10.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026

Delcídio consegue mais R$ 33 mi para MS

2009-01-07 11:17:00

Da Assessoria
O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) anunciou nesta terça-feira, 6 de janeiro, que nos últimos dias de dezembro viabilizou junto ao governo federal R$ 33,6 milhões em recursos extra-orçamentários para investimentos em 31 municípios sul-mato-grossenses no decorrer de 2009.

“Estávamos esperando a consolidação dos números para trazer esta boa nova”, revelou o senador em entrevista concedida ao programa Noticidade, da Rede MS de Rádio.”Ao todo, são R$ 28, 8 milhões já empenhados pelos Ministérios do Turismo, Cidade, Integração e Esportes para realizar inúmeras obras, como a cobertura de 30 quadras poli-esportivas em 28 municipios, pavimentação e drenagem de várias ruas em Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Porto Murtinho, Anastácio e Jardim, e a execução da terceira etapa da Via Morena, em Campo Grande.

Outros R
$ 4,8 milhões também estão garantidos e vão ser confirmados no decorrer de janeiro. São R$ 4,5 milhões para infra-estrutura em Dourados e R$ 300 mil para o carnaval de Corumbá”, detalhou o senador. Delcídio disse que o empenho desses recursos “fecha com chave de ouro” um ano em que o governo federal dedicou especial atenção a Mato Grosso do Sul.

“No decorrer de 2008, através de minhas emendas individuais, da gestão junto aos diferentes ministérios em busca de recursos extra-orçamentárias, da articulação com os demais membros da bancada e com o governo do estado conseguimos viabilizar R$ 428 milhões em investimentos federais para o nosso estado, um valor recorde, sem dúvida alguma.

Conseguimos contemplar praticamente todos os 78 municípios sul-mato-grossenses, através de uma parceria muito bem articulada com os prefeitos, as câmaras de vereadores, as entidades de classe e o governo do estado, na pessoa do governador André Puccinelli e do secretário de obras, Edson Girotto”, revelou.

O senador destacou que, por causa das dificuldades que o governo do estado e as prefeituras terão para fazer investimentos em 2009, em função da crise financeira internacional, a garantia desses recursos é fundamental para continuar incrementando o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

“Praticamente todos os prefeitos eleitos e reeleitos que tomaram posse em 1 de janeiro anunciaram cortes nas despesas para equilibrar as contas e garantir a travessia dos próximos meses sem maiores percalços. Tomamos esse mesmo cuidado ao elaborar o Orçamento da União de 2009, que inclusive foi referendado com a sanção do presidente Lula. Os recursos que viabilizamos em 2008 vão permitir ao governo do estado e as prefeituras não só manter mas, seguramente, ampliar as obras e a geração de empregos este ano”, previu Delcídio.

O senador afirmou que em função do calendário eleitoral e da morosidade na tramitação de alguns projetos na Caixa Econômica Federal, a maior parte desses investimentos vai ser concretizada ao longo de 2009. “Algumas obras já foram iniciadas, como a recuperação do acesso ao Hospital São Julião, em Campo Grande, a pavimentação e drenagem de ruas em Antonio João, Bela Vista, Naviraí, Jardim e Ponta Porã, e a construção de acessos nas BRs 267e 163 em Bataguassu, Maracaju, Dourados e Guia Lopes da Laguna.


Mas a grande maioria, como a construção da rodoviária de Pedro Gomes, os balneários Municipais de São Gabriel do Oeste e Jardim, os centros de eventos de Rio Verde e Nova Andradina e as praças de Iguatemi e Sete Quedas vão começar agora.

A restauração da BR 262, entre Anastácio e Corumbá, e o anel rodoviário de Corumbá, por exemplo, serão lançadas na semana que vem pelo presidente Lula e só devem estar totalmente concluídas em 2010”, explicou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de junho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete