23.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 9912

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 3 de fevereiro

0

2009-02-03 06:24:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Hoje o você está mais atraente charmoso, e divertido. Aproveite e vá ao mundo conquistar o que está lhe interessando. Momento de equilíbrio e autoconfiança. Na vida social, você evita discussões e não aceita provocações. Muito hábil: assim fica imune ao desejo de revanche alheio.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Dia de acontecimentos inesperados. Você vai ter que usar de toda a sua flexibilidade e capacidade de adaptação para tirar proveito das mudanças e novidades. Não fique logo furioso na primeira surpresa: espere um pouco e verá que a alteração acabou sendo para melhor.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Um encontro intenso com uma pessoa especial pode trazer à tona fortes sentimentos que estavam adormecidos, fazendo com que você reavalie sua posição frente aos relacionamentos afetivos existentes. Vai vê-los tais como são, e decidir se valem a pena ou não.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
O dia de hoje está especialmente favorável para os relacionamentos em geral. Você está comunicativo e otimista. Mas não se ligue só na fascinação; aproveite o momento também para se conscientizar das suas verdadeiras intenções, tanto no campo material quanto no afetivo.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Tendência a um comportamento mais audacioso e incisivo, que será positivo para a sua vida profissional. Você sabe exatamente do que quer e tem energia suficiente para alcançar as suas metas. Mas não deixe o sentimento de poder suplantar o amor e a boa vontade.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Neste período você estará mais ambicioso e expressivo. Sua velocidade aumenta; você almeja e consegue melhores posições, tanto no campo pessoal e afetivo quanto no profissional. Você está muito lúcido, e enxerga claramente os caminhos que levam ao sucesso.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Este momento pode trazer vibrações que requerem boa administração. Por um lado, é possível que você seja mais notado no mundo social ou profissional. Mas por outro, podem fazê-lo tomar decisões precipitadas e voltar atrás várias vezes. Com calma porém dá tudo certo.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Atenção para não afogar a pessoa amada com excesso de cuidado; dê-lhe espaço para que ela possa curtir sua independência e singularidade. Isso não implica em afastamento; implica em respeito aos modos de ser de cada um, para que se sintam à vontade consigo mesmo e um com o outro.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Sorte. Até o dinheiro acaba aparecendo, para desapertar o seu cinto e diminuir as preocupações. Para os sagitarianos mais místicos, o período é favorável: poderão perceber caminhos que estão sempre abertos, mas invisíveis atrás dos muros do nosso orgulho, auto-suficiência e medo.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Dia calmo. Seus amigos fiéis lhe proporcionarão apoio e compreensão: você está precisando. As finanças passam por uma certa instabilidade, mas você sempre pensa no futuro e vai saber esperar sem forçar a barra para reverter esse quadro de qualquer maneira. Você sabe que tudo passa.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Pode contar com a sorte, mas principalmente com o trabalho e a perseverança. Seu espírito está forte. Quanto mais você conseguir manter a fé na tendência positiva da vida, mais os problemas vão diminuindo, diminuindo, até você lembrar que já resolveu mais de cem iguais a estes.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Indefinição na vida afetiva. Talvez você esteja perseguindo uma miragem. Você está mais voltado para si e seus sonhos do que para as pessoas de carne e osso. Essa atitude pode acabar gerando um confuso sentimento, equivocado, de rejeição. Volte para nós.

Dobra o número de casos de ferrugem asiática em MS

0

2009-02-03 03:35:00

Dobrou o número de focos de ferrugem asiática em lavouras de soja de Mato Grosso do Sul em uma semana, segundo dados do Consórcio Anti-Ferrugem.

Os números computados até a manhã do dia 26 apontavam 42 focos e agora já são 84.

Foram acrescidos casos em Naviraí, Jateí, Itaquiraí, Amambai, Coronel Sapucaia e Caarapó. Já havia sido encontrados focos antes em Maracaju, Aral Moreira, Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Ponta Porã, Douradina e Dourados.

Com a intensificação das chuvas o alerta é redobrado, uma vez que elas favorecem a proliferação do fungo. O controle da praga é feito por meio químico.

CONSÓRCIO

O Consórcio Anti-Ferrugem faz o monitoramento sistemático da evolução da doença nas lavouras de todo o País.

Fazem parte do consórcio instituições representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva da soja como fundações, universidades, institutos de pesquisa, entidades representantes de fabricantes de insumos e cooperativas de produtores.

