Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.959 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (13). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 35 milhões para o próximo sorteio, que será realizado no dia 15.
Fachada da edificação onde funciona a Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 55 oportunidades de emprego. (Foto: Vilson Nascimento)
Vilson Nascimento
A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 55 oportunidades de emprego para esta quarta-feira, 14 de janeiro, em Amambai.
Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas
7 vagas para pedreiro
4 vagas para vendedor ou vendedora
3 vagas para atendente
3 vagas para servente de obras
3 vagas para vigia
3 vagas para mecânico em geral
2 vagas para auxiliar de mecânico de autos
2 vagas para auxiliar de limpeza
1 vaga para contador
1 vaga para recepcionista ter CNH
1 vaga para controlador de qualidade
1 vaga para auxiliar de linha de produção
1 vaga para abatedor
1 vaga para banhista de animais domésticos
1 vaga para classificador de grãos
1 vaga para garçom
1 vaga para cozinheira
1 vaga para confeiteiro
1 vaga para padeiro
1 vaga para repositor
1 vaga para empregada doméstica
1 vaga para frentista
1 vaga para cuidador de idoso
1 vaga para desenhista copista
1 vaga para costureira
1 vaga para mecânico de bicicleta
1 vaga para motorista categoria E
1 vaga para motofretista
1 vaga para pintor de obras
1 vaga para servente de obras
1 vaga para carpinteiro de obras
1 vaga para caçambeiro
1 vaga para torneiro mecânico
Casa do trabalhador também oferece
A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região.
Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade).
A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.
O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.
Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148 ou celular/WhatsApp (67) 9880-0533
O Ministério da Saúde decidiu não incorporar a vacina para a prevenção de herpes-zóster ao Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão está em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com relatório divulgado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), disponível online, a vacina foi considerada cara diante do impacto que poderia ter em relação ao combate a doença.
A vacina recombinante adjuvada para prevenção do herpes-zóster é voltada para idosos com idade maior ou igual a 80 anos e indivíduos imunocomprometidos com idade maior ou igual a 18 anos.
“O Comitê de Medicamentos reconheceu a importância da vacina para a prevenção do herpes-zóster, mas destacou que considerações adicionais sobre a oferta de preço precisam ser negociadas, de modo a alcançar um valor com impacto orçamentário sustentável para o SUS”, afirma o relatório.
O relatório apresenta também um cálculo dos custos em relação a população que seria beneficiada pelo imunizante. “Ao vacinar 1,5 milhão de pacientes por ano, o custo seria de R$ 1,2 bilhão por ano e, no quinto ano, a vacinação dos 471 mil pacientes restantes com um custo de R$ 380 milhões. Ao final de cinco anos, o investimento total seria de R$ 5,2 bilhões. Dessa forma, a vacina foi considerada não custoefetiva”, diz o texto publicado.
Segundo a portaria publicada nesta semana, a matéria poderá ser submetida a novo processo de avaliação pela Conitec, caso sejam apresentados fatos novos que possam alterar o resultado da análise efetuada.
Herpes-zóster
O herpes-zóster é uma condição de saúde causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo que causa a catapora. Quando a pessoa tem catapora, o vírus permanece no organismo e pode ser reativado ao longo da vida, ocasionando o herpes-zóster. Essa reativação é mais comum em pessoas idosas ou com a imunidade baixa.
Os primeiros sintomas são queimação, coceira, sensibilidade na pele, febre baixa e cansaço. Depois de um ou dois dias, surgem manchas vermelhas que evoluem para pequenas bolhas cheias de líquido. Essas bolhas podem secar e formar crostas. As lesões aparecem em apenas um lado do corpo e seguem o caminho de um nervo, o que dá ao herpes-zóster seu aspecto característico. As áreas mais afetadas costumam ser o tronco, a face, a lombar e o pescoço. Esse processo dura cerca de duas a três semanas.
Segundo informações do relatório divulgado pela Conitec, o herpes-zóster geralmente melhora sozinho, mas em alguns casos pode causar complicações graves, como alterações na pele, no sistema nervoso, nos olhos e nos ouvidos.
Tratamento no SUS
Nos casos leves e sem risco de agravamento, o SUS oferece tratamento sintomático com remédios para aliviar a dor, febre e coceira, além de orientações de higiene e cuidados com a pele. Quando o risco é maior, como em pessoas idosas, imunocomprometidas ou com doença grave, recomenda-se o uso do antiviral aciclovir.
De acordo com dados dos Sistemas de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) e hospitalares (SIH/SUS), entre 2008 a 2024, foram registrados 85.888 atendimentos ambulatoriais e 30.801 internações de pacientes com herpes-zóster no Brasil.
Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS, entre os anos de 2007 e 2023, 1.567 pessoas morreram por herpes-zóster no país, o que representou uma taxa de mortalidade pela doença de 0,05 óbitos por 100 mil habitantes no período. Do total de óbitos registrados, 90% foram de pessoas com idade maior ou igual a 50 anos, sendo 53,4% em idosos mais de 80 anos de idade.
