19.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 9908

Itaquiraí prepara XII edição do Carnaval Popular

0

2009-02-05 17:08:00

Para oferecer lazer à população, a Administração Municipal de Itaquiraí, por meio do Núcleo de Cultura (ligado à Gerência de Educação), está preparando o 12º Carnaval Popular, considerado o melhor da Região Cone Sul.

Estão sendo investidos recursos próprios no valor de R$ 50 mil para a realização da festa que acontecerá entre os dias 21 e 24 de fevereiro, na avenida Mato Grosso, a partir das 22 h, com matinês nos dias 22 e 24 de fevereiro, às 16 h.

A animação do 12º Carnaval será feita pela Banda Fator RM (do Paraná). No dia 23 acontecerá o desfile de blocos e no dia 24 a premiação dos três melhores blocos, de rainha, rei momo, porta-bandeira, mestre-sala e melhores foliões. “A Administração de Itaquiraí está realizando uma festa para o povo, todos estão convidados para participar desse evento que todos os anos tem um clima familiar e oferece uma diversão saudável”, descreve a prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone (PT).

Estão sendo esperados muitos turistas e uma participação ainda maior da população do Município no 12º Carnaval. “A Administração pretende aumentar ainda mais a participação popular na festa.

Agradecemos a colaboração das Gerências de Obras, de Saúde, de Desenvolvimento Econômico e a Procuradoria Jurídica que têm colaborado na organização do evento”, relata A gerente do Núcleo de Cultura, Lúcia Lima.

Para que a população se divirta com tranqüilidade, a Administração, por meio da Gerência de Saúde, disponibilizou ambulância que ficará de plantão no local e o bloco da Saúde também estará presente, distribuindo preservativos. Além disso, já foi contratada uma empresa de segurança e será enviado ofício para as Polícias Civil e Militar.

Câmara de Paranhos ouve sociedade organizada

0

2009-02-05 16:00:00

Jaime Mel

Numa atitude inédita no município de Paranhos, a mesa diretora da Câmara Municipal por iniciativa do Presidente, Vereador Dinho (PMDB), esta convidando a sociedade civil organizada, sindicatos, associações, Grêmios e demais entidades do município. Para discutir sobre os principais objetivos e dificuldades de cada segmento social para assim traçar metas e firmar parcerias com o intuito de buscar novas alternativas que tragam progresso e desenvolvimento para a cidade.
 
“Essa iniciativa de ouvir a sociedade faz parte de um planejamento que fizemos, quando compomos a chapa que atualmente administra a câmara, queremos tornar as decisões mais participativa e para isso é necessário ouvir todo segmento da sociedade democraticamente, além disso, realizaremos as sessões itinerantes, onde estaremos levando a Câmara até os assentamentos, aldeias e vilas mais distantes do centro e desta forma interagindo com a população, incentivandos-os a participar ativamente dos trabalhos do Legislativo Municipal.” Comentou Dinho.
 
Os representantes dos diversos segmentos da sociedade acolheram a idéia com carinho e estão atendendo o convite e indo até a câmara, com um horário previamente marcado e reunindo com os vereadores.
 
“E realmente uma iniciativa louvável, demonstra que a câmara esta cumprindo de fato seu principal papel que é de representar a sociedade em geral, e unindo as forças com certeza os objetivos serão alcançados com mais rapidez e eficiência”. Enfatizou o Senhor Edson Rufino, da ACIPAR (Associação Comercial, agropastoril e Industrial de Paranhos.)

Caarapó conta com academia de jiu jitsu

0

2009-02-05 15:01:00

Foi inaugurada na última segunda-feira (3) em Caarapó a academia F.C.T. (Frontin Cunha Team) de jiu jitsu, do professor Jurandir Machado. A academia é uma filial de mesmo nome da matriz, que fica localizada no Japão.

A academia tem por base o ensino do jiu jitsu, mas possui também o muay-tay (boxe tailandês) e o submission.

O professor explica que o jiu jitsu é praticado de três formas: esportiva – visando campeonatos, vale-tudo e defesa pessoal, esta última prioridade da escola, em um primeiro momento, porém Jurandir não descarta a possibilidade de realizar treinamentos especiais para alunos que demonstrarem interesse e talento para representarem Caarapó em campeonatos estaduais e nacionais nas modalidades esportiva e vale-tudo.

Segundo ele, em seis meses é possível ter noções básicas da luta e as graduações e troca de faixas acontecem com cerca de um ano de treinamento.

