15.4 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 9924

Tráfico: DOF apreende 18 quilos de cocaína

0

2009-01-25 09:14:00

Policiais do Departamento de Operações da Fronteira (DOF)  aprrenderam 18,26 quilos de cocaína. A droga foi localizada neste sábado, por volta de 5h30, durante bloqueio policial realizado na rodovia BR-262, na região de Corumbá.

Houve a abordaram para fiscalização um veículo Importado Chrysler Stratus, cor preta, placas CIP-9375 Campo Grande-MS, dirigido por Fernando de Oliveira Paiva, 30 anos, morador na rua Lavras do Sul, Bairro do Limão, em  Casa Verde (SP).

Durante a vistoria foram localizados 12 garrfas pet com cocaína, no tanque de combustível do veículo. Questionado sobre a droga, Fernando informou que pegou o carro com a droga, nas proximidades do Terminal Rodoviário de Corumbá e que levaria o material entorpecente até São Pailo (SP), onde receberia a quantia de R$ 5. mil pela execução do serviço.

Diante dos fatos, Fernando recebeu voz de prisão e foi encaminhado juntamente com o veículo e a droga para a Delegacia de Polícia Federal de Corumbá.

Canal 11 do SBT, já está no ar em Coronel Sapucaia

0

2009-01-25 09:06:00

Na semana passada a Assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Coronel Sapucaia, através do prefeito Rudi Paetzold, solicitou a equipe técnica responsável pela manutenção do canal 11 da TV Campo Grande, repetidora do SBT no estado, para consertarem o transmissor da mesma que a mais de três meses estava fora.

Nesta semana, os Técnicos estiveram no município e fizeram uma vistoria no referido transmissor, e constataram que o mesmo estava queimado, e imediatamente realizaram troca do aparelho, onde foi restabelecido novamente o sinal.

De acordo com os Técnicos, o transmissor queimado será consertado, e num curto espaço de tempo será recolocado, para aumentar ainda mais capacidade de transmissão.

O prefeito Rudi disse também que restabelecer este sinal foi mais que uma obrigação, simplesmente pelo fato de que muitas pessoas no município não possuem antena parabólica. “A tecnologia existe, por isso estamos trabalhando para contribuir ainda mais com a opção de escolha da nossa população na hora de assistirem qualquer que seja o canal de TV”. Lembra o Prefeito.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 25 de janeiro

0

2009-01-25 08:33:00



Áries
Dia de sorte. Tudo está a seu favor. Até desagradáveis incidentes ou mesmo o infortúnio dos outros. Aproveite para avançar e ganhar terreno, pois tem muita gente vacilando por aí, fraquejando, reclamando da vida, e colocando a culpa no demônio ou no destino cruel.

Touro
Hoje pode surgir uma preocupação com as finanças. Se houve desperdício, você vai ficar irado. Agora você se arrepende de todo o dinheiro que gastou com os supérfluos. Mas não se recrimine: o que passou, passou e foi bom na hora. Agora é seguir em frente com mais cuidado.

Gêmeos
Possibilidade de se sentir desencorajado de repente. Não dê espaço para sentimentos de inferioridade e evite também o excesso de exibição das suas qualidades, para compensar. Procure seus amigos do peito; eles estarão particularmente dispostos a lhe ouvir e dar atenção.

Câncer
Hoje, não permita que antigas mágoas venham abalar sua estrutura emocional. Evite o papel da vítima ou o oposto, o de juiz, criticando e depreciando as qualidades dos outros. Você está passando por um momento de cortar algumas concessões que faz a si mesmo, e isso dói.

Leão
Momento de harmonia na vida amorosa, o que lhe dará uma agradável sensação de calma interior. Em qualquer setor, terá mais aproveitamento se assumir a liderança: você está com uma grande facilidade de reunir pessoas e recursos em torno dos seus projetos e trabalhos.

Virgem
Hoje é um daqueles dias em que uma saída noturna, num lugar bonito e chique cairia muito bem. Em boa companhia, é claro, alguém que lhe enleve o coração. Mas enquanto o dia corre, promova inovações no trabalho, para se sentir mais livre e independente dos padrões.

Libra
Dia de alegre. Você está pensando nos seus planos mais caros e tratando de descobrir um meio de realizá-los. Entretanto, quanto às suas obrigações diárias você pode estar até um pouco negligente, adiando coisas chatas para um futuro longínquo. Obrigações adiadas dão filhotes.

Escorpião
Momento favorável para a vida social. Você está discreto e elegante, sabendo administrar com segurança e conveniência as fraquezas e fortalezas humanas. Adicionando-se a isso uma boa dose de sinceridade, você chega onde quer. Mas não abuse.

