Algumas residências e a vegetação local foram atingidas pelas chamas, e a fumaça foi visível em várias partes da cidade. Moradores de Amambai compartilharam imagens e vídeos do incidente nas redes sociais, evidenciando a gravidade da situação.
A guarnição do 16° Subgrupamento de Bombeiros Militar de Amambai atuou no combate ao incêndio durante 3 horas. De acordo com os militares, às 18h30 o fogo já estava contido. A ação também contou com o apoio de maquinários da Prefeitura de Amambai.
A Assembléia Legislativa de MS aprovou indicação ao governo estadual em que encaminha, na prática, a implantação da Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil (LONPC), que corrige algumas situações e valoriza a carreira dos servidores. Uma das categorias que pode ser beneficiada com a iniciativa é a dos peritos papiloscopistas, que comemoram a indicação assinada pelos deputados estaduais Delegado Caravina, e Mara Caseiro (foto em destaque), tendo ainda como signatário do documento a participação do deputado Paulo Corrêa.
A presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas (Sinpap/MS), Danielle Bueno, esclarece que a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis recentemente sancionada pela Presidência da República, parametrizou as carreiras de Perito Papiloscopista, Médico-Legista e Perito Criminal com a nomenclatura única de Perito Oficial Criminal. Sendo cada Perito Oficial Criminal responsável por sua atribuição estatutária dentro de sua Unidade Técnico Científica (UTC).
Presidente Danielle Bueno destaca iniciativa de parlamentares que reconhece o trabalho de perícia oficial de natureza criminal do perito papiloscopista
“A indicação parlamentar dos deputados estaduais Pedro Caravina, Mara Caseiro e Paulo Corrêa, apenas requer ao governador que aplique a legislação federal em vigor no território de Mato Grosso do Sul, como já esta acontecendo em outros estados, como Pernambuco e o Paraná”, pondera a presidente. “Qualquer afirmação em contrário não passa de fake news, tentativa de plantar desinformação, ilações falsas de alguns que não atuam com a finalidade republicana que deve nortear todo servidor público”, completa.
Repercussão – O vídeo com o deputado Pedro Arlei Caravina lendo a indicação já ultrapassa a marca de seis mil visualizações e tem sido elogiado por diferentes carreiras da Polícia Civil. “O pedido, além de jurídico e constitucional, vai promover uma reparação histórica em relação a carreira”, assinala Danielle.
A expectativa é de que o Governador retorne para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei com a referida alteração para votação.
Nas redes sociais, alguns servidores de outra carreira tentaram, isoladamente, fazer uma movimentação contrária nos canais virtuais dos parlamentares. Mas sem sucesso. O suposto argumento apontado de “inconstitucionalidade” tem sido banalizado e utilizado repetidamente por esses servidores para impedirem conquistas de outras carreiras da Polícia Civil.
Nos corredores da Instituição o que predomina é o sentimento de Justiça em relação ao pleito dos peritos papiloscopistas e de gratidão em relação aos deputados que fizeram a indicação.
Na manhã desta sexta-feira, 5 de julho, aconteceu a inauguração do novo prédio da Câmara Municipal de Vereadores de Paranhos. Uma obra construída com recursos próprios do duodécimo, no valor de R$ 2.243.432,43, sendo que a doação do terreno foi efetuada pela Prefeitura de Paranhos, por meio do prefeito Donizete Viaro.
O prédio, iniciado ainda na gestão da ex-presidente Prof.ª Adriana, mas conduzido e concluído pela atual presidente Prof.ª Beth, é moderno e segue todas as normas de acessibilidade e segurança, já sendo considerado uma das maiores Câmaras do interior do Mato Grosso do Sul, retratando o momento que o município tem vivido.