Jurandir agradece, através do CaarapoNews, o apoio do professor de educação física e natação, Eduardo Camargo, que sempre o incentivou para abrir a filial da academia na cidade de Caarapó.

Festa surpresa

Jurandir, que tem 38 anos, nasceu no distrito de Cristalina, mas morou durante os últimos dez anos no Japão, onde acompanhou de perto o trabalho do fundador da escola desde o início.

No dia da inauguração da F.C.T. em Caarapó, o professor recebeu o carinho de familiares e amigos em comemoração ao seu aniversário, completado na mesma data.

As matrículas estão abertas para homens, mulheres e crianças e podem ser feitas na própria academia F.C.T., que fica localizada na avenida Duque de Caxias, 687, centro da cidade. O telefone é (67) 9926 3192.

Funai suspende distribuição de cestas devido a protesto

0

2009-02-05 14:38:00

A sede do Núcleo Regional da Funai em Dourados continua lacrada e sem expediente. O manifesto pela saída de Margarida Nicoletti do cargo pode acabar hoje.

Segundo o líder guarani Tibúrcio Fernandes, morador na Aldeia Bororó, o protesto deve terminar caso a resposta que eles aguardam de Brasílía atenda as reivindicações dos manifestantes.

Do contrário, eles pretendem manter o acampamento em frente a sede da Funai onde estão cerca de 50 indígenas das aldeias de Dourados, Amambai, Ponta Porã e Antônio João. Os índios também voltam a falar em fechar a MS-156 de acesso entre Dourados e Itaporã, e em outros trechos de estradas e pontos estratégicos na reserva.

Desde o início do protesto pela saída de Margarida do cargo, a distribuição de cestas básicas, que deveria ter iniciado segunda-feira, foi suspensa. Os alimentos deverão beneficiar 7.500 famílias.

No final da tarde de ontem, horas depois da liberação da rodovia MS-156, de acesso entre Dourados e Itaporã, os manifestantes receberam representantes do Conselho dos Direitos dos Índios, ligado ao governo do Estado.

Eles estiveram no local do protesto, em Dourados, para avaliar as condições em que os índios estão acampados e colheram assinaturas na carta de reivindicações, que serão encaminhadas ao Governo do Estado e ao Senado solicitando a intercessão junto a Funai, em Brasília.

Até a tarde de ontem, o presidente da Funai, Marcio Meira, não havia se manifestado a respeito das reivindicações dos índios que voltaram a falar em fechar a estrada, na saída de Dourados, nos principais acessos às Aldeias Bororó e Jaguapiru e pontos estratégicos na Reserva.

Homem é detido por embriaguez e desordem em Caarapó

0

2009-02-05 14:03:00

Manoel Messias Vieira da Silva de 42 anos foi detido pela Polícia Militar na noite de terça-feira (3) por embriagues e desordem em Caarapó.

De acordo com o site Caaraponews, um comerciante residente na Vila Planalto, acionou a polícia após o acusado consumir bebidas no interior de seu estabelecimento e depois não querer pagar a divida que era de R$ 7,00.

A vítima relatou ainda, segundo a polícia, que Manoel Silva estava embriagado e ficou atrapalhando o atendimento a outros clientes.

Com a chegada da PM no local, Manoel se prontificou a pagar a divida, porém, o mesmo só tinha R$ 4,00 em mãos, que foi repassado ao comerciante.

Diante dos fatos Manoel foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil para que fossem tomadas as devidas providências.

Mensagem demonstra otimismo de Lanzarini à Câmara

0

2009-02-05 13:01:00

A mensagem do prefeito de Amambai  Dirceu Lanzarini a câmara municipal no inicio dos trabalhos legislativos demonstra otimismo e seriedade na proposta de trabalho que apresenta aos legisladores.

Por ser de suma importância e nortear o trabalho do executivo para o presente ano a apresentamos na íntegra para apreciação da população de Amambai.

MENSAGEM DO PREFEITO DIRCEU LANZARINI PARA A ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE AMAMBAI NO EXERCÍCIO DE 2009

 Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Amambai. Senhores Vereadores.

Em cumprimento ao artigo 47, inciso VII da Lei Orgânica do Município, inaugurando a Sessão Legislativa do ano de 2009, oferecemos nossos apreços a essa Casa de Leis, desejando que vossas atuações sejam plenas de êxito no exercício da função legítima outorgada pela população.

No seu atuar, os Poderes Executivo e Legislativo devem prezar pela independência, harmonia e cooperação, mantendo sempre estendida a sólida ponte do diálogo, na defesa dos interesses da população, como princípio fundamental e garantia da ordem democrática.

