10.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 9946

PRF apreendeu quase 39 toneladas de maconha em 2008

0

2009-01-07 10:44:00

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu quase 39 toneladas de maconha em 2008. Nos 12 meses do ano passado foram tirados de circulação, nas vias federais que cortam Mato Grosso do Sul, 38.848.688, toneladas da droga.

A quantidade é bem maior do que a registrada em 2007, quando foram apreendidos 11.618.17 toneladas do entorpecente, conforme dados da PRF.

No ano passado também foi apreendido mais haxixe e crack, em relação a 2007. Foram tirados de circulação há dois anos 7.683 esferas de haxixe, contra 109.664 em 2008. Já de crack foram 2,789 quilos em 2007 e 8,530 quilos no ano passado.

Em relação à cocaína, houve mais apreensões em 2007 do que em 2008. Segundo dados da PRF, foram recolhidos pelos policiais rodoviários federais 1.005.718 toneladas há dois anos e 869.689 quilos ano passado.

Eleição na Assomasul já começou; 1 chapa concorre

0

2009-01-07 10:26:00

Paulo Fernandes

Já teve início o processo eleitoral na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e o primeiro voto foi dado pelo prefeito de Ivinhema, Renato Câmara.  Apenas uma chapa, encabeçada pelo prefeito de Terenos, Beto Pereira (PMDB), está na disputa. A eleição acontece até às 17 horas.

Beto Pereira será o 20º presidente da Assomasul. Ele já foi 1º secretário da entidade que conta com os 78 prefeitos de Mato Grosso do Sul. O candidato também já votou.

O futuro prefeito da Assomasul será eleito com a ajuda do pai, o senador Valter Pereira (PMDB), que beneficiou municípios com emendas parlamentares.

A posse da diretoria eleita será no dia 16 de janeiro, às 19 horas, no Auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

A chapa União Municipalista contempla nove partidos. Além do PMDB, de Beto Pereira, ela conta com PT, PDT, PSDB, PTB, PR, PPS, PSB e DEM.

Confira a composição da chapa:

Presidente, Beto Pereira (PMDB), de Terenos;
1º Vice-presidente, João Carlos Lemes (PT), Bataguassu;
2º Vice-presidente, Ilca Domingos (PMDB), Nioaque;
Secretário-Geral, Ari Artuzi (PDT), de Dourados;
1º Secretário-Geral, Cláudio Valério, Anastácio;
2º Secretário-Geral, Eledir Barcelos (PT), Santa Rita do Pardo;
Tesoureiro Geral, Evandro Bazzo (PSDB);
1º Tesoureiro-Geral, Celso Vargas (PTB), Maracaju;
Diretoria de Relações Públicas, Arilson Targino (PSDB), Jateí;
Diretoria de Assuntos Municipalistas, Dirceu Lanzarini (PR); Amambai;
Diretoria de Patrimônio, Arlei da Silva Barbosa, Nova Alvorada do Sul;
Diretoria de Saúde, Cláudio Barcelos (PR), Tacuru;
Diretoria de Cultura, Marta Maria (PDT), Eldorado;
Diretoria Esportiva, Willian Douglas (PPS), Rio Verde.

Já o Conselho Fiscal ficou assim:
Mateus Palmas de Faria (PR), de Caarapó;
Juneir Marques (PSDB), Antônio João;
Darci Freire (PDT), Douradina,

Suplentes:Jesus Baird (PMDB), de Costa Rica; Neder Vedovato (PSB), de Miranda; e Carlos Augusto (DEM), Cassilândia.

IPVA: contribuinte que não recebeu boleto pode emitir guia

0

2009-01-07 09:47:00

 Os contribuintes  que não receberem o carnê para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2009 devem acessar o site www.sefaz.ms.gov.br   para emitir uma guia para pagamento. "Em caso de dúvida, o contribuinte pode procurar a Unidade de Outros Tributos, na Capital, ou as agências fazendárias, no interior do Estado”, explica o superintendente de Gestão da Informação (SGI) da Sefaz, André Luiz Cance.

De acordo com Cance, foram emitidos 18.600 carnês de IPVA referente a caminhões e ônibus; 221.924 de motos e ciclo motores e 283.221 automóveis e utilitários. As alíquotas para pagamento do tributo são 2,5% para veículos de passeio; 1,5% para caminhões, ônibus e microônibus e 2% para motocicletas, quadriciclos e triciclos. São isentos do imposto os veículos com mais de 15 anos de fabricação, no total de 260.154. 

