18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9928

Prefeitos discutem valores do transporte escolar terça

0

2009-01-22 21:12:00

Os prefeitos de Mato Grosso do Sul se reunirão na próxima terça-feira (27) para debaterem a renovação do convênio com o governo estadual para custeio do transporte escolar. A reunião foi convocada pelo presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Durante a reunião, com início previsto para às 10h, os prefeitos vão tentar chegar a um acordo quanto aos novos valores da “per capita” (custo por aluno) a serem reivindicados do governo do Estado.

No ano passado, o Estado desembolsou R$ 20.904. 300 milhões para as prefeituras transportarem os alunos da Rede Estadual de Ensino, isso incluindo uma “per capita” de R$ 60 para as chamadas linhas mistas – aquelas em que estudantes das redes estadual e municipais vão juntos à escola no mesmo ônibus – e R$ 90 para as linhas puras.

A situação do transporte escolar rural é precária. Em Mato Grosso do Sul, cidades como Camapuã, Amambai, Ribas do Rio Pardo, apenas como um dos exemplos, os ônibus percorrem diariamente uma área extensa para transportar os alunos do Estado e dos municípios para a sala de aula, o que eleva o custo, principalmente devido à manutenção da frota de veículos.

Prefeito de cidade catarinense é mantido refém por índios

0

2009-01-22 21:05:00

O prefeito de Itaiópolis (SC), Hélio César Wendt, foi feito refém por índios da etnia xokleng na tarde desta quinta-feira (22). Além dele, o vice-prefeito Alceu Schneider, dois secretários e dois policiais também são mantidos reféns pelos índios.

O grupo foi até uma madeireira invadida pelos índios entre Itaiópolis e o município de Doutor Pedrinho (SC), para conversar com os indígenas sobre os protestos que já duram duas semanas na região.

De acordo com o tenente-coronel Ricardo Assis Alves, da Polícia Militar de Canoinhas (SC), o batalhão da cidade e a Polícia Federal foram para a área para negociar a liberação dos reféns.

Os indígenas reivindicam a ampliação da reserva Duque de Caxias de 14 mil hectares para 37 mil. Os índios também reclamam da retirada de madeira da região por colonos, apesar da determinação da Justiça Federal de Mafra (SC), que impede a exploração do recurso na área.

Desde o dia 9 de janeiro, os índios bloqueiam uma estrada para impedir a passagem de caminhões com madeira.

Corinthians faz 2 no fim e evita derrota na estréia

0

2009-01-22 20:27:00

Após ficar em desvantagem por dois gols em seu primeiro compromisso oficial da temporada de 2009, o Corinthians conseguiu igualar o placar em 2 a 2 na noite desta quinta-feira, no Estádio do Pacaembu, e evitou a derrota em sua estréia no Camopeonato Paulista.

Prefeito de Iguatemi repassa o duodécimo dos vereadores

0

2009-01-22 19:01:00

O Prefeito Zé Roberto (PSDB), recebeu em seu gabinete, nesta terça feira (20) o Presidente do Legislativo Municipal, o vereador Jesus Milane de Santana (PTB), onde fez o primeiro repasse do duodécimo referente ao mês de janeiro à Câmara Municipal.

O prefeito José Roberto Arcoverde e o veredor Jesus sua preocupação em levar uma administração séria, mantendo as contas públicas em dia.

SUS orienta síndrome de Down e intolerância à lactose

0

2009-01-22 18:08:00

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar a oferecer aconselhamento genético às pessoas e famílias que tiverem risco de desenvolver doenças geneticamente determinadas ou anomalias congênitas, como intolerância à lactose e síndrome de Down. A informação foi divulgada na quarta-feira (21) pelo Ministério da Saúde.

No total, três grupos de problemas passarão a ser atendidos: anomalias genéticas, erros inatos do metabolismo e deficiências mentais. Nesses grupos, estão incluídos também, além da intolerância e da síndrome, pé torto, palato fendido, defeitos do tubo neural, luxação do quadril, amputação parcial e alterações na produção de enzimas.

