9.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 9969

Social realiza confraternização para idosos em Paranhos

0

2008-12-15 10:08:00

Jaime Mel

No final da semana passada a Prefeitura Municipal, vide Secretaria de ação social realizou um almoço no centro de convivência do idoso, onde na oportunidade foram distribuídos brindes aos presentes.
 
“Já é tradicional essa nossa confraternização, temos um carinho muito grande por nossos idosos e jamais deixaríamos passar uma data como essa, o Natal, em branco aqui com eles, por isso que fazemos todos anos esse almoço aqui”. Comentou a Secretária de Ação Social, Senhora Elaine do Carmo Busciolli.

  Este é o quarto ano desta administração e em todos os outros anos sempre aconteceram, pois o prefeito Dirceu Bettoni, dedica toda atenção necessária com os idosos do município, conforme comprovam os mesmos.
 
“Aqui todo final de semana é uma festa, nós reunimos aqui, quem gosta de dançar, dança, quem gosta de jogar cartas, joga e todos almoçam e se divertem pra valer, tudo isso graças o esforço da Dona Elaine e do Prefeito que sempre nos ajudaram aqui.” Comentou o Sr. Anilton Ramos dos Santos (44). Além do Prefeito e da Primeira Dama, estiveram também presentes no evento, o presidente da Câmara, vereador Donizete Aparecido Viaro, vereador Aldinar Ramos Dias, Secretario Municipal de esportes e Juventude Denílson Rafaine acompanhado de sua esposa, Professora Lucilene Rafaine, que acompanha os idosos o ano inteiro voluntariamente, realizando um belíssimo trabalho com os mesmos, a Vereadora Eleita Professora Wanderléa Catto e vários funcionários e amigos dos idosos.

Inscrições para concurso do INSS se encerra no dia 10

0

2008-12-15 09:29:00

As inscrições para o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), através da Internet, terminam nesta quarta-feira (10).

O concurso público é para o preenchimento de 900 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social . Os assistentes sociais trabalharão em conjunto com a perícia médica na avaliação da incapacidade de pessoas com deficiência para acesso aos benefícios de prestação continuada.

A inscrição custa R$ 50. Pela internet, basta acessar o site da Funrio (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência), organizadora do concurso. O endereço é www.funrio.org.br. As provas deverão ser realizadas em janeiro de 2009, em mais de 100 cidades em todo o país. A previsão da Funrio é divulgar o resultado do concurso em fevereiro de 2009, antes do Carnaval.

Nomeação – Os aprovados deverão ser nomeados no final de fevereiro e terão até o final de março para tomar posse. Na hora da inscrição, o candidato irá escolher a cidade onde irá fazer a prova e o município em que deseja trabalhar.

O endereço e o horário da prova serão divulgados no início de janeiro. Os assistentes sociais irão atuar na rede de Agências da Previdência Social, que somam cerca de 1.200 em todo o país. O salário inicial é de R$ 3.586,26.

Sete Quedas e Paranhos diploma eleitos hoje

0

2008-12-15 08:59:00

Vilson Nascimento

A diplomação dos candidatos eleitos na 46ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Sete Quedas e Paranhos e tem um eleitorado de 13,5 mil votantes, será realizada às 14h de hoje, segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Sete Quedas.

Por conta das férias do Juiz Eleitoral titular local, Dr. Plácido de Souza Neto, a diplomação dos eleitos na 46ª ZE também será coordenada pelo Juiz, Dr. Eduardo Lacerda Trevisan, com apoio dos serventuários da Justiça e da chefe do Cartório Eleitoral em Sete Quedas, Cláudia Mitsi.

Eleitos em outubro serão diplomados hoje em Naviraí

0

2008-12-15 08:32:00

A diplomação dos eleitos, em Naviraí, será neste dia quinze de dezembro, à partir de 19h, na Câmara Municipal. Esta é a determinação da juiza eleitoral, Marilza Baptista, conforme edital afixado no mural do Cartório Eleitoral. 

Na solenidade deverão ser empossados o prefeito reeleito, Zelmo de Brida (PMDB) e seu vice – Ronaldo Botelho (PMDB).

