8.1 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 9962

Céu entre nuvens e pancadas de chuva em boa parte de MS

0

2008-12-23 06:24:00

Céu entre nuvens e com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas em boa parte de Mato Grosso do Sul. A temperatura mantém a instabilidade com máxima de 37º e mínima de 18º.

Amambai:Farmácia de plantão hoje,Farmácia São Lucas

0

2008-12-23 06:03:00

Funasa quer ter participação ativa na nova secretaria

0

2008-12-23 03:27:00

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Fortes, defendeu ontem (22) a participação ativa do órgão na secretaria que vai ser criada no âmbito do Ministério da Saúde para cuidar da assistência aos indígenas.

Para Fortes, o conhecimento acumulado e a experiência da Funasa devem ser levados em consideração, “pois é um patrimônio do Estado brasileiro".

Nos últimos 8 anos, segundo Fortes, todos os indicadores da saúde indígena mostraram evolução. A mortalidade infantil, segundo ele, beirava 140 casos para cada 1 mil índios nascidos, e hoje a proporção está em 46 mortes para cada 1 mil nascimentos, com previsão redução ainda maior até o final do ano.

Os casos de tuberculose caíram também em 70% e, segundo o presidente da Funasa, o trabalho de combate desta e de outras doenças "é reconhecido internacionalmente.

O presidente da Funasa se reuniu na última semana com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para discutir a criação da secretaria, que está em estudo no ministério por grupo de trabalho.

Danilo Fortes reconheceu que Funasa teve problemas na área do atendimento indígena no início da década, quando "havia no país a pregação do Estado mínimo, que levava ao uso da terceirização no trabalho de assistência à saúde".

Ele lembrou que haviam problemas com 28 das 51 organizações não-governamentais (ONGs) que tinham convênio com a Funasa, e que tiveram de restituir o dinheiro mal gasto, o que "acumulou desgaste muito grande, que originou a idéia de criação da Secretaria de Saúde Indígena".

O presidente da Funasa lembrou que a fundação tem "experiência internacional respeitável e tem até oferecido apoio a treinamentos em outros países", como o Equador e o Canadá, na assistência à saúde no interior.

Danilo Fortes informou que 25 mil crianças têm acompanhamento diário da Funasa em 24 estados e que o órgão já iniciou 510 obras para abastecimento de água em áreas indígenas. Ele disse que o objetivo é alcançar 60% de cobertura na Amazônia no próximo ano. Para 2009, Fortes disse que a saúde indígena vai contar com R$ 340 milhões, de acordo com o

Orçamento– O presidente da Funasa deu entrevista à Rádio Nacional da Amazônia ao programa Amazônia Brasileira.

Delegado faz palestra sobre drogas à alunos da PM

0

2008-12-23 01:44:00

Vilson Nascimento

O delegado titular de Polícia Civil de Amambai, Dr. Claudineis Galinari, realizou uma palestra sobre entorpecentes para os alunos do curso de formação da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul que realizam estágio de atuação prática em Amambai nesse final de ano.

Durante a instrução o delegado mostrou aos alunos os diversos tipos de entorpecentes, principalmente as drogas apreendidas com maior freqüência nessa região do Estado, entre elas a maconha, o crack, a cocaína, a pasta base de cocaína e o haxixe, geralmente transportado pelos traficantes em forma de esferas ou tabletes.

Durante a instrução o delegado fez demonstrações de como é realizado o laudo preliminar para a identificação da cocaína e da pasta base, com emprego de reagentes químicos que muda a coloração da droga durante o contato como reagente e também instruiu os alunos sobre como identificar o traficante durante as abordagens e até mesmo localizar a droga em seu poder durante a revista.

Dr. Galinari ressaltou que para tentar driblar a policia os traficantes usam de todas as artimanhas possíveis, até usando tabletes de entorpecente como absorvente, como ocorreu durante a prisão de uma mulher recentemente em Amambai.