Sagitário
Coração de bem com a vida; tolerância, generosidade, e confiança. Procure realizar este astral na vida quotidiana, com as pessoas próximas e também com as desconhecidas. Nas filas, no trânsito, em casa. Defenda-se dos ataques das pessoas de maus bofes. Porém, sem ficar ofendido.

Capricórnio
Hoje você está muito emotivo e sensível, e vai precisar de uma grande dose de autocontrole para não fazer bobagens. Cuidado com convites sedutores demais: esteja atento e preparado para tudo. Mas nada de paranóia, é claro. É só não se deixar levar pela inércia.

Aquário
Caso hoje você se sinta carente de afeto, evite agir como criança pequena, exigindo ouvidos solidários e toda atenção. Também não vale ficar triste pelos cantos. Faça, pois, como as crianças: elas esquecem rápido as contrariedades assim que inventam uma nova brincadeira.

Peixes
Você está muito animado, sentindo-se dono do mundo e do seu nariz. O que pode lhe preocupar hoje é o campo financeiro, onde você terá que tomar algumas decisões para as quais gostaria de estar mais preparado. Mas não há porque se preocupar: está tudo sob controle.

Céu parcialmente nublado e previsão de chuvas isoladas

0

2009-01-25 08:00:00

 O domingo será de céu parcialmente nublado, com períodos de nublado e chuvas isoladas em todo o Mato Grosso do Sul.

A temperatura atinge os 36ºC na região do Pantanal e em Campo Grande 33ºC. Já as mínimas previstas são 17ºC ao Sul e 21ºC na Capital.

Tribunais do país vão prestar contas de bens apreendidos

0

2009-01-25 07:10:00

O tribunais de todo o país têm até 28 de fevereiro para cadastrar os bens apreendidos pelo Judiciário em janeiro em processos criminais. Em relação aos bens apreendidos antes de 2008, o prazo para prestar contas é até julho.

Pelo sistema, as apreensões feitas a partir deste ano precisam ser informadas mensalmente.

Esses procedimentos fazem parte do Sistema Nacional de Bens Apreendidos, lançado em dezembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Assim, no fim de fevereiro os juízes prestam contas do que foi apreendido em janeiro; no fim de março, informam sobre as apreensões feitas em fevereiro. E assim sucessivamente. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Proposta desobriga doador de sangue de informar opção sexual

0

2009-01-25 06:32:00

 A Câmara analisa o Projeto de Lei 4373/08, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), que proíbe questionamentos sobre opção sexual a doadores voluntários de sangue. De acordo com a proposta, o laboratório coletor de sangue deverá somente verificar o nível de vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis.

O texto torna obrigatória a afixação da nova regra em local de fácil visualização nos postos ou laboratórios de coleta de sangue e triagem clínica. Pela proposta, o Poder Executivo terá 90 dias para regulamentar a lei, em caso de aprovação.

Demanda por sangue
Sueli Vidigal lembra que o Brasil tem uma demanda diária de mais de 5,5 mil bolsas de sangue. Por isso, as campanhas destinadas ao convencimento dos cidadãos a doar sangue, segundo ela, são recorrentes. "É permanente a necessidade de doadores de sangue para manter abastecidos os bancos especializados, mas a necessidade é proporcionalmente muito superior à oferta", constata.

Na opinião de Sueli Vidigal, a prática rotineira de questionar o doador sobre sua opção sexual é preocupante e insustentável. Segundo ela, quando identificados pelo questionamento prévio, doadores homossexuais são imediatamente rejeitados.

Justificativa da Anvisa – Segundo a deputada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) justifica a recusa dessas pessoas como doadoras, argumentando que evidências científicas apontam homossexuais como segmento de alto risco, mais sujeitos às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

"Essa argumentação, por si só, é preconceituosa", alerta Sueli Vidigal. Para ela, a opção sexual não pode ser relevante em detrimento das vidas que podem ser salvas. "O que deve ser observado nos locais de coleta é a qualidade do sangue a ser doado", argumenta.

No entendimento da parlamentar, não há impedimentos legais para que homossexuais sejam até doadores de órgãos. "Qual a justificativa então para que não possam ser doadores de sangue?".

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Amambai:Farmácia de plantão hoje; Farmácia do Edson

0

2009-01-25 06:05:00

Sindicato Rural de Navira e Senar realizam cursos

0

2009-01-25 03:08:00

A parceria existente entre o Sindicato Rural de Naviraí (SRN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), vem alcançando sucesso em Naviraí e região, com os trabalhos desenvolvidos pela mobilizadora Valdirene Macedo, que representa a primeira entidade no município e adjacências.

