2009-02-05 13:01:00
A mensagem do prefeito de Amambai Dirceu Lanzarini a câmara municipal no inicio dos trabalhos legislativos demonstra otimismo e seriedade na proposta de trabalho que apresenta aos legisladores.
Por ser de suma importância e nortear o trabalho do executivo para o presente ano a apresentamos na íntegra para apreciação da população de Amambai.
MENSAGEM DO PREFEITO DIRCEU LANZARINI PARA A ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE AMAMBAI NO EXERCÍCIO DE 2009
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Amambai. Senhores Vereadores.
Em cumprimento ao artigo 47, inciso VII da Lei Orgânica do Município, inaugurando a Sessão Legislativa do ano de 2009, oferecemos nossos apreços a essa Casa de Leis, desejando que vossas atuações sejam plenas de êxito no exercício da função legítima outorgada pela população.
No seu atuar, os Poderes Executivo e Legislativo devem prezar pela independência, harmonia e cooperação, mantendo sempre estendida a sólida ponte do diálogo, na defesa dos interesses da população, como princípio fundamental e garantia da ordem democrática.
A relação respeitosa e produtiva entre a Prefeitura e esta Casa Legislativa permitirá as mudanças institucionais necessárias para que o projeto inovador de Governo submetido a apreciação da população amambaiense no pleito eleitoral de 2008 – e vencedor – seja implementado a partir de 2009.
A gestão que ora se inicia, exige a soma das vontades e de todas as iniciativas, a reunião de recursos de todas as esferas e a conjugação de esforços e mobilização coletiva para a superação dos limites financeiros, técnicos, materiais e humanos que nos são impostos.
Amambai necessita de ações articuladas, que permitam que os serviços públicos possam alcançar as vilas mais longínquas, onde mora a fração populacional mais atingida pelas mazelas sociais. A população rural, também precisa ser privilegiada com serviços municipais.
Tudo isso é necessário para que nossa cidade possa consolidar-se como um pólo regional de desenvolvimento, agregando serviços, comércio forte e industrialização. Mas queremos um crescimento sustentável, que seja acompanhado com ações que possam garantir aos cidadãos aqui residentes o acesso a serviços públicos de qualidade, ao emprego e renda, à justiça social e em harmonia ecológica.
Desenvolvimento econômico e social, precisam ser “dois lados da mesma moeda”. Não é possível haver crescimento econômico e geração de riqueza sem inclusão econômica e social, pois só assim iremos diminuir e superar as desigualdades e injustiças sociais. A geração de mais postos de trabalho necessita estar acompanhado da garantia do acesso à educação, saúde, habitação, saneamento e outros serviços públicos.
Sabemos que atualmente o Mundo passa por um delicado momento de crise e, infelizmente, todos nós sentiremos de alguma forma os efeitos danosos das limitações que a conjuntura globalizada de recessão pode provocar, inclusive gerando reflexos na arrecadação municipal e nos repasses constitucionais, como já ocorrido, inclusive, com o índice do ICMS que passou de 1,39 em 2004 para 1,04 em 2009.
Porém, contamos com a experiência de 08 (oito) anos de governo municipal, o que nos ajuda a entender o cenário e saber quais os caminhos mais adequados para minimizar as consequências à nossa população.
Ademais disso, desde a Constituição Federal de 1988, que elevou os Municípios à condição de Entes Federativos, igualando-os aos Estados e à União, temos visto a “municipalização” dos serviços e políticas públicas. Contudo, o foco arrecadador não foi invertido, sendo o Município o “primo pobre” na divisão de poderes.
A cooperação institucional, a articulação política com Deputados Federais e Estaduais, e Senadores e a opção pelas parcerias com os governos federal e estadual e com as instituições comunitárias, permitem que os benefícios e resultados sejam multiplicados.
Nosso Plano de Governo prevê ações arrojadas e de enfrentamento direto aos problemas apontados pela população amambaiense, com visão de futuro.
A Cidade Crepúsculo está viva e vibrante. Somos um povo que sonha com um futuro que nos orgulhe e nos dê alegria de viver. E, ao longo desses quatro anos de mandato, todas as proposições apresentadas à população e consolidadas pelo resultado do Pleito em 2008 serão realizadas, permitindo que os cidadãos amambaienses, de hoje e das futuras gerações, sejam beneficiados. Nesse início de mandato, alguns passos já foram dados, entre eles podemos destacar:
1.A retomada da prestação dos serviços públicos aos munícipes (coleta de lixo, limpeza pública, tapa buracos, entre outros).
2.A reestruturação do atendimento de saúde, permitindo o agendamento de serviços a qualquer hora do dia, em todas as unidades de saúde do Município.
3.A instalação de dispensário de medicamentos em todas as unidades de saúde.
4.A ampliação de vagas na Escola de Educação Infantil Dr. Rachid Saldanha Derzi.
5.A conclusão da obra do Centro de Educação Infantil – creche na Vila Alcindo Franco Machado.
6.Conclusão das obras de ampliação da Escola Municipal Júlio Manvailler.
Já conseguimos junto a Bancada Federal a garantia de emendas parlamentares individuais para obras de infra-estrutura, como asfalto e saneamento, bem como para a Construção de um Centro de Convivência do Idoso e para a aquisição de patrulha mecanizada, entre outros.
Todos sabemos que haverão dificuldades pela frente, mas estas não nos intimidam. Nossa população e as potencialidades de nosso município são fortes o suficiente para acreditarmos que o desenvolvimento econômico e social que queremos é possível. E, vamos trabalhar duramente para corresponder à confiança que nossa gente nos depositou.
É preciso, por fim, reafirmar que as decisões mais importantes da Gestão Municipal precisarão do apoio solidário desta Casa. Sem a maturidade política e o discernimento de todos os Edis Amambaienses, as mudanças e os avanços não serão possíveis.
Assim, desejamos reafirmar a convicção no trabalho desta Câmara de Vereadores, e na importância da participação desta no fortalecimento das atividades institucionais do Município, bem como na recuperação da capacidade de ação da Prefeitura.
E, na certeza de que é chegada a hora de se retomar o crescimento e de que os resultados de nosso governo serão reflexo das necessidades da população, apresentamos votos de estima e consideração, desejando que esta Casa de Leis tenha uma ano exitoso de árduo trabalho e de excelentes resultados.
Dirceu Luiz Lanzarini
Prefeito Municipal.