18.6 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 9981

Naviraiense contrata dois goleiros para temporada 2009

0

2008-12-06 03:56:00

O diretore esportivo do Clube Esportivo Naviraiense (Cen) informou na quinta-feira que foram fechadas as contrataçõres de dois goleiros para atuar na equipe do tricolor do Cone Sul, no campeonato etadual de 2009. Um será Magno (ex-Corumbaense) e o outro é Ednaldo (Curitiba), que retorna para fazer um novo contrato. O terceiro goleiro deve ser um jovem valor naviraiense.

Além dos dois goleiros, o presidente do Naviraiense, Ronaldo Botelho, já confirmou e anunciou o lateral-direito Da Costa (último clube é a Ulbra de Ji-Paraná – RO), o lateral-esquerdo Andrade (Rondônia) e o atacante Cleuber (Camaçariense da Bahia), os atacantes Evandro (ex-Cene) e Cristiano (ex-Maracaju), o meio-campista Andrinho (ex-Cene), médio-volantes Kél (ex-Operário) e Giba (ex- Naviraiense). para treinar o clube volta o campeão da Série B de 2007, Ionay da Luz.

Além de confirmar a volta de Ionay da Luz, Continuam em fase de negociação o zagueiros Fabão (Comercial), o ala Feijão, o meio-campista Anderson, o médio-volante Bruno Paraguaio e o atacante Juninho, artilheiro da Série B de 2007 com 17 gols.

Os jogadores do Naviraiense se apresentam no dia três de janeiro para a pré-temporada e estréiam no campeonato estadual de 2009, no estádio Saraivão, em Ivinhema, contra a equipe que leva o nome daquela cidade, que tem o elenco que defende o título de campeão estadual.

Lideranças de Sete Quedas se reúnem com Puccinelli

0

2008-12-06 01:19:00

Vilson Nascimento

Aproveitando a visita do Governador do Estado à região de fronteira, uma caravana de Sete Quedas composta pelo atual vereador e vice-prefeito eleito do município, José Gomes Goulart, o “Casé”, pelo vereador José Ferreira de Souza, o “Coró” e os vereadores eleitos, Arnóbio Moreno, Paula Caixa, Saulinho do Moto-taxi e lideranças do município, se reuniram com André Puccinelli (PMDB) e com o deputado estadual Reinado Azambuja (PSDB), que acompanhava o Governador, para cobrar investimentos para o município.

Durante as reuniões os representantes setequedenses explanaram ao Governador e ao deputado, as necessidades mais urgentes do município e entregaram documentos com pedidos de investimentos em infra-estrutura, setor de educação e geração de emprego e renda.

Tanto o Governador quanto o deputado acolheram as reivindicações e prometeram avaliá-las para futuro atendimento.

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 26 milhões hoje

0

2008-12-06 00:26:00

O prêmio da Mega-Sena acumulou mais uma vez. O concurso 1027, realizado em Ribeirão Preto (SP) na noite de quarta-feira, não teve ganhadores para as seis dezenas sorteadas, que foram 18 – 20 – 33 – 44 – 47 – 60.

O próximo concurso, que acontece hoje, sábado, tem previsão de paga R$ 26 milhões para quem acertar as seis dezenas.

Em Amambai as apostas poderão ser feitas até às 11h, já que a Casa Lotérica local não abre no sábado à tarde. No restante do Brasil as apostas podem serem realizadas até às 18h (horário de MS).

MS: Operação Feliz Cidade coloca 1000 alunos PMs nas ruas

0

2008-12-05 23:36:00

O governador André Puccinelli e o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, lançam amanhã (6), na praça do Rádio Clube às 8h, a Operação Feliz Cidade. No total, 1.000 alunos-soldados estarão nas ruas, no período de 6 de dezembro a 5 de janeiro de 2009, fazendo a segurança da população durante as compras de final do ano em Campo Grande e mais 12 municípios do Estado.

“A utilização dos 1.000 alunos soldados na Capital e no interior, reforçando o policiamento preventivo e ostensivo durante o final do ano, representa a execução de uma das ações previstas no planejamento estratégico da Sejusp. A partir de hoje, é uma realidade, fruto de muito trabalho, tendo em vista que o edital de abertura do concurso foi publicado em novembro 2007. A previsão é de que, a partir de fevereiro, os novos policiais sejam incorporados ao quadro efetivo da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul”, afirma Jacini.

Em Campo Grande, 370 alunos do Curso de Formação para Soldado PM estarão nas ruas do centro da cidade. Já nos municípios de Coxim, Ponta Porã, Dourados, Aquidauana, Bonito, Maracaju, Rio Brilhante, Fátima do Sul, Jardim, Três Lagoas, Nova Andradina e Paranaíba, 630 alunos darão segurança durante as festas de final do ano. Os alunos-soldados farão o trabalho preventivo ostensivo nas ruas a pé, nos três turnos: matutino, vespertino e noturno.

Além do policiamento na área central da Capital, conforme a Polícia Militar, o trabalho também será realizado nas avenidas Júlio de Castilho, Zahran, Bandeirantes e avenida Coronel Antonino. Também será intensificada a segurança nas áreas comerciais dos principais bairros de Campo Grande, como as Moreninhas, pelos Batalhões da PM de cada região.

Segundo o comandante do Centro de Formação de Aperfeiçoamento Policial (Cefap), na Capital, tenente-coronel Luiz Altino do Nascimento, o curso de formação de soldado tem duração de seis meses. “Os alunos entram no período de estágio e estarão nas ruas, zelando pela segurança da população”, ressalta.

Chávez faz 10 anos como presidente e quer ficar até 2013

0

2008-12-05 22:20:00

Dez anos depois de vencer as eleições presidenciais, Hugo Chávez conseguiu virar um polêmico líder regional, um chefe de Estado que desafia as grandes potências e que deseja de qualquer maneira continuar no poder até 2013.
Populista, verborrágico e plenamente convencido de que sua revolução bolivariana está apenas dando os primeiros passos, Chávez, de 54 anos, comemora neste 6 de dezembro sua primeira década no poder, concentrado em uma emenda constitucional, a ser votada em referendo, que se aprovada permtirá que ele se reeleja mais uma vez.

"Estou certo de que, independentemente do que digam meus adversários, devo permanecer mais alguns anos à frente do governo da Venezuela", explicou o presidente.

Para seus partidários, Chávez é um líder imprescindível. Para seus opositores, no entanto, é um governante que deseja se eternizar no poder, não suporta críticas e conseguiu dividir profundamente a sociedade venezuelana entre os que o apóiam e os que gostariam de vê-lo longe do poder.

"O que começou em 1998 como um projeto de mudança social terminou em uma única proposta: a reeleição indefinida. Todas as promessas se concentraram em uma só palavra: Chávez. Ele é o povo, a revolução e agora quer ser também o tempo", declarou à AFP Alberto Barrera Tyszka, co-autor do livro "Chávez sem uniforme".

"Propusemos uma emenda que será submetida a referendo para que o povo decida. Não temos porque renunciar a um líder" como Chávez, argumentou por sua vez Earle Herrera, deputado e membro da Assembléia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1999.

Desde sua chegada à presidência, Chávez parece estar eternamente em campanha. As eleições no país se repetiram praticamente uma vez por ano desde 1998, e em cada uma delas ele centralizava mais o poder, fortalecendo-se.

Até dezembro de 2007, quando um projeto de reforma constitucional que também incluía a reeleição indefinida foi rejeitado em um referendo popular, sua primeira derrota eleitoral em nove anos.

Quase um ano depois, no dia 23 de novembro, o chavismo obteve uma vitória ambígua nas eleições regionais – seus candidatos venceram na maioria das regiões, mas a oposição ficou com a parte mais rica do país, responsável por 70% do PIB, incluindo a prefeitura da capital, Caracas.

Uma semana depois, Chávez anunciou o lançamento da emenda sobre a reeleição para 2009.

"Se Chávez esperar mais, a crise econômica pode gerar um ambiente muito negativo e sua margem de manobra ficará muito restrita", explicou o analista Luis Vicente León, do instituto de pesquisas Datanálisis, que considera que esta emenda conta atualmente com um escasso apoio popular.

Dez anos depois da primeira vitória presidencial de Chávez nas urnas, seu partido governa a maioria dos estados e cidades, além de controlar uma Assembléia Nacional praticamente homogênea. Além disso, o presidente conta uma popularidade de 57%, segundo dados recentes da Datanálisis, e não há líder da oposição atualmente capaz de pesar para o outro lado.

"Chávez acredita que depois dele não há ninguém, e não é verdade. Este país vai seguir adiante com ou sem ele. Ele tem o tempo e regras a serem respeitadas, que estão na Constituição e não podem ser modificadas da noite para o dia", afirmou Ismael García, deputado do Partido Podemos – aliado do presidente até 2007, quando passou a atuar como oposição.

Graças ao dinheiro obtido com as vastas reservas de petróleo do país, Chávez mantém desde 1998 seu sólido apoio junto às classes populares graças a abrangentes programas assistencialistas – enquanto ameaça aqueles que não o apoiarem com o corte de verbas federais, como o fez pouco antes das recentes eleições regionais.

A campanha para a emenda constitucional, batizada "Uh ah, Chávez no se va", já está nas ruas da Venezuela neste dezembro de 2008 e pretende conseguir o apoio das classes populares para triunfar, embora o mito de que os pobres votam em Chávez venha sendo motivo de dúvidas.

"Sou um soldado às ordens do povo, meu chefe se chama povo da Venezuela", garantiiu o presidente, consciente de que essa emenda é sua última oportunidade para continuar governando.

GM corta produção em 3 fábricas nos EUA e demite 2 mil

0

2008-12-05 20:38:00

A General Motors anunciou nesta sexta-feira que está cortando turnos em três fábricas da América do Norte, em resposta à queda na demanda. A decisão implica na demissão de 2 mil trabalhadores sindicalizados.

As vendas de novembro da GM despencaram 41%, uma queda que a montadora atribuiu à recessão dos Estados Unidos, ao aperto no crédito e a preocupações sobre a sobrevivência da companhia na crise. "Estamos encolhendo porque o mercado está encolhendo", afirmou o porta-voz da GM, Chris Lee.

