8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9934

Destacamento do EB troca de comando em Paranhos

0

2009-01-16 17:39:00

Jaime Mel

O Destacamento do Exército Brasileiro na cidade de Paranhos, a cerca de 120 km da cidade de Amambai, onde fica o 17° RC Mec, regimento ao qual é subordinado, realizou a troca de comando em uma cerimônia onde estiveram presentes o comandante do 17º RC Mec, cel. Pelégio, que determinou e efetuou a troca, o futuro comandante do 17º, cel. Martins, que assumirá na semana próxima o Regimento Sólon Ribeiro, também que terá seu comando trocado, vários outros oficiais, sargentos, cabos e soldados, os vereadores Julio (PDT) e Nilsom (PMDB), o comandante do Destacamento do Exército Paraguaio da cidade de Ype Jhú, vizinha de Paranhos e os sargentos Paz e Heriodes, que entrega e recebe, respectivamente, o destacamento.


O cel. Pelégio elogiou a atuação do sgt. Paz neste ano frente ao Destacamento, destacando o bom relacionamento do mesmo com todos da cidade.


"Está de parabéns o sgt. Paz, pela sua preciosa presença neste destacamento neste ano, demonstrando responsabilidade, dinamismo e liderança, qualidades que no nosso Exército Brasileiro são tão bem-vindas; cumprimento-o desejando boas-vindas ao mesmo e à sua família que retornam ao Regimento, e oportunamente reitero meus sinceros votos de sorte e felicidades ao novo comandante aqui, o 2º sgt. Paulo Rogério Heriodes", foram palavras proferidas pelo cel. Pelégio na cerimônia de troca de comando.


O novo comandante do Destacamento, o 2º sgt. Heriodes, é de São José dos Campos e tem um vasto currículo nas fileiras do Exército Brasileiro, atuando no Nordeste brasileiro, no interior Paulista e desde 2006 no Mato Grosso do Sul, quando chegou a Amambai-MS.

Periscópio “Conflito sem solução” por Antonio Luiz

0

2009-01-16 16:47:00

Conflito sem solução

Por ser algo um tanto distante da nossa realidade, pouca gente talvez se interesse pelo que está acontecendo no Oriente Médio. Aqui na nossa região nunca soube que houvesse algum judeu ou mulçumano. Se existir, desconheço.

Mas, um ou outro mais curioso, me pergunta o que acho desse conflito que ora envolve os israelenses e palestinos. Na verdade, acho o que a maioria das pessoas minimamente informadas sobre aquele pedaço do planeta acha. Não há solução. Simplesmente isso.

A intolerância que grassa entre os islamitas impede que possa haver uma paz minimamente duradoura naquelas plagas. Nas teocracias, caso dos países mulçumanos com raríssimas exceções, o infeliz nativo começa desde a mais tenra idade a receber aulas de fundamentalismo nas madrassas, onde é impregnado de um ódio mortal, não apenas ao judeus, mas sobretudo a estes, e também a qualquer um que não professe sua  fé. A “Charia” é o código de leis do islamismo. Em várias sociedades islâmicas, ao contrário da maioria das sociedades ocidentais dos nossos tempos, não há separação entre a religião e o direito, todas as leis sendo religiosas e baseadas ou nas escrituras sagradas ou nas opiniões de líderes religiosos. Ou seja, em cada madrassa, e são milhares,  os pobres garotos que tiveram  o azar de nascer naquela região sofrem uma “lavagem cerebral” desde que vêm ao mundo. Não conhecem outra realidade, são doutrinados a obedecer cegamente o Corão, em que interpretações são feitas e ensinadas de acordo com as conveniências de cada teólogo ou facção política.  As informações são restritas e o menino cresce tendo como ídolos os homens-bombas, que  sacrificam  suas próprias vidas para aniquilar os que eles chamam de “infiéis”. Numa sociedade com esse grau de radicalismo é difícil encontrar alguém disposto a ceder ou ter qualquer resquício de bom senso.

Do outro lado, os israelenses revidaram as agressões sofridas, com o Hamas, que controla a Faixa de Gaza Palestina, disparando foguetes sobre as cidades vizinhas. Alguns comentaristas acham que Israel está usando força desproporcional e com isso fazendo muitas vítimas civis. Pessoalmente, penso que os israelenses têm todo o direito de defender sua população e seu território.

A tragédia do World Trade Center, em setembro de 2001, é emblemática para explicar até onde chega o radicalismo islâmico e seu ódio por aqueles que não professam as mesmas ideologias ou religião. Matam inocentes apenas para marcar sua posição.

Segundo alguns especialistas, nesse caso atual, os ataques do Hamas são apenas fachadas para as intenções do Irã, que abastece os palestinos com armas e dinheiro. Havia em Teerã e certeza de que Israel teria intenção de atacar as instalações atômicas do Irã e este se antecipou através dos radicais do Hamas. Não há certezas sobre essa teoria, a não ser o fato de que os iranianos realmente estão na retaguarda das ações.

A situação é praticamente insolúvel. De um lado, fanáticos dispostos a morrer por sua pretensa fé; do outro lado, um povo determinado, que sofreu todas as perseguições possíveis durante dois milênios e que, armado até os dentes, quer defender o pequeno território que lhe coube depois da criação do Estado de Israel em 1.948.

