2009-01-06 04:25:00
Dia 31/12 e dia 01/01/2009, quarta e quinta-feira, aconteceu na AABB a já tradicional festa de Réveillon
Veja todas as fotos no quadro `holofotote´, janela a esquerda no site agazetanews
2009-01-06 04:25:00
Dia 31/12 e dia 01/01/2009, quarta e quinta-feira, aconteceu na AABB a já tradicional festa de Réveillon
Veja todas as fotos no quadro `holofotote´, janela a esquerda no site agazetanews
2009-01-06 03:50:00
As matrículas do Projovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) nos municípios de Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, Três Lagoas, Rio Brilhante, Dourados, Ponta Porã e Naviraí, que iriam iniciar ontem (5), foram suspensas.
Segundo a Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), as matrículas foram suspensas devido o processo licitatório, e ainda não foi estabelecida uma data para matrículas nos setes municípios do Estado contemplados pelo ProJovem Urbano.
Na primeira etapa, a meta estadual é atender três mil jovens distribuídos da seguinte forma: Dourados (900 jovens); Rio Brilhante, Naviraí, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim (300 jovens em cada); Ponta Porã e Três Lagoas (450 jovens).
Escolas contempladas
Após o processo licitatório as matrículas serão realizadas nas seguintes escolas contempladas com o Programa:
Coxim – E.E Silvio Ferreira – rua: João Pessoa, 181;
Dourados – E. E Castro Alves – rua: Ciro Mello, 1483; E. E Menodora Fialho de Figueiredo – Av: Weimar Gonçalves torres, 3447; E.E. Min. João Paulo dos Reis Veloso – rua: João Vicente Ferreira, 243; E.E. Presidentes Vargas -rua: Oliveira Marques, 1955; E.E. Prof. Alício Araújo – rua: José Luiz da Silva, 3020;
Naviraí – E.E. Vinícius de Moraes – rua: Júlio S. de Souza Filho, 568; Escola Municipal Educação Fundamental Professor Milton Dias Porto – rua: Delci Maria Delevati, 46;
Ponta Porã – E.E. João Brembatti Calvoso –Av. Brasil, 836; E.E. Joaquim Murtinho – rua: General Osório, 321; E.E. Lions Clube – rua: Guia Lopes, 1694;
Rio Brilhante – E.E.Prof. Lígia Terezinha Martins – rua: Presidente Vargas, 801;
Rio Verde de Mato Grosso – E.E.Thomaz Barbosa Rangel – rua: Barão do Rio Branco, 50;
Três Lagoas – E.E. Prof. João Mangiano Pinto – Av: Antonio Trajano dos Santos, 1662; E.E.João Dantas Filgueira – rua: José Teixeira da Silva, 475; E.E Dom Aquino Correa – Av. Dr. Clodoaldo Garcia, 723.
2009-01-06 01:30:00
Vilson Nascimento
Através de um decreto que já está em vigor desde o dia 1 de janeiro, o prefeito Dirceu Lanzarini estabeleceu novos horários de expediente e atendimento ao público na Prefeitura e nas repartições públicas municipais em Amambai.
De acordo com o Decreto 013 de 1 de janeiro de 2009, o expediente na Prefeitura será dividido em dois períodos, de segunda a sexta das 7h às 11h da manhã com atendimento ao público e das 13h às 17h com expediente interno.
Em repartições como secretarias e departamentos que funcionam em prédios separados ao da Prefeitura, o expediente também seguirá os mesmos horários, das 7h às 11h pela manhã e interno das 13h às 17h no período da tarde.
Segundo os artigos, 2º e 3º do Decreto, os servidores que atuam nos postos de saúde do município e no Laboratório Central deverão seguir expediente integral, das 7h às 11h e das 13h às 17h, já o setor de educação deverá seguir o que determina o calendário escolar.
2009-01-06 00:45:00
Com a garantia de R$ 7 milhões para a construção do presídio feminino, destinados pelo MJ (Ministério da Justiça), Mato Grosso do Sul teve aprovados cinco convênios assinados com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), no valor de R$ 11,21 milhões, segundo informação do site do governo.
