15.7 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 9987

Tucanos discutem demandas com Governador na capital

0

2008-12-01 22:16:00

Kelly Venturini

Cumprindo a agenda de reuniões com os prefeitos eleitos e reeleitos de cada partido, o Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, recebeu na manhã desta segunda-feira (1) oito dos onze prefeitos tucanos que serão diplomados no dia primeiro de janeiro do próximo ano.

Os deputados, Federal Waldir Neves, e Estaduais, Reinaldo Azambuja, Dione Hashioka e Professor Rinaldo acompanharam a conversa que colocou em pauta as demandas de cada município, seus projetos e seus anseios em relação ao Governo.

Na oportunidade temas como a reeleição da Mesa da Câmara de Campo Grande, da Nova diretoria da Assomasul e até mesmo a reeleição de André foram debatidos.

As demandas dos Prefeitos – Os tucanos que contam hoje com uma bancada mais ampla reafirmaram segundo Azambuja, a parceria com o Governo, e levaram ao conhecimento de André as demandas dos municípios, destacando principalmente as deficiências da área da saúde como ponto prioritário da maioria, sugerindo a criação e readequação de pólos regionais para dar melhor atendimento e desafogar a capital.

“Não falamos pensando só nos prefeitos tucanos. A deficiência do serviços de saúde é latente em todo Estado. Precisamos montar e equipar bem os pólos para melhorar o atendimento nos municípios mais distantes (…) Um exemplo é Mundo Novo. Se existisse um pólo em Navirai, o paciente não precisaria se deslocar até a capital.” Explicou Azambuja.

O PSDB hoje– Azambuja declarou que os tucanos reafirmam sua aliança com o PMDB mas quanto a reeleição de André esperam de contrapartida o apoio do peemedebista ao candidato do PSDB a presidência. 

“Apoiar a reeleição do André é a nossa vontade, mas este apoio está condicionado a parceria com o nosso candidato a presidente e como isto depende do PMDB nacional ainda vamos ter muitas conversas até o fechamento das alianças e o faremos com muita tranqüilidade”. Completou.
Presidência da Câmara de Campo Grande

Com candidato próprio e consenso no partido, os tucanos buscam agora o apoio dos vereadores das outras siglas para viabilizar a candidatura do Vereador de quinto mandato, Cristovão Silveira, para presidente da Câmara de Campo Grande.

No aguardo pelo cumprimento, por parte do Prefeito Nelsinho Trad, do acordo feito antes da campanha que o encaminhou a reeleição, onde o PSDB contaria com seu apoio a candidatura própria a presidência da Câmara, Silveira segue conversando com todos os colegas, contando com o apoio irrestrito da cúpula de seu partido.
Eleição da Assomasul

Já numa sala reservada, após a audiência com o Governador os tucanos fecharam consenso em torno do apoio ao nome de Beto Pereira (PMDB), prefeito de Terenos, para Presidência da Assomasul.

O Prefeito de Jardim, Evandro Bazzo, que até então era candidato a vaga, explanou sobre a composição que foi oferecida pela chapa de Beto, e as vantagens em se eleger um prefeito que está mais próximo da capital. As explanações de Evandro foram reforçadas pelo atual presidente da entidade, e Prefeito de Jatei, Eraldo Jorge Leite, que ponderou que Beto estaria preparado para a função, que exige disposição e muito jogo de cintura.

Participaram da reunião a Secretária de Produção do Estado, Tereza Cristina Correa da Costa, os Prefeitos reeleitos: Juneir Marques (Antonio João), Evandro Bazzo (Jardim), Manoel José Martins (Deodápolis), Donato Lopes (Rio Brilhante), e os novos eleitos: Dr. Arilson Targino (Jatei), Ricardo Justino, o Grilo (Juti), Sérgio Marcon (São Gabriel) com o vice Edenilson Carraro, e José Roberto Acoverde (Iguatemi).

Ausentes o Prefeito de Ponta Porã, Flávio Kayatt, enviou nota esclarecendo sobre o tratamento de saúde que o impossibilitaria de deslocar-se, o Prefeito de Paranhos disse aguardar o Governador para visita programada em sua agenda para esta terça-feira (2) em seu município, e o Prefeito de Porto Murtinho enviou sua esposa, a Senhora Maria Lucia, para representá-lo devido a problemas que teve durante a viagem e que o impossibilitaram de chegar a tempo ao encontro.

Bombeiros e SAVE já arrecadaram cerca de 4t em doações

0

2008-12-01 21:58:00

Vilson Nascimento

A campanha desencadeada pelos militares do Corpo de Bombeiros e integrantes do SAVE (Serviço de Atendimento Voluntário à Emergência) de Amambai, lançada na última sexta-feira (28) já arrecadou cerca de 4 toneladas de donativos para as famílias desabrigadas pela enchente ocorrida no final de semana passado em Santa Cataria e pretende, segundo os organizadores, arrecadar ainda mais até o final da campanha, que se estenderá até o final da tarde desta terça-feira, 2 de dezembro.