Deverão ser diplomados como vereadores eleitos – Dejalma Marques de Oliveira (Gil do Táxi – PMDB); José Odair Gallo (PDT); Benedito Missias (PR); Leila Matos (PDT); vanderlei Chagas (PR); Leandro Peres de Matos (Leo – PV); José Roberto Alves (PMDB); Gean Carlos Volpato (PMDB) e Marcos Antônio Volpato (PP). 

Além dos eleitos, deverão ser diplomados dois suplentes por coligação.

COLIGAÇÃO AMOR, TRABALHO E PROGRESSO I (PMDB / PT) – Cícero dos Santos (PT) e Mário Gomes (PMDB).
PDT – Antônio Carlos Klein e José Carlos Aguiar Gomes.

COLIGAÇÃO NAVIRAÍ COM A FORÇA DO POVO (PP / PTB / PSDC) – Márcio André Scalassara (PSDC) e Elias Alves (PP).

COLIGAÇÃO AMOR, TRABAHO E PROGRESSO II (PR / PSC)  – Luis Henrique de Almeida Bruno (PR) e José Martins (PR).

COLIGAÇÃO RENOVAÇÃO, TRABALHO E FÉ – Otávio Alvares Monteiro (PSDB) e Helena Akemi Shingu Funai (DEM).

Puccinelli vai apoiar economia de Sete Quedas, diz Sérgio

0

2008-12-15 07:02:00

Vilson Nascimento

Após manter uma reunião com o Governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), no final do mês passado (novembro) o prefeito de Sete Quedas, Sérgio Mendes (PDT), destacou o compromisso assumido pelo Governador em apoiar o desenvolvimento econômico do município.

Segundo Sérgio Mendes, durante a reunião Puccinelli garantiu o total apoio do Governo do Estado, no que estiver a seu alcance, para garantir a instalação de uma fábrica de jeans no município.

“Já temos em Sete Quedas, uma empresa que gera dezenas de empregos na área de facção e outras que pretendem se instalar em breve, mas nossa luta agora é para trazer uma fábrica de jeans para nosso município. Já temos uma empresa interessada e o apoio do Governo do Estado é fundamental para que essa conquista se realize de fato, gerando divisas para o município e para o próprio estado e principalmente empregos para nossa população”, disse Sérgio Mendes.

Outros apoios importantes- Além do Governador do Estado, André Puccinelli, Sérgio Mendes destacou outros dos nomes, que segundo ele, tem atuado em prol de Sete Quedas na Assembléia Legislativa, no Estado e na Câmara dos Deputados em Brasília, o deputado estadual Onevan de Matos e o deputado federal Dagoberto Nogueira, ambos do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

“Esses dois deputados, além de brigarem por recursos para o município, tem aberto as portas dos órgãos estaduais e federais para nossa administração”,disse o prefeito.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 15 de dezembro