Os cortes na produção foram anunciados em um momento em que o presidente-executivo da montadora, Rick Wagoner, testemunhou perante o Congresso dos EUA em um esforço para convencer parlamentares a conceder financiamento emergencial à empresa de até US$ 18 bilhões.

A GM informou que vai eliminar terceiros turnos de fábricas de Michigan, Ontario (Canadá) e Ohio. GM, Ford e Chrysler estão buscando um total de US$ 34 bilhões em empréstimos e créditos federais. Tanto a GM quanto a Chrysler afirmaram que precisam dos recursos ainda este mês para evitar a insolvência.

Perdão de dívidas contempla 453 mil pessoas físicas

0

2008-12-05 19:56:00

Já está em vigor o perdão de dívidas até 10 mil, vencidas há cinco anos ou mais tempo, com o governo federal. Vão ser contempladas 453 mil pessoas físicas e 1,6 milhão de empresas. O benefício consta da Medida Provisória 449, publicada ontem (4) no Diário Oficial da União.


Está valendo o perdão para os débitos vencidos em dezembro de 2002 e que completaram cinco anos em 31 de dezembro de 2007, incluindo multas, juros e encargos eventuais sobre a cobrança.


São pendências incluídas na dívida ativa da União e que entraram em fase de cobrança judicial, envolvendo contribuições sociais sobre folhas de pagamento e outros tributos da competência da Receita Federal do Brasil.


Para as dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2005, o governo não dispensou o pagamento, mas estabeleceu facilidades para a quitação, explicou o advogado especialista em direito tributário Fábio Alexandre Lunardini.


Ele disse que, nesse caso, se o devedor pagar à vista ou em até seis vezes, será anistiado em 100% da multa, 100% dos encargos de cobrança e em 30% do que for correspondente aos juros. As dívidas vencidas em 2005 poderão ser divididas de seis a 60 vezes.


Para o pagamento em até 30 vezes o governo oferece desconto de 60% da multa e de 100% sobre os encargos de cobrança. Em 60 pagamentos, o contribuinte arcará com 40% da multa e 100% dos encargos de cobrança.


 Quando um débito vai para a dívida ativa são acrescidos entre 10% a 20% de encargos para remunerar o trabalho de cobrança feito pelo Fisco, o que será perdoado para a pessoa física ou jurídica alvo da MP 449, que optar pelo programa oferecido pela Receita Federal, disse o tributarista, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.


Lunardini recomendou que os devedores procurem a Receita para tratar do assunto, mas antes se inteirem da sua situação com um advogado especializado em direito tributário, para saber a melhor maneira de resolver o problema, checando a verdadeira situação dos débitos e até mesmo se eles realmente existem. Ele explicou que não é incomum o governo cobrar o que já foi pago, em razão de falhas no cruzamento de informações com outros órgãos.

O tributarista informou que a Receita, em conjunto com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, deverá divulgar instrução normativa para orientar os interessados quanto aos procedimentos e prazos para reivindicar o perdão das dívidas em questão ou fazer parcelamentos, conforme o caso.


De qualquer forma, como já era de conhecimento geral que o governo pretendia promover o benefício, os técnicos da Receita já devem estar em condições de oferecer informações, segundo o tributarista. O texto da MP está disponível no site da RFB (www.receita.fazenda.gov.br).

Caminhonete furtada é recuperada pela PRF em Mundo Novo

0

2008-12-05 19:13:00

Por volta das 20h de ontem, 4 de dezembro, no quilômetro 23 da BR 163, em Mundo Novo, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) recuperou a caminhonete GM S10 (placa AJP 1474, Paraná), que havia sido furtada há alguns dias. O veículo era conduzido por Clóvis da Silva, 33 anos [a PRF não informou se Clóvis estava envolvido no crime].


Os policiais apreenderam também o Fiat Pálio placa CHQ 7255 (São Paulo), conduzido por Anderson Rogério dos Santos Castro, 33 anos, que estava acompanhando a S10. Há suspeita de adulteração no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

Ladrão capota durante a fuga e é preso em Sapucaia

0

2008-12-05 19:00:00

Vilson Nascimento

Um rapaz de 18 anos tomou uma caminhonete em assalto, capotou o veículo ao tentar fugir e acabou preso pela Polícia Militar na noite de terça-feira (2) em Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai.

De acordo com a PM ao sair de uma reunião, por volta das 20h30, a vítima, que reside em Coronel Sapucaia, teria notado que um dos pneus da caminhonete estaria baixo e ao parar para averiguar foi abordado pelos assaltantes, o acusado preso, Jakson Garcia da Silva de 18 anos, residente em Sapucaia e outro indivíduo, também já identificado pela polícia, porém ainda continua foragido.

De posse de arma de fogo os acusados, que estariam abordo de uma motoneta, teriam anunciado o assalto. Jakson assumiu o volante da caminhonete, uma S-10 cabine dupla, de cor prata e fugido do local em alta velocidade, enquanto o outro assaltante fugia com a motoneta em direção ao território paraguaio, que fica a pouca distância do local onde ocorreu o roubo.

Encontro com a polícia- Durante a fuga com a caminhonete roubada, Jakson se deparou com uma viatura da Polícia Militar que realizava patrulhamento de rotina na região central da cidade e tentou acelerar mais ainda.

Os policiais saíram em perseguição, mas o acusado conseguiu adentrar em território paraguaio e continuou fugindo em alta velocidade pela linha internacional, porém do lado do país vizinho.

A capotagem- De acordo com a polícia em determinado momento da fuga o rapaz acabou perdendo o controle da caminhonete, vindo a capotar, dando um giro de 360 graus, porém como a caminhonete, mesmo bastante avariada, parou com os pneus no solo e o motor funcionando, Jakson continuou a fuga, voltando para o lado brasileiro da fronteira e seguindo em direção a zona rural do município, vindo a abandonar o veículo próximo ao aeroporto e tentando fugir a pé em meio à pastagem.

Ao notarem que o rapaz tentava fugir, os PMs deixaram à viatura e deram início a uma perseguição a pé até alcançá-lo e prende-lo.

Jakson Garcia foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, já que o delegado titular em Coronel Sapucaia, Dr. Marcius Geraldo Cordeiro, está respondendo pela Delegacia de Amambai, onde foi autuado em flagrante por roubo na forma tentada e levado para o Epam (Estabelecimento Penal de Amambai) onde permanece preso à disposição da Justiça.

A polícia trabalha agora para tentar prender o outro acusado de envolvimento no assalto que não teve o nome divulgado para não atrapalhar as investigações.

Emissora de MS começa a transmitir sinal digital em janeiro

0

2008-12-05 18:39:00

A TV Morena, afiliada da Rede Globo, começa a transmitir a partir de janeiro o sinal digital de televisão. A previsão inicial era que isto ocorresse ainda neste ano, mas não será possível devido ao trâmite necessário para que seja autorizada a transmissão digital.

Desde o começo de outubro o sinal já é testado pela TV Morena, respaldada por uma deliberação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Nesta semana passada a emissora recebeu a autorização do Ministério das Telecomunicações para transmissão do sinal em caráter experimental.

Segundo informações do Departamento de Marketing da TV Morena, por enquanto quem tem o conversor pode acompanhar a fase de teste do sinal digital, que é feita com programas gravados e também parte da programação regular.

O sinal digital confere mais definição à imagem e qualidade de som. Já é transmitido em São Paulo, Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Goiás.

Bandidos usam armadilha para roubar moto, na fronteira

0

2008-12-05 17:22:00

Mais um caso de armadilha montada para roubar moto foi comunicado à polícia de Mundo Novo, na manhã desta sexta-feira. A vítima é Miguel Rodrigues Romão, de 44 anos.

Ele estava com o cunhado, Benjamim Cardoso, na garupa, trafegando na BR-163, sentido Guaira (PR) – Mundo Novo, quando percebeu a corda atravessada na pista.

Miguel conta que tentou voltar, mas os assaltantes efetuaram disparos e conseguiram alcança-lo e imobilizaram o cunhado dele, que entregou todos os seus documentos e aproximadamente R$ 600,00.

Segundo a vítima eram três assaltantes, que usavam capuz e roupas camufladas. Eles fugiram com a HONDA CG 125 Titan, de placas HTW-1173. Naquela região, geralmente os veículos roubados são arrastados para o Paraguai, onde são vendidos.

Amambai: Ações na Educação atingiram várias áreas

0

2008-12-05 16:50:00

Suzana Machado

As ações realizadas pela Secretaria de Educação do município priorizaram desde o atendimento com relação à infra-estrutura, capacitação de profissionais até a administração correta e consciente dos recursos. “Procuramos fazer com que o sistema educacional evoluísse. Um passo para isso foi oferecer materiais que proporcionassem esse avanço, a melhoria e a agilidade na execução de determinadas ações dentro das escolas. Hoje cada escola e centro de Educação Infantil (CEI) possuem impressora matricial, máquina de xérox, data-show e laboratório de informática”, acrescenta Rosane Pereira da Silva Guazine, secretária de Educação, que ressalta ainda que nenhuma ação foi tomada sem a consulta da comunidade escolar. “Sempre priorizamos o diálogo, ouvir a comunidade, saber de suas necessidades e o que precisa ser resolvido com mais urgência, para depois tomarmos qualquer decisão. Acredito que essa atitude foi um grande diferencial.”

Vários cursos de capacitação foram ministrados para os profissionais da área, principalmente os que trabalham com educação especial. “Temos hoje a Sala de Recursos, que é própria para o atendimento aos alunos com alguma necessidade especial ou dificuldade de aprendizado, com acompanhamento de professores especializados. Os cursos auxiliam os profissionais a detectarem essas situações dentro da sala de aula, possibilitando o atendimento rápido a esses alunos, inclusive temos uma parceria com a Secretaria de Saúde para encaminhamentos, se for necessário. Vale ressaltar que os CEI’s também contam com profissionais capacitados nessa área que realizam o mesmo trabalho.” O número de técnicas responsáveis por esse setor também aumentou para melhor atender à demanda.