Melhorar a vida do cidadão e levar educação e infraestrutura de qualidade. Com este lema, o governador em exercício José Carlos Barbosa, o Barbosinha, inaugurou diversas obras em Água Clara, nesta terça-feira (13). São investimentos em reforma de escolas, infraestrutura urbana e saneamento. Ao todo são mais de R$ 14,7 milhões, fruto de uma gestão estadual com foco municipalista, mudando a vida das pessoas.
A solenidade ocorreu na Escola Estadual Chico Mendes. Lá foi feita a reforma geral e ampliação da unidade, com acessibilidade garantida aos alunos e funcionários. O objetivo é modernizar os prédios públicos para contribuir para um ensino e aprendizagem de qualidade.
“Tivemos aqui a entrega não de uma reforma, mas de uma reconstrução desta escola, para dar melhores condições aos alunos e profissionais. Criar o melhor ambiente para o processo de aprendizagem. Somos o segundo o Estado que mais cresceu no índice de alfabetização e menor índice de evasão escolar. Este trabalho está fazendo diferença na vida das pessoas. Eu fui resgatado e sou fruto da educação”, afirmou Barbosinha.
O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, destacou a diferença das estruturas das escolas em relação ao passado. “Um privilégio lecionar em uma escola mais preparada do que antigamente, com a estrutura qualificada que nossas escolas estaduais têm agora. Entregamos os melhores índices de educação no Estado, isto é fruto do trabalho dos nossos servidores”.
A reforma na escola contou com investimento de R$ 7,5 milhões. A unidade tem 230 alunos, que vão do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em regime de período integral. A inauguração foi um marco e um sonho realizado pela comunidade escolar, que tanto almejava estas melhorias. A reestruturação da Rede Estadual de Ensino é uma das metas e está entre as prioridades da gestão estadual.
“Oferecer melhor condição de ensino. Esta obra mostra o respeito aos estudantes e profissionais que trabalham aqui. Quando se fortalece a educação quem ganha é a população. Trata-se de um dia histórico. A reforma significa mais conforto, segurança e melhores condições a todos. Que este espaço renovado seja um local de grandes conquistas. Obrigado a todos que contribuíram para que este sonho se tornasse realidade”, afirmou a diretora-adjunta da escola, Ericha Breuer.
Melhor qualidade de vida
Quando o asfalto chega na frente da sua casa, o cidadão se livra da poeira e do barro na época de chuva, além de prevenção de doenças e valorização do imóvel. Com este objetivo o governador Barbosinha entregou as obras de pavimentação e drenagem aos moradores do Loteamento Morumbi (R$ 2,7 milhões) e Jardim Primavera (R$ 3 milhões).
Na área de saneamento foi entregue a ampliação da rede de distribuição de água, em um pacote que dispõe de 170 ligações domiciliares, um reservatório de 50m³, além do tratamento e urbanização no Distrito de Barra Mansa. Isto representa melhor qualidade de vida à população.
“Estamos felizes de mais com todas estas entregas feitas hoje na cidade pelo Estado. Isto mostra que é um Giverno que pensa nas pessoas e ajuda os municípios. São investimentos não apenas na educação, mas na infraestrutura, com asfalto e drenagem nos bairros, assim como excelente trabalho feito pela Sanesul”, afirmou a prefeita Gerolina da Silva Alves.
Aproveitando a agenda Barbosinha vistoriou obras que estão em andamento na cidade. Entre elas a implantação do aeródromo, que vai levar desenvolvimento ao município. Assim como hospital municipal, que terá 30 leitos, parceria da prefeitura e do Estado.
Também passou pelo Loteamento dos Ipês, no antigo “Buracão”, que agora se tornou uma praça pública e no Loteamento Morumbi, que teve construção de casas e asfalto.
Economia em expansão
Com foco na parceria com a iniciativa privada, o governador visitou a indústria Greenplac, em Água Clara. Empresa do setor moveleiro que produz placas de MDF revestido. Ela já investiu mais de R$ 1 bilhão na planta industrial e projetos florestais em MS.
Os investimentos no complexo industrial da Greenplac e nas diferentes frentes de operações ocorre desde a pedra fundamental cravada em 2016. Desde o início das atividades firmou diversos compromissos socioambientais. São 700 empregos diretos e 2 mil indiretos.
Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende/Secom
O advogado Wellington César Lima e Silva é o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele foiconvidado para assumir o cargo em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (13), segundo nota do Palácio do Planalto.
A nomeação de Wellington Silva será publicada em edição extra, ainda hoje, no Diário Oficial da União. Ele irá substituir Ricardo Lewandowski.
Wellington Silva estava como advogado-geral da Petrobras. É a segunda vez que ocupa o cargo de ministro da Justiça, pois já chefiou a pasta durante a gestão de Dilma Rousseff.
Ele também foi secretário especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República na atual gestão. Em sua trajetória, já ocupou os cargos de procurador-geral da Justiça da Bahia e procurador-geral de Justiça adjunto para Assuntos Jurídicos.
No último dia 8, Ricardo Lewandowski entregou uma carta com pedido de demissão ao presidente Lula. Magistrado aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), ele havia assumido a pasta em fevereiro de 2024 e deixou o cargo com quase dois anos de gestão, justificando que questões pessoais e familiares o levaram a tomar a decisão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (13), com vetos, o segundo e último projeto de lei que regulamenta pontos centrais da reforma tributária, como a gestão e a fