23.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 9911

DOF prende curitibanos com drogas na fronteira

0

2009-02-03 18:39:00

Arnaldo Roa, de 52 anos, e Wilson de Carvalho, de 33 anos, foram presos na noite de ontem (1º) acusados de tráfico de drogas, na BR 163, próximo a Mundo Novo, distante 462 quilômetros de Campo Grande. Os rapazes estavam em um veículo Vectra, com placa de Curitiba-PR. Eles foram flagrados com crack, maconha e cocaína.

Durante a vistoria, a polícia encontrou com Elder uma pedra de crack pesando 172 gramas, 6 gramas de cocaína e um papelote de maconha pesando 3 gramas. Eder informou à polícia que adquiriu a droga em território paraguaio e que pagou R$1200.

Eles receberam voz de prisão e foram encaminhados com o veículo à Delegacia de Polícia Federal de Naviraí.

Revista italiana divulga belezas naturais do Estado

0

2009-02-03 17:21:00

Renomada publicação do segmento do Turismo na Itália, a revista È Itália publicou em dezembro de 2008 uma reportagem sobre Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, os jornalistas italianos Domenico Calabria e Eunice Cappelletti (brasileira com cidadania italiana, residente na Itália há mais de 10 anos), acompanhados por técnicos da Seprotur, da Fundação de Turismo de MS e da prefeitura municipal de Bonito, visitaram as belezas de Bonito, Jardim, Pantanal e Campo Grande.

Na reportagem, recheada de belas imagens, os jornalistas ressaltam, além das belezas naturais das paisagens sul-mato-grossense, a hospitalidade do povo, a gastronomia típica que satisfaz “do paladar mais simples ao mais exigente”, a infra-estrutura, localização estratégica, e os constantes prêmios de melhor destino turístico que o Estado recebe por publicações especializadas.


Faltam professores de química e física em MS

0

2009-02-03 16:47:00

Jacqueline Lopes/midiamaxnews  


 Pelo segundo ano consecutivo o País vive uma queda no número de acadêmicos formados em cursos específicos para professores e em Mato Grosso do Sul as disciplinas de química e física são os gargalos. Segundo o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira, no ano passado os cursos de química e física da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) terminaram com apenas cinco universitários formados.

“No caso da química, poucos se forma e isso não significa que eles escolheram a sala de aula porque muitos acabam indo para a indústria”, pondera Teixeira.

O Brasil enfrenta problema para formar professores de 5ª a 8ª série e ensino médio e segundo o Censo do Ensino Superior, divulgado ontem pelo Ministério da Educação, publicado nesta terça-feira na Folha de São Paulo, em 2007, 70.507 pessoas formaram-se nessa área, 4,5% a menos que em 2006 e 9,3% a menos que em 2005.

Realidade

As maiores quedas de 2006 para 2007, entre as disciplinas obrigatórias, ocorreram em letras (-10%), geografia (-9%), química (-7%) e filosofia (-5%).

Conforme o presidente da Fetems, problemas de desvalorização profissional ocorridos nas décadas de 80 e 90 são observados agora, neste levantamento.

“Foi um período em que os jovens observaram a desvalorização do magistério. Eram seis meses de salários atrasados. Hoje, há cursos para professores em escolas particulares porque nem todas as universidades públicas oferecem”, diz Teixeira.

Ao contrário da pesquisa do MEC, que aponta a falta de professores de língua portuguesa, em Mato Grosso do Sul para essa disciplina não há problema, diz o presidente da Fetems.

Daqui para frente, conforme Teixeira, haverá uma adequação para a realidade do País com fechamentos de salas de aulas das escolas públicas, retração da construção de escolas e um movimento para melhorar a qualidade do ensino com a utilização da estrutura física. “É esse o desafio”.

Luta

Em dezembro do ano passado o STF (Superior Tribunal Federal) aprovou a adoção do piso salarial. Os professores em começo de carreira do Estado que hoje recebem R$ 2,1 mil por 40 horas para lecionar aos alunos do Ensino Médio vão passar a receber R$ 2,4 mil. “Nós do Mato Grosso do Sul comemoramos. O STF decidiu pela constitucionalidade do piso salarial, porém os ministros suspenderam o aumento da carga horária para planejamento temporariamente. Vamos continuar lutando porque não acreditamos na Justiça burguesa e o mérito ainda não foi julgado”, disse Teixeira.

Porém, o tempo de planejamento de extraclasse não foi aprovado. Na prática, hoje os professores de Mato Grosso do Sul trabalham 30 horas em sala de aula e têm 10 horas semanais para o planejamento. O projeto de aprovação do piso nacional prevê 13h30 semanais para o professor preparar a aula.

Estudo

Um estudo do próprio MEC aponta que há 300 mil pessoas dando aulas no país em áreas diferentes dais quais se formaram. Há formados em matemática, por exemplo, que trabalha como professor de física ou historiador que dá aula de geografia.