CMAS tem novos membros em Coronel Sapucaia

0

2009-02-03 01:06:00

Foram empossados no ultimo dia 19/01, os novos membros do Conselho Municipal da Assistência Social através do decreto Nº. 005/2009, assinado, registrado e divulgado por afixação.

Ao dar posse aos novos integrantes do conselho, o prefeito Rudi Paetzold afirmou que vai cobrar resultados. “Estou delegando essas funções na finalidade de procurar fazer o melhor para a nossa comunidade”. Disse o prefeito.

Após a posse, os membros também elegeram a nova diretoria que em seguida mantiveram a sua primeira reunião, onde deliberaram sobre as atribuições, tarefas e o calendário das reuniões para este ano de 2009.

Nesta reunião, ficou definido que o Conselho vai se reunir toda primeira quarta feira de cada mês a partir das 17h30min horas na própria sede da Assistência.

A nova diretoria ficou assim definida: Presidente; Ramão Espindola. Vice-presidente; Ranilda Vermolhem Vilhalva. Primeira Secretária: Cleuza de Fátima Borges Venacio. Segunda Secretaria; Márcia Cristina Silva.

Com o objetivo de fiscalizar todos os órgão e entidades do município, a nova diretoria diz que vai se empenhar de todas as formas para realizarem um trabalho transparente e voltado para os interesses da comunidade.

“Estaremos sendo observado o tempo inteiro, e se não fizermos um bom trabalho com certeza será pedida a nossa substituição, o que será totalmente válido”. Disse o presidente Ramão Espindola.

Crise afeta investimentos do Tribunal de Justiça de MS

0

2009-02-02 23:27:00

O novo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Elpídio Helvécio Chaves Martins, disse que vai iniciar seu mandato com cautela. Segundo ele, a crise financeira internacional está diminuindo o orçamento do Tribunal e, consequentemente, deve interferir nos planos de melhoraria e expansão dos serviços prestados pela Justiça do Estado.

“É evidente que a crise, que assola o mundo, já chegou ao Estado, nós vamos devagar, dependendo sempre do que nos reservar o senhor governador [André Puccinelli] para nos ajudar”, disse ressaltando que o Fórum de Campo Grande já não tem mais espaço para atender a demandada população.

Mesmo prevendo tempos difíceis à frente, o presidente do TJ é otimista e disse que vai dar andamento a processo e modernização do Poder Judiciário em Mato Grosso do Sul, e ainda construir e ampliar alguns Fóruns. “Mas sempre com um pé lá e outro cá, porque não sabemos a extensão da crise”.

Ele ainda argumento, durante seu discurso de posse, que o investimento no Poder Judiciário, também é investimento “no social”. “É por isso que nós pedimos ajuda ao governador”, disse lembrando que a forma como o Judiciário pode ajudar a passar pela crise é agilizando as decisões dos juizes.

Aliás, combater os juízes “morosos e tardios” foi uma das promessas do novo presidente do TJ. “Que fique bem claro, que o Tribunal estimula o juiz a cumprir o se dever e não vai tolerara qualquer desvio que possa prejudicar seu andamento”, enfatizou.

Por fim, o magistrado lembrou-se das realizações de seu antecessor no cargo, o desembargador João Carlos Brandes Garcia. Ele disse que, ao seu modo, vai continuar a modernização do TJ. “Daqui a alguns anos não vai ter mais nada feito em papel, vai ser tudo digital”, previu.

O governador do Estado disse que vai ter a mesma parceria com que teve na administração anterior. “Cada poder respeitando um ao outro”, disse André Puccinelli.

Na ocasião, também foram empossados os desembargadores Paulo Alfeu Puccinelli, na vice-presidência, e Josué de Oliveira responderá pela corregedoria.

Desconhecido assalta mulheres na Vila Jary em Caarapó

0

2009-02-02 22:03:00

Uma jovem de 18 e outra de 19 foram assaltadas por um desconhecido na madrugada de sábado para domingo, na Vila Jary em Caarapó.
 
De acordo com boletim de ocorrência, um homem aparentando ter idade entre 30 e 35 anos, abordou às vitimas na Avenida Sete de Setembro, próximo a saída para Amambai, se identificando como segurança.