O aconselhamento ajuda, segundo o ministério, na prevenção de doenças hereditárias e orienta os pacientes a tomarem decisões sobre reprodução, por exemplo –minimizando as chances de que os filhos deles tenham os mesmos problemas.

Além do aconselhamento, os serviços de genética clínica dos estados e do Distrito Federal vão oferecer atendimento integral. A partir de agora, eles irão cuidar do tratamento e da recuperação dos pacientes, além de fazer todos os exames necessários. Segundo o ministério, esse atendimento era feito de forma descentralizada.

De acordo com o órgão, as doenças genéticas subiram do quinto para o segundo lugar no ranking das causas de mortalidade infantil no país nos últimos 25 anos. No Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 3% dos nascidos vivos têm algum tipo de anomalia congênita e as deficiências mentais atingem cerca de 15% da população.

Cerveja fica mais cara em MS a partir deste sábado

0

2009-01-22 17:17:00

 Quem comprar cerveja no fim de semana deve se preparar para um desembolso maior. A alta é provocada pela elevação das pautas fiscais de diferentes marcas de cerveja – a pauta fiscal é um valor de referência usado pelo Governo na cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). As novas pautas começam a vigorar no sábado (24).

Os novos valores para a tributação do ICMS foram publicados na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado. A pauta mais elevada é a da cerveja Bohemia de 600 ml. O valor de referência para o recolhimento do imposto incidente sobre essa marca será de R$ 2,75. A cerveja Skol 500 ml tem a segunda maior pauta, de R$ 2,70.  Com base nas pautas, o mercado de cerveja organiza seus preços.

Incra diz que demissões aumentam demanda por terra

0

2009-01-22 16:02:00

A onda de desemprego, por causa da crise financeira internacional, deve engrossar as fileiras do movimento de reforma agrária e exigir um esforço ainda maior do governo para atender à demanda por terra.

A avaliação é do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, que falou com exclusividade à Agência Brasil. Ele acredita que o fechamento de postos de trabalho nas cidades pode gerar um fluxo migratório rumo ao interior.

“As pessoas vão buscar alternativas. Isso vai engrossar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ou criar outro. A demanda por terra vai aumentar em 2009 e 2010”, avaliou.

Hackbart afirmou que o Incra começa 2009 com “um orçamento bom” e adiantou que o número de famílias assentadas em 2008 deve passar de 70 mil, superando as previsões dos movimentos sociais que consideraram o ano passado “o pior para a reforma agrária”.

Sobre a questão ambiental nos assentamentos, Hackbart reconheceu o desmatamento nessas áreas e afirmou que alguns assentamentos na Amazônia deverão ser fechados por causa das derrubadas e do uso ilegal da terra.

"Estamos com diagnóstico feito e equipes em campo para tirar quem é ilegal. Ali tem muita soja e gado. Temos que retirar a ilegalidade e cumprir a legislação ambiental: recuperar a reserva legal, a área de proteção permanente. E, em alguns casos, acabar com os assentamentos, em vários casos, inclusive alguns entre os que foram listados pelo Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis]", disse ele.

Na entrevista, o presidente do Incra também falou sobre a relação entre o órgão e o MST no processo de reforma agrária do país ao longo de 25 anos do movimento. “Eles não reconhecem o que já fizemos”, apontou.

Impasse sobre diretores acaba na Justiça em Amambai

0

2009-01-22 15:50:00

Vilson Nascimento

Um impasse sobre a não nomeação, por parte do prefeito, de três professores eleitos diretores de escola no final do ano passado (2008) acabou parando na Justiça em Amambai.

Os professores, Zanete Rodrigues Borges Correa, Richard Alexandre Coradini e Vera Lorensetti, já dirigiam três escolas municipais do município na gestão anterior e em novembro do ano passado foram reeleitos para novos mandatos de três anos e deveriam ser empossados em janeiro desse ano.

