5.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 9955

Repartições estaduais fecham ao meio-dia do dia 31

0

2008-12-30 07:07:00

As repartições públicas estaduais têm atendimento normal hoje (30) e amanhã quarta-feira, dia 31, o expediente será até as 12 horas.

Na sexta-feira, dia 2, os órgãos públicos não atenderão, uma vez que foi decretado ponto facultativo naquela data.

De acordo com o decreto “E” número 94, será facultativo o ponto nas repartições públicas estaduais da administração direta e indireta, exceto os serviços considerados essenciais que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos.

Show em praça pública agita Amambai hoje e amanhã

0

2008-12-30 06:42:00

Vilson Nascimento

Pelo menos dois shows em praça pública, seguidos de uma grande queima de fogos marcarão a virada do ano em Amambai.

A festa, promovida pela Prefeitura local, terá início já na noite de hoje, terça-feira (30) com um grande show com a dupla paranaense, Júlio César e Juliano.

Amanhã, quarta-feira, dia 31, véspera da virada, a animação ficará por conta da Banda Condor, também do estado do Paraná, que vai agitar a galera até a meia noite, quando será realizada uma grande queima de fogos e logo em seguida, nos primeiros minutos do mês de janeiro de 2009, a festa será retomada.

Todas as atividades, shows e queima de fogos na virada, acontecerão na Praça Coronel Valêncio de Brum, no centro da cidade.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 30 de dezembro

0

2008-12-30 06:27:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Hoje parece que os acontecimentos não querem contribuir com seus desejos. Por razões obscuras, você se sente com menos liberdade e autonomia. Exercite a arte de transformar condições desagradáveis em agradáveis usando boa vontade aliada à confiança em si mesmo.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Momento de ânimo e alegria. Você está vendo tudo pelo seu melhor ângulo, o que certamente fará crescer em você sentimentos otimistas. Você também pode receber uma bela declaração de amor ou um convite para um trabalho totalmente diferente do que você faz.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Momento favorável para a realização concreta dos seus planos. Finalização de algum empreendimento ou fim de uma fase ruim. Você se sente mais poderoso e capaz, vislumbra horizontes mais longínquos para as suas ambições. Em família, momento de harmonia e prosperidade.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Hoje você poderá encontrar pequenas dificuldades na vida prática. Não hesite em chamar alguém para lhe ajudar. Continue a fazer tudo da maneira que você já sabe que vai dar certo. Não deixe de ficar atento às novidades, mas não convém se arriscar muito, agora.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
As vibrações do dia poderão lhe trazer indisposição e cansaço. Não se impressione: é coisa passageira. Evite gastar energia com bobagens, como preocupações desnecessárias ou inúteis, ficar pensando em coisas pelas quais você não pode fazer nada hoje. Relaxe e curta um bom descanso.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Momento de bem estar, você quer aproveitar dos prazeres que a vida oferece. Sorte sua, as marés mudam. É sempre interessante lembrar que os excessos de hoje são a ressaca de amanhã. Se você não quer daqui a pouco ter com o que se preocupar, um pouco de moderação vai bem.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Vida afetiva muito animada. Clima de entusiasmo e harmonia. Muita energia geral e sorte; possibilidade de ocorrerem surpresas agradáveis inclusive no setor profissional Saúde tendendo a melhorar. Como você vê, o astral geral está muito positivo. Aproveite.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Tendência à economia. De coisas materiais ou de sentimentos. Cuidado para não dar importância demais ao que tem pouca, ficar ofendido com qualquer bobagem ou teimoso até enlouquecer os outros. Depois vem uma grande sensação de vazio. Portanto, saia dessa logo.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Você está muito ligado no seu progresso material. Sua atenção está voltada para o futuro, e você está apto a mudar o que for necessário em qualquer área da sua vida. Hoje é um dia de acontecimentos que apontarão a melhor direção para o futuro próximo.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
As coisas estão melhorando; você está mais incisivo em todos os setores da sua vida, especialmente nos relacionamentos. Também está organizado e bem atento na sua vida material. Sabe que, se deixar o barco correr tempo demais, e quando se der conta, já está entrando água.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
A Lua no seu signo traz a vida prática e quotidiana para o primeiro plano. Aproveite para colocar em dia a papelada acumulada do ano que acaba, pagar as contas e dar os telefonemas pendentes. Assim, no final da jornada do dia você pode vai divertir ou descansar em paz.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Bem estar interior. Docilidade e alegria no comportamento. Haverá facilidade na vida quotidiana, por causa da sua simpatia e boa vontade. Se você estiver sendo tentado a usar atalhos e caminhos obscuros para atingir seus objetivos, vai optar por permanecer fiel aos seus princípios.