Nas salas de aula onde há alunos com necessidades especiais, além do número de estudantes ser reduzido para facilitar o processo educacional, quando se faz necessário, também existe a presença de um professor auxiliar, além do titular.

Adequações para melhora de iluminação e ventilação nas salas de aula também foram feitas.

Ao todo, foram construídas 31 salas. “Dessas, 21 foram utilizadas como salas de aula mesmo; as demais foram para acomodar as salas de informática e biblioteca.” Ainda foram construídas cinco quadras esportivas e efetuada a cobertura em sete outras. 

 Os investimentos e as mudanças resultaram em bons índices no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na avaliação feita em 2007. Em 2005, os índices apontavam média de 2,9 para os Anos Iniciais e 3,2 para os Finais. No ano passado, a média para os Anos Iniciais no município foi de 3,9 e para os Finais de 3,6, atingindo assim a projeção feita para 2011. “Ainda existem muitas possibilidades de melhoria no setor e esses resultados demonstraram que as ações aplicadas geraram resultados positivos. Agora, o que não se pode fazer é deixar de investir na educação para que a mesma mantenha esse mesmo ritmo de crescimento em Amambai.”

Com relação à Educação Infantil, além das novas creches construídas e uma que está em fase de construção no Conjunto Habitacional Alcindo Franco Machado, foram feitas reformas e ampliações nas já existentes. Foi colocada também uma coordenadora em cada CEI, o que antes não tinha. “Colocamos também professores habilitados em cada berçário, desenvolvendo um trabalho conjunto com os funcionários que já atendiam esse setor. Educadores especiais também integram as equipes dos CEI’s atualmente, auxiliando na estimulação das crianças.”

Para a construção da creche no Alcindo Franco Machado, estão sendo utilizados mais de 1 milhão de reais, com contrapartida da Prefeitura de R$ 140 mil. “O Ministério da Educação (MEC) irá fornecer todos os móveis também para a creche.”

O transporte escolar foi outro setor que teve atenção especial. “Procuramos atender a todas as necessidades dos alunos da área rural, estudando cada situação e buscando soluções para que os mesmos não ficassem sem freqüentar as aulas. Fiz questão de visitar cada fazenda onde foi solicitado que o ônibus entrasse para buscar alunos, para ver de perto quais ações deveriam ser tomadas.” A Secretaria também passou a pagar a empresa que realiza o transporte por quilômetros percorridos e isso gerou uma economia, que resultou na aquisição de um novo ônibus. “Em 2004 os ônibus escolares percorriam cerca de 2.775 km/dia. Este ano eles percorrem 4.039 km/dia, realizando o transporte de alunos na área rural.”

O número de crianças de 0 a 3 anos de idade atendidas pelas creches teve um aumento de 135% nesses quatro anos. “Na educação infantil, o aumento foi de 39%. Isso se deu também através dos convênios com outras entidades, como a Ciranda do Amor, por exemplo, que possibilitou ao município oferecer mais vagas e com atendimento de qualidade. Com esse convênio, as entidades também conseguiram um aumento de 121% na sua capacidade de atendimento. É importante ressaltar que a educação infantil é de inteira responsabilidade do município.”

Será feita também a extensão da Escola Júlio Manvailler, que está em andamento na Vila Dariex. O valor da obra é de mais de R$ 394 mil. “Está em andamento o projeto de construção de uma escola no Assentamento Guanabara, que irá atender também o Assentamento Sebastião R. da Paz.”

Projetos como o “História Viva de Amambai”, “Parlamento do Futuro” e “Pequenos cantores de Amambai” também fomentaram a cidadania, a valorização da cultura e preservação da história do município entre os alunos e a comunidade de uma forma em geral.

Rosane destaca que as melhorias dependem da administração responsável dos recursos. “Nós investimos mesmo na educação e o município ainda tem muito potencial para evoluir mais. Trabalhamos sempre em equipe, o que engloba todos os técnicos da Secretaria, diretores, professores, e com o apoio de todas as Secretarias, que sempre nos atenderam quando necessário. E acho importante ressaltar a participação extremamente ativa do prefeito Sérgio Barbosa em todas as ações tomadas, na forma de dialogar com toda a comunidade escolar, buscando soluções eficazes e abrangentes para todas as questões levantadas.”

Leia a Coluna Vice & Versa, por Clesio Ribeiro

0

2008-12-05 16:19:00

## O governador André Puccinelli repetiu em Paranhos um desafio idêntico feito pelo ex-governador Zeca do PT, quando era governador e  lançou o asfalto da rodovia Amambai a Caarapó.

## Na época, Zeca do PT desafiou que andaria pelado se a obra não fosse concluída em seu mandato. Não precisou andar nu, porque entregou a obra antes de terminar o seu governo.

## Na última terça-feira (2) o governador André Puccinelli disse em Paranhos que entregará a obra de pavimentação da MS-289 até o final do ano que vem.

 ## E fez um desafio a um vereador (Júlio): “Se não entregar essa obra pronta até o final do ano que vem, eu andarei pelado nessa rodovia. O governador ainda colocou o deputado estadual Reinaldo Azambuja no mesmo compromisso. 