Assim podemos dizer porque em 2006 foram programados 42 cursos e realizados um total de 45; em 2007 foram previstos a realização de 64 e ao final do ano foram ministrados 88 e em 2008 a parceria previu a realização de 83 cursos e conseguiu concretizar com sucesso a quantia de 98.

Segundo o agropecuarista Luis Miguel Viero, presidente do Sindicato Rural de Naviraí, “o trabalho da nossa mobilizadora e o que oferecemos tem atraído um grande número de pessoas interessadas em participar dos cursos oferecidos pela parceria Sindicato e Senar e sempre temos conseguido o número ideal de pessoas para todos os cursos que programamos”, explicou ele.

Valdirene Macedo, mobilizadora dessa parceria, informou que para 2009 foram programados a realização de 120 cursos dos mais diferenciados, sempre com o objetivo de atender não só os moradores de Naviraí, mas como também da região.

FEVEREIRO- Para o mês de fevereiro de 2009 estão programados os seguintes cursos e treinamentos: dias 2 e 3 – produtos de limpeza; 3 a 5 – produção da rainha e geléia real; 3 a 7 – artesanato em taboa módulo I; 3 a 6 – derivados de leite; 9 a 11 – produção da rainha e geléia real; 9 a 11 – conservas de frutas e hortaliças; 9 a 13 – artesanato em taboa módulo II; 10 a 14 – cultivo de plantas medicinais e preparo de remédios caseiros; 10 a 14 – adestramento de eqüinos (rédeas); 10 a 14 – manejo de colméias; 12 e 13 – manejo racional bovinos para abate; 16 a 20 – corte costura avançado; 17 a 19 – instalação cerca elétrica; 18 a 21 – processamento de banana; 19 e 20 – como produzir leite com qualidade; 19 a 21 – produtos de limpeza; 26 e 27 – alimentação e nutrição; e 26 a 28 – manejo na alimentação de bovinos de leite.

ELOGIOS- Para a senhora Eloísa Correa, que recentemente participou de um curso sobre como fazer produtos oriundos de tomates, “os cursos são ministrados com qualidade de informações que nos faz aprender facilmente o que é ensinado aos participantes. Minha pretensão é participar de outros cursos programados para este ano em Naviraí”, ressaltou ela o aproveitamento de um curso.

Violência de indígenas causa insegurança em Amambai

0

2009-01-25 01:31:00

Vilson Nascimento

Os casos de crimes como furtos, roubos e até atentados contras a vida, com autorias atribuídas a indígenas, tem aumentado dia a dia em Amambai e crimes bárbaros, antes registrados somente envolvendo índio contra índios nas aldeias, agora também começa a atingir a população branca.

Só nos últimos seis meses quatro pessoas brancas, todas de idade já avançada, perderam suas vidas de forma trágica nas mãos de indígenas em Amambai. Em dois dos casos os autores foram identificados e presos pela polícia e confessaram terem agido sob efeito de bebida alcoólica e drogas.

No primeiro caso, ocorrido em junho de 2008, cuja autoria ainda é desconhecida, o caseiro Lourenço Colman de 71 anos, foi executado a golpes de machado dentro da casa do sítio onde trabalhava. Todos os levantamentos realizados pela polícia na época apontavam que o crime foi cometido por um indígena menor de idade que sempre circundava o sítio.

Caso mais chocante

O crime atribuído a indígenas que mais chocou a população de Amambai nos últimos tempos foi o assassinado de uma mulher de 86 anos e de seu filho de 66, em setembro do ano passado em uma residência situada na periferia da cidade.

As vítimas, Anselma Helena Fetter e seu filho, Hermuth Nelson Fetter foram brutalmente assassinados a golpes de facão dentro de casa enquanto dormiam. Os autores foram presos e confessaram que agiram sob efeito de bebida alcoólica e drogas.

Últimos casos

Os últimos casos de crimes praticados por indígenas contra brancos em Amambai foram registrados foram registrados há duas semanas.

Em um deles uma funcionária de um posto de saúde do município foi amarrada e assaltada dentro de seu local de trabalho por um indígena. O autor estava armado com uma faca e fugiu sem ser identificado.

No outro crime, cujos autores foram identificados e presos pela polícia, um homem de 50 anos perdeu a vida, também a golpe de facão, após se desentender com um grupo de indígenas embriagados que estava parado próxima a sua residência, na região da Vila Limeira.

Prefeito está preocupado

O prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini, disse, durante uma entrevista coletiva à imprensa local no dia 12 de janeiro, uma segunda-feira, que a administração tem acompanhado os episódios ocorridos nos últimos dias e está preocupada com a situação.

