23.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026

Coordenadora denuncia ‘manipulação política’ de índios

2009-02-02 17:07:00

A coordenadora da Funai de Dourados, Margarida Nicoletti disse que o principal motivo de indígenas terenas estarem pedindo o afastamento dela da Fundação, estaria relacionado a manipulações provenientes de políticos, que estão se articulando contra a demarcação de terras indígenas.

Segundo ela a informação foi confirmada na semana passada pelos próprios indígenas que estavam em protesto na frente da Funai. "Infelizmente o grupo está sendo manipulado", disse.

Para Margarida, o protesto dos indígenas não tem legitimidade. "Eles não representam a maioria das aldeias. Para se ter uma idéia apenas a aldeia de Dourados, cuja os indígenas são da etnia terena estão se manifestando. No Conesul existem 45 mil indígenas de outras etnias como a Guarani-Caiuá que estão fora das manifestações. Este é um grupo isolado", explica.

A coordenadora da Funai disse ao Douradosagora, que o protesto dos indígenas está causando prejuízos. Segundo ela a distribuição de pelo menos 45 mil cestas básicas que começaria hoje não pôde ser realizada. "Estamos com os serviços parados, já que com as manifestações em frente a Funai estamos sem expediente.

Para normalizar os serviços administrativos de entrega de alimentos, teremos que disponibilizar alguns dias", disse. Margarida também apontou atrasos em despachos de documentação e na preparação do solo para a safrinha, que complementa a cesta básica. "Os tratores já deveriam estar funcionando nas aldeias, mas estão parados", acrescenta.

Quanto as acusações acerca da alimentação estragada encontrada na sede da Funai na semana passada, a coordenadora rebate as informações divulgadas na mídia, observando que 50 quilos dos alimentos fornecidos pela Conab foram produtos de varredura, ou seja, que cairam no chão ou no caminhão. "Os produtos são pesados e retornam para a Conab como forma de prestação de contas".

Indígenas que se elegeram vereadores no Conesul do Estado estão se manifestando contra o protesto em Dourados. Amanhã um grupo se reúne na Câmara de Vereadores de Dourados para esclarecer ao legislativo local sobre a versão deles acerca da manifestação.

Informações da organização do evento dão conta que os vereadores vão denunciar ilegitimidade no protesto. "Os "cabeças" do manifesto nem fazem parte das aldeias; muito são expulsos e têm interesses políticos por trás". O evento está previsto para às 13h na sala de gabinete da Câmara.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de junho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete