26.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 9900

Amambai: Coluna Informe AABB

0

2009-02-11 09:05:00

NOITE DA PIZZA COM TRUCO – Será realizada no dia 13/02/09, sexta-feira, a partir da 20:00 horas; valor das incrições: R$ 25,00  a dupla, com direito a uma pizza. e também R$17,00, somente a pizza.

XI COPA OURO – TERÁ INÍCIO DIA 13 DE MARÇO

COPA OURO 2009 -Inscrições já estão abertas. Regulamento – Modalidade OURO – cada equipe deverá inscrever no mínino 10 (dez) e no máximo 14 (catorze) atletas, sendo obrigatória a inscrição de jogadores com a seguinte faixa etária: goleiro – idade livre, podendo jogar somente no gol; 02 atletas nascidos após 1978; 05 atletas nascidos entre 1974 e 1978; demais atletas nascidos até 1973. Modalidade MASTER: Cada equipe deverá inscrever no mínino 10 (dez) e no máximo 14 (catorze) atletas, sendo obrigatória a inscrição de jogadores com a seguinte faixa etária: goleiro – livre, podendo jogar somente no gol; 12 atletas nascidos até 1968. 

GUIA DE CONVÊNIOS– O associado da AABB Amambai agora pode contar com os benefícios das 80 empresas conveniadas no Guia de Convênios. Associado, retire seu Guia na secretaria da AABB.

Locação & Buffet – Tabela de Locação com novos valores – Vale conferir – ESTRUTURA PARA LOCAÇÃO:   SALÃO DE SOCIAL – Capacidade: 450 pessoas para shows e eventos. 350 pessoas sentadas em mesas redondas para jantares, casamentos, aniversários, comemorações, bailes, formaturas e outros eventos sociais. CHURRASQUEIRA – Com capacidade para 150 pessoas.  Para sua comodidade, a AABB dispõe também de um eficiente serviço de buffet e oferece ainda descontos especiais nas locações com contratação do buffet da casa. Agendamentos com a Marta.

 
Agenda:
Aos domingos – 12:30h: churrasco

Quartas – costela
13 de fevereiro – Noite da Pizza com Truco
13 de março – Copa Ouro
02  de maio – Festa das Torcidas
18 de julho – Noite do Preto & Branco

MEC quer ampliar a obrigatoriedade do ensino no Brasil

0

2009-02-11 08:37:00

O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai amanhã (11) ao Congresso Nacional conversar com lideranças da Casa sobre o proposta de emenda à Constituição (PEC) que vai ampliar a obrigatoriedade do ensinopara a faixa etária dos quatro aos 17 anos. Hoje, apenas o ensino fundamental (sete a 14 anos) é obrigatório por lei. Com a mudança, a pré-escola e o ensino médio serão incluídos nessa cobertura.

Segundo o ministro, ainda não há um modelo para esse projeto, mas uma das possibilidades é que ele seja vinculado à PEC que acaba com a incidência da Desvinculação de Receita da União (DRU) sobre os recursos da educação. A matéria já foi aprovada no Senadoe agora precisa ser votada na Câmara.

“O pressuposto para essa proposta seria o fim da DRU, sem isso seria um passo arriscado. O que se discute é se é possível compatibilizar os dois projetos. Regimentalmente, existe essa possibilidade. Estou falando com lideranças da educação no Congresso e vamos ver se conseguimos. Na minha opinião um acordo é simples porque são dados que saltam a vista. A oportunidade está dada e o Brasil não pode perder”, afirmou Haddad.

O ministro argumenta que além dos R$ 7 bilhões extras que o MEC teria com o fim da desvinculação, os custos da ampliação do ensino “são menores do que as pessoas estão imaginando”, especialmente em função da tendência de redução da população dessa faixa etária.

“Você tem uma queda demográfica muito acentuada a partir de 2009 no Brasil. Nós teremos 7 milhões de crianças e jovens a menos nos próximos anos. É uma janela de oportunidade que se abre. Além disso você melhora a eficiência do sistema. A repetência nos anos iniciais do ensino fundamental é muito elevada, justamente em função das crianças que não freqüentaram a pré-escola. Então, com a ampliação, você baixa os custos”, disse.

Segundo Haddad, o presidente Lula quer que a PEC seja aprovada ainda em 2009. Além do formato do projeto, o Ministério está discutindo com secretários estaduais e municipais de Educação um período de transição para que a mudança possa ser adotada em todas as redes de ensino do país.

Funai nega prática de canibalismo em aldeia no AM

0

2009-02-11 08:03:00

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou nesta terça-feira, 10, em nota, que não se pode afirmar que houve a prática de canibalismo na aldeia Cacau, na cidade amazonense de Envira, onde morreu Océlio Alves Carvalho, de 21 anos.

O rapaz teria sido assassinado por quatro índios da etnia Kulina. "Não existe a prática de antropofagia entre os povos indígenas no Brasil contemporâneo. A única informação a respeito deste costume data do período colonial", traz o comunicado da Funai.

Segundo a Fundação, a morte de Carvalho, cujo corpo foi identificado há uma semana, ocorreu às margens de um igarapé dentro da aldeia, onde havia diversas garrafas de aguardente. "A vítima tinha convívio social com os indígenas e consumia bebidas alcoólicas dentro da aldeia", ressaltou a Funai. A instituição ressaltou que o grupo indígena Kulina não é considerado isolado, apesar de as aldeias se situarem em locais de difícil acesso.