Azia – O presidente disse que não lê jornais, revistas, sites, blogs e nem ouve rádio ou vê TV, porque isso faz mal ao seu fígado. A declaração de Lula não é nenhuma novidade. O novo é o argumento presidencial, que dá conta que a leitura dos veículos de comunicação faz mal ao fígado.

Quem diria, hein! Até a justificativa de Lula – a maioria das pessoas imaginava que o álcool é que fazia mal ao fígado.

Os petistas só gostavam da Imprensa quando estavam na oposição. Aí eles se davam bem com os jornalistas, não achavam nada de estranho nas coberturas dos jornais e até defendiam a liberdade de expressão como um dos pilares da democracia. Tudo da boca pra fora. Foi só chegarem ao poder e os petistas botaram as unhas de fora, enxergando em cada jornalista um inimigo a ser combatido e se possível afastado dos caminhos dos governantes petistas.

Isso acontece com Lula, com governadores, deputados, senadores e vereadores do PT. A maioria  dos petistas não suporta a Imprensa porque não aceita críticas. Além disso, se sentem traídos pelos jornalistas, pois imaginavam que a simpatia da categoria pelo PT – uma realidade desde os tempos da ditadura – significava apoio irrestrito aos petistas e seus governos.

Ainda bem que está no fim!

Evento: Noite Hawaiana – Edição de Aniversário

0

2009-01-16 16:27:00

Dia 31 de janeiro, a Festa do Hawaí estará completando 15 anos e este ano a organização da festa está disponibilizando camarotes para grupos de 10 pessoas, que estão sendo vendidos na Abilio Academia. A banda já foi contratada, com um ano de antecedência, pois a agenda de bandas de qualidade é sempre lotada e a super Banda Show Brasil 2000 não é diferente, e vem para Amambai, onde tocará todos os ritmos, pois a Noite Hawaiana já se tornou festa de tradição, ou melhor, a festa das famílias, onde todos podem brincar e se divertir a valer até a última música tocar.

 “A Noite Hawaiana traz um público gigantesco para Amambai, mas além disso, também gera empregos indiretos, movimenta o comércio de calçados e confecções, bares e lanchonetes, bem como hotéis do município. Por isso, é bom salientarmos  que devemos bem recepcionar os nossos visitantes, pois os mesmos geram divisas ao município”, diz Elpídio Simas, coordenador do evento e proprietário do Recanto dos Caytés.

Alvará Judicial – Conforme determinação do Juizado da Vara da Infância e Juventude, será:

1_ Permitida a participação de adolescentes entre 14 e 16 anos de idade incompletos, que se fizerem acompanhados dos pais ou responsável legal.

2_ Permitida a participação de adolescentes entre 16 e 18 anos incompletos, desde que previamente autorizados por seus pais ou responsável legal, junto ao Conselho Tutelar. Obs.: A autorização somente será tirada no Conselho Tutelar pelos genitores ou responsável legal e a organização da festa comunica aos pais que forem fazer a autorização, para procurarem o Conselho Tutelar com antecedência. A prova da idade será através de documentos e haverá fiscalização no local do evento.

Garotos e Garotas Havaianas – pré-seleção – É de praxe lindas havaianas fazerem a recepção da festa e este ano não vai ser diferente.

O Recanto dos Caytés continua selecionando jovens de ambos os sexos, com idade de 18 anos completos e acima, para trabalharem na festa. Os interessados deverão fazer suas inscrições, de forma gratuita, no Recanto dos Caytés.

Amambai: Produtores não cogitam “Estado de Emergência”

0

2009-01-16 15:50:00

Antonio Luiz

Conforme havia sido combinado na reunião de 29 de dezembro último, que juntou os diretores do Sindicato Rural de Amambai, técnicos agrícolas, representantes das cooperativas e produtores rurais para discutir as perdas da safra 2008/2009 por causa da estiagem, na quarta-feira passada, dia 14, essas mesmas pessoas tornaram a se reunir para reavaliar a situação, após alguns poucos dias de chuva e a possibilidade de ser solicitado o “Estado de Emergência”.

Nesta reunião, os participantes chegaram à conclusão que praticamente nada havia se alterado depois do final do ano passado, apesar de ter havido algumas precipitações pluviométricas nesse período de 15 dias. As perdas calculadas continuam na casa dos 25 a 30 por cento, que, entretanto, podem ser amenizadas caso venha a chover normalmente daqui por diante.

Quanto ao “Estado de Emergência”, a conclusão é de que no momento não há necessidade de chegar a essa medida extrema, pois seria apenas um paliativo para a conjuntura atual, com conseqüências deletérias para os investimentos da próxima safra.

Também foi aventado que essa situação não é exclusividade da nossa região, mas que está atingindo todo o sul do país, com muitos municípios que nunca haviam passado por percalços semelhantes sendo obrigados a decretar o “Estado de Emergência”.

Os participantes concordaram e agendaram uma nova reunião para, provavelmente, dia 28 deste mês, para voltarem a discutir a situação de então.