Ao assumir a prefeitura, em 1 de janeiro, o atual prefeito, Dirceu Lanzarini, entendeu que a eleição, regulamentada com base em uma lei municipal criada pela administração anterior e aprovada pela Câmara em 2006, era inconstitucional e ilegal e optou pela não nomeação dos três diretores reeleitos, preenchendo os cargos com outros professores de sua confiança.

Os três professores, que ao assumirem a direção das escolas passam a ocupar “cargo de comissão”, entraram com mandado de segurança na Justiça e na semana passada o Juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Amambai, Dr. César de Souza Lima, baseado na lei municipal número 1.968 de 2006, que regulamenta a eleição direta para diretores nas escolas de ensino fundamental do município em Amambai, determinou liminarmente a nulidade dos decretos assinados pelo prefeito que havia nomeado outros diretores para as três escolas, as escolas, Marlene Vilarinho de Albuquerque, Julio Manvailler e Flávio Derzi e a nomeação dos três diretores eleitos.

Essa semana um oficial de justiça, acompanhado pela Polícia Civil de Amambai esteve na Prefeitura e notificou o prefeito sobre a decisão judicial e Lanzarini realizou a exoneração dos diretores já nomeados e a nomeação dos três diretores determinados pela Justiça.

Prefeito recorreu da decisão

Na manhã dessa quinta-feira (22) o prefeito Dirceu Lanzarini informou que já recorreu junto a TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) da decisão judicial que determinou a posse dos três diretores.

Segundo o prefeito existe legislação superior que garante ao chefe do executivo a livre nomeação e exoneração de seus cargos de confiança.

O prefeito também questiona a lisura do processo eleitoral que elegeu os diretores onde, supostamente, teria sido usada a máquina pública para beneficiar candidatos e classificou a eleição como “antitética”, já que foi realizada no final de um mandato para os eleitos serem empossados no ano seguinte, por uma nova administração.

Eleição é inconstitucional, afirma jurídico

A assessoria jurídica da Prefeitura de Amambai, formada por advogados de carreira, classificou as eleições para diretores de escolas ilegal e inconstitucional no ponto de vista jurídico.

Segundo a advogada, Dra. Deise Spohr, a realização de eleição tira atribuições exclusivas do chefe do Poder Executivo e fere o inciso 2º do artigo 37 da Constituição Federal de 1988 que diz; “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”.

Baseada nessa prerrogativa o prefeito ingressou, junto ao TJ/MS, com pedido de cassação da liminar concedida pela Justiça de Amambai em favor dos diretores eleitos e com uma “Ação Direta de Inconstitucionalidade” para tentar derrubar a decisão judicial e anular as eleições municipais em Amambai.

Média mensal de desemprego em 2008 caiu 13,3%

0

2009-01-22 15:01:00

A média mensal de trabalhadores desocupados em 2008 era de 1,9 milhão de pessoas. O dado divulgado hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que faz parte da Pesquisa Mensal de Emprego, representa o menor contingente neste indicador desde 2003. Na comparação com o ano anterior, houve uma redução de 13,3% nessa média.

Segundo a pesquisa, em dezembro do ano passado havia 1,6 milhão de pessoas em busca de emprego. Esse volume indica uma redução de 11% em relação a novembro e de 6,3% na comparação com dezembro de 2007.

Por outro lado, a população que ocupava um posto no mercado de trabalho somou 22,1 milhões em dezembro, ficando estável na passagem de um mês para outro. Na comparação com igual período de 2007, houve aumento de 3,4%, indicando a entrada de 734 mil pessoas no mercado de trabalho.

O número de trabalhadores com carteira assinada em dezembro, um total de 10 milhões de pessoas, também ficou estável em relação a novembro, mas apresentou elevação de 7,2% na comparação com dezembro do ano anterior.


A Pesquisa Mensal do Emprego faz uma radiografia da situação do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Missão Européia faz nova inspeção em MS

0

2009-01-22 14:08:00

Como parte da retomada irrestrita da importação de carne bovina brasileira pela União Européia, técnicos do bloco inspecionam a qualidade da pecuária de cinco estados. Os trabalhos foram iniciados, nesta quinta-feira (22) em Mato Grosso do Sul, com a visita de dois veterinários europeus .

Na terça-feira (27), outra comissão da Europa chega ao Estado para visitar duas propriedades e um frigorífico.

Na manhã de hoje, a comissão – formada pelos veterinários Benoit Sauveroche (francês) e George Czifra (húngaro) – assiste à apresentação da SFA (Superintendência Federal de Agricultura) sobre o sistema de rastreamento do rebanho de Mato Grosso do Sul. A apresentação é realizada no auditório da SFA e deve se estender até o meio-dia.

À tarde, os europeus visitam o laboratório da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e seguem para Caracol, situado na ZAV (Zona de Alta Vigilância). A diretora técnica da SFA Juliana Fernandes, que atendeu à imprensa, não soube explicar a razão da escolha de Caracol. “Eles [os técnicos europeus] que fazem o roteiro”, justificou-se.

Nenhuma propriedade será visitada por esses técnicos. Em Caracol, eles se preocupam com a inspeção da infra-estrutura relacionada com a cadeia produtiva da carne bovina. Serão avaliadas, por exemplo, as condições das estradas e os postos de controle.

A comissão deve deixar Mato Grosso do Sul no sábado (24). No roteiro dos técnicos da Europa, também constam São Paulo, Pernambuco, Bahia e Ceará. A visita está programada para se encerrar no dia 2 de fevereiro. Alessandra Carvalho Benoit Sauveroche (francês) e George Czifra (húngaro)

Na terça-feira, chega a Mato Grosso do Sul outros três técnicos europeus: Andre Evers (belga), Waltraud Demel (alemão) e Júlia Lopez Soriano (espanhola). Eles vêm com a missão de inspecionar as duas fazendas – Primavera, em Campo Grande, e União, em Três Lagoas – e o frigorífico Bertin, em Naviraí.

Em setembro do ano passado, a União Européia anunciou a disposição em voltar a comprar carne bovina de Mato Grosso do Sul. Com isso, o Estado voltou a ser habilitado para exportar o produto a 27 países da União Européia. A suspensão das vendas para esse mercado foi provocada pelos episódios da aftosa, ocorrido em 2005.

Dirceu Lanzarini recebe Londres Machado em Amambai

0

2009-01-22 13:26:00

Vilson Nascimento

O prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini (PR) recebeu a visita, no final da manhã dessa quinta-feira (22) do deputado estadual Londres Machado.

Londres, que também é do Partido da República (PR), foi recepcionado no gabinete de Lanzarini, na Prefeitura local.

Acompanhado pela primeira-dama e secretária de meio ambiente do município, Deise Bianchini, pelo vice-prefeito José Aguiar e toda sua equipe de secretariado, Lanzarini fez a apresentação individual de cada membro de sua equipe de governo ao deputado e também fez pedidos para intervenção, por parte de Londres Machado, junto a órgãos estaduais visando à destinação de recursos e ações do Governo de Mato Grosso do Sul em prol do município em Amambai.

Visita foi de cortesia- Segundo o deputado sua repentina visita a Amambai, já que não estava programada oficialmente, foi de cortesia.

“Vim hoje aqui para rever um velho amigo, desejar sorte e muito sucesso ao prefeito em sua administração e externar meu apoio incondicional a Dirceu Lanzarini e a população Amambai na
Assembléia Legislativa do Estado”, disse o deputado ao ressaltar que durante este período de recesso da Assembléia Legislativa deverá percorrer vários municípios do Estado administrados por prefeitos do PR para desejar sucesso na gestão que se inicia.

Após a recepção na Prefeitura, o deputado almoçou acompanhado pelo prefeito Dirceu Lanzarini, pela primeira-dama Deise, pelo vice, José Aguiar e pelos demais membros da equipe de governo frente à Prefeitura de Amambai.

Puccinelli diz que não poderá atender setor empresarial

0

2009-01-22 13:05:00

O governador André Puccinelli disse na manhã de hoje que deverá atender apenas uma das cinco propostas feitas na terça-feira (20) pelo setor empresarial através do presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen. Ele afirmou ainda que não definiu que proposta será essa. “Alguma pequena coisa será atendida, porque antes de eles pedirem, já havíamos atendidos outras coisas e tomadas outras medidas”, disse.

Um dos pedidos que será negado pelo chefe do Executivo é a prorrogação do pagamento do IPVA, do fim de janeiro para o fim de fevereiro. Para Puccinelli, a prorrogação é injusta com quem já pagou o imposto, além de ilegal. “A prorrogação do IPVA é impossível no Brasil. Não tem mecanismo legal”, afirmou. A arrecadação do imposto é de R$ 168 milhões.

Puccinelli também deu a entender que dificilmente poderá ajudar as prefeituras para que elas prorroguem ou reparcelem o IPTU. “Se eu der alguma isenção, vou tirar ICMS das prefeituras. O Estado já aumentei o FIS, que o Zeca pôs em R$ 4,6 milhões em 2006, eu coloquei em R$ 11 milhões no final de 2007”, disse.

A preocupação do setor empresarial é a manutenção dos empregos e do ritmo de crescimento do Estado. Mas o governador afirma que já atendeu várias reivindicações do setor empresarial, como a antecipação do 13º salário, a redução da pauta fiscal e a aceleração da licitação para a construção de 10 mil casas populares. Além disso, o governo fará em conjunto com a Fiems uma campanha motivacional. O conteúdo será definido pela federação.

Para ele, a crise econômica não permite mudanças maiores, mesmo na esperança de que uma compensação posterior através de um aumento no consumo. Puccinelli revelou também que a arrecadação de ICMS pelo governo do Estado em janeiro está em R$ 367,3 milhões, aquém da previsão mais moderada feita pelo Executivo de R$ 371 milhões para janeiro.

DOF apreende maconha em cilindro de gás de carro

0

2009-01-22 12:44:00

Agentes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam 60,7 quilos de maconha que estavam escondidos no cilindro de gás de um carro. O motorista do veículo foi preso durante a fiscalização feita ontem à tarde, na MS-296, perto de Iguatemi, município distante 474 quilômetros de Campo Grande.

Segundo o site Corumbá On Line, José Pedro Cimplício Filho, 41 anos, conduzia o Astra placa, MXQ-7784, de Natal (RN), que foi fiscalizado às 14 horas. Em vistoria detalhada no carro, os policiais encontraram, acondicionados nas caixas de areia do cilindro, 156 tabletes da droga.

O motorista revelou que adquiriu a maconha no Paraguai e que levaria o entorpecente para Campinas (SP). Ele foi encaminhado à delegacia da PF (Polícia Federal) de Naviraí.

Naviraí registra caso de ferrugem asiática no soja

0

2009-01-22 11:06:00

As chuvas que ocorreram entre os dias 31 dezembro e 20 de janeiro favoreceram o aparecimento do primeiro foco de ferrugem asiática, registrado no município de Naviraí. A descoberta por técnicos do Departamento Agronômico da Copasul, na fazenda Passarada (proximidades do Porto Caiuá e rio Paraná), foi confirmada pelo laboratório montado na cooperativa.

O caso de Naviraí, somado a mais dois casos registrados em Dourados (mas ainda não colocados na atualização do site do Consórcio Anti-Ferrugem, coordenado pela Embrapa e por um indústria multinacional de defensivos agrícolas) faz com que o número de registros no Estado suba para cinco casos. Os outros dois foram encontrados em Chapadão do Sul e o de Aral Moreira.    

No ano de 2008, no mesmo período da safra passada, 59 focos já tinham sido comunicados ao sistema de alerta do Consórcio. A bióloga do laboratório de Naviraí, Paula Carvalho, disse que “o fungo está amplamente disseminado e que o ciclo da doença, desde a infecção até a liberação de esporos, dura em torno de seis a nove dias, dependendo das condições climáticas”.

