado. Foram 768 notificações por inadimplência no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e 586 por licenciamento vencido.

O ‘dedo-duro’ eletrônico é uma van que possui um leitor óptico para fazer o monitoramento dos veículos através de suas placas. A van foi ‘emprestada’ para uma demonstração por uma empresa paranaense ao Detran/MS e foi utilizada em blitze em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

Em Campo Grande, o ‘dedo-duro’ eletrônico entrou em operação no dia 11 de julho e ficou em atividade durante sete dias. Nesse período foram fiscalizados 16.276 veículos, sendo que 411 apresentavam atraso no pagamento do IPVA e 383 de licenciamento.

Na seqüência, o equipamento seguiu para Dourados, onde ficou em ação entre os dias 23 e 26 de julho. Nos quatro dias, 9.909 veículos passaram pelo seu crivo. Desse total 82 estavam com o licenciamento vencido e 189 estavam inadimplentes com o recolhimento do IPVA.

Foram recolhidos 82 documentos e oito Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs), sendo Foram lavrados 114 autos de infração e apreendidos 11 veículos.

Já em Três Lagoas, a van funcionou nos dia 30 e 31 de julho e foram fiscalizados 3.930 veículos. Destes, 168 apresentaram inadimplência de IPVA e 35 estavam com licenciamento vencido. Foram lavrados 57 autos de infração, com 35 documentos e 7 CNHs recolhidas. Cinco veículos foram apreendidos.

Na última quinta e na sexta-feira (2 e 3), 3.655 veículos foram fiscalizados em Corumbá. Motoristas de 86 veículos estavam com licenciamento vencido e nenhuma inadimplência com relação ao IPVA. Foram lavrados 96 autos de infração.

Cinco vans– Segundo a assessoria de imprensa do Detran/MS, após a fiscalização em Corumbá a van foi devolvida a empresa que a havia ‘emprestado’. O resultado na avaliação do órgão de trânsito foi tão positivo nestes 15 dias de operação, que em breve deverá ser licitada a locação de cinco veículos semelhantes, que farão a fiscalização no Estado por um ou dois anos.

Ainda não existe a previsão para a publicação do edital desta licitação, mas o órgão quer contar com os equipamentos em operação até o fim deste ano. Além de atrasos no pagamento do IPVA e licenciamento do veículos, o Detran quer utilizar o monitoramento eletrônicos para identificar veículos que tenham sido roubados.



Amambai:Ações da Prefeitura Municipal

0

2007-08-06 22:35:37

Ambiente- A administração municipal tem desenvolvido várias ações no sentido de preservar e recuperar o meio ambiente. Na semana passada o prefeito Sérgio Barbosa esteve reunido com membros da Associação dos Revendedores da Fronteira-Asfron. Na ocasião foi definida a implantação de um posto de recolhimento das embalagens dos produtos agrotóxicos usados no plantio das lavouras. Além do prefeito estiveram presentes o presidente do sindicato rural, Cristiano Borotloto e representantes dos produtotes rurais e de cooperativas.  

Defesa do cidadão- Com o objetivo de garantir o direito dos cidadãos e os serviços essenciais que são prestados a população, a administração municipal criou grupo de trabalho para elaborar e discutir proposta de concessão para a Sanesul continuar explorando os serviços junto à comunidade. O grupo é formado pelo vice-prefeito José Luis Cavalheiro Tobias, vereadores Carlos Nascimento e Anderson Mansano, secretários municipais Cristino Toledo e Francisco de Assis e pelo procurador do municipio, Jaques Ferreira.

Apoio a Saúde- Mais de 1000 pessoas já foram beneficiadas com atendimento oftalmológico e aquisição de óculos. O programa é executado pela atual administração, através das secretarias municipais de Saúde e de Educação. Na foto o prefeito Sérgio Barbosa conversando com no posto de saúde central, no ultimo sábado, dia 04

Controle de Erosão- Há mais de 20 anos os moradores da vila Indiana e região, sofriam com o avanço do Buracão e com o assoreamento do rio Panduí. O risco de desabamento das casas também fazia parte do cotidiano dos moradores. Hoje, a situação mudou: a prefeitura já controlou o avanço do buracão e o rio Panduí não recebe mais terra nos dias de chuva. A foto mostra local onde havia uma erosão de cerca de 5 metros de largura por 10 metros de profundidade.