Polícia Civil prende quadrilha na fronteira

0

2009-01-16 15:19:00

Jaime Mel

O delegado titular da delegacia de Policia Civil de Paranhos Dr. Fábio Peró que atualmente esta respondendo pela delegacia de Sete Quedas, durante esse período de férias do Delegado daquela jurisdição, juntamente com sua equipe numa operação conjunta com a policia Paraguaia efetuou a detenção de 07 (sete) elementos componentes de uma quadrilha de assaltantes, seis Homens e uma mulher que segundo consta seria a chefe de um bando de ladrões de carros, motos e camionetes que aterrorizaram por um bom tempo os moradores da fronteira, especialmente da cidade de Sete Quedas onde o índice de roubo de camionetes foi maior nos últimos tempos na região. 

Em investigações com o objetivo de encontrar e prender assaltantes de um Veículo Sienna ocorrido no município de sete Quedas, a autoridade policial logrou êxito e prendeu três desocupados em Pindoty Paraguai, cidade vizinha a Sete Quedas que confessaram terem roubado o veiculo e atravéz destes a Policia conseguiu chegar até a mais quatro indivíduos que fazem parte da quadrilha de ladrões de carros que atuavam em toda fronteira.

Com apoio irrestrito da Policia Paraguaia, em diligências até a Cidade Salto del Guairá, próximo a Mundo Novo, policiais sob o comando do Delegado Peró conseguiram prender mais três indivíduos, dos sete capturados, um se encontra já a disposição da justiça na cadeia publica de Sete Quedas e os outros seis em Salto del Guairá aguardando o processo de extradição.

Editorial `R$ 300 mil de ICMS´ por Clesio Ribeiro

0

2009-01-16 15:16:00

Passados os primeiros dias de janeiro, começamos a pôr em prática nossos planos de trabalho para 2009. É assim com os setores públicos e privados. No caso da Prefeitura de Amambai, não houve nem pausa para férias. Na última coletiva que teve com a imprensa, Dirceu Lanzarini falou das primeiras ações e objetivos da sua administração. Mangas arregaçadas e mãos à obra.

Amambai é um município relativamente médio para os padrões do Mato Grosso do Sul. Sua economia está baseada na agropecuária (agricultura e boi), no comércio (que já depende do sucesso da agropecuária) e nos empregos gerados pelos setores públicos municipais, estaduais e federais. A economia funciona como uma engrenagem. Se um setor vai mal, afeta os outros.

Só o fato de a nova administração municipal estar trabalhando com entusiasmo e muita vontade já é algo altamente contagiante para outros setores. A Prefeitura está funcionando com expediente normal, das 8 às 11h e das 13 às 17 horas. Na segunda-feira (12) o prefeito convocou a imprensa pela segunda vez para falar de seus trabalhos, de seus projetos e de seus objetivos para esse início de mandato. Tem muitos desafios pela frente.

Em sua explanação o prefeito falou de algumas dificuldades e a principal delas é a queda de receita (algo em torno de R$ 300 mil por mês), fruto da retração econômica da cidade nos últimos anos e que resultou em perda de participação na divisão do bolo de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) do Estado nos últimos anos. De 1,32 de participação no total de ICMS do Estado em 2004, Amambai está recebendo hoje 1,04.

Dirceu Lanzarini inicia a administração da Prefeitura de Amambai como outros vários prefeitos da região: colocando a situação em ordem, tomando ciência da situação de cada setor e definindo as prioridades. Voltar a crescer na participação do bolo de ICMS é uma delas. Para isso a cidade precisa crescer, aumentar sua produção, seus empregos e ficar de olho na divisão do imposto que o Estado arrecadará para o próximo ano de 2010. Um trabalho que tem que ser feito desde já.

Assembléia Legislativa economizou R$ 48 milhões neste ano

0

2009-01-16 14:45:00

Edivaldo Bitencourt /ALMS   
Presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Jerson Domingos (PMDB) afirmou que a economia obtida pelo Estado com a redução no duodécimo, de 4,48% para 3,5%, foi de R$ 48 milhões neste ano. Ele estimou que esta quantia é suficiente para a construção de 3,5 mil a 4 mil casas populares.

No ano passado, quando o percentual era de 3,2%, a economia foi de R$ 36 milhões. Segundo Domingos, o Governo estadual ficou com dinheiro em caixa suficiente para pavimentar 40 quilômetros de rodovia entre Rio Negro e Corguinho.

A meta para 2009, quando o duodécimo permanecerá em 3,5%, o presidente espera obter a economia de R$ 60 milhões. Este valor é a contribuição do legislativo estadual com a melhoria de vida da sociedade sul-mato-grossense, frisou o dirigente do parlamento.

Como parte do balanço das atividades, Domingos citou que 60 mil pessoas visitaram os gabinetes dos deputados, participaram das sessões ou audiências públicas neste ano. Na sua opinião, a grande quantidade de visitas revelou que os gabinetes e o legislativo estadual estão de portas abertas para atender o público sul-mato-grossense.

Ele destacou ainda o trabalho da CPI da Enersul, que levou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a descobrir cobrança indevida de R$ 191 milhões pela Enersul. A empresa está sendo obrigada a restituir o valor aos 701 mil consumidores nos próximos cinco anos.

Destacou a participação do legislativo no Fórum Internacional de Combate ao Crime Organizado (FOR-JUS), que teve a participação de 40 países. Outro ponto foi a realização de audiência pública da Comissão do Orçamento da União para acolher emendas, como a que garantiu investimento na construção de 5 mil casas populares.