Pesquisadores da área de educação afirmam que a falta de interesse em ser professor tem ligação com os baixos salários pagos no magistério e à pouca valorização social da carreira.

O ministro Fernando Haddad (Educação) diz que o governo federal tomou quatro medidas, no Plano de Desenvolvimento da Educação, para tentar reverter o quadro.

São elas a expansão das universidades federais, a criação de 28 institutos de educação tecnológica, que terão que reservar 20% do orçamento para a formação de docentes em áreas específicas, acordos com 19 Estados para a capacitação de 360 mil professores em instituições públicas e, finalmente, a bolsa de iniciação à docência (para alunos de graduação).

"[Até então] a bolsa de iniciação científica induzia estudante a optar por bacharelado ao invés da licenciatura", afirma o ministro da Educação.

O censo traz um dado animador no que trata do ensino infantil e dos primeiros quatro anos do fundamental (1ª a 4ª série). Aumentou em 6,8 %o número de formados em pedagogia..

Método

O censo não capta, separadamente, todos os universitários que estão em cursos que formarão professores para as disciplinas específicas do ensino básico. Isso porque um aluno que está em um curso denominado "matemática", por exemplo, dependendo da universidade, poderá trabalhar no magistério, mas ele não é contabilizado como matriculado em um curso de "formação de professor de matérias específicas".

A análise do estudo aponta, porém, que mesmo com essa dificuldade metodológica, pode-se concluir que há redução nas áreas que formam docentes. Isso porque nas disciplinas específicas em que há queda, ou há redução dos concluintes nos cursos genéricos (letras, por exemplo, com queda de 9%) ou a elevação é pequena (como em química, 5%). 


Informações da Folhaonline

Governo federal lança pacote com 500 mil casas populares

0

2009-02-03 16:19:00

Estadão/JP


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que nos próximos dez dias o governo deverá anunciar um pacote habitacional que prevê a construção de 500 mil novas moradias, além das que serão financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF).


De acordo com Lula, este programa faz parte de um esforço conjunto entre os ministérios das Cidades, da Fazenda e da Casa Civil. Em discurso durante a inauguração da reforma da Escola Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos (zona norte), no Rio, o presidente disse que o plano habitacional é uma forma de combater a crise mundial, pois vai gerar empregos. "Temos que gerar empregos, vamos tentar mostrar aos países ricos que sempre ditaram o que a gente tinha que fazer: agora façam o que estamos fazendo", afirmou.


Nesse esforço para criar novas unidades habitacionais, Lula afirmou que o governo pretende utilizar prédios do INSS que não estão ocupados, mas que mantêm boas condições de uso, como moradia para a população carente. Como exemplo, ele citou um prédio em São Paulo, localizado na Av. Nove de Julho, que o governo pretende oferecer para a população carente. O presidente reclamou, porém, que os moradores da região fizeram abaixo-assinado contra o projeto.


PAC
Acompanhando o presidente Lula, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das críticas que tem recebido. "Tem gente que diz que o PAC é fruto de marketing, que só existe no papel. Estamos aqui pegando o PAC com as mãos", disse a ministra ao discursar na cerimônia de inauguração de uma escola, que é o primeiro equipamento do projeto de urbanização da favela a ficar pronto.


A escola foi instalada em antigo edifício do Exército, que foi reformado e ganhou um anexo e uma rampa. No mesmo terreno, ainda há um grande canteiro de obras, no qual será construído um complexo esportivo com piscinas e 1.700 unidades habitacionais.


O PAC em Manguinhos ainda prevê a elevação de uma linha férrea que divide a favela e a criação de um parque, além de unidades hospitalares e a dragagem de rios. A ministra disse aos moradores que todas as obras serão concluídas até abril de 2010.

Leia a coluna Vice & Versa – por Clesio Ribeiro

0

2009-02-03 15:49:00

## Há algum tempo, dizia-se que no Brasil o ano começava somente após o Carnaval. Mas isso não ocorre mais. Entramos em fevereiro e já não existe mais ressaca de férias. Está todo mundo trabalhando…

## …Ou pelo menos quem está com os empregos assegurados. Porque a ameaça do desemprego assusta, principalmente quando vemos números reais. O frigorífico Independência S.A., na saída para Cuiabá, suspendeu as atividades na unidade de Campo Grande e demitiu 400 dos 530 empregados essa semana. Quem tem seu emprego que segure…

## Nas administrações públicas pela região o trabalho das prefeituras está a todo vapor. Sob a ameaça da crise econômica, os prefeitos não querem perder tempo. A briga é para assegurar os investimentos para seus municípios.

## O prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini, esteve em Campo Grande reunido com vários segmentos. Em um deles, na Sanesul, o prefeito discutiu investimentos da empresa para Amambai. O discurso da administração é de muito otimismo. 

## O presidente da Câmara de Amambai, Anderson Mansano (PR) acredita em milagres. Depois de passar por um período de superação (problema de saúde) Mansano agradece a Deus por estar restabelecido. Deus o abençoe, Mansano, nessa nova gestão na Câmara!