A polícia do Amazonas investiga a denúncia de que quatro índios teriam matado Carvalho, que era deficiente. "O corpo foi esquartejado e então retalhado com mais de cem cortes – achamos que eles comeram as vísceras", disse à Reuters o sargento da PM Osmildo Ferreira da Silva.

Os três índios, moradores da reserva Aldeia do Cacau, aparentemente se gabaram diante de parentes de terem comido o coração e o fígado de Carvalho, segundo Ferreira. O policial acrescentou que um suspeito foi ouvido, mas que ninguém foi preso.

Os kulina não praticam o canibalismo, e a polícia suspeita que os três índios acusados estivessem bêbados ou drogados. "O alcoolismo é disseminado entre os índios de toda a região", disse o agente da Polícia Federal Pablo Souza, em Manaus. "Isso não é usual na região, parece um caso isolado de homicídio."

Há cerca de 1 milhão de índios no Brasil, e suas terras representam cerca de 12% do território nacional.

Roberto Protético reitera pedido de pista de caminhada

0

2009-02-11 07:28:00

Vilson Nascimento

O vereador Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PDT) deverá entrar com uma indicação, durante a sessão ordinária da Câmara de Amambai desta segunda-feira (16) pedindo a construção de uma pista de caminhada ao redor da Escola Estadual Coronel Felipe de Brum, no centro da cidade em Amambai.

O pedido, que será destinando ao prefeito Dirceu Lanzarini (PR), irá reiterar uma indicação com o mesmo teor apresentada pelo vereador durante a legislatura passada, que não foi atendida pelo Poder Executivo na época.

“Muitas pessoas tem o habito de caminhar pela manhã e nos finais de tarde. Para quem mora naquela região da cidade esse habito saudável acaba prejudicado por falta de um local adequado. A construção de uma pista de caminhada ao redor do quarteirão da Escola Felipe, onde as calçadas não bastante largas, além atender as pessoas que moram naquela região da cidade, irá urbanizar o local”, avaliou o vereador.

Mega-Sena sorteia R$ 1,5 milhão nesta quarta-feira

0

2009-02-11 07:06:00

O concurso de número 1.047 da Mega-Sena pode pagar R$ 1,5 milhão hoje, quarta-feira (11) ao apostador que acertar as seis dezenas do concurso, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.

No último sorteio, realizado sábado (7), um bilhete de Itapoá (SC) levou sozinho o prêmio de R$ 23 milhões. Na ocasião, os números sorteados no sábado foram: 28 – 40 – 42 – 54 – 55 – 57.

Outros 49 bilhetes acertaram na quina e cada um ficará com o prêmio de R$ 41.992,34. Na quadra, 4.875 apostas acertaram a quatro dezenas e cada uma fica com R$ 422,08 em prêmio.

Quem quiser tentar a sorte tem até as 18h (horário de MS) do dia do sorteio para realizar suas apostas. A aposta mínima –de seis números– custa R$ 1,75.

O maior prêmio da Mega-Sena saiu em 1999, quando um apostador de Salvador levou R$ 64,9 milhões, segundo a Caixa.

Horário de verão termina neste domingo, dia 15

0

2009-02-11 06:35:00

O horário de verão, em vigor em três regiões do país desde 19 de outubro do ano passado, termina à 0h do próximo domingo (15). Na ocasião, os relógios deverão ser atrasados uma hora no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste do país.

Essa é a 38ª vez que a medida é implantada no país. A mudança afeta os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

No última edição, o horário de verão foi responsável por uma economia imediata de cerca de R$ 10 milhões, valor bem inferior aos R$ 50 milhões poupados em 2006. A previsão para este ano é de uma redução de 4% a 5% na demanda no horário de pico. Isso geraria uma economia de 2,3 mil MW, o que equivale ao consumo de uma cidade de 6,5 milhões de habitantes.

Data fixa

A partir deste ano, a medida terá datas fixas para início e término. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com decisão anunciada pelo governo no ano passado, o horário de verão entrará em vigor sempre à 0h do terceiro domingo de outubro e se estenderá até o terceiro domingo de fevereiro seguinte. Há, no entanto, uma ressalva: caso o terceiro domingo de fevereiro seja o de Carnaval, o encerramento do horário de verão fica para o próximo domingo.

Horário de verão

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses.
Até 1967 a mudança no horário ocorreu nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

Ladrões invadem igreja em Iguatemi e levam R$ 32 mil

0

2009-02-11 06:06:00

Dois homens armados com facas invadiram a Igreja Católica de Iguatemi, renderam dois padres e levaram R$ 15 mil em dinheiro e R$ 17 mil em cheques.

Em boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil da cidade, um dos padres relatou que acordou com um ruído na porta do quarto e quando abri-la foi surpreendido pelos ladrões que o obrigaram a se deitar no chão.

Nesse momento um outro Padre percebeu a movimentação e saiu do quarto em que estava. Ele foi imobilizado e em seguida a dupla ordenou que os dois padres abrissem o cofre da paróquia.