PROJETOS- Neste ano, os deputados analisaram 3.378 proposições, sendo 1,5 mil indicações, 779 moções, 518 emendas e 142 requerimentos. Foram 228 projetos de lei apresentados, sendo que 151 foram aprovados, 27 não aprovados e 18 continuam em tramitação. Foram analisados outros 15 projetos de decreto legislativo, 70 de resolução, oito de lei complementar e duas emenda à Constituição.

Amambai: Jogo dos Amigos é neste sábado, na Poli

0

2009-01-16 14:18:00

Sérgio da Luz

O primeiro Jogo dos Amigos – Amigos do Tiago versus Amigos do Luciney – acontece neste sábado, a partir das 16 horas, no Estádio Municipal Ernesto Landolfo. A entrada, para quem quiser acompanhar a partida, será um quilo de alimento não-perecível

O jogo reunirá personalidades do município e será uma mescla de solidariedade e confraternização.

Para o vereador Luciney Bampi, esta é uma iniciativa importante, que deve virar uma tradição no município. “Nossa intenção é fazer deste evento uma tradição no município; será um momento de diversão com diversas figuras populares do município. Tem tudo para ser um sucesso”, disse.

Em parceria com o Supermercado Ki-Carne, cada jogador que confirmar a presença doará uma cesta básica. Tiago e Luciney ainda irão estudar como será feita a distribuição dos alimentos.

O jogo será digno de um clássico, com assistência médica, ambulância e até a narração ao vivo, feita pelo locutor Teixeira Escobar e com comentários de Ramão Adad. A arbitragem ficará a cargo dos veteranos no assunto: Protásio e Eloir.

As equipes já estão montadas. Os jogadores comandados por Luciney Bampi são: Dirceu Luiz Lanzarini, Aguiar, Cristino, Brito, Carlinhos, Roberto Protético, Coconho, Prego, Anderson Mansano, Bandeira, Maurão, Darci, Edson, Josmair, Marco Bampi, Alex Bampi, Vitor Viana, Lúcio Ávila, Woshigton, Fubica, Fonseca, Zoinho, Galego Câmara, Ednor, Ronei, Alexandre (Bio), Ronaldo, Prego e Ronaldo Vanzin. Técnico: Daniel Riquelme. Amigos do Tiago: Sérgio Escobar, Martinho, Tiago, Enedir, Nelder, Adriano Brescovit, Dr. Ne, Jessé, Airton, Dilmar, Gilmar, Ficher, Fábio, Jaques, Clésio, Bauer, Curio, Nego, Emerson, Jair, Pastor Kleber, pastor Lucivaldo, Baldo, Alcir Parabólica, Carlinhos Serejo, Rodolfo Holsbach, Adão, Tarcisio, Carlito, Vagner, Rui Corderio e Dr. Nerinho. Técnico: Manoel Silveira. 

Ms: Carne bovina é liberada

0

2009-01-16 13:48:00

Mato Grosso do Sul voltou a vender carne bovina para a União Européia, depois de mais de três anos de embargo comercial por causa de focos de febre aftosa. Duas fazendas foram aprovadas e os animais já começaram a ser levados para o abate.

O gado é pesado e toda a documentação do lote conferida. Noventa e sete animais da raça nelore estão sendo levados para o abate. A fazenda em Campo Grande é uma das duas propriedades de Mato Grosso do Sul credenciadas a exportar carne bovina para a Europa.

Essa é uma relação comercial restabelecida após três anos de embargo por causa dos focos de febre aftosa na região sul do Estado. Para os produtores, a vantagem em vender carne para a União Européia é a remuneração, diferenciada em comparação aos outros mercados.

Em geral, os europeus pagam de R$ 5,00 a R$ 15,00 a mais pela arroba do boi. São compradores que valorizam o produto, mas fazem uma série de exigências para levar a carne brasileira. Uma delas é o rigoroso controle de manejo sanitário. Além disso, o gado precisa ser incluído no Sisbov, Sistema de Rastreabilidade Bovina, que determina, entre outras coisas, a identificação da idade, raça, sexo e a propriedade de origem dos animais. O processo de certificação custa uma média de R$ 4,00 por animal.

São investimentos que o criador Bruno Dias fez questão de fazer para ampliar os negócios. “Hoje tem o incentivo dos frigoríficos que acabam pagando um pouco a mais. Tudo que agrega valor é importante pra gente”, justificou.

Se por um lado os produtores comemoram a conquista do mercado europeu, por outro ainda existem muitos desafios a serem vencidos. Um deles é o transporte do gado. As estradas são precárias, o que dificulta o acesso às propriedades. Em um dos trechos caminhões boiadeiros ficaram nos bancos de areia e o jeito foi usar um trator para puxar os veículos.

Na semana que vem uma missão de técnicos da União Européia chega ao Brasil para analisar o sistema de criação e sanidade do rebanho de vários Estados. Em Mato Grosso do Sul, o grupo deve visitar frigoríficos e propriedades rurais na fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Globo Rural

Menor infrator espalha terror em Paranhos

0

2009-01-16 13:46:00

Jaime Mel

No ultimo dia 14 (quarta-feira), por volta da meia noite, uma guarnição da Policia Militar composta pelos Cabos Filho e Edimar juntamente com a Investigadora da Policia Civil Estela Aparecida A. Evangelista atenderam uma ocorrência tendo como vítima um homem de 44 anos e seu filho de 16.

Ao chegarem à residência os policiais constataram a veracidade dos fatos ao depararem com a casa com sinais de ter sido realmente invadida e com manchas de sangue em seu interior, demonstrando ter ali acontecido uma luta corporal, informados que as vitimas foram socorridas no hospital municipal, os policiais continuaram a investigar o caso e souberam que um menor infrator C. E. O. M. invadiu a residência e esfaqueou as vitimas com uma arma branca (faca), segundo o chefe da família, o elemento invadiu a casa por umas das janelas que estava entre aberta, anunciou o assalto e acabou entrando em uma luta corporal com a senhora que estava na cozinha deferindo um golpe com a faca em seu abdômen, seu filho ao perceber tentou defender a mãe e foi também atingido no tórax no lado esquerdo, ao ouvir o barulho o chefe da família correu até o local e deparou com a terrível cena, conseguiu imobilizar o menor, porém ao ver seu filho ensangüentado no chão, foi socorrê-lo momento em que o elemento conseguiu fugir, prosseguindo as investigações foi constatado conforme ocorrência registrada na Policia Civil que o menor procurado havia invadido outras residências, minutos antes desse crime, em um dos casos havia invadido um salão de beleza, atacou a proprietária que conhecia o menor, agarrando-a pelo pescoço e pressionando a mesma contra a parede e anunciando o assalto, procurando algo para roubar até quando avistou um aparelho de televisão pegando o mesmo e saindo correndo pela rua em direção ao país vizinho sendo interceptado por um dos moradores vizinho C. E. O. M. arremessou o aparelho no solo e empreendeu fuga, a segunda vitima foi uma conselheira Tutelar do município.

A mesma relatou que uma pessoa adentrou seu quintal e tentou levar um veiculo VW Gol, no entanto não logrou êxito, abandonou o local proferindo palavras ofensivas contra a Senhora, foi então que o indivíduo foi até a residência da família e promoveu momentos de pavor, quase culminando em uma tragédia. A senhora e seu filho foram encaminhados a Dourados, a Mãe deu entrada na U. T. I., porém até o fechamento desta matéria tinha-se a informação que estava melhor e nenhuma das vitimas corria risco de vida.
 
No dia seguinte, por volta das 15:30, policias receberam uma informação via 190 sobre a presença de um suspeito com as características do acusado, na linha internacional, policias Militares de serviço, Soldado Beto, Soldado Lescano e a Investigadora da policia Civil dirigiram até o local e depararam com uma aglomeração de pessoas e ao centro estava o elemento que foi detido, encaminhado à delegacia local e posteriormente colocado à disposição da justiça na Comarca de Sete Quedas.

Paraguai apreende 500 kg de maconha na fronteira com MS

0

2009-01-16 13:22:00

A Polícia paraguaia apreendeu nesta quinta-feira 500 km de maconha e prendeu dois homens que a transportavam em uma caminhonete durante operação em Yby Yaú, no departamento de Concepción, que faz fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Arnaldo Zárate e Librado Aquino foram detidos em uma blitz, na caminhonete onde levavam a droga na carroceria.

De acordo com as autoridades paraguaias, a fronteira com o Brasil, em Concepción, Amambay e Canindeyú, é rota de contrabandistas e narcotraficantes, que controlam plantações de maconha e tráfico de cocaína.

Fonte: EFE

Acidente com ônibus de time gaúcho deixa 3 mortos e 26 feridos

0

2009-01-16 13:18:00

Um ônibus que transportava o time de futebol gaúcho Brasil de Pelotas caiu em um barranco no fim da noite desta quinta-feira (16) e deixou 26 feridos e três mortos, segundo a concessionária Ecosul.

O veículo seguia pela alça de acesso da RS-471 para a rodovia BR-392, mas não completou uma curva e caiu em um barranco depois de avançar sobre a mureta da pista. A equipe voltava para Pelotas (RS) de um amistoso em que venceu o Santa Cruz, na cidade de Vale do Sol (RS).

A Polícia Civil foi acionada para investigar a causa do acidente. De acordo com a concessionária Ecosul que resgatou alguns feridos com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as vítimas foram levadas para o pronto-socorro de Pelotas e para o Hospital de Caridade de Canguçu, a cidade mais perto do local.

No acidente, morreram o atacante Claudio Milar, ex-Botafogo, o zagueiro Régis, ex-Fluminense, e o treinador de goleiros Giovani Guimarães.

O goleiro Danrlei, ex-Grêmio, foi resgatado e passa bem. O pronto-socorro de Pelotas atendeu 11 vítimas e três delas tiveram de ser operadas, mas o estado de saúde ainda não foi divulgado pelo hospital.

MEC quer acelerar implantação do ensino fundamental de 9 anos

0

2009-01-16 12:47:00

O Ministério da Educação deve acelerar em 2009 o processo de migração das escolas estaduais e municipais para o novo ensino fundamental de nove anos. Pelo novo modelo, estabelecido em lei em 2005, a criança entra na escola aos 6 anos e não mais aos 7. Com isso, permanece nove anos no ensino fundamental, concluindo o 9° ano aos 14.

Segundo o MEC, 52% dos alunos já estão matriculados no novo formato que deve ser implemantado pelas escolas até 2010. “Estamos preocupados com o ritmo de transição para o ensino fundamental. Já superamos 50% dessa migração, mas só faltam dois anos para que o período de transição estabelecido em lei termine”, diz o ministro.

Durante a divulgação dos números do Censo Escolar, o ministro apresentou o dado de que 4,7% das crianças de 7 a 14 anos matriculadas na escola em 2007 não sabiam ler e escrever. Para ele, o problema ocorre porque as crianças estão sendo matriculadas tardiamente na escola e na série incorreta. Em 2007, segundo o MEC, 494 mil crianças com mais de 7 anos estavam matriculadas na educação infantil, quando pela idade deveriam estar no ensino fundamental.

“Nós temos crianças chegando tarde na escola e muitas chegando na idade correta, mas matriculadas na etapa errada. Isso gera o analfabetismo nessa faixa etária em crianças que freqüentam a escola. A escola está alfabetizando depois dos 7 anos”, explicou.

Para o ministro, a implantação do ensino médio de nove anos em todas as escolas garantiria a alfabetização do aluno na idade correta. “Vamos conversar com os estados e os municípios e o MEC vai dar todo o apoio técnico e financeira para que a gente possa solucionar esse problema”, afirmou.

Câmara de Amambai terá sessão extraordinária segunda

0

2009-01-16 12:29:00

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal de Amambai terá sua primeira sessão deliberativa do ano em 2009 na manhã desta segunda-feira, dia 19 de janeiro.

A sessão extraordinária, que terá início às 9h da manhã no Plenário Lourino Jesus de Albuquerque, terá em pauta dois projetos de leis oriundos do Poder Executivo Municipal, um que beneficia o contribuinte com a anistia de juros no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e outro que faz a adequação da tabela dos cargos de DAS e DAI.

“O primeiro projeto visa isentar os contribuintes em dívida com a fazenda municipal de juros na hora do pagamento do IPTU e o segundo vai apenas adequar a tabela dos cargos classificados como de confiança já existentes”, informou o presidente da casa de leis, vereador Anderson Mansano (PR) ao explicar também que o projeto relacionado ao IPTU, que visa incentivar o pagamento e consequentemente o aumento da arrecadação do município, isenta os juros sobre os impostos, mas não a correção monetária relacionada a dívida.

Eleições das comissões- Antes da sessão extraordinária para a apreciação dos dois projetos de leis, os vereadores que compõe a atual legislatura no município (2009/2012), realizam uma reunião interna para eleger as comissões permanentes da Câmara para a legislatura de 2009.

Segundo o presidente da casa, vereador Anderson Mansano, a reunião está marcara para acontecer às 8h da manhã na sala de reuniões, no edifício do Poder Legislativo local.

PRF apreende 21 Kg de maconha na BR-463 em Ponta Porã

0

2009-01-16 12:19:00

Alessandra Carvalho
 A madrugada de ontem, a PRF (Polícia Rodoviária Federal), apreendeu 21 quilos de maconha abandonados ás margens da rodovia BR-463, próximo a Ponta Porá, a 329 quilômetros da Capital.


 Segundo informações da PRF, o proprietário ainda não foi identificado e a maconha foi encaminhado para a Policia Rodoviária Federal de Ponta Porã.

MS: Exército e PF agirão contra o narcotráfico na fronteira

0

2009-01-16 11:36:00

Mídia Max

O governo brasileiro pensa em unir o Exército e a Polícia Federal para agir contra o narcotráfico na região de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, numa extensão de ao menos 600 quilômetros. O projeto é estudado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele revelou o plano, na tarde desta quinta-feira, na base naval da Marinha, na cidade de Ladário, onde o presidente Lula se reunira com o presidente da Bolívia, Evo Morales.


Antes, Lula havia dito em discurso na cidade boliviana Arroyo Concepcion, que iria ceder helicópteros ao governo boliviano com a intenção de atacar o tráfico de cocaína na região. Jobim disse que o Brasil vai doar ao governo de Evo quatro helicópteros, mas ainda não sabe a data. "Isso deve acontecer ainda neste ano", previu o ministro. Ele afirmou também que tem consultado o comando do Exército, que apura a viabilidade do plano.


Dinheiro
O secretário de SegurançaPública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, que conversou com Jobim, disse que aprova a idéia, mas vê o programa com reserva. "É preciso muito recurso", disse. Levantamento recente preparado pela Polícia Federal sustenta que ao menos sete cidades sul-mato-grossenses, Corumbá uma delas "são portas de entrada" para o tráfico de drogas e trânsito de armas ilegais.


Logo após o anúncio do estudo, Jacini, que é policial federal, reconheceu o levantamento, mas afirmou que a situação só poderia mudar caso o governo federal investisse mais na segurança em regiões de fronteira.

Missão técnica da UE chega a MS na próxima semana

0

2009-01-16 11:18:00

Chico Júnior


Está prevista para a próxima semana a visita de uma missão técnica da União Europeia a Mato Grosso do Sul.


Objetivo da visita é verificar as condições sanitárias do Estado, de modo a aumentar o número de estabelecimentos autorizados a comercializar com o bloco econômico europeu. No final de 2008, duas propriedades – uma em Três Lagoas e outra em Campo Grande – foram habilitadas a exportar carne in natura para a União Européia.


