19.2 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026

Sindicato Rural de Navira e Senar realizam cursos

2009-01-25 03:08:00

A parceria existente entre o Sindicato Rural de Naviraí (SRN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), vem alcançando sucesso em Naviraí e região, com os trabalhos desenvolvidos pela mobilizadora Valdirene Macedo, que representa a primeira entidade no município e adjacências.

Assim podemos dizer porque em 2006 foram programados 42 cursos e realizados um total de 45; em 2007 foram previstos a realização de 64 e ao final do ano foram ministrados 88 e em 2008 a parceria previu a realização de 83 cursos e conseguiu concretizar com sucesso a quantia de 98.

Segundo o agropecuarista Luis Miguel Viero, presidente do Sindicato Rural de Naviraí, “o trabalho da nossa mobilizadora e o que oferecemos tem atraído um grande número de pessoas interessadas em participar dos cursos oferecidos pela parceria Sindicato e Senar e sempre temos conseguido o número ideal de pessoas para todos os cursos que programamos”, explicou ele.

Valdirene Macedo, mobilizadora dessa parceria, informou que para 2009 foram programados a realização de 120 cursos dos mais diferenciados, sempre com o objetivo de atender não só os moradores de Naviraí, mas como também da região.

FEVEREIRO- Para o mês de fevereiro de 2009 estão programados os seguintes cursos e treinamentos: dias 2 e 3 – produtos de limpeza; 3 a 5 – produção da rainha e geléia real; 3 a 7 – artesanato em taboa módulo I; 3 a 6 – derivados de leite; 9 a 11 – produção da rainha e geléia real; 9 a 11 – conservas de frutas e hortaliças; 9 a 13 – artesanato em taboa módulo II; 10 a 14 – cultivo de plantas medicinais e preparo de remédios caseiros; 10 a 14 – adestramento de eqüinos (rédeas); 10 a 14 – manejo de colméias; 12 e 13 – manejo racional bovinos para abate; 16 a 20 – corte costura avançado; 17 a 19 – instalação cerca elétrica; 18 a 21 – processamento de banana; 19 e 20 – como produzir leite com qualidade; 19 a 21 – produtos de limpeza; 26 e 27 – alimentação e nutrição; e 26 a 28 – manejo na alimentação de bovinos de leite.

ELOGIOS- Para a senhora Eloísa Correa, que recentemente participou de um curso sobre como fazer produtos oriundos de tomates, “os cursos são ministrados com qualidade de informações que nos faz aprender facilmente o que é ensinado aos participantes. Minha pretensão é participar de outros cursos programados para este ano em Naviraí”, ressaltou ela o aproveitamento de um curso.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de junho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete