19.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 905

Equipe amambaiense participa do 2º Campeonato Internacional Open de Kung Fu neste fim de semana

0
Foto: Divulgação

Acontecerá neste fim de semana, dias 13 e 14 de julho, em Chapadão do Sul, o 2º Campeonato Internacional Open de Kung Fu. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Kung Fu Kuoshu, juntamente com a Federação Sul-Mato-Grossense e a Associação Chapadense de Kung Fu, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul e da Secretaria de Esporte e Cultura do município.

A competição contará com a participação de equipes do MS, Rio de Janeiro e São Paulo. Também haverá a participação de atletas da Itália, Paraguai e Venezuela nas disputas de formas online.

O evento será seletivo para o XII Expo Gonçalense de Kung Fu, um dos maiores eventos de Kung Fu do Brasil, que acontecerá no dia 25 de agosto.

A equipe amambaiense contará com sete atletas nas modalidades de luta e formas. Destaque para os atletas Alequison Rodrigues e Rafael Valiente, que farão duas das três lutas principais do evento, chamadas de Super Fight. Alequison lutará na categoria até 82 kg, e Rafael na categoria até 60 kg.

Os atletas estão indo para esse evento com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai e Sedesc. O atleta Egberto José da Silva conta com o apoio da SM Arquitetura e Construção.

Em três meses, Grupo Onça Pintada atende mais de 1,5 mil mulheres em 24 municípios

0
Fotos: Assessoria

Cumprindo sua missão de salvar vidas através da prevenção ao câncer de mama, o Grupo Onça Pintada (GOP), organização não governamental (ONG) fundada há 23 anos pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), percorreu os quatro cantos de Mato Grosso do Sul e atendeu mais de 1,5 mil mulheres em 24 municípios ao longo dos últimos três meses.

De março a junho de 2024, a equipe multidisciplinar do GOP atendeu mulheres de Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, distrito de Alto Caracol, Cassilândia, Coxim, Dourados, Inocência, Japorã, Jardim, Miranda, Mundo Novo, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo e Rio Verde de Mato Grosso.

Em três meses, Grupo Onça Pintada atende mais de 1,5 mil mulheres em 24 municípios

Em Campo Grande, onde está localizada a sede do GOP, a unidade móvel percorreu todas as regiões da cidade, atendendo pacientes dos bairros Vila Marli, Mário Covas, Silvia Regina, Santa Emília, Jardim das Virtudes, Coophavilla, Vila Planalto e Aero Rancho.

“No Grupo Onça Pintada, as mulheres recebem atendimento preventivo na própria cidade, graças à nossa unidade móvel e ao time dedicado de voluntários que vão até onde elas precisam. Assim, evitamos a necessidade de uma viagem cansativa até Campo Grande, onde está localizada nossa sede”, explica Paulo Corrêa, padrinho do projeto.

Na unidade móvel, afirma Corrêa, as pacientes recebem atendimento clínico, onde é realizado o rastreio da mama (exame de toque) e, caso sejam encontrados nódulos, é feita a ultrassonografia. “Se, durante a ultrassonografia, nosso médico radiologista tiver alguma dúvida, a paciente é trazida para Campo Grande, onde será atendida pelo mastologista e realizará a mamografia na nossa sede”, conta.

Em três meses, Grupo Onça Pintada atende mais de 1,5 mil mulheres em 24 municípios

Paulo Corrêa lembra que os trabalhos do GOP acontecem o ano todo, reforçando a rede de combate ao câncer de mama em Mato Grosso do Sul. Ele explica porque decidiu vestir a camisa e entrar de peito na luta contra o câncer de mama. “Aos 46 anos de idade, minha mãe faleceu devido a complicações de um câncer de mama que já descobrimos em estágio avançado”, lembra.

“A partida dela para essa doença que muitas vezes é silenciosa me encorajou a encampar essa bandeira ao lado da minha família e criar o Grupo Onça Pintada. No GOP, nossa missão é salvar vidas através da prevenção, porque o segredo para aumentar as chances de cura das pacientes é fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama”, orienta.

Polícia Civil recupera motocicleta furtada em Iguatemi

0

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Iguatemi recuperou, nesta segunda-feira, 08/07, uma motocicleta Honda Biz, subtraída na noite de domingo, 07/07. Conforme o registro do boletim de ocorrência, a vítima foi em uma confraternização, estacionou a moto na Rua Enio Fernandes, na Vila Nova Esperança, por volta das 17h30min e quando ia embora, por volta das 22h30min, percebeu que a moto tinha sido furtada.

Diante dos fatos, uma equipe de policiais civis iniciou trabalho investigativo, para apurar a autoria delitiva dos fatos e recuperar o veículo da vítima. Durante as diligências realizadas em locais de provável “desova” de objetos subtraídos, a motocicleta foi localizada. Ela estava em um matagal nas proximidades da Rodovia MS386.

O veículo foi entregue à vítima e as investigações continuam para identificar a autoria do furto.

Serviço – Denúncias para a Delegacia de Iguatemi podem ser realizadas pelo telefone/WhatsApp (67) 3471-1372.

Ministério Eloim tem dia histórico em Paranhos

0
Fotos: Divulgação

O sábado, 06/07, foi um dia histórico para o Ministério Eloim em Paranhos. Sob a liderança da Pastora Débora de Oliveira, os membros promoveram uma cerimônia de dedicação do templo, conduzida pelo casal Cleison Baeve e Kelly Cristina. A data também se tornou marcante devido à celebração do 26º aniversário da igreja, que foi no dia 08/07.

Para a comemoração desta data histórica, estiveram presentes os pastores de Paranhos Mauro Mariano e Roberto Quintão, além dos convidados, preletor Pastor Oldimar Fernandes e os cantores Eziel e Mariana. Foi lido um texto sobre a história da igreja, e os pioneiros da igreja foram homenageados, recebendo o carinho de todos pelo trabalho iniciado há 26 anos. Logo após o culto, foi oferecido um jantar aos convidados presentes, com direito a um delicioso bolo de aniversário.