Durante a programação, estiveram presentes a presidente Prof.ª Beth e os demais vereadores Adriana dos Santos Alves Ribeiro, Anderson Michel Fernandes, Denílson Aparecido Rafaine, Giulliano De Larissa, Hélio Ramão Acosta, João Maria de Quadros, Luiz Carlos Lopes e Milton Rogério da Silva; o prefeito Donizete Viaro, a deputada estadual Mara Caseiro, o deputado estadual Rinaldo Modesto, os ex-prefeitos Dirceu Bettoni e Heliomar Klabunde, autoridades eclesiásticas, o prefeito/intendente de Ypejhu Emidio, o prefeito de Sete Quedas Chico Piroli, o comandante da 3ª CIPM Ryo Sito, o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de vereadores Geovane, o vice-prefeito de Coronel Sapucaia Bruno Dantas, agentes da Polícia Científica de Amambai e muitos outros.
Os deputados estaduais Mara e Rinaldo, além dos demais vereadores também fizeram o uso da palavra e destacaram a grande conquista que a obra significa para todo o município, ressaltando que agora contarão com um amplo espaço para receber os munícipes, oferecendo mais conforto àqueles que se dispõem a participar das sessões legislativas.
Beth agradeceu a presença de todos e relatou a alegria de estar presidente da Casa de Leis nesta data. “Em nome de todos os vereadores, hoje inauguramos esse prédio, fruto do compromisso e da economia de cada um, que proporcionou uma das obras mais bonitas da atualidade de Paranhos. Agradeço imensamente a todos os meus colegas, ao prefeito Donizete pela cedência do terreno, a todos que estão nos visitando, em especial as autoridades das cidades vizinhas e aos deputados estaduais Mara Caseiro e Rinaldo Modesto”, afirmou.
O prefeito Donizete parabenizou aos vereadores por esse marco na história do município e ressaltou a elegância do local. “Este é o resultado de muita persistência e trabalho árduo de homens e mulheres que compõem a atual legislatura, nossa cidade é quem ganha”, concluiu.
Ao fim da solenidade, a Presidente convidou a todos para o descerramento da placa e inauguração oficial do novo prédio. O evento foi abrilhantado por apresentações de danças típicas paraguaias dos alunos da cidade vizinha e pela Banda Musical Ariel Moraga de Paranhos.
A nova sede da Câmara Municipal de Vereadores de Paranhos está localizada na Rua João Ponce de Arruda, 1854, próximo ao Banco do Brasil, região central da cidade. O prédio conta com um plenário de 148 lugares, salas administrativas para secretaria, contabilidade, controladoria, arquivo, sala da presidência, sala do 1º secretário e uma sala para cada vereador, copa, sala de reuniões e recepção com acesso separado ao auditório. Além da propriedade, todas as mobílias utilizadas foram recém adquiridas.
Cabe ainda salientar que a empresa contratada para execução da obra, a Malpeke Construtora LTDA é também da cidade de Paranhos, tendo gerado empregos com mão de obra local durante toda a construção e contribuindo com impostos que retornaram para o erário municipal.
A Polícia Civil, por intermédio da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Amambai, elucidou um crime de roubo ocorrido na última quinta-feira (04). O fato ocorreu quando a vítima estava se deslocando para sua residência e foi abordada por um indivíduo que estava armado com uma faca e atacou a vítima a fim de subtrair dinheiro e uma sacola com carnes.
Durante as agressões, a vítima fraturou o braço e foi socorrida por populares. Após tomar conhecimento dos fatos, a equipe da SIG diligenciou a fim de apurar a autoria e materialidade delitiva, bem como com a obtenção e imagens de câmeras de segurança da região.
Ao analisar as imagens que flagraram a ação do autor, a equipe policial reconheceu o autor como A.P.D.S. (18), já conhecido na região pela prática de furtos, tendo sido inclusive preso na última terça-feira (02) pela prática de furto. Assim, a equipe policial diligenciou e logrou êxito em localizar A.P.D.S. (18).
Diante dos fatos, A.P.D.S. (18) foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai e indiciado pelo crime de roubo, onde permanece a disposição do Poder Judiciário.
No domingo, dia 7 de julho, acontecerá em Amambai a 5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024, com largada às 7h30, no Clube do Laço. Com a distribuição de R$ 8.200 em premiações, as inscrições já foram encerradas. Além das premiações individuais, as duas maiores equipes receberão troféus em reconhecimento ao seu desempenho e participação.
Na Categoria Pro, competirão atletas das categorias Elite Masculino, Sub 30 Masculino, Master A1 Masculino, Master A2 Masculino, Master B1 Masculino, Master B2 Masculino e Elite Feminino. As premiações variam de R$ 200 a R$ 1.000, do quinto ao primeiro colocado.
A Categoria Sport Masculino incluirá competidores das categorias Juvenil, Junior, Sub 30, Master A, Master B, Master C1, Master C2, Master D1, Master D2, Dupla Mista e PNE (Pessoas com Necessidades Especiais). Os prêmios vão de R$ 100 a R$ 500, também do quinto ao primeiro colocado.
Na Categoria Sport Feminino, as disputas serão nas categorias Juvenil/Júnior, Sub 30, Master A, Master B, Master C e Dupla Mista. Os prêmios variam de R$ 100 a R$ 500.
A categoria Turismo será unificada e inclui a modalidade Infantojuvenil masculino e feminino, com troféus para os participantes do primeiro ao quinto lugar.
O evento conta com o apoio do Sicredi, Federação do Ciclismo e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc). Para mais informações, acesse o site www.kmaisclube.com.br.
Áreas como a saúde pública, educação, segurança pública, infraestrutura, assistência social, cidadania, cultura e esporte dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul terão um aporte que soma R$ 702,6 milhões oriundos de emendas da bancada federal e dos cofres do Governo do Estado, como contrapartida às emendas.
Os recursos expressivos para aplicação no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul foram anunciados nesta sexta-feira (5) pelo governador Eduardo Riedel, ao lado dos deputados federais e senadores sul-mato-grossenses. Ao todo, são R$ 366,4 milhões de emenda de bancada, R$ 180,3 milhões de emendas individuais e R$ 112,1 milhões do Governo do Estado.
Fora os valores já citados, há ainda R$ 43,7 milhões de emendas de comissões que se somam aos investimentos fundamentais para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Mato Grosso do Sul. Os recursos foram disponibilizados por meio de aproximadamente 80 emendas parlamentares.
“Hoje é dia de celebrar e ratificar uma relação que a bancada federal do Mato Grosso do Sul construiu, não só com o executivo estadual, mas com os municípios dentro daquele princípio do municipalismo. A nossa palavra é de gratidão por trabalharmos nessa convergência em relação aos objetivos do nosso Estado, como nós fizemos na semana passada na Assembleia Legislativa com as emendas estaduais, que foram de R$ 72 milhões. É um volume altamente expressivo”, afirma o governador.
O coordenador da bancada federal, o deputado Vander Loubet destacou o esforço em conjunto com os colegas parlamentares e ainda elogiou as verbas destinadas para a área social e o trabalho realizado para atender os pedidos da Santa Casa de Campo Grande, que representou na solenidade todas as entidades sociais de Mato Grosso do Sul. “Esses recursos não tem cor partidária, isso é obrigação do Estado”, salienta.
Além da bancada federal e do governador Eduardo Riedel, participaram do anúncio no Centro de Convenções Gil Carlos de Camillo secretários estaduais, prefeitos e vereadores. Também esteve ali o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) e o presidente da Assomasul, Valdir Couto Júnior, que também é prefeito de Nioaque.
Os nomes da bancada federal presentes foram o senador Nelsinho Trad, os deputados federais Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, Já os secretários foram Eduardo Rocha (Casa Civil) e Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica).
A Polícia Civil, por intermédio da Seção de Investigação Geral de Amambai, elucidou um crime de roubo ocorrido no início de junho. O incidente aconteceu na madrugada de 09 de junho, quando a vítima, ao deixar uma amiga em sua residência, foi abordada por um indivíduo.
Após luta corporal, o agressor conseguiu roubar uma motocicleta Honda/CG 160 FAN, de cor vermelha. A vítima solicitou apoio da Polícia Militar, mas o autor do roubo evadiu-se do local e não foi localizado.