Segundo Dr.Galinari em uma outra instrução, os alunos receberão informações de como localizar drogas escondidas em fundos falsos, os chamados “mocós” em veículos.

Atualmente dos cerca de 170 presos recolhidos no Epam (Estabelecimento Penal de Amambai), aproximadamente 80% estão cumprindo pena ou aguardando sentença pelo crime de tráfico de drogas, todos frutos de prisões realizadas nas rodovias e nas cidades de Amambai e Coronel Sapucaia, que pertencem a mesma Comarca.

Novas regras para CNH entram em vigor no dia 1°

0

2008-12-23 00:24:00

A Resolução 285 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prevê uma maior carga horária para os cursos de formação de condutores. A partir do dia 1° de janeiro o curso teórico, atualmente com 30 horas aula passará a ter 45 horas aula. Já o curso de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, será composto de 20 horas aula.

Por meio da Deliberação 72, publicada nesta segunda-feira, o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, esclareceu que a expressão “alunos matriculados em cursos regulamentados” refere-se aos candidatos que foram cadastrados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito e incluídos no Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados) até a vigência da Resolução 168/04, ou seja, 31 de dezembro de 2008.

Com as novas regras o Contran tem o objetivo de melhorar a formação dos condutores e conseqüentemente reduzir o número de acidentes de trânsito. Segundo a Resolução 285, o curso teórico abordará, entre outras, questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.

De acordo a Resolução, passa a ser permitido que o curso de prática de direção para motocicleta seja realizado em via pública, nesse caso é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio do veículo. No caso da prática de pilotagem de motocicleta em via pública, o monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veículo. A lei ressalta que todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite.

Dança estimula corpo e mente das pessoas

0

2008-12-22 23:25:00

Os neurônios saltam quando dançamos? Quem pensa que a dança só trabalha os movimentos do corpo, se engana e muito. Enquanto braços e pernas se mexem no ritmo da música, os neurônios também fazem a festa. Especialistas em neurologia afirmam que dançar faz bem para a mente, relaxa, ameniza o estresse.

"Nas aulas de dança, as pessoas sorriem, extravasam as emoções. A dança funciona como uma exaustão emocional sabe. Por alguns instantes os alunos esquecem dos problemas modernos". Diz Ivan Sousa, professor de dança de salão.

Os benefícios da dança começam a ser sentidos de dentro para fora. A professora de dança e bailarina Daniele Barilli diz que aprender a dançar é aprender um jeito de viver melhor. "Muitas pessoas demoram a perceber, mas eu observo que os alunos de dança com o passar do tempo, vão ficando mais alegres, soltos, vão soltando os bichos que tem dentro deles entende”, explica Daniele Barilli.

Timidez, depressão, tristeza são problemas que podem ser tratados em aulas de dança de salão. Professores de dança são unânimes em dizer que a dança resgata o que a pessoa tem de melhor dentro dela. "Quem aprende a dançar se sente mais bonito, o rosto muda, o jeito de agir e pensar também", afirma Ivan.

"’Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas, une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde, mente clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano. Eu louvo a dança! Ser humano aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você’. Palavras de Santo Agostinho, ditas há mais de mil anos. A citação comprova que já faz muito tempo que a dança mexe com as pessoas. Ela seduz gerações desde que o mundo é mundo.

A dança envolve muito mais sentimento do que técnica. Durante as aulas, o maior desafio dos professores é estimular os alunos a transmitir a verdade por meio da dança. "É uma tarefa complexa, pois trabalhamos com diversos canais de percepção mental, além do aspecto lúdico e estimulante", diz Ivan.

As aulas são trilhadas por músicas de vários estilos e ritmos. Os passos seguem o som que vem destas músicas. Passos são criados e decorados é dessa forma que a dança também melhora a memorização. Daniele e Ivan são testemunhas dos benefícios da dança para o bem estar mental.