Teto de gastos e novo arcabouço atrapalham metas do PNE, diz relatório

0

Relatório divulgado nesta terça-feira (9) pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) mostra que o teto de gastos e o novo arcabouço fiscal contribuíram para que as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024 não fossem alcançadas. Segundo o relatório, a rigidez das regras fiscais atrapalhou o ensino público no Brasil entre os anos de 2019 e 2023.

“Desde 2017, o Brasil conviveu com três grandes regras fiscais que moldaram o arcabouço fiscal brasileiro até 2022 e restringiram o volume de recursos destinados à educação. Ao impedir que os gastos orçamentários crescessem mais do que a inflação de um ano para outro, o teto de gastos se mostrou como a regra fiscal mais rígida já implementada no Brasil”, disse Cléo Manhas, assessora política do Inesc, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ela, mesmo que de forma não explícita, as regras fiscais que estipulam um limite para o gasto público levou a corte de investimentos em educação. No período analisado pelo relatório, por exemplo, os recursos financeiros voltados à educação básica ficaram em um patamar baixo, aumentando somente nos anos em que houve alguma flexibilização nas regras fiscais, como ocorreu em 2023.

“O ano de 2023 se diferencia dos demais por termos um novo governo e pelo fato de ser o único ano em que o orçamento público não estava restrito a alguma regra fiscal de teto de gastos. Nele, constatamos uma redução expressiva do quadro de subfinanciamento, quando comparado com a média dos anos que o antecederam. Por se tratar de um ano isolado, ainda não deu tempo de os recursos financeiros promoverem mudanças nos índices qualitativos de educação, mas notoriamente reduzimos a distância para o nível de gastos compatível com uma educação de qualidade, calculado por especialistas da área”, afirmou Cléo;

“Ainda que o ano de 2023 tenha se mostrado um alento para o subfinanciamento da educação, o fato é que ainda estamos distantes do volume de recursos tido como adequado para financiar os custos referentes a uma educação de qualidade”, acrescentou.

Para a assessora do Inesc, os maiores prejudicados com o patamar baixo de financiamento para a educação são os grupos de estudantes indígenas, pretos e pardos. No Amazonas e em Mato Grosso do Sul, por exemplo, dois dos estados com maior percentual de estudantes indígenas do Brasil, os gastos per capita com educação entre os anos de 2019 e 2021 ficaram abaixo da média nacional de R$ 5 mil por ano.

“Esse estudo mostra que o argumento de que a escassez de recursos melhora a sua alocação é frágil. Na verdade, regras rígidas prejudicam o financiamento de áreas importantes para o país, que não têm lobby financeiros a seu favor, como é o caso da educação”, conclui.

Estados

O relatório do Inesc analisou o financiamento do ensino público entre os anos de 2019 e 2023 em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal.

O levantamento revelou ainda que, entre os anos de 2019 e 2022, apenas cinco estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) conseguiram ultrapassar a média nacional de gastos por aluno da rede pública por ano, estabelecida em cerca de R$ 5 mil. As unidades federativas que conseguiram obter esse resultado foram o DF, seguido pelo Amapá, Acre, São Paulo, Roraima e o Paraná.

Em 2020, pior resultado do período, apenas essas seis unidades federativas conseguiram ultrapassar a média nacional. Em 2022, ano de eleições no país e com liberação de emendas parlamentares que flexibilizaram o teto de gastos, o resultado foi melhor, com 14 unidades federativas conseguindo ultrapassar a média nacional. Além do Distrito Federal, Amapá, Acre, São Paulo, Roraima e Paraná, também conseguiram ultrapassar a média os estados de Goiás, do Tocantins, de Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, do Amazonas e de Sergipe.

O relatório demonstrou ainda que, em alguns estados como o Rio Grande do Sul, Maranhão e Alagoas, a média não só foi mais baixa que a nacional em 2023, mas também houve grande discrepância entre a expectativa e a realidade: enquanto esses estados deveriam investir entre R$ 9,8 mil e R$ 10,9 mil por aluno a cada ano, os gastos com educação por matrícula não chegaram, na realidade, a atingir, mais do que R$ 3,3 mil.

“A situação se agrava ainda mais se pensarmos que os recursos despendidos ainda teriam de corrigir a dívida educacional com as gerações passadas, bem como resgatar estudantes em idade escolar que evadiram da educação básica”, observou..

Melhorias

Para a assessora do Inesc, a educação precisa ser tratada como investimento, não como gasto. Por isso, ela defende a necessidade de desvincular as transferências para a educação de uma regra fiscal de teto de gastos. “Em primeiro lugar, é preciso tratar a educação como investimento e não como gasto que pode ser cortado a favor dos ventos. Ela precisa ser tratada como política pública que pode garantir cidadania e direitos a todas as pessoas, além de contribuir para o desenvolvimento do país”, afirmou.

“O que propomos, como caminhada necessária para superar o subfinanciamento da educação nas unidades da federação, é a desvinculação das transferências educacionais de qualquer regra fiscal de teto. Os pisos são bem-vindos para impedir que governos mais sensíveis aos interesses privados reduzam os gastos até níveis ainda mais alarmantes, mas o limite superior se mostrou entrave significativo nos últimos anos”, ressaltou.

Vale da Celulose: expansão em MS pode ter mais fábricas e quase 100 mil novos empregos

0

Já ocupando a primeira colocação nacional no raking de exportação de celulose, Mato Grosso do Sul – que atualmente responde por 24% da produção brasileira da commodity  – pode se isolar ainda mais e consolidar sua referência no setor, com as perspectivas apresentadas nesta segunda-feira (8) ao governador Eduardo Riedel por representantes de empresas de alcance mundial e pela direção da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais.