A relação respeitosa e produtiva entre a Prefeitura e esta Casa Legislativa permitirá as mudanças institucionais necessárias para que o projeto inovador de Governo submetido a apreciação da população amambaiense no pleito eleitoral de 2008 – e vencedor – seja implementado a partir de 2009.

A gestão que ora se inicia, exige a soma das vontades e de todas as iniciativas, a reunião de recursos de todas as esferas e a conjugação de esforços e mobilização coletiva para a superação dos limites financeiros, técnicos, materiais e humanos que nos são impostos.

Amambai necessita de ações articuladas, que permitam que os serviços públicos possam alcançar as vilas mais longínquas, onde mora a fração populacional mais atingida pelas mazelas sociais. A população rural, também precisa ser privilegiada com serviços municipais.

Tudo isso é necessário para que nossa cidade possa consolidar-se como um pólo regional de desenvolvimento, agregando serviços, comércio forte e industrialização. Mas queremos um crescimento sustentável, que seja acompanhado com ações que possam garantir aos cidadãos aqui residentes o acesso a serviços públicos de qualidade, ao emprego e renda, à justiça social e em harmonia ecológica.

Desenvolvimento econômico e social, precisam ser “dois lados da mesma moeda”. Não é possível haver crescimento econômico e geração de riqueza sem inclusão econômica e social, pois só assim iremos diminuir e superar as desigualdades e injustiças sociais. A geração de mais postos de trabalho necessita estar acompanhado da garantia do acesso à educação, saúde, habitação, saneamento e outros serviços públicos.

Sabemos que atualmente o Mundo passa por um delicado momento de crise e, infelizmente, todos nós sentiremos de alguma forma os efeitos danosos das limitações que a conjuntura globalizada de recessão pode provocar, inclusive gerando reflexos na arrecadação municipal e nos repasses constitucionais, como já ocorrido, inclusive, com o índice do ICMS que passou de 1,39 em 2004 para 1,04 em 2009.

Porém, contamos com a experiência de 08 (oito) anos de governo municipal, o que nos ajuda a entender o cenário e saber quais os caminhos mais adequados para minimizar as consequências à nossa população.

Ademais disso, desde a Constituição Federal de 1988, que elevou os Municípios à condição de Entes Federativos, igualando-os aos Estados e à União, temos visto a “municipalização” dos serviços e políticas públicas. Contudo, o foco arrecadador não foi invertido, sendo o Município o “primo pobre” na divisão de poderes.

A cooperação institucional, a articulação política com Deputados Federais e Estaduais, e Senadores e a opção pelas parcerias com os governos federal e estadual e com as instituições comunitárias, permitem que os benefícios e resultados sejam multiplicados.

Nosso Plano de Governo prevê ações arrojadas e de enfrentamento direto aos problemas apontados pela população amambaiense, com visão de futuro.

A Cidade Crepúsculo está viva e vibrante. Somos um povo que sonha com um futuro que nos orgulhe e nos dê alegria de viver. E, ao longo desses quatro anos de mandato, todas as proposições apresentadas à população e consolidadas pelo resultado do Pleito em 2008 serão realizadas, permitindo que os cidadãos amambaienses, de hoje e das futuras gerações, sejam beneficiados. Nesse início de mandato, alguns passos já foram dados, entre eles podemos destacar:

1.A retomada da prestação dos serviços públicos aos munícipes (coleta de lixo, limpeza pública, tapa buracos, entre outros).
2.A reestruturação do atendimento de saúde, permitindo o agendamento de serviços a qualquer hora do dia, em todas as unidades de saúde do Município.
3.A instalação de dispensário de medicamentos em todas as unidades de saúde.
4.A ampliação de vagas na Escola de Educação Infantil Dr. Rachid Saldanha Derzi.
5.A conclusão da obra do Centro de Educação Infantil – creche na Vila Alcindo Franco Machado.
6.Conclusão das obras de ampliação da Escola Municipal Júlio Manvailler.

Já conseguimos junto a Bancada Federal a garantia de emendas parlamentares individuais para obras de infra-estrutura, como asfalto e saneamento, bem como para a Construção de um Centro de Convivência do Idoso e para a aquisição de patrulha mecanizada, entre outros.

Todos sabemos que haverão dificuldades pela frente, mas estas não nos intimidam. Nossa população e as potencialidades de nosso município são fortes o suficiente para acreditarmos que o desenvolvimento econômico e social que queremos é possível. E, vamos trabalhar duramente para corresponder à confiança que nossa gente nos depositou.

É preciso, por fim, reafirmar que as decisões mais importantes da Gestão Municipal precisarão do apoio solidário desta Casa. Sem a maturidade política e o discernimento de todos os Edis Amambaienses, as mudanças e os avanços não serão possíveis.

Assim, desejamos reafirmar a convicção no trabalho desta Câmara de Vereadores, e na importância da participação desta no fortalecimento das atividades institucionais do Município, bem como na recuperação da capacidade de ação da Prefeitura.

E, na certeza de que é chegada a hora de se retomar o crescimento e de que os resultados de nosso governo serão reflexo das necessidades da população, apresentamos votos de estima e consideração, desejando que esta Casa de Leis tenha uma ano exitoso de árduo trabalho e de excelentes resultados.

Dirceu Luiz Lanzarini
Prefeito Municipal.

Ponto facultativo dá folga a servidores de MS no Carnaval

0

2009-02-05 12:01:00

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, decretou ponto facultativo de 23 a 25 de fevereiro, garantindo folga aos servidores públicos estaduais durante o período de Carnaval.

Após o encerramento do expediente na sexta-feira, dia 20 de fevereiro, as atividades só serão retomadas no dia 26, para a maioria do servidores.

As exceções são os comissionados, servidores da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e das Agências Fazendárias, que retomam as atividades às 13 horas do dia 25.

Prefeito visita fábrica de calçados em Iguatemi

0

2009-02-05 11:03:00

Em visita a fábrica de calçados do Alteno, o prefeito de Iguatemi, José Roberto e o vereador Lean Ledesma ouviram do empresário Alteno a disposição em ampliar a produção de calçados em Iguatemi, que hoje produz 500 pares por mês.

“Estamos aqui para ajudar Iguatemi  a crescer, vamos investir numa estrutura maior e aumentar a produção de calçados ainda este ano, vamos começar buscando junto ao SENAI uma parceria para um curso de capacitação de mão-de-obra e depois aumentaremos a produção e conseqüentemente geraremos mais empregos, e é isso que Iguatemi precisa.” Afirma Alteno

“Vamos analisar o que a prefeitura pode fazer, pois para gerarmos os empregos que Iguatemi precisa, temos que, primeiro fortalecer as empresas daqui para depois buscarmos empresas de fora. É importante a participação do vereador Lean neste processo, pois gerar empregos não é uma responsabilidade só do executivo, o legislativo participando em conjunto com a prefeitura com certeza fica mais fácil essa geração de empregos.” Conclui o prefeito José Roberto.

DOF apreende moto com motor furtado em Sete Quedas

0

2009-02-05 10:40:00

Vilson Nascimento

Durante barreira montada na rodovia MS-160 próximo a cidade de Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai, policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) realizaram a apreensão, na noite dessa quarta-feira (4), de uma motocicleta de origem estrangeira trafegando com o motor de uma moto furtada no estado do Paraná.

Segundo o DOF na hora da abordagem a moto estava sendo conduzida por uma adolescente de 17 anos, que teria apontado a pessoa de Cricione Ferreira Vicente, residente em Sete Quedas, como sendo o proprietário da motocicleta.

Os policiais efetuaram diligências até localizarem Cricione, que juntamente com o veículo, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Sete Quedas.

Segundo a Polícia Civil local ele responderá por entregar veículo a condutor não habilitado e poderá responder a inquérito por receptação, apesar de afirmar que desconhecia que a moto, que não tinha nenhuma documentação, estava com motor furtado.

Segundo o DOF a moto a qual o motor pertence seria uma CBX 200 Strada, que teria sido furtada no natal de 2006 na cidade de Campo Mourão no Paraná.

Mateus prega “união dos poderes” em discurso na Câmara

0

2009-02-05 10:06:00

O prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR), defendeu ontem pela manhã, na Câmara de Vereadores, “total união” entre os poderes Executivo e Legislativo. A sessão marcou o início do ano legislativo e teve a presença dos nove vereadores.

Farias disse que “Caarapó está acima de quaisquer outros interesses” e “o que importa é o crescimento do Município”. O prefeito manifestou predisposição em manter um constante diálogo com a Câmara, com o objetivo de manter o equilíbrio entre os poderes. “Certamente, a exemplo do mandato anterior, manteremos um relacionamento harmonioso, a fim de somarmos forças para darmos sequência ao projeto de desenvolvimento que traçamos para Caarapó, no qual o Poder Legislativo terá importante participação, no âmbito de sua competência”, declarou.