## Recebi a visita do vereador Carlinhos Nascimento (PPS) na manhã de ontem. Eleito pela oposição, Carlinhos disse que vai exercer a sua função de vereador da mesma forma com que exerceu na gestão passada: com coerência.

## Sobre seu futuro político, o vereador disse que aguarda com expectativa a possibilidade de fusão entre o seu partido, o PPS, com o PSDB, situação que vem sendo discutida em nível nacional. Se isso ocorrer, automaticamente Carlinhos passaria a fazer parte da base aliada do prefeito Dirceu Lanzarini.

##  A Assembleia Legislativa abriu os trabalhos na manhã de ontem. Destaque para a presença do governador André Puccinelli (PMDB), que em seu discurso, em ritmo de sucessão estadual, teceu críticas ao seu antecessor, Zeca do PT, que ameaça disputar o governo no ano que vem.

## Falando sobre seu governo, André Puccinelli, entre suas prioridades, citou o asfalto que liga o município de Paranhos, que deve estar concluído até o fim desse ano. Muito bem!

## Deixo aqui um parabéns ao empresário Simas, do Recanto dos Caytés. A tradicional “Noite Havaiana” mais uma vez foi um sucesso, com público de Amambai e vários municípios da região. Parabéns!

## Nos próximos dias começa a entrar em funcionamento a nova impressora Off Set do jornal A Gazeta. Os equipamentos chegaram no domingo, depois de cinco meses de negociações e ajustes. O jornal A Gazeta firma seu compromisso com o desenvolvimento não só de Amambai, mas também com todo o Cone Sul, que é a sua área de circulação.

## Estamos ajustando os equipamentos para colocá-los em funcionamento ainda essa semana, sem ter que paralisar as atividades normais do jornal A Gazeta e ainda manter os serviços de impressão dos diversos jornais que são impressos aqui. A Gazeta vai ficar ainda melhor!

Noite Havaiana tem público recorde na sua 15ª edição

0

2009-02-03 15:18:00


A festa mais popular do Cone Sul, a Noite Havaiana demonstrou que realmente pode se tornar uma das melhores do estado, pois o evento, que é realizado pelo sr. Elpidio Simas há 15 anos, superou todas as expectativas. Isso tudo demonstra que Amambai tem potencial para receber eventos de grande porte, no que se refere a lazer e entretenimento.

A animação ficou a cargo da Super Banda Show “Brasil 2000”, que não deixou o público diminuir o ritmo, mostrando que os anos de estrada dizem porque é uma das bandas mais procuradas para eventos.

A organização se preocupou com os presentes e contratou dezenas de seguranças, bem como também havia policiais para coibir os exageros, mas tudo foi só festa e alegria.

Também estavam presentes na portaria os conselheiros tutelares, fiscalizando as normas contidas no Alvará Judicial, fazendo valer as leis pertinentes ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Prova disto foi que vários adolescentes foram barrados na entrada da festa e tiveram que retornar para seus lares, inclusive adolescentes de outros municípios; isso demonstrou a preocupação do organizador da festa juntamente com o Conselho Tutelar.

Hoje é só saudade e comentários dos bons momentos da 15ª Noite Havaiana; e para quem não foi, fica o consolo para o próximo ano, onde a organização já começa a se preocupar, pois para realizar um evento desta envergadura leva tempo e dedicação; agora é esperar para ver, ou melhor, é esperar para irmos. O Recanto dos Caytés lhe espera, lindo e com uma natureza invejável.

Editorial `Ano Legislativo´por Clesio Ribeiro

0

2009-02-03 14:50:00

Começou ontem o ano legislativo para a Câmara de Amambai, com a primeira sessão ordinária. Sob a presidência consecutiva do vereador Anderson Mansano (PR) e com 4 novos vereadores, o clima é de muita responsabilidade. Os municípios, em geral e principalmente os de porte menor, precisam de uma harmonia entre os poderes constituídos. No caso do Legislativo e Executivo Municipal, o objetivo comum deve ser o bem-estar do cidadão e o desenvolvimento da cidade. Parceria, responsabilidade e bom senso devem prevalecer.

No lado político, a situação é a seguinte: Dirceu Lanzarini tem cinco vereadores eleitos pela sua coligação (Valter Brito, Anderson Mansano, Osvaldo Coconho, Daniel Riquelme e Luciney Bampi) e os outros quatro foram eleitos pela oposição (Anilson Prego, Roberto Rojo, Cristino Toledo e Carlinhos Nascimento). Já na questão da mesa diretora, a formação acordada ficou com Anderson Mansano (situação) mais os quatro vereadores da oposição.

A Câmara de Vereadores é um órgão independente e com autonomia nas suas decisões. Já foi o tempo em que as prefeituras atrasavam os repasses do duodécimo e os vereadores tinham que se dirigir até o prefeito para pedir dinheiro. Isso acabou há muito anos. Desde a primeira gestão de Lanzarini, há 12 anos, o tratamento entre os dois poderes em Amambai tem sido de muito respeito e parceria. E foi assim também na gestão anterior.

Se na questão financeira o Legislativo caminha independente do Executivo, nas questões políticas, como a eleição da mesa diretora, a independência também vem prevalecendo. Isso ocorreu na eleição da mesa diretora, onde, dos quatro anos de gestão, três presidências ficarão nas mãos dos vereadores eleitos pela chapa de oposição. Mas garantem os vereadores que dirigirão os trabalhos que não há essa questão de oposição e situação; o que ocorre é uma decisão interna do Legislativo que não interferirá no relacionamento entre os dois poderes.

Portanto, começa o ano legislativo com essa conjuntura. Amambai precisa crescer, precisa de empregos, precisa de obras de infraestrutura, precisa de melhorias em várias áreas e o que a população espera é que haja comprometimento de todos os vereadores com o desenvolvimento do município e o bem-estar das pessoas. Que ao longo desses quatro anos, a Casa de Leis de Amambai tenha essa responsabilidade, como vem tendo, de manter sempre o bom diálogo e a parceria com o Executivo para o bem da nossa cidade. Desejamos um bom trabalho a todos os vereadores e integrantes da Câmara de Amambai.

Presidente da Coamo realiza Reunião de Campo na região

0

2009-02-03 14:21:00

Sérgio da Luz

A Coamo Agroindustrial Cooperativa realizou na manhã de ontem, 02, na ARCAM (Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo) a primeira “Reunião de Campo” no ano. A reunião contou com a presença do diretor  presidente, Dr. José Aroldo Galassini, que repassou informações sobre o funcionamento e as políticas de trabalho da cooperativa, novidades, expectativas, valores,  tendências e cuidados na  produção e  comercialização  dos produtos agrícolas.

Setenta cooperados estiverem presentes na reunião, que entre os diversos assuntos tratados, Galassini comparou os rendimentos atuais com os anos anteriores, destacando a “crise” mundial, que afeta diretamente  a os produtores locais e  a quebra na produção, decorrente a seca.

Realizada duas vezes ao ano, as “Reuniões de Campo” tem o objetivo de acompanhar os produtores repassando informações necessárias para se ter um bom rendimento em suas produções “essas reuniões dão segurança aos produtores, porque eles ouvem diretamente da diretoria a realidade do que acontecendo, aproximando assim a diretoria do quadro social” destacou Dr. José Aroldo.

O que também destaca o gerente do entreposto em Aral Moreira, que após a reunião em Amambai recebeu o presidente, para a Reunião de Campo, em sua unidade. “Reuniões como esta trás credibilidade a cooperativa, pois os produtores ouvem diretamente do presidente, sobre a real situação da cooperativa” ressaltou.

A primeira reunião é realizada no inicio do ano, quando se repassa informações  e  tendências de mercado , além da situação da cooperativa e avaliação do resultado do ano anterior. No meio do ano, mês de Agosto, a segundo reunião repassa informações para o plantio, tendo em vista o inicio do plantio da próxima safra , andamento da safrinha, além de perspectiva em relação aos resultados da Coamo.

Após a reunião realizada em Amambai,  o presidente da cooperativa seguiu para mais três reuniões, nas cidades de Aral Moreira, Laguna Caarapã e Caarapó.

 Mudanças nas gerencias regionais – As unidades de Amambai e Aral Moreira sofreram alterações  em seu comando. Antonio César Gomes, deixou a gerencia da unidade em Amambai para assumir a unidade de  Candói, região sul do Paraná. Walmir  Flávio Ritter, que há quatro anos gerenciava a unidade em Aral Moreira assumiu em Amambai, e Geraldo Biazim, antes encarregado de distribuição em Amambai  tendo sido promovido a gerente  e assumindo a unidade em Aral Moreira.

Tanto em Amambai quanto em Aral Moreira, a Coamo prevê uma colheita regular, sem um numero tão expressivos de perdas,  salvo nos primeiros plantios antecipados das cultivares   precoces.

Em Amambai, a previsão é de que a safra fique próximo da média normal, e a unidade deverá manter os níveis de recebimento da safra anterior.

Em Aral Moreira, a região do Rio Verde sofreu com a seca e deve diminuir sua produtividade, nas demais regiões,  deve manter  um  bom nível produtivo. A região de Aral Moreira é umas das mais produtivas do estado.

Paranhos conquista o 3º lugar na Copa Vale do Paraná

0

2009-02-03 13:48:00

Sérgio da Luz

A equipe sub-17 de Paranhos conquistou o terceiro lugar da Copa Vale do Paraná, em Colorado/PR. O campeonato reúne grandes equipes das categorias de base do futebol brasileiro, como Santos, Paraná e Joenville. As outras duas categorias, 96 e 94, ficaram nas quartas-de-final.

Com duas vitórias e um empate, a equipe de Paranhos (sub-17) terminou invicta a primeira fase. Venceu o primeiro jogo, goleando a equipe de Mandaguari (Paraná) por 4 a 0. No segundo jogo, empate em 1 a 1, com Itaguagé (Paraná). No terceiro jogo outra vitória, sobre a equipe do Joenville (Santa Catarina), por 3 a 1.