Dados apresentados pelo setor mostram que o Mato Grosso do Sul pode ser o destino de ao menos quatro novos empreendimentos do setor de celulose até o ano de 2032, expansão que demandaria a criação de quase 100 mil novos empregos no setor, sendo aproximadamente 24 mil diretos e outros 69 mil indiretos.

O volume de vagas prevista leva em consideração apenas a operação das unidades, sem levar em conta os empregos que serão gerados durante o processo de construção das fábricas.

Além dos pedidos relacionados à qualificação de mão de obra, representantes das principais empresas do setor, como Arauco, Suzano, Bracell e Eldorado, também apresentaram ao governador e aos secretários Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento) e Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica) demandas envolvendo questões sociais, como educação, habilitação e saúde pública.

“O Mato Grosso do Sul batalhou muito para alcançar esse patamar de competividade e esse ambiente extremamente favorável de negócios e crescimento econômico”, afirma o governador Eduardo Riedel, destacando que graças a uma gestão fiscal austera e equilibrada, o Estado é hoje destaque nacional e está no topo do ranking de competividade, investindo mais de 18% de sua receita corrente líquida, indicador de investimento público ligado à solidez fiscal.

Vale da Celulose: expansão em MS pode ter mais fábricas e quase 100 mil novos empregos
Vale da Celulose: expansão em MS pode ter mais fábricas e quase 100 mil novos empregos
Vale da Celulose: expansão em MS pode ter mais fábricas e quase 100 mil novos empregos

O presidente da Ibá, Paulo Hartung, foi quem apresentou o estudo ao governador e sua equipe, destacando a importância de estabelecer uma agenda de trabalho, haja vista os planos de expansão da celulose no Estado.

“O setor é forte no Brasil, mas olhar para a expansão do setor é olhar para o Mato Grosso do Sul. Há desafios e um dos maiores reside na necessidade de criar capacidade para dar conta da crescente demanda por mão de obra e infraestrutura social e econômica. Mas temos em mãos uma enorme oportunidade e esse polo pode virar uma referência no mundo”, frisa.

Verruck pontuou que durante o encontro o Governo de Mato Grosso do Sul apresentou uma série de ações já implementadas, como o Voucher Transportador e a abertura de vagas de educação infantil, além de anunciar que a expansão do setor permite a geração de novas e melhores oportunidades de emprego aos sul-mato-grossenses.

“Já estamos na fase final da nova industria da Suzano em Ribas de Rio Pardo, e a Arauco já iniciou a terraplanagem [da nova fábrica] em Inocência. Com isso, o Mato Grosso do Sul vai liderar a exportação e a produção de celulose no país. Hoje já temos 1,4 milhão de hectares plantados e devemos chegar a 2 milhões de hectares plantados com esses novos projetos, beneficiando todos os municípios da Costa Leste”, destaca Jaime Verruck.

Pelo setor, compareceram além de Paulo Hartung o embaixador José Carlos da Fonseca Jr, diretor da Ibá; Darcio Berni, diretor executivo da ABTCP; Douglas Lazaretti e André Vieira, da Suzano; Germano Vieira, da Eldorado; Mauro Quirino e Manoel Browne, da Bracell; Carlos Altimiras e Theófilo Militão, da Arauco; e Júnior Ramires e Dito Mario, da Reflore.

Comunicação Governo de MS

Não esqueça o casaco: terça-feira tem chances de chuvas e alta nebulosidade favorece sensação de frio

0

Para esta terça-feira (9), a previsão indica mudanças no tempo, com muita nebulosidade e condições para chuvas em Mato Grosso do Sul. Com isso, deve ser registrado pequena amplitude térmica devido ao avanço do ar frio e, além disso, a alta nebulosidade favorece ainda mais a sensação de frio.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo fechado combinado com a possibilidade de chuvas favorece temperaturas mais amenas em todo o Estado. “Os maiores acumulados de chuvas são previstos entre segunda e terça-feira e na quinta-feira, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste”, afirma o órgão.

A mínima prevista em Campo Grande é de 11°C e a máxima de 15°C. No município de Dourados, a mínima é de 10°C e a máxima de 13°C. Na fronteira com o Paraguai, os termômetros em Ponta Porã marcam 8°C inicialmente e chegam aos 11°C. Anaurilândia, na região Leste, apresenta variação entre 14°C e 16°C.

Em Paranaíba, no Bolsão, a mínima é de 17°C e a máxima de 28°C; em Três Lagoas, na mesma região, os valores variam entre 16°C e 22°C. Na região Norte, Coxim amanhece com 14°C e registra 21°C à tarde.

No Pantanal, as temperaturas em Corumbá iniciam aos 11°C e chegam aos 15°C ao longo do dia, já Aquidauana tem mínima de 12°C e máxima de 14°C. Na região Sudoeste, Porto Murtinho inicia esta terça-feira com 11°C e atinge 15°C nos horários mais quentes.

Não esqueça o casaco: terça-feira tem chances de chuvas e alta nebulosidade favorece sensação de frio

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Com R$100 mil em emendas do deputado Gerson Claro, escolas de Maracaju recebem novas brinquedotecas

0
Fotos: Assessoria

A escola municipal Maurícia Paré Gomes e o Centro Integrado de Educação Infantil São Benedito no município de Maracaju inauguraram na última semana as novas brinquedotecas adquiridas através de emenda parlamentar designada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro.

Ao todo foram destinados R$ 100 mil para a construção das brinquedotecas e compra de brinquedos novos para as duas escolas. A entrega foi acompanhada do prefeito de Maracaju, Marcos Calderan e da secretária de educação de Maracaju, Carolina Lima Ferreira.