No caso de discordância quanto aos valores fixados na tabela, a impugnação deve ser apresentada no prazo de 20 dias contados da data da ciência da notificação do lançamento do IPVA. No total, foram lançados mais de R$ 174,8 milhões em valores. “A expectativa é arrecadar R$ 150 milhões, considerando os descontos de 10% e a inadimplência, que gira em torno de 7%”, afirma Cance, lembrando que metade do valor do imposto fica para o Estado e a outra metade vai para o município onde o carro foi emplacado.                   

Pagamento – Até a data do vencimento, o pagamento do IPVA 2009 deve ser feito nos bancos credenciados, além de casas lotéricas, Correios, Agências Fazendárias ou na Unidade de Outros Tributos, em Campo Grande, e postos de arrecadação do Detran. Após o vencimento, o proprietário de veículo precisará procurar uma Agência Fazendária ou acessar o site da Sefaz para a emissão de um novo boleto.  

A cota única do IPVA 2009 com 10% de desconto vence no dia 30 de janeiro de 2009. Quem optar pelo pagamento em três vezes, a primeira parcela também vence em 30 de janeiro; a segunda em 27 de fevereiro e a terceira em 31 de março de 2009. O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 25,00, no caso de veículos de duas rodas (motocicletas) e R$ 50,00 para os demais veículos.

A Unidade de Outros Tributos fica localizada na rua João Pedro de Souza, 966 – Jardim Monte Líbano. Telefones para contato: 3389-7819/7820/7821.

Ferrugem asiática afeta soja plantada em MS

0

2009-01-07 09:15:00

O Brasil registra até agora 23 casos de ferrugem asiática da soja, sendo que mais da metade deles foram identificados em lavouras comerciais. Três dos casos afetam a agricultura sul-mato-grossense. Segundo o Consórcio Antiferrugem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 13 focos foram localizados em lavouras comerciais, 6 em unidades de alerta da Embrapa e empresas conveniadas e apenas 3 em soja voluntária.

Os casos de ferrugem só não são mais numerosos por causa do clima. Nas principais regiões produtoras, a estiagem tem evitado uma expansão mais rápida da doença.
No mesmo período do ano passado, por exemplo, 36 casos de ferrugem haviam sido identificados neste período do ano.

Outro fator que indica que o clima está contribuindo para o controle da doença é a localização dos focos. Das 22 identificações, 7 foram registradas em Rondônia, no município de Vilhena, região onde o clima quente e úmido favorece o desenvolvimento do fungo da ferrugem.

No Paraná e em Mato Grosso do Sul, onde a estiagem já prejudica o desenvolvimento das lavouras, foram identificados apenas 3 casos em cada Estado. O Estado de Goiás registra 4 focos, mesmo número já confirmado em Mato Grosso. Minas Gerais é o Estado com menos ocorrências até agora, apenas duas, ambas no município de Uberaba e em lavouras comerciais.

As condições climáticas se tornaram um pouco mais favoráveis à dispersão da doença em dezembro, associadas ao avanço da maturidade das plantas, principalmente no centro e Norte do País, explica o professor Emerson Del Ponte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entidade integrante do Consórcio Antiferrugem, em nota veiculada na site do Consórcio.

O maior acúmulo de precipitação (de 100 a 200 mm) no último período quinzenal (5 a 20 de dezembro) foi registrado nas regiões do centro do País, onde foram registrados 15 focos. No mesmo período do ano de 2007, havia maior acúmulo de precipitação na região Sul e conseqüentemente um maior número de focos, afirma Del Ponte.

Site do TSE informa situação do título eleitoral

0

2009-01-07 08:41:00

O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passa agora a informar ao eleitor a situação de seu título e disponibilizar Certidão de Quitação Eleitoral e Certidão de Crimes Eleitorais. Esses dados podem ser obtidos através do link Serviços na página do tribunal.

Nos Serviços, o interessado pode ainda acessar informações sobre Justificativa Eleitoral e Restituição de multas eleitorais. O brasileiro residente no exterior tem ainda acesso a esclarecimentos sobre votação, serviços eleitorais e informações sobre consulados e embaixadas brasileiras.