Uniformizados e equipados com carro de som e um ABT (Auto Bomba Tanque) cedido pelo comando do 3º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros de Amambai, os voluntários sacrificaram sua folga com os familiares e percorreram vários bairros da cidade nesse domingo (30) pela manhã e a tarde e conseguiram coletar um grande número de doações, entre elas, alimentos, roupas, calçados e materiais de higiene, produtos que os quase 80 mil desabrigados mais necessitam.

Muitas pessoas, comovidas com a situação das famílias desabrigadas por conta da catástrofe natural, também estão procurando a sede do Corpo de Bombeiros em Amambai para deixarem suas doações.

Campanha continua- Desde a manhã de sexta-feira o Corpo de Bombeiros e os integrantes do SAVE vem atuando na campanha humanitária em Amambai. O mesmo trabalho de coleta de donativos que foi desenvolvida durante todo o dia de domingo foi estendido para o centro comercial da cidade na manhã de ontem, segunda-feira.

Várias mulheres, também voluntárias, trabalharam durante toda a tarde e início da noite de domingo na sede do 3º SGB em Amambai ajudando a separar e embalar as roupas e os calçados doados pela população e esse trabalho deverá continuar até o encerramento da campanha, já que as doações não param de chegar.

Segundo a coordenação dos trabalhos, as pessoas que desejarem contribuir com a campanha poderão entregar seus donativos na sede do 3º SGB, ao lado da Praça Orlando Viol, no centro da cidade ou, caso a doação seja em quantia elevada, o doador poderá acionar o Corpo de Bombeiros pelo fone 193 que uma equipe se deslocará até a residência ou estabelecimento comercial para realizar a coleta.

Um caminhão sairá de Amambai amanhã, quarta-feira (3), levando todos os donativos arrecadados, que serão entregues diretamente para a Defesa Civil de Santa Catarina para serem destribuidos às famílias necessitadas.

A saída estava prevista inicialmente para essa terça, mas por conta da grande quantidade de donativos que continuam chegando, a data da saída foi adiada.

Fugitivo mata policial e promove horror em Bataguassu

0

2008-12-01 21:41:00

Fugitivo da Colônia Penal de Campo Grande, Rafael Ramos Jacques, de 23 anos, matou na tarde de hoje o policial militar Vagner Geraldo Braga, de 25 anos.

Bataguassu, cidade de apenas 19 mil habitantes, a 340 quilômetros de Campo Grande, parou para acompanhar as cenas de violência protagonizadas pelo rapaz, condenado por tráfico de drogas.

Durante operação em um ponto de venda de drogas da cidade, os PMs abordaram Rafael que revidou com tiros, acertando Vagner com três.

Adriano da Costa Lima, mecânico que passava pelo local, também foi atingido no tórax e encaminhado no hospital de Presidente Epitácio (SP), em estado grave.

A confusão começou por volta das 13 horas, no Bar e Mercearia Medina, na área central de Bataguassu. Depois de matar Vagner e balear Adriano, Rafael provocou mais pânico na cidade.

Durante a fuga, ele e outro comparsa invadiram uma casa e fizeram os proprietários reféns. Após negociação com o delegado da cidade, Pedro Arlei Caravina, ele acabou se rendendo, mas o comparsa fugiu.

Rotary comemora 56 anos em Amambai

0

2008-12-01 21:07:00

No dia 29 de novembro, o Rotary clube de Amambai comemorou 56 anos de fundação no município. O clube, fundado em 29 de novembro de 1952, possui atualmente 30 sócios que reúnem-se semanalmente, sempre às segundas-feiras, às 19h30. A confraternização entre os rotarianos e convidados foi realizada na segunda-feira, 24.

Participaram da cerimônia, que foi presidida pela presidente do clube Zaira Vasconcellos, o juiz diretor do Fórum de Amambai, Tiago Tanaka, o promotor de Justiça, Ricardo Brandão, o governador-assistente do Rotary, Abedão Xavier, o presidente do Rotaract, Valmir Adorno, a professora Maria Helena Rozin Barbosa, na oportunidade representando o prefeito Sérgio Barbosa, o comandante do 17º RC Mec, Cel. Flávio Josmar Pelegio, rotarianos, rotaractianos, senhoras da Casa da Amizade e convidados.

Durante a cerimônia, o ex-governador do Rotary, Carlos Freire, falou aos presentes sobre a história do clube em Amambai. Ele agradeceu a todos os rotarianos pela contribuição e o esforço destinado ao clube durante todos esses anos.

“O Clube teve uma excelente base, nasceu sólido, e por isso chegou até agora, com inúmeros serviços prestados à comunidade”, disse o rotariano. A professora Zaíra Vasconcellos também elogiou a atuação do Rotary durante mais de 50 anos em Amambai e lembrou de algumas realizações do clube, como a instalação de hospital, escola, parcerias com entidades e doações à Fundação Rotária.

Na oportunidade, o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, e o comandante do 17º RC Mec, Cel. Flávio Josmar Pelegio, foram homenageados com placas de Agradecimento e de Reconhecimento, respectivamente, pelos relevantes serviços prestados à comunidade e ao Rotary International. Na mesma noite, foram empossados novos membros do Rotary e do Rotaract e este último também apresentou relato dos projetos desenvolvidos pelos jovens.