Após tomar conhecimento dos fatos, a Seção de Investigação Geral empreendeu diligências para apurar a autoria e materialidade delitiva, incluindo a obtenção de imagens de câmeras de segurança. Durante as investigações, a equipe policial obteve informações e imagens que capturaram a ação do indivíduo momentos antes do roubo.
Assim, ao analisar as imagens obtidas, a polícia identificou o autor. Na delegacia, ele negou envolvimento no crime, mas diante das evidências, foi indiciado por roubo.
Até o momento, a motocicleta Honda/CG 160 FAN, de cor vermelha, não foi localizada. As investigações continuam para recuperar o veículo roubado.
A Comissão Organizadora do Concurso de Juti 2024, em colaboração com representantes da empresa UNIQUE, realizou nesta semana uma reunião para ajustar os detalhes finais para as provas que serão realizadas neste sábado, dia 6, e domingo, dia 7.
Durante o encontro, foram discutidos e acordados aspectos que visam assegurar a execução adequada do concurso, para garantir a transparência, eficiência e lisura nas etapas do processo seletivo.
Em breve, a empresa UNIQUE disponibilizará os locais de prova na aba do candidato, proporcionando aos participantes a oportunidade de se prepararem de maneira adequada para o exame.
Para mais informações e atualizações sobre o concurso, os candidatos podem acessar o site oficial da empresa UNIQUE ou entrar em contato com a Comissão Organizadora através dos canais designados.
A Prefeitura de Juti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contratou o médico psiquiatra Dr. Márcio Naoto Hirahata. A chegada do Dr. Hirahata tem o objetivo de ampliar e melhorar os serviços de saúde mental oferecidos no município.
O novo profissional se une à equipe de saúde com a missão de proporcionar atendimento especializado e humanizado aos cidadãos de Juti que necessitam de cuidados psiquiátricos. O acompanhamento por profissionais qualificados, como psiquiatras, é fundamental na identificação e tratamento de transtornos mentais, promovendo qualidade de vida e prevenindo crises que possam afetar o funcionamento pessoal e social.
Para mais informações e agendamentos de consultas, a população de Juti pode entrar em contato pelo telefone (67) 99827-6246.
A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), informa que, em conformidade com a legislação eleitoral vigente, a partir do dia 6 de julho de 2024, fica proibida qualquer divulgação institucional. Esse comunicado visa assegurar o cumprimento da Lei Eleitoral nº 9.504/97, que estabelece normas para as eleições, incluindo restrições à publicidade institucional durante o período eleitoral.
Qualquer material de divulgação que venha a ser publicado em nome da Prefeitura de Amambai após essa data não terá autorização da SECOM e estará em desacordo com as diretrizes legais.
De acordo com a Lei Eleitoral nº 9.504/97, a proibição se estende até o final do período eleitoral, garantindo que os princípios de igualdade entre os candidatos e a imparcialidade da administração pública sejam respeitados. A Secretaria de Comunicação reforça a importância da colaboração de todos os setores da administração municipal para o cumprimento rigoroso dessa determinação.
É fundamental que os servidores públicos da prefeitura estejam cientes de que eles também estão incluídos nessa regra. Os servidores são parte integrante da administração municipal e, portanto, também estão proibidos de publicar ou divulgar informações em nome da Prefeitura de Amambai durante o período eleitoral.
A SECOM solicita a compreensão e o apoio da população, ressaltando que estas medidas são essenciais para garantir a transparência e a legalidade do processo eleitoral. A Prefeitura de Amambai reafirma seu compromisso com a transparência e a ética, garantindo um processo eleitoral justo e igualitário para todos.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por meio da Comissão Permanente de Direitos das Mulheres e Combate à Violência Doméstica, convida mulheres que desejam entrar a para política, assim como as que já são pré-candidatas às eleições deste ano, para participarem do evento Mulheres Candidatas: Conheçam seus Direitos. A entrada é gratuita e será no dia 11 de julho, às 13h, no Plenário Júlio Maia.
Segundo a deputada proponente e presidente da Comissão, Mara Caseiro (PSDB), o evento é um esforço conjunto em parceria com o Governo do Estado, Secretaria de Estado e Cidadania, Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, para esclarecer dúvidas e apresentar os direitos a essas mulheres.