Após o roubo, os ladrões amarram os padres no interior da igreja e fugiram. A autoria do crime continua sendo desconhecida.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 11 de fevereiro

0

2009-02-11 05:23:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Procure estar com pessoas mais íntimas, para que lhe proporcionem o aconchego e o amparo que você está precisando. Finanças num momento instável. De um modo geral, você está mais corajoso e com vontade de exibir suas habilidades e sua coragem. Só não vale exagerar.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Alguma boa notícia, ou algo que mude a perspectiva dos acontecimentos futuros para melhor levanta o seu astral. Pode ser uma oportunidade de viajar ou uma bolsa de estudos, por exemplo. Se você estava tendo algum problema sério, hoje chega algum alívio.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Vênus transita pelo seu setor de amizades e ideais, e o clima da sua vida deverá se tornar mais brilhante, sem você precisar fazer muita força. Pausa na luta para manter suas conquistas e garantir seu lugar ao sol. Aproveite para dar uma atenção especial à pessoa amada.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Concentre-se no você tem que realizar e não se distraia com o que estiver acontecendo à sua volta. Evite confrontos com superiores e não se sinta derrotado se as coisas estiverem um pouco travadas e fluindo de maneira lenta. É apenas um novo período de amadurecimento.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Netuno lhe traz vibrações de boa sorte. Está afastando de você energias negativas, tanto de pessoas quanto de ambientes, e botando para correr os fantasmas que às vezes contaminam os seus pensamentos. Hoje tudo é simples e fácil. Devia ser sempre assim, não é?
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Aproveite que a Lua no seu signo recebe energia de Saturno para extrair a disposição necessária para começar coisas difíceis. Caso você esteja levando uma vida sedentária, que causa barriguinha a problemas posturais, indisposição ou pessimismo, levante-se e ande.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
O astral hoje está favorável aos seus interesses profissionais, e você deve aproveitar o embalo para organizar a sua vida financeira. Saber, por exemplo, o quanto deve e o quanto ainda vai receber. Colocar o preto no branco. Marte está lhe trazendo boa disposição e boas oportunidades.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Mantenha a mente receptiva para novas idéias e não tome como insulto a forma de expressão muitas vezes pouco convencional e até mesmo irreverente de certas pessoas com as quais você tem que lidar possa parecer. Aceite um pouco de novidade no seu dia a dia.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Bom humor e muito otimismo. Neste período você está menos inconstante e inquieto, mas sempre lembrando que nada é fixo, tudo é passageiro, e portanto tem um valor relativo. É a calma dentro do movimento. Portanto não vale a pena se apegar demais a coisas efêmeras.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Boa capacidade de liderança, organização e de motivar as outras pessoas. Calma e domínio sobre as tempestades emocionais. Nada de dar colher de chá a mágoas e caprichos de prima-dona mesmo que você pareça ter razão. Estes pequenos demônios da alma estão controlados.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Excelente oportunidade de dedicar-se ao estudo de línguas estrangeiras que vão ser muito úteis no seu futuro pessoal e profissional. Possibilidade de conhecer alguém de outro país, ou que leva um outro estilo de vida, completamente diferente do seu, que lhe causará uma mudança positiva.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Idealismo e desejo sincero de colaborar para a melhora da humanidade. Comece melhorando os seus sentimentos e pensamentos. Por exemplo não falando nem pensando mal dos outros. Desejo de perfeição: cuidado com o fanatismo e a auto-exigência. Intuição em destaque.

Vazamento faz conta de água subir para mais de R$ 4,3 mil

0

2009-02-11 01:27:00

Vilson Nascimento

Um morador da região Vila Limeira em Amambai, acostumado a pagar em média R$ 21,00 de consumo de água ao mês, levou um grande susto ao receber a conta no mês passado.

O valor, antes controlado, tomou dimensões astronômicas e saltou de R$ 21 reais para R$ 4.396,15 em apenas 30 dias.

Desesperado o rapaz que mora em casa alugada e estava para se mudar para a cidade de Coronel Sapucaia, onde irá trabalhar, procurou o escritório local da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) para contestar os números.

Uma equipe técnica da Sanesul foi acionada e constatou que não houve problema na leitura e nem no medidor de consumo do cavalete da residência e orientou o morador sobre um possível vazamento na tubulação da rede após o cavalete.

Diante da hipótese o rapaz começou a procurar e encontrou um cano que fornece água ao tanque da residência parcialmente rompido.

Detectado o problema o rapaz voltou a procurar a Sanesul, que, por meio de aplicações de normas internas, apesar do consumo ter sido registrado, a empresa conseguiu reduzir pela metade e parcelar o débito da conta, que está em nome da dona do imóvel e não do locatário.

Mesmo assim o rapaz achou que os valores permaneceram altos, mais de T% 2 mil reais, tendo em vista seu poder aquisitivo e agora tenta buscar auxílio dos órgãos de defesa do consumidor para tentar baratear mais ainda a conta e amenizar os prejuízos.

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar situações dessa natureza

Segundo o escritório local da Sanesul em Amambai alguns cuidados tomados pelos consumidores podem ajudar a detectar vazamentos e evitar prejuízos como os registrados no mês passado na Vila Limeira.

Uma das principais medidas a ser adotada, segundo técnicos da empresa, é fechar todas as torneiras e caso tenha caixa, deixar a caixa completamente cheia e observar se o marcador contido no relógio está parado.

Caso a caixa esteja cheia, todas as torneiras fechadas e mesmo assim o marcador permanecer rodando é sinal que existe vazamentos na rede interna da residência, o que poderá acarretar em grandes desperdícios e aumentos exorbitantes no valor da conta no mês seguinte.