A verba, destinada à melhoria da segurança pública estadual vem em boa hora, já que 123 obras estão em fase de planejamento, licitação e execução, com recursos do próprio governo. Nesse ano, segundo aponta o site da governadoria, cerca de 1,4 mil novos policiais serão efetivados nas polícias Civil e Militar.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Wantuir Jacini, ainda citou a aquisição de armamentos, viaturas, fardamentos, munições e a construção das cadeias lineares. Uma já funciona em Campo Grande e o funcionamento da outra, em Dourados, acontecerá ainda nesse semestre, de acordo com previsão descrita no portal do governo de MS.
2009-01-06 00:37:00
Hoje dia 6 de janeiro termina o prazo para confirmação de matrículas para alunos da rede e a partir do dia 10, iniciam-se as designações das escolas para novos alunos.
O processo de matricula é dividido em duas etapas. A primeira é para os alunos antigos, cuja confirmação de matrícula finda hoje. As matrículas desses alunos começaram em novembro.
A segunda etapa é para alunos novos. Esses alunos já realizaram a pré-matrícula digital em dezembro.
As designações para uma das escolas citadas na pré-matrícula será divulgada na Internet (www.sed.ms.gov.br) a partir do dia 10, com variações em cada município. Em seguida, iniciam-se as confirmações de matrícula.
2009-01-05 23:15:00
A falta de informação estimulou movimento extra nas agências da capital paulista no primeiro dia de funcionamento do novo sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que concede a aposentadoria em meia hora.
Em dia de agências lotadas – a demanda aumentou entre 19% e 20% nas agências da capital paulista, segundo a gerência regional de São Paulo – grande parte da demanda extra foi de pessoas que não tinham direito a requerer o benefício.
“A maior parte desse volume maior nas agências eram de interessados que ouviram falar que era só apresentar a identidade para se aposentar”, diz a gerente regional substituta para São Paulo do INSS, Lúcia Helena Paquier.
Segundo ela, a confusão maior ocorreu porque muitas pessoas foram atraídas pela divulgação em torno das facilidades do novo sistema. Depois de esperar pelo atendimento, saíram das agências sem conseguir o benefício porque não se adequavam ao perfil exigido. De acordo com o INSS, havia 480 agendamentos relacionados a pedidos de aposentadoria por idade nesta segunda-feira.
“Muitas pessoas nunca tiveram vínculo empregatício e vieram fazer o requerimento; eu mesma atendi uma pessoa sem o perfil que me falou que queria se cadastrar para a aposentadoria, porque o Lula falou”, diz.
Durante as cerca de quatro horas em que permaneceu em um dos postos de atendimento mais movimentadas da capital paulista, a reportagem do G1 encontrou cinco pessoas que estavam na fila mas não tinham direito à aposentadoria – na maioria, porque não tinham contribuído ao INSS.
É o caso de Ana Catarina Furlan, 60 anos, que tinha cerca de dois anos de trabalho comprovado em carteira e algumas contribuições ao INSS. Ela agendou o atendimento para esta segunda estimulada pelo filho Ricardo, 36 anos, assistente financeiro, que a levou à agência em busca de mais informações.
“Nós já íamos tentar a aposentadoria dela mesmo, de um jeito ou de outro. Mas eu vi a questão dos 30 minutos (prazo máximo para concessão da aposentadoria” e disse ‘por que não tentar?’”. Após aguardar quase uma hora na fila, eles receberam a notícia de que não tinham direito ao benefício.
“É uma pena, eu vi outras pessoas com o meu perfil que conseguiram” disse, ela, que foi recomendada a se candidatar no futuro ao amparo assistencial concedido pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) quando completar 65 anos de idade.
Caso semelhante foi o da trabalhadora Aparecida Felisardo Schimmak, 75 anos, que trabalhou por muitos anos em atividades autônomas como limpeza de casas de família e venda de papelão e latinhas que recolhia das ruas. Depois de entrar por volta das 10h30 na fila de distribuição das senhas de atendimento, ela só foi informada de que não atendia às exigências do perfil de aposentadoria mais de uma hora depois.