Dep. Mara Caseiro explicou que evento é pela promoção da igualdade
“Será uma oportunidade crucial para as mulheres que aspiram a cargos públicos, pois serão repassadas informações valiosas para enfrentar os desafios do processo eleitoral. A iniciativa reflete o compromisso das instituições envolvidas em promover a igualdade de gênero e fortalecer a participação feminina na política”, explicou a deputada Mara Caseiro. Também participam como titulares da Comissão de Direitos das Mulheres as deputadas Lia Nogueira (PSDB) e Gleice Jane (PT) e ainda os deputados Professor Rinaldo Modesto (Podemos)
Durante o evento, os promotores públicos Moisés Casarotto e Mayara Santos de Souza ministrarão a palestra intitulada Direitos das Candidatas Mulheres no Registro, na Propaganda, nas Finanças e Contra a Violência Política. Além disso, a Ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves, também estará presente e falará sobre a “Mulher, Poder, Participação Política e Violência Política de Gênero”. Sua palestra abordará a necessidade de maior representatividade feminina nas esferas de decisão política, ressaltando a importância da presença das mulheres nos espaços de poder e como isso contribui para uma sociedade mais justa e igualitária.
Serviço
Quaisquer eventos no Legislativo podem ser acompanhados pelo público ou imprensa, no Palácio Guaicurus, Bloco 9, do Parque dos Poderes ou pelas coberturas dos canais oficiais da pelo site www.al.ms.gov.br, com fotos no Banco de Imagens e pela TV ALEMS no canal 7.2, sinal aberto, canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS, como também pela Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS.
*Com informações da assessoria parlamentar da deputada Mara Caseiro
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul um projeto de lei, proposto pelo deputado estadual Paulo Corrêa, que garante a emissão gratuita da segunda via da carteira de identidade para pessoas em situação de rua, independentemente da comprovação de ações criminosas que levaram à perda do documento.
Atualmente, a Lei Estadual 7.453/2009 já prevê a isenção da taxa de emissão para pessoas idosas ou carentes que tenham sido vítimas de crimes como furto ou roubo. A nova norma, no entanto, amplia esse direito, incluindo as pessoas em situação de rua como beneficiárias da emissão gratuita do documento.
O 1º secretário da Casa de Leis argumenta que esse público já sofre na pele a negação de diversos direitos básicos e a vulnerabilidade social. “Para essas pessoas, viver nas ruas tem sido sinônimo de conviver com a violência diária em diversas formas: violência física e psicológica impostas pela exclusão social, intervenções violentas, remoções arbitrárias ou recolhimento de pertences, negligência no atendimento e ausência de políticas públicas”, avalia.
Paulo Corrêa pondera que, para esse grupo social, o pagamento da taxa de emissão do documento de identidade torna-se inviável, pois eles não possuem sequer condições de suprir necessidades básicas como alimentação e moradia. “Sem a identidade, não é possível receber benefícios sociais, nem praticar diversos atos necessários para uma vida digna. Não existe dignidade sem cidadania, e não existe cidadania sem documentação básica”, acrescenta.
A defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque, do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, considerou “acertadíssima a hipótese para abranger pessoas historicamente vulneráveis e que não possuem sequer condições de subsistência própria” e que o acesso a documentos é direito básico e condicionante de outros direitos, como acesso à saúde e educação.
“O acesso ao SUS tem como requisito a apresentação de cartão SUS e cédula de identidade, da mesma forma que os benefícios sociais recebidos pela população mais carente só podem ser sacados diante da apresentação da cédula de identidade”, analisa.
O projeto tem como coautores os deputados Paulo Duarte (PSB), Pedro Pedrossian Neto (PSD), Marcio Fernandes (MDB), Jamilson Name (PSDB), Londres Machado (PP), Pedro Kemp (PT), Professor Rinaldo (Podemos), Antônio Vaz (Republicanos) e Gerson Claro (PP), e estabelece que a condição de situação de rua será comprovada por meio de uma declaração emitida pelo órgão, entidade ou instituição responsável pela assistência social local.