Resolução cria cadastro nacional de advogados voluntários

0

2009-02-11 00:24:00

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (10), a resolução nº 62 que disciplina os procedimentos sobre o cadastramento e os serviços de assistência judiciária gratuita e cria o cadastro de advogados voluntários.

A resolução, de autoria do conselheiro Antônio Umberto de Souza Júnior, foi aprovada pela maioria dos conselheiros. O objetivo é fornecer assistência judiciária gratuita às pessoas que não dispõem de recursos financeiros. Pretende também estimular os advogados a participarem de ações sociais por meio do voluntariado.

O presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes lembrou a carência das defensorias públicas e da dificuldade de atendimento à demanda da população. “São 5 mil defensores para tratar de todos os assuntos”, afirmou. Segundo o ministro, “há deficiências enormes que resultam no comprometimento da defesa dos necessitados”, disse.

O ministro falou sobre a quantidade de presos do sistema carcerário brasileiro, atualmente em 440 mil, ao ressaltar a importância de oferecer defesa a estas pessoas. “São pessoas que às vezes estão jogadas na miséria por falta de reconhecimento dos seus direitos”, disse.

O ministro Gilmar Mendes ponderou ainda que os interesses corporativistas das defensorias não poderiam prevalecer em detrimento da proposta. “A história não vai nos perdoar”, disse ao se manifestar sobre a resolução. O relator da proposta, conselheiro Antônio Umberto de Souza Junior, ressaltou que as defensorias públicas e os advogados têm prestado assistência jurídica fundamental aos brasileiros.

Contudo, destacou a importância de instituir o voluntariado nos locais de maior carência. “Esse é mais um mecanismo que procura ampliar os canais de acesso ao Judiciário”, afirmou. Segundo ele, a intenção é que a medida possa ser estendida a outras áreas, “como de peritos na justiça do trabalho”, citou.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, César Britto, que participou da sessão, argumentou que a medida poderia interferir na competência das seccionais da Ordem e levantou dúvidas quanto à constitucionalidade da resolução. Apesar disso, afirmou que a Ordem estaria disposta a cooperar com a solução dos entraves do sistema carcerário, por se tratar de uma questão humanitária e expôs o entendimento da entidade sobre o tema.

O cadastro nacional de advogados voluntários será alimentado pelos tribunais diretamente ou mediante convênio com as Defensorias Públicas da União, dos Estados ou do Distrito Federal. Para integrar o cadastro de advogados voluntários, o interessado deve ter inscrição na OAB e não ter cometido falta disciplinar, que o impeça de exercer a profissão.  O voluntário não poderá se apresentar como defensor público e não terá nenhum tipo de vínculo com o Estado.

Além do cadastro nacional, a resolução 62 também prevê a realização de convênios ou termos de cooperação com instituições de ensino para a prestação de assistência voluntária nos órgãos do Poder Judiciário.

Nesse caso, ela também pode ser prestada por estagiários, que serão orientados por advogados da instituição de ensino. O texto da resolução ressalta que a advocacia voluntária será realizada nos locais onde houver carência de atuação das Defensorias Públicas.

Prefeitura de Ponta Porã organiza concurso da “Guerra D`água”

0

2009-02-10 22:08:00

A “guerra dágua, a mais importante manifestação popular do povo fronteiriço no carnaval, deverá ser um acontecimento especial neste ano de 2009”.

É que a Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Integração, Turismo e Meio Ambiente, decidiu criar um concurso que visa destacar e premiar os foliões mais animados nas tardes do domingo e da terça-feira do carnaval, período em que ocorre a “guerra” na Avenida Brasil.
           
Os interessados já podem entrar em contato com a Secretaria, através do telefone 3926-6763. O secretário Marcelino Nunes, disse que está procurando as pessoas que gostam desta manifestação para organizar o concurso: “queremos incentivar a realização da festa, incrementando ainda mais a Ponta Folia. Desta forma, Ponta Porã terá o maior carnaval de rua da história”, declarou.
           
A “Guerra D`água” é uma tradição na fronteira. O secretário, quando exerceu o cargo de vereador, tomou providencias para garantir que uma das mais populares manifestações culturais do povo fronteiriço tivesse destaque sempre. Hoje, por lei _ inclusive de autoria de Marcelino _, foi delimitada uma área específica para que os foliões possam brincar: ela corresponde o trecho da Avenida Brasil entre as ruas Deputado Aral Moreira e Guia Lopes.

“É uma forma de tornar a festa ainda mais bonita, concentrando naquele espaço a maior quantidade de foliões, bem como garantir a segurança de todos e ainda das pessoas que precisarem trafegar pela área central da cidade nos dias de festa”, afirmou o secretário Marcelino Nunes.

Segundo ele, a idéia de promover o concurso foi levada ao conhecimento do prefeito Flávio Kayatt, que aprovou o projeto. “Agora nós queremos organizar um concurso que terá critérios e julgamento por parte de pessoas que possuem capacidade para esta finalidade.

Desta forma, além da Ponta Folia que irá garantir a festa durante as noites de carnaval, gratuitamente, a `Guerra D`água´ será mais uma opção, marcando positivamente o carnaval em nossa cidade”, disse o secretário municipal de Integração, Turismo e Meio Ambiente.