Nas oitavas-de-final, passou pela equipe Nossa Senhora das Graças (Paraná) por 2 a 0. Nas quartas-de-final, vitória de 3 a 1 sobre Ribeirão Preto. Na semi-final, empate em zero a zero com 3F (Porto Velho/RO), e vitória do 3R por 4 a 2 nos pênaltis. Na decisão do terceiro lugar, vitória por 1 a 0 sobre o Sertaneja.

Denílson Rafaine, técnico da equipe, se sentiu satisfeito com o resultado. “Foi a melhor colocação que conquistamos; essa é a consagração de um longo trabalho que realizamos.”

Com a conquista, Paranhos se destacou no cenário nacional.

Na categoria 96, a equipe ficou nas quartas-de-final; vencia a equipe do Santos por 1 a 0, mas cedeu a virada e perdeu por 2 a 1. O desempenho do goleiro Carlos Gimenez chamou a atenção do clube paulista, e após o encerramento da partida, “olheiros” da tradicional equipe fizeram os primeiros contatos para levar o garoto para o clube. Gimenez já vinha treinando no Cruzeiro, de Belo Horizonte/MG.

Trabalho social que rende grandes revelações – Denílson é categórico ao afirmar que o trabalho que vem desenvolvendo tem como foco principal o aspecto social. Porém, este trabalho vem rendendo grandes revelações ao futebol brasileiro. Diversos garotos que passaram pela escolinha já integram grandes equipes do futebol brasileiro, como Juventude, Atlético Mineiro, Internacional, Fluminense, Cruzeiro e agora Santos, além de outras revelações em equipes menores. 

“Nossa intenção como escolinha, é principalmente colaborar com o desenvolvimento do garoto como cidadão, ajudá-lo a se tornar um homem de bem. Mas sempre há aqueles que se destacam, então procuramos dar uma oportunidade a eles de realizar o sonho de ser jogador de futebol”, ressaltou Denílson.

A escolinha de futebol de campo de Paranhos é mantida pela Prefeitura local, através do Departamento de Esportes. De acordo com o Departamento, só a escolinha de futebol de campo, que trabalha atletas divididos em quatro categorias e tem treinamentos diários no Estádio Municipal José Betiatti, atende cerca de 280 crianças e adolescentes.

Já em todo o trabalho desenvolvido, que conta também com escolinhas de atletismo, futsal, basquete, vôlei e handebol, são pelo menos 600 jovens, de ambos os sexos, atendidos, segundo o Departamento de Esportes local.

“Quero ressaltar a participação ativa do prefeito Dirceu Bettoni, que apóia e incentiva o desenvolvimento do esporte no município. Sem a sua colaboração seria muito difícil desenvolver este trabalho”, disse Rafaine.

Exportações do agronegócio devem cair para US$63,4 bi

0

2009-02-03 13:19:00

As exportações do agronegócio brasileiro deverão cair para 63,4 bilhões de dólares em 2009, ante 71,8 bilhões em 2008, de acordo com projeções do Ministério da Agricultura divulgadas nesta segunda-feira.

O menor valor em dólares é resultado de preços internacionais menores, de maneira geral, para as principais commodities exportadas pelo Brasil, segundo o ministério.

Se confirmada, essa será a primeira vez em 10 anos que acontece uma queda no valor em dólar das exportações do agronegócio brasileiro.

Em reais, graças à recente desvalorização da moeda brasileira em meio à crise econômica global, os valores ainda ficarão superiores aos registrados em 2008.

O Ministério da Agricultura estima exportações de 145,9 bilhões de reais em 2009, contra 131,7 bilhões de reais em 2008.

"Estimamos, exceto para um ou outro setor, que as quantidades exportadas deverão se manter. Os preços é que não chegarão aos patamares de 2008, os maiores dos últimos 10 anos", afirmou a jornalistas Célio Porto, secretário de Relações Internacionais do ministério.

Os dados foram divulgados por Porto durante apresentação na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Conta de luz deve baixar até 5% com novas linhas em MS

0

2009-02-03 12:56:00

Diário MS

Os consumidores de Mato Grosso do Sul poderão ter redução na conta de luz. O governador André Puccinelli anunciou, durante a abertura do ano legislativo, mais duas obras de linhas de transmissão de alta tensão, que vão garantir o ingresso de Mato Grosso do Sul no sistema nacional de energia. Fazendo parte do sistema, a composição tarifária muda os cálculos e o preço da energia diminuirá, segundo o governador.


Para a reformulação do sistema elétrico no Estado está sendo considerado um conjunto de fatores, que começaram a ser levantados pela CPI da Enersul, instalada pela Assembléia Legislativa. O governador destacou o papel da CPI, que não só apontou problemas como propôs soluções, como a necessidade de melhoria do sistema de transmissão com a ampliação dos linhões e potencialização das centrais elétricas de pequeno porte.