Nesta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de julho, das 7h às 18h, o Instituto Eduardo Dutra Lescano (IEDL) promove um bazar na Associação Comercial e Empresarial de Amambai (Acia), localizada na Avenida Pedro Manvailler, 3981. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para a construção da nova sede da instituição na Vila Mangay.
O bazar conta com a venda de roupas novas e seminovas, abrangendo uma variedade de peças masculinas, femininas, infantis e juvenis. Além disso, são disponibilizados calçados e mochilas escolares. As roupas novas foram doadas por empresas parceiras como Boutique Camarim, Dona Lu Modas e MR Urban.
O IEDL é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que oferece apoio a mulheres em luto e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Entre os serviços oferecidos às mães, destacam-se a terapia ocupacional, terapia individual, artesanato em tecidos e madeiras, além de passeios. Para as crianças e adolescentes, a instituição proporciona aulas de futebol, balé, artesanato, judô, canto, violão e teclado, além de atividades culturais e passeios em datas especiais.
Para mais informações sobre o bazar, entre em contato com Marilene Dutra (Fofa) pelo telefone (67) 99976-2624.
Como proposta para melhorar a infraestrutura e segurança viária em Dourados, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou ao Governo Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística a implantação de iluminação de LED na rodovia MS-156, no trecho que se inicia no viaduto da BR-163 e segue até o término da duplicação com a entrada da Oca Ambiental.
De acordo com a deputada, a medida é considerada crucial para aumentar a segurança no trecho, especialmente durante a noite, quando a falta de iluminação adequada aumenta o risco de acidentes. A tecnologia LED não só oferece maior luminosidade, como também é mais econômica e sustentável. “A iluminação de LED deve proporcionar maior segurança para motoristas e pedestres, além de reduzir os custos de energia e manutenção, promovendo a sustentabilidade ambiental”, explicou a parlamentar, ressaltando que a solicitação partiu do jornalista e radialista Osvaldo Duarte.
Avenida Nelson Mattos
Com indicação encaminhada também à Prefeitura de Dourados, a deputada solicitou também a retomada do projeto de pavimentação da Avenida Nelson Moraes de Mattos, em um trecho de 2900 metros que se estende da Rua Ponta Porã até a Rotatória do Anel Viário.
Lia Nogueira destacou que a pavimentação dessa área é uma demanda antiga da população local, devido às más condições de tráfego. “A retomada desse projeto é essencial para melhorar a infraestrutura viária, promover a segurança no trânsito e proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores da região. A falta de pavimentação adequada não só provoca transtornos para motoristas e pedestres, como também causa desgaste prematuro nos veículos e eleva o risco de acidentes”, justificou Lia Nogueira.
Renato Ravazini dos Santos, fisiculturista de Juti, tem se destacado no cenário do fisiculturismo desde que começou sua trajetória na modalidade aos 33 anos. Atualmente com 34 anos, Renato foi convidado por seu coach, Bruno Moreira, para participar do Dourados Classic em agosto de 2023, seu primeiro campeonato. Desde então, ele acumulou conquistas em diversos campeonatos.
No Dourados Classic, Renato alcançou o título de Top 1 e Overall Men’s Physique. Sua performance continuou no Campeonato Limeira em São Paulo, onde também conquistou o título de Top 1 Men’s Physique. Na Copa Mutante, realizada em Bonito, obteve os títulos de Top 1 e Overall Men’s Physique. No Amado Moura Classic, em Três Lagoas, ganhou os títulos de Top 1 e Overall Men’s Physique. No Estadual IFBB, realizado em Campo Grande, Renato conquistou mais um título de Top 1 Men’s Physique.
Com um histórico de sucesso nos cinco campeonatos que participou até agora, Renato se prepara para representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro neste mês de julho, no Pará.