Pecuaristas vão à Justiça se MS não for livre de aftosa

0

2007-08-06 21:26:37

A possibilidade da liberação oficial de Mato Grosso do Sul para a venda de carne bovina para o exterior exceder setembro de 2007 é uma hipótese que os produtores do Estado preferem não cogitar. “É uma bomba. Teremos que agir”, resume a prefeita de Eldorado Mara Caseiro, que não descarta o fato de os produtores procurarem a Justiça caso o Estado não consiga reaver o status sanitário de zona livre de febre aftosa mês que vem.

No domingo, dia 5, a secretária de Produção de Mato Grosso do Sul Tereza Cristina Corrêa da Costa afirmou que o status sanitário do Estado deve ser retomado até maio de 2008. Mesmo não dizendo que o prazo pode extrapolar setembro, citar 2008 desagrada a classe produtora. “Demos um voto de confiança para o governo, queremos os prazos cumpridos porque não dá para agüentar mais”, explicou a prefeita.

Mara Caseiro afirmou que há intensa insegurança da classe produtora diante do prejuízo causado pelo embargo da carne sul-mato-grossense. “Depois de setembro vamos buscar outra alternativa”.

Amambai:Índio embriagado quebra porta de hospital

0

2007-08-06 20:35:37

Vilson Nascimento

O indígena Fabiano Aquivel de 22 anos, residente na Aldeia Limão Verde em Amambai, quebrou, na noite desse domingo (5), a porta de vidro da entrada do setor de emergência do Hospital Regional local ao se recusar a receber atendimento médico após ser atropelado por um veículo na rodovia MS 156, trecho que liga Amambai a Tacuru.

O fato aconteceu por volta das 20h30 e o acusado, que não teria ressarcido os danos causados as instalações da unidade de saúde, só deixou ser atendido com a chegada de uma equipe da Polícia Militar. Ele sofreu escoriações de natureza leve pelo corpo.

Outra Vítima- Por volta das 6h50 da manhã dessa segunda-feira (6) Roberto Antunes de 43 anos foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Amambai para o Hospital Regional local com escoriações pelo corpo após ser atropelado por um veículo, também na rodovia MS 156, trecho que liga Amambai a Tacuru.

Segundo o Corpo de Bombeiros o rapaz trafegava de bicicleta pela rodovia quando ao passar por um quebra-molas na altura da Aldeia Limão Verde, acabou sendo colhido por um veículo Fiat Uno branco de fugiu sem prestar socorro. O rapaz foi conduzido para o hospital com escoriações pelo corpo e sangramento em um dos ouvidos.


Traficante entrega caixa de doce recheada de droga

0

2007-08-06 20:12:37

    A Guarda Municipal deteve neste domingo, por volta das 16h, a empregada doméstica Izileide CL, 22 anos, também conhecida como Leide, residente em Ilha Comprida (SP).  Segundo a Polícia Civil, ela foi flagrada com uma caixa contendo 13 tabletes de maconha, que totalizaram 16,4 quilos.


   Na delegacia, a acusada alegou que nada sabia. Ela disse que deveria levar a caixa de Amambai (SP) até o Jabaquara (em São Paulo), a pedido do namorado Antônio CS, de São Paulo. Ele teria dito que na caixa havia potes de doces, que deveriam ser entregues a um amigo dele, na capital de SP.


   A GM de Dourados chegou até a acusada, depois de receber uma denúncia anônima de que na plataforma de número 4 no Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, havia uma mulher em atitude suspeita. Ela foi abordada e na caixa, a GM encontrou a maconha.


