10.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 9945

Só 40% dos alunos renovação da matrícula no Estado

0

2009-01-07 22:35:00

Pais ou responsáveis e alunos têm até o dia 09 para renovarem a matrícula dos alunos da rede estadual de ensino, em Campo Grande. No interior, a data é até amanhã (08). A renovação, que estava prevista para ser até segunda-feira (05), foi prorrogada devido a manutenção do Sistema Informatizado da Matrícula e da Gestão de Dados Escolares (GDE). A renovação dever ser feita na própria escola.

A inscrição para alunos novos prossegue até o dia 09 de janeiro, próxima sexta-feira. A matrícula digital foi implantada em 10 municípios do Estado. Segundo a SED, a matrícula on-line facilita os alunos na escolha da escola, utiliza critérios uniformes e oferece informações para o planejamento da rede, evitando que pais e alunos tenham que percorrer escolas em busca de vagas. A rede estadual de ensino está oferecendo vagas para o ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.

O processo é dividido em duas etapas: para alunos da rede estadual de ensino, foi feita a confirmação de permanência na escola, que permitiu à Secretaria de Educação saber quantas vagas seriam disponibilizadas e a renovação, onde o aluno só fará a renovação da matrícula se estiver confirmada sua permanência.

A segunda etapa é para novas matrículas. O aluno interessado em estudar na rede estadual de ensino preencherá um cadastro para concorrer a uma vaga. O aluno deve acessar, dentro dos prazos, os endereços eletrônicos www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br , de qualquer computador conectado a internet seja em casa, na escola, no núcleo de tecnologia educacional sediado no município ou nas centrais dos municípios. O acesso levará ao programa Matrícula Digital.

Cadastros incorretos levam ao cancelamento da inscrição, o candidato com mais de uma inscrição prevalecerá a mais recente. Alunos com necessidades educacionais especiais deverão identificá-las para garantir a prioridade de vaga. A designação acontecerá em dois momentos para a escola selecionada caso ela tenha vagas. Fique atento ao cronograma de seu município.

Record exibe "Turistas", filme com suposta ofensa ao Brasil

0

2009-01-07 21:48:00

A Rede Record exibe nesta quarta-feira às 23h15 o filme "Turistas" (2006), dirigido por John Stockwell, que rendeu polêmica no Brasil e teve, na época, diversos chamados de boicote na internet.

"Turistas", que traz no elenco Josh Duhamel –o ator é o noivo da cantora Fergie–, mostra estrangeiros que vem ao Brasil, acabam conhecendo outros em um acidente, mas terminam em uma praia paradisíaca.

No entanto, após uma festa, eles percebem que foram roubados. Um adolescente brasileiro oferece uma casa na qual eles podem ficar, mas fatos estranhos passam a acontecer.

"Turistas" foi criticado por vários deslizes como colocar selvas ao lado de metrópoles, e também por utilizar fatos reais, como ataques do PCC, para fazer publicidade do longa nos Estados Unidos.

O filme também foi acusado de desumanizar os brasileiros da trama e colocar cariocas que falam espanhol.

Duhamel chegou na época a pedir desculpa ao governo e aos brasileiros durante um programa de TV nos EUA, segundo reportagem da época da Folha de S.Paulo.

"Turistas"
Quando: hoje, às 23h15
Onde: Rede Record
Classificação indicativa: recomendado para maiores de 18 anos

Defesa Civil alerta para chuva forte em 13 estados

0

2009-01-07 20:23:00

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional divulgou, há pouco, alertas de chuva forte hoje e amanhã (7 e 8) em 13 estados: Goiás, Mato Grosso, Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amazonas e Tocantins.

Segundo a Sedec, em Goiás e Mato Grosso, a presença de áreas de instabilidade provoca hoje pancadas de chuva, que, em alguns momentos, poderão ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 50 quilômetros horários, especialmente no norte dos dois estados. Em Mato Grosso, o alerta é válido até amanhã.

Nos dois dias, áreas de instabilidade tropicais permanecem ativas sobre o centro-sul do Piauí e centro-sul do Maranhão, mantendo as condições de pancadas de chuva. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente no centro, sul e oeste do Piauí.

Na Região Sudeste, a presença de áreas instabilidade, associadas à presença de uma frente fria, forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva hoje e amanhã em boa parte da Bahia. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente no sul e oeste da Bahia.

Para Minas Gerais, persiste o alerta de que, em alguns momentos, as pancadas de chuva nesse período poderão ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 50 quilômetros horários, especialmente no centro-norte do estado. Também no Espírito Santo o tempo permanece instável e poderão ocorrer chuvas fortes e acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 50 quilômetros horários.