0

2008-12-15 06:38:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Seus interesses estão um tanto dispersos neste momento; você pode passar o dia sem conseguir nem trabalhar nem se divertir. Converse com amigos fiéis e ouça suas opiniões. De um modo geral, quem está fora tem uma visão mais panorâmica da nossa situação.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Saturno ainda influencia sua vida amorosa e sua criatividade. Os romances que se iniciarem agora poderão ser estáveis e duradouros, apesar de talvez um pouco frios e difíceis, no começo. É que Saturno neste setor de amor aumenta seu bom senso, mas traz um certo medo do fracasso.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Período favorável, se você está em fase de provas ou fazendo algum concurso: seu raciocínio está mais organizado. A vida pessoal vai bem, mas você poderá estar sobrecarregado de trabalho, não sobrando muito tempo para a vida afetiva. Logo vai passar.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Vida doméstica dando defeito. Pessoas se estranham em casa, alguém resolve ficar doente, etc. Mas você não vai se envolver com desarmonia que não é sua. Alegria nos romances. Aproveite para ficar mais perto da pessoa amada; amor no coração sempre ajuda, em qualquer situação.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
O ritmo da sua vida está acelerado, como se uma descarga elétrica lhe tivesse atingido. Você pressente mudanças na sua vida em breve; já sente o cheiro de um novo tempo, de mais liberdade, menos formalidade e contenção. Agora você não se deixa pressionar por ninguém.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Você já inicia o seu dia com a maior disposição, mesmo que tenha que remover alguns obstáculos para atingir seus objetivos. Você vai adorar acelerar assim seu ritmo normal, dar uma injeção de energia na sua vida prática. É ótimo fazer essa limpeza de terreno de vez em quando.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Embora este período lhe traga uma certa excitação, você deve optar pela moderação: não é hora de forçar os acontecimentos. Você ficaria desgastado, e o resultado sempre seria diferente do que você pretendia. Flutue, observe e siga a maré, que ela sempre o levará para o melhor lugar.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Os mistérios insondáveis do cosmos ou da alma humana agora lhe chamam a atenção. Mesmo que seja um interesse apenas intelectual. De vez em quando é preciso fazer uma incursão por estes mundos, para a gente não ficar pensando que já sabe tudo e tornar a nossa vida pequena e medíocre.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Hoje saia da sua rotina, aventure-se em áreas que lhe interessam mas você ainda não conhece. Sua capacidade de absorção do que é novo e original está muito acentuada, propiciando uma agradável sensação de desafio que vai pulverizar qualquer sentimento de estagnação.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Segurança e estabilidade no seu mundo emocional e na vida amorosa. Você está muito hábil nas artes do amor. Se estiver só, não vai forçar a barra, mesmo que esteja carente. Nesse caso, faça companhia a si mesmo: cuide-se com o mesmo carinho com que trataria uma pessoa muito amada.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Vênus no seu signo lhe torna mais amoroso e demonstrativo do que de costume; mais afetivo e carinhoso, desviando um pouco para este setor a energia que dedica às suas seríssimas questões existenciais e profissionais. Assim você relaxa e se diverte muito. Você merece!
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Energia e determinação no trabalho, mas concentre-se em uma coisa de cada vez. Brota um desejo do fundo do seu coração. Comece então a fazer algo de concreto, imediatamente, para realizá-lo. Surgimento de um novo romance ou renovação e alegria no já existente.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farma Mix

0

2008-12-15 06:04:00

13% dos livros didáticos da rede pública são perdidos

0

2008-12-15 03:07:00

A cada fim de ano letivo, em média 13% dos livros didáticos não são devolvidos pelos alunos da rede pública ou precisam ser aposentados em função do mau estado de conservação.

O cálculo é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que coordena o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Cada publicação tem durabilidade prevista de três anos, mas cerca de 10% do orçamento anual do programa é gasto com a reposição de exemplares.

“Cada escola determina o prazo para a devolução, mas a gente sugere que seja até o final do ano letivo. Entretanto, até o início do próximo ano, em fevereiro, os livros também podem ser devolvidos”, explica a coordenadora do PNLD, Sônia Schwartz.

Segundo ela, o FNDE mantém campanhas permanentes com as escolas sobre a necessidade de se cuidar bem dos livros. “A questão é um pouco cultural também, as coisas do governo parecem que não têm dono. É preciso criar essa cultura de que o livro não é gratuito, mas pago com os impostos de todos nós, inclusive dos pais dos alunos”, destaca.

Na Escola Classe 34 de Ceilândia, cidade-satélite de Brasília, a diretora Gizêlda de Andrade comemora a entrega de 92% dos 2,4 mil livros da escola, a uma semana do fim das aulas. Os livros recolhidos estão em ótimo estado e alguns sequer parecerem que foram usados. O bom resultado, na opinião de Gizêlda, deve-se ao projeto de estímulo à leitura desenvolvido pela escola.

"Isso começa cedo, desde a pré-escola. Os alunos levam livros infantis para casa para serem lidos pelos pais e, como não sabem escrever, desenham para contar o que entenderam daquela história. A idéia é sensibilizá-los sobre o manuseio do livro. Quando eles chegam à 1ª série já têm a noção do cuidado”, conta a diretora. A leitura tem papel de destaque no projeto pedagógico da escola, que este ano lançou dois livros de poesias com textos dos alunos.