Logo após, ele tomou das mãos de uma das vitimas uma mala contendo, roupas, duas maquinas digitais, um celular, certa quantia em dinheiro e documentos pessoais.
 
O acusado teria então fugido em uma bicicleta, tomando rumo ignorado. As vitimas não reconheceram o assaltante. A Polícia Militar efetuou diligências pelo local, mas não encontrou o ladrão.

Câmara abriu ano legislativo hoje em Amambai

0

2009-02-02 21:14:00

Vilson Nascimento

Uma sessão solene, que também já foi de trabalho, marcou a abertura do ano legislativo 2009 na Câmara de Amambai na noite dessa segunda-feira, 2 de fevereiro.

Durante a sessão, que contou com a presença dos nove vereadores que compõe a atual legislatura, do vice-prefeito, José Aguiar (DEM) que representou o prefeito Dirceu Lanzarini, que estava ausente do município e do comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai, Major Emerson Aparecido Carvalho, foi realizada a leitura da “mensagem” do Poder Executivo aos integrantes do Poder Legislativo, mensagem também foi comentada por alguns vereadores.

Mudança do horário da sessão

Durante a mesma sessão os vereadores votaram e aprovaram, em regime de urgência especial, um projeto de resolução alterando o artigo 129 do regimento interno da casa de leis, passando as sessões ordinárias da Câmara, que hoje acontece nas noites de segunda-feira, para o período das 8h às 11h da manhã, também nas segundas-feiras.

Prestigiaram a sessão de abertura dos trabalhos da casa de leis, na noite dessa segunda-feira em Amambai, além das autoridades já mencionadas, o presidente da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai) Rodrigo Selhorst, o ex-prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, representantes da sociedade amambaiense, secretários municipais, chefes de departamentos e diretores de escola da rede municipal em Amambai.

Fazem parte da atual legislatura em Amambai os vereadores, Anderson Mansano (PR), Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PDT), o vereador Valter Brito da Silva (PR), o vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PR), vereador Daniel Riquelme (PTB), vereador Anílson Rodrigues de Souza, o “Prego” (PSB), o vereador Cristino Toledo (PDT), o vereador Carlos Roberto Batista do Nascimento “Carlinhos” (PPS) e o vereador Luciney Bampi (PV).

Seleta realiza feirão de importados em Coronel Sapucaia

0

2009-02-02 21:07:00

A Sociedade Caritativa Humanitária Binacional (SELETA) de Coronel Sapucaia e Capitan Bado realizaram neste final de semana, um dos maiores feirão de importados de todos os tempos.

Neste feirão, foram oferecidos aos munícipes vários utensílios de grandes utilidades para o dia a dia com preços bem acessíveis.

Esses materiais fazem parte de apreensões feitas pela receita federal de Ponta Porã que para serem adquiridos, os integrantes da Seleta tiveram que elaborarem um projeto, no qual também tiveram que demonstrar com total transparência nos mínimos detalhes todos os objetivos a serem alcançados com os lucros após a venda dos referidos materiais.

De acordo com os organizadores para que eles fossem agraciados, eles tiveram que enfrentar uma longa fila de espera, mais que segundo os mesmos valeu a pena esperar.

“Afinal são muitos materiais que valem a pena serem adquiridos”. Afirmam os organizadores, que fazem questão de divulgar que só neste feirão de sábado, eles alcançaram a meta de aproximadamente 13.40,00 reais, que serão usados na construção de uma sala de informática para ser ministrada aulas para crianças carentes do município.

Em tempo os Saletianos convidam novamente a todos para aproveitarem mais um final de semana repleto de novidades, onde o feirão de importados terá continuação no mesmo local e horário até finalizarem todo o estoque.

Vereadora Sandra visita o Executivo em Sapucaia

0

2009-02-02 20:01:00

Jean Lunardi

A vereadora Sandra Luiza Barbosa (PT) esteve na ultima semana no gabinete do Diretor de Obras Márcio Sérgio da Silva cobrando agilidade na execução de 11 casas habitacionais rural que serão entregues para as famílias do município.

Este projeto está ligado a COOPERHAF (Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares dos Três Estados do Sul) que atende também o Mato Grosso do Sul, o projeto tem como foco de atuação o atendimento aos Agricultores (as) familiares e assentados (as) de reforma agrária e pescadores no tema habitação para agricultura familiar.