Alemão se suicida após sofrer perdas com a crise financeira

0

2009-01-07 08:05:00

O multimilionário alemão Adolf Merckle, um dos homens mais ricos da Alemanha e que passava por dificuldades financeiras, cometeu suicídio nesta segunda-feira, confirmou ontem sua família.

Merckle, 74, foi atropelado na segunda-feira por um trem por volta das 14h30 (de Brasília) perto de sua residência em Blaubeuren, no Estado alemão de Baden-Württemberg (sudoeste), informou o jornal "Die Welt".

"A situação de crise econômica de suas empresas causada pela crise financeira e a incerteza somada a ela nas últimas semanas, assim como a impotência de não poder agir, derrubaram o apaixonado empresário e acabaram com sua vida", disse a família em comunicado.
Merckle era o proprietário majoritário da construtora HeidelbergCement, do produtor de medicamentos genéricos Ratiopharm e da farmacêutica Phoenix.

No final de outubro do ano passado, Merckle perdeu até um bilhão de euros com investimentos especulativos nas ações da fabricante automobilística Volkswagen, segundo a imprensa.

As perdas não se limitavam ao patrimônio privado de Merckle, mas tinham gerado problemas de liquidez em suas empresas, que têm dívidas financeiras de 16 bilhões de euros, com um faturamento de 30 bilhões de euros e 100 mil empregados, de acordo com a imprensa.
Poucos dias atrás Merckle tinha recebido ajuda de vários bancos para estabilizar seu império empresarial.

A Promotoria de Ulm explicou que Merckle morreu em um acidente de trem em uma localidade próxima à sua cidade de origem Blaubeuren, confirmou a imprensa local. O empresário saiu ao meio-dia de casa e não voltou, pelo que os familiares denunciaram seu desaparecimento.

Projeto Modelo leva jovens para o “Menina Fantástica”

0

2009-01-07 07:21:00

Vilson Nascimento

Um grupo de 18 garotas aspirantes a modelos, a maior parte da região sul do Estado, em Mato Grosso do Sul, embarcaram nessa quinta-feira (8) para São Paulo para participar de uma das etapas do concurso para a escola da “Menina Fantástica”, promovido pelo programa “Fantástico” da Rede Globo em parceria com a Agência Mega.

As sul-mato-grossenses, entre elas uma representante de Amambai e três da cidade de Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai, participarão do evento na capital paulista sob coordenação do “Projeto Modelo” de Amambai, criando e dirigido pela promotora de eventos Edenir Vaz, que ao longo de cerca de dez edições, formou mais de 800 modelos e projetou Amambai e Estado de Mato Grosso do Sul no cenário nacional e internacional da moda, apontando revelações para o mundo fashion, conquistando diversos títulos de misses, infantil, juvenil e adulto, e projetando a cidade e o Estado através de especiais para a televisão.     

Segundo Edenir Vaz, que acompanhará pessoalmente a caravana do Estado para a capital paulista para participar da etapa do concurso, o evento acontecerá neste sábado (10) no Ginásio do Pacaembu com a participação de aproximadamente 1.500 candidatas.

De acordo com a direção do Menina Fantástica, que está sendo coordenado pela agência de modelos “Mega” uma das maiores do País, em parceria do a produção do Fantástico, podem participar do concurso garotas que não seja modelo profissional (entende-se por modelo profissional a modelo já agenciada), com idade entre 15 e 24 anos e residente em território nacional.

Veja as representantes de Mato Grosso do Sul no concurso nacional

Mayara  Rodrigues Alves – Ponta Porã
Luana de Oliveira –Mundo Novo
Juliana Escobar Resende – Camapuã
Ingrid K. Ramos Leite – Ponta Porã
Rosane Gabriela  – Nova Andradina
Fabiana de Souza Winder – Aral Moreira
Lidiane Ale Aquino – Aral Moreira
Vivian Taiane da Silva – Dourados
Ana Gabriela Ferreira Felipe – Dourados
Claiciane Nunes dos Santos – Aral Moreira
Vanessa Ferreira Nascimento – Dourados
Bruna Maria G. Kroemer – Iguatemi
Hellen Portilho –Porto Murtinho
Kellen Talita Barros – Maracajú
Kátia Lúcia M. Talon – Naviraí
Chaiane Mader – Dourados
Juliana Frozi
Luana Silva-  Amambai

Matéria atualizada às 6h30 dessa sexta, dia 9

Sorteio da Mega-Sena deve pagar R$ 2 milhões hoje

0

2009-01-07 07:00:00

O segundo concurso da Mega-Sena de 2009, de número 1.037, deve pagar R$ 2 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. O sorteio acontece na noite de hoje, quarta-feira (7). N

o último sábado (3), um apostador de São João Del Rei (MG) levou sozinho o prêmio de R$ 45 milhões do concurso 1.036 da loteria. Os números sorteados em Nova Andradina (MS) foram 10 – 27 – 36 – 39 – 41 – 52. Ontem (5), o ganhador, que fez oito apostas, passou para retirar o prêmio.

Se o montante que ele ganhou fosse aplicado na poupança, somente em rendimentos, ele receberia R$ 315 mil por mês.

Sol entre nuvens e temperatura alta nesta quarta

0

2009-01-07 06:33:00

Nesta quarta-feira o tempo em boa parte de Mato Grosso do Sul permanece com sol entre nuvens. A temperatura registra elevação com máxima de 36º e mínima de 15º.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 7 de janeiro

0

2009-01-07 06:24:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Segurança emocional. Em casa, assim como na sua vida amorosa, você reage com paciência a qualquer atrito, e no trabalho, deixa de se confrontar à toa com quem não devia. Vai se comportar como um centro de referência e força, um guia querido, firme e amoroso.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Você está mais emotivo e dever se aproximar de pessoas amigas e afetuosas. As questões profissionais pode estar requerendo sua atenção, mas esse não é o momento mais indicado para resolvê-las. Dilua-se entre as pessoas e guarde sempre um tempo para se divertir.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Este período está trazendo um encanto original para a sua personalidade, o que vai favorecer suas relações sociais em geral. Você está com um alto sentido de cooperação e união. As amizades estão em alta: período favorável para fazer bons amigos ou curtir os antigos.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Momento de bem estar, em que você tem a impressão de que todos os chatos lhe abandonaram. Temporariamente. Poderá agir no seu ritmo e da maneira que gosta. Algum problema desagradável que estava lhe preocupando ultimamente sumirá dos seus pensamentos.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Dia desfavorável para as comunicações, principalmente se você se deixar levar por sentimentos fatalistas que geram desânimo e preguiça. Se você tiver a impressão que todos os dias são iguais está na hora de perceber que é o seu olhar que faz com que eles sejam diferentes.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Neste período, surgirão pessoas preciosas na sua vida. Melhoria nos relacionamentos afetivos. Procure relacionar-se de fato intimamente; não deixe a conveniência travar o seu desejo. Não se dê ao luxo de perder algum relacionamento importante por falta de iniciativa.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Você poderá se sentir ansioso em relação à realização de seus planos e projetos. Tudo tem um tempo certo para acontecer e não adianta invocar poderes invisíveis para obrigar o que você quer a acontecer já. Tudo chegará na hora certa, ainda mais depois de toda a sua dedicação.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Hoje você está certo que tem razão. Sua veemência pode lhe causar alguns problemas, principalmente na vida social. Você pode facilmente perder a paciência com os arrogantes ou os prepotentes em geral. Só que poderá fazer isso sem graça nenhuma e na hora errada.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Você está mais agitado; portanto, cuidado com os excessos. Quando estiver se divertindo, então, não vai querer parar nunca. Assim se adquire quilos a mais e se encontra encrenca nos relacionamentos amorosos. Se vacilar, compense com um período de austeridade.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Marte no seu signo traz um período de maior vigor físico; excelente presságio para os capricornianos que estão doentes, pois o organismo está com grandes poderes de recuperação. Vitória ou possibilidade de acordo favorável em qualquer disputa ou combate.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Vênus transitando pelo seu setor de riqueza está atraindo sua atenção para as finanças. Realize seus sonhos: você muitas vezes não faz as coisas porque acha que vai ser muito difícil. Sua teimosia tende a aumentar as dificuldades. Na prática, você verá que não é bem assim.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Neste momento, você vê tudo com mais clareza. Apesar disso, pode faltar um pouco de segurança na hora de tomar decisões. Você sabe exatamente o que fazer, mas pode recuar por ter medo de ser criticado ou de ferir a suscetibilidade alheia. Faça o que tem que ser feito.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farmácia do Edson

0

2009-01-07 06:09:00

Prefeitos elegem nova diretoria da Assomasul hoje

0

2009-01-07 03:05:00

Hoje (7) acontece a eleição da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) , em Campo Grande, das 8h às 17h. Prefeitos do Estado decidirão quem irá conduzir os destinos da entidade nos próximos dois anos de mandato.