"A lista de coisas boas que a dança nos traz é extensa. Essa arte nos proporcionou mais alegria, prazer, bem estar, paz e tranqüilidade, nos deixou mais ativos, dispostos, até a memória esta melhor, esta mais rápida, lembramos dos acontecimentos com mais facilidade, nossa mente esta funcionando como a gente queria mesmo", diz Danielle muito satisfeita com os resultados da dança.

Assomasul: Krug abre mão de candidatura e apóia Beto

0

2008-12-22 22:21:00

O prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug (PMDB), abriu mão de sua candidatura a a presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e irá a apoiar a candidatura de Beto Pereira, prefeito de Terenos.

A eleição da Assomasul ocorrerá no próximo dia 7 de janeiro das 8h às 17h, conforme prevê o Estatuto da entidade. O acordo foi feito na manhã desta segunda-feira durante reunião entre os prefeitos do PMDB e o governador André Puccinelli, na Governadoria, e confirmada à tarde em reunião entre os dois líderes políticos na sede da Assomasul.

Protético defende separação da cultura do esporte

0

2008-12-22 21:31:00

Vilson Nascimento

O vereador Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PDT) defende o desmembramento da cultura do setor de esportes em Amambai.

Hoje os dois setores, que funcionam anexados a Fumdesc (Fundação Municipal de Cultura e Desporto), são coordenados por diretores subordinados ao direto-presidente da Fundação e sem verba própria acabam funcionando de forma precária e deixando a desejar.

“O esporte pode ser cultura, como por exemplo, a capoeira, mas a cultura nunca é esporte, portanto não tem o porquê estar funcionando juntos. Ambos acabam prejudicados”, disse o vereador que levou a idéia ao prefeito eleito, Dirceu Lanzarini (PR), durante o ato político realizado pela futura administração para o anúncio do secretariado, realizado no último sábado (20) em Amambai.

“Também concordo com a separação do esporte do setor de cultura e fico feliz que o vereador Roberto pensa dessa forma. É uma das idéias de nossa administração fazer essa divisão, porém não nesse primeiro ano de governo, que estaremos adaptando nossa administração”, disse Dirceu Lanzarini.

Outra idéia defendida por Protético– Outra idéia defendida pelo vereador Roberto Protético, porém essa ainda sem cogitação de ser realizada é a anexação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos à Secretaria Municipal de Obras Públicas.

“Hoje o município não conta com estrutura, maquinários e equipamentos, para manter as duas secretarias funcionando adequadamente. É uma briga constante entre secretários de obras e serviços urbanos por conta desses equipamentos e a união das secretarias, como era anteriormente, facilita a elaboração de um plano de trabalho mais eficaz para atender a cidade e a zona rural do município”, finalizou o vereador.

Jovem é indiciado por assassinato em Iguatemi

0

2008-12-22 21:07:00

Luis Arévalo da Cruz, 25 anos, foi indiciado pelo assassinato de Deone Rodrigues dos Santos, 28 anos, crime ocorrido na noite de 19 de dezembro, na Rua João Garcia, Vila Operária, em Iguatemi, município distante 474 quilômetros de Campo Grande.

Rixa antiga motivou o crime, segundo depoimento de Cruz à Polícia. Ele afirmou ainda que Santos havia feito ameaças a ele e, por este motivo, comprou um revólver no Paraguai e matou o jovem com três tiros à queima-roupa.

Depois do assassinato, Cruz ficou escondido em um matagal perto do local do crime e depois se apresentou à Polícia Civil. Ele responderá ao processo em liberdade.

Publicada lei sobre redução de taxa de fiscalização ambiental

0

2008-12-22 20:02:00

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, de hoje (22), a lei que institui os Cadastros Técnico-Ambiental Estadual, cria a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental Estadual (TFAE) e a Taxa de Transporte e Movimentação de Produtos e Subprodutos Florestais (TMF).

Conforme consta no Diário Oficial “fica o Poder Executivo autorizado a dispor sobre a isenção ou a redução da taxa de que trata o art. 11 da lei 3.480/2007, desde que o benefício, no interesse do Estado e em atendimento a aspectos econômico ou social, seja destinado a estimular o desenvolvimento das atividades previstas na referida lei”.