Paula disse que considera que umidade tenha favorecido o surgimento da ferrugem asiática e informou que desde o dia 17 de dezembro, foram entregues 165 amostras de folhas de soja das propriedades naviraienses. “Os agrônomos esta preocupados porque os produtores agrícolas têm feito às pulverizações, mas tem se esquecido de fazer o posterior monitoramento”, revela.  

O fito patologista da Embrapa de Dourados, Alexandre Roese, disse explica que a relação entre chuvas e doença é muito forte, pois o fungo causador da mesma precisa de água livre sobre as folhas para iniciar o processo de germinação dos esporos, infecção e desenvolvimento da ferrugem.
Por isso a falta de chuvas no Estado ajuda a explicar a pequena quantidade de focos da doença detectados até agora.

Segundo ele, antes de tomar qualquer decisão sobre o uso de fungicidas, o produtor rural deve considerar, além da ocorrência da ferrugem, as condições climáticas e a situação da lavoura. “É preciso analisar se vale à pena investir na lavoura, dependendo dos prejuízos já causados pela estiagem”, diz.

De acordo com o fito patologista, o desenvolvimento da doença – caso seja detectada – é mais lento com a ocorrência de um novo período sem chuvas. “Caso contrário, se ocorrerem condições climáticas favoráveis, com chuvas freqüentes, a ferrugem tende a evoluir rapidamente após o aparecimento”, informa.

ESTIAGEM- Os registros da Estação Agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste mostram que as chuvas em dezembro alcançaram apenas 18 mm, ou seja, 10% da média mensal dos 30 anos anteriores que é de 185 mm. No mês passado, ocorreram chuvas somente em três dias, todas inferiores a 10 mm, separadas por dois períodos secos de 18 e nove dias.

“Deve-se ressaltar que estiagens em dezembro já ocorreram anteriormente na região de Dourados. Em dezembro de 1985, choveu apenas 23 mm e, em dezembro de 1990, a chuva foi de somente 37 mm”, informa o pesquisador Ricardo Fietz.

Nos últimos quatro meses de 2008, setembro a dezembro, as chuvas na região de Dourados foram inferiores às médias históricas de 30 anos. Como conseqüência, a chuva anual foi de apenas 1.136 mm, 320 mm a menos que a média da região, 1.456 mm. Segundo Fietz, chama a atenção que nos últimos quatro anos, 2005 a 2008, a chuva anual da região foi inferior à média histórica.

Funasa busca solução para falta de água na Limão Verde

0

2009-01-22 10:34:00

Vilson Nascimento

O chefe do Pólo Regional da Funasa em Amambai, David Pereira, informou, na manhã dessa quinta-feira (22) via telefone que uma nova bomba já estava em Amambai para substituir a danificada e restabelecer o abastecimento de água na Aldeia Limão Verde.

Segundo David, para a troca do equipamento só estaria sendo aguardada a chegada de um caminhão equipado para prestar os serviços, que estaria vindo da Capital do Estado, Campo Grande.

Funai abre 60 vagas temporárias de nível superior

0

2009-01-22 10:04:00

O edital para preenchimento de 60 vagas temporárias de nível superior na Funai foi publicado nesta quarta-feira (7). Os salários variam de R$ 3.800 a R$ 8.300. Os contratos terão duração de dois anos, mas poderão ser prorrogados.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas em Brasília, em um mesmo turno para todos os cargos/áreas de atuação. Os cargos disponíveis para profissionais de nível III são nas áreas de administração, delimitação de terras indígenas, promoção social III, terras indígenas, regularização fundiária III e proteção e gestão ambiental III.

Para profissional de nível IV, as chances são para as áreas de proteção e gestão ambiental IV, antropologia, contabilidade, desenvolvimento sustentável, economia, geoprocessamento, gestão de pessoas, engenharia civil, arquitetura, políticas sociais, promoção social IV, políticas públicas de educação e regularização fundiária IV.

Os profissionais de nível V atuarão na Tecnologia da Informação e os cargos são para as áreas de aplicações e informações, estrutura de redes e tecnologia em sistemas. As inscrições podem ser realizadas no site da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio) www.funrio.org.br até o dia 12 de fevereiro.