Os pais também assinam um termo de compromisso no início do ano. O documento não tem validade legal, mas a intenção é estimular a noção de responsabilidade da família pelo material. “Os alunos pedem um livro novinho no início do ano, mas a gente diz que, para isso, ele precisa cuidar do livro dele também”, diz Gizêlda.

Thomas Moraes e Daniel Neves, alunos da 4ª série, dizem que cuidam bem dos livros porque receberam as obras em bom estado e não acham justo devolvê-las rasgadas ou rabiscadas. “Ano que vem o meu irmão vai para a 4ª série, já pensou se eu mesmo rasgo o livro e passo para o meu irmão? Não dá, por isso eu cuido como se fosse meu”, explica Daniel.

Tatiana Brito, professora da escola, acredita que os projetos de incentivo ajudam a formar leitores conscientes. “Eles aprendem não só a gostar de ler, mas a zelar pelos livros. Vão ser leitores mais competentes. A gente quer formar uma geração com consciência do que é público”, afirma.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional do Livro Didático, se o índice de obras não devolvidas em cada escola for maior do que 13%, podem faltar exemplares para atender a todos os alunos. “O FNDE repõe até esse índice, por isso é preciso que as escolas fiquem em cima”, orienta Sônia. Em 2009, o fundo vai distribuir 103 milhões de livros didático para a rede pública de ensino. As escolas que tiverem alguma dúvida sobre o processo de devolução podem entrar em contato com o FNDE pelo telefone 0800 616161.

Pode chover forte em algumas regiões do Estado hoje

0

2008-12-15 02:22:00

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta especial para informar a possibilidade de chover forte nas regiões Norte e Nordeste de Mato Grosso do Sul até a meia noite de hoje, seginda-feira.

Nas demais áreas podem ocorrer pancadas de chuva isoladas e trovoadas. A temperatura no Estado está em ligeiro declínio e a previsão é que hoje varie de 31º C a 18º C.

RF prepara blitz para combater a inadimplência

0

2008-12-15 00:34:00

A secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, determinou uma blitz em grandes empresas para “identificar” e “combater com firmeza” a “inadimplência junto aos grandes contribuintes”.

A decisão foi repassada a todos os superintendentes da Receita, por um e-mail ao qual o jornal “O Estado de S.Paulo” teve acesso.

A Receita confirma que, de imediato, 400 empresas receberão a visita dos fiscais. No e-mail, Lina diz que a crise afeta o caixa da União e já provocou redução de R$ 3,2 bilhões na arrecadação prevista para novembro.

Governo divulga levantamento da safra da cana em 2008

0

2008-12-14 23:14:00

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga nesta segunda-feira (15) os números do levantamento da safra de cana-de-açúcar 2008. O último trabalho de campo feito neste ano aconteceu entre os dias dois e 22 de novembro.

No último anúncio, feito em agosto, a indústria sucroalcooleira apresentou uma estimativa de esmagamento de 558,72 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Esse volume é o maior da história e supera em 11,4% o montante processado em 2007, que alcançou 501,54 milhões de toneladas.

Para fazer a pesquisa a ser anunciada segunda-feira, a Conab enviou 53 técnicos a 388 unidades do setor, entre usinas, destilarias e entidades de classe.

Neste ano, o complexo sucroalcooleiro foi um dos cinco principais responsáveis pelo avanço das exportações do agronegócio brasileiro. A apresentação do levantamento da safra será às 11h no edifício da Conab, em Brasília.

Entregue 1º trator do Programa Mais Alimento em Amambai

0

2008-12-14 21:17:00

Vilson Nascimento

A Tratornan, representante dos tratores Massey Ferguson para Amambai e toda a região, realizou a entrega, na tarde da última quinta-feira (11) de um trator Massey Ferguson 275 zerinho em folha para o produtor rural Pedro Guerini, o “Pedrinho”, como é mais conhecido.

O trator foi o primeiro liberado para essa região do Estado em Mato Grosso do Sul através do programa do Governo Federal, “Mais Alimentos”, que integra o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e visa atender exclusivamente pequenos produtores que tenham 80% de sua movimentação voltada para a produção de alimentos.

O trator, que em preço de mercado está avaliado em mais de R$ 90 mil reais, saiu para o produtor rural por R$ 68 mil reais para pagamento em 10 anos com juros de 2% ao ano e um prazo de carência de três anos para paga a primeira prestação.