   A maconha estava coberta com pó de café, para disfarçar o odor do entorpecente, que foi apreendido. Ela está sendo autuado em flagrante acusada de tráfico de drogas, pela delegada Magali Leite Pascoal e deve ficar presa numa das celas no cadeião do 1º Distrito Policial de Dourados.

Energia fica mais barata no PA, SC e ES

0

2007-08-06 19:26:37

    A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira (6) os índices de revisão tarifária de distribuidoras de energia no Pará, Espírito Santo e Santa Catarina. Em todos os casos, houve redução no preço da energia elétrica para os consumidores residenciais e industriais.

   No caso da Centrais Elétricas do Pará (Celpa), o preço será reduzido em 13,06% para as residências e de 6,56% a 9,49% para a indústria. No que se refere à Espírito Santo Centrais Elétricas S/A (Escelsa), os consumidores residenciais pagarão de 12,45% a menos pela energia, e as indústrias de 1,35% a 16,74%.

   Para a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a redução será de 5,26% para os consumidores residenciais e de 2,53% a 2,97% para a indústria. Já no caso da Iguaçu Distribuidora de Energia Elétrica Ltda (Iguaçu Energia), que atende consumidores também em Santa Catarina, a energia ficará 5,41% mais barata para as residências e 2,34% para os consumidores industriais.

   Segundo informou a Aneel, as novas tarifas passam a vigorar a partir desta terça-feira (7) e afetam 1,735 milhão de unidades consumidoras em 143 municípios do estado Pará. No Espírito Santo, as novas tarifas valem para 1,078 milhão de unidades consumidoras em 67 municípios do estado. Em Santa Catarina, a Celesc distribui energia a 1,86 milhão de unidades em 260 municípios, e a Iguaçu Energia a outros 26,5 mil consumidores. Ao todo, 4,67 milhões de unidades consumidoras serão beneficiadas.

   "As razões para os índices negativos foram definidas, principalmente, em conseqüência da diferença entre a receita necessária para remunerar os serviços prestados pela empresas e a receita verificada, além da menor incidência, na tarifa de energia elétrica, dos encargos Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e Encargo de Serviços do Sistema (ESS)", informou a Aneel.

   A Aneel lembra que os processos de revisão tarifária das concessionárias foram decididos após serem submetidos a audiências públicas realizadas nos últimos dias 12 e 19 de julho em Vitória (Escelsa) e em Belém (Celpa), respectivamente.

   A revisão tarifária, segundo a Aneel, está prevista nos contratos de concessão com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel.

   A revisão é aplicada nas concessionárias de distribuição a cada quatro anos, em média. O primeiro ciclo de revisão ocorreu de 2003 ao início de 2006 para 61 distribuidoras. Mais informações sobre a revisão podem ser obtidas no link “InformaçõesTécnicas/Tarifas-Consumidores Finais/Revisão Tarifária Periódica” da página da Agência na internet (www.aneel.gov.br). 

   Em setembro, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, será a vez das audiências das empresas paulistas Bandeirante e Piratininga, últimas distribuidoras que passam pelo processo revisional este ano. Em 2008, serão mais 36 concessionárias, outras 17 em 2009 e uma em 2010.

Saúde: Grupo descobre onde surge a febre

0

2007-08-06 18:51:37

         A febre é uma conhecida forma do organismo de se proteger contra infecções bacterianas e outras doenças, mas, até agora, os médicos não sabiam exatamente onde a febre era “produzida”. Agora, uma equipe de cientistas americanos respondeu essa pergunta. Com ela, explicaram exatamente como esse mecanismo age para nos proteger.

         A febre, explica a equipe do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos EUA, surge a partir da interação de dois hormônios no cérebro. Quando ocorre uma inflamação, o organismo produz as chamadas citoquinas. Elas, por sua vez, agem nos vasos sanguíneos do cérebro para a produção de outro hormônio, a prostaglandina E2 (PGE2). É ele que vai ocasionar a febre, ao agir em um receptor dos neurônios chamado E3, em uma área do cérebro conhecida como hipotálamo — que é pouco maior que uma cabeça de alfinete. 