Quem não tem acesso à Internet pode se cadastrar no posto de inscrição, localizado no Instituto Oppo, na QMSW 05, lote 10, bloco C, sala 62/64, Setor Sudoeste, Brasília (DF). O valor da taxa de participação varia de R$ 80 a R$ 120.

Sérgio Mendes define secretariado para segundo mandato

0

2009-01-22 09:06:00

Vilson Nascimento

Sem acordo político, o prefeito de Sete Quedas, Sérgio Mendes (PDT) definiu o quadro de secretários para seu segundo mandato e deu posse ao novo secretariado cobrando empenho e trabalho em prol do município.

Segundo o prefeito, que está em seu terceiro mandato frente à Prefeitura local, o segundo consecutivo, a gestão 2009/2012 será de muito trabalho, buscando investimentos em obras de infra-estrutura e melhoramentos em todas as áreas, especialmente na educação e na saúde, visando melhorar o atendimento e a qualidade de vida da população.

“Não tive interferência partidária na indicação e nomeação do meu secretariado para o seguindo mandato. Escolhi cada um por acreditar na capacidade individual e fui claro ao ressaltar que quem não se adaptar e não cumprir as metas da administração será substituído. Queremos que a administração ande e para isso a dedicação e o trabalho dos secretários será de fundamental importância”, disse Sérgio Mendes.

Segundo mandato será melhor que o primeiro, avalia prefeito

Segundo Sérgio Mendes todos os indicativos apontam que esse segundo mandato, após a reeleição, será melhor que o seu primeiro (gestão 2005/2008).

“Nos primeiros quatro anos tivemos muitas realizações, mas a administração demorou um pouco a engrenar. Tivemos um complicado período de adaptação nos primeiros dois anos por conta da situação administrativa que recebemos o município, mas conseguimos dar a volta por cima e terminar o mandato com várias obras e ações realizadas, inclusive com ações na área de geração de empregos, com a chegada da facção de jeans”, ressaltou Sérgio Mendes.

“Para esse segundo mandato, agora com a situação administrativa do município sob controle e com o apoio que teremos da Câmara Municipal, do Governo do Estado, dos deputados estaduais e federais e de nossos senadores em Brasília, queremos fazer uma gestão dinâmica e com muitas realizações, honrando o voto de confiança que a população nos confiou nas urnas em outubro do ano passado”, disse o prefeito ao relatar que uma das metas da futura administração em Sete Quedas continuará sendo a geração de emprego e renda para a população.

Índia comete suicídio na Limão Verde em Amambai

0

2009-01-22 08:07:00

A indígena Narcisa Nunes, de aproximadamente 55 anos, foi encontrada morta pelo neto adolescente hoje na aldeia Limão Verde, situada em Amambai.

Conforme informações da Delegacia de Polícia da cidade, Narcisa estava amarrada com uma corda no pescoço e quando o neto a viu, cortou a corda para tentar socorrer a avó. Apesar do esforço do neto, Narcisa já estava morta

Levantamento feito pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário) nesse ano alertou para a grave situação do povo Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul, pois, entre assassinatos e suicídios, foram 74 casos em 2008 e 75 casos em 2007, em uma população de cerca de 40 mil pessoas.

Os números mostram que a falta de terra e o confinamento em pequenas aldeias são as principais razões para a constante ameaça à sobrevivência física e cultural desse povo.

INSS começa a agilizar aposentadorias a partir de 2ª

0

2009-01-22 07:00:00

Na próxima segunda-feira (27), as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já poderão conceder, dentro de meia-hora, aposentadorias por idade aos trabalhadores urbanos, com reconhecimento automático de direitos. Em vez da exigência de apresentar uma série de documentos, que pode fazer o processo demorar mais de um ano, o trabalhador poderá requisitar a aposentadoria apresentando somente a carteira de identidade.

Contudo, é preciso que as agências sejam instruídas por algumas normas para que coloquem em operação o novo sistema operacional. E a previsão é de que isso já aconteça na semana que vem, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Previdência Social.