Céu entre nuvens, sol forte e possibilidade de chuva

0

2008-12-30 06:26:00

Céu entre nuvens em boa parte de Mato Grosso do Sul e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. Pode chover forte em áreas isoladas.

A temperatura mantém alta com máxima de 34º e mínima de 20º.

Amambai: Farmácia de plantão hoje, Droganossa

0

2008-12-30 06:03:00

Naviraí tem o Reveillon na Praça

0

2008-12-30 03:04:00

A festa que vai marcar a virada de 2008 para 2009 acontece no dia 31 de dezembro. Como já virou tradição em Naviraí, a contagem regressiva para a chegada de 2009, será comemorada na na praça Euclides Fabris. Todos os anos milhares de naviraienses se reunem no local para acompanhar a contagem regressiva para a chegada do novo ano.

A energia e a alegria, necessárias para todo começo, serão presenteadas com um grande show da Banda Etna. Para ficar ainda mais emocionante, a festa para anunciar a chegada de 2009, a Prefeitura do município também está preparando um belíssimo espetáculo pirotécnico que vai iluminar o céu de Naviraí. Um festival de luzes e cores vai cobrir o céu da cidade para abrilhantar a chegada do novo ano.

Os fogos terão a duração de aproximadamente dez minutos garante a organização do evento. A prefeitura estima que o local seja tomado por cerca de 10 mil pessoas.

Câmaras elegem novos presidentes na posse, dia 1

0

2008-12-30 01:27:00

Vilson Nascimento

Juntamente com a cerimônia de posse dos prefeitos, vice-prefeitos e os vereadores eleitos durante as eleições municipais de 5 de outubro, as câmaras municipais da região de fronteira elegerão seus presidentes e suas mesas diretoras, algumas delas para o biênio legislativo 2009/2010 e outras apenas para a legislatura do ano corrente (2009).

Em Amambai, onde a presidência da Câmara Municipal troca de mãos de ano em ano, se mantido um acordo já firmado entre cinco vereadores que comporão a futura legislatura, a presidência da casa permanecerá com o atual presidente da Câmara, vereador Anderson Mansano (PR).

Em Coronel Sapucaia, outro município que troca anualmente a presidência da Câmara, o futuro presidente da casa de leis deverá ser o vereador reeleito, Celso Cabral (PP) que já ocupou a presidência da casa na atual legislatura (2005/2008).

Em Aral Moreira o vereador eleito Valdir Soligo é apontado como o principal nome para presidir a Câmara Municipal local durante a legislatura de 2009.

Em Paranhos o vereador reeleito Aldinar Ramos, o “Dinho” (PMDB) é o nome mais indicado para presidir a casa de leis durante o biênio 2009/2010 e em Sete Quedas o vereador, também reeleito, Valdomiro Luiz de Carvalho, o “Miro da Carioca” (PTB) é o indicado para presidir a Câmara Municipal local pelos próximos dois anos. Presidências em Iguatemi e Caarapó também já estariam acertadas

Outros dois municípios da região, cujas presidências da Câmara para o próximo biênio já estariam acertados são Iguatemi e Caarapó.

Em Iguatemi o vereador reeleito, Jesus Milane Santana é o nome mais indicado para assumir a presidência da casa de leis e inclusive já teria fechado um grupo que garantiria sua eleição.

Em Caarapó a situação é idêntica. O vereador Manoel Batista de Souza, o “Manezinho” (DEM) já teria conquistado cinco dos nove vereadores que irão compor a próxima legislatura no município, o que lhe daria uma vitória folgada rumo à presidência da Câmara Municipal local.

Nos municípios de Eldorado, Tacuru e Jutí acordos também já teriam definido os futuros presidentes das casas de leis. Em Tacuru, caso o acordo seja mantido, o novo presidente da Câmara será o vereador guarani-kaiowá reeleito, Ezaul Martins, em Jutí o novo presidente da Câmara seria o vereador Adriano Passarelli (PDT) e em Eldorado o presidente da casa de leis deverá ser o vereador, também reeleito, Joil Marques Moreira Marques (PTB).

Confira os horários das posses dos eleitos no dia 1 de janeiro, em alguns nos municípios da região.

Locais e horários das posses no dia 1º

Amambai: 10h da manhã no Alphaville Clube

Iguatemi: 8h da manhã na Câmara Municipal

Coronel Sapucaia: 9h da manhã no Salão Paroquial da Igreja Matriz

Aral Moreira: 9h da manhã no Salão Paroquial da Igreja Matriz

Paranhos: 9h da manhã na Câmara Municipal

Tacuru: 9h (previsão) da manhã no Ginásio de Esportes Mancini & Lopes

Caarapó: 8h30 da manhã na Câmara Municipal

Sete Quedas: Missa ecumênica às 8h e a posse às9h na Câmara Municipal

Jutí: 10h da manhã na Câmara Municipal

Hoje é o último dia para produtor rural pagar dívida

0

2008-12-30 00:21:00

Produtores rurais que aderiram ao programa de renegociação da dívida rural, têm até hoje, dia 30 de dezembro para quitar a dívida ou fazer o pagamento mínimo exigido, dividindo o restante em parcelas anuais.

O assessor técnico da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Luciano Carvalho, afirma que quem perder o prazo fica sem os benefícios.

“Se o produtor deixar de fazer esse pagamento, ele perde acesso à renegociação das dívidas, ao reparcelamento. Mesmo que o banco não tenha essa conta pronta, é prudente que ele deposite ou que faça alguma comunicação ao banco dizendo que os recursos estão disponíveis para liqüidação da parcela ou dessa quantia mínima até 30 de dezembro de 2008", afirmou.

Os técnicos do governo dizem não saber ainda qual será o modelo de financiamento adotado para as próximas safras.

Prefeitura de Amambai expõe veículos e maquinários

0

2008-12-29 23:10:00

Três dias antes do prazo, a Prefeitura de Amambai já apresentou ao público e ao prefeito e vice eleitos os veículos e  os maquinários da frota pública municipal. A grande maioria dos veículos está exposta na rua Sete de Setembro, nas quadras da Prefeitura e do Banco do Brasil.

Segundo o prefeito Sérgio Barbosa, a intenção é entregar de forma pública e transparente os veículos adquiridos, reformados e os já existentes antes de 2005 ao novo prefeito de Amambai e à população em geral.

“Investimentos muitos recursos próprios e outros do estado e da União na aquisição, reforma e manutenção dos veículos da Prefeitura (…) é nosso dever informar que todos os veículos estão em condição de uso”, falou Sérgio.

De acordo com a secretaria de Administração, a atual administração municipal, utilizando-se de métodos de planejamento administrativo e de cumprimento da lei de responsabilidade fiscal, agiu de forma a economizar os recursos públicos municipais.

Uma das conseqüências da boa aplicação desses recursos foi a possibilidade aplicar mais na frota municipal. Mais de 100 veículos, entre carros, ônibus, maquinário, ambulâncias e motocicletas fazem parte hoje da frota municipal.

Municípios têm até 4ª para enviar dados do Bolsa Família

0

2008-12-29 22:00:00

Todos os municípios do País têm até quarta-feira (31) para enviar ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, dados sobre a saúde dos beneficiários do programa Bolsa Família.

Os municípios devem atingir a exigência mínima de 20% do total de informações, caso contrário poderão perder, em 2009, a verba transferida para o gerenciamento do programa.

Segundo a assessoria de comunicação do Ministério, até a última sexta-feira (26), o governo federal recebeu 52, 68% do total das informações esperadas em todo o País.

Acima da média nacional, o Nordeste é a região com maior índice de informações enviadas, registrando 57,4% do total. O menor registro é do Centro-Oeste, com 44,35% dos dados enviados.

Matrículas para curso de oficial da PM começam no dia 9

0

2008-12-29 21:05:00

O Diário Oficial de Mato Grosso do Sul desta segunda-feira convoca os aprovados no concurso de oficiais da Polícia Militar para a inscrição no curso de formação.

Os selecionados devem fazer a matrícula entre os dias 9 e 14 de janeiro, no auditório do Comando Geral da PM, no parque dos poderes. Antes, no entanto, os aprovados terão de preencher a fecha de investigação social.