       É a ação do PGE2 que causa a febre -– e também a perda de apetite, a fadiga, as dores no corpo e todos os sintomas associados a uma infecção bacteriana. Todos são respostas adaptativas do organismo que permitem que a infecção seja combatida.

A febre existe porque quando nosso corpo está alguns poucos graus mais quente, nossas defesas funcionam melhor. O cansaço e a dor no corpo forçam a pessoa a descansar, o que economiza energia para o uso no combate à infecção (é como se nosso corpo “reiniciasse” em “modo de segurança”, para poupar energia).

De acordo com os médicos, é por isso que muitas doenças têm os mesmos sintomas: eles não são causados pela infecção, mas pela resposta do organismo.

Antes desse estudo, os cientistas não sabiam em quais neurônios o hormônio PGE2 atuava. Para descobrir, eles criaram camundongos em laboratório sem o receptor E3. Alguns tinham o receptor desativado em uma certa área cerebral, outros em outra e assim por diante. Por eliminação, encontraram o ponto exato onde a ação começa.

Adolescente sobrevive a queda do 6º andar

0

2007-08-06 18:12:37

    Um adolescente da cidade de Gainsville, no Estado da Geórgia, Estados Unidos, caiu da sacada do sexto andar de um hotel, mas teve apenas alguns ferimentos e arranhões, de acordo com a agência AP. Matthew Savage, 17 anos, tentava alcançar uma roupa de banho no andar superior quando perdeu o equilíbrio e caiu do parapeito. A peça havia caído do 11º andar do prédio.


   Ele ainda bateu em outras sacadas enquanto despencava e acabou caindo com força sobre um telhado inclinado, escorregando então para dentro de arbustos. "Eu só fechei meus olhos", afirmou Savage, que teve algumas feridas nas costas e pernas.


    Depois de cair no mato, ele se levantou e começou a voltar para o quarto. Entretanto, paramédicos o colocaram em uma maca e levaram-no para um hospital, onde testes demonstraram que ele estava bem. "Isso foi mesmo um acontecimento que mostra que ‘Deus é real’", afirmou sua irmã, Mandy Baker.

Travesti morre após injetar silicone industrial

0

2007-08-06 17:37:37

       A polícia investiga a morte do travesti Elton de Oliveira Garcia, que morreu em Praia Grande, a 86 km de São Paulo, na sexta-feira (3) à noite.Segundo o médico Zarry Vasconcelos Santos, Garcia teve uma insuficiência respiratória e, após várias manobras para reanimá-lo, ele não resistiu e morreu. Ele estava internado na UTI da Santa Casa.

     Garcia, que morava em São Paulo, tinha alugado com amigos um apartamento em Praia Grande. Segundo a polícia, ele teria injetado no quadril um produto usado para limpar peças de avião e pneus de carro. Para o procedimento, teria sido usado um anestésico de uso veterinário.


 Ele teria passado mal logo após a aplicação e foi levado para o hospital. Santos alerta para o perigo de aplicações clandestinas com uso de silicone industrial. "São usadas técnicas inadequadas, com produtos inadequados, feitas por profissionais desabilitados."

   Ilza de Aparecida Garcia, mãe de Elton, está inconformada com a morte do filho e fez um apelo. "Não façam isso, pelo amor de Deus, jovens bonitos, com uma vida pela frente." Segundo ela, o filho teria feito duas cirurgias plásticas – uma no nariz e outra nos seios – e nada de errado aconteceu. Garcia foi enterrado no domingo (5) em São Paulo.

Zeca do PT é denunciado pelo MPF por calúnia e difamação

0

2007-08-06 17:28:37

A Justiça Federal de Campo Grande acatou denúncia contra o ex-governador Zeca do PT, acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) por calúnia e difamação, por conta de declarações feitas por ele em 2006 sobre o procurador da República Charles Estevão Mota Pessoa, relacionada ao caso em que os policiais civis Rodrigo Lorenzato e Ronilson Bartier foram assassinados, no dia 1º de abril de 2006. Na ocasião, Zeca do PT questionou o comportamento do procurador, que estaria na defesa incondicional dos índios e o teria chamado de “moleque”.