Festival do Chopp– Um dos eventos tradicionais realizados anualmente pelo clube é o Festival Regional do Chopp (Ferechopp).

O evento tem como objetivo beneficiar entidades do município e doar recursos para a Fundação Rotária, que são aplicados em ações sociais em todo o mundo. Neste ano o evento, que está em sua 22ª edição, acontece neste sábado, 6, no Parque de Exposição de Amambai, a partir das 22 horas, com animação da Banda Poerão, do Paraná.

Os canecos-ingressos estão sendo vendidos antecipadamente a R$ 12,00 pelos rotarianos, entidades parceiras e no Auto Posto Sol Nascente, Exata Pré-Moldados, Farmácia São Lucas, Gente Pequena Moda Infantil, Lojas Veneza, Macro Contabilidade, Mega Informática, Moreira Produções e Salão do Bira. A festa é patrocinada por organizações governamentais e pela iniciativa privada.

TCU mandar reter recursos e paralisar obra em MS

0

2008-12-01 19:22:00

O TCU (Tribunal de Contas da União) encaminhou ao Congresso novas informações sobre obras com indícios de irregularidades graves. Duas delas estão em Mato Grosso do Sul, onde recursos serão retidos e para outra obra foi mantida ordem de paralisação.

A construção do Terminal Intermodal, em Campo Grande, está na lista das obras que terão recursos retidos devido a problemas de execução.

O projeto começou a ser executado em setembro do ano passado para modernizar a logística de transportes do Estado, reduzindo custos e abrindo novos mercados.

O projeto fica no anel rodoviário, no trecho entre a BR-163, saída para São Paulo e a BR-060, saída para Sidrolândia, tem 65 hectares. Inclui infra-estrutura ferroviária, instalação da Zona de Processamento de Exportação abrangendo a construção de infra-estrutura para transportes rodoviário, ferroviário e aeroviário,

O TCU também recomendou a paralisação da construção da Escola Agrotécnica de Nova Andradina, motivado por indícios de irregularidades.

A obra prevê aplicação de R$ 2,5 milhões da União, com primeira previsão de entrega para 2009. O objetivo era atender 2 mil alunos.

O relatório enviado na sexta-feira pelo vice-presidente do tribunal, ministro Ubiratan Aguiar, ao presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização da Câmara, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB/RS), atualiza as informações enviadas em setembro.

Em 28 de novembro, as obras com indícios de irregularidades que recomendam paralisação somaram 41. Foram excluídas 8 obras em relação à lista anterior e acrescentada uma, localizada em Tocantins.

Uniderp terá total apoio da administração em Iguatemi

0

2008-12-01 18:23:00

Vilson Nascimento e Antônio Viegas

O Pólo Educacional de Iguatemi terá apoio incondicional no que diz respeito a manutenção da universidade e o apoio necessário para a seqüência do trabalho realizado pela Uniderp no município em 2009.

A afirmação foi feita pelo prefeito eleito de Iguatemi, José Roberto Felippe Arcoverde ao professor da unidade educacional, Marcelo Passos, durante uma reunião realizada no último final de semana em Iguatemi.

“O processo educacional por meio dessa nova tecnologia de ensino a distância, está possibilitando o avanço do ensino superior á classes antes inacessíveis a um curso dessa natureza, por falta de tempo para assistir aulas presenciais devido o trabalho ou até mesmo por questões financeiras.
Queremos garantir aos nossos jovens, o acesso ao ensino superior sem ter que deixar a cidade para estudar, por conta disso vamos apoiar e buscar ampliar a atuação da Uniderp Interativa aqui em Iguatemi”, disse Zé Roberto que esta quarta-feira (3) se reúne com a direção da unidade de ensino a distância para discutir o convênio entre o município e a Uniderp para o ano que vem, 2009.

Segundo o prefeito eleito, já existe uma determinação para que tão logo inicie o ano, seja realizado um estudo para melhorar as instalações da entidade de ensino no município, visando a abertura de novas salas e novos cursos.

Segundo a Uniderp as inscrições estão abertas para os cursos de administração, ciências contábeis, serviço social, letras e tecnologia em marketing, entre outros.

As inscrições podem ser feitas através do site, www.interativa.uniderp.br. As provas estão previstas para os dias 14 de dezembro e 9de janeiro do ano que vem.

Pode chover forte hoje e amanhã em Mato Grosso do Sul

0

2008-12-01 16:24:00

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta especial para informar a possibilidade de chover forte, entre hoje e amanhã, em áreas isoladas de Mato Grosso do Sul. A chuva pode vir seguida de rajadas de vento.

Somente a região Leste do Estado está livre do alerta. O período que requer precaução se estende de hoje até a meia noite de amanhã.

Servidores estaduais recebem salário na sexta-feira, 5

0

2008-12-01 14:15:00

Os cerca de 60 mil servidores públicos estaduais recebem na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, o salário referente ao mês de novembro.

Os valores serão depositados na noite da quinta-feira, 4; o saque estará disponível no dia seguinte. Desde fevereiro, o governo do Estado está quitando o salário do funcionalismo público até o dia 5 de cada mês.