O prefeito de Terenos, Beto Pereira (PMDB), registrou ontem a chapa “União Municipalista”, pela qual deve ser eleito presidente da associação, que congrega os 78 prefeitos sul-mato-grossenses.

Ao registrar a chapa, Beto destacou a importância da participação de todos os partidos na composição da futura diretoria. Segundo ele, “ela irá fortalecer o municipalismo”.

Durante as articulações visando a consolidação da chapa de consenso, que acabaram recuando da disputa o prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug (PMDB), o peemedebista disse que teve o cuidado de contemplar todas as correntes partidárias para o fortalecimento do maior objetivo da Assomasul, que é lutar pelo municipalismo ao lado da CNM (Confederação Nacional de Municípios).

A chapa União Municipalista é totalmente pluripartidária e reúne em sua aliança prefeitos como João Carlos Lemes (PT), Bataguassu, na 1ª Vice-Presidência; Ilca Domingos (PMDB), Nioaque, na 2ª Vice-Presidência; Ari Artuzi (PDT), Dourados, na vaga de Secretário Geral, bem como Celso Vargas (PTB), Maracaju, na 1ª Tesouraria.

Já o Conselho Fiscal é formado pelos prefeitos Mateus Palmas de Faria (PR), de Caarapó; Juneir Marques (PSDB), de Antônio João e Darci Freire (PDT), de Douradina.

Incluindo o Conselho Fiscal, a diretoria da Assomasul é composta por 20 cargos, que tem a participação de três prefeitos e seus suplentes.

Câmara de Tacuru tem dois indígenas na mesa diretora

0

2009-01-07 01:00:00

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal de Tacuru será a única do Estado em Mato Grosso do Sul a contar com dois vereadores indígenas compondo a mesa diretora durante o biênio 2009/1010.

Os guarani-kaiowá ocupam a presidência e a 2ª secretaria da casa de leis, o que significa, segundo o novo presidente da casa,  vereador reeleito Ezaul Martins, residente na Aldeia Sassoró, um grande avanço para a população indígena do município e de toda a região.

O outro guarani-kaiowá que irá compor a mesa diretora da casa durante o próximo biênio será o professor Alfredo Garay, que reside na Aldeia Jaguapiré.

Os dois vereadores foram eleitos para compor a mesa diretora da Câmara local ao lado dos vereadores, Paulo Mello (vice-presidente) e Anderson Marques (1º secretário) e já estão atuando frente ao Poder Legislativo local.

Além de Tacuru somente o município de Japorã, no extremo sul do Estado, elegeu dois vereadores indígenas para a legislatura 2009/2012, em toda a região conesul do Estado.

Os vereadores, Daniel Cáceres e Assunção Samaniego, ambos residentes na Aldeia Porto Lindo, situada a cerca de 30 quilômetros da sede do município, são da etnia guarani-ñhandeva.

Via Láctea é maior do que se pensava, dizem astrônomos

0

2009-01-07 00:26:00

Cientistas americanos descobriram que a Via Láctea pesa 50% a mais do que era estimado antes e gira em torno de seu próprio exio a 965.600 km/h, quase 161.000 km/h mais rápido do que se considerava anteriormente.

A equipe, formada por pesquisadores do Observatório Nacional de Rádio e Astronomia dos EUA e do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, apresentou nesta segunda-feira (5) os resultados de sua pesquisa em reunião da Sociedade Americana de Astronomia em Long Beach, na Califórnia.

Eles explicam que, por ser mais veloz e pesada, a galáxia tem maior força gravitacional, o que significa que são maiores as possibilidades de ela colidir com a galáxia de Andrômeda, ou com outras, menores e mais próximas.

"Acabou a ideia de a Via Láctea como irmã menor de Andrômeda em nosso grupo local", afirmou o cientista Mark Reid, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

O fato de as observações científicas terem sido feitas de o interior da galáxia dificulta as medições e o estudo de sua estrutura, algo mais simples para o restante de galáxias, das quais se pode obter uma imagem geral.