A representação criminal foi acatada pelo juiz federal Dalton Igor Kita Conrado, da 5ª Vara da Justiça Federal, que marcou para o dia 21 de setembro a audiência de instrução e julgamento das testemunhas residentes em Campo Grande, sessão que deve contar com a presença do réu. A data pode ser alterada, caso não haja concordância da data com os procuradores da República citados na ação inicial. A denúncia foi protocolada na Justiça Federal já que os citados são procuradores e por isso, tem direito a foro privilegiado.

Zeca do PT foi denunciado nos artigos 21 (difamação, imputando-lhe ato ofensivo à sua reputação, pena de três a dezoito meses e multa), e 22 (injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade, detenção de um mês a um ano), combinado com o 23 (penas cominadas dos artigos 20 a 22 aumenta-se um terço, se cometidas por chefe do Estado), da Lei 5.250/67 .

As declarações consideradas ofensivas pelo MPF foram feitas em abril de 2006, após o episódio ocorrido na Aldeia Passo Piraju, em Porto Cambira. No dia 1º, os policiais civis Rodrigo Lorenzato, Ronilson Bartier e Emerson Catadani foram até acampamento indígena, localizado às margens da MS-156. Eles teriam terem recebido um telefonema, informando que no local, escondido entre os índios, estaria Wilson Rodrigues da Silva, apontado como suspeito do assassinato do pastor evangélico Sinforiano Ramires.

No local, segundo denúncia feita contra os índios, os policiasi foram confundidos com segurança de fazendas e foram agredidos a pauladas pelos indígenas. Lorenzato e Bartier morreram e Emerson Catadani ficou hospitalizado. Na época, o MPF condenou o governo do Estado, que teria sido omisso na segurança dos índios. Zeca do PT rebateu, dizendo que havia membros do MPF agiam como moleques.


OAB/MS analisa legalidade de pensões de deputados

0

2007-08-06 17:15:37

     Depois de entrar, através de seu Conselho Federal, com ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a pensão vitalícia concedida ao ex-governador Zeca do PT e seus sucessores através de lei estadual editada no final do ano passado, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul está analisando a legalidade de pensões concedidas aos ex-governadores do estado que o antecederam (Pedro Pedrossian, Marcelo Miranda e Wilson Martins e das viúvas dos ex-governadores Harry Amorim Costa e Ramez Tebet) e também de deputados estaduais. As matérias estarão na pauta da sessão do Conselho Seccional da Ordem no dia 31 deste mês que vai decidir sobre a questão.

     “A OAB não pode se aventurar com ações irresponsáveis. Por isso, precisa estar muito bem embasada tecnicamente para sua postulação tenha êxito. No dia 31 de agosto o Conselho Seccional haverá de deliberar sobre ambas as matérias com a responsabilidade que lhe é inerente”, informa o presidente da OAB/MS, Fábio Trad.

     O presidente da Ordem designou o advogado André Borges para elaborar parecer sobre a aposentadoria dos ex-governadores e a advogada Luciani Coimbra para elaborar parecer sobre a aposentadoria de ex-deputados estaduais. Concluídos, os pareceres serão analisados pelo Conselho que decidirá sobre a questão. Se a apuração constatar que as aposentadorias são ilegais, a OAB/MS poderá acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), através do Conselho Federal da Ordem.

Votorantin pode produzir etanol através da celulose

0

2007-08-06 16:53:37

     Segundo nota publicada na coluna Holofote de revista Veja dessa semana, o presidente da (VCP) Votorantin Celulose e Papel, José Luciano Penido afirmou que a fabrica que está sendo construída em Três Lagoas, no futuro ela também poderá produzir etanol a partir da celulose. A fábrica depois de concluída terá capacidade de produzir anualmente 1,3 milhão de toneladas de celulose. Desta produção, 70% seria destinada à exportação e o restante – 30% – já estaria comprometido para a fábrica de papel da International Paper, que também está sendo construída em Três Lagoas.