As novas linhas de transmissão ligam a região Noroeste do Estado com Campo Grande, além da região Norte (Alcinópolis) e agora Campo Grande-Anastácio e Anastácio-Corumbá.


A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já licitou a concessão de instalações de transmissão que irão conectar usinas de biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) de Goiás e Mato Grosso do Sul ao Sistema Interligado Nacional (SIN).


O objetivo é escoar a energia que será produzida por esses empreendimentos, que somam aproximadamente dois mil megawatts (MW) e estão previstos para entrar em operação entre julho de 2010 e dezembro de 2013.


Segundo o deputado Paulo Corrêa (PR), que presidiu a CPI da Enersul, o ingresso do Estado no sistema nacional foi apontado durante os trabalhos da comissão como essencial, até pela projeção do setor da agroenergia que vão participar da co-geração.


O investimento em co-geração de energia elétrica em Mato Grosso do Sul pelas usinas sucroalcooleiras deve chegar aos R$ 9 bilhões até 2015, com o potencial de produção de até 3 mil MW. Os dados são de estudo da Associação Paulista de Cogeração de Energia (Cogen) feito entre o segundo semestre de 2007 e o primeiro de 2008.


Segundo o gerente de Planejamento da Cogen, Walter Yoshida, dos 210 projetos de co-geração que estão sendo desenvolvidos no Centro-Sul do País, 34 estão no Mato Grosso do Sul, e a maioria são de implantações de novas usinas.

Sapucaia: Onevan é convidado para abertura do ano legislativo

0

2009-02-03 12:07:00

O presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, vereador Celso Cabral, participou da abertura solene dos trabalhos da Assembléia Legislativa, na manhã desta segunda, e aproveitou para convidar o deputado estadual Onevan de Matos (PDT) para participar da abertura dos trabalhos da Câmara de Coronel Sapucaia, no dia 16 de fevereiro.


Durante a conversa com Onevan, Celso pleiteou ao deputado a destinação de novas emendas para o município da fronteira: “O deputado Onevan é nosso parceiro e está sempre atento as necessidades de Coronel Sapucaia. Estou tentando garantir mais investimentos para o município”, apontou.


Onevan explicou ao presidente da Câmara que está recebendo os pedidos dos municípios para que possa fazer a destinação dos recursos viabilizados pelo Governo do Estado: “Quero continuar contribuindo com Coronel Sapucaia, o Celso trouxe algumas reivindicações e farei o possível para atendê-las”, destacou.


O deputado estadual já destinou emendas para os laboratórios de informática das escolas “Eneil Vargas” e “Coronel Sapucaia”, além de recursos para a sala de fisioterapia do Hospital Municipal Aparício Vidal Garcia. Onevan de Matos confirmou que deverá participar da sessão de abertura dos trabalhos da Câmara de Coronel Sapucaia.

Número de estudantes universitários é de quase cinco milhões

0

2009-02-03 11:49:00

O número de universitários aumentou 4,3% em 2007, na comparação com o ano anterior. Segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgados ontem (2) pelo Ministério da Educação, um total de 4.880.381 alunos fazia cursos de graduação presenciais em uma das 2.281 instituições de ensino superior (IES) do Brasil.

Apesar do crescimento verificado nos últimos anos, o total de alunos está bastante longe da meta estabelecida pelo governo. Até 2011, o Brasil pretende ter 30% da população com curso superior. Os números atuais correspondem a menos de 12%.

“Muitas pessoas não vão para universidade porque sequer elas não terminam o ensino médio. Mais de 60% das pessoas que terminam o ensino médio não ingressam na universidade”, contabiliza o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes.

Segundo ele, “estamos muito longe da média dos países desenvolvidos. A idéia de que muita gente vai para a faculdade no Brasil não é correta quando comparada internacionalmente”, diz citando a universalização de 70% nos Estados Unidos e de 40% na média dos países desenvolvidos.

A maior parte dos estudantes brasileiros do ensino superior está nas universidades (pouco mais de 54% ou 2.644.187 alunos). As faculdades matriculam cerca de 32% (1.555.256) e os centros universitários 14%, aproximadamente (680.938). Mais de 92% das faculdades e 96,7% dos centros universitários são privados. Entre as universidades, há um equilíbrio: 52,5% são públicas e 47,5% são privadas.

A diferença entre os três níveis de IES está, por exemplo, no grau de autonomia para criação e funcionamento de cursos e na exigência de titulação. Além de mais autonomia, as universidades devem manter atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O número de vagas ofertadas em relação ao ano anterior foi de 194 mil vagas a mais que 2006. No ano passado, haviam 1.341.987 vagas ociosas, cerca de 98% delas nas instituições privadas.

Segundo Fernandes, do Inep, os cursos de ensino à distância e da chamada “educação tecnológica” (com cursos de duração menor, até 2 anos) são os que mais crescem. Entre 2002 e 2007, o número de cursos a distância cresceu quase 9 vezes (408 cursos), atingindo 369.766 matriculas. No ensino tecnológico, o total de matrículas era de 347.856 em 3.702 cursos (quase 6 vezes acima do verificado em 2002).