“Pedimos um pouco de paciência nesse início de mandato, pois o quadro de servidores está desfalcado em relação aos cargos de ajudante geral e de serviços, que vamos recompor com a realização de concurso público”, disse o prefeito. “Até engrenarmos a máquina, vai demorar um pouco”, afirmou. Farias acrescentou que está buscando recursos junto às outras esferas de governo para implantar as obras programadas para o segundo mandato, com apoio de parlamentares estaduais e do Congresso Nacional.

“Vamos precisar do apoio de todos os vereadores para que tenhamos um mandato eficaz, à altura das expectativas da população”, declarou o prefeito. “É imprescindível que tenhamos um diálogo franco e equilibrado, a fim de encontrarmos uma solução para os problemas que certamente vão surgir ao longo do tempo”, defendeu.

Em relação à vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), que estava presente na sessão, Farias disse ter grande expectativa em relação a sua atuação no cargo. “A nossa vice, pela sua experiência como vereadora, será atuante na nossa gestão, especialmente na área social, setor em que ela se destacou como parlamentar no mandato passado”, disse o prefeito.

Marinalva da Costa disse, por sua vez, que estará à disposição para colaborar. “Precisamos de união, esforço e sabedoria para trabalhar pela nossa comunidade. Sozinho ninguém vai a lugar nenhum”, encerrou.

Dirceu cumpre promessa e ruas voltam a ser mão-dupla

0

2009-02-05 09:28:00

A Prefeitura de Amambai iniciou nesta semana a campanha de orientação a condutores e pedestres da cidade, informando sobre o final da mão única nas ruas 7 de Setembro e Rua da República, este assunto foi tema na campanha eleitoral e é mais uma meta cumprida pelo prefeito Dirceu Lanzarini com 30 dias de mandato.

O primeiro passo da campanha já foi tomado, que foi a desativação do semáforo na esquina da Rua da República com a Rio Branco, e em seguida lança a campanha educativa com distribuição de panfletos e divulgação na imprensa escrita e falada, que visa orientar os condutores para o retorno da mão-dupla.

A partir do dia 1º de março as placas de sinalização serão readequadas e já no dia 02 as duas ruas voltam a ter o trânsito nos dois sentidos, cumprindo uma das meta de campanha do atual prefeito, Dirceu Lanzarini, atendendo a pedidos de comerciantes desta região que sentem-se prejudicados pela implantação da mão única, segundo eles, o fluxo do comércio diminuiu muito com esta decisão.

O semáforo instalado na esquina da Rua da República será encaminhado e instalado em outra localidade, e para isso a prefeitura busca fazer um estudo com um engenheiro de trânsito para analisar qual o melhor local para sua instalação.

Durante todo esse mês esta campanha será divulgada em todos os meios de comunicações disponíveis no município. Em parceria com a área de educação, fará panfletagem nas principais ruas da cidade, informando, alertando e conscientizando motoristas, motociclistas e pedestres sobre o final da mão única. Durante a programação das duas rádios locais estarão sendo vinculados informes diários e nos jornais impressos que circulam no município.

Geraldo assegura convênio entre a Unifig e Funasa

0

2009-02-05 09:09:00

O vereador Lean Ledesma, o presidente da Unifig, Lucas Ferrer e a Drª Diandra visitaram esta semana o Deputado Federal Geraldo Resende e conseguiram junto ao deputado a viabilização de recursos para firmar convênios entre a Unifig e a Funasa.

“Conheço o trabalho do vereador Mano e do Lucas Ferrer e brigarei pela assinatura deste convênio o mais rápido possível, pois o atendimento as crianças indígenas especiais será um trabalho que atenderá várias crianças da região e que até agora estavam excluídas nesse processo.” Afirma o Deputado Geraldo Rezende

O atendimento a essas crianças se faz necessário, pois é grande o número de pedidos que a UNIFIG recebe todos os dias e não dispõe de recursos para este atendimento.

“É uma reivindicação antiga a assinatura deste convênio com a Funasa, Lucas e eu, temos a certeza que agora acontecerá este convenio com a Funasa, pois existe a necessidade deste atendimento e encontramos no deputado a mesma preocupação com as crianças indígenas.” Conclui o Vereador Lean.

PAC inclui projetos para novos empreendimentos em MS

0

2009-02-05 08:04:00

Rodovias, ferrovias, centrais hidrelétricas e linhas de transmissão de energia são projetos que poderão ser inclusos pelo governo federal no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Mato Grosso do Sul. A informação foi divulgada na quarta (4) pela ministra da Casa Civil Dilma Roussef, durante balanço de dois anos do programa.