O projeto social corresponde desde o primeiro contato com a família beneficiária, utilizando visitas domiciliares, encontros em grupos, formação aos coordenadores municipais, passando por encontros de debates pertinentes à família agricultora, culminando com uma atividade de integração e verificação de indicadores sociais.

A vereadora lembrou ainda que este projeto foi viabilizado pelo seu mandando no ano de 2008 junto à COOPERHAF.

Foram beneficiados os agricultores: Alvacir Pereira, Deni Aparecida Pereira, Inácia Carvalho dos Santos, Adauto Nunes dos Santos, Marcos Cezar Garcia da Silva, Eva Almiron Marques, Fátima Sanches Nunes Dias, Paulo Lima da Silva, Sipriano Nunes do Santos, Rutes Oliveira da Silva, Daniele de Souza Rojas da Silva.

Segundo a vereadora Sandra com parceria com o Executivo Municipal ainda serão contemplados mais famílias no decorrer deste ano.

A vereadora Sandra destacou a importância do projeto: “Podemos perceber que nunca a área rural foi lembrada quando se fala em habitação, pois vai ser a primeira casa rural construída no município de Coronel Sapucaia, fico muita satisfeita em ser a pioneira”. Disse Sandra.

MPE promove ação contra autopromoção de ex-prefeito

0

2009-02-02 19:05:00

O MPE (Ministério Público Estadual) promoveu ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Joaquim Santos de Oliveira, de Ribas do Rio Pardo. Ele é acusado de usar verba pública para fazer autopromoção.

No entender da promotora de Justiça Juliana Nonato Smaniotto, “o ex-prefeito se valeu de verba pública para veicular, em rádios locais, material de propaganda com severa autopromoção, o que está previsto como infração segundo o artigo 37 da constituição federal”. A publicidade foi feita nos meses de outubro e novembro do ano passado.

Conforme a lei, toda propaganda institucional deve ter cunho educativo, informativo e de orientação social. As chamadas veiculadas pelo ex-prefeito, segundo a promotora, foram veiculadas de forma “veemente e exaustiva pelas rádios, traziam informes em que o prefeito se vangloriava de ter feito certas obras na cidade de modo extraordinário, sendo que na verdade, apenas constava em suas obrigações”.

A publicidade apontava benfeitorias na cidade nas áreas de moradia, pavimentação e concursos públicos. Duas rádios foram contratadas para as veiculações, o que resultou no custo total de quase R$ 10 mil aos cofres públicos, gastos “a título de promoção pessoal”, segundo a ação.

“A intenção única do ex-prefeito seria fixar seu nome através de realizações exaltadas que seriam sua mera obrigação, associando sua imagem às obras e tirando proveito dos informes. Assim, houve desvio do verdadeiro caráter informativo permitido pela Constituição” destaca a promotora em nota à imprensa.

A ação pede ressarcimento integral do valor usado na divulgação, além da suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público.

Vítima de assalto reconhece ladrão em Sete Quedas

0

2009-02-02 18:03:00

Vilson Nascimento

Um jovem teve a caminhonete roubada ao chegar na casa de seu pai, na noite desse sábado (31) em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai e reconheceu um dos assaltantes.

O rapaz de 22 anos, disse à Polícia Civil que ao chegar na residência por volta de 21h, foi abordado por um individuo com arma em punho que anunciou o assalto.

O marginal o teria obrigado a vítima a entregar sua caminhonete, uma S-10, documentos pessoais e um aparelho de celular.

Segundo a vítima o marginal estava com um comparsa, que ficou escondido e só apareceu na hora da fuga.

Através de fotos do arquivo da Polícia, na Delegacia de Sete Quedas, a vítima reconheceu um dos assaltantes como sendo Claudemir Aparecido Guaripuna de Lima de 32 anos.

Guaripuna tinha sido preso e fugiu

O assaltante reconhecido pela vítima, Claudemir Guaripuna, que já foragido da Colônia Penal de Curitiba no Paraná, havia sido preso pela Polícia Militar em julho do ano passado (2008) em Sete Quedas.

No ato da prisão o acusado, que havia confessado ter cometido pelo menos um assalto à mão armada em Sete Quedas, estava em companhia de outro indivíduo e portando um revólver calibre 38 cada um.

Em agosto, pouco mais de um mês após ser preso, Claudemir Guaripuna fugiu por um túnel na cela da Cadeia Pública de Sete Quedas em companhia de outros quatro detentos e continua foragido.