Depois de 20 minutos de atendimento, a educadora Hideco saiu aposentada. (Foto: Daigo Oliva/G1) Requisitos básicos
De acordo com a gerente regional substituta para São Paulo do INSS, Lúcia Helena Paquier, é importante que os interessados façam os seguintes questionamentos antes de solicitar o benefício:
– sou trabalhador com carteira assinada ou autônomo que contribui com o INSS?
– tenho 60 anos (mulheres) ou 65 anos (homens)?
– fiz pelo menos 180 contribuições para o INSS (por carnê ou carteira assinada)?
Se as respostas forem afirmativas, o interessado deve ligar para o número 135 e agendar o atendimento em um dos postos. "Não precisa de correria, o direito será garantido a quem tem o perfil", explica. Dúvidas adicionais também podem ser solucionadas pelo telefone.
A educadora Hideco Kawamura, fez 60 anos no dia 1 de janeiro e já aproveitou os primeiros dias de atendimento de 2009 para protocolar o pedido de aposentadoria. Ligou para o INSS pela manhã e conseguiu agendar o atendimento para o mesmo dia, horas mais tarde.
“Prontinho, você já está aposentada” ouviu a educadora cerca de 20 minutos após chegar ao guichê de atendimento do INSS. O atendimento, no entanto, começou com cerca de trinta minutos de atraso em relação ao agendamento. Ela não recebeu a carta que comprova a aposentadoria, que deve chegar em cerca de 15 dias até sua residência. "Com a virada do mês, os índices de correção estão sendo atualizados e o sistema não imprimiu", disse.
A educadora, que teve seu primeiro emprego em 1968, diz que achou o processo bem mais rápido do que imaginava. “No geral foi muito tranqüilo”, disse ela, que pretende a partir de agora continuar ativa em projetos sociais.
2009-01-05 22:01:00
Hoje, foi confirmado o segundo foco de ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul. Conforme a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a doença, que atinge as plantações soja, foi encontrada no município de Bandeirantes, a 74 quilômetros de Campo Grande.
O primeiro foco foi encontrado em dezembro do ano passado no extremo norte do Estado, em Chapadão do Sul. A Agência já orientou aos produtores, das áreas onde os focos foram encontrados, sobre como proceder no combate ao fungo.
A confirmação da doença põe em alerta não só os órgãos de defesa sanitária, mas também os sojicultores de todo o Estado. Na região sul, os agricultores já estão sofrendo as consequência da falta de chuva, que os obrigou a replantar a cultura em algumas áreas, e agora, com a ocorrência da ferrugem, os prejuízos pode aumentar ainda mais com o avanço da doença para as áreas replantadas.
“Para quem já esta com a safra em andamento, há duas vantagens: a planta adulta resiste melhor à doença e aos defensivos, e o produtor economiza na utilização de produtos químicos contra as pragas”, informa Glaucy Ortiz, gestora da área de defesa sanitária vegetal da Iagro.
A Agência alerta aos produtores que um atraso no controle da doença, depois de constatados os sintomas iniciais, pode acarretar em redução de produtividade.
Mais informações sobre controle de focos da ferrugem asiática da soja pelo telefone 0800 647 2788.
2009-01-05 21:04:00
O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dispõe do link Serviços ao eleitor, com informações úteis e de interesse para os eleitores brasileiros. O eleitor pode conferir no link específico a situação de seu título eleitoral. Neste caso, basta que digite os dados solicitados nos espaços apropriados.
Na página, o eleitor também pode obter on-line a Certidão de Quitação Eleitoral e a Certidão de Crimes Eleitorais. Nos Serviços, o interessado pode ainda acessar informações sobre Justificativa Eleitoral e Restituição de multas eleitorais.
Já o eleitor brasileiro residente no exterior tem acesso a esclarecimentos sobre votação, serviços eleitorais e informações sobre consulados e embaixadas brasileiras.
2009-01-05 20:39:00
Vilson Nascimento
A Polícia Militar de Amambai realizou a prisão, na tarde de sexta-feira (2) de um rapaz de 25 anos, acusado de participação em um assalto ocorrido no ano de 2004 no centro da cidade em Amambai.
Segundo a polícia, Geferson Cardoso Soares, atualmente residente na região da Vila Orlando Viol em Amambai, agindo em companhia de outros rapazes, teria tomado um veículo em assalto de um empresário nas proximidades do Banco do Brasil, no centro comercial da cidade. Por conta do crime o rapaz teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.
A prisão- De acordo com a PM, na madrugada de 31 de dezembro para 1 de janeiro, Geferson teria se envolvido em uma briga na praça central da cidade em Amambai, onde acabou sofrendo ferimentos no rosto.
Ele foi encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital Regional local onde recebeu atendimento médico e ao ser encaminhado para a sede da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai para ser lavrado o Boletim de Ocorrência contra seus agressores, os policiais descobriram, através do SIGO (Sistema Integrado de Gestão Operacional), que pesava em seu desfavor, um mandado de prisão expedido pela Justiça da Comarca de Amambai.
Diante da situação o rapaz recebeu voz de prisão e teria confirmado aos policiais que de fato participou do assalto no ano de 2004. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil local, posteriormente encaminhado para o Epam (Estabelecimento Penal de Amambai), onde passou à disposição da Justiça.
2009-01-05 20:18:00
Vilson Nascimento
Ao tomar pé sobre a contabilidade da Prefeitura, o prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini, contestou as declarações feitas pelo ex-prefeito Sérgio Barbosa durante o ato de transição do cargo, no dia 1 de janeiro, quando afirmou que havia deixado R$ 1 milhão de reais no caixa da Prefeitura à disposição da futura administração.
“Ao analisarmos a contabilidade levantamos que esse recurso não existe de fato. Na realidade recebemos a Prefeitura com R$ 2 milhões e 836 mil, mas temos empenhados e em restos a pagar deixado pela administração anterior um total de R$ 2 milhões e 714 mil”, disse o prefeito ao ressaltar que o que foi deixado, de fato em caixa pela administração anterior, foram R$ 122 mil reais, valor menor, segundo a atual administração, que o recebido em caixa por Sérgio Barbosa no início de sua gestão, em 2005, que teria sido R$ 200 mil reais.
2009-01-05 20:06:00
Vilson Nascimento
O Prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini (PR) anunciou, na tarde dessa segunda-feira (5) o nome do seu companheiro de partido, o ex-vereador de Amambai, Josmair Cardoso como o novo diretor do Detrat (Departamento de Trânsito e Transportes) de Amambai.
Em reunião com o novo diretor na tarde dessa segunda, logo após o anúncio da nomeação, Dirceu Lanzarini ressaltou que uma das primeiras ações a ser desenvolvida pelo novo diretor será a elaboração de um projeto para acabar com a “mão única” nas ruas Sete de Setembro e Rua da República, implantada pela gestão anterior que acabou desagradando motoristas e principalmente comerciantes que tem estabelecimento nas citadas ruas.
Outra ação atribuída pelo prefeito ao novo diretor é a implantação, com urgência, de sinalização no semáforo situado no cruzamento da Avenida Pedro Manvailler com a rua Marechal Floriano, no centro da cidade.
O sinal luminoso foi ativado no início do mês passado (dezembro) durante a gestão anterior, mas a Prefeitura não implantou o sistema de sinalização no local, o que está confundindo os motoristas sobre o destino obrigatório a ser seguido e provocando iminente risco de acidente.
2009-01-05 19:11:00
Briga de família terminou em morte na cidade de Itaquiraí. O ajudante de serviços gerais, Antônio da Curz, 32 anos, foi assassinado a tiros e o cunhado é o principal suspeito. O crime ocorreu às 9h30 de hoje, na Rua Beija Flor, Bairro Nova Esperança.
Segundo o site Sul News, o cunhado da vítima, Marcelo Nascimento Batista, 18 anos, é acusado de ter desferido dois tiros contra Cruz, atingido na cabeça e no peito. O motivo do desentendimento familiar seria uma motocicleta, que Cruz teria pego emprestado e não devolvido.
Batista chegou a registrar ocorrência de furto da moto e, quando se encontraram hoje de manhã, iniciaram uma discussão. Depois de atirar contra Cruz, o cunhado fugiu.