TJ indefere recursos de Zeca em processo de improbidade

0

2009-02-10 21:02:00

Ontem, o Tribunal de Justiça de Mato de Mato Grosso do Sul indeferiu o recurso do ex-governador Zeca do PT em uma ação que pede sua condenação por improbidade. O MPE (Ministério Público Estadual) denunciou o ex-chefe do Executivo estadual em dezembro de 2007 com base na Lei de Improbidade Administrativa.

O desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, que pedido de vista, negou o recurso alegando o principio da dúvida em favor da sociedade.

Em sessão anterior, o mesmo pedido já havia sido negado pelo desembargador Paulo Alfeu Puccinelli. A ocasião, o magistrado disse que o processo trata de crime de responsabilidade e que o recurso só poderia ser concedido caso Zeca estivesse no exercício do cargo.

O desembargador destacou que os atos de improbidade se caracterizam pelo enriquecimento ilícito, por atentar contra os princípios da administração pública e contra o erário. “As penas importam na perda dos direitos políticos, na indisponibilidade dos bens e na restituição do erário público”, acrescentou.

Como começou – No dia 13 de dezembro de 2007 o Ministério Público Estadual ingressou com uma ação de responsabilidade por ato de improbidade administrativa, combinado-a com pedido de declaração de nulidade de contrato administrativo e condenação por danos morais ao patrimônio público, contra o ex-governador Zeca do PT.

O MPE ajuizou a ação com base em inquérito que apontou indícios de participação do agravante em ilícitos administrativos.

Acidentes envolvendo motonetas têm aumentado

0

2009-02-10 19:44:00

Vilson Nascimento

Acidentes de trânsito envolvendo motonetas, principalmente dos modelos, Hero Puch e Zanella, tem aumentado e causado vítimas no perímetro urbano da cidade em Amambai. Só nesse final de semana foram pelo menos dois, sendo que em um deles duas Zanella acabaram se chocando entre si.

Segundo o Corpo de Bombeiros, dos acidentes envolvendo motocicletas, registrados de janeiro para cá na cidade mais da metade envolvia motos dessas categorias.

De fácil aquisição por causa do preço, muitas pessoas, principalmente de menor poder aquisitivo, acabaram trocando as tradicionais bicicletas pelas motonetas para se deslocarem diariamente de suas residências para o trabalho e vice e versa.

Acontece, segundo as autoridades de trânsito, que além dos veículos serem irregulares, já que são trazidos do território paraguaio e não possuem documentação, a maior parte dos condutores não são habilitados e desconhecem totalmente as regras de trânsito e por conta desse desconhecimento acabam não respeitando as sinalizações das vias e até mesmo o sinal vermelho no semáforo, vindo a provocar riscos de acidentes.

Problema de difícil solução

Se as leis de trânsito fossem seguidas ao pé da letra, todos esses veículos deveriam ser retirados de circulação, porém uma ação radical dessa natureza causaria um grande impacto social, principalmente em famílias de menor poder aquisitivo que dependem diariamente desse transporte para se deslocarem de suas casas até seus locais de trabalho.

Por conta dessa questão, a Polícia Militar adotou uma linha de trabalho usando o bom senso. Quem usa a motoneta de forma regular, com capacete e transita respeitando a sinalização e as regras de trânsito não são barrados, porém que utiliza os veículos de forma irregular, pilotando em alta velocidade ou desrespeitando sinalizações, tem as motonetas apreendidas o que praticamente decreta a perda o bem, já que motonetas de origem paraguaia só podem ser retiradas, em caso de apreensão, por condutores paraguaios, que tenham habilitação daquele país e a moto tem que ter placa do Paraguai e estar com a documentação em nome do solicitante.

Motonetas envolvidas em ocorrências são apreendidas

Todas as motonetas envolvidas em acidentes ou em ocorrências policial são apreendidas e geralmente, sem ter como recuperar o bem por questões de documentação, os veículos acabam lotando o pátio do Detran em Amambai.

Alerta- As autoridades de trânsito da cidade em Amambai fazem um alerta aos proprietários de motonetas, principalmente Hero Puch e Zanella, que são os modelos mais utilizados na cidade, para evitarem se envolverem em acidentes ou terem seus veículos apreendidos.

Segundo as autoridades o condutor, além de usar os equipamentos de segurança obrigatórios como o capacete, por exemplo, deve se atentar para a velocidade, para as placas de sinalização das vias e principalmente evitarem trafegar pelas avenidas e ruas do centro da cidade, onde o trânsito de veículos é mais intenso, utilizando somente ruas secundárias, onde o trânsito é mais calmo e os riscos de acidente são menores.

Por serem leves, as motonetas encontram dificuldades para parar na hora das frenagens e derrapa com muita facilidade, fator que contribui para o aumento no numero de acidentes envolvendo esse tipo de veículo.

Futebol: Brasil derrota Itália em amistoso

0

2009-02-10 19:39:00

A Seleção Brasileira começou 2009 da maneira que terminou a temporada passada: vitória convincente diante de um adversário respeitável.

Com show dos "ingleses" Robinho e Elano, ambos do Manchester City, que marcaram um gol cada, a equipe derrotou a Itália por 2 a 0 no Emirates Stadium, em Londres, nesta terça-feira.

Com a vitória no amistoso, o Brasil abre vantagem no confronto histórico contra o tradicional rival. São agora 13 jogos, com seis vitórias brasileiras, cinco italianas e dois empates. Além disso, o resultado garante tranqüilidade para o técnico Dunga, que foi muito questionado na temporada passada antes de, enfim, convencer na goleada por 6 a 2 sobre Portugal em Brasília, no mês de novembro.