O prazo começa em 4 de janeiro e é dividido por ordem alfabética, cronograma também divulgado no Diário oficial do estado de hoje. Neste mês foi divulgada a lista de 74 aprovados. As provas do concurso foram aplicadas dia 19 de dezembro.

Ao todo, 7.677 pessoas inscreveram-se no concurso, mas 1.615 não fizeram as provas. Clique aqui apra acessar o Diário Oficial.

Conta-salário passa a valer a partir de sexta

0

2008-12-29 20:10:00

Após uma saga de dois anos e meio do cumprimento de exceções à regra, a conta-salário passará a valer, de fato, a partir de sexta-feira para todos os trabalhadores assalariados da iniciativa privada.

Com ela, o assalariado ficará finalmente livre para escolher o banco em que deseja receber seu pagamento, sem pagar tarifas ou ter de esperar mais do que um dia pela transferência. Temida pelos bancos por facilitar a liberdade de escolha do cliente, a conta-salário funciona como uma espécie de "porta de saída" do banco com que a empresa empregadora decidiu se relacionar –e efetuar o pagamento do empregado.

Assim, a conta-salário não fica no banco escolhido pelo funcionário, mas no conveniente para a empresa empregadora, que em muitos casos "vendeu" a folha de pagamento à instituição financeira.

Tabu- A conta-salário foi criada em setembro de 2006, parte de um pacote para instituir a concorrência bancária. Mas acabou esvaziada por adotar uma série de exceções à regra principal. Por lobby dos bancos, a implantação da "portabilidade" dos salários segue um cronograma longuíssimo, com várias regras de transição, amplamente negociado com o Banco Central.

A implantação foi iniciada em setembro de 2006, mas só terminará em 2012, quando os servidores públicos também terão o benefício. Por esse motivo, Estados e municípios ainda vendem caro suas folhas de pagamento. O próprio INSS pretende leiloar a folha de aposentados e pensionistas do país.

Vista como tabu pelos bancos, a conta-salário abre espaço a uma concorrência indesejada no setor. Por esse motivo, segundo entidades de defesa do consumidor, nenhum banco deve fazer qualquer publicidade sobre o assunto. "Os bancos sabem que o cliente não muda de banco assim tão fácil. Dá muito trabalho.

A [instituição da] conta-salário demorou, mas aconteceu. Junto com a padronização das tarifas, que ainda não trouxe como resultado a diminuição das tarifas, a conta-salário vai trazer mais concorrência. Os bancos vão fazer de tudo para não perder o cliente", disse a advogada Maria Inês Dolci, coordenadora do Pro Teste e colunista da Folha.

Muito cedo, os bancos viram nas folhas de pagamento uma forma de "comprar" novos clientes. Isso porque, no Brasil, mudar de banco é uma aventura onerosa e burocrática –envolve troca de débitos automáticos, perda de bônus em seguros, custos de saída de financiamentos e barreiras em investimentos- que poucos clientes estão dispostos a encarar.

Na iniciativa privada, a conta-salário entrou em vigor em abril de 2007 e mesmo assim apenas para os trabalhadores de empresas que tinham assinado contrato para pagamento de salário após 5 de setembro de 2006. Ou seja, valia para uma minoria.

Como abrir- A conta em que o funcionário recebe não vai virar automaticamente uma conta-salário. Para ter a facilidade, o trabalhador interessado deverá procurar o banco atual e comunicar sua decisão. O funcionário não precisa efetuar a mudança no setor de Recursos Humanos da empresa, que continua se relacionando com o banco antigo. Entidades de Defesa do Consumidor orientam o cliente a fazer uma comunicação por escrito ao banco, com dados sobre número da instituição, agência e conta a que deverão ser transferidos os valores.

O banco deverá dar um comprovante de ciência, com o compromisso de transferir os valores a partir de uma determinada data, como o próximo pagamento. Para Maria Inês Dolci, o cliente que tentar abrir uma conta-salário no banco será "assediado", como quando telefona a um call center para interromper um serviço público.