Com R$100 mil em emendas do deputado Gerson Claro, escolas de Maracaju recebem novas brinquedotecas

“Tivemos a honra de entregar duas novas brinquedotecas, uma na CIEI São Benedito e outra na E. M Maurícia Paré Gomes. Isso só foi possível porque tivemos a parceria do deputado Gerson Claro. Somos muito gratos por essas emendas oportunizando nossas crianças a desenvolverem suas habilidades através da brincadeira”, destacou a Carolina.

Para Mariene da Silva Dionisio a gestora escolar da CIEI São Benedito, que conta com 330 alunos, a nova brinquedoteca contribui de forma lúdica para as principais etapas da educação infantil.

“A brinquedoteca é um importante material didático para as crianças e faz parte da educação básica, principal alicerce educacional. Era algo há muito tempo aguardado pelas crianças, que agora contarão com um novo parque de brinquedos educativos, novas brincadeiras, tudo isso como forma de estimulo à educação das crianças”, explica a gestora.

“Acredito que investir na educação e no desenvolvimento lúdico das crianças é um passo fundamental para o seu crescimento. Ver a alegria nos rostos dos alunos e saber que contribuímos para um ambiente mais estimulante e educativo é recompensador.”, destacou o deputado Gerson Claro.

Destinação de emendas

No dia 25 de junho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, destinou mais de R$ 1,8 milhão (R$ 1.835.000,00) para saúde, valor que corresponde a 61% da cota de R$ 3 milhões que cada deputado pode alocar em recursos por meio de emendas parlamentares.

A liberação teve participação do governador Eduardo Riedel esteve na Assembleia Legislativa para assinar a liberação de R$ 72 milhões que atenderão os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Entre as entidades atendidas com as emendas de Gerson estão as instituições mantenedoras dos hospitais de Fátima do Sul (Sociedade Integrada de Assistência Social) ; Anaurilândia (Hospital Sagrado Coração de Jesus ) e de Jardim (Hospital Marechal Rondon).

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Paulo – Fone: 3481-1693

Próximo à agência dos Correios

5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024 em Amambai

0
Fotos: Grupo A Gazeta e Divulgação

5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024 reúne atletas de alto nível em Amambai

0
Equipe da Associação de Ciclismo Amambaiense (ACA) foi uma das participantes do evento neste domingo, dia 7 de julho, em Amambai. Fotos: Divulgação

Com troféus e o total de R$ 8.200,00 em premiações, a 5ª Etapa da Copa Conesul de MTB 2024/Marathon Cidade Crepúsculo/Amambai-MS foi realizada no último domingo, 7 de julho, no Clube do Laço, em Amambai. A largada ocorreu às 7h30, reunindo ciclistas de diversas categorias e idades do município e da região.

O evento foi organizado pela Associação de Ciclismo Amambaiense (ACA). De acordo com o presidente da ACA, Edilson da Rosa Valençuela, a etapa foi um sucesso, reunindo 238 atletas divididos nos percursos de Turismo (24 km), Sport (51 km) e Pró (70 km).

Na Categoria Pro, os competidores disputaram nas subcategorias Elite Masculino, Sub 30 Masculino, Master A1 Masculino, Master A2 Masculino, Master B1 Masculino, Master B2 Masculino e Elite Feminino. As premiações variaram de R$ 200 a R$ 1.000, distribuídas do quinto ao primeiro colocado.

Na Categoria Sport Masculino, as subcategorias incluíram Juvenil, Junior, Sub 30, Master A, Master B, Master C1, Master C2, Master D1, Master D2, Dupla Mista e PNE (Pessoas com Necessidades Especiais). Os prêmios para esta categoria foram de R$ 100 a R$ 500, também do quinto ao primeiro colocado.

Para a Categoria Sport Feminino, as subcategorias foram Juvenil/Júnior, Sub 30, Master A, Master B, Master C e Dupla Mista. Os prêmios seguiram a mesma faixa da categoria masculina, de R$ 100 a R$ 500, conforme a colocação.

A Categoria Turismo teve uma modalidade unificada, abrangendo o infantojuvenil masculino e feminino. Os vencedores desta categoria receberam troféus do primeiro ao quinto lugar.

Além das premiações individuais, as duas maiores equipes do campeonato receberam troféus em reconhecimento ao seu desempenho e participação.

Entre os apoiadores, a 5ª Etapa da Copa Conesul de MTB 2024 contou com o apoio do Sicredi, da Federação do Ciclismo e do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).

>> Confira a galeria de fotos do evento acessando este link.

Resultados

Pró Masculino

5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024 reúne atletas de alto nível em Amambai
  1. Lucas Viegas Serralho (Equipe Pro Pedal)
  2. Natan Jesus Carvalho (Equipe Team Route)
  3. Elvis Felisberto (Equipe)
  4. João Carlos Silva (Equipe Canela Seca)
  5. Pedro Thiago Sobreira Domingos (Equipe Pro Pedal)

Pró Feminino

5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024 reúne atletas de alto nível em Amambai
  1. Josiane Pereira (Equipe Canela Seca)
  2. Jéssica Freitas da Silva (Equipe Dias Bike – Fusão de Ciclismo)
  3. Cátia Rojas (Equipe Ciclo Brasil)
  4. Karollina de Araújo Paião (Equipe Araras Bike Clube)
  5. Cristiane Ferreira de Lima (Equipe Pedaleiro)

Sport Masculino

5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024 reúne atletas de alto nível em Amambai
  1. Eliberto do Nascimento (Equipe Umuarama)
  2. William Gonçalves Coelho (Equipe Associação de Ciclismo Amambaiense ACA)
  3. Cristian Eduardo Selinger (Equipe Palotina Bike Team)
  4. José Eduardo Rossi Viega (Equipe Texas)
  5. Gerson Passarelli Garcia (Equipe Pro Pedal)