Coordenadora denuncia ‘manipulação política’ de índios

0

2009-02-02 17:07:00

A coordenadora da Funai de Dourados, Margarida Nicoletti disse que o principal motivo de indígenas terenas estarem pedindo o afastamento dela da Fundação, estaria relacionado a manipulações provenientes de políticos, que estão se articulando contra a demarcação de terras indígenas.

Segundo ela a informação foi confirmada na semana passada pelos próprios indígenas que estavam em protesto na frente da Funai. "Infelizmente o grupo está sendo manipulado", disse.

Para Margarida, o protesto dos indígenas não tem legitimidade. "Eles não representam a maioria das aldeias. Para se ter uma idéia apenas a aldeia de Dourados, cuja os indígenas são da etnia terena estão se manifestando. No Conesul existem 45 mil indígenas de outras etnias como a Guarani-Caiuá que estão fora das manifestações. Este é um grupo isolado", explica.

A coordenadora da Funai disse ao Douradosagora, que o protesto dos indígenas está causando prejuízos. Segundo ela a distribuição de pelo menos 45 mil cestas básicas que começaria hoje não pôde ser realizada. "Estamos com os serviços parados, já que com as manifestações em frente a Funai estamos sem expediente.

Para normalizar os serviços administrativos de entrega de alimentos, teremos que disponibilizar alguns dias", disse. Margarida também apontou atrasos em despachos de documentação e na preparação do solo para a safrinha, que complementa a cesta básica. "Os tratores já deveriam estar funcionando nas aldeias, mas estão parados", acrescenta.

Quanto as acusações acerca da alimentação estragada encontrada na sede da Funai na semana passada, a coordenadora rebate as informações divulgadas na mídia, observando que 50 quilos dos alimentos fornecidos pela Conab foram produtos de varredura, ou seja, que cairam no chão ou no caminhão. "Os produtos são pesados e retornam para a Conab como forma de prestação de contas".

Indígenas que se elegeram vereadores no Conesul do Estado estão se manifestando contra o protesto em Dourados. Amanhã um grupo se reúne na Câmara de Vereadores de Dourados para esclarecer ao legislativo local sobre a versão deles acerca da manifestação.

Informações da organização do evento dão conta que os vereadores vão denunciar ilegitimidade no protesto. "Os "cabeças" do manifesto nem fazem parte das aldeias; muito são expulsos e têm interesses políticos por trás". O evento está previsto para às 13h na sala de gabinete da Câmara.

Defesa Civil alerta para possíveis temporais até quarta

0

2009-02-02 16:41:00

A semana deve ser de pancadas de chuva em algumas áreas, pelo menos de hoje (2) até a próxima quarta-feira (4). De acordo com a Defesa Civil do Estado, as possíveis pancadas são em decorrência de áreas de instabilidade que permanecem sobre Mato Grosso do Sul.

O alerta é que essas chuvas podem ser de forte intensidade, podendo vir acompanhadas de descargas elétricas.

O órgão orienta para que a população evite áreas passíveis de alagamento. Há o risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras.

Outra orientação é que se evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Em MS, 80,9% dos celulares são pré-pagos

0

2009-02-02 16:24:00

Mato Grosso do Sul é o oitavo estado com maior percentual de aparelhos celulares com linha pós-paga, são 19,1% das linhas do Estado operando com plano de conta e o restante, 80,9%, são de linhas pré-pagas, o popularmente conhecido celular de cartão.

Os dados são da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), referentes à posição consolidada de 2008.A média brasileira de linhas pré-pagas é de 81,5%, à frente de Mato Grosso do Sul, com menos linhas pré-pagas e, conseqüentemente, mais aparelhos com linha estão:  Distrito Federal, 79,7% de linhas pré-pagas, São Paulo, 79,5%, Santa Catarina, 78,9%, Minas Gerais, 78,6%, Espírito Santo, 76,2%, Rio de Janeiro, 75,1% e Rio Grande do Sul com 74,5%. Os Estados com menor número de linhas pós são: Pará, com 90,8%, Alagoas com 90,4%  e o Piauí, em terceiro, com 90,3% .

Segundo a Teleco, os celulares pré-pagos começaram a ser comercializados no Brasil em 1998, com a CTBC Celular, e a participação dos celulares pré-pagos no total de celulares do Brasil cresceu rapidamente até atingir 80,8% em 2005. Este percentual se manteve estável em 2006 e 2007, voltando a crescer em 2008.