No Acre, em Rondônia e Roraima, e no Pará, Amazonas e Tocantins, áreas de instabilidade tropical mantêm as condições de pancadas de chuva, que poderão ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no centro-oeste paraense.

Os alerta preventivos emitidos hoje foram baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetc) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Trabalhador poderá vender férias sem pagar Imposto de Renda

0

2009-01-07 19:33:00

A venda de dez dias de férias pelo trabalhador está isenta do recolhimento de Imposto de Renda na fonte. A polêmica que vinha se estendendo há vários anos, foi alvo de um esclarecimento da Receita Federal, publicada no "Diário Oficial" da União de ontem.

Apesar de decisões favoráveis ao trabalhador no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e de a Procuradoria Geral de Fazenda já ter desistido de recorrer de ações na Justiça sobre o assunto, muitos trabalhadores ainda vinham tendo o IR descontado.

Pela legislação, o trabalhador tem o direito de vender para a empresa 10 dos seus 30 dias de férias. Mas tributação desses valores era alvo de uma polêmica.

Uma súmula do STJ (Superior Tribunal de Justiça) estabeleceu que a venda das férias corresponde a um abono indenizatório e, portanto, não caberia a cobrança do imposto. O tribunal julga procedente esse tipo de ação desde 1993 e entende que, por se tratar de verba indenizatória, e não de caráter de acréscimo patrimonial, o dinheiro não pode ser tributado como renda.

O entendimento anterior da Receita era de que não há lei específica que isente as férias vendidas ou pagas em forma de indenização. Por isso, o órgão mantinha a tributação.

Apesar da decisão, os trabalhadores devem ficar atentos ao holerite, pois o pagamento das férias vendidas deve vir especificado como isento de tributação.

Abertas inscrições para 21 novos cursos profissionalizantes

0

2009-01-07 18:37:00

Estão abertas as inscrições para 21 novos cursos profissionalizantes nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. As vagas são limitadas e os interessados devem procurar a própria escola. Os cursos atenderão a uma demanda que existe na formação dos professores, segundo a secretária de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa.


“Estamos abrindo os cursos onde existe demanda, atendendo o arranjo produtivo local e preparando os professores para oferecerem um ensino de qualidade” afirmou Nilene.


Segundo assessoria do governo, um dos cursos que tem tido maior procura é o normal médio para professores dos Centros de Educação Infantil (CEIs).


Confira os locais e os cursos técnicos de nível médio que serão oferecidos a partir de fevereiro de 2009:


Amambaí Local: EE Cel. Felipe de Brum – R. Duque de Caxias, 1.407, Centro
Curso de Informática (Integrado)


Bela Vista
Local: EE Castelo Branco – R. Duque de Caxias, 377, Centro
Curso: Informática (Integrado)


Caarapó
Local: EE Cleuza Aparecida Vargas Galhardo – R. Marciliano Maciel, 475, Vila Jary Curso:
Açúcar e Álcool (Concomitante)


Campo Grande
Local: EE Arlindo de Andrade Gomes – Av. Júlio de Castilho, 1360, Bairro Santo Amaro
Cursos: Redes de Computadores e Informática (Integrado)
Local: Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima – R. Antonio da Silva Vendas, 115, Bairro Miguel Couto
Cursos: Cozinha, Hospedagem, Eletrotécnica (Concomitante e Subseqüente), Eletrônica Eventos (Proeja)
Local: EE. Maria Elisa Bocaiúva, R. Comandante Cyro Araujo, 412, B. Cruzeiro
Cursos: Normal Médio (Integrado e Concomitante/Subseqüente)
Local: EE Professor Sílvio de Oliveira Santos, R. Pedro Soares de Souza, 154 – Conj. Aero Rancho
Cursos: Normal Médio (Integrado e Concomitante/Subseqüente)
Local: EE Maria de Lourdes Widal Roma, R. Anacá, 780, Vila Moreninha III
Curso: Normal Médio (Integrado e Concomitante/Subseqüente)
Local: EE de Educação Básica e Educação Profissional Pe. João Greiner, R. Macunaína, 199, Conj. Estrela do Sul
Cursos: Química (Concomitante e Subseqüente) e Comércio (PROEJA)
Local: EE Waldemir Barros da Silva, R. Palmácia, Vila Moreninha
Curso: Informática (Integrado)


Iguatemi
Local: EE Marcilio Augusto Pinto, Rua Petrona Romeiro Lopes, 570 – Vila Rosa
Curso: Informática (Integrado)