No período, o número de cursos presenciais aumentou 61% (chegando a 23.488 cursos). No total, a maior procura por cursos presenciais estava entre Administração (798 mil matrículas); Direito (613 mil matrículas) e Pedagogia (335 mil matrículas).

De acordo com o Inep, o número de funções docentes em 2007 era de 334.688. Mais de 218 mil lecionavam em IES privadas e mais de 115 mil em instituições públicas.

A relação de aluno/função docente é de 15,4 alunos por função docente (11,4 alunos nas IES públicas e 17,5 nas IES privadas). Função docente contabiliza os professores que lecionam em mais de uma instituição e podem ter múltipla contagem.

Mais de 120 mil funções docentes têm mestrado; 99 mil, especialização; 76 mil, doutorado; e 38 mil, apenas graduação.

Diferente do que acontece nos níveis básicos do ensino, há mais professores do que professoras: 184 mil homens em funções docentes contra 150 mil mulheres na mesma atividade.

MEC aprova faculdade de Caarapó

0

2009-02-03 11:11:00

O Ministério da Educação (MEC) acaba de aprovar a instalação da Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (Fetac). A informação é dos proprietários da instituição, Nelson Posseti e Marineusi Pereira Mendes, que disseram que a portaria do órgão federal será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União e dará à Fetac autorização para realizar o primeiro vestibular.

De acordo com Marineusi, haverá vestibular neste mês ou em março para os cursos de Administração e Ciências Contábeis. “Vamos oferecer 50 vagas para cada curso”, explicou. “Tão logo a autorização saia publicada, anunciaremos a realização do vestibular”, acrescentou.

A implantação de uma faculdade em Caarapó é um sonho antigo de autoridades municipais e estudantes. Estes tiveram sempre que se deslocar de Caarapó para cidades como Dourados e Fátima do Sul, enfrentando os perigos das rodovias que demandam a essas localidades. “Com a criação do centro universitário da Fetac, esse problema será resolvido, inicialmente, nas áreas de Administração e Ciências Contábeis”, declarou o prefeito Mateus Palma de Farias (PR).

A Fetac começará com esses dois cursos, mas deverá haver a implantação de outras graduações, conforme a demanda local e aprovação do MEC. “A expectativa é que tenhamos grande procura pelos cursos, pois o mercado exige preparação e a graduação é o caminho para essa capacitação”, disse Marineusi.

Em Caarapó, no ano passado, havia 413 alunos cursando o nível superior, segundo a Associação de Universitários de Caarapó (Unicap). A expectativa é que em 2009 esse número cresça consideravelmente – o prazo para cadastramento de estudantes permanece aberto na sede da entidade, que funciona no prédio da antiga Escola Narciso Menezes.

Arroba do boi gordo sobe 12% em um ano

0

2009-02-03 10:48:00

De acordo com informações da Scot Consultoria, o preço da arroba do boi gordo em São Paulo subiu 12% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Na época o valor era de R$75,00, a prazo, para descontar o funrural, na praça de Barretos.

De lá para cá a cotação nunca mais esteve abaixo desse patamar. Em junho de 2008 chegou a atingir R$95,00, nas mesmas condições, valor 27% mais alto se comparado ao início do ano.

Hoje a arroba do boi gordo está cotada em R$85,00, a prazo, para descontar o funrural, em São Paulo. (LP)

Dobra o número de casos de ferrugem asiática

0

2009-02-03 10:19:00

Dobrou o número de focos de ferrugem asiática em lavouras de soja de Mato Grosso do Sul em uma semana, segundo dados do Consórcio Anti-Ferrugem.


Os números computados até a manhã do dia 26 apontavam 42 focos e agora já são 84.


Foram acrescidos casos em Naviraí, Jateí, Itaquiraí, Amambai, Coronel Sapucaia e Caarapó. Já havia sido encontrados focos antes em Maracaju, Aral Moreira, Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Ponta Porã, Douradina e Dourados.


Com a intensificação das chuvas o alerta é redobrado, uma vez que elas favorecem a proliferação do fungo. O controle da praga é feito por meio químico.


CONSÓRCIO
O Consórcio Anti-Ferrugem faz o monitoramento sistemático da evolução da doença nas lavouras de todo o País.


Fazem parte do consórcio instituições representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva da soja como fundações, universidades, institutos de pesquisa, entidades representantes de fabricantes de insumos e cooperativas de produtores.

Mateus quer Corpo de Bombeiros em Caarapó

0

2009-02-03 09:49:00

Dilermano Alves
O prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR), participou da cerimônia de troca de comando do 2° Grupamento de Bombeiros de Dourados, na manhã da última sexta-feira. A solenidade marcou a substituição do Tenente Coronel Isaías Ferreira Bittencourt pelo Tenente Coronel Jonys Cabrera Lopes no comando da corporação em Dourados.
 