Segundo o Governo Estadual a redução pode ser estabelecida mediante a alteração dos coeeficientes previstos no Anexo II da Lei 3.480/2007.

Índio é encontrado morto em aldeia, em Eldorado

0

2008-12-22 19:05:00

Rosalino Fernandes de 32 anos, foi encontrado morto por volta das 12h20, em um matagal, na Aldeia Indigena Serrito, na cidade de Eldorado.

Segundo informações do boletim de ocorrências, a esposa do Rosalino foi quem localizou o corpo caido ao solo, com um cinto enrolado no  pescoço, dando a entender que ele teria cometido suicídio. O cinto foi levado para Delegacia da Policia Civil de Eldorado.

PC prende acusado de tentar violentar criança em Tacuru

0

2008-12-22 18:03:00

Vilson Nascimento

A Polícia Civil de Tacuru prendeu em flagrante, na manhã desse domingo (21) um indígena de 40 anos, acusado de tentar violentar uma menina, também indígena, de apenas 3 anos de idade.

O fato ocorreu no interior da Aldeia Sassoró, a cerca de 35 quilômetros da cidade, no município de Tacuru.

Segundo a polícia o autor, Afonso Gonçalves Romeiro, que apesar de indígena, nasceu na cidade de Iguatemi e reside em uma fazenda da região, também no município de Iguatemi, teria introduzido o dedo na vagina da criança, causando lesões.

Após ser preso, ele foi atuado em flagrante pelo crime de “ato obsceno” pelo delegado, Dr. Humberto Perez Lima e conduzido para a cadeia pública de Iguatemi, onde permanece preso à disposição da Justiça.

Prefeitura de Caarapó paga salários de dezembro

0

2008-12-22 17:08:00

A prefeitura de Caarapó depositou na última sexta-feira os salários do mês de dezembro dos servidores municipais. Também foram liberados os valores referentes a um terço de férias e de rescisões contratuais. Com a ação, foram injetados cerca de R$ 1 milhão na economia local.

Os valores referentes ao 13° salário foram pagos em duas parcelas: a primeira, em junho, e a segunda, no fim do mês passado.

O secretário municipal de Administração e Finanças da prefeitura, Carlos Martins, disse que as contas com os fornecedores também estão em dia. “Isso se deve à austeridade e planejamento que têm pautado as ações da administração do prefeito Mateus Palma de Farias, declarou. 

“Promovemos um rigoroso controle de gastos ao longo do mandato, o que possibilitou que chegássemos ao fim do primeiro governo do prefeito Mateus de forma tranqüila em relação às finanças municipais”, observou o secretário. Farias foi reeleito para o segundo mandato com 77,12% dos votos do eleitorado de Caarapó.

Meio expediente– Até o dia 31 deste mês, os servidores municipais trabalham sob o regime de meio expediente. O horário de funcionamento das repartições municipais é das 7h ao meio-dia, ao passo que o atendimento ao público se dá no período das 8h às 11h.

Segundo o secretário de Administração e Finanças, Carlos Martins, a medida é necessária “para dar cumprimento às determinações e prazos da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

De 12 a 26 de janeiro, os servidores municipais entram em férias coletivas. Nesse período, as dependências administrativas da prefeitura estarão fechadas.

Identificado rapaz encontrado morto em Sete Quedas

0

2008-12-22 16:23:00

Vilson Nascimento

A Polícia Civil já identificou o rapaz executado a tiros na noite desse domingo (21) para segunda (22) em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai.

O corpo de Marcial da Silva Quaresma (31 anos), residente na cidade, que segundo a Polícia Civil de Sete Quedas, que investiga o caso, já teve passagem pela polícia no estado do Paraná, foi encontrado nessa segunda pela manhã próximo a um lado denominado “Lagoa do Sapo” na periferia da cidade.