Nova Andradina
Local: EE Prof.ª Nair Palácio de Souza, Rua 7 de Setembro, 156, Vila Beatriz
Cursos: Marketing (Concomitante, Subseqüente ou Proeja)


Paranaíba
Local: EE Aracilda Cícero Corrêa da Costa, Av. Durval Rodrigues Lopes, Bairro Ipê Branco
Curso: Informática (Integrado e PROEJA)


Três Lagoas
Local: EE Prof. João Magiano Pinto, Av. Antonio Trajano dos Santos, 1662, Bairro Vila Nova
Curso: Informática (Concomitante, Subseqüente)



Amambaí
Local: EE Vespasiano Martins, R. Francisco Serejo Neto, 1.050, Vila Alba
Curso: Agropecuária (Integrado)


Ivinhema


Local: EE Reynaldo Massi Rua Martins Levi, 587, Bairro Guiray
Curso: Agropecuária (Integrado)


Nova Alvorada do Sul
Local: EE Antônio Coelho Rua Luiza Alves Leite, 636, Centro
Curso: Agricultura (Concomitante e Subseqüente)

SIG Mundo novo e PM Japorã prendem quadrilha de roubo

0

2009-01-07 17:48:00

A equipe do Serviço de Investigação Geral de Mundo Novo/MS, com o apoio da Polícia Militar de Japorã/MS, prendeu nesta segunda-feira (05/01/09), WAGNER AMERICO DA SILVA, 27 anos, JOSÉ FERMINO DE OLIVEIRA, 25 anos e CLAUDINEI GOMES MOREIRA, 30 anos, os quais são acusados de integrarem uma quadrilha que praticava assaltos na área rural do município de Japorã.

Durante as investigações dos roubos ocorridos, os policiais localizaram e identificaram os autores acima, que foram reconhecidos pelas vítimas como sendo os mesmos que praticaram os assaltos.

Diante destes fatos, os policiais foram até a residência dos autores, onde lograram êxito na localização de uma das armas utilizadas nos assaltos, várias munições de calibres diversos e parte dos objetos subtraídos das vítimas.

Os integrantes da quadrilha foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha e roubo qualificado. Ambos se encontram presos à disposição da justiça.

De acordo com a autoridade policial de Mundo Novo, outros integrantes da quadrilha estão sendo procurados pela equipe de investigações. 

Cesta básica subiu até 29,31% em 2008, aponta Dieese

0

2009-01-07 17:06:00

O Custo dos alimentos essenciais registrou alta acumulada de até 29,31% em 2008 nas capitais onde o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realizou a Pesquisa Nacional da Cesta Básica.

Considerando as 16 capitais para as quais existem dados para todo o ano, os maiores aumentos foram apurados em João Pessoa (29,31%), Natal (26,73%), Florianópolis (25,26%) e Fortaleza (24,61%). As menores variações ocorreram em Belém (4,76%), Goiânia (10,61%), São Paulo (11,58%), Belo Horizonte (12,43%) e Aracaju (12,92%). Em Manaus, a pesquisa começou a ser realizada em outubro.

Em dezembro, todas as 17 localidades pesquisadas registraram alta. As elevações mais significativas verificaram-se em João Pessoa (14,71%), Aracaju (7,74%), Natal (7,45%), Porto Alegre (6,64%) e Rio de Janeiro (6,45%). Belém (0,29%), São Paulo (0,35%), Curitiba e Vitória (ambas com taxa de 0,61%) apresentaram os menores aumentos.

A forte alta verificada em Porto Alegre fez com que a capital gaúcha registrasse o maior custo para os gêneros alimentícios essenciais (R$ 254,86), com um valor distanciado das demais cidades. A segunda capital mais cara foi o Rio de Janeiro (R$ 239,78), onde o valor foi bem próximo do apurado em São Paulo (R$ 239,49) e Florianópolis (R$ 239,03). Os menores preços para o conjunto de gêneros alimentícios essenciais foram registrados em Recife (R$ 183,61), Salvador (R$ 193,06) e Aracaju (R$ 193,28).

Com base no custo apurado para a cesta de Porto Alegre, e levando em consideração a determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deveria suprir as despesas de um trabalhador e sua família, o Dieese estimou que o menor salário pago deveria ser R$ 2.141,08, ou seja, 5,16 vezes o mínimo em vigor (R$ 415).

Negócios só serão fechados após colheita

0

2009-01-07 16:49:00

Mais do que em anos anteriores, a sazonalidade da soja terá um efeito negativo sobre os preços da oleaginosa no primeiro trimestre de 2009. Diante da falta de crédito e das incertezas sobre a economia mundial, as tradings reduziram as compras antecipadas e irão fechar a maior parte dos negócios no mercado à vista, quando a safra estiver colhida e a oferta da oleaginosa for maior, motivo esse para pressionar ainda mais os preços.