Ex-detento é preso com munição, após ameaçar enteada

0

2008-12-01 13:28:00

Vilson Nascimento

A Polícia Militar prendeu nesse domingo (30) o ex-detento Julio César da Silva (27) anos, por posse ilegal de munição e violência doméstica.

Segundo a polícia, Júlio César estaria ameaçando a enteada de 19 anos, porém quanto os policiais chegaram à residência onde o fato ocorria na região da Vila Cassiano Marcelo em Amambai, o autor teria tentado fugir pulando o muro.

Os policiais realizaram diligências e conseguiram localizar o ex-detento que portava 22 munições calibre 380m no bolso da calça.

Segundo a polícia ao ser preso Júlio César negou possuir arma de fogo e disse que teria adquirido a munição no Paraguai com o objetivo de vender no Brasil.

Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai onde foi indiciado em inquérito por posse de munição e violência doméstica, por conta das ameaças contra a enteada.

Polícia Civil de Caarapó prende suspeitos de assalto

0

2008-12-01 13:23:00

Na manhã da sexta-feira, 28 de novembro, a Polícia Civil de Caarapó prendeu, em flagrante, Ednaldo Pereira De Souza, vulgo “Quiçaça”, 34 anos, e Elton Douglas Lima, 18 anos; suspeitos de roubarem um homem de 31 anos de idade, na noite de quinta-feira, 27. Na ocasião, eles agrediram a vítima com socos, pontapés e com o cabo de uma máquina de aplicar veneno, que ocasionaram cortes no rosto e na cabeça da vítima.


Em poder dos assaltantes foi apreendida uma folha de cheque, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), e uma máquina de aplicar veneno, ambos pertencentes à vítima.

Confira aqui a tabela de valores para cobrança do IPVA

0

2008-12-01 11:08:00

O governo do Estado publicou a tabela de valores de referência dos veículos para cobrança do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor). O governo considera a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A tabela deste ano traz algumas correções em relação à de 2007. Há casos em que os valores diminuíram e outros em que aumentaram.

Alguns exemplos: o valor de referência do Celta Life, 2 portas, modelo 2007, caiu de R$ 21.540 a R$ 21.070. Como a alíquota do imposto para veículo de passeio é de 2,5%, significa que o proprietário de um veículo como este vai pagar neste ano R$ 11,75 a menos em IPVA.

Já o valor de avaliação do Gol City 2007, aumentou, de R$ 20.700 a R$ R$ 21.525. Com isso, o proprietário que pagou no ano passado R$ 517,5 de IPVA desta vez terá que desembolsar R$ 538,12, ou seja, R$ 20,62 a mais.

Os valores da tabela podem ser impugnados, mas é preciso apresentar a contestação em 20 dias da notificação do lançamento do IPVA. A previsão é que a partir do dia 8 as pessoas já comecem a receber os boletos em casa.

Quem pagar o valor integral do imposto até 30 de janeiro, como nos outros anos, terá desconto de 10%. Outra possibilidade é parcelar em 3 meses, com vencimentos em 30 de janeiro, 27 de fevereiro e 31 de março. Neste caso o valor da parcela não pode ser inferior a R$ 25,00 no caso de motocicletas e R$ 50,00 para os demais veículos.

Neste ano a novidade é que motos zero quilômetro de até 125 cilindradas terão desconto de 50% na alíquota do IPVA, que passa de 2% a 1%, nestes casos. Para motos usadas a alíquota é de 2%. Carros zero quilômetro comprados em concessionárias são isentos. A alíquota para veículos usados é 2,5%. Para caminhões e ônibus a alíquota é de 1,5%.

MEC adia divulgação de selecionados no Fies para o dia 8

0

2008-12-01 10:07:00

A Secretaria de Educação Superior alterou para a próxima segunda-feira (8) o prazo para divulgar os resultados da primeira chamada da seleção do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) referente ao segundo semestre de 2008.

De acordo com a Portaria n.º 983, publicada na edição de hoje (1º) do Diário Oficial da União, a lista será divulgada a partir das 10 horas, considerando o horário de Brasília.

Os candidatos começariam a ser chamados para entrevista a partir de hoje, de acordo com o site do Ministério da Educação.

Holofote: Veja as fotos do aniversário da Débora Vendramini

0

2008-12-01 10:01:00

Dia 28/11 foi comemorado com uma linda festa a fantasia o aniversário da empresária Débora Vendramin (Pró Beleza). O fotógrafo Robson Fritzen esteve registrando a festa.

Veja todas as fotos no quadro `holofotote´

Bombeiros tiveram fim de semana agitado em Amambai

0

2008-12-01 09:11:00

Vilson Nascimento

Um adolescente de 15 anos foi socorrido as pressas para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai por uma equipe do Corpo de Bombeiros ao passar mau após embarcar em um ônibus no Terminal Rodoviário de Amambai na tarde de sexta-feira (28).

Segundo a equipe que prestou socorro à vítima, o jovem sofre de epilepsia e ao embarcar no coletivo teve um ataque, assustando os passageiros. Conduzido ao hospital, o rapaz recebeu atendimento médico e passa bem, segundo os bombeiros.