“Sabemos dos problemas enfrentados pela população indígena aqui em Amambai, pela qual tenho um grande apreço e respeito e vamos buscar meios de melhorar essas condições. Já mantivemos contados com a Funai e com a Funasa e no que cabe a nós, que é a educação, vamos elaborar planos e projetos para garantir estudo de qualidade,que julgamos ser algo extremamente importante para a juventude indígena”, disse o prefeito ao ressaltar que através de parcerias, é possível a administração municipal desenvolver diversas ações em prol das comunidades indígenas do município.

Novos prefeitos devem regularizar pendências junto ao FNDE

0

2009-01-25 00:40:00

 Os novos prefeitos que não encontraram em ordem as contas ou a documentação do município em 1º de janeiro de 2009 devem tomar providências para regularizar sua situação junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de maneira a não prejudicar a população.

A omissão de prestação de contas ou a prática de irregularidades impede que o governo federal repasse recursos para os municípios.

Os procedimentos necessários à regularização da situação de inadimplência junto ao FNDE, em razão de omissão de prestação de contas ou de irregularidades praticadas pelo gestor anterior, são:

No caso de convênios assinados com o FNDE, o atual gestor deve impetrar uma Ação Civil de Ressarcimento ao Tesouro Municipal contra o ex-prefeito responsável pelas irregularidades ou pela omissão de prestação de contas. Em seguida, enviar ao FNDE uma cópia autenticada da petição inicial da ação civil e da Certidão de Objeto e Pé dessa ação.

A Certidão de Objeto e Pé da ação deve ser atualizada e encaminhada ao FNDE a cada seis meses, como forma de comprovar que o processo continua tramitando na Justiça.

No caso dos repasses diretos, como os do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o atual gestor deve encaminhar ao FNDE uma justificativa, acompanhada dos seguintes documentos: cópias autenticadas da petição inicial da ação civil movida pelo município contra o ex-gestor e da Certidão de Objeto e Pé dessa ação; cópia autenticada da representação criminal contra o ex-prefeito junto ao representante do Ministério Público competente. Como no caso dos convênios, a prefeitura deve apresentar, semestralmente, a Certidão de Objeto e Pé da ação civil.

Nos dois casos, de posse destes documentos, o FNDE providenciará a imediata instauração da Tomada de Contas Especial contra o ex-prefeito.

Com isso, estará regularizada a situação do município junto ao FNDE, de maneira a habilitá-lo a beneficiar a população com os programas da instituição.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Até maio, Justiça Federal já programou 4 leilões em MS

0

2009-01-24 22:16:00

Até maio desse ano estão programados quatro leilões pela Justiça Federal em Mato Grosso do Sul. O primeiro acontece na próxima sexta-feira (30), no município de Jardim, onde será leiloado um terreno avaliado em R$ 6,8 mil.

No dia 24 de fevereiro, em Coxim, acontece o segundo leilão do Estado, em que serão ofertadas duas fazendas com lances mínimos de R$ 415 mil e R$ 207 mil. Também serão leiloados imóveis comerciais e urbanos, bem como veículos, máquinas e equipamentos e até objetos como 50 caixas de vitamina Virilon, cujo lance mínimo é de R$ 1.832,75.

Em Paranaíba, no dia 3 de março, será leiloado um comboio no valor R$ 1,8 mil. Enquanto em Aquidauana, no dia 1º de maio, quatro aparelhos de ar-condicionado, avaliados em R$ 3,8 mi; quatro frigobares estimados em R$ 1,9 mil e cinco televisões, com lance mínimo de R$ 240.

Iagro altera etapas de vacinação contra a febre aftosa

0

2009-01-24 22:16:00

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal de Vegetal (Iagro) publicou ontem (23), no Diário Oficial do Estado, uma portaria alterando o calendário de vacina contra a febre aftosa no rebanho de Mato Grosso do Sul. De acordo com o documento, durante todo o mês de fevereiro, fica facultada ao produtor a vacinação de bovinos e bubalinos de até 12 meses de idade.

O produtor que optar por realizar a vacinação contra febre aftosa nesse período se responsabilizará pelo custeio e aplicação da vacina. Para a aquisição da vacina, é necessária a autorização do órgão responsável, que deve supervisionar a aplicação do remédio. O Serviço Veterinário Oficial pode realizar a vacinação estratégica contra febre aftosa em propriedades ou regiões determinadas.

A validade da vacinação contra febre aftosa para trânsito será até o último dia antes do início de uma nova etapa, independente da data da última vacinação contra a doença para todos os animais envolvidos na campanha, tendo como finalidade cria, recria, engorda, reprodução ou aglomeração.