Além de perder na estréia em 2009, em seu primeiro encontro com a Seleção Brasileira, o técnico Marcelo Lippi viu cair a sua invencibilidade de 31 partidas no comando da equipe e desperdiçou a oportunidade de se tornar o treinador que mais tempo permaneceu sem tropeços com uma seleção, atrás apenas do espanhol Javier Clemente e o argentino Alfio Basile.

Tetracampeão mundial com a Itália na Copa do Mundo de 2006, o técnico retornou ao comando da equipe nacional após o fim da Eurocopa do ano passado e precisava de apenas um empate nesta terça-feira para estabelecer novo recorde de invencibilidade.

Antes do primeiro compromisso em 2009, Dunga havia afirmado na segunda-feira que não seria uma "partida de Copa do Mundo", contrariando o histórico do duelo e o técnico italiano Marcelo Lippi, que afirmara que "exibição é circo".

Mas em campo, os jogadores do Brasil pareciam disputar uma Copa do Mundo. Com disposição de sobra, encurralaram os italianos que, nervosos, erravam muito e chegaram com perigo ao gol de Júlio César apenas uma vez no primeiro tempo, em chute de De Rossi.

Sem poder contar com Kaká e Luís Fabiano, Dunga promoveu os retornos de Ronaldinho e Adriano no time titular da Seleção, que contou ainda com a estréia de Felipe Melo na formação inicial. Em pequena minoria no estádio em relação ao número de torcedores, o Brasil começou a partida tocando mais a bola e apostando nos avanços pelo lado esquerdo.

No entanto, quem chegou com perigo pela primeira vez foi a seleção italiana, com apenas três minutos de bola rolando. Depois de lançamento de Pirlo, Grosso entrou livre pelo lado esquerdo e, de primeira, tocou na saída do goleiro Júlio César, mas teve a comemoração interrompida em uma marcação duvidosa de impedimento.

Recuperado do susto inicial, o Brasil foi controlador do jogo durante toda a primeira etapa e teve Robinho como maestro. Aos 12min, na primeira boa descida brasileira, o astro do City recebeu de Ronaldinho e tocou na frente. No momento em que Legrottaglie não fez o corte, Elano aproveitou e tocou na saída de Buffon para fazer 1 a 0.

Com a vantagem, a Seleção continuou sobrando em campo e passou a contar com a ajuda da torcida brasileira presente em Londres, que fez barulho e ofuscou a presença dos italianos que moram na Inglaterra. Dando seqüência ao bom momento, aos 26min, após rápido contra-ataque, Ronaldinho cruzou errado e a bola ficou com Pirlo. Robinho a roubou, entrou na área, deu um drible desconcertante em Zambrota e marcou um golaço.

O ex-camisa sete santista fez assim o que havia prometido quando chegou a Londres, ao dizer que não falaria sobre polêmicas e pensaria apenas em fazer gols pela Seleção, como havia apostando com o italiano Cannavaro, ex-companheiro de Real Madrid, antes de a bola rolar.

Com dois gols de vantagem no marcador, Robinho, Elano e companhia seguiram levantando a torcida e por pouco não aumentaram a vantagem ainda antes do intervalo. Aos 29min, Ronaldinho quase coroou o seu 90º jogo pela Seleção com um gol de falta, mas mandou a bola perto do ângulo. Dez minutos depois, Elano arriscou de longe e quase anotou o seu segundo no dia.

Já na volta para o reinício, depois de fazer as primeiras alterações, a Itália conseguiu equilibrar o duelo e criou as melhores chances, já que o Brasil diminuiu o ritmo no segundo tempo. Com 19min de bola rolando, Luca Toni recebeu lançamento de Pirlo, dominou com o braço na disputa com Juan e tocou para as redes, mas novamente a jogada foi anulada pela arbitragem.

Com a vantagem no placar, o time verde e amarelo administrava a vitória e ouvia os gritos de "olé" vindos das arquibancadas. Mas novamente quem voltou a levar perigo foi Luca Toni que escorou cruzamento de Dossena e obrigou Júlio César a fazer grande defesa no reflexo.

Perto do apito final, Dunga passou a experimentar novas formações e fez cinco alterações ao todo.
Para as entradas de Daniel Alves, Thiago Silva, Alexandre Pato, Josué e Júlio Baptista, saíram Elano, Juan, Adriano, Gilberto Silva e Robinho, que deixou o gramado aplaudido após a recente polêmica de envolvimento em um escândalo sexual na Inglaterra.

Após o apito final, o elenco verde e amarelo foi saudado pelo público inglês, que se acostumou a ver partidas da equipe após o comando Dunga, que inicia 2009 com nova vitória e fôlego renovado em busca de uma vaga para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Horário de verão terá data fixa para iniciar e terminar

0

2009-02-10 19:33:00

   João Prestes


A partir do ano que vem o horário de verão tem data fixa para começar e terminar. O relógio de quem vive nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste será adiantado em uma hora a partir do terceiro domingo de outubro e assim permanecerá até a terceira semana de fevereiro do ano seguinte. A não ser que nesse domingo seja Carnaval. Nesse caso o horário de verão se estende por mais uma semana.