Outras ocorrências- Só das 8h da manhã de sexta-feira até às 7h da manhã de sábado (29) o Corpo de Bombeiros havia atendido dez ocorrências em Amambai.

Além dessa, onde o adolescente acabou passando mau ao embarcar no ônibus, pelo menos mais três ocorrências foram de maior gravidade, deixando feridos.

Pela manhã de sexta um rapaz sofreu um ferimento de natureza leve no joelho e escoriações pelo corpo após sofrer uma queda de moto no centro da cidade.

Já no final da tarde um menino de apenas três anos de idade foi socorrido pela guarnição para o Pronto Socorro do HR após sofrer um ferimento na cabeça ao ser atingido por um tanque de concreto utilizado para lavar roupa.

Segundo os bombeiros o garoto e outra criança teriam se pendurado em uma borda do tanque que acabou virando e atingindo o menino.

No sábado- Na manhã de sábado mais duas ocorrências foram registradas, ambas com pessoas feridas. Na primeira delas a vítima foi um indígena que sofreu um corte na cabeça após ser agredido por uma mulher, segundo as informações, também indígena.

O outro caso registrado foi uma queda de moto, onde a vítima foi um policial militar que sofreu escoriações.

Domingo mais calmo- Apesar do grande volume de ocorrências, principalmente na sexta, um indicativo que o final de semana seria agitado, o domingo foi calmo em Amambai.

A única ocorrência de maior vulto registrado pelo Corpo de Bombeiros local foi o resgate do corpo de uma menina indígena de 11 anos, que morreu afogada em um rio no município de Tacuru.

Zé Teixeira visita laboratório de informática da APAE

0

2008-12-01 08:13:00

Vilson Nascimento

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), acompanhado de lideranças políticas locais, esteve visitando, na manhã desse sábado (29) as instalações da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Amambai e conheceu o laboratório de informática da instituição, cujos computadores foram adquiridos com recursos na ordem de R$ 10 mil reais, fruto de uma emenda parlamentar individual de sua autoria.

O deputado estadual, que estava acompanhado pelo seu assessor geral no município, o vice-prefeito eleito, José Aguiar e pelo prefeito eleito de Amambai, Dirceu Lanzarini, foi recebido pela direção da instituição em Amambai, a diretora, Mires Bellé, pela presidente, Márcia Cristina Navarro e membros da direção da entidade.

Durante a visita a sala de computação da entidade o deputado ouviu dos membros da direção da escola o quanto foi importante a chegada dos computadores, todos equipados com monitores em LCD, para o desenvolvimento pedagógico dos alunos atendidos pela instituição.

Zé Teixeira, que já havia destinado recursos para a APAE de Amambai para obras de ampliação, destacou a forma que a entidade é conduzida em Amambai e se colocou, mais uma vez, a disposição.

Meta é quadra coberta- Durante a visita à sede da APAE na manhã de sábado, o prefeito eleito, Dirceu Lanzarini, que assumirá a Prefeitura de Amambai a partir de 1 de janeiro, disse que uma de suas metas durante o seu futuro mandato será a conquista de uma quadra coberta para a entidade, uma das principais reivindicações da direção atualmente.

“Em nossos dois primeiros mandatos fomos parceiros da APAE e vamos continuar atuando dessa forma a partir de 2009”, disse o prefeito eleito ao destacar a ação da família Bonamigo que doou as instalações onde hoje funciona a sede da entidade e relembrar que foi em sua gestão que o prédio foi adaptado, com apoio da Prefeitura, para receber a entidade e a escola de educação especial que funciona anexa.

Brasil deve crescer 0,5% em 2009 por causa da crise

0

2008-12-01 08:02:00

O Brasil poderá ter crescimento econômico quase nulo em 2009, caso se materialize o cenário pessimista traçado pelas Nações Unidas ante o agravamento da crise financeira.

Se as condições continuarem a piorar e em seis meses os pacotes lançados por vários governos no mundo não surtirem o efeito de estimular o consumo e a produção e destravar o crédito, a previsão da ONU é que o PIB brasileiro tenha expansão de apenas 0,5% em 2009 e que a economia global recue 0,4%. As projeções, antecipadas ontem em Doha, estão no relatório anual da organização sobre as perspectivas econômicas mundiais, que será divulgado em janeiro.

Como de hábito, o estudo tem três cenários: o base, o otimista e o pessimista. No cenário base, o crescimento econômico do Brasil em 2009 ficaria em 2,9%, pouco abaixo da estimativa atual do FMI (Fundo Monetário Internacional), de 3%. É justamente de 3% o percentual "otimista" da ONU.

Há pouco mais de uma semana, em conversa com a Folha na Alemanha, o presidente do BC, Henrique Meirelles, classificou de "conservadora" a previsão do FMI, dando a entender que espera mais de 3%. Analistas consultados semanalmente pelo BC prevêem expansão de 3% em 2009.

Seja como for, será uma queda significativa para o Brasil, que cresceu 5,4% em 2007 e, segundo a ONU, crescerá 5,1% neste ano. Para o autor do estudo, Rob Vos, "a cada dia que passa, o mundo se aproxima mais do cenário pessimista".