A agilidade na concessão das aposentadorias se deve à lei que autorizou o INSS a ampliar a base de dados certificados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), utilizado na concessão das aposentadorias.

Essa lei foi regulamentada pelo decreto 6.722, publicado em edição extra do "Diário Oficial" de 31 de dezembro. A lei também criou a figura do microempreendedor individual, que permitirá a trabalhadores com pequenos negócios informais se inscrever na Previdência Social pagando alíquota reduzida de 11% sobre o salário mínimo.

O decreto ainda regulamenta a criação do cadastro de dados dos segurados especiais da Previdência, que são os pequenos produtores rurais, pescadores artesanais, seringueiros, bem como cônjuges e filhos destes.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 22 de janeiro

0

2009-01-22 06:32:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Você está prático e objetivo, e vai tratar dos seus interesses materiais com mais atenção. Vai ter paciência para conferir as contas. Vai notar que assim se perde muito menos tempo, embora pareça o justamente o oposto. Confiar demais nas pessoas é uma forma de preguiça.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Com disciplina e amor, que são parentes próximos, você chegará onde quer. Certas indulgências podem e devem ser diminuídas; concentre sua atenção nas atividades concretas, que exijam o uso consciente de suas habilidades e talentos. Seu trabalho será mais valorizado.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Hoje você fará bem em procurar seus amigos mais fiéis para um papo leve e descompromissado. O carinho deles vai fortalecer sua auto-estima e você verá seus problemas atuais com menos ansiedade. Hora de aumentar a sua confiança no futuro e em si mesmo.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Procure se desligar um pouco das preocupações com o trabalho e relaxar a cabeça, se divertir um pouco. A vida sentimental está favorecida; eventuais inibições sexuais serão superadas, e assim fica desimpedido o caminho para a alegria e satisfação no relacionamento amoroso.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Dia propício para todos os setores da sua vida. Compreensão, entendimento e mais paciência com as pessoas vão atrair as boas bênçãos dos céus para você. Fim de espera na sua vida profissional. Esperança. Sua boa vontade, generosidade e sinceridade serão retribuídas em dobro.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Mundo emocional sujeito a tempestades. Começo do dia um tanto melancólico, mas o bom humor vai retornando com o passar do tempo. Momento desfavorável para investimentos e compras. Cuide da saúde, especialmente dos dentes. Boas notícias de pessoas distantes.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Romances favorecidos, mas tendência à insegurança e ciúme. Os nativos deste signo são generosos e gostam de uma certa independência nos relacionamentos amorosos. Mas, como todos os mortais, passam por períodos de insegurança como este: mais desgastantes mas às vezes mais emocionantes.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Neste momento você poderá ficar tomado por todo o tipo de preocupações, na maioria irracionais, sem substrato que possa explicá-las. Mesmo assim, você também poderá receber provas de reconhecimento no trabalho ou proposta para fazer uma viagem. Hoje os fatos vencem o medo.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Dia neutro para as questões afetivas. Tendência um tanto egocêntrica. No campo financeiro, convém prestar atenção na economia: você está com uma tendência meio extravagante e gastadora. O dinheiro ficará mais seguro na sua mão, agora. Não force a barra, e aceite o momento.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Hoje as emoções podem ficar um tanto entorpecidas, estagnadas. Há uma tendência a se tornar obsessivo. Atenção especial dos amigos; evite atritos com aqueles que são mais conservadores. Procure arejar a cabeça como puder, vendo um filme, lendo um livro ou conversando com gente suave.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Momento de tranqüilidade, bom humor e otimismo. Grande confiança em si mesmo e na vida. Para o setor profissional o momento não podia ser melhor – é hora de você alcançar as metas pelas quais tanto vem trabalhando, dia após dia. Momento de grandes vitórias.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Momento positivo para a vida afetiva. Tendência para a harmonia e a coerência. Você está mais atencioso com a pessoa amada; alem disso saberá valorizar o relacionamento de vocês. Dentro deste estado emocional, você conseguirá pensar com clareza e viver com mais calma.