Levantamentos das principais consultorias do setor indicam que a comercialização antecipada de soja está muito inferior ao volume negociado no mesmo período do ano passado e também à média dos anos anteriores. Dados da Céleres Consultoria, por exemplo, mostram que apenas 22% da safra nacional já foi comprometida. No mesmo período do ano passado, 35% da safra havia sido negociada, enquanto na média dos últimos cinco anos para meados de dezembro o percentual de venda é de 32%.

Em números, o levantamento da consultoria indica que foram negociadas 12,9 milhões das 58,8 milhões de toneladas que o Brasil deve colher na safra 2008/09. No mesmo período do ano passado, o volume foi de 21 milhões de toneladas. Se a diferença entre a comercialização das duas safras se mantiver até o início da colheita haverá 8 milhões de toneladas a mais no mercado, o que pode depreciar as cotações no início do ano.

Essa, inclusive, é uma preocupação do próprio governo. Em recente entrevista à Agência Estado, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o Poder Executivo vai apoiar a comercialização e usar as ferramentas disponíveis para manter os preços e aproveitar para recompor os estoques públicos.

O ministro lembrou que a Pasta tem R$ 4 bilhões do orçamento para apoiar a comercialização da safra que será colhida, mas ele ressaltou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem a orientação do presidente Luis Inácio Lula da Silva de garantir que não faltem recursos. "Não podemos discutir se faltará dinheiro. Temos que tomar as medidas necessárias para apoiar a comercialização", disse.

Mais de 27 mil novos alunos já se inscreveram na rede estadual

0

2009-01-07 16:16:00

Alunos que pretendem ingressar na rede estadual de ensino têm até sexta-feira (09) para realizarem a pré-inscrição. As designações para as escolas saem no domingo e o período de matrícula, que deve ser feito na própria escola pretendida pelo pai ou aluno, começa no dia 12. 

Dados da Secretaria de Estado de Educação (SED) apontam que até o dia 05 de janeiro, 27.285 mil novos alunos já se inscreveram na rede estadual de ensino. A matrícula digital foi implantada em 10 municípios do Estado. São eles: Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Ladário, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A matrícula on-line facilita os alunos na escolha da escola, utiliza critérios uniformes e oferece informações para o planejamento da rede, evitando que pais e alunos tenham que percorrer escolas em busca de vagas. A rede estadual de ensino está oferecendo vagas para o ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.

O processo é dividido em duas etapas: para alunos da rede estadual de ensino, foi feita a confirmação de permanência na escola, que permitiu à Secretaria de Educação saber quantas vagas seriam disponibilizadas e a renovação, onde o aluno só fará a renovação da matrícula se estiver confirmada sua permanência.
 
A segunda etapa é para novas matrículas. O aluno interessado em estudar na rede estadual de ensino preencherá um cadastro para concorrer a uma vaga. O aluno deve acessar, dentro dos prazos, os endereços eletrônicos www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br , de qualquer computador conectado a internet seja em casa, na escola, no núcleo de tecnologia educacional sediado no município ou nas centrais dos municípios. O acesso levará ao programa Matrícula Digital. 

Cadastros incorretos levam ao cancelamento da inscrição, o candidato com mais de uma inscrição prevalecerá a mais recente. Alunos com necessidades educacionais especiais deverão identificá-las para garantir a prioridade de vaga. A designação acontecerá em dois momentos para a escola selecionada caso ela tenha vagas. Fique atento ao cronograma de seu município.

Polícia Civil já tem suspeitos de chacina em Ponta Porã

0

2009-01-07 15:44:00

A Polícia Civil já tem suspeitos da chacina ocorrida no último domingo (04) em Ponta Porãi. Na ocasião, três homens foram mortos e outros dois ficaram feridos.

Segundo a delegada responsável pelo caso, Sônia Andrade, os nomes dos possíveis autores ainda não podem ser divulgados, para não comprometer o andamento das investigações.

A chacina ocorreu em um bar localizado na rua Geovai, no Jardim América. De acordo com o site Mercosul News, os autores estavam em uma caminhonete e usaram submetralhadoras, pistolas 9 milímetros e um fuzil automático.

Para a Polícia, João Batista era o principal alvo dos criminosos. Ele teria fugido ao avistar os pistoleiros.

Batista era acusado do assassinato de um jovem em frente à Escola Ceni Magalhães, e estaria ligado a vários assaltos na cidade.