Até agora, o valor das magnitudes da Via Láctea era calculado por medições indiretas. No entanto, os radiotelescópios VLBA da Fundação de Ciência Nacional dos EUA registram imagens de alta qualidade e medidas diretas de distâncias e movimentos que não dependem de outras propriedades, como o brilho.

Nas imagens da galáxia captadas pelos radiotelescópios, os cientistas localizaram regiões de intensa formação de estrelas nas quais moléculas gasosas aumentam as emissões de rádio.

Essas áreas servem como marcas brilhantes para o radiotelescópio, o que permitiu determinar os movimentos tridimensionais dessas regiões, que, em sua maioria, seguem um caminho circular, na medida em que se movimentam pela galáxia, mas elíptico e a uma velocidade inferior às das demais regiões.

Os pesquisadores atribuem estes movimentos às ondas expansivas de densidade espiral, que tomam gás de uma órbita circular, o comprimem para formar estrelas e originam uma nova órbita elíptica.

Esses processos, segundo explicam os cientistas, contribuem para reforçar a estrutura espiral da Via Láctea.

A equipe sugere ainda que a galáxia tem quatro, e não dois braços, de gás e pó em espiral, nos quais se formam estrelas.

Registrado assaltos em Japorã e Sete Quedas

0

2009-01-06 23:23:00

Uma empresa revendedora de gás foi assaltada em Sete Quedas. A ção dos marginais ocorreu por volta de 6h de ontem. A Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência.

No depósito de Gás, no centro da cidade, a vítima A.C.M.S. (29 anos) relatou que alguém ligou no estabelecimento comercial pedindo a entrega de um botijão e que ao retirar a moto para fazer a entrega, acabou sendo rendido por um indivíduo, que estva utilizando um capacete fechado e estava armado com um revólver de calibre não identificado.

De acordo com o homem de 29 anos, os ladrõe ordenaram para que abrisse o cofre da empresa. O autor prendeu a vítima no banheiro e levou do cofre aproximadamente, algo entre R$ 10 mil e R$ 12 mil, entre cheques e moeda corrente (dinheiro em espécie).

O asalante fugiu do local e tomou rumo ignorado.

JAPORÃ- Em Japorã, ontem, por volta de 17h30, compareceu na unidade militar daquela cidade a vítima Ivania da Silva Vitro (23 anos), que estava se queixando de que fora almoçar em um sítio de seus parentes, juntamente com o marido e que ao retornar para casa, por volta de meio-dia, notou que uma das janelas de sua residência havia sido arrombada e ao adentrar, notou a casa toda revirada.

A vítima notou que fora subtraída a quantia de aproximadamente R$ 90, em espécie, uma carteira, três calças jeans femininas, novas; uma) blusa da cor vermelha e um vidro de perfumes “Acordes”.

Diante dos relatos, foi confeccionado o Boletim de Ocorrência e houve o encaminhamento para a Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo.

Índio é encontrado morto na Limão Verde em Amambai

0

2009-01-06 23:12:00

Hoje, o índio Izabel Teixeira, 21 anos, foi encontrado morto com um corte no pescoço na aldeia Limão Verde, situada na rodovia MS-156, perto de Amambai. Segundo informações policiais, o índio estava seminu.

Por volta das 18 horas, lideranças indígenas da aldeia comunicaram a polícia sobre o ocorrido e disseram que o índio estava caído na vegetação. Após ronda pelo local foi encontrado o corpo.

A Polícia diz que o corte foi provocado por facão e que, embora registrado com o nome Izabel, a vítima é do sexo masculino.

As causas de sua morte ainda estão desvendadas pela polícia.

Filha de Lula vira secretária em governo de oposição ao PT

0

2009-01-06 22:43:00

Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é a nova secretária de Ação Social do município de São José, região metropolitana de Florianópolis.
 
Ela assumiu o cargo no dia 2 de janeiro e licenciou-se do PT, que na cidade faz oposição ao prefeito Djalma Berger (PSB). O afastamento, diz, é temporário – será apenas enquanto fizer parte da administração municipal.

“Recebo um monte de petistas aqui, ‘Lurian, você precisa de alguma coisa, Lurian, quer que eu te oriente?’. A minha relação com o PT continua a mesma, cada vez melhor. Não rompi com o partido”, afirma.