A entrega da máquina e dos manuais de instruções operacionais do trator ao produtor rural contemplado foi realizada pelo representante da Tratornanem para Amambai e região, Orminio Martins Tobata e o ato foi acompanhado pela Maria Helena, representante do Banco do Brasil, que liberou o recurso para o financiamento, por técnicos da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Expansão Rural) e representantes de uma empresa de planejamento agropecuário de Amambai que elaborou o projeto para o produtor rural contemplado.

Jornalista iraquiano atira sapato contra Bush em Bagdá

0

2008-12-14 20:38:00

Um jornalista iraquiano jogou um sapato  sobre o presidente dos EUA, George W. Bush, durante a quarta e última visita surpresa do americano ao Iraque em guerra. O sapato não atingiu Bush, que se abaixou, por muito pouco.

A agressão ocorreu no momento em que Bush cumprimentava o premiê do Iraque, Nuri al-Maliki, durante uma entrevista coletiva no escritório do líder iraquiano, na protegida zona verde de Bagdá.
Depois do lançamento do sapato, Maliki tentou proteger Bush, estendendo a mão em frente do americano.
 
Durante o ataque, o repórter de TV chamou Bush de "cão" em árabe.  "É o beijo de despedida, seu cão", disse ele.

O ambiente ficou tumultuado no salão. Bush sorriu sem graça, e Maliki ficou constrangido. "Não me incomodo", disse o presidente americano a seguir, pedindo que os presentes mantivessem a calma.

Aos gritos e se debatendo, o agressor foi retirado do local por agentes de segurança iraquianos e homens do serviço secreto dos EUA. Mais tarde, questionado sobre a agressão, Bush disse que não se sentiu ameaçado pelo incidente. Outros jornalistas iraquianos pediram desculpas em nome do colega.

Jogar os sapatos sobre alguém é considerado um insulto muito grave no Oriente Médio, e o ato do repórter reflete a impopularidade de Bush na reta final de seu mandato, que acaba em 20 de janeiro de 2009.

Operário “reforçado” vence amistoso contra o Corinthians

0

2008-12-14 20:27:00

O Operário venceu neste domingo o time misto do Corinthias pelo placar de 2 a 0. O amistoso foi realizado no Estádio Morenão, em Campo Grande.

Enquanto time paulista contou com jogadores do masters e do juvenil como Bruno, Terri e Lucão, além de alguns craques da equipe principal, como Moraes e Cássio, o Operário recebeu reforços como Viola, Vampeta, Índio, Rogério, Gilmar Fubá e Rincón.

Os dois gols da partida aconteceram no início do segundo tempo. Bayer marcou o primeiro e o ex-ídolo corintiano Viola ampliou logo em seguida.

Professores de Paranhos participam de curso

0

2008-12-14 19:24:00

Jaime Mel e Wanderléa

Na busca pelo aprimoramento no processo de aprendizagem com o auxílio da informática, para elevar o nível de conhecimentos dos alunos e professores em suas diferentes disciplinas é que a coordenadora Wanderlea Catto e o professor da sala de tecnologia Wellington Pimentel, da Escola Estadual Santiago Benites, com o apoio do Diretor Leandro Carlos de Oliveira, participaram do I encontro dos professores das STEs, realizado em Ponta- Porã nos dias 28/29 de novembro, o curso foi oferecido pelo NTE- Núcleo de Tecnologia Educacional.

O curso foi ministrado no SIMTED, pelos professores: Rogério Zaim de Melo, diretor Estadual do NTE, Ruth Moura Derzi, coordenadora do Município, Evandro Ângelo de Jesus, Nasser Charif Assan.

A coordenadora Municipal das salas de Tecnologia Ruth Moura Derzi, enfatizou que “Os professores poderão, através das salas de tecnologia aprimorar o processo de aprendizagem nas diferentes disciplinas com o auxílio da informática”. Neste curso foram apresentados vários PROJETOS de casos de sucesso dos Municípios, podendo servir de exemplos e de estímulos para os Municípios que ainda não integraram a este modelo de aprendizagem.