Os possíveis projetos fazem parte da lista de investimentos priorizada pelo governador André Puccinelli (PMDB) no início de sua gestão. Para conseguir a proeza, ele foi insistente em buscar os recursos necessários.

O investimento do PAC, logo no início, previa a disponibilização de R$ 503,9 bilhões até o próximo ano. Com o acréscimo de novas ações, o valor subiu para R$ 646 bilhões.

Mais R$ 502,2 bilhões foram adicionados ao programa para investimentos no país após 2010. Da soma de R$ 1,14 trilhão, o eixo de logística terá R$ 132,2 bilhões, o de energia, R$ 759 bilhões e o social e urbano, R$ 257 bilhões.

Em Mato Grosso do Sul as rodovias consumiram e irão consumir grande parte da verba do PAC. Já estão em andamento as obras da BR-359, nos contornos de Corumbá, Dourados e Campo Grande, bem como a construção da ponte na BR-262 na divisa de Três Lagoas com o Estado de São Paulo.

Os novos empreendimentos do PAC para o Estado preveem estudos para obras da Ferroeste na ligação entre Cascavel (PR) e Maracaju, para o prolongamento sul da ferrovia Norte Sul, entre Panorama (SP) e Porto Murtinho e o Corredor Ferroviário Bioceânico que liga Santos (SP) ao porto de Antofagasta (Chile), passando por Maracaju.

A energia é outro segmento bastante priorizado pelo PAC em Mato Grosso do Sul como as três linhas de transmissão licitadas: Corumbá – Anastácio, fazendo uma ligação centro-leste de Mato Grosso do Sul; Anastácio – Chapadão, indo em direção ao Bolsão; Chapadão – Ilha Solteira (SP), ligando o Bolsão sul-mato-grossense à divisa com São Paulo, na região Leste; e Chapadão – Jataí, do Bolsão à cidade do sul de Goiás. No setor de geração, o PAC incluiu a usina São Domingos, na região Sul, que, conforme mapa de novas obras, está licitada, em fase de obtenção de licença de instalação.

Ex-prefeito deixa dívida de mais de 1 milhão em Sapucaia

0

2009-02-05 08:04:00

Essa foi a real situação que o atual prefeito de Coronel Sapucaia Rudi Paetzold (PMDB) assumiu o município no ultimo dia 01 de janeiro.

Durante este primeiro mês de mandato, o Secretário Municipal de Finanças Adriano Vilhalva, através de levantamentos junto às empresas Enersul e Sanesul, se deparou com o um montante de uma divida do município para com as contas de luz e água.

Na Enersul, o secretário recebeu um relatório onde demonstra que o município deve 683.987,18 (Seiscentos e oitenta e três mil, novecentos e oitenta e sete reais e dezessete centavos) de iluminação pública, desde o mês de agosto do ano de 2006, e com referencia a energia dos prédios públicos, a divida está em torno de 74.485,01 (Setenta e quatro mil, quatrocentos e oitenta e cinco reais e um centavo) desde o mês de agosto de 2008, já a empresa de saneamento a Sanesul, a divida está calculada em 454.580,04 (Quatrocentos e cinqüenta e quatro mil, quinhentos e oitenta reais e quatro centavos), referente a débitos anteriores.

O prefeito também afirma que parte dessas contas especialmente dos órgãos públicos, terão que ser quitadas o mais rápido possível, se não todos vão ficar sem luz e sem água, o que de acordo com o Prefeito Rudi ele considera que é uma situação inadmissível.

E em relação ao montante da divida, o prefeito disse que irá se reunir o mais rápido possível com os representantes das empresas para discutir a possibilidade de se fazer um parcelamento. “Veja bem, o total dessa divida esta em torno de 1.210.052,23, (Um milhão,duzentos e dez mil, cinqüenta e dois reais e vinte e três centavos), é muito dinheiro para dispormos de uma só vez, se fizermos isso muitas coisas vão ter que parar de funcionar, ou seja, o nosso município vai falir, e isso não queremos, portanto deixo bem claro a todos, que vou fazer de tudo que estiver ao meu alcance para que possamos pagar estas contas, é muito feio um município que possui uma arrecadação que nem o nosso, ter que ser chamado de nó-cego, não da para aceitar isso”. Afirma o prefeito.

“Um bom administrador honra com todos os seus compromissos, do menor ao maior”. Afirma o prefeito que salienta dizendo “Para se conquistar uma confiança às vezes à gente demora anos, mais para perdê-la basta somente um minuto”. Finaliza.