As outras vítimas dos disparos teriam sido atingidas somente por estarem no local.

Maconha apreendida em peças agrícolas pesou 294 quilos

0

2009-01-07 15:16:00

A maconha apreendida na tarde dessa terça-feira pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), pesou 294,3 quilos. A apreensão aconteceu na BR-267, em Nova Andradina.

O entorpecente estava escondido em meio a peças de colheitadeiras, despachadas em um ônibus que saiu de Campo Grande com destino ao Rio de Janeiro.

As peças estavam no bagageiro externo do coletivo.

FAMASUL analisa ações sobre a questão indígena para 2009

0

2009-01-07 14:51:00

“Essas áreas são terras produtivas de Mato Grosso do Sul e não terras indígenas”, afirmou o diretor-secretário da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Dácio Queiroz, em reunião com a Comissão de Assuntos Indígenas e Fundiários da instituição na manhã desta terça-feira (06).

A reunião contou com a presença do superintendente da FAMASUL, Marcelo Amaral, do assessor de meio ambiente e assuntos indígenas da instituição, Josiel Quintino, e com os advogados Gustavo Passarelli e Guilhermo Ramão Salazar.

De acordo com o superintendente da FAMASUL, Marcelo Amaral, a comissão se reuniu para avaliar as ações realizadas pela Federação no ano de 2008 em relação à demarcação de terras indígenas e traçar novos encaminhamentos para este novo ano. “Estamos revendo o que foi feito, reunindo mais argumentos e nos organizando para atender o produtor rural em 2009”, afirma.

Paranhos: Câmara devolve 150 Mil e adquire veículo

0

2009-01-07 14:19:00


Jaime Mel

A Câmara Municipal de Paranhos sob a presidência do Vereador Donizete Aparecido Viaro (PMDB), cujo mandato encerrou no dia 31 de Dezembro de 2009, terminou sua gestão com chave de ouro, pois com apoio de todos os demais vereadores, efetuou a devolução de R$ 150.000.00 à Prefeitura para serem usados em obras públicas que beneficiarão à comunidade e, além disso, adquiriu um veiculo VW Pólo, atendendo desta forma a maioria dos vereadores. O Valor do veículo foi empenhado no final do ano passado ainda no mandato da diretoria anterior e tendo sua quitação concretizada agora no inicio do ano.

 “Encerramos nosso mandato frente ao legislativo municipal com a certeza de que cumprimos mais essa missão com responsabilidade, dedicação e respeito a todos, principalmente àqueles que buscaram em nós na esperança de solucionar algo, ou resolver um pequeno problema que seja, desta forma cumprindo nosso papel de Homem publico. Sugerimos, fiscalizamos e acompanhamos os serviços prestados pela administração publica democraticamente, respeitando os ideais, as bandeiras dos partidos políticos e as opiniões de todos vereadores, agindo assim entendo ter cumprido a minha função de presidente. E graças a todos os vereadores terem economizado chegamos ao final do ano devolvendo aos cofres públicos R$ 150.000,00 para a administração utilizar a bem da comunidade, muitas sugestão foram dadas ao prefeito através de indicações  para utilizar essa verba, cabe a ele direcioná-la onde atenderá uma maior fatia da sociedade dando prioridade aos anseios de nossos munícipes e eu tenho certeza que o atual Prefeito fará. Quanto ao carro, adquirimos  para atender uma grande demanda, pois nós vereadores deixamos por várias vezes de participar de reuniões importantes em Campo Grande e em outras cidades por falta de veículo, além do mais a Câmara de Paranhos era uma das únicas que ainda não tinha seu veiculo próprio, sem dúvidas que foi uma importante aquisição que muito significará para a câmara, além de economizar aumentará a agilidade nas locomoções necessárias.” Comentou o vereador.

O Veículo é um Pólo Sedan da marca VW e foi adquirido da Autobel Veículos de Campo Grande, empresa vencedora da Licitação e entregue na Vale Veículos em Amambai, por ser a representante da VW  de Amambai e Região.

MS tem 3 mil alunos selecionados para o ProUni

0

2009-01-07 13:49:00

Conquistar uma graduação permanece como um dos desafios para a classe estudantil brasileira. O aumento no número de vagas nas universidades privadas amplia as possibilidades dos alunos, porém o custo acaba por diminuir a entrada nas universidades. Programas como o Vale Universidade, do governo estadual, e o ProUni e Fies, do Ministério da Educação, tem melhorado essa situação.