O objetivo geral da Tecnologia na Educação é preparar projetos em todas as disciplinas e apresentar para os pais, alunos e sociedade.

“Eu enquanto coordenadora acredito que as Escolas de Paranhos têm toda a estrutura para acompanhar as expectativas do NTE, pois trabalhamos com professores compromissados e ansiosos para aprender novas maneiras de ensinar.” Comentou a Professora Wanderléa.

Estado: Abertas inscrições para professores substitutos

0

2008-12-14 17:06:00

O governo do Estado abriu inscrições para formação de cadastro de professores habilitados substitutos da Secretaria de Estado de Educação (SED). Os professores serão selecionados para ministrar aulas temporárias no ano letivo de 2009. A ficha de inscrição estará disponível, somente, no site www.sed.ms.gov.br , até o dia 15 de dezembro, às 17 horas.

Poderão cadastra-se somente professores com formação em curso de licenciatura plena e que possuam comprovante de colação de grau em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

No ano de 2007, a SED recebeu 16,3 mil inscrições para professores substitutos na rede estadual de ensino. Mato Grosso do Sul possui 367 escolas estaduais e cerca de 304 mil alunos matriculados, segundo informações do EducaCenso de 2007.

Processos podem impedir posse de quase 300 prefeitos

0

2008-12-14 15:04:00

Os critérios mais rígidos para registro de candidatura adotados nas últimas eleições municipais fizeram com que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebesse uma enxurrada de processos de cassação de candidaturas vindos de todo o país. Levantamento feito pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostra que, só na primeira semana de dezembro, 299 prefeitos eleitos tinham seus registros questionados, correndo o risco de não assumir.

O total equivale a 5% dos 5.563 prefeitos eleitos. Mas o índice pode ser ainda maior. É que os casos analisados são apenas os que já chegaram ao TSE em fase de recurso, não contando os que ainda tramitam nos tribunais estaduais e nos juizados dos municípios.

No cômputo geral, dobrou o número de processos de cassação de candidaturas de prefeitos e vereadores que chegou ao TSE. Em 2004, foram apresentados 3.032 pedidos. Neste ano, foram 5.920.

A maior parte dos casos que terminam com a cassação do registro do candidato é referente a problemas de rejeição de contas, no caso de políticos que já ocuparam cargo público (segundo prevê a Lei de Inelegibilidade), ou relativos a quitação eleitoral, como a não-prestação de contas em eleições passadas ou o não-pagamento de multas.

Há também um grande volume de pedidos com base na vida pregressa dos candidatos. Porém, nesses casos, os processos estão sendo negados. É que em 10 de junho os ministros do TSE definiram que políticos na condição de réus em processos criminais, ação de improbidade ou ação civil pública não poderiam ter seus registros cassados.

Mesmo assim, muitos tribunais estaduais mantiveram cassações com base nesse critério. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Encontrado carro que pode ter sido usado para fuga

0

2008-12-14 13:16:00

Vilson Nascimento

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) encontraram abandonado na manhã desse sábado (13) na região conhecida como “Curralito”, próximo fronteira com o Paraguai, no município de Coronel Sapucaia, um veículo Astra quatro portas, cor cinza, placas CAF 1155 de Vargem Grande Paulista-SP.

O carro, que tem vidros escuros até na parte dianteira e estava abandonado em uma estrada vicinal naquela região, bate com as características, segundo a polícia, do veículo utilizado para fuga pelos assassinos do produtor rural, apontado pela polícia como mega-traficante, José Elias Fernandes do Amaral, o “Bagual”, morto a tiros em uma emboscada no início da noite dessa sexta-feira (12) quando participava de uma festa em um clube de laço em Amambai.

Segundo as informações, Bagual estava acompanhando as laçadas e ao se aproximar de sua caminhonete, acompanhado de dois membros de sua família, acabou sendo alvejado com vários tiros a queima-roupa desferidos por dois indivíduos que teriam fugido do local abordo de um veículo de cor escura.

Bagual morreu na hora, já suas acompanhantes, uma ferida por um projétil na perna e outra na região do abdome, foram encaminhadas para o hospital e sobreviveram.