Mulher de 72 anos fica ferida ao ser atropelada por moto

0

2009-02-05 07:53:00

Vilson Nascimento

Uma mulher, segundo o Corpo de Bombeiros, de 72 anos de idade, ficou ferida quando a bicicleta que conduzia se chocou com uma motocicleta no final da tarde dessa quarta-feira (4) na região central da cidade em Amambai.

O acidente aconteceu por volta das 17h durante uma forte chuva que caia na cidade. Segundo os bombeiros a vítima, Josefa Correa Costa, que reside em Amambai, foi socorrida para o Pronto Socorro do Hospital Regional local.

Ela teria sofrido um corte na cabeça e reclamava de dores pelo corpo, mas não corria maiores riscos. O acidente envolvendo Josefa foi a terceira ocorrência registrada pelo Corpo de Bombeiros de Amambai na quarta.

Corinthians vence e assume liderança do Paulistão

0

2009-02-05 07:40:00

Com dois gols do zagueiro Chicão, o Corinthians venceu o Paulista por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no estádio Jaime Cintra, em Jundiaí, e assumiu a liderança do Campeonato Paulista-2009.

Com o resultado, o clube do Parque São Jorge chegou a 13 pontos, um a mais do que o Palmeiras, que tem um jogo a menos por não ter atuado nesta rodada –teve compromisso pela fase preliminar da Taça Libertadores da América.

Em cinco jogos, os corintianos, ainda invictos no Estadual, têm quatro vitórias –Bragantino, Botafogo, Oeste e Paulista– e apenas um empate, na estreia, contra o Barueri, atual terceiro colocado do torneio.

Começa hoje matrícula para aprovados no concurso da PC

0

2009-02-05 07:29:00

Aprovados no concurso para agentes da Polícia Civil estão sendo convocados para efetuar a matricula no Curso de Formação da Polícia Civil. Os candidatos têm até o dia 20 deste mês para fazer a confirmação.

A inscrição será realizada das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30, na Acadepol (Academia de Polícia Civil), localizada na Rua Osmar de Camargo, s/n, bloco XV, Parque dos Poderes, Campo Grande/MS (próximo à torre da TVE).

Informações sobre os documentos exigidos e a lista de convocados o candidato deverá acessar o site www.concurso.ms.gov.br ou clicar no link abaixo para ver o edital de convocação na íntegra: Edital de Convocação ao Curso de Formação da Polícia Civil.

Prefeitura de Amambai aumenta repasse para instituições

0

2009-02-05 07:12:00

A prefeitura de Amambai aumentou o repasse que realiza mensalmente para instituições de cunho social, em media o aumento foi da ordem de 40% o que ajudará no tratamento e cuidado da população mais necessitada.

As instituições beneficiadas participaram de audiência com o prefeito Dirceu Lanzarini e apresentaram as suas reivindicações.

O Lar da Criança e do adolescente de Amambai dirigido pelo Pastor Sergio da Assembléia de Deus é instituição modelo no seu segmento. O Pastor Sérgio agradeceu o aumento da verba ao prefeito e se colocou a disposição para novas parcerias.

O mesmo aconteceu com o Lar dos idosos, a Unificam, o Provida e o SOS Família.

O prefeito Dirceu Lanzarini expôs a situação financeira da prefeitura e mencionou a crise que se abate sobre o mundo como empecilhos para outorgar um aumento maior. Afirmou ainda que apesar de ter caído a arrecadação de janeiro em mais de duzentos mil reais e das diversas dificuldades que a prefeitura atravessa o aumento do repasse às instituições é uma demonstração da importância das mesmas e da certeza de um futuro melhor para Amambai.

O prefeito Dirceu Lanzarini disse ainda que tem certeza que as instituições reconhecem o esforço feito pela prefeitura e que espera que esta parceria ora firmada se estenda ainda mais.

Prefeito e vereadores de Iguatemi buscam recursos

0

2009-02-05 07:07:00

Os vereadores de Iguatemi, Lean Ledesma, Nei, Drº Ricardo, o presidente da Câmara Jesus Millane e a vereadora Elina, juntamente com o prefeito José Roberto, estiveram esta semana na capital, reunidos com várias autoridades em busca de recursos para o município.           
           
“A deputada Dione Hashioka nos prometeu viabilizar um convênio entre a Unifig e a Sanesul e também do deputado Biffi, reivindicamos recursos para asfalto e drenagem na cidade.” afirmam o vereador Mano e a vereadora Elina.