De acordo com a PC local o rapaz foi alvejado por pelo menos dez disparos de arma de fogo calibre não identificado. Segundo a polícia não houve testemunhas do crime e um inquérito policial foi instaurado para tentar identificar o autor ou autores.

André entregou cestas e ouviu reivindicações em Caarapó

0

2008-12-22 16:04:00

O Governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), acompanhado pela Secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Tânia Garib e pelo coordenador regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Mato Grosso do Sul, Flávio Brito, realizou a entrega, na manhã de sábado (20), de cestas básicas a famílias indígenas da Aldeia Tey’ Cuê em Caarapó.

O Governador chegou ao município por volta das 11h da manhã, foi recepcionado pelo prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias, pelos vereadores do município e seguiu direto para reserva indígena onde foi recebido pelo capitão da aldeia, Zenildo Isnardi.

Na chegada a reserva indígena, que está situada a cerca de dez quilômetros da cidade, o Governador recebeu colares de presente de um grupo de “rezadeiras” e seguiu para a quadra de esporte da escola da comunidade indígena onde aconteceu o cerimonial.

Após a entrega das cestas básicas, o prefeito Mateus Palma de Farias, o capitão da reserva indígena, Zenildo Isnardi e o Governador André Puccinelli fizeram uso da palavra.

O prefeito Mateus Palma realizou um breve discurso, agradecendo a presença do Governador e os esforços que ele tem feito para colaborar com o município de Caarapó. Depois o prefeito desejou um feliz natal e um próspero ano novo a comunidade indígena.
Já Zenildo Isnardi, fez quatro pedidos ao Governador:

1- Que ele tome providências quanto às condições precárias da estrada que liga Caarapó a Laguna Carapã e corta a aldeia;
2- Que ajude a escola Ñandejara Pólo;
3- Que construa casas populares na aldeia de Caarapó como tem construído em outras reservas indígenas do estado;
4- Que o Governador apóie e incentive a agricultura familiar dos índios, para que eles possam conseguir o seu próprio sustento sem depender de doações de cestas básicas.

Ao fazer uso da palavra, André Puccinelli que ensaiou algumas palavras em guarani, destacou que a partir de agora o Governo do Estado atuará freqüentemente dentro das aldeias e passará a distribuir mensalmente cestas básicas as famílias indígenas.

O Governador também prometeu assim que possível, atender aos pedidos feitos pela comunidade indígena de Caarapó passadas pelo capitão Zenildo. “Pegamos um estado quebrado e só agora estamos conseguindo nos mexer, assim que juntarmos mais alguns “pirapirês” (conhecido como dinheiro) iremos solucionar os problemas aqui apresentados”, afirmou. Puccinelli destacou ainda, seu relacionamento pessoal e de trabalho com os povos indígenas.

“Fofoqueiros de plantão tentam pregar por aí que o Governador André não gosta de índio. Isso não é verdade, sempre mantive laços de amizade com a população indígena. Quando fui prefeito da Capital criei a primeira aldeia urbana do Estado. A Aldeia Marçal de Souza para o povo Terena que vivia desamparado em Campo Grande”, disse o Governador ao destacar que além de implantar a aldeia urbana, a única aldeia do Estado que tem como “capitã” uma mulher, também estruturou a aldeia com obras de infra-estrutura, construção de posto de saúde e até a implantação de uma rádio comunitária.

“Sempre tive um ótimo relacionamento com os povos indígenas, não tinha muito contato com os guaranis por estarem situados em uma região distante da área que mais atuávamos antes de ser Governador do Estado, mas agora, como Governador, tenho essa oportunidade de estar aqui trazendo essas cestas básicas que serão distribuídas mensalmente para cada uma das famílias cadastradas”, disse.

Governador critica Funai- Ainda em seu pronunciamento para cerca de 2 mil índios guarani-kaiowá na manhã de sábado em Caarapó o Governador André Puccinelli criticou o descaso da Fundação Nacional do Índio que, segundo ele, se quer respondeu aos ofícios destinados pelo Governo pedindo autorização para as equipes realizarem o cadastramento das famílias dentro das aldeias em Caarapó e região, fator que fez atrasar em cerca de meio ano o programa de distribuição de cestas.