## A obra completa compreende 62 quilômetros de pavimentação, incluindo no trajeto, cinco pontes. Até agora estão feitos 5 quilômetros de asfalto, e tem mais uns 40 quilômetros de aterro pronto para receber a lama asfáltica. A obra foi paralisada neste início de dezembro para retornar no início do ano que vem. O desafio está feito…

## E falando em André Puccinelli, logo vem à cabeça a reeleição em 2010. O assunto já está sendo tratado com bastante ênfase. Ao reunir-se com prefeitos eleitos e reeleitos, o governador já vem pedindo apoio indiretamente para a reeleição. 

## Foi assim outro dia na reunião com prefeitos eleitos do PR, onde estavam os prefeitos eleitos de Amambai, Dirceu Lanzarini, de Caarapó, Mateus Palma, de Tacuru, Cláudio Barcelos, entre outros. 

## Adversários do André na sucessão pode ser o PT, com Zeca ou Delcídio do Amaral e o PSDB, que pode até disputar a sucessão ao governo com candidatura própria (Marisa Serrano ou Reinaldo Azambuja) caso o PMDB fique junto com o PT na sucessão presidencial. É uma discussão que vai durar o ano que vem inteiro e só termina com as convenções em 2010.

## O presidente da Câmara de Amambai, Anderson Mansano (PR) continua em tratamento de saúde. Há cerca de 20 dias o vereador vem tratando de uma hepatite e com o agravamento do quadro foi encaminhado para tratamento médico em Campo Grande. Torcemos muito pela recuperação do vereador.

## Na ausência do vereador Anderson, a vice-presidente, Jaqueline Raimundo, vem segurando as pontas. Ontem, pela manhã, os vereadores se reuniram para discutir os projetos que irão à votação na segunda-feira. Serão votados a renovação do contrato entre o município e a Sanesul e o desmembramento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico a partir de janeiro.

## O prefeito eleito, Dirceu Lanzarini, ainda não tem nenhum nome confirmado para assumir secretarias. Até agora o assunto é algo que só está na cabeça do prefeito eleito. Sabe-se que os partidos que o apoiaram terão participação no governo. Se tem algum nome definido, está guardado a sete chaves. 

## Amambai tem tudo para ter um Natal animado. O adiantamento dos salários dos servidores públicos e décimo terceiro salário por parte do governo do Estado, além do incremento que a Prefeitura e empresas também darão com o pagamento dos servidores e o abono natalino, fazem com que o comércio espere um fluxo positivo nesse fim de ano. Tomara…

Audiência Pública da APA do Rio Iguatemi foi adiada

0

2008-12-05 15:49:00

Atendendo sugestões feitas pelos presidentes dos Sindicatos Rurais de Iguatemi, Tacuru, Paranhos, Eldorado, Coronel Sapucaia eAmambai, a audiência pública que seria realizada na quarta-feira, dia 3 de dezembro, foi transferida para outra data.

Inicialmente foi marcada para o próximo dia 11 de dezembro, no entanto é bem possível que seja adiada sine die, já que há muitas dúvidas entre os produtores rurais dos nove municípios que abrangem a bacia do Rio Iguatemi.

O presidente do Sindicato Rural de Amambai, Christiano Bortolotto, principal coordenador na região e maior responsável para que a audiência não se realizasse, levou em conta, para tomar tal medida, o fato de que os interessados, no caso os produtores,  tomaram conhecimento do conteúdo do Plano de Manejo apenas dois dias antes da realização e votação da audiência. Esse tempo, menos de 48 horas, foi considerado exíguo pelos produtores para que se estudasse e colocasse em votação um calhamaço de mais de 500 páginas.

Outra inviabilidade foi o fato de que os produtores encontraram, no pouco tempo que dispuseram, várias inconsistências no estudo, que batem frontalmente com os interesses dos proprietários atingidos pela Área Ambiental.

Foi realizada uma reunião, no próprio dia 3, quarta-feira, entre produtores e os executores de Plano  de Manejo, o secretário municipal de Meio Ambiente, José Luiz Karasek e especialistas em Gestão Ambiental, para esclarecer muitas dúvidas que entretanto ainda persistiram até porque os produtores não tiveram como estudar o plano em tão pouco tempo. Os membros do consórcio reconheceram que houve uma grave falha de comunicação, mas pretendem manter como última data o dia 11 de dezembro, já que no dia 12 vence o prazo de cinco anos para a aprovação do referido Plano de Manejo.