Títulos conquistados
Título de Campeão TOP1 Dourados Classic – Dourados–MS 2023
Título de Campeão Overall Dourados Classic – Dourados–MS 2023
Título de Campeão TOP1 Copa Limeira – Limeira–SP 2023
Título de Campeão TOP1 Copa Mutante – Bonito–MS 2023
Título de Campeão Overall Mutante – Bonito–MS 2023
Título de Campeão TOP1 Amado Moura Classic – Três Lagoas-MS 2024
Título de Campeão Overall Amado Moura Classic – Três Lagoas-MS 2024
Título de Campeão TOP1 Estadual – Campo Grande–MS 2024
Nesta sexta-feira, dia 5 de julho, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos relevantes, veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:
Dourados – Barbosinha ainda está no páreo para concorrer à prefeitura
O vice-governador José Carlos Barbosa (PSD), o “Barbosinha”. Foto: Arquivo/Correio do Estado
O vice-governador José Carlos Barbosa, “Barbosinha” (PSD), ainda não decidiu se disputará a prefeitura de Dourados nas eleições de 6 de outubro. A assessoria de imprensa informou que a decisão será anunciada na convenção do partido em Dourados. Em entrevista a uma rádio de Campo Grande, Barbosinha declarou que está preparado para concorrer, comparando-se a um noivo pronto para o casamento: “Se tiver necessidade, meu nome está à disposição do meu partido e de Dourados”. (Correio do Estado)
Sidrolândia – Policial militar morre em acidente
Foto: Babalizando MS
Na terça-feira, dia 2, um grave acidente na BR-060, em Sidrolândia, resultou na morte de Reginaldo Silva da Cruz, de 57 anos. Ele, que era Terceiro Sargento da Polícia Militar, morreu no local. Reginaldo dirigia um Volkswagen Gol e colidiu com uma carreta conduzida por um homem de 52 anos. A carreta cruzava a rodovia quando o Gol, seguindo de Campo Grande para Sidrolândia, bateu na traseira da carreta. (Diário Digital)
Saúde – MS registra 13.470 casos confirmados de dengue
Foto: Divulgação
MS registrou 20.185 casos prováveis de dengue em 2024, com 13.470 confirmações, conforme o boletim da 26ª semana epidemiológica. Foram confirmados 26 óbitos e outros 13 estão sob investigação. Cidades como Caarapó, Iguatemi, Itaquiraí, Juti, Maracaju, Naviraí, Novo Horizonte do Sul e Vicentina registram incidência média. Os óbitos ocorreram em Aparecida do Taboado, Amambai, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã e Sete Quedas. (O Pantaneiro)
Esporte – Coxim sedia terceira divisão dos Jogos Escolares da Juventude de MS
Foto: Divulgação
A próxima etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2024 será em Coxim, de 9 a 14 de julho, com disputas da terceira divisão de futsal masculino e voleibol feminino para estudantes de 12 a 14 anos. A competição reunirá 422 atletas de 27 municípios, com partidas de voleibol na Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura e futsal no Ginásio Municipal Fernando Fontoura, Ginásio Ademir Mochi e campus do IFMS. A primeira etapa ocorreu em Campo Grande, de 6 a 24 de junho. (Dourados News)
Tecnologia – MS ocupa 13º lugar no ranking brasileiro de usuários de streaming
Foto: Banco de imagens Freepik
No Brasil há 23,8 milhões de usuários de plataformas de streaming como Netflix e Prime Video. Mato Grosso do Sul está em 13º lugar com 1,19% desses usuários, enquanto São Paulo lidera com 44,48%. A maioria tem entre 34 e 43 anos (28,4%), com equilíbrio de gênero (50% masculino, 49% feminino) e renda mensal de R$ 2,5 mil a R$ 5 mil (41,7%), predominantemente da classe AB (70,5%). Comparativamente, 41,71% dos usuários de streaming pertencem à faixa de renda entre R$ 2.501,00 e R$ 5 mil, enquanto no total da população analisada, esse percentual é de 21,90%. (Midiamax)
Ladário – Acidente deixa mãe e menina de 3 anos em estado grave
Na quarta-feira, dia 3, uma mulher de 36 anos e sua filha de 3 foram gravemente feridas em Ladário, após o Corsa Classic que ela dirigia colidir com uma árvore na estrada da Codrasa, rumo a Baía Negra. Elas ficaram presas nas ferragens após o veículo capotar e parar com o impacto contra a árvore. A motorista sofreu traumatismo craniano, enquanto a criança teve ferimentos no rosto e possivelmente fraturou a perna esquerda. (MS News)