Nesta segunda-feira (5), o MEC divulgou a lista de pré-selecionados para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ao todo, 608.142 estudantes fizeram a inscrição, sendo que 148.932 foram pré-selecionados. Em Mato Grosso do Sul, foram 3.103 alunos pré-selecionados.

Os alunos escolhidos pelo MEC têm até dia 30 de janeiro para confirmar as informações prestadas na ficha de inscrição. E como garantia do benefício, o candidato deve apresentar à instituição na qual se inscreveu toda a documentação exigida.

Para os inscritos que não foram selecionados na primeira chamada, e que atendem aos critérios do programa, ainda há chances. As bolsas não confirmadas serão oferecidas em segunda e terceira chamadas. O resultado da segunda chamada será divulgado em 11 de fevereiro e o da terceira, em 9 de março.

As bolsas de estudos do ProUni levam em consideração, além dos critérios socioeconômicos, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse sentido, os estudantes com as melhores notas no exame têm mais chances de escolher o curso e a instituição na qual pretendem estudar.

O candidato pode verificar se foi selecionado na página eletrônica do ProUni (http://portal.mec.gov.br/prouni), informando para isso o nome completo, o número de inscrição no Enem e o CPF.

Governo investirá R$ 8,5 milhões nas aldeias indígenas

0

2009-01-07 13:04:00

O governador André Puccinelli assinou convênio ontem (6) com o coordenador regional da Funasa, Flávio Brito Neto, que prevê investimento de R$ 8,5 milhões nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul. Os recursos serão investidos na melhoria e ampliação da rede de água.      


No fim do ano passado, o governador ao visitar diversas aldeias do Estado, durante  entrega de cestas básicas (foto), ficou sensibilizado com o problema da falta de saneamento básico em algumas regiões. Desta forma, por meio do secretário estadual de Obras e de Transporte, Edson Giroto, conseguiu viabilizar a verba junto ao governo Federal por meio do Programa  de Aceleração do Crescimento – PAC.


No mês passado, quando esteve visitando os índios da aldeia Bororó e Jaguapiru,  André Puccinelli destacou que irá realizar vários projetos buscando garantir a inclusão social indígena. "Quando cheguei ao governo, falei para minha equipe que tínhamos que andar pelo Estado para conhecer as necessidades dos índios. Queremos ver de perto o que os índios querem, saber quais as necessidades das famílias", disse o governador em seu discurso.


Os recursos do PAC foram repassados ao Estado, que ficará responsável em licitar e fiscalizar as obras. Os R$ 8,5 milhões serão investidos em 61 aldeias. De acordo com Flávio Britto,  outros R$ 4 milhões serão investidos diretamente pela Funasa.


"A garantia destes recursos demonstra que essa integração entre a Funasa e o governo do Estado está dando certo. Nossa meta é garantir que  95% das famílias indígenas contem com água encanada em 2010. Hoje, o percentual gira em torno de 89%. Esse recurso do PAC que conseguimos representa um grande passo para atingirmos esse objetivo", informou.



Ele lembrou que graças a essa prioridade de investimentos, o Estado conseguiu reduzir o índice de mortalidade infantil nas aldeias significativamente. Antes o Estado registrava um índice de 142 mortes por 1000 crianças indígenas e hoje o índice é de 30 mortes. "Essa é a demonstração de que nunca o índio foi tão lembrado como agora. Estamos resgatando a dignidade e cidadania nas aldeias", destaca Flávio Britto.

Ensino só terá livro com nova grafia em 2012

0

2009-01-07 12:58:00

Embora o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa já tenha entrado em vigor no dia 1º deste mês, as escolas públicas do País só começarão a receber dicionários e livros adaptados às novas regras entre 2010 e 2012.

A demora decorre do cronograma de compra de material didático pelo Ministério da Educação (MEC) e da data prevista para a finalização do novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

No Programa Nacional do Livro Didático o edital para a aquisição das obras é lançado de dois a três anos antes da distribuição. Foi o caso dos 103 milhões de exemplares que chegarão às mãos dos alunos do ensino médio da rede pública em 2009.

Os estudantes só receberão livros adaptados em 2012. Segundo o diretor de ações educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rafael Torino, a maioria dos fornecedores que entregam o material didático neste ano preferiu não fazer modificações.

Para os dicionários, a previsão é de que o edital seja lançado em março, quando o Volp já estiver pronto. Serão distribuídos um milhão de kits com oito a dez exemplares. Os folhetos destinados aos professores também são esperados somente para o ano letivo de 2010, já que também só serão elaborados após a publicação do novo Volp.

O Governo Federal diz não ver problemas no fato de o material didático chegar após o início da vigência do Acordo, pois o decreto presidencial que instituiu a reforma prevê um período de transição até 2012, em que as duas ortografias irão conviver.