A filha de Lula, que assumiu um cargo público pela primeira vez, diz que o parentesco não irá influenciar sua gestão.
 
“Tenho meus méritos, então não posso me subestimar de achar que estou aqui só porque sou filha do Lula. As portas que eu conseguir abrir no governo federal não vai ser só porque eu sou filha do Lula, vai ser porque tenho uma boa relação com as pessoas, consigo me dar bem com todo mundo, inclusive com os opositores”, diz.

Ela ressalta que “está” filha do presidente, cujo mandato termina em 2010. “Acho que o Patrus (Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) vai atender a um pedido meu como ele vai atender ao de qualquer secretário municipal de ação social. Quando tiver que dizer sim, ele vai dizer sim, quando tiver que dizer não, ele vai dizer não.”

Lurian conta que, em 2003, foi voluntária em uma ong que divulgava projetos do Conselho de Segurança Alimentar. "Durou sete meses, aí fui seguir minha vida de jornalista", diz. Ela e Djalma Berger se conheceram há alguns anos por meio do marido de Lurian, que trabalha com uma deputada estadual do PT.
 
O prefeito diz acreditar que ela terá um “patrulhamento” maior por ser filha do presidente. “Ao mesmo tempo em que ela provavelmente vai ter facilidades de relacionamento, de encaminhamento de ações junto ao governo federal, também vai ser uma pessoa que vai ter um patrulhamento bastante intenso”, afirma.

Lurian já foi candidata a vereadora. Disputou uma vaga na Câmara Municipal de São Bernardo em 1996. "Peguei a terceira suplência, tinha 21 anos, meu pai não era presidente, não tinha dinheiro pra fazer campanha, andava a pé, tive 1.600 votos."
 
Segundo ela, suas pretensões políticas acabaram aí. "Meu negócio são bastidores. Ser secretária é um trabalho de bastidor. Estou no bastidor ajudando o Djalma, ajudando o município", diz.
 
Uma das primeiras ações da secretaria de Ação Social será a implantação do “cartão cidadão”, um programa para substituir as cestas básicas distribuídas para a população.

MS terá R$ 33 milhões para obras em 31 municípios

0

2009-01-06 22:03:00

Mato Grosso do Sul terá R$ 33,6 milhões em recursos extra-orçamentários para investimentos em 31 municípios, conforme anunciou o senador Delcídio do Amaral (PT) em entrevista ao programa Noticidade. Conforme o senador, ao todo, são R$ 28, 8 milhões já empenhados pelos Ministérios do Turismo, Cidade, Integração e Esportes para realizar inúmeras obras, como a cobertura de 30 quadras poli-esportivas em 28 munícipios, pavimentação e drenagem de várias ruas em Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Porto Murtinho, Anastácio e Jardim, e a execução da terceira etapa da Via Morena, em Campo Grande.

Outros R$ 4,8 milhões também estão garantidos e vão ser confirmados no decorrer de janeiro. São R$ 4,5 milhões para infra-estrutura em Dourados e R$ 300 mil para o carnaval de Corumbá.

Na entrevista Delcídio assegurou que o presidente Lula é hoje o principal aliado do governador André Puccinelli. “Levantamento feito pela minha equipe junto ao SIAFI (Sistema de Administração Financeira do Governo Federal) revela que, ao longo de 2008, o governo empenhou pelo menos R$ 237 milhões para Mato Grosso do Sul. Isso, sem contar os repasses constitucionais obrigatórios feitos para a Saúde e a Educação.

Só em dezembro foram R$ 90 milhões para obras em rodovias, saneamento e a construção de uma penitenciária feminina, entre outras. Tem recurso também para habitação, turismo e a agricultura, que vai ser beneficiada com a compra de várias patrulhas mecanizadas.

Como ocorre no nosso mandato em relação às prefeituras, o presidente Lula ajuda aos estados independente do partido político ao qual está filiado o governador.Nós sempre colocamos os interesses da população acima das disputas políticas”, ressaltou.

Indígena é flagrado com caixa de cachaça em Caarapó

0

2009-01-06 21:00:00

O indígena Valter Vera, 43 anos, foi flagrado com uma caixa de cachaça na aldeia Tey Kue, em Caarapó, município distante 273 quilômetros de Campo Grande. O produto foi apreendido às 12h40 de hoje, quando o capitão acionou a PM (Polícia Militar).