Embora o primeiro choque da crise iniciada nos EUA tenha atingido os países ricos, Vos acha que houve "complacência" no mundo em desenvolvimento, o que atrasou a aplicação de medidas contra a crise. Em outubro, ficou claro que ninguém estava a salvo.

"Isso ocorreu por dois motivos: o primeiro é que os países em desenvolvimento acreditaram que poderiam se descolar da crise, um mito propagado tanto pelo FMI como pelo Banco Mundial", disse Vos à Folha. "E o segundo é que não se esperava uma fuga tão rápida de investimentos."

Voz não poupa críticas aos que minimizaram o tamanho da crise, entre eles o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn. Ele lembra que, em março, depois do resgate do banco de investimentos americano Bear Stearns, Strauss-Kahn chegou a dizer que o pior da crise havia passado.

"Acho que há uma espécie de falso pensamento positivo, porque muitas das autoridades econômicas são oriundas do mercado financeiro, em que há uma tendência a achar que mensagens positivas podem estimular o mercado", diz Ros.

O economista concorda com a avaliação de muitos analistas de que a crise financeira levará ao menos 18 meses para se dissipar. Mesmo que estejam na direção certa, do estímulo fiscal, pacotes de resgate como os apresentados nos EUA, na China e na União Européia levarão meses para terem efeito.

Com isso, o cenário-base do estudo vê crescimento negativo de 1% nos EUA e 0,7% na zona do euro. No cenário pessimista, esses números caem para retrações de 1,9% e 1,5%, respectivamente.

O estudo da ONU alerta de que o sistema bancário dos EUA, de onde surgiu a crise, ainda poderá provocar novos choques no sistema global.

Entre setembro de 2007 e outubro de 2008, 16 bancos nos Estados Unidos entraram com pedido de falência. Outros 100 estão sob observação do Fed, o banco central americano.

Demora do Congresso ameaça extinguir Figueirão

0

2008-12-01 07:07:00

Embora confiantes nas manobras políticas, os 56 municípios brasileiros criados a partir de 1996 estão em contagem regressiva para a extinção. O pequenino Figueirão, que deixou a condição de distrito centenário em 2003, é o único de Mato Grosso do Sul que pode sumir do mapa.

Os decretos que criaram as cidades ameaçadas sofrem pressões judiciais por supostas falhas praticadas quando criadas, como a ausência de um estudo conhecido como de viabilidade municipal.

A sentença de morte decretada contra os novos municípios pelo Supremo Tribunal Federal está sendo executada pelo Congresso Nacional.

Passados 13 dias do fim do prazo dado pelo Supremo ao Congresso para a criação de legislação que regularize a situação — 16 de novembro deste ano —, a Câmara dos Deputados adiou por três vezes, nas sessões extraordinárias da última terça-feira (25/11), a votação da Proposta de Emenda Constitucional 495/06, que exclui da lista de irregulares os municípios criados até 2000.

Até esta sexta-feira (28/11), o tema não voltou à pauta.
AMEAÇADO- Figueirão é uma cidade de 3,3 mil habitantes, situada a 285 quilômetros de Campo Grande, e sua economia é sustentada pelos negócios ligados à pecuária.

O vice-prefeito da cidade, Benício Custódio (PT), que em janeiro cumpre mandato de vereador, não crê na proposta de extinção. “Estamos apreensivos, mas acreditamos no empenho do Congresso”, disse.

Ele acha que se a cidade virasse distrito de novo não teria como Camapuã, o “município-mãe”, no caso, a 100 quilômetros dali, manter funcionando os serviços públicos, como escolas e hospitais.

A cidade, disse o vice, possui uma receita mensal de R$ 600 mil, algo em torno de R$ 7,2 milhões por ano, e emprega 113 servidores. “Seria o mesmo que andar para trás, uma confusão sem medida. Somos auto-sustentáveis, nada poderia ser mexido”, disse Custódio.

O município não conta com policiais civis, a segurança conta apenas com um destacamento da Polícia Militar.

Lá, a movimentação financeira local pode ser depositada em um banco postal, único da região.
“Aqui tem mais gente do que diz o IBGE”, afirmou o vice, que nasceu na cidade. Há um projeto a ser votado ainda neste ano que poderia melhorar as finanças da região.

A idéia, batizada de Robin Hood, é aumentar o repasse mensal de ICMS aos pequenos municípios. Figueirão recebe hoje apenas R$ 13 mil do tributo, enquanto Campo Grande, o que mais capta esse imposto, recebe quase R$ 1 milhão a cada 30 dias.

CINCO ANOS- Figueirão tornou-se cidade em agosto de 2003, através do decreto criado pelo então governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT. Um ano depois, a população elegeu seu primeiro prefeito, Ildo Furtado de Oliveira, do PSDB, que tentou reeleger-se em outubro, mas fora vencido pelo comerciante Getúlio Barbosa, do PMDB.