Sport Feminino

5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024 reúne atletas de alto nível em Amambai
  1. Rose Cioca (Equipe Canela Seca)
  2. Dirlene da Silva Pereira de Oliveira (Equipe Associação de Ciclismo Amambaiense ACA)
  3. Edionice Savegnago (Equipe Bicicletaria Mainardi)
  4. Vanildes Schimidt (Equipe Ciclo Brasil)
  5. Cristiana Rodrigues Brito (Equipe Race Bikes Team)

Dupla Mista

5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024 reúne atletas de alto nível em Amambai
  1. Rosangela Aparecida Rorato / Victor Hugo (Equipe MTB Terra Roxa)
  2. Andréia Albuquerque / Danilo Brasil Servantes (Equipe Texas)
  3. Crislaine Sanson Santos / Fabrício Oliveira Santos (Equipe Texas)
  4. Andreza Souza / Edney Coelho de Souza (Equipe Bike School)
  5. Cíntia Ramires / Fernando Braga (Equipe Ciclo Brasil)

Hand Bike Masculino

5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024 reúne atletas de alto nível em Amambai
  1. Alysson Queiroz Cabreira
  2. Ivanildo da Silva Marcelino

Turismo Geral Masculino

5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024 reúne atletas de alto nível em Amambai
  1. Crenilson Felix da Silva (Equipe Associação de Ciclismo Amambaiense ACA)
  2. Isaque Beraldo (Equipe Amambai)
  3. Thiago Henrique M. Steffen (Equipe Amambai)
  4. Autamir Cotocio Ortega (Equipe Tacuru)
  5. José Rodrigo da Silva Lima (Equipe Race Bikes Dourados)

Turismo Geral Feminino

5ª etapa da Copa Conesul de MTB 2024 reúne atletas de alto nível em Amambai
  1. Zilda Vargas Tintton (Equipe Amambai)
  2. Patrícia Aparecida Vicentim (Equipe Amambai)
  3. Josimara do Rei Santos (Equipe Dourados)
  4. Lucilene V. Lino (Equipe ACBV Bela Vista)
  5. Renata Dias (Equipe Amigos da Bike Dourados)

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Prefeitura de Paranhos promoveu a abertura do Campeonato Rural de Futebol Suíço “Oscar Peixer”

0
Fotos: Divulgação

O final de semana foi bastante movimentado para os desportistas de Paranhos. Na tarde de sábado (06), a Prefeitura Municipal de Paranhos, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), promoveu a abertura do Campeonato Rural de Futebol Suíço “Oscar Peixer” na região Sul. Nas categorias masculino e feminino, o certame é realizado na Vila São José, no terrão. A primeira rodada começou com tudo, com um total de 12 gols marcados em 4 partidas:

  • Assentamento S. J. Jatobá 2 x 1 Atlético São João Potrero – Livre
  • Atlético Potrero 3 x 1 Ernesto Bortolon – Livre
  • Elite FC Potrero 0 x 2 Estrelas do Campo Potrero – Feminino
  • Vila Taquaperi 3 x 0 RCP Pirajui – Livre

No pontapé inicial da competição, estiveram presentes o chefe do executivo paranhenense, Donizete Viaro, o vereador Hélio Acosta, o secretário de Governo Municipal, Raphael Lima, o superintendente de Esporte, Edson Valtuir, e a família Peixer. Edson falou sobre o campeonato e a homenagem ao saudoso ex-vereador Oscar Peixer. “As competições esportivas seguem o cronograma, com todo apoio do executivo. Aqui, uma justa homenagem a um dos fundadores deste assentamento, que ganhou o respeito de toda a população de Paranhos. Como vereador, ele foi brilhante quando se fala em união e em ajudar as pessoas”, disse Edson.

No domingo, 07/07, teve início a edição 2024 do Campeonato Conesul de Voleibol Masculino e Feminino, etapa Paranhos, com jogos no Ginásio de Esporte Flávio Derzi, entre as equipes das cidades de Paranhos, Amambai e Aral Moreira. Os resultados dos jogos foram:

Feminino:

  • Paranhos 2 sets a 1 Amambai
  • Paranhos 2 sets a 1 Aral Moreira

Masculino:

  • Paranhos 2 sets a 1 Amambai
  • Paranhos 2 sets a 0 Aral Moreira
  • Amambai 2 sets a 0 Aral Moreira

Ainda na manhã de domingo, na região norte (Posto Fiscal), tivemos o início do Campeonato Rural de Futebol Suíço “Oscar Peixer”. A abertura contou com a presença do governo municipal, prefeito Donizete, vereador Joãozinho, secretários, torcedores e familiares do homenageado. A Banda Musical Ariel Moraga, sob a regência do maestro Robert, executou o hino nacional, assim como no Assentamento São José. No gramado, foram realizados quatro jogos com 9 gols assinalados:

  • Água Colorado 1 x 3 Paraguassu (A) – Livre
  • Super Star Paraguassu 1 x 0 FC União Arroio Corá – Feminino
  • Club Nação da Fiel 0 x 2 PV 7 Cerros – Livre
  • Sport Paraguassu 1 x 1 Studiante 7 Cerros – Livre

Entre os principais objetivos da competição estão estimular, promover e integrar a população de diversas regiões do município, valorizar e desenvolver, através de investimentos da prefeitura, o esporte da nossa cidade.

Preocupações da indústria de óleos vegetais com a Reforma Tributária

0

Entramos na semana decisiva para a regulamentação da Reforma Tributária,e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) manifesta preocupação com pontos importantes.

O Grupo de Trabalho 1 da Câmara dos Deputados entregou o substitutivo para o PLP 68/2024 com ajustes que não simplificam o modelo tributário perseguido, isto em razão da manutenção de diversas obrigações acessórias de controle fiscalizatórias remanescentes da proposta revisada.