"O consumidor tem de ter o propósito de transferir tudo e ter um outro relacionamento, principalmente porque vai pagar taxas no outro banco. Se ele ficar com os dois, não vai ter a conta-salário", disse. Se o cliente tiver outros produtos desse banco –débito automático, crédito consignado, fundos de investimento, seguros–, poderá ter dificuldade em obter a conta-salário.
Isso porque a conta-salário prevê um relacionamento limitado, com a possibilidade apenas de ter uma cartão magnético e efetuar, no máximo, quatro saques mensais -acima disso, o banco pode cobrar tarifa. Nessa conta, o cliente não pode nem receber depósitos. As regras permitem, no entanto, que o cliente tenha debitados parcelas de financiamentos já adquiridos, como o crédito consignado.

Para Jorge Higashino, superintendente de projetos da Febraban (entidade que reúne instituições financeiras), não é verdade que os bancos não queiram dar publicidade à conta-salário nem que os bancos procurem motivos para descaracterizá-la. "Se for utilizar muito a conta-salário é melhor ter uma conta normal. A conta-salário é um convênio da empresa com o banco. Se sai da empresa, não pode mais movimentar essa conta", disse.

TSE decidirá regra para criação de novos partidos

0

2008-12-29 19:07:00

Uma consulta do deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) ao Tribunal Superior Eleitoral pode viabilizar uma terceira via para a eleição presidencial de 2010.

Em documento entregue à Justiça Eleitoral no dia 17 de dezembro, o deputado faz uma indagação sobre o caso de políticos que abandonam a sigla para fundar uma nova legenda. Esses políticos podem levar consigo o patrimônio obtido nas urnas?

Miro Teixeira não pergunta de maneira direta mas, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, se refere ao tempo de rádio e de TV para efeito do horário eleitoral e do Fundo Partidário.

O deputado quer saber se político que fundar legenda pode carregar tempo de propaganda. Hoje, a sigla nova tem só alguns segundos. Os partidos recebem seus minutos para fazer propaganda e dinheiro público (o Fundo) com base no número de deputados federais eleitos no último pleito.

Uma legenda nova sempre tem enorme dificuldade para se viabilizar pois sempre começa com apenas alguns segundos — pelo fato de não ter participado da eleição anterior. Agora, entretanto, o cenário se alterou completamente depois que o TSE decidiu arbitrar sobre a fidelidade partidária, ainda em 2007. Uma das exceções consideradas para que o político não perca seu mandato ao deixar um partido é quando há a intenção de formar uma nova agremiação.

“Mas, se é legal deixar um partido para fundar um novo, com o político não perdendo o mandato eletivo nessa oportunidade, pode então esse político levar consigo todo o patrimônio que recebeu nas urnas?”, pergunta Miro Teixeira.

A Folha procurou saber como a consulta foi recebida no TSE e ouviu a palavra "interessante" de um dos ministros. O TSE não tem prazo para responder a consultas. Em tese, a resposta pode ser dada no primeiro semestre, a tempo de ser organizada uma nova sigla, ou de o Congresso votar uma lei revogando essa eventual interpretação do TSE.

Defesa Civil alerta para chuva forte em MS

0

2008-12-29 18:30:00

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Pará, Amazonas, Acre e Maranhão.

Hoje e amanhã (29 e 30/12), a presença de áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste do Brasil forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no Mato Grosso do Sul. Alerta-se que, em alguns momentos, estas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento (40 a 50 km/h).

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois devido às freqüentes chuvas, o solo fica bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos.

Decreto prorroga mandato de diretores de escola de MS

0

2008-12-29 18:14:00

A Secretaria de Educação do Estado publicou hoje (29), no Diário Oficial, decreto que prorroga o mandato dos atuais diretores e diretores-adjuntos das unidades escolares da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul até 30 de junho. Em todo estado são 368 escolas estaduais com 308 mil alunos.

Copa 2014: consórcio quer reformar estádio Morenão

0

2008-12-29 17:33:00

Uma parceria entre o governo de Mato Grosso do Sul e um consórcio empresarial poderá “transformar” o Estádio Pedro Pedrossian, o popular Morenão, para receber jogos da Copa de Futebol de 2014. Campo Grande, como se sabe, é candidata à sub-sede do evento. Porém, o único estádio da Capital não tem condições de receber jogos importantes. Parte do local está sob interdição há quase um ano em razão da falta de segurança para abrigar torcedores.

Nesta tarde, representantes do consórcio apresentaram o projeto de reforma do Morenão ao governador André Puccinelli (PMDB) e ao prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad (PMDB) entre outras autoridades. A reunião durou quase duas horas, mas não teve desfecho. “É apenas um contato preliminar”, disse o governador.

No dia 15 de janeiro termina o prazo para as cidades candidatas apresentarem o projeto do estádio onde se pretende realizar os jogos ao Comitê local da Fifa (Federação Internacional de Futebol). Tanto André quanto os empresários se recusaram a falar em valores para as obras no Morenão.

Porém, é sabido que o local inaugurado em 7 de março de 1971 precisa de obras gerais ou quase uma reconstrução.

“Uma exigência é a instalação de cobertura em 100% do estádio [hoje só uma parte das arquibancadas é coberta]. Além do mais, você precisa ter todos os assentos marcados e ainda estruturar o estádio para que ele possa encher em duas horas e esvaziar em uma”, afirma o diretor da empresa de engenharia Carioca do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Santos Reis, citando os pontos previstos em sua proposta.

Pelo projeto apresentado hoje ao governador, o campo vai se aproximar das arquibancadas, acabando com o fosso de separação.

A proposta ameniza ainda as dificuldades de visualização dos jogos. “Hoje quem senta na parte inferior praticamente não enxerga nada do jogo”, avalia o empresário.

Atualmente, só 25% dos assentos do Estado oferecem uma visualização boa da partida. Se posto em prática o projeto, este índice sobe para 80% e os outros 20% poderão ser considerados razoável.

A capacidade atual do Morenão é para 45 mil pessoas. O projeto, por enquanto, não contempla o aumento de lugares para o público.

A proposta prevê ainda reconstrução dos vestiários, reforma das rampas de acesso, ampliação do estacionamento, construção de área comercial que poderá abrigar lojas, restaurantes e até um mini-shopping.

Caso fechem o contrato, as obras no Morenão começariam em janeiro de 2010 e terminariam em dezembro de 2012.

Cuiabá X Campo Grande – As duas capitais concorrem para ser a sede pantaneira da competição. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já anunciou que a região do Pantanal vai receber jogos, falta decidir se será Campo Grande ou Cuiabá.

A Capital do Mato Grosso, também precisará fazer reformas no Estádio José Fragelli, conhecido como Verdão. No final de outubro, quando sediava um jogo amistoso entre Misto e Corinthias uma queda de energia interrompeu a partida. Fato que pode contar contra Cuiabá.

Já o Morenão, apesar dos problemas estruturais, já possui o que tecnicamente se chama de redundância de fontes de energia elétrica. “O Estádio é dotado mais de uma fonte de alimentação, o que é um ponto positivo”, comenta o diretor da Engenharia Carioca.

Além do Morenão, o Consórcio que é composto ainda pela empresa portuguesa Somague – responsável pela reforma de cinco estádios para a Eurocopa –também está empenhado em projetos em capitais candidatas da região Nordeste.

Na maior parte dos casos, também se estuda por em prática as parcerias público-privadas como se quer fazer em Campo Grande. Somente quando da celebração do contrato é que se discute a participação financeira do grupo empresarial. “Depois é que a gente vê como é que vai se compor”, diz o diretor.

Dinheiro- O governador André Puccinelli que pela manhã tinha revelado a pretensão de lançar um pacote pró-Copa 2014 para obras na Capital no valor de R$ 500 milhões pode estar disposto a investir um pouco mais do que isso.

Durante evento na Governadoria exibiu planilhas cujo número anotado à caneta indica a possibilidade de se investir 895,8 milhões. “E pode vir ainda mais R$ 380 milhões que estavam seqüestrados injustamente”, disse o governador, informando que o seqüestro do dinheiro deve-se a erro da administração anterior.

André revelou ainda que a exemplo do colega governador Blairo Maggi, de Mato Grosso, também pretende buscar parcerias com a iniciativa privada para preparar a Capital para receber jogos da Copa de 2014.

Na avaliação do governador Campo Grande tem 115% de chances de ser escolhida pela Fifa. “Aos 100% de chances estou somando o meu número que é 15”, brincou após reunião com o empresariado.

Para ele, Campo Grande vence Cuiabá não somente em beleza natural como também em infra-estrutura para receber os visitantes. “Temos os melhores hospitais e além do mais, o Pantanal é aqui”, comentou.