 De acordo com informações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a missão deve chegar no dia 21 ao Estado, e realizar visitas na Zona de Alta Vigilância (ZAV) nos dias seguintes. Há possibilidade de que o grupo conheça algumas instalações no município de Caracol.

Crise aquece mercado para advogados

0

2009-01-16 10:44:00

Última Instância/CBJr.
Os receios da crise econômica internacional já são realidade para a sociedade brasileira. Demissão de trabalhadores e retração do mercado são alguns dos reflexos que já começam a ser percebidos no país. Para a advocacia, porém, a situação é diferente.


 Em momentos de dificuldades econômicas, advogados são mais requisitados e sentem de forma positiva os efeitos da recessão.


A maior demanda de consultas e de ações é nítida em tempos difíceis. Dados do Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações mostram que, em comparação com o ano anterior, 2008 teve uma alta de 16% no número de recuperações judiciais requeridas.

O levantamento isolado dos dois últimos meses de 2008 (período logo após o estopim da crise nos EUA) é ainda mais representativo. Com relação a novembro de 2007, o mesmo mês do ano passado mostrou aumento de 143,7% no número de pedidos de recuperação judiciais. Já dezembro apresentou elevação de 130%.

Além da medida para reestruturar as empresas, escritórios de advogados perceberam também um crescimento no número de ações e de consultas em geral.

A própria dificuldade financeira pode ser apontada como o primeiro fator a agitar o mercado dos advogados.

A reportagem de Última Instância ouviu três escritórios entre os dez maiores do Brasil. Juntos, eles contam com mais de mil advogados em suas bancas. E todos confirmam essa tendência.

"A situação de crise gera nichos de mercado bastante interessantes. Existe um sensível aumento na área de renegociação de contratos, em especial quanto aos seus aspectos financeiros. Geralmente, devedores buscam a renegociação das suas dívidas, propondo condições de pagamento mais adequadas à realidade de mercado”, relata Celso Caldas Martins Xavier, sócio do Demarest e Almeida Advogados.

O advogado explica que, em certos casos, após uma renegociação frustrada as partes são obrigadas a procurar medidas judiciais. “Nestas hipóteses, há uma crescente procura pelos departamentos contenciosos dos escritórios, seja para a cobrança dos créditos, seja para a discussão dos contratos no âmbito judicial”, ressalta Xavier.

No Siqueira Castro Advogados a situação não é diferente. Os advogados sócios do escritório, Marcelo Freitas Pereira (do setor societário) e Ruy Janoni Dourado (do contencioso), confirmam a tendência. Eles afirmam que o número de consultas e de ações aumentou significativamente desde o surgimento dos primeiros rumores de problemas econômicos.

Os sócios do Siqueira Castro avaliam que, em momentos de crise ou turbulência, é natural que as empresas reavaliem suas obrigações correntes e, portanto, o aconselhamento jurídico para calcular riscos legais da atividade empresarial se torna indispensável.

Os advogados também consideram que outra causa para o aumento de consultas é o fato de que as empresas —que nos casos de dificuldade se vêem forçadas, por impossibilidade financeira, a não honrar as obrigações de um contrato, ou um compromisso financeiro— precisam de antemão saber quais as penalidades lhes serão impostas.

No Siqueira Castro, as consultas relacionadas ao descumprimento de obrigações contratuais; equilíbrio econômico-financeiro; evento adverso ou imprevisto e outros tópicos conexos a um ambiente de crise financeira, se comparadas a igual período de anos anteriores, aumentaram 27% desde 1º de outubro de 2008. Já os litígios relacionados à discussão destas matérias cresceram 19%.

Lílian Thomé e Adriano Boni de Souza, sócios responsáveis pelos departamentos administrativo e de contencioso do Noronha Advogados, revelam que o escritório também teve um aumento na demanda.

Os advogados afirmam que, desde o início de janeiro, o escritório já obteve sete novos casos de cobrança de empresas estrangeiras reivindicando valores acordados de empresas brasileiras.

Tendências
Sobre o Demarest, Xavier afirma que três modalidades de ações ou consultas tiveram aumento significativo nos últimos meses: a renegociação de dívidas, por aditamento dos contratos existentes e celebrados antes da crise; as consultas sobre a possibilidade de utilização de ações para a revisão judicial dos contratos existentes; e as recuperações extrajudiciais e judiciais.

Entretanto, o encolhimento do mercado acaba afetando também os advogados. “Historicamente, no início dos períodos de crise há um tendência à diminuição nas operações de compra e venda de empresas”, afirma Xavier. O advogado ressalta, porém, que ao longo da crise, tal cenário tende a ser revertido, em razão do surgimento de boas oportunidades de compra.

No Siqueira Castro a tendência é a mesma. O descumprimento de obrigações contratuais; o equilíbrio econômico-financeiro; o evento adverso ou imprevisto e outros tópicos relacionados ao ambiente de crise financeira, bem como a restrição abrupta de crédito; e a possibilidade de ingresso de pedido de recuperação judicial ou extrajudicial de empresas são os tipos de consultas e ações que mais aumentam.