O assassinato de Bagual ganhou destaque na mídia em todo o Estado em Mato Grosso do Sul devido relatos da polícia de MS que apontam à vítima como sendo o braço direito do traficante Luiz Fernando da Costa, o “Fernadinho Beira-mar”, preso no interior de São Paulo e chefe de um império do tráfico na região, conotações negada pela família.

Receita libera amanhã R$ 6,5 milhões em restituições

0

2008-12-14 12:47:00

Amanhã a Receita Federal libera R$ 6.542.264,48 para 4.897 contribuintes de Mato Grosso do Sul. Este é o último lote do ano e vai se somar aos salários e 13º e pode ajudar nas vendas de Natal.

Segundo informações da Receita Federal, quem não recebeu ainda a restituição provavelmente caiu na malha fina e deve aguardar a notificação da Receita Federal.

Um alerta feito pelo fisco é de que esta notificação não chega por e-mail e sim pelos Correios. A restituição destes contribuintes deve sair posteriormente, em lotes residuais.

DOF apreende 245kg de maconha na fronteira

0

2008-12-14 12:37:00

Vilson Nascimento

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) com sede em Dourados realizaram a apreensão de 245 quilos de maconha e prenderam duas pessoas por tráfico de drogas no decorrer desse final de semana na região sul do Estado, fronteira com o Paraguai.

A primeira apreensão aconteceu por volta das 14h30de sexta-feira (12) na rodovia MS-295, trecho que liga Iguatemi a Eldorado. Os policiais realizavam barreira próxima à cidade de Eldorado e ao abordarem um ônibus de transporte intermunicipal de passageiros, encontraram, no bagageiro do coletivo, 20 tabletes de maconha prensada, totalizando 17 quilos da droga.

Durante checagem os policiais descobriram que a maconha, que era transportada em uma caixa de papelão, pertenceria a empregada doméstica Salvadora Cardoso de 28 anos, moradora em Ponta Porã,que viajava no interior do ônibus.

Segundo a polícia ao receber voz de prisão a doméstica teria relatado que havia pegado a caixa com a maconha na cidade de Coronel Sapucaia, fronteira com o Paraguai e receberia R$ 1.500 para levar a droga até a cidade de Guaíra no estado do Paraná.

Apreensão em Amambai- Outra apreensão de maconha registrada pelo DOF nesse final de semana na região de fronteira aconteceu por volta das 12h40 desse sábado (13) na rodovia MS-289, trecho que liga Amambai a Coronel Sapucaia.

Os policiais realizavam barreira na rodovia, a cerca de 10 quilômetros da cidade em Amambai, quando notaram que um veículo, que se deslocava em direção a Amambai, ao notar a barreira policial, fez o contorno e retornou.

Os policiais saíram em perseguição e conseguiram alcançar o fugitivo na região da Aldeia Taquapery, a cerca de 15 quilômetros do local do início da fuga, porém ao notar que a viatura policial se aproximava, o condutor, posteriormente identificado como sendo Denis Marcelo Valério de Lima de 26 anos, residente na região do distrito de Casa Verde em Nova Andradina, teria abandonado o veículo e tentado fugir a pé em meio a um matagal, mas foi alcançado e preso pelos policiais.

Durante vistoria no veículo conduzido pelo rapaz, um Corsa Sedan cor prata, placas DNO 7318 de São Paulo-SP, os policiais localizaram 213 tabletes de maconha que depois de pesado, totalizou 228 quilos da droga, que estava sendo transportada em sacas de náilon e sobre os bancos do carro.

Segundo a polícia no ato da prisão Denis teria relatado que havia pegado a droga na região de Capitan Bado, cidade paraguaia que faz divisa com Coronel Sapucaia no Brasil e levaria o entorpecente para a região de Casa Verde onde reside.

Autores autuados- Após receberem voz de prisão, os dois acusados presos foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas que em caso de condenação, acarreta em uma pena que varia de 5 a 15 anos de prisão.

Salvadora Cardoso está presa na cadeia pública de Eldorado à disposição da Justiça e Denis Valério está preso no Epam (Estabelecimento Penal de Amambai) onde também permanece à disposição da Justiça da Comarca de Amambai.