Por exemplo, os prazos para ressarcimento dos créditos do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Sobre Bens Serviços (CBS) que, junto a pouca clareza de quando serão aplicados, especialmente para a hipótese dos demais casos, temos que uma vez iniciado quaisquer procedimentos pelo Fisco, o prazo de devolução e/ou ressarcimento desses créditos poderá ser de até um ano, o que impactará severamente o fluxo de caixa das empresas, isto combinado ao cumprimento de pouco transparentes e abusivas obrigações postas no texto da proposta.

E mais, para a tributação de combustíveis e apesar da menção de que está sendo preservado o modelo atual de tributação, tem-se que para o biodiesel a sujeição passiva não é mais atribuída às usinas produtoras, implicando em gravosa alteração para modelo vigente e validado pelas autoridades fazendárias – após a alteração do negócio para mercado aberto – desde 2022.

Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó

0
Lançamento de pré-candidaturas de Gordo da Tigre e Pipoca foi prestigiada por expressivas lideranças em Caarapó. (Fotos: Divulgação)

Em ato realizado na noite da última sexta-feira (5), no salão de eventos da Associação Comercial e Empresarial de Caarapó (Acec), o atual vice-prefeito Leônidas Ignácio Moreno, popularmente conhecido como Gordo da Tigre, e o vereador Odirlei Luiz Longo, o Pipoca, lançaram as suas pré-candidaturas a prefeito e a vice-prefeito, respectivamente. A cerimônia foi prestigiada por expoentes lideranças políticas estaduais e municipais, a exemplo dos deputados estaduais Pedro Arlei Caravina, Mara Caseiro e Zé Teixeira, deputado federal Dagoberto Nogueira, suplente de deputado federal Waltinho Carneiro e o presidente estadual do PSDB, ex-governador Reinaldo Azambuja, além do prefeito e presidente do diretório municipal do PSDB de Caarapó, André Nezzi, e os vereadores locais.

No mesmo ato, também foram apresentados os pré-candidatos à Câmara Municipal dos partidos que lançarão postulantes às onze cadeiras do Poder Legislativo municipal: PP, PSDB, Podemos, Federação Brasil Esperança (PT/PV) e PSD.

Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó

O pré-candidato Gordo da Tigre é integrante do Partido Progressistas (PP). Já o pré-candidato Pipoca é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

O pré-candidato a prefeito Gordo da Tigre nasceu no dia 5 de outubro de 1965 na região do Liberal, distrito de Nova América, no município de Caarapó.

Em 1989, percebendo o potencial de desenvolvimento da região, fundou junto a um sócio a loja Tigre Materiais de Construção. A empresa logo ganhou projeção no município.

Paralelamente aos negócios, Gordo da Tigre formou-se em Direito pela Unigran em 1992, tornando-se também advogado, por aprovação na prova da OAB no mesmo ano.

Sua atuação empresarial e liderança fizeram com que fosse convidado a participar de diversas entidades da sociedade caarapoense, como a APAE, CEMA, Guarda Mirim, Asilo e Rotary Club. Além disso, atuou por seis anos como tesoureiro do Hospital São Mateus.

Atualmente, Gordo da Tigre é parceiro de entidades da cidade. Também é sócio fundador da Tigre Materiais e da Construtora e Incorporadora Caarapó, que já tem 19 anos de existência, sendo responsável pela construção do primeiro edifício residencial do município. Hoje já são quatro prédios em Caarapó e um em Dourados.

Atual vice-prefeito do município, Gordo da Tigre tem quatro filhos e é casado atualmente com Íris Vanda Ortoncelli Moreno, sendo pai de coração de outras duas filhas. Tem cinco netos.

Já Odirlei Luiz Longo, conhecido por Pipoca, pré-candidato a vice-prefeito, nasceu em São João, no Paraná, em 21 de junho de 1981. Aos dois anos de idade chegou a Caarapó com os pais Euclides Longo e Anelide Tereza Loddi Longo.

Pipoca entrou na Guarda Mirim no ano de 1994, com 13 anos e seu primeiro emprego foi como mirim no Harmonia Tênis Clube, hoje Clube União. Trabalhou no antigo Mercado Santo Antônio por cinco anos nas funções de repositor e entregador e no antigo frigorífico Fribrasil, na função de balanceiro e na câmara fria.

Em 2006, Pipoca disputou a eleição para conselheiro tutelar, sendo o segundo mais votado, permanecendo na função por dois mandatos – entre 2007 e 2012.

Em 2012, disputou a eleição de vereador, sendo o candidato mais votado, com 870 votos, tendo sido reeleito em 2016 e em 2020. Foi presidente da Câmara de Vereadores de Caarapó no biênio 2021-2022.

Pipoca é casado com Franciele Marinho da Silva Longo e é pai de Tainara Marinho Longo, de 18 anos, e de Maria Julia Marinho Longo, de sete anos, e avô de Davi Luiz Marinho, de um ano e cinco meses.

Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó
Gordo da Tigre e Pipoca fazem lançamento de pré-candidaturas a prefeito e vice em Caarapó

Dr. Baena continua lutando pela realização de Casamento Comunitário em Caarapó

0

O vereador Dr.Baena (PSDB) encaminhou recentemente indicação à Secretária de Assistência Social, solicitando a realização de um novo projeto social de Casamento Comunitário. De acordo com o parlamentar sua proposição visa atender famílias que não dispõe de recursos para regularizar os seus documentos conjugais.

O último casamento comunitário foi realizado no mês de agosto do ano passado, por indicação do vereador Baena. O parlamentar afirmou que pretende continuar lutando para que consiga novamente realizar esse ato, que é o sonho de muitos casais.

“Estou otimista, e creio que assim como nosso pedido foi atendido no ano passado, esse ano a Secretaria Municipal de Assistência Social poderá viabilizar novamente este projeto social e assim, ajudarmos muitas famílias”, disse o vereador.