Confira os feriados previstos para o ano de 2009

0

2008-12-29 17:11:00

Feriados Nacionais
01/01 (quinta-feira) – Confraternização Universal
24/02 (terça-feira) – Carnaval
10/04 (sexta-feira) – Paixão de Cristo
21/04 (terça-feira) – Tiradentes
01/05 (sexta-feira) – Dia do Trabalho
11/06 (quinta-feira) – Corpus Christi
07/09 (segunda-feira) – Independência do Brasil
12/10 (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida
02/11 (segunda-feira) – Finados
15/11 (domingo) – Proclamação da República
25/12 (sexta-feira) – Natal

Feriados Estaduais
11/10 (domingo) – Criação do Estado

Fundo Cultural de MS abre edital com R$ 1 mi para 2009

0

2008-12-29 16:09:00

Publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (29) o edital do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS), que nesta edição vai disponibilizar R$ 1 milhão para a execução de projetos culturais.

As propostas devem contemplar as áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, artesanato: biblioteca, estudo e pesquisa, folclore e manifestações populares, formação, literatura, museus, música, patrimônio cultural, entre outras. As inscrições devem ser feitas no período de 2 de janeiro de 2009 a 16 de fevereiro de 2009.

O objetivo do FIC é contemplar a produção cultural sul-mato-grossense em suas mais diversas manifestações, priorizando a circulação de bens culturais por todas as regiões do Estado, como forma de ampliar o acesso do público e, sobretudo estimular a formação de novas platéias, tomando por referência a Lei nº. 2.726, de 03 de dezembro de 2003, que dispõe sobre as diretrizes da Política Cultural para o Estado de Mato Grosso do Sul.

Os interessados podem ter acesso ao documento no endereço http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO7369_29_12_2008.pdf ou na Gerência do FIC da Fundação De Cultura de Mato Grosso do Sul, à Av. Fernando Correa da Costa, 559 – 6º andar – Centro – Memorial da Cultura e da Cidadania, na Capital, fone 3316 9120.

Prefeitura de Amambai inaugurou obras na segunda

0

2008-12-29 15:02:00

Várias obras de pavimentação asfáltica foram inauguradas nesta segunda-feira, dia 22, pela administração municipal de Amambai.

As obras fazem parte do 6º pacote de obras lançado pelo prefeito Sérgio Barbosa e  foram executadas com recursos do Governo Federal, através de emendas apresentadas pelos senadores Valter Pereira (PMDB) e Delcídio do Amaral(PT) e pelo deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) e contrapartida da prefeitura de Amambai.   

Foram inauguradas as obras de asfalto nas vilas Copacabana (região da Fiama), vilas Boa Sorte, Alva e Nova Esperança (região da escola Vespasiano Martins), nas vilas São Luis , Santa Catarina e Mariana (região da Poliesportiva) e na vila Jardim Panorama.
 
Estiveram participando dos eventos o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, vice-prefeito José Luis Cavalheiro Tobias, deputado federal Dagoberto Nogueira, assessor do senador Delcídio do Amaral, Edmar Paes, presidente da câmara municipal, vereador Anderson Mansano,  vereadores Carlos Nascimento, Roberto Protético, vereadores eleitos Anilson Prego e Cristino Toledo, secretaria municipal de Obras, Gelza Dutra.

PETI de Caarapó participa de comemoração natalina

0

2008-12-29 14:04:00

Alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Programa Integração AABB Comunidade de Caarapó participaram de comemorações alusivas ao Natal. As ações, promovidas pelas secretarias municipais de Ação Social e de Educação e Esportes, foram realizadas nos dias 17 e 22 de dezembro.

As crianças receberam presentes e participaram de atividades esportivas e culturais, recreação e gincana. Foi apresentada peça teatral com o tema “Nascimento de Cristo”.

Todos os anos, quando se aproxima o Natal, funcionários da prefeitura, do Banco do Brasil, membros dos conselhos municipais e voluntários adotam as crianças dos programas, a quem doam presentes, que são entregues durante a confraternização. Essa ação já dura oito anos e tem o objetivo de valorizar e fortalecer a auto-estima das crianças.

O PETI atendeu em 240 crianças neste ano em Caarapó, Cristalina e Nova América. Já o Programa Integração AABB Comunidade trabalhou com 80 crianças, desenvolvendo atividades de lazer, reforço escolar, jogos, atletismo, teatro, dança, música, orientação sexual, educação ambiental, higiene e saúde.