AL abre mão de duodécimo, mas Puccinelli assegura repasse

0

2009-02-02 15:16:00

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), disse que a Casa não faz questão da fatia de 3,5% no bolo da receita líquida corrente, como ficou estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada em julho do ano passado. Mas quer que o governo garanta o essencial, ou seja, dinheiro suficiente para pagar o custeio e bancar os investimentos da Casa.

“Vamos continuar economizando, por isso devemos administrar com o mesmo repasse do ano passado. Essa é a nossa contribuição para superar o momento de crise”, disse Jerson Domingos.

O governador, no entanto, em sua mensagem à Assembleia, disse que independentemente de crise o governo manterá os ‘índices constitucionais’, no limite do que foi estabelecido e aprovado. O governador disse que não vai exgir mais sacrifícios dos demais poderes porque a parcela de contribuição já foi dada no processo de recuperação das finanças do Estado. De qualquer modo, como o repasse é indexado à receita, os poderes terão suas receitas sujeitas à variação da receita.

O presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos, ainda deve avaliar se será mantido o investimento de R$ 6,5 milhões na retomada das obras do anexo da Assembléia Legislativa. Em princípio, é consenso de que a obra parada implica em mais prejuízos, por isso a perspectiva é de que o anexo será concluído.

No ano passado Jerson Domingos chegou a cogitar aumento no repasse mensal, de R$ 11 milhões para R$ 12 milhões. Parte do dinheiro seria para reserva de contingência para retomada do anexo. Agora, com a crise, Jerson diz que não há como fazer pressão.

Juíza manda prefeitura de Itaquiraí suspender convocação

0

2009-02-02 14:03:00

A juíza Penélope Mota Calarge Regasso, da comarca de Itaquiraí, concedeu nesta segunda-feira liminar ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação e determinou a suspensão de convocação de mais de 100 professores temporários pela prefeitura do município.

O advogado Ronaldo Franco, que ingressou com o pedido de liminar em favor da presidente do Sindicato, Ana Maria Rodrigues Coelho Belo, conta que o processo de seleção foi irregular.

Primeiro, explica, porque a Lei que prevê a contratação temporária, (8745/93) estabelece que seja estabelecida uma comissão para acompanhar o processo. Ocorre, conta o advogado, que a prefeitura de Itaquiraí regulamentou a contratação no dia 27 de janeiro, criou a comissão no dia 28, "mas já estava cadastrando desde o dia 14 de janeiro", diz.

Além disso, acrescenta, é prevista uma entrevista com o diretor, o que não aconteceu. A juíza, em sua decisão, destacou: “mostra-se verossímil a alegação dos impetrantes, no que tange à existência de irregularidades no processo seletivo para contratação temporária do quadro de professores”.

Falso guia de turismo atira contra casal de estudantes no PR

0

2009-02-02 13:07:00

Um falso guia de turismo matou um estudante de 22 anos, em Matinhos (PR). Segundo os bombeiros, o assassinato ocorreu depois que o criminoso tentou estuprar a namorada da vítima. O casal teria reagido.

Os dois estudantes subiram uma trilha, ao lado de uma praia lotada, no sábado (31). Um homem se ofereceu para mostrar o caminho e, depois de 15 minutos de escalada, rendeu o casal.

Como eles não tinham dinheiro, foram levados para uma gruta. O falso guia atirou nos dois, porque eles reagiram a uma tentativa estupro. O rapaz morreu na hora. A namorada ficou gravemente ferida.

O assassino fugiu, mas voltou à noite para violentar a moça. Os dois jovens foram encontrados no domingo (1º).

Os bombeiros resgataram a jovem no começo da tarde. Ela foi levada de helicóptero para Paranaguá para ser operada. “Pelos dois tiros que ela levou, um na coluna lombar e outro na região alta das costas, provavelmente ela teve uma lesão pulmonar. Como ela ficou muito tempo sem atendimento após o tiro, o estado dela é grave”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros Leonardo Mendes dos Santos.

Investigação

A polícia já ouviu os primeiros depoimentos e tem a descrição do assassino: um homem alto, meio gordo, de cerca de 30 anos, olhos e cabelos castanhos, mas calvo e rosto redondo. “Esse detalhe de ele ter retornado à noite mostra que ele conhecia o local. É um ponto de partida para a investigação”, afirma o delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura. A jovem foi submetida a uma cirurgia para retirada das balas e está em estado grave.