Segundo a Polícia, Vera tem um comércio na aldeia, onde é proibida a comercialização de bebidas alcoólicas. O capitão Zenildo Isnade, 31 anos, ao ver as bebidas, pediu à Polícia que fosse ao local apreender as mercadorias.

Em operação feita no início da tarde, os policiais encontraram a caixa de cachaça, que continha 24 garrafas de 200 mililitros. Vera foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil, onde prestou depoimento acerca do caso.

Ele nega que os produtos seriam vendidos. Conforme a Polícia ele disse: “Eu bebo muito mesmo”.

Vera assinou TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e foi liberado. A Polícia Civil irá investigar quem forneceu a bebida ao indígena, situação que contraria a lei.

MS vai bem nas finanças mas é reprovado em investimentos

0

2009-01-06 20:58:00

Dez anos depois de fechada a renegociação de dívidas dos estados, com a implantação do Programa de Ajuste Fiscal, Mato Grosso do Sul tem finanças consideradas em ordem, mas baixa capacidade de investimentos.


O custo com pessoal subiu. O índice que em 2002 comprometia 34,97% da Receita Corrente Líquida, em 2006 passou a representar 43,55%, último ano do governo Zeca do PT. Nesse período, o Estado apresentou o 5º maior índice de crescimento nesse tipo de gasto no País.


O montante também beira o máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece relação despesa de pessoal/RCL em no máximo 49%.


Essas comparações são alguns dos pontos levantados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na pesquisa "Divída dos Estados Dez Anos Depois”, realizada para avaliar a evolução da situação financeira dos estados brasileiros depois da renegociação da dívida em 96 com o governo federal, decisão tomada mediante a aprovação de um Programa de Ajuste Fiscal com metas periodicamente reavaliadas.


Os percentuais mais recentes não integram o estudo, mas conforme dados da Secretária de Fazenda, em 2007 o índice de gastos com pessoal caiu para cerca de 37%.


Mesmo assim, os valores ainda correm no sentido inverso ao dos investimentos reais do governo estadual, que fechou em 15% em 2006, menor ainda que a média nacional de 17%. Em 2007, da receita tributária de R$ 3.8 bilhões, pouco mais de 171 milhões foram considerados investimentos.


‘Uma possível maneira de contribuir para a elevação do nível de investimentos dos estados é a exigência de contrapartidas estaduais para fazer face a repasses de recursos federais para investimentos nos estados. O PAC, implantado recentemente pelo governo federal, tem usado este expediente”, lembra o Ipea.


O estudo também reforça que o Plano Real extinguiu as receitas inflacionárias que fluíam a favor do setor público, em particular, a favor dos estados. Diante da nova realidade, veio também a necessidade de renegociação das dívidas, mas antigos hábitos de tempos de inflação elevada permaneceram e “os estados continuaram a expandir despesas,” avalia o relatório divulgado nesta terça-feira pelo Ipea.


Dinheiro em caixa – De 95 até 2006, o ponto avaliado como positivo foi o aumento na receita tributária, acima da média do País, com ganho real de 8,89%. Em 2005 eram R$ 2,7 bilhões, em 2006 passou para R$ 3.2 bilhões e em 2007 alcançou os R$ 3.8 bilhões.

Esse total se refere a dois tributos específicos – ICMS e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).


A diferença entre o que se arrecada e se gasta também melhorou, há 10 anos foi de R$ 216,25 milhões, e segundo a pesquisa fechou 2006 com saldo positivo de R$ 228,38 milhões.


O Ipea ressalta que muitos estado justificam a impossibilidade de maior investimentos por conta dos custos de pagamento da dívida. “Mas este é o custo de investimentos financiados por endividamento em excesso no passado”, alerta o Instituto.


Em agosto do ano passado a dívida com a União era de R$ 5,95 bilhões. Em 1998, Mato Grosso do Sul pagou 130,9 milhões à União referentes a dívida; em 2001 o compromisso subiu para R$ 170 milhões e em 2002 o valor destinado já era de R$ 320 milhões. Em 2007, só em juros da dívida o Estado repassou R$ 150 milhões e outros $ 400 milhões de amortização, no total de R$ 550 milhões.