As mudanças foram feitas considerando-se diretrizes para a Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para aplicação em todo o território nacional. As normas para Trânsito Animal permanecem inalteradas. Os produtores que tiverem propriedades rurais na Zona de Alta Vigilância (ZAV) devem fazer a identificação individual dos animais. O transporte deve ser feito somente com a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Líder indígena se diz preocupado com o futuro de seu povo

0

2009-01-24 20:14:00

Vilson Nascimento

O líder indígena Lico Nelson de 72 anos, que ao longo de sua vida sempre atuou junto às comunidades indígenas das aldeias Amambai e Limão Verde em Amambai, vê com preocupação a situação atual de seu povo, principalmente da juventude guarani-kaiowá das duas aldeias, com a entrada desenfreada de bebidas alcoólicas e drogas como maconha e o crack nas reservas indígenas.

Lico, que diz ter trabalhado como enfermeiro na Funai (Fundação Nacional do Índio) entre os anos de 1972 e 1996, se diz assustado com o alto índice de violência entre índios e agora contra a população branca, onde em menos de dois anos, quatro pessoas brancas morreram barbaramente assassinadas por indígenas embriagados ou sobre efeito de substâncias entorpecentes em Amambai.

“O consumo de bebida alcoólica entre os índios sempre existiu, mas antes era controlado, havia fiscalização. Nos últimos anos, com a falta de atuação por parte da Funai, o consumo começou a aumentar muito e a gerar problemas dentro das comunidades. A situação se agravou ainda mais nos últimos dois anos com a chegada das drogas que tem gerado muita violência”, disse o líder indígena ao ressaltar que sob efeito de bebidas aliadas a drogas, jovens indígenas perdem totalmente o controle, não reconhecem pais, irmãos e agem com extrema violência, atacando pessoas e cometendo delitos que jamais praticariam se tivessem lúcidos.

“Sem a imposição de limites a situação está ficando cada vez pior. Nós, guarani-kaiowá estamos completamente abandonados pela Funai. Não existe nenhuma ação para prevenir e evitar a entrada de bebidas e drogas nas aldeias e não existe nenhum programa educativo elaborado pela Funai ou pelo Poder Público para orientar a juventude sobre os problemas das drogas e muito menos ações para atender e recuperar jovens que já estão envolvidos com os vícios. Sem nenhuma ação por parte das autoridades competentes, nossa visão é que esse problema vai se agravar ainda mais ao longo dos anos e a insegurança será total, tanto para a população indígena quanto para a população branca que já começa a sentir os efeitos desse descaso”, disse Lico Nelson ao ressaltar que durante um “Aty Guassu”, realizado na Capital do Estado, Campo Grande, foram apresentadas, pelos próprios indígenas, diversas propostas de adequação ao Estatuto do Índio visando proteger e garantir a subsistência dos povos indígenas.

Entre as propostas apresentadas, segundo Lico Nelson, está a separação dos detentos indígenas dos demais presos nas cadeias. “Antes não tínhamos índios traficantes e agora são diversos casos de prisões de patrícios por tráfico de drogas. Entendemos que ao ficarem presos junto com traficantes e outros tipos de criminosos, os indígenas acabam aprendendo coisas ruim e ao saírem acabam levando essas ações para dentro das aldeias”, ressaltou Lico ao relatar que nas propostas de adequação do Estatuto do Índio, a bebida alcoólica e a entrada de drogas nas aldeias também foram temas debatidos.

Até gato recebia auxílio do Bolsa Família no MS

0

2009-01-24 18:21:00

O gato Billy, um animal de estimação no município de Antônio João (MS), recebeu repasses mensais de R$ 20 do Bolsa Família, no ano passado. O animal pertencia ao coordenador do Bolsa Família na cidade, Eurico Siqueira Rosa, que fraudou o cadastro e registrou o bichano como beneficiário do programa federal.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) informou que a irregularidade foi constatada pela prefeitura em novembro. O servidor foi afastado e o Ministério Público deverá processá-lo. O MDS anunciou que vai cobrar ressarcimento dos valores pagos indevidamente.

Comércio e serviços são próximos alvos da crise do emprego

0

2009-01-24 18:15:00

Os dados sobre emprego divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho foram desalentadores: depois de cinco anos de crescimento contínuo, o número de postos de trabalho formais "encolheu" em quase 700 mil nos últimos dois meses de 2008. A indústria foi o setor que eliminou o maior número de vagas: 358,7 mil só em dezembro.

Os cortes na indústria superaram muito os do setor de serviços, o que mais emprega no país. Em dezembro, o setor perdeu 146,574 mil vagas (menos que a metade da indústria).

"Comércio e serviços serão os próximos atingidos. O trabalhador que ficou desempregado na indústria, que é o setor que paga melhor, não vai ter como comprar bens e serviços. Então, você vai ver uma diminuição na procura. Isso vai formando um círculo vicioso que vai crescendo", diz Jorge Pinho, professor especialista em mercado de trabalho da Universidade de Brasília (UnB).

Segundo os analistas, o "sofrimento" da indústria é resultado da maior relação do setor com o mercado externo e da maior dependência do crédito. Mas serviços e comércio deverão registrar mais cortes nos próximos meses, avaliam.

"Parou de haver encomendas à indústria. Com isso, a indústria tem que reduzir a sua produção, matéria-prima e mão-de-obra", diz Antônio Carvalho Neto, coordenador do curso de pós-graduação em administração da PUC de Minas Gerais e especialista em mercado de trabalho.

Fábio Romão, analista da LCA Consultoria, completa: "E teve uma piora das expectativas, o que projeta um aumento do conservadorismo. Boa parte de quem produz está ‘sentado’ em crédito, que está travado. E mesmo que não estivesse, pouca gente confia. Vão pensar duas vezes antes de fazer um financiamento".

Retração

Segundo Antonio Neto, da PUC-MG, o medo do desemprego também pode dar uma colaboração negativa. "Quem tem emprego, tem medo de perder e não quer gastar. Basta ver que no ano passado o [presidente] Lula estava pedindo para as pessoas gastarem", diz.

Mesmo com as perspectivas negativas, os analistas não acreditam em uma onda de demissões nos setores de comércio e serviços tão forte quanto a verificada na indústria.

"Por estar assentado na demanda doméstica, esses setores podem ter desaceleração mais branda que a indústria", diz Fábio Romão. E essa demanda, ele explica, será beneficiada pelo aumento do salário mínimo e por uma pressão inflacionária menor neste ano do que a ocorrida em 2008. "Isso pode dar alguma sustentação a esses setores", aponta.

Metodologias

É essa defasagem entre os setores que explica em parte, dizem os especialistas, porque a taxa de desemprego calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou mínima recorde em novembro, apesar do corte de vagas apontado pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) Ministério do Trabalho.

Na metodologia do Caged, são analisados os dados apenas de empregos formais, em 1.102 municípios de todo o país. Já o IBGE leva em conta empregos formais e informais em apenas seis regiões metropolitanas – áreas onde a indústria tem peso menor.

"Para o Caged, o emprego industrial tem grande peso, porque em grande parte o setor industrial é mais formal que os outros. E nas áreas metropolitanas o peso de serviços é muito grande, e ele vai responder com defasagem com relação ao que aconteceu com a indústria", explica Romão.

"Eu acredito que a queda em serviços e comércio vai ficar maior no final do trimestre. Mas vai haver reversão nos números do IBGE, com certeza".

São Paulo e Minas Gerais

A predominância da indústria entre os setores que mais demitiram foi visível em 22 dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Só em São Paulo, foram mais de 140 mil empregos eliminados em dezembro no setor. Em Minas Gerais, o corte afetou quase 54 mil vagas na indústria. São estados cujas indústrias contrataram bastante no primeiro semestre – e que por isso têm ajustes maiores a fazer.

"De fato, Minas cresceu mais que o resto do Brasil, por causa talvez da Vale e da Fiat. Então, pode ser que sofra um pouco mais com isso também. Na mineração sem dúvida a gente é vulnerável, não tem como negar isso", diz Antonio Neto, da PUC Minas.

Já em São Paulo, o grande número de demissões se justifica pelo tamanho da indústria do estado, a maior do país. Segundo levantamento da consultoria LCA, a indústria é responsável por 26,7% dos empregos com carteira assinada no estado, superior à taxa nacional, de 25,4%. Já na região Centro-Oeste, essa proporção cai para 18,3%.

"Tem quadro subsetores que tiveram desempenho muito fraco em dezembro: metalúrgica, mecânica, material elétrico e material de transportes. O peso deles no estoque de mão de obra formal é de 9,6% em São Paulo. No país, o peso deles é de 6,6%", explica o consultor.

Recuperação

De acordo com os especialistas, o cenário para o emprego no Brasil deve começar a se desanuviar no segundo semestre, quando espera-se que a economia dê sinais de recuperação do ritmo de crescimento.

"Não precisou de gente, o empresário demite e alivia a folha. Se retomar crescimento, contrata de novo", diz Jorge Pinho, da UNB.

"É claro que com o quadro mundial as expectativas são negativas. Mas podemos esperar o pior? Espero que não. Mas que as coisas ainda vão levar um tempinho para se definir, isso ainda vão", diz Antonio Neto.

Iagro publica portaria que altera etapas de vacinação

0

2009-01-24 16:33:00

Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal de Vegetal (Iagro) publicou ontem (23), no Diário Oficial do Estado, uma portaria alterando o calendário de vacina contra a febre aftosa no rebanho de Mato Grosso do Sul. De acordo com o documento, durante todo o mês de fevereiro, fica facultada ao produtor a vacinação de bovinos e bubalinos de até 12 meses de idade.

O produtor que optar por realizar a vacinação contra febre aftosa nesse período se responsabilizará pelo custeio e aplicação da vacina. Para a aquisição da vacina, é necessária a autorização do órgão responsável, que deve supervisionar a aplicação do remédio.

O Serviço Veterinário Oficial pode realizar a vacinação estratégica contra febre aftosa em propriedades ou regiões determinadas.

A validade da vacinação contra febre aftosa para trânsito será até o último dia antes do início de uma nova etapa, independente da data da última vacinação contra a doença para todos os animais envolvidos na campanha, tendo como finalidade cria, recria, engorda, reprodução ou aglomeração.

As mudanças foram feitas considerando-se diretrizes para a Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para aplicação em todo o território nacional.

As normas para Trânsito Animal permanecem inalteradas. Os produtores que tiverem propriedades rurais na Zona de Alta Vigilância (ZAV) devem fazer a identificação individual dos animais. O transporte deve ser feito somente com a Guia de Trânsito Animal (GTA).

União de Associações de Moradores realiza eleição em Naviraí

0

2009-01-24 16:03:00

A União Municipal das Associações de Moradores de Naviraí(Umamn) decidiu realizar a eleição para a renovação de diretoria, no dia 22 de fevereiro. Em local a ser confirmado, os 16 presidentes e dois delegados por associações evem formar o colégio eleitoral de 48 votos. A informação é do presidente da entidade – Walter Zenferrari.

Em uma reunião realizada na quinta-feira (22), os 13 presidentes que se reuniram no Centro Comunitário da Associação de Moradores do Conjunto Residencial Harry Amorim Costa, decidiram apontar a chapa únca, que deve reconduzir o atual presidente – Walter Zanferrari (Bigode) ao cargo que ocupa.

A chapa será completada com Apolônio Cândido dos Santos (Harry Amorim Costa), na vice-presidência; Eurico Aparecido Sanches (BNH Velho) e Cícero Benício Coelho (Parque Sucupira) nas secretarias; Claudionor Galiza dos Santos (Odércio de Matos) e Sebastião Euzébio de Oliveira (Distrito Verde, incorporado à zona urbana), na tesouraria.

Valter Zanferrari disse que outros assuntos foram analisados pelos participantes dessa reunião das asociações de bairros, como a legalização de todas as associações de moradores, reforma de seus estatutos, estabelecendo mandato de quatro anos para as próximas diretorias, realização de eleiçes gerais  no segundo domingo de novembro para a escolha de novos dirigentes de todas as associações de bairros (coincidindo os mandtos dos presidnetes com os mesmos anos de mandatos de prefeitos), e ficou definido o trabalho com o apoio do vereador Vanderlei Chagas (presente à reunião representando o Legislativo Municipal) para que elas (assoaciações de moradores) sejam declaradas como de Utilidade Pública a nível de Naviraí.

PM prende dupla paraguaia por furto à lojas em Amambai

0

2009-01-24 14:01:00

Vilson Nascimento

A Polícia Militar prendeu em flagrante no início da tarde desse sábado (24) duas irmãs paraguaias responsáveis por realizar um verdadeiro “limpa” em lojas da cidade em Amambai.

Os furtos, ocorridos à luz do dia em grandes lojas de grife da cidade foram realizados na manhã desse sábado.

Segundo a PM, Andressa Oliveira de 27 anos, residente no Bairro Santa Ana em Pedro Juan Caballero no Paraguai e Célia Oliveira de 37 anos, moradora na região do Aeroporto em Ponta Porã, entravam nas lojas acompanhadas de crianças e em momentos de descuido dos atendentes furtavam objetos de qualquer natureza.

De acordo com a polícia só na manhã desse sábado a dupla subtraiu 26 calças de grife, avaliadas em cerca de R$ 5 mil reais, 3 monitores LCD para computador, roupas intimas, blusas, brinquedos e vários outros objetos, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 7 mil reais ao comércio local.

Ao serem presas, após denúncia anônima repassada à Polícia Militar, as irmãs, ambas de nacionalidade paraguaia, confessaram os furtos e disseram que essa era a segunda vez que realizavam “arrastões” dessa natureza no comércio em Amambai.

A polícia trabalha agora para identificar as vítimas, já que as informações levantadas apontam que os produtos, todos recuperados pela PM, teriam sido furtados de vários estabelecimentos comerciais na cidade.

Naviraí recebe 450 vestibulandos no domingo

0

2009-01-24 14:00:00

A cidade sede da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) lidera a recepção de candidatos ao Vestibular de Verão, com aproximadamente 2,8 mil inscritos que não são de Dourados, mas estarão aqui para a realização das provas neste domingo (25). São cerca de 2.100 pessoas de outros municípios do Mato Grosso do Sul e mais de 750 inscritos de outros Estados. Somadas às pessoas que já moram na cidade, são mais de 6.400 vestibulandos.

Esse fluxo de pessoas estará movimentando o comércio, as empresas de alimentação e transporte e o setor hoteleiro da cidade. A universidade disponibilizou em sua página na internet uma lista telefônica dos hotéis de Dourados e um mapa com a identificação dos blocos da unidade 2, atendendo aos pedidos que os candidatos fizeram ao Centro de Seleção.

Os dados da UFGD mostram que em Campo Grande são em torno de 1.650 candidatos, em Três Lagoas são mais de 850, em Naviraí o número gira em torno de 450 pessoas e em Corumbá são pelo menos 60 inscritos para o processo seletivo. No total, são 9.543 inscritos no Vestibular de Verão da UFGD.

Desses 9,5 mil candidatos, 2,5 mil são de outros Estados, sendo que o maior volume de interessados vem de São Paulo (cerca de 800) e do Paraná (aproximadamente 600). Estados mais distantes também estarão presentes como o Acre, Tocantins, Bahia, Ceará, Rondônia, Rio Grande do Sul e Pará, por exemplo.

Os cursos que mais atraem vestibulandos de fora do MS (Mato Grosso do Sul) são Medicina, Agronomia e Direito, seguidos pelos novos cursos abertos esse ano na UFGD: Engenharia de Energia, Psicologia e Biotecnologia.

A participação de candidatos de outros Estados foi facilitada pela expansão de pólos para realização das provas que serão aplicadas simultaneamente em cinco cidades, Dourados, Campo Grande, Naviraí (próximo a fronteira com Paraná), Três Lagoas (próximo a fronteira com São Paulo) e Corumbá. O alerta do Centro de Seleção para quem vem de fora é de que as provas serão aplicadas conforme o horário oficial de Mato Grosso do Sul.

Já os candidatos de MS trazem uma ordem diferente quanto os cursos mais procurados. Os inscritos do Mato Grosso do Sul preferiram primeiramente, Medicina, seguida por Direito, Nutrição, Administração, Ciência Contábeis e Educação Física.

Comparado aos vestibulares anteriores, em 2009 o crescimento do número de inscritos foi expressivo, já que são 9.543 para 21 cursos, enquanto que em 2008 foram 6.817 inscritos para 15 cursos. O aumento registrado de inscritos é de 2.726 pessoas a mais que no ano anterior. No segundo vestibular da UFGD, em 2007, eram 5.052 candidatos para 12 cursos.

Adolecente é morto a tiros e outro fica ferido em Sapucaia

0

2009-01-24 13:16:00

Vilson Nascimento

Dois homens abordo de uma motocicleta efetuaram vários disparos contra uma caminhonete na manhã desse sábado (24) em Coronel Sapucaia na fronteira com o Paraguai.

O adolescente, Ronaldo da Silva Vieira de 16 anos, residente na Vila Nova em Coronel Sapucaia, que estadia do lado do carona, na cabina do veículo, acabou morrendo e o condutor, o agricultor Marco Antônio Ramos Lopes de 32 anos, ficou ferido e após receber atendimento no Hospital Municipal de Coronel Sapucaia, foi encaminhado para o Hospital Regional em Amambai onde permanece em atendimento no Pronto Socorro local.

O crime

Segundo a Polícia Militar as vítimas transitavam abordo de uma caminhonete Mitsubishi L-200 de cor prata, placas do Paraguai, pela Avenida Abílio Espíndola Sobrinho, região central da cidade, quando teria aparelhado ao veículo, uma motocicleta cor prata com dois indivíduos abordo.

De acordo com a polícia ao ficar lado a lado com a caminhonete, o garupa teria sacado de uma arma e começado a disparar contra as vítimas e após os disparos ambos teriam fugido com a motocicleta em direção a cidade de Capitan Bado no Paraguai, que fica a poucos metros do local do atentado. A polícia trabalha no caso.