Diário Oficial traz reajuste de seguro desemprego

0

2009-02-02 12:16:00

Assim como o salário mínimo que sofreu reajuste desde ontem (1º), passando de R$ 415 para R$ 465, o seguro desemprego também terá aumento. Está na edição de hoje (2) do Diário Oficial da União a norma do Ministério do Trabalho e Emprego que fixa em 12,048% o percentual de aplicação do benefício.

Assim, em 2009, o valor médio do seguro desemprego será de R$ 564,40. De acordo com a Resolução n.º 587, cada faixa salarial terá um valor básico diferenciado.

De acordo com o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que falou sobre o tema na última sexta-feira (30), o seguro desemprego tem seu valor atrelado ao aumento do salário mínimo, e as medidas referentes ao seguro emprego terão caráter geral, mas atenderão a especificidades de cada setor.

Bomba queimou e deixou Amambai parcialmente sem água

0

2009-02-02 11:56:00

Vilson Nascimento

A bomba do poço 6, situado na região da Vila Crepúsculo, que já havia queimado e sido substituída na semana passada, voltou a queimar, deixando Amambai parcialmente sem água nesse final de semana.

Segundo a equipe de plantão do escritório local da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) o problema na bomba foi detectado na manhã de sábado (31), mas como a equipe técnica de Ponta Porã, que poderia se deslocar para Amambai para substituir a bomba danifica, também estava enfrentando problemas de desabastecimento em Ponta Porã, ficou sem condições de agir, vindo a substituir a bomba danificada somente nesta segunda-feira (2).

Corte total

Na tarde de sábado e durante o dia de domingo (1), apesar do forte calor, a Sanesul se viu obrigada a fechar completamente o abastecimento, deixando a cidade, principalmente quem não dispõe de caixa de água, totalmente sem água.

“Essa foi uma medida emergencial. Com o calor e o alto consumo, os poços em funcionamento não estavam vencendo manter o nível dos reservatórios e se continuássemos com os registros abertos correríamos o risco de sofrer um desabastecimento total. Mantivemos os registros fechados até o início das noites para tentar recuperar o nível dos reservatórios e pelo menos no período noturno restabelecer o abastecimento”, disse o plantonista ao pedir a compreensão e colaboração da população para diminuir o consumo de água.

Demanda está no limite

Os freqüentes problemas de falta de água em Amambai mostram claramente que a estrutura implantada pela Sanesul no município já é deficitária para atender a população.

Os investimentos realizados pela estatal ao longo dos últimos anos no município não acompanharam o aumento populacional e é inferior a demanda, fator que explicaria que uma simples bomba danificada já seria o suficiente para provocar o desabastecimento em toda a cidade.

No final do ano passado (2008), apesar do atual prefeito ter pedido para deixar as negociações para este ano, visando angariar mais investimentos e estruturada da estatal em prol do município, o Poder Executivo, com respaldo do Legislativo, deu carta branca para a Sanesul explorar os serviços de água e esgoto em Amambai por mais 30 anos, sem exigir nada em troca que viesse a beneficiar a cidade e a população.

Naviraiense estréia com vitória sobre o campeão estadual

0

2009-02-02 10:02:00

O Clube Esportivo Naviraiense venceu a partida de estréia, por 1 a 0, contra o Ivinhema, campeão estadual.

O encontro das duas equipes rivais aconteceu no estádio Virotão. O gol da partida aconteceu com um minuto e meio de jogo do segundo tempo, com a conclusão de Júnior Camaçari, dentro da pequena área, após cobrança de escanteio.

O Naviraiense só foi apertado pelo Ivinhema nos dez primeiros minutos de jogo, mas logo em seguida tomou as rédeas e dominou. Foram 13 cnclusões, com dez situações de gol do naviraiense e uma delas com coversaão em gol. 

O Ivinhema chutou oito vezes e ó teve uma situação de gol. Os chute do time Azulão eram fracos e tortos. Até parecia que os campeões estaduais estavam ressentidndo de uma pré-temporada e os atletas do tricolor do Cone Sul se soltaram e tiveram bom desempenho.