      O jornalista Felipe Patury, editor da coluna Holofote, comentou que a VCP, para prosseguir com o projeto de produzir etanol, teria que comprar cerca de 20 mil hectares de terra contínua, numa região ocupada por cana e gado.

      O comentário feito pelo jornalista foi bastante contestado na região do Bolsão. Especialistas mostram que há grandes áreas disponíveis para expansão da VCP, uma vez que a plantação da cana-de-açucar não atinge níveis que possam ser considerados importantes. Como exemplo eles citam duas cidades próximas a Três Lagoas.

      Em Brasilândia o cultivo de cana não é representativo, já que a sua produção é apenas para atender a demanda da Usina Debrasa.

     Já em Bataguassu o grupo Itamaraty está investindo na construção de uma usina para produção de açúcar e álcool, mas também não irá comprometer e inviabilizar qualquer projeto de expansão da empresa do grupo Votorantim.

ECOLOGIA

     Outro argumento que foi utilizado para contestar o comentário feito na revista Veja é que a proposta da VCP é muito mais atrativa sob a ótica do meio-ambiente. Entendem que a produção de cana-de-açucar é extremamente comprometedora, apesar das posições em contrário, especialmente no período das queimadas, enquanto o reflorestamento de eucalipto não apresenta problema semelhante.

DISPONIBILIDADE

     Na questão da extensão de terra – 20 mil hectares – necessária para expansão do projeto, os mesmos especialistas apontam para sua viabilidade de aplicação. Afirmam que há disponibilidade e entendem até mesmo que isto já tenha sido detectado pela VCP quando dos estudos de viabilidade para implantação da unidade em Três Lagoas.

PR de MS vai tentar eleger 26 prefeitos em 2008, diz Arroyo

0

2007-08-06 16:32:37

O PR ( Partido da República) quer eleger 26 prefeitos em Mato Grosso do Sul em 2008. Para isso, o partido vai permanecer aliado ao PMDB e não deve lançar candidato em Campo Grande, apoiando a reeleição de Nelsinho Trad (PMDB). A informação é do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR).

Segundo o parlamentar, em 2004 o partido conseguiu eleger 13 prefeitos. Em 2008 o objetivo é lançar candidatura própria em pelo 30 municípios para dobrar o número de eleitos nas últimas eleições. Ainda segundo Arroyo, há um pacto com a coligação liderada pelo governador André Puccinelli (PMDB) para que não seja lançado candidato na Capital.


Amambai:Índio de 73 anos pode ter morrido de frio

0

2007-08-06 15:39:37

Vilson Nascimento

O indígena Ataíde Ricarte de 73 anos, residente na Aldeia Amambai em Amambai foi encontrado morto na manhã desse domingo (5) no interior da aldeia onde residia e uma das hipóteses para a morte pode ser o frio que havia castigado a região durante a noite de sábado para domingo.

O corpo de Ricarte estava em uma construção inacabada no interior da aldeia e enrolado apenas em um pequeno cobertor. As autoridades também não descartam que a morte tenha ocorrido por causas naturais.


Assomasul mobiliza bancada para votar aumento do FPM

0

2007-08-06 15:27:37

O presidente da Assomasul ( Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Eraldo Jorge Leite (PSDB), informou hoje pela manhã que já mobilizou a bancada federal do Estado em Brasília (DF) para a votação da PEC ( Projeto de Emenda Constitucional) 58/07 que aumenta em 1% o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Segundo Eraldo Leite, que é prefeito de Jateí, caso a PEC não seja votada no início deste segundo semestre os municípios podem ficar sem esse aumento neste ano, já que a partir de setembro o reajuste de 1% tem de estar sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).