O horário de verão vigora desde o 19 de outubro do ano passado e termina à 0h do próximo domingo (15). Os sul-mato-grossenses e moradores dos demais estados afetados poderão dormir uma hora a mais, então. Essa foi a 38ª vez que a medida é implantada no país.


Na última edição, o horário de verão foi responsável por uma economia imediata de cerca de R$ 10 milhões, valor bem inferior aos R$ 50 milhões poupados em 2006. A previsão para este ano é de uma redução de 4% a 5% na demanda no horário de pico. Isso geraria uma economia de 2,3 mil MW, o que equivale ao consumo de uma cidade de 6,5 milhões de habitantes. (Com informações da Folha de São Paulo).

ProUni divulga amanhã lista de segunda chamada

0

2009-02-10 18:24:00

A lista de segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (ProUni) será divulgada amanhã (11) pelo Ministério da Educação (MEC). A relação poderá ser acessada na página do programa. Para a consulta, os candidatos deverão informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2008) ou o CPF. A mesma aferição poderá ser feita através do telefone do Fala Brasil: 0800-616161.  

Todos os inscritos devem estar atentos: aqueles que não foram chamados para a primeira pré-seleção podem ser convocados desta vez. Há ainda a possibilidade da divulgação de uma terceira chamada no dia 9 de março. Quem estiver com o nome na lista deve se dirigir até a Instituição de Ensino Superior (IES) para a qual foi selecionado com os documentos exigidos. A documentação serve para comprovar os dados informados no ato da inscrição.  

O ProUni oferece bolsas de estudos parciais e integrais em IES privadas de todo o País. Participam estudantes que completaram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares. Além de terem feito o Enem em 2008 e obtido boas médias na parte objetiva e na redação, alcançando uma pontuação mínima de 45 pontos.

Outra exigência para a aderir ao programa é que o candidato tenha uma renda familiar de até um salário mínimo e meio – cerca de R$ 622,15 – por pessoa. As bolsas parciais (de 50%) são destinadas para aqueles com renda familiar per capta de até três salários mínimos – R$ 1.245.

Eleitor pode consultar situação de título no site do TSE

0

2009-02-10 17:44:00

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições já podem consultar a situação do seu título de eleitor no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O período para a regularização nos cartórios eleitorais é de 16 de fevereiro a 16 de abril. Quem não procurar a Justiça Eleitoral da sua cidade nesse prazo corre o risco de ter o título cancelado.

Nessa situação, o eleitor não pode se inscrever em concurso público. Além disso, não pode receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza.

A lista dos eleitores que faltaram nas últimas eleições foi enviada pelo TSE ontem (9) aos cartórios de todo o país. O cancelamento de quem não sanar suas pendências começa no dia 30 de abril. 

Puccinelli dobra recursos para municípios para assistência social

0

2009-02-10 16:55:00

Durante a abertura hoje (10) do I Encontro Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social, o governador André Puccinelli assinou a autorização de aumento de 100% dos recursos investidos no Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), que serão transferidos diretamente aos Fundos Municipais de Assistência Social (FMAS).


O valor passou de R$ 5,5 milhões para R$ 11,1 milhões. “Mesmo agora em crise, cumprindo um compromisso assumido anteriormente, o governo do Estado quer demonstrar que confia nas 78 prefeituras de que devam ser feitas as políticas públicas de assistência social mesmo”, afirma Puccinelli.

De acordo com o governador, assim como as áreas de saúde, educação e segurança, a assistência social é prioridade do governo do Estado e não deve ser partidarizada. “Os recursos são descentralizados, quer dizer que se confia nos gestores de assistência social dos nossos municípios. A melhoria da atenção no setor em todos os municípios significa uma melhoria na qualidade da atenção aos sul-mato-grossenses”, ressalta.

O aumento de recursos no percentual de 100% de um ano para outro, num momento delicado de crise mundial, conforme Puccinelli, mostra o empenho do Estado na área de assistência social. Em seu discurso, o governador disse que a tendência agora, após o auge da crise, é de recuperação. “Em 2007, aumentamos a receita em 27%. No ano passado, o aumento foi de 23% a 24% em relação ao ano anterior e se não fosse pela crise seria maior, totalizando mais de 50% de incremento na receita. Este ano, também teremos aumento na receita”, avalia. 


Para o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e secretário municipal de Assistência Social de São Gabriel do Oeste, Sérgio Wanderly, o aumento do repasse mostra a importância do setor para a administração estadual. “Mato Grosso do Sul é reconhecido nacionalmente pelo avanço no setor de assistência social, através de uma política de construção de cidadania”, conta.


O tema principal do encontro, que vai até quinta-feira (12), é "Gestão da Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Suas – Construindo Diálogos e Estreitando Parcerias". Além do enfoque voltado à operacionalização da política de assistência social, também estão previstas palestras, debates e painéis temáticos, com programação totalmente voltada ao fortalecimento das relações intergestores e demais profissionais da área com enfoque especial para o diálogo e intercâmbio de experiências.

Ferroeste vai contar com recursos do PAC

0

2009-02-10 16:17:00

No final de janeiro deste ano, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, determinou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a elaboração dos estudos técnicos necessários para a inclusão da extensão da Ferroeste – ferrovia pública que liga Cascavel a Guarapuava – até Mato Grosso do Sul no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A decisão da ministra foi anunciada após ela manter reunião com os governadores Roberto Requião (Paraná) e André Puccinelli (Mato Grosso do Sul).