Mais policiamento para o assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, foi o pedido feito ao deputado Cel. Ivan, pois sabemos desta necessidade no assentamento.” afirmam o vereador Nei e o vereador Drº Ricardo.

Também, os vereadores e o prefeito estiveram com o senador Delcídio do Amaral, fazendo um pedido para que o mesmo interceda junto ao Ministério dos esportes no sentido de liberar verbas para a reforma do estádio municipal em Iguatemi.

“Nesse trabalho conjunto, executivo e legislativo realizado esta demonstram uma maturidade entre os poderes, o prefeito, o presidente da câmara e vereadores de Iguatemi juntos em busca do melhor para a cidade, essas visitas foram feitas em conjunto, caso venham os recursos desejados e reivindicados, o pai da criança é a população de Iguatemi, que elegeu certo os seus representantes.
É assim que vamos trabalhar, sem partidarismo, o importante nesse momento e fazer Iguatemi crescer.” Conclui o prefeito José Roberto.

Câmara de Caarapó inicia trabalhos com sessão solene

0

2009-02-05 06:46:00

Uma sessão solene, com a presença do prefeito municipal Mateus Palma de Farias (PR) e vice, Marinalva de Souza Faria da Costa (DEM), além de representantes da sociedade civil, da Polícia Militar e da imprensa local e regional, marcou o início dos trabalhos legislativos deste ano da Câmara Municipal de Caarapó, na manhã desta quarta-feira (4).

A ex-vereadora e atual vice-prefeita, Marinalva, desejou sucesso a todos os integrantes do legislativo e salientou o apoio dado à administração municipal pela Câmara desde o mandato passado de Mateus.

A vice afirmou que a parceria entre os poderes executivo e legislativo deve permanecer em prol de Caarapó: “Que Deus possa iluminar a mente de cada um para que todos juntos possamos fazer um bom trabalho pela nossa comunidade, pelos distritos, pela aldeia”.

Em sua fala, o prefeito reeleito Mateus firmou o compromisso de manter o bom relacionamento com os vereadores: “Estamos de portas abertas para receber todos os vereadores, independente de partido.

A população acreditou em nós, tanto é que estamos aqui hoje”, disse. Mateus agradeceu o trabalho feito pela antiga composição da Casa e, a exemplo de sua vice, pediu que vereadores e administração trabalhem juntos: “Quero contar com todos os vereadores, vamos somar forças e acredito que iremos trabalhar da melhor maneira possível”.
 

Sessão ordinária

Após a fala do prefeito e da vice, a Mesa Diretora iniciou a sessão ordinária, com a leitura das proposições, convites e indicações feita pelo 1º secretário, o vereador Edson Pontinha (PT). Entre os assuntos abordados esteve a questão dos novos horários das sessões, que atualmente acontecem às quartas-feiras, 8h da manhã e devem passar a ocorrer nas noites de terça-feira, às 19h30. O objetivo é atrair a presença do público e permitir que este tenha acesso aos trabalhos e decisões do legislativo.

Todos os vereadores firmaram o compromisso de trabalhem em conjunto e disseram esperar pela cooperação dos caarapoenses.

O vereador Odair Bortoloti (PMN) julgou importantes todas as indicações feitas pelos colegas e pediu medidas imediatas a respeito de um buraco ocasionado pela retirada de terra às margens da rodovia BR-163, próximo ao Campinho, preocupação também demonstrada há cerca de quinze dias pelo vereador Mário Valério (PR).

Ambos disseram que ouviram diversas reclamações da população. O vereador Otoniel Ricardo (PT) comentou quase ter sofrido um acidente devido aos buracos.

O vereador Toninho Lima (PRB) relatou sua persistência até chegar à Câmara Municipal, depois de diversas eleições. Edson Pontinha (PT) falou sobre as indicações feitas em parceria com o vereador Cido Santos (PR). Cido disse aos colegas que, “acima de qualquer interesse, devemos colocar o desenvolvimento e crescimento do município de Caarapó”.

Por fim, o presidente da Câmara agradeceu a presença dos convidados e contou uma parábola, sobre a necessidade de união para o bom trabalho do legislativo. “Sozinho ninguém vai a lugar algum, vamos nos unir e traçar objetivos, que com certeza chegaremos a algum lugar”.

A Mesa Diretora do biênio 2009/2010 é composta pelo presidente Manoel Batista de Souza, o Manezinho (DEM), vice-presidente Mário Valério (PR), 1º secretário, o vereador Edson Pontinha (PT) e 2º secretário, Otoniel Ricardo (PT).