2009-01-05 18:05:00
Vilson Nascimento
O novo presidente da Câmara de Iguatemi, vereador Jesus Milane Santana assumiu o cargo na última quinta-feira (1) e já começou a trabalhar.
Mesmo estando em recesso parlamentar, nessa segunda-feira (5) o novo presidente, que na gestão passada ocupava a primeira secretaria da casa de leis, já esteve na Câmara onde despachou, recebeu vereadores e funcionários e atendeu a população.
Ao assumir o cargo o novo presidente destacou que fará uma gestão democrática, com a participação de todos os vereadores e voltada para o fortalecimento do Poder Legislativo local.
2009-01-05 17:06:00
Aprovados no último concurso da Polícia Civil devem ser convocados para Academia até o início de fevereiro, segundo informou o diretor-geral Jorge Razanauskas Neto.
De acordo com Razanauskas 350 pessoas serão convocadas para assumir os cargos de escrivão, investigador, perito oficial e perito papiloscopista, disponíveis em todo Estado.
Já as próximas fases do concurso para delegado substituto interrompido em novembro do ano deve ser defino ainda este mês. Segundo Razanauskas, o governo do Estado aguarda uma decisão da justiça no próximo dia 8 para definir como dará continuidade ao certame.
Em novembro, o governo do Estado suspendeu a prova de aptidão física para o cargo depois que eliminados no concurso recorreram na justiça alegando irregularidades nas provas.
2009-01-05 16:04:00
O delegado Jorge Razanauskas Neto assumiu hoje a função de diretor-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Ele tomou posse após decretos 4.630 e 4.631 que trouxeram, respectivamente, a exoneração – a pedido do então ocupante do cargo Fernando de Paula Lousada – e a nomeação do atual.
Lousada desempenhava a função desde 1º de janeiro de 2007. Razanauskas Neto era o diretor da Acadepol (Academia da Polícia Civil). Esta é a terceira vez que ele assume a direção da instituição. Começou sua carreira como dirigente como delegado em 1984.
2009-01-05 15:03:00
Apesar de ter informado o prazo de 19 de janeiro para a divulgação do resultado do vestibular de verão 2009, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) retificou a data e reforçou que tem até o dia 22 para divulgar a lista com os nomes dos aprovados. A matéria anterior já foi corrigida.
No processo de seleção realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, foram oferecidas 2.300 vagas, distribuídas em 54 cursos.
Ao todo, 14.284 candidatos se inscreveram no vestibular. As provas foram realizadas nas cidades de Campo Grande, Aquidauana, Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
2009-01-05 13:04:00
O juiz da Comarca de Navira, Eduardo Magrinelli Júnior, determinou para que a inauguração do novo prédio da Comarca de Naviraí seja realizada no dia 15 de janeiro, em solenidade agendada para 16h. A obra está sendo edificada na antiga sede da Polícia Militar, na rua Higino Gomes Duarte.
Magrinelli informou que para que posa haver a mudança do mobiliário e a instalação de terminais de computadores, redes de energia, adequação da internet e outros serviços, o Fórum ficará fecho no período correspondente entre 12 e 16 de janeiro, com o expediente e atendimento ao publico sendo normalizado no dia 19.
Na obra que está em fase de conclusão, o investimento é da ordem de R$ 2,2 milhões (com recursos do governo estadual) na obra de
A obra está sendo realizada pela empresa Itaocara Construções Civis, na parceria feita entre o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-MS) e a Prefeitura de Naviraí, que cedeu o terreno (com a autorização da Câmara Municipal) e deu a contrapartida de R$ 220 mil.
Segundo o presidente do TJ – João Carlos Brandes Garcia, além de Naviraí, serão construídos novos prédios para os fóruns das comarcas de Dourados, Rio Brilhante e Três Lagoas. O custo total das obras nos quatro municípios será de R$ 18 milhões. O Estado fica responsável por metade deste investimento. O restante, 40 por cento vai ser bancado pelo Tribunal de Justiça e 10 por cento por conta das prefeituras.
O novo Fórum da Comarca de Naviraí deve solucionar o problema da falta de espaço físico para o trabalho de juízes, serventuários da Justiça, juizes, promotores, defensores públicos e advogados, além de melhorar o atendimento ao cidadão, que hoje utiliza o prédio da praça Euclides Fabris, que deve ser cedido para a Prefeitura.