PEC A chamada “PEC dos Municípios” já foi aprovada pelo Senado Federal, mas ainda aguarda votação em dois turnos pela Câmara dos Deputados. Na última terça, líderes do PSDB, PSB e PPS tentaram por três vezes colocar a matéria na ordem do dia, mas a base do governo deu preferência à votação da PEC 511/06, que disciplina o trancamento da pauta por medidas provisórias.

A previsão é que a discussão dessa matéria também demandará tempo. De acordo com o deputado Manoel Junior (PSB-PB), membro da comissão que analisou a questão, ainda há esperança de a Câmara concluir a votação antes do recesso parlamentar, em dezembro, mas o Senado só deve concluir a aprovação no ano que vem.

SUSTO- A apreensão vivida pelos municípios se deve à interpretação dada pelo Supremo, no ano passado, à Emenda Constitucional 15/96, que alterou o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).

No entendimento dos ministros, cidades criadas a partir de 1996, quando a emenda foi promulgada, somente “valem” se a emancipação tiver seguido regras como a realização de estudos de viabilidade municipal e de plebiscito com a população local, além da edição de lei estadual promulgando o nascimento do novo ente federativo. Os prazos para esses procedimentos, no entanto, devem seguir determinação de uma lei complementar — que ainda não foi editada pelo Legislativo.

Esta é a principal causa do impasse. Por falta de uma lei complementar ditando as regras do jogo, como prevê a EC 15/96, o Supremo vem julgando inconstitucionais leis estaduais que criam novas cidades.

INCÓGNITA- Em muitos casos, porém, os municípios funcionam a pleno vapor, com prefeitos e vereadores eleitos, contratos firmados para a prestação de serviços públicos e cartórios que registram pessoas nascidas na região.

Caso o Congresso não vote a matéria a tempo, não se sabe o que acontecerá a cidadãos e instituições, já que essas cidades perderiam o status de “municípios” e passariam a ser somente “distritos” das localidades a que estavam vinculadas antes.

FPM- Como a maioria dos ameaçados são municípios pequenos, a principal preocupação, caso voltem aos “municípios-mãe”, é com a renda, constituída quase que totalmente pelo Fundo de Participação dos Municípios e pelo ICMS, repassados pelo governo estadual.

“O bolo é dividido pelo Estado entre todos os entes, e as prefeituras que herdarem os municípios extintos não vão ter aumento proporcional”, diz o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziukoski. Ocorrendo o pior, ele prevê um verdadeiro caos. “As prefeituras, nos locais menores, são as maiores empregadoras. O impacto seria sentido principalmente pelas famílias”.

LISTA- Cidades prósperas e com população considerável estão na lista das que estão com os dias contados pelo Supremo, como Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, com 49 mil habitantes e receita de R$ 56 milhões em 2007, segundo números da confederação. Outras pequenas, como Santo Antônio do Leste, em Mato Grosso, com 3,4 mil habitantes e receita de R$ 10 milhões, também não escapam da degola.

Mesquita, no Rio de Janeiro, com 182 mil habitantes e receita de R$ 89 milhões em 2007, de acordo com a CNM, é o maior município entre os ameaçados, mas, mesmo em situação irregular, a lei que o criou não é discutida no Supremo.

Das 56 cidades na berlinda, 29 estão no Rio Grande do Sul, 15 em Mato Grosso, quatro em Goiás e dois na Bahia. Os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte têm uma cidade irregular cada um.

A LEI- Às portas de tal desordem, o Supremo deu, no ano passado, um prazo para o Legislativo editar a lei complementar que acabará com o impasse.

Ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade 3682, em maio, os ministros deram 18 meses para a edição da norma. O prazo se esgotou no último dia 16.

Mesmo com o tempo curto, os parlamentares preferiram uma PEC ao invés de uma lei complementar — cuja aprovação seria mais rápida e dependeria de maioria menos expressiva do que os dois terços do Congresso, em dois turnos, exigidos para aprovação de Emenda Constitucional.

Além da PEC 495/06, outras 18 propostas semelhantes — entre elas há apenas uma outra PEC — aguardam andamento na Câmara. “Apesar da dificuldade, uma emenda constitucional tem mais altitude no processo legislativo”, diz o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), relator da admissibilidade da PEC dos Municípios na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Se aprovada, a PEC alterará o parágrafo 4º do artigo 18 do ADCT, fazendo com que as novas condições para a criação de municípios só recaiam sobre os que foram emancipados depois de 2000.

De autoria do ex-senador Luiz Otavio, a proposta começou a tramitar em 2004, indo à Câmara em 2006, onde aguardou até outubro de 2008 apenas para a nomeação da comissão especial que analisaria a matéria.

O assunto chegou à mesa do Plenário no último dia 19 e, desde então, espera para ser votado. Como houve emenda, a proposta ainda voltará ao Senado.

A demora pode levar o Supremo a tomar pelo menos três atitudes, segundo o especialista em Direito Constitucional, Luís Roberto Barroso. “A primeira é não fazer nada. A segunda e mais provável é uma manifestação formal do Tribunal, registrando que o Congresso Nacional estaria desrespeitando uma decisão do STF, numa tentativa de constrangê-lo a atuar. A terceira seria, diante da omissão reiterada, editar uma regulamentação provisória, destinada a viger enquanto o Congresso não edita a lei complementar”, pondera.