"Será uma extensão ferroviária que vai facilitar os dois Estados a escoar seus produtos até o Porto de Paranaguá e baratear os custos porque será uma obra pública", destaca o governador Roberto Requião. O novo corredor da Ferroeste será um conjunto de trechos que vão ligar os municípios sul-mato-grossenses de Maracaju, Dourados e Mundo Novo até o Porto de Paranaguá, passando por Guaíra, Cascavel e Guarapuava.

Atualmente, a Ferroeste tem 248 quilômetros e liga as regiões Oeste e Central do Paraná. A extensão da Ferroeste deve atrair mais cargas de Mato Grosso do Sul e abrir mais uma porta de entrada para produtos de Mato Grosso e do Paraguai até o Porto de Paranaguá, reduzindo custos da produção e aumentando a renda dos produtores.

O projeto da Ferroeste para a expansão da infra-estrutura do modal ferroviário paranaense, segundo o presidente da companhia, Samuel Gomes, "politicamente está resolvido". Os estudos de viabilização técnica e ambiental dos novos ramais darão base para que o projeto seja financiado.

Para entender o projeto de ampliação da ferrovia Cascavel-Guarapuava basta imaginar que o traçado vai ser estendido de Cascavel a Foz do Iguaçu, numa ponta, e de Guarapuava ao Porto de Paranaguá, na outra ponta. Além disso, de Cascavel em direção a Mato Grosso do Sul sairá um braço da ferrovia, passando por Guaíra, até Maracaju, passando por Dourados (MS).

História da Ferroeste

Construída pelo governo paranaense em parceria com o Exército brasileiro, durante o primeiro mandato do governador Roberto Requião, entre 1991 e 1994, a ferrovia custou na época US$ 360 milhões, pagos com recursos do Estado. O objetivo era atender os produtores do Oeste e possibilitar um meio barato de escoar a produção. Esse processo foi interrompido quando o governo Jaime Lerner concedeu a ferrovia à iniciativa privada.

O consórcio privado Ferropar (Ferrovia Paraná S/A), segundo o governo, não fez os investimentos previstos, não cumpriu as metas de transporte de cargas, nem pagou as parcelas estipuladas no contrato de concessão.

Em 2003, Roberto Requião determinou à diretoria da Ferroeste a retomada do controle da ferrovia. Desde então, o advogado Samuel Gomes, diretor administrativo, jurídico e financeiro da empresa, ingressou com várias ações em juízo. A retomada da ferrovia pelo Estado ocorreu em 18 de dezembro de 2006.

Educação especial e inclusiva cresce em Mato Grosso do Sul

0

2009-02-10 15:41:00

Com o movimento da Educação para Todos e a política de inclusão, onde está previsto que todas as pessoas têm o direito de estar na escola, independente de sua ideologia, opção sexual, religiosa, classe social, etnia ou deficiência e a escola deve se preparar para recebê-los, o Governo do Estado está investindo na melhoria da educação especial nas escolas estaduais.

Segundo o Censo 2008, o número de alunos com necessidades especiais incluídos em classe comum aumentou em 30,5%. Atualmente, o Estado tem 1.358 alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular incluídos na classe comum.

A Secretaria de Estado de Educação (SED) vem seguindo as deliberações emanadas do Conselho Estadual de Educação, que indica a questão do quantitativo de alunos em sala de aula, além das resoluções desta Secretaria que orientam as Escolas Estaduais.

Projetos da Coordenadoria de Educação Especial
Em 2009, a SED tem como metas: distribuição de mobiliário adaptado para alunos com paralisia cerebral; acessibilidade nas escolas como rampas, banheiros adaptados, piso tátil, bebedouros, entre outros; atendimento educacional especializado de brinquedoteca, sala de recursos para deficiente intelectual, visual, auditivo, multifuncional, enriquecimento curricular; projeto de educação profissional/ inserção no mercado de trabalho para alunos com deficiências acima de 16 anos e o investimento nos Núcleos de Educação Especial, com profissionais que fazem avaliação, encaminhamento e acompanhamento aos alunos e orientação aos professores desses alunos, em todos os municípios.

O Governo mantém cursos de Libras realizados em parceria com 50 municípios para a comunidade, família, professores e alunos surdos; o professor itinerante em classe comum para alunos com paralisia cerebral e domiciliar para alunos que estão impossibilitados de frequentarem a escola por motivo de doença a partir de 30 dias; as Classes Hospitalares em 5 hospitais do Estado para atender os alunos que ficam internados; intérpretes para os alunos surdos matriculados; Guias – intérpretes para os alunos surdocegos e os  Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, que realizam avaliação, identificação do alunos com altas habilidades/superdotação, bem como acompanhamento a família, aluno e escola.

O Centro de Apoio ao deficiente visual – CAP/DV vem realizando o acompanhamento aos alunos com deficiência visual, orientação e cursos nas escolas, adaptação de materiais para baixa visão e transcrição de livros em Braille para alunos cegos; o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez-CAS desenvolve a política de educação para surdos promovendo a formação continuada em LIBRAS aos profissionais e alunos surdos, orienta a família e a comunidade e o Centro Estadual de Atendimento a Diversidade – CEAD oferece atendimento aos alunos com necessidades especiais matriculados na Rede Estadual. Além disso, a SED prevê a formação Continuada em Educação Especial para professores que atuam com alunos com deficiência.