Com informações da Folha de S. Paulo.

DOF apreende 4.454 pacotes de cigarros do Paraguai

0

2009-01-07 12:27:00

Alessandra Carvalho

Por volta das 22h de ontem (6), uma guarnição do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu 4.454 pacotes de cigarros de diversas marcas (totalizando 890 mil cigarros) na região de Ponta Porã a 329 quilômetros da Capital. A mercadoria estava no interior do veículo VW Kombi, cor branca, placas COU-5409.

Segundo a DOF, o veículo era conduzido por Cláudio Roberto Martins Franco, de 38 anos, e informou aos policiais ter adquirido os cigarros na cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai e levaria para a cidade de Campo Grande/MS. A mercadoria foi apreendida e encaminhada juntamente com o veiculo para a Delegacia de Receita Federal de Ponta Porã/MS.

Curso para agricultores começa em março

0

2009-01-07 11:55:00

Os 19 estados que aderiram ao Programa Projovem Campo – Saberes da Terra devem concluir este mês a matrícula de 35 mil jovens agricultores e cadastrá-los no sistema do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC que repassa recursos para o programa. Para fazer o cadastro, cada estado recebeu uma senha.

O ProJovem Campo – Saberes da Terra foi criado para qualificar agricultores com idade entre 18 e 29 anos, alfabetizados, mas que não tenham concluído o ensino fundamental. O curso tem duração de dois anos na modalidade educação de jovens e adultos, formação que integra teoria e prática, tendo como eixos a agricultura familiar e a sustentabilidade. Dos 35 mil agricultores a serem atendidos no período de 2009 a 2010, 21 mil vivem nos nove estados da região Nordeste.

De acordo com Eduardo D’Albergaria Freitas, especialista em políticas públicas da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), os meses de janeiro e fevereiro serão utilizados pelas secretarias estaduais de educação e pelas 19 universidades parceiras do programa para os preparativos que antecedem o início do curso, previsto para março.

No caso das universidades, elas vão começar a formação dos 4.688 educadores e 240 coordenadores de turmas indicados pelas secretarias estaduais. A preparação dos educadores e coordenadores tem carga horária de 360 horas e transcorre durante dois anos. Para desenvolver a formação, as universidades recebem do MEC R$ 5.700,00 por educador e por coordenador. Aos estados, o FNDE transferiu, em novembro de 2008, R$ 42 milhões, recursos destinados a uma série de ações, entre elas, a matrícula e montagem das turmas. A verba total para os estados soma R$ 84 milhões.

Parceria – O ProJovem Campo – Saberes da Terra é uma ação do governo federal desenvolvida em parceria com as secretarias estaduais de educação e com uma rede de universidades públicas. A oferta de formação a jovens agricultores com pouca escolaridade reúne os ministérios da Educação, Desenvolvimento Agrário, Trabalho e Emprego, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Em 2008, as vagas foram distribuídas entre os estados que aderiram ao programa, que incluem os Territórios da Cidadania definidos em 2007, e os 12 estados que participaram do projeto-piloto Saberes da Terra, em 2005, que foi o embrião do Projovem Campo. Durante a formação, o aluno recebe um auxílio financeiro de R$ 100, a cada dois meses, que deve ser retirado com o cartão social nas agências do Banco do Brasil, mas deve também ter 75% de freqüência para receber o recurso e o certificado.

D’Albergaria Freitas explica que para atender as peculiaridades dos jovens agricultores, o curso será no sistema de alternância tempo- escola (aulas presenciais) e tempo-comunidade (pesquisa, estudo e prática agrícola), com duração total de 2.400 horas, das quais 1.800 horas na sala de aula.



 O currículo do Projovem Campo – Saberes da Terra aborda cinco temas: sistemas de produção e processo de trabalho agrícola; desenvolvimento sustentável e solidário; economia solidária; cidadania, organização social e políticas públicas; agricultura familiar, etnia, cultura e identidade. Além da temática profissional, os agricultores vão estudar linguagens, ciências exatas, formação humana e profissional. Para dar sustentação ao programa, a Secad vai distribuir sete cadernos para uso dos educadores e cinco cadernos para os alunos.

Vagas – As 35 mil vagas foram distribuídas entre estados das cinco regiões: Nordeste, 21 mil; Norte, 5.300; Sudeste, 4 mil; Sul, 2.700; e Centro-Oeste, 2 mil. A tabela mostra a relação dos estados, das universidades, alunos, turmas, educadores e coordenadores.