“Estamos aqui sem autorização. Apesar do programa que estamos lançando aqui hoje ser de fundamental importância para a comunidade indígena, a Funai se quer respondeu a nossos ofícios pedindo a autorização para atuar nas aldeias e nem enviou representante. Isso é um descaso, tanto com o Governo do Estado que vai continuar trabalhando dentro das aldeias em Mato Grosso do Sul com ou sem autorização da Funai e principalmente com nossos irmãos índios que necessitam do apoio e da atenção do órgão”, desabafou o Governador ao ressaltar que em seu governo todos são tratados de forma igual, independente de cor da pela, raça, etnia ou poder aquisitivo.

“Queremos ter um contato direto com o povo indígena, que vocês tragam para nós os anseios e reivindicações da comunidade indígena e não que entidades ou ONGs decidam por vocês”, finalizou Puccinelli.

Corpo é encontrado perto de lagoa em Sete Quedas

0

2008-12-22 16:00:00

O corpo de um homem foi encontrado, na manhã desta segunda-feira (22), na região da Lagoa do Sapo, em Sete Quedas.

A Polícia Militar foi acionada através de denúncia anônima informando sobre o corpo. A vítima estava caída de costas. A polícia suspeita de que a causa da morte tenho sido um tiro na cabeça.

A polícia não ainda não identificou o corpo. Moradores da região disseram não ter ouvido ou visto qualquer anormalidade durante a noite de ontem e nem na manhã de hoje.

Prefeito e vereadores são diplomados em Aral Moreira

0

2008-12-22 15:48:00

Vilson Nascimento

A Justiça Eleitoral da 19ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Ponta Porã, Aral Moreira e Laguna Carapã, realizou a diplomação, na quinta-feira passada (17) dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos e dos suplentes ao cargo de vereador nos três municípios pertencentes à ZE.

A cerimônia de diplomação,que teve a apresentação do radialista Sebastião Neris Prado,o “Tião Prado”, aconteceu na Câmara Municipal de Ponta Porã, sede da 19ª Zona Eleitoral e contou com as presenças, além dos diplomados, seus familiares e amigos, de membros da Justiça e do Ministério Público Eleitoral e autoridades.

De Aral Moreira foram diplomados o prefeito eleito, o engenheiro agrônomo Edson Luiz David e seu vice, o professor Eugênio Freire e os vereadores eleitos e reeleitos nas eleições municipais de 5 de outubro, Nominando de Assis Moreira Sobrinho, Wilson Gonçalves de Oliveira, Vera Cruz Bonaldo, Moacir Pagoto, Valdir Paulo Soligo, Adir Bertoncello, Maria do Carmo de Oliveira Costa, a “Carmem”, Silvana Maria Alves Cordeiro, vereadora reeleita e atual presidente da Câmara em Aral Moreira e Marinete Carvalho da Costa Piveta.

Com a diplomação todos estão aptos a tomarem posse frente à Prefeitura e a Câmara Municipal de Aral Moreira a partir de 1 de janeiro do ano que vem.Veja a seguir todos os diplomados.

Ex-taxista pode salvar futuro da Honda na Fórmula-1

0

2008-12-22 15:05:00

Atual dono da empresa mexicana de telecomunicações Telmex, o ex-taxista Carlos Slim pode salvar o futuro da Honda na Fórmula 1.

De acordo com informações do jornal inglês The Sun, a empresa pode comprar a escuderia japonesa, que anunciou a saída da categoria no dia 5 de dezembro.

Slim teria visitado a fábrica da Honda na última semana. Segundo uma fonte ouvida pelo jornal inglês, o mexicano chegou de helicóptero e deve fazer uma proposta nos próximos dias.

"Seu helicóptero era tão grande que tiveram de tirar os carros perto do heliporto para pousar", contou a fonte ao jornal.

A chegada da Telmex na Fórmula 1 poderia ajudar no ingresso de Bruno Senna na categoria. Uma das patrocinadoras do piloto brasileiro é uma empresa que pertence ao grupo mexicano.

David Richards, dono da Prodrive e antigo dono da equipe BAR, também estaria interessado na compra da escuderia.

Matrículas do ProJovem Urbano começam no dia 5 em MS

0

2008-12-22 14:05:00

As matrículas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem Urbano), que beneficiam jovens dos municípios de Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, Três Lagoas, Rio Brilhante, Dourados, Ponta Porã e Naviraí, que se iniciariam em 1º de dezembro, foram adiadas para 5 de janeiro de 2009.

O ProJovem Urbano tem como objetivo elevar o grau de escolaridade dos jovens de 18 a 29 anos, visando seu desenvolvimento humano e exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã, em um período de dezoito meses. O aluno receberá um auxílio financeiro de R$ 100 mensais, desde que tenha freqüência mínima de 75% nas aulas.   

Na primeira etapa, a meta estadual é de três mil jovens distribuídos da seguinte forma: Dourados (900 jovens); Rio Brilhante, Naviraí, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim (300 jovens em cada); Ponta Porã e Três Lagoas (450 jovens).   
Escolas contempladas  

As matrículas iniciam dia 5 de janeiro de 2009, nas escolas contempladas com o Programa. São elas:

Coxim –  E.E. Silvio Ferreira – rua: João Pessoa, 181;

Dourados – E.E. Castro Alves – rua: Ciro Mello, 1483; E.E. Menodora Fialho de Figueiredo – Av: Weimar Gonçalves torres, 3447; E.E. Min. João Paulo dos Reis Veloso – rua: João Vicente Ferreira, 243; E.E. Presidentes Vargas -rua: Oliveira Marques, 1955; E.E. Prof. Alício araújo – rua: José Luiz da Silva, 3020;

Naviraí – E.E. Vinícius de Moraes – rua: Júlio S. de Souza Filho, 568; Escola Municipal Educação Fundamental Professor Milton Dias Porto – rua: Delci Maria Delevati, 46;

Ponta Porã –  E.E. João Brembatti Calvoso –Av. Brasil, 836; E.E. Joaquim Murtinho – rua: General Osório, 321; E.E. Lions Clube – rua: Guia Lopes, 1694;

Rio Brilhante – E.E.Prof. Lígia Terezinha Martins – rua: Presidente Vargas, 801;

Rio Verde de Mato Grosso – E.E.Thomaz Barbosa Rangel – rua: Barão do Rio Branco, 50;

Três Lagoas – E.E. Prof. João Mangiano Pinto – Av: Antonio Trajano dos Santos, 1662; E.E. João Dantas Filgueira – rua: José Teixeira da Silva, 475; E.E. Dom Aquino Correa –  Av. Dr. Clodoaldo Garcia, 723.

Recesso da Justiça de MS se estende até dia 6 de janeiro

0

2008-12-22 13:24:00

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul não tem expediente, em razão de férias forenses, até o dia 6 de janeiro de 2009. Até esse dia, não serão publicados acórdãos, decisões nem despachos, assim como não serão expedidas intimações às partes ou aos advogados, em 1ª e 2ª instâncias, podendo ser praticados apenas os atos de caráter urgente e indispensáveis à preservação de direitos.

Importante ressaltar que suspender prazo significa dizer que os prazos param de correr, voltando a fluir normalmente ao fim do período designado, a partir do momento em que cessaram, e não deve ser confundido com interrupção, que implica o recomeço da contagem do prazo desde o início, desconsiderando-se a fração de tempo já transcorrida.

Durante o período em que o Poder Judiciário estiver fechado em decorrência do feriado forense, em caso de urgência, os jurisdicionados poderão acionar o plantão. Outras informações podem ser obtidas no site www.tjms.jus.br