Após a cerimônia, Farias conversou com o comandante geral da corporação em Mato Grosso do Sul, Coronel BM Ociel Ortiz Elias, a quem reforçou pedido de instalação de uma unidade do corpo de bombeiros em Caarapó. O assunto já havia sido tratado na Secretaria de Segurança Pública do Estado e já recebeu sinalização positiva do governador André Puccinelli (PMDB).


 “Infelizmente, há registros de muitos acidentes automobilísticos na BR-163, nas proximidades de Caarapó, e a unidade dos bombeiros mais próxima está em Dourados, a mais de 50 quilômetros, o que provoca muita demora no socorro às vítimas”, justificou o prefeito.


 “Além disso, há também a ocorrência de incêndios e outros casos que exigem a ação imediata dos bombeiros e, em situações como essas, vidas podem ser salvas diante da rápida ação desses profissionais”, acrescentou.


 De acordo com o prefeito de Caarapó, a expectativa é que até o fim deste ano o Município já terá a unidade construída e instalada.

Até sábado a Agesul realiza operação tapa-buracos

0

2009-02-03 09:18:00

As residências da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Coxim, Amambai, Maracaju e Costa Rica, de acordo com informações liberadas pelo secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto, cumprem programação de trabalho (tapa buraco) até o próximo sábado, dia 7 de fevereiro.

As equipes estão concentradas na recuperação da MS-060 (Campo Grande – Sidrolândia) e MS-162 (Sidrolândia – Quebra Coco); MS-276 (BR-163 – Indápolis) e 379 (BR-163 – Panambi); MS-386 (Sanga Puitã – Posto Taji) e Ponta Porã – Copo Sujo; MS-141 (MS 141 – Subtrecho – Ponte Preta); MS-215 (Entroncamento da BR-163 – Pedro Gomes); MS-295 (Tacuru – Iguatemi) e MS- 156 (Amambai – Entroncamento da MS-295).

As obras de recuperação estão sendo executadas na MS-157 (Entroncamento da BR-267 – Itaporã), MS-162 (Maracaju – Entroncamento da BR-060) e BR-060 (Sidrolândia – Entroncamento da MS-162); MS-306 (Entroncamento da MS-223 – Chapadão do Sul – Cassilândia) e MS-223 (Costa Rica – Entroncamento da MS-306).

O pavimento danificado pela ação do tempo e/ou excesso de carga transportada, argumentou Giroto, precisa de cuidados especiais para não comprometer o escoamento da produção. Ainda conforme o secretário, o reparo do asfalto também é muito importante para as pessoas que utilizam ônibus.

Vereador Valter Brito é o líder do prefeito na Câmara

0

2009-02-03 08:05:00

Vilson Nascimento

O empresário e vereador pela segunda vez em Amambai, Valter Brito da Silva (PR) será o líder do prefeito Dirceu lanzarini, que também é do Partido da República, na Câmara de Amambai durante o ano legislativo de 2009.

A decisão foi anunciada pelo próprio prefeito Dirceu, por intermédia de ofício destinada à mesa diretora da casa de leis, na noite dessa segunda-feira (2).

Essa será a segunda vez que Brito desempenhará o papel de líder de Lanzarini no legislativo municipal em Amambai.

Em seu primeiro mandato (2001/2004), ele já desempenhou a mesma função de ser o porta-voz direto do chefe do Poder Executivo dentro do Poder Legislativo Municipal local.

Coconho será líder do PR

Com Valter Brito ocupando a função de líder do prefeito, o presidente do Diretório Municipal do Partido da República em Amambai, que também é o prefeito Dirceu Lanzarini, delegou ao vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho”, a liderança do PR na Câmara.

Atualmente o Partido da República é a sigla com o maior número de vereadores eleitos no município, com três legisladores, entre eles o presidente da casa de leis, vereador Anderson Mansano.

Comissão da Fifa chega à tarde em Campo Grande

0

2009-02-03 07:35:00

A comissão formada pela Fifa – entidade máxima do futebol mundial – e CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vem a Campo Grande nesta tarde verificar as condições da cidade para a possível recepção de partidas da Copa 2014.

A previsão, segundo a Governadoria, é de que eles cheguem entre 14h30 e 15h, no Aeroporto Internacional. “Nossa disputa é com Cuiabá (MT). Mas, temos praticamente, 70% do Pantanal. Se eles querem uma Copa no Pantanal, têm que fazer a Copa aqui então”, disse o governador André Puccinelli ontem, ao apresentar o mais novo reforço do time sul-mato-grossense, o capitão do tri em 1970, Carlos Alberto Torres.

"Estou aqui porque estou esperançoso. Senão, não viria aqui", disse o "Capitão" após afirmar que Campo Grande tem tudo para receber a Copa.

O percurso da comissão é pela Duque de Caxias e Afonso Pena, passando pelo Parque dos Poderes até o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Técnicos da Fifa sobrevoarão a cidade de helicóptero por cerca de meia hora.