Agenda Cultura de Amambai e Região

0

2008-12-05 15:20:00

Amambai
05/12 -Show do Gurizinho
Local: Alphaville Clube

06/12 –22º FERECHOPP – Festival Regional do chopp
Local: Parque de Exposições – com participação da Banda Poeirão
Promoção: Rotary Club de Amambai
Atenção – Proibida a entrada de menores de 18 anos

06 e 07/12 – Etapa final do Campeonato Estadual de Velocross
Local: Pista do Motoclube

11 a14/12 – XVI Copa do Laço
Local: Clube de Laço União Amambaiense

Ponta Porã
06/12 -Festival da Integração Brasil/Paraguai
Local: Parque de Exposições de Ponta Porã
Presença do Grupo Gospel Trazendo a Arca
A partir das 18h

Caarapó
06/12 –1º Recital dos Alunos do Projeto Musicalizando de Caarapó
Local: Centro da Criança e do Adolescente Osvaldo Jerônymo
Horário: 20h
Entrada franca

06/12 –VIII Noite Cultural
Local: E.E Frei João Damasceno (Nova América)
Horário: 21h

07/12 –6º Festival do Chopp
Às 16h, show de lançamento do DVD de Marco Aurélio e Paulo Sérgio (e convidados), no Salão do Harmonia CTG
Festival de prêmios e várias outras atrações

Iguatemi
07/12 –1º Baile de Casais
Local: Salão das Acácias
Animação: Marlon Maciel e Grupo

Sete Quedas
20/12 –Lançamento do CD Ney Brasil, com a dupla Tiago e Donizete

Crise mundial não afeta financiamento habitacional

0

2008-12-05 14:51:00

A crise financeira mundial pouco afetou a liberação de financiamentos habitacionais no Mato Grosso do Sul. Segundo números da Caixa Econômica Federal, este ano o Estado deve alcançar o recorde histórico de 7,6 mil famílias beneficiadas com casa própria, com mais de R$ 280 milhões aplicados no setor.

Até novembro, foram liberados R$ 255 milhões, um crescimento de 61,77% em relação ao mesmo período do ano passado – quando foram contabilizados R$ 119 milhões.
Em todo o país, em 2008, foram assinados 1.924 contratos em média, por dia, o que corresponde a aproximadamente R$ 88 milhões.


Este ano, empréstimos com recursos das cadernetas de poupança já superaram os R$ 9,3 bilhões, com crescimento de 76% com relação aos R$ 5,2 bilhões de 2007.
Em MS, foram aplicados R$ 106 milhões com recursos da poupança, financiando 1.247 unidades. Já os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) garantiram financiamento de 987 moradias, no valor de R$ 70 milhões.

Segundo a CEF, a facilidade na liberação de financiamentos de casa própria está ligada principalmente à reduzida taxa de juros, quotas e prazos para financiamento. Pessoas com renda de até R$ 2 mil pagarão juros de 5% ao ano, enquanto hoje o percentual é de 6%. Esta faixa de clientes representa 80% da demanda de financiamento. Já a taxa para pessoas com rendimentos entre R$ 2 mil e R$ 4,9 mil ficará mantida em 8,16% ao ano.

Outra vantagem oferecida aos clientes é o aumento no prazo para pagamento – hoje, é possível financiar um imóvel e pagar em um prazo de até 30 anos. Estas vantagens atraíram o jornalista Dênes de Azevedo, que até o final do mês pretende assinar o contrato de financiamento de um apartamento em Dourados.

O pagamento será feito em 20 anos, com taxas de juros de 8,5% ao ano. “Apesar da crise mundial, há recurso disponível e estou disposto a encarar um financiamento com juros baixos para fugir do aluguel”, diz o jornalista.

CRISE – Segundo o gerente geral da CEF em Dourados, José Zani Carrascosa, os efeitos da crise são muito pequenos até agora e a tendência é que não haja grandes impactos. Segundo ele, em Mato Grosso do Sul são poucas empresas com grandes relações comerciais com o exterior, o que torna mais brando os efeitos da crise mundial. “Aqui o reflexo não chegou e não deve chegar”, disse ele.

Ainda para este ano, segundo Zani, a CEF já está fechando contrato para construção de dois conjuntos habitacionais através do PAR (Programa de Arrendamento Residencial).

No total, serão 321 unidades, sendo 160 no conjunto Novo Horizonte (no bairro Novo Horizonte) e mais 161 unidades no conjunto Estrela do Oeste, no prolongamento da Avenida Marcelino Pires, saída para São Paulo. Segundo Zani, os contratos serão assinados ainda este mês, com execução em 2009.

Doações em dinheiro para vítimas em SC somam 18,2 mi

0

2008-12-05 14:31:00

As doações em dinheiro destinadas às vítimas dos temporais que atingiram, sobretudo, o litoral de Santa Catarina já somam R$ 18,2 milhões.

As doações de suprimentos, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, totalizam 2,5 milhões de quilos de alimentos, 1,5 milhão de litros de água e 180 toneladas de roupas, brinquedos e produtos de higiene pessoal.

A recomendação, segundo o comunicado, é que empresas ou pessoas de outras unidades federativas interessadas em doar mantimentos entrem em contato com o Departamento de Defesa Civil do seu próprio estado. Para agendar o envio de doações, o contato deve ser feito pelo telefone (48) 4009-9886.