Dourado informa que o escritório Siqueira Castro nota uma mudança de perfil nos clientes. Ele revela as ações na área de família são as mais afetadas negativamente pela crise financeira.

“Por haver uma retração econômica, pessoas que querem se separar ou dar seguimento em um inventário, postergam essa decisão de ingresso em juízo para evitar gastos com advogado e a Justiça”, afirma.

<p>No Noronha, as consultas para revisão de contratos também aumentam de forma significativa nesses períodos. Mas Lílian Thomé e Adriano Boni de Souza lembram que casos consultivos, da área societária, fusões e aquisições, por exemplo, caem consideravelmente.


Governo vai investir R$ 48,5 milhões na Educação

0

2009-01-16 10:12:00

O governador André Puccinelli anunciou esta semana investimento de R$ 48,5 milhões nas escolas estaduais. Desse valor, R$ 31,4 milhões foram garantidos por meio de convênio com o Ministério de Educação (MEC), assinados na última terça-feira, em Brasília, por ele e pela secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa. Outros R$ 17,1 milhões são recursos próprios.
 
O convênio vai permitir a construção das três primeiras escolas urbanas no governo de André Puccinelli. As unidades serão edificadas nos municípios de Sidrolândia, Naviraí e Nova Andradina. Para execução dessas obras, o governador assegurou R$ 6,9 milhões. Outros R$ 3 milhões foram obtidos para garantir a construção de 29 salas de aula, 11 bibliotecas e salas de tecnologia (laboratórios de informática), envolvendo 10 escolas, situadas em 9 municípios.

"A educação é prioridade no nosso governo. Começamos a realizar obras nessa área em 2008 e nesse ano vamos intensificar a execução de projetos que vão revolucionar a qualidade de ensino de Mato Grosso do Sul", garantiu Puccinelli.


O governador esclareceu que outros R$ 31,8 milhões serão investidos na reforma completa de 65 escolas, localizadas em 36 municípios. O MEC garantiu R$ 14,7 milhões e R$ 17,1 milhões serão recursos do Estado. Os projetos já estão em fase de processo licitatório. Com a conclusão das obras, todos os prédios ficarão com novo visual, com aspecto de que as escolas foram construídas do "zero", garantindo ambiente agradável de ensino para os alunos. 

O convênio assinado em Brasília viabilizou também outros R$ 6,3 milhões que serão investidos em ações para atender o Programa de Metas de Formação Continuada, expansão do Projeto Além das Palavras e aquisição de equipamentos de informática e mobiliários. Outros R$ 290 mil foram obtidos para atender o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.

Em 4 dias, Vale Universidade já recebeu 1.700 inscrições

0

2009-01-16 09:54:00

Nos quatro primeiros dias de inscrição para o Programa Vale Universidade foram recebidos 1.700 registros de 58 municípios do Estado, com uma média de 425 inscrições diárias. O número agradou a superintendência e os coordenadores do programa e reforça as expectativas da secretária de Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Garib, de expandir o benefício a todos os municípios de Mato Grosso do Sul.


As pré-inscrições para o processo seletivo começaram na segunda-feira (12) e vão até o dia 5 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever pela internet, acessando o endereço eletrônico www.setas.ms.gov.br.

A primeira seleção é feita pelo próprio sistema informatizado. “Por esta razão é de grande importância o preenchimento correto dos dados” enfatiza a superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Dulce Maria Martins, responsável pelo programa. 

Depois de encerrado o processo inicial, o cadastro dos candidatos é avaliado por uma equipe e após a classificação por renda os alunos pré-qualificados são entrevistados e devem confirmar as informações repassadas com a apresentação dos documentos requeridos.


Posteriormente são realizadas visitas domiciliares para a verificação dos dados informados. O candidato passa, ainda, por uma avaliação final antes da divulgação dos habilitados.


Oportunidade
O Programa Vale Universidade é aberto a estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado com renda pessoal igual ou inferior a 650 reais ou renda familiar até R$ 1,7 mil, que já estejam matriculados no curso, a partir do primeiro semestre. Como benefício, fornece auxílio financeiro no valor de 50% da mensalidade; mais 20% de desconto oferecido pela instituição de ensino – totalizando um abatimento de 70% na mensalidade- para o custeio de alunos que estudam em instituições de ensino superior, públicas e particulares. 

Em contrapartida, o beneficiado realiza estágio supervisionado de 20 horas semanais, cumpridas em jornadas de quatro horas diárias em órgãos e entidades da administração pública estadual, municipal, federal ou organizações não-governamentais (ONGs), com prioridade para que a atividade seja desenvolvida na área de estudo escolhida.

O Vale Universidade é voltado para aqueles que ainda não possuem graduação em um curso superior. Quem já conclui um curso universitário não pode se inscrever. O decreto 12.466 e as resoluções com todas as informações sobre o benefício pode ser acessado pelo site da setas (www.setas.ms.gov.br), no link do programa. “O candidato deve estar atento a todas os termos e documentos relacionados no decreto e suas resoluções” afirma Dulce Martins. 

No ano passado 70 alunos que recebiam o benefício se formaram e já estão disponíveis para o mercado de trabalho. Com o incentivo, o Governo do Estado busca proporcionar uma oportunidade para o jovem universitário aprimorar sua formação profissional e ter melhores perspectivas de trabalho e renda.
Com informações da Setas.