Parceria entre Governo de MS e cooperativismo é reforçada em evento de 45 anos da OCB-MS

0

Somar esforços para gerar desenvolvimento. A premissa básica do cooperativismo e tudo o que nasce em torno das atividades dessa natureza são protagonistas no crescimento de Mato Grosso do Sul, algo reforçado na noite de ontem (4) pelo Governo do Estado no evento de 45 anos da OCB (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras) sul-mato-grossense.

O governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck (Desenvolvimento) participaram do evento, ao lado do presidente da OCB-MS, Celso Ramos Régis, e do coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo, o deputado estadual Rinaldo Modesto. Ambos ressaltaram o poder da atividade e sua importância socioeconômica.

“A gente veio aqui para ratificar o nosso compromisso com o sistema cooperativista, que tem um importante papel na nossa economia e na formação cultural pela qual o nosso desenvolvimento passa”, comenta o governador, citando também em seguida o crescimento entre 5% e 7% ao ano, o pleno emprego e a baixo índice de pobreza extrema do Estado.

Os índices citados por Riedel são frutos de um ambiente de crescimento que se autoalimenta, já que melhorias sociais refletem também em um ambiente melhor para o desenvolvimento econômico. “Isso tem a ver com a uma série de ações coordenadas e com uma estratégia clara por parte do Governo, que é criar um ambiente de confiança”, destaca o governador.

Eduardo Riedel frisa ainda que é fundamental que as pessoas não tenham surpresas ao buscarem investir em Mato Grosso do Sul. “Quando a empresa, a cooperativa vem investir aqui, ela tem absoluta segurança de que a diretriz de que o rumo formado pelo Estado não vai gerar nenhum tipo de surpresa para o empreendimento colocado”.

Parceria entre Governo de MS e cooperativismo é reforçada em evento de 45 anos da OCB-MS
Parceria entre Governo de MS e cooperativismo é reforçada em evento de 45 anos da OCB-MS
Parceria entre Governo de MS e cooperativismo é reforçada em evento de 45 anos da OCB-MS
Parceria entre Governo de MS e cooperativismo é reforçada em evento de 45 anos da OCB-MS

A capacidade de investimento por parte do Estado, com 18,5% da receita corrente líquida sendo aplicada em ações diretas, é outro trunfo apontado por Riedel. Mato Grosso do Sul é o estado que mais investiu ‘per capta’ e o que mais investiu percentualmente.

“É o crescimento associado a essa responsabilidade como comunidade, com a força da consciência de que quem faz as mudanças somos nós. Não vamos ficar esperando vir de alguém, vamos realizar, vamos executar e é o que o sistema cooperativo faz. Então a nossa gratidão por acreditarem no Mato Grosso do Sul, seja das cooperativas de fora, sejam com as que aqui nasceram, construíram”, conclui Eduardo Riedel.

Termo de cooperação e agradecimentos

Durante a solenidade, Riedel, Verruck e outros presentes foram homenageados com troféus pela OCB-MS. Além disso, o Governo também assinou termo de cooperação mútuo com a OCB, reforçando a parceria que ocorre há anos entre o Poder Público e as cooperativas aqui estabelecidas.

“Temos um trabalho de fortalecimento, de criação de cooperativas de Mato Grosso do Sul e a OCB fazendo toda essa capacitação. Nós do Governo entendemos que tem vários seguimentos que ainda tem o potencial de cooperar e desenvolver o cooperativismo no nosso Estado, e principalmente apoiar também aqueles que já estão instalados”, explica Verruck.

Parceria entre Governo de MS e cooperativismo é reforçada em evento de 45 anos da OCB-MS
Parceria entre Governo de MS e cooperativismo é reforçada em evento de 45 anos da OCB-MS
Parceria entre Governo de MS e cooperativismo é reforçada em evento de 45 anos da OCB-MS

O secretário acrescenta ainda que em conjunto foi possível garantir várias melhorias na busca por recursos e outros instrumentos de fomento ao desenvolvimento do cooperativismo local e, consequentemente, crescimento econômico de Mato Grosso do Sul. Atualmente, as cooperativas representam 15% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

“Somente na atual gestão estadual nós já temos investimento de mais de R$ 2 bilhões na economia sul-mato-grossense, investimentos do cooperativismo. Esses R$ 2 bilhões geraram nesse curto período de um ano e meio mais de 1,25 mil empregos diretos para o Estado de Mato Grosso do Sul. Então a estratégia do cooperativismo está dentro da estratégia de desenvolvimento do nosso Estado”, finaliza o secretário de Desenvolvimento.

Antes do fim da cerimônia, o presidente da OCB-MS fez questão de ressaltar a importância do apoio do Governo de Mato Grosso do Sul para o crescimento do cooperativismo no Estado. “Aquilo que é bom tem que continuar, e nós estamos em um Estado com certeza de um Governo que prega aquilo que chamamos de felicidade, e se felicidade é coisa boa para o ser humano, nós vamos continuar com felicidade”, disse Celso Régis.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende

Casa do Trabalhador disponibiliza 45 oportunidades de emprego nesta terça-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 45 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 09 de julho, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 vaga para atendente de padaria
1 vaga para copeira
1 vaga para operador de caixa
1 vaga para consultor de vendas
1 vaga para operador de mercadorias e derivativos
1 vaga para balconista de açougue
4 vagas para agente de saneamento
2 vagas para motorista de caminhão
1 vaga para atendente do setor hortifrutigranjeiros
1 vaga para motofretista
2 vagas para salgadeiro
1 vaga para soldador
2 vagas para empregado doméstico diarista
1 vaga para auxiliar de limpeza
1 vaga para assistente de vendas
1 vaga para auxiliar administrativo
1 vaga para auxiliar de engenheiro da construção civil
2 vagas para auxiliar de estoque
1 vaga para empregado doméstico nos serviços gerais
1 vaga para faxineiro
4 vagas para gerente de produção
3 vagas para mecânico de auto em geral
2 vagas para motorista de caminhão – basculante
1 vaga para operador de máquina terraplenagem
1 vaga para operador de retroescavadeira
2 vagas para pedreiro
1 vaga para recepcionista secretária (PcD)
1 vaga para repositor de mercadoria (PcD)
1 vaga para repositor de mercadorias
1 vaga para teleoperador de marketing (híbrido)
1 vaga para vendedor de comércio varejista
3 vagas para vendedor interno

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Acidente na MS-156: Carreta tomba próximo à ponte do rio Amambai

0
Fotos: Corpo de Bombeiros de Amambai

Na manhã desta segunda-feira, dia 8 de julho, uma carreta tombou na MS-156, estrada que liga Amambai a Caarapó, nas proximidades da ponte do rio Amambai. Segundo informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros de Amambai, que atendeu a ocorrência, o incidente resultou em dois feridos, um homem e uma mulher.

Ambos os ocupantes do veículo sofreram escoriações, porém sem lesões graves aparentes. A passageira, no entanto, ficou com o membro inferior preso no interior da carreta após o tombamento. A guarnição dos bombeiros realizou a retirada da vítima, garantindo o atendimento necessário no local do acidente.

As circunstâncias que levaram ao tombamento da carreta ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.

Acidente na MS-156: Carreta tomba próximo à ponte do rio Amambai

Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Municipalismo: repaginada, orla da Cachoeira dos Diamantes é nova opção de turismo e lazer em Rochedo

0

O Governo de Mato Grosso do Sul acaba de finalizar a nova orla da Cachoeira dos Diamantes, um ponto turístico totalmente repaginado no município de Rochedo. Com um investimento de cerca de R$ 3,5 milhões, a obra de urbanização e paisagismo transformou a área em um verdadeiro paraíso para os mais de 5 mil moradores e turistas, consolidando o compromisso estadual com o desenvolvimento e o turismo local.

Localizada no coração de Rochedo, a uma quadra da praça central da cidade, a Cachoeira dos Diamantes é banhada pelo Rio Aquidauana e possui fácil acesso. A nova orla inclui nivelamento do terreno, implantação de calçadas com acessibilidade e piso tátil, além da instalação de 47 bancos, 13 lixeiras, seis bicicletários, um pergolado, um portal e oito quiosques. Além disso, foram realizadas novas instalações hidráulicas e elétricas, com novas luminárias; instalações hidrossanitárias.

Para as crianças, foi criado um parquinho infantil em formato circular, com piso emborrachado que garante diversão segura. A população pode praticar esportes na academia ao ar livre e o local conta com um deck para contemplação do pôr do sol, proporcionando um espaço de lazer completo.

A quadra de areia e a arquibancada passaram por uma reforma completa, podendo agora receber eventos esportivos e servir como opção de entretenimento para a população nos finais de semana e feriados. Além disso, foram implantadas diversas plantas e arbustos, embelezando ainda mais o local.

Municipalismo: repaginada, orla da Cachoeira dos Diamantes é nova opção de turismo e lazer em Rochedo

O secretário de Infraestrutura e Logística, Helio Peluffo, destaca a importância da obra para os moradores e o potencial turístico da região. “A urbanização da orla da Cachoeira dos Diamantes valoriza os atrativos naturais de Rochedo. É um investimento com infraestrutura de qualidade que beneficia tanto os moradores quanto os turistas. O espaço será uma ótima opção de lazer e esporte para toda a comunidade”, afirmou Peluffo.

Durante a execução do projeto, a preservação ambiental foi uma prioridade. Bianca Rodrigues, arquiteta e urbanista responsável pela fiscalização da obra, assegurou que todas as atividades no canteiro foram conduzidas com cuidado ambiental, evitando o corte de árvores, e garantindo acessibilidade através de rampas e acessos adequados para pessoas com deficiência.

A Cachoeira dos Diamantes tem seu nome inspirado por uma jazida de diamantes encontrada no local na década de 1930. A nova orla não só oferece um espaço de lazer e esporte, mas também reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável e a valorização dos recursos naturais, fortalecendo o turismo e a economia de Rochedo.

O Governo também investiu R$ 2,1 milhões na pavimentação de vias urbanas ao redor da cachoeira, melhorando as condições das ruas e facilitando o acesso ao novo ponto turístico. As ruas beneficiadas incluem Afonso de Araújo Passos, Albino Coimbra, Campo Grande, Júlio Honostório Rezende e Diamante Azul, que antes sofriam com poeira, lama e buracos.

Tanto a pavimentação do acesso à orla quanto a urbanização e o paisagismo foram executados pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), autarquia de obras públicas vinculada à Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).

Municipalismo: repaginada, orla da Cachoeira dos Diamantes é nova opção de turismo e lazer em Rochedo
Municipalismo: repaginada, orla da Cachoeira dos Diamantes é nova opção de turismo e lazer em Rochedo
Municipalismo: repaginada, orla da Cachoeira dos Diamantes é nova opção de turismo e lazer em Rochedo
Obra quando estava sendo realizada
Municipalismo: repaginada, orla da Cachoeira dos Diamantes é nova opção de turismo e lazer em Rochedo

Municipalismo Ativo

Com ações voltadas ao desenvolvimento local, o Governo do Estado investiu mais de R$ 5,4 milhões em obras de infraestrutura em Rochedo em 2023. Para 2024, já estão em andamento mais R$ 5,3 milhões em convênios do MS Ativo Municipalismo para obras de recapeamento e restauração asfáltica, além da reforma e ampliação do Centro de Educação Especializada e da Secretaria de Educação.

Foto de capa e interna: Agesul
Galeria: Bruno Rezende