Para o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, porém, ainda não há motivo para pânico. Segundo ele, os municípios ameaçados de extinção tiveram prazo maior de regularização — 24 meses a partir da publicação das decisões. “O prazo dado ao Congresso para a edição de lei complementar foi meramente indicativo, devido aos projetos de lei que já estavam em tramitação”, diz.

No entanto, caso os parlamentares optem pela PEC, segundo o ministro, a situação estará bem encaminhada. “É provável que o caso esteja resolvido até maio”, afirma, citando o prazo dado aos municípios julgados pelo Supremo. 

É o caso de Luís Eduardo Magalhães, município do oeste baiano, emancipado em 2000. Hoje, sua economia está entre as dez maiores do Estado e responde por cerca de 60% da produção de grãos na região. Em maio do ano passado, o Supremo julgou inconstitucional a lei estadual que criou o município, a Lei 7.619/00, mas deu prazo de 24 meses para que a Assembléia Legislativa regularize a situação, editando norma de acordo com as futuras regras a serem definidas pelo Congresso.

Caso isso não seja feito até maio do ano que vem, o município estará oficialmente extinto. “Com a edição da lei complementar, todo o trabalho terá que começar do zero. Terá de haver estudos de viabilidade municipal, plebiscito e uma nova lei estadual”, explica o procurador da Bahia Antonio José de Oliveira Telles de Vasconcellos, responsável pelo acompanhamento de discussões nos tribunais superiores.

DIREITO- Para ele, a situação não é tão crítica, já que a falta de uma norma geral não tira do município o direito de continuar existindo.

“A interpretação da procuradoria é que há necessidade de lei complementar para validar a nulidade do Supremo”, diz, considerando que o prazo de 24 meses é aplicável apenas ao Estado, que não pode tomar nenhuma atitude sem a iniciativa dos parlamentares em Brasília. “O Congresso se encontra em estado de mora, período em que, na prática, as leis estaduais continuam vigendo”, completa.

Desde o ano passado, o Supremo já julgou inconstitucionais as emancipações dos municípios de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, e de Santo Antonio do Leste, em Mato Grosso, o desmembramento de Água Azul do Norte e sua anexação a Ourilândia, no Pará, e a anexação do povoado de Vila Arlete à cidade de Monte Carlo, em Santa Catarina.

Amambai: Farmácia de plantão hoje, Drogaria Toledo

0

2008-12-01 06:03:00

Com 93,7%, Eliane é reeleita diretora na Escola A. Pinto

0

2008-12-01 03:05:00

Vilson Nascimento

Com a maioria esmagadora de votos “sim” a professora Eliane Pereira Arteman foi reeleita, no último dia 20, para mais um mandato como diretora na Escola Municipal Antônio Pinto da Silva em Amambai. Candidata única, Eliane teve a aprovação de 93,7% dos votantes, com 485 votos favoráveis e apenas 26 contrários.

De acordo com a comissão eleitoral que coordenou a eleição na escola, que foi composta pelos integrantes, Ivanilde Barbosa Charão, Sérgio Augusto de Oliveira Bezerra, Isidra Isabel Lopez, José Francisco Neto, Márcia Andréia da Silva Costa Souza e Cássia Dalva Meira, dos 413 alunos aptos a votar, apenas 265 votaram. Desse montante a diretora reeleita teve 242 votos a favor e apenas 13 contra.

Em relação aos pais, dos 525 aptos ao voto, 187 votaram, 179 concordaram com a permanência da diretora votando “sim”, 7 votaram não e apenas um pai de aluno anulou seu voto.

Já entre os funcionários da escola, professores e administrativos que também tiveram direito ao voto, a diretora também se consagrou com uma vitória esmagadora do “sim”. Dos 66 funcionários aptos a votar, 60 votaram nas eleições do dia 20.

A diretora teve 54 votos favoráveis e apenas 6 votos contrários, prova de seu prestigio pelo trabalho prestado junto a entidade de ensino, não só entre os pais e os alunos, mas também entre os próprios funcionários da escola.

Durante a gestão de Eliane Arteman como diretora da escola, a Escola Municipal Antônio Pinto da Silva ganhou destaque no cenário municipal como uma das escolas mais atuantes da rede municipal de ensino em Amambai e também conquistou várias obras e ações importantes para atender a comunidade escolar local, entre elas, quadra coberta para a prática de educação física, reforma e ampliação das instalações e laboratório de informática, entre outros benefícios implantados na escola pela atual administração municipal de Amambai por intermédia de reivindicações e cobranças da diretora reeleita.

Inmet alerta para possibilidade de chuvas fortes hoje

0

2008-12-01 00:17:00

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta sobre a possibilidade de chuvas fortes nesta segunda-feira (1) em Mato Grosso do Sul.

Podem ocorrer também rajadas de vento. A temperatura mínima prevista é de 18ºC ao Sul do Estado e na Capital 20ºC. Já as máximas previstas são de 36ºC no Norte e Nordeste e em Campo Grande 33ºC.