Bovespa opera em queda, depois de seis dias em alta

0

2009-01-07 11:42:00

Após seis pregões em alta na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa ), as negociações começaram hoje (7) em queda. Às 11h05, a bolsa operava em queda de 1,70%, com 41.591 pontos.
Às 11h21, a bolsa continuava em baixa, de 2,27%, com 41.350 pontos. O volume negociado está em R$ 228,426 milhões.

As ações am alta negociadas no Ibovespa, principal indicador da bolsa, eram das empresas Brasil T Par PN (2,66%), Light S/A ON (2,54%) e Telemar PN (1,24%). Já em queda estavam ações da Rossi Resid ON (-3,74%), Cesp PNB (-3,46%) e Petrobras ON (-3,22).

O dólar comercial estava em alta de 1,14%, às 11h, cotado em R$ 2,203.

Delcídio consegue mais R$ 33 mi para MS

0

2009-01-07 11:17:00

Da Assessoria
O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) anunciou nesta terça-feira, 6 de janeiro, que nos últimos dias de dezembro viabilizou junto ao governo federal R$ 33,6 milhões em recursos extra-orçamentários para investimentos em 31 municípios sul-mato-grossenses no decorrer de 2009.

“Estávamos esperando a consolidação dos números para trazer esta boa nova”, revelou o senador em entrevista concedida ao programa Noticidade, da Rede MS de Rádio.”Ao todo, são R$ 28, 8 milhões já empenhados pelos Ministérios do Turismo, Cidade, Integração e Esportes para realizar inúmeras obras, como a cobertura de 30 quadras poli-esportivas em 28 municipios, pavimentação e drenagem de várias ruas em Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Porto Murtinho, Anastácio e Jardim, e a execução da terceira etapa da Via Morena, em Campo Grande.

Outros R
$ 4,8 milhões também estão garantidos e vão ser confirmados no decorrer de janeiro. São R$ 4,5 milhões para infra-estrutura em Dourados e R$ 300 mil para o carnaval de Corumbá”, detalhou o senador. Delcídio disse que o empenho desses recursos “fecha com chave de ouro” um ano em que o governo federal dedicou especial atenção a Mato Grosso do Sul.

“No decorrer de 2008, através de minhas emendas individuais, da gestão junto aos diferentes ministérios em busca de recursos extra-orçamentárias, da articulação com os demais membros da bancada e com o governo do estado conseguimos viabilizar R$ 428 milhões em investimentos federais para o nosso estado, um valor recorde, sem dúvida alguma.

Conseguimos contemplar praticamente todos os 78 municípios sul-mato-grossenses, através de uma parceria muito bem articulada com os prefeitos, as câmaras de vereadores, as entidades de classe e o governo do estado, na pessoa do governador André Puccinelli e do secretário de obras, Edson Girotto”, revelou.

O senador destacou que, por causa das dificuldades que o governo do estado e as prefeituras terão para fazer investimentos em 2009, em função da crise financeira internacional, a garantia desses recursos é fundamental para continuar incrementando o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

“Praticamente todos os prefeitos eleitos e reeleitos que tomaram posse em 1 de janeiro anunciaram cortes nas despesas para equilibrar as contas e garantir a travessia dos próximos meses sem maiores percalços. Tomamos esse mesmo cuidado ao elaborar o Orçamento da União de 2009, que inclusive foi referendado com a sanção do presidente Lula. Os recursos que viabilizamos em 2008 vão permitir ao governo do estado e as prefeituras não só manter mas, seguramente, ampliar as obras e a geração de empregos este ano”, previu Delcídio.

O senador afirmou que em função do calendário eleitoral e da morosidade na tramitação de alguns projetos na Caixa Econômica Federal, a maior parte desses investimentos vai ser concretizada ao longo de 2009. “Algumas obras já foram iniciadas, como a recuperação do acesso ao Hospital São Julião, em Campo Grande, a pavimentação e drenagem de ruas em Antonio João, Bela Vista, Naviraí, Jardim e Ponta Porã, e a construção de acessos nas BRs 267e 163 em Bataguassu, Maracaju, Dourados e Guia Lopes da Laguna.


Mas a grande maioria, como a construção da rodoviária de Pedro Gomes, os balneários Municipais de São Gabriel do Oeste e Jardim, os centros de eventos de Rio Verde e Nova Andradina e as praças de Iguatemi e Sete Quedas vão começar agora.

A restauração da BR 262, entre Anastácio e Corumbá, e o anel rodoviário de Corumbá, por exemplo, serão lançadas na semana que vem pelo presidente Lula e só devem estar totalmente concluídas em 2010”, explicou.