Aos 13 minutos, AQndrade vai na linha de fundo e toca para Evandro bater mal na bola, que saiu pela linha de fundo. Aos 20, Tatico bate escanteio da direita, Cristiano cabeceia e a bola passa perto da trave. Aos 27, Andrade bate falta, três jogadores se atrapalham na frente do gol, a zaga afasta o perigo.

E aos 42, é Nilton que recebe a bola, e da intermediária contraria ele arrisca para a defesa de Washington, no centro do gol.

SEGUNDO TEMPO

Chega o segundo tempo, e logo a um minuto e meio, Tatico levanta para a área, Cristiano, na pequena área, ainda toca na bola, que sobra para Júnior Camaçari (no lado oposto) empurrar para a rede, fazendo Navirainse 1×0 Ivinhema.

Aos 18, lançado, Nilton está de costa, dentro da área, e dois zagieros fazem a marcação. Ele gira para a sua esquerda e bate por baixo da bola, que sai rente ao ângulo de ataque direito.

Aos 19, tatico bate escanteio, a bola passa por toda a área e Nilton, em baixo do gol, cabeceia para cima. 

Aos 24, Andrade faz jogada individual pela direita, parte para cima de três zagueiros, passa por eles  e do bico da grande área, bate cm peito de pé, a bola passa forte e rente ao ângulo, saindo pela linha de fundo. Aos 32, Andrinho avança pela esquerda, passa para Jacó, que concluiu mal.

Aos 33 minutos a única situação de gol acontece com a batida de falta de Fábio Peralta, que encobre o goleiro Ednaldo, mas a bola passa também por cima do travessão e cai atrás do gol.
Aos 42 é Andrinho que mata de barriga e toca para Andrade chutar sobre o travessão.        

Aos 43 minutos o goleiro Washington (Ivinhemense) recebeu cartão vermelho e foi expulso depois de agredir um gandula, sendo substituído pelo jogador Buguinho.

O árbitro José Carlos de Oliveira deu cinco minutos de prorrogação, ficando com cinqüenta minutos de jogo a segunda etapa desta partida de estréia do Naviraiense e Ivinhemense.

NAVIRAIENSE – Naldo, Da Costa, Fabão, Júnior Camaçari, Andrade, Kell, Nilton, Quintino (Izone), Tatico (Jacó), Evandro (Andrinho) e Cristiano. Técnico- Ionay da Luz. 
IVINHEMA – Washington, Buguinho, Ramão, Roninho, Clodoaldo, Nelsinho, Hamilton (Maílson), Iwata, Juari (Fabinho), Dionei (Marco Antonio) e Alex Cruz. Técnico – Douglas.

ARBITRAGEM – José Carlos de Oliveira, auxiliado por Ezequiel Barbosa Alves e João Eudes Lourenço.

A próxima partida do Naviraiense será contra o Aquidauana, no próximo domingo, no estádio Virotão (16h- com show de prêmios, e cartela valendo ingresso, com R$ 12 o preço, para concorrer a uma moto, no prêmio principal).

Caarapó quer uma unidade do Corpo de Bombeiros

0

2009-02-02 09:09:00

O prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR), participou da cerimônia de troca de comando do 2° Grupamento de Bombeiros de Dourados, na manhã da última sexta-feira. A solenidade marcou a substituição do Tenente Coronel Isaías Ferreira Bittencourt pelo Tenente Coronel Jonys Cabrera Lopes no comando da corporação em Dourados.

Após a cerimônia, Farias conversou com o comandante geral da corporação em Mato Grosso do Sul, Coronel BM Ociel Ortiz Elias, a quem reforçou pedido de instalação de uma unidade do corpo de bombeiros em Caarapó. O assunto já havia sido tratado na Secretaria de Segurança Pública do Estado e já recebeu sinalização positiva do governador André Puccinelli (PMDB).

“Infelizmente, há registros de muitos acidentes automobilísticos na BR-163, nas proximidades de Caarapó, e a unidade dos bombeiros mais próxima está em Dourados, a mais de 50 quilômetros, o que provoca muita demora no socorro às vítimas”, justificou o prefeito. “Além disso, há também a ocorrência de incêndios e outros casos que exigem a ação imediata dos bombeiros e, em situações como essas, vidas podem ser salvas diante da rápida ação desses profissionais”, acrescentou.

De acordo com o prefeito de Caarapó, a expectativa é que até o fim deste ano o Município já terá a unidade construída e instalada.