Confira as lista das contas bancárias disponíveis para receber doações em dinheiro:

Banco do Brasil
agência 3582-3, conta corrente 80.000-7

Bradesco
237, agência 0348-4, conta corrente 160.000-1

Itaú
341, agência 0289, conta corrente 69971-2

Besc
agência 068-0, conta corrente 80.000-0

Caixa Econômica Federal
agência 1877, operação 006, conta corrente 80.000-8

Sicoob/SC
756, agência 1005, conta corrente 2008-7

Sicred
748, agência 2603, conta corrente 3500-9

Santander
033, agência 1227, conta corrente 430000052

Banrisul
041, agência 0131, conta corrente 06.852725.0-5

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina

UEMS só funcionará por meio período neste fim de ano

0

2008-12-05 14:16:00

Portaria da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) estabelece funcionamento em apenas meio período, de 7h30 às 13h30, entre 15 de dezembro e 14 de fevereiro de 2009.

De acordo com a portaria, poderá ser adotado, excepcionalmente, turno de revezamento de seis horas diárias, para atender as necessidades específicas dos setores, no período.

Queda no preço do frango não alcança consumidor

0

2008-12-05 13:49:00

Como apontou ontem o AviSite (vide “Evolução de preços do frango; vivo e abatido”) comparativamente ao preço obtido quase 90 dias antes (1º de setembro de 2008), em 28 de novembro passado o frango vivo comercializado nas granjas do interior paulista registrava variação negativa de 15,4%, enquanto no grande atacado paulistano o frango inteiro resfriado e o congelado levemente temperado apresentavam preço, respectivamente, 11,6% e 17,8% inferior.

Em outras palavras, nessas quase 13 semanas, os três itens tiveram o seguinte comportamento:

– Frango vivo: cotado em R$1,95/kg no início de setembro, fechou novembro cotado a R$1,65/kg. Perda, portanto, de 30 centavos;

– Frango inteiro resfriado: a cotação inicial de R$2,75/kg em setembro, recuou para R$2,43/kg no final de novembro. Perda de 32 centavos;

– Frango inteiro congelado levemente temperado (CLT): cotado a R$2,35/kg em 1º de setembro, havia caído para R$1,93/kg no fim de novembro. Perdeu, assim, 42 centavos (ou mais de R$1,00 em cada frango de 2,4 kg).

Obviamente, ainda que produtores e abatedouros tenham sido onerados com essas perdas, alguém – o consumidor, claro – saiu beneficiado. Certo? ERRADO! Pois segundo o Procon-SP, no final de novembro (dia 27, data em que o órgão efetuou o último levantamento) o frango comercializado no varejo paulistano foi adquirido por R$3,84/kg, valor superior aos R$3,83/kg registrados no primeiro levantamento de setembro (dia 4).

Ou seja: embora a alta seja irrisória, é, no mínimo, injustificável. E se não for, injustificável é a baixa que produtores e abatedouros concederam ao mercado. Precisava?

Produtor de soja diz que crise pode afetar safra em 2009

0

2008-12-05 13:19:00

A falta de crédito para os produtores brasileiros provavelmente afetará a produção de soja no próximo ano, afirmou o principal produtor mundial da oleoginosa na quinta-feira, Blairo Maggi.

"Será desafiador para os agricultores manterem a produção nos atuais níveis, especialmente se não tiverem acesso ao crédito para comprar fertilizantes e outros materiais antes do cultivo da próxima safra", Maggi, que tem o controle acionário da Amaggi, a maior produtora global de soja.

"Se (o acesso ao financiamento) não voltar para os produtores até maio, do ano que vem, então nós teremos problemas. Sérios problemas", declarou Maggi em uma entrevista.

"Até onde sabemos, nós não iremos aumentar a produção nos próximos anos. Nós estamos tentando trabalhar para manter a mesma quantidade de soja que temos hoje em dia", explicou ele, que também é governador do Estado do Mato Grosso.

No começo desta semana, a consultoria Celeres previu a safra brasileira da oleoginosa em 2008/09, que está atualmente sendo semeada, em 59,4 milhões de toneladas.

A estimativa ficou abaixo da última projeção feita pelo Departmento de Agricultura dos EUA (USDA) de 60 milhões de toneladas e da produção recorde de 61 milhões de toneladas verificada em 2008. O USDA deve atualizar sua estimativa na semana que vem.

De acordo com a Celeres, existe a possibilidade, mas irá depender em grande parte das condições climáticas durante a temporada de cultivo, afirmou Ricardo Arioli, vice-presidente de um grupo de produtores de soja no Mato Grosso.

"Neste ano, apesar do fato de que os preços dos fertilizantes subiram e o mercado tem recuado a cada dia, a área de soja foi plantada", completou Arioli.

Os agricultores utilizaram menos fertilizantes neste ano e a produtividade pode cair, disse Maggi, acrescentando que a demanda mundial também era incerta devido à recessão econômica.

"Nós achamos que, no próximo ano, nós teremos problemas com financiamento", disse Arioli, avaliando que o crédito dos bancos internacionais para o comércio de grãos se tornou mais difícil de ser encontrado.

O governo do Brasil fornece 30% da necessidade de financiamento para plantio de safras, destacou ele.

Maggi e Arioli estavam em Washington para promover os esforços dos produtores brasileiros em prol da conservação da floresta Amazônica.
"Nós não temos o direito de condenar os moradores da área à pobreza eterna", disse Maggi.