2009-01-05 12:10:00
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgará dia 19 de janeiro o resultado do Vestibular de Verão. Foram oferecidas no processo de seleção 2.300 vagas, distribuídas em 54 cursos.
Ao todo, 14.284 candidatos se inscreveram no vestibular. As provas foram aplicadas dia 31 de novembro e 1º de dezembro do ano passado, nas cidades de Campo Grande, Aquidauana, Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
2009-01-05 11:00:00
A partir de agora, o transporte de crianças, com até 10 anos de idade, deve obedecer as regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A norma estabelece que crianças com até 7 anos e meio devem ser transportadas, obrigatoriamente, no banco traseiro com equipamentos de retenção. Acima dessa idade é necessário o uso do cinto de segurança.
A nova resolução traz as seguintes exigências:
– As crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto ou conversível.”
– As crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão usar, o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha.”
-As crianças com idade entre quatro anos e sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”.
– As crianças de sete anos e meio a dez anos terão que usar o cinto de segurança do veículo.
É permitido exceder a capacidade de lotação, desde que as crianças tenham idade inferior a 10 anos. Em caso de veículos que só tem banco dianteiro há permissão para transporte de crianças, obedecendo-se o uso do dispositivo de retenção.
Ao longo do ano, serão feitas diversas campanhas educativas para orientar os motoristas. A fiscalização da lei será a partir de 2010. Quem descumprir as novas regras comete infração gravíssima, pode perder até 7 pontos na carteira além de multa no valor de R$ 191,54. O veículo também ficará apreendido até a regularização.
O uso dos dispositivos de retenção não será exigido para os veículos com peso bruto total superior a 3,5t, os de transporte coletivo, táxi e escolares.
2009-01-05 10:07:00
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferece 1.148 vagas para 21 cursos de Ensino Superior no Vestibular de Verão 2009. O prazo para entrega da inscrição termina na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro.
A taxa é de R$ 50,00 e os documentos para inscrição devem ser apresentados no Centro de Seleção da Universidade, localizado na rua João Rosa Góes, nº 1.919, Vila Progresso ou remetidos por A.R. ou Sedex com data de postagem até 10 de janeiro de 2009.
A documentação compreende a ficha de inscrição preenchida, impressa e assinada; cópias, em separado, do documento de identidade, sendo uma da frente e a outra do verso; uma fotografia 5x7cm; o preenchimento do perfil socioeconômico do candidato via web (www.ufgd.edu.br/vestibular ); e o comprovante de recolhimento da taxa de inscrição até 9 de janeiro ou termo de isenção. O boleto da taxa de inscrição e o Manual do Candidato com informações de cada curso também estão no portal eletrônico.
Para o Vestibular de Verão 2009, o Programa de Isenção da Taxa de Inscrição beneficiou 325 pessoas e a relação está publicada na última segunda-feira (22) no site da UFGD.
Entre as novidades desse ano estão nove cursos (Artes Cênicas, Biotecnologia, Economia, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia de Energia, Nutrição, Psicologia e Relações Internacionais) e a cota social que destina 25% das 1.148 vagas para estudantes que cursaram com aprovação a totalidade do Ensino Médio no Sistema de Ensino Público.
Por meio da cota social, cursos com 50 vagas como Medicina e Administração, que são respectivamente o primeiro e o terceiro mais concorridos, terão um índice de 12,5 vagas para alunos do Ensino Público. Nos 21 cursos, a possibilidade de preenchimento da cota social é de 287 pessoas.
O candidato que desejar concorrer às vagas do Sistema de Ingresso por Reservas de Vagas para Egresso do Ensino Público deverá assinalar sua opção no ato de inscrição no vestibular.
A confirmação da inscrição no Vestibular de Verão será feita pela sua distribuição nas salas, disponível no portal eletrônico da UFGD a partir de 16 de janeiro. As provas serão realizadas em 25 de janeiro simultaneamente em Dourados, Campo Grande, Corumbá, Naviraí e Três Lagoas.