Três Lagoas – Idoso cai em golpe e perde R$ 50 mil após acreditar em prêmio de R$ 3 milhões
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Um idoso de 72 anos em Três Lagoas foi vítima de um golpe ao acreditar ter ganho R$ 3 milhões na loteria. Abordado por um homem sobre o suposto prêmio, foi convencido por uma mulher que se apresentou como assistente social a sacar R$ 50 mil de sua conta para resgatar o dinheiro. Ele transferiu R$ 45 mil e sacou mais R$ 5 mil, entregando tudo aos golpistas. Após perceber o engano, o idoso se dirigiu à delegacia local para relatar o ocorrido. O caso foi registrado como estelionato contra idoso. (Cassilândia Notícias)
Estado – Indústria já abriu 5.151 novas vagas formais de emprego em 2024
Foto: Fiems
Em maio, a atividade industrial no Estado abriu 532 postos de trabalho, com destaque para abate de bovinos (+265), tratamentos térmicos/acústicos/vibração (+119), e construção de edifícios (+93). De janeiro a maio, foram criadas 5.151 vagas, lideradas pela fabricação de álcool (+969), abate de bovinos (+785), e abate de aves (+309). A indústria respondeu por 26% das novas vagas no período. Entre as cidades com saldo positivo, estão Eldorado (+96), Itaquirai (+182) e Naviraí (+172). (EnfoqueMS)
Nova Andradina – Polícia prende grupo suspeito de furtar gado e dar prejuízo de R$ 400 mil a fazendeiros
Foto: PCMS/Reprodução
Um trio foi preso sob suspeita de furtar gado, em Nova Andradina, causando prejuízos de aproximadamente R$ 400 mil a produtores rurais. A Polícia Civil agiu após o relato do desaparecimento de mais de 100 cabeças de gado de uma fazenda. Os policiais interceptaram os suspeitos enquanto estavam carregando os animais furtados em um caminhão boiadeiro. Os três indivíduos, de 28, 43 e 56 anos, confessaram o crime. O plano deles incluía transportar o gado para uma fazenda arrendada por um deles. (g1)
Itaquiraí – Locutor de rádio é preso por abusar sexualmente de adolescente de 13 anos
Foto: Jardim MS News
Um locutor de rádio de 61 anos foi preso em Itaquiraí por estupro de vulnerável, após assediar uma menina que ele ajudava com doações desde que sua casa foi incendiada. Os assédios começaram dois anos atrás, incluindo tentativas do locutor de ter relações sexuais, fazer toques indevidos e usar apelido carinhoso, como se mantivesse um relacionamento. A vítima denunciou o crime após novo assédio em junho. O delegado solicitou e a prisão preventiva foi cumprida pela polícia. (Campo Grande News)
Com sol e variação de nebulosidade, a previsão para esta sexta-feira (5) indica continuidade do tempo seco em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), esta situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece as temperaturas mais altas.
Aliado ao calor, registra-se ainda baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 30%, com destaque nas regiões norte, Pantanal e Bolsão. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e, devido ao ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais, a orientação é que a população não coloque fogo em nenhuma situação.
Nesta sexta, Campo Grande amanhece com 19°C e atinge 31°C à tarde. Dourados e Anaurilândia registram temperaturas semelhantes, com mínimas de 16°C e máximas de 32°C. Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã apresenta variação entre 16°C e 29°C
Na região do Bolsão, Paranaíba e Três Lagoas chegam aos 31°C nos horários mais quentes do dia, com mínimas respectivas de 15°C e 18°C. Em Coxim, no Norte do Estado, a mínima é de 17°C e a máxima de 34°C.
No Pantanal, os termômetros em Corumbá marcam 22°C inicialmente e registram 34°C à tarde, já os valores em Aquidauana variam entre 18°C e 34°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho apresenta 18°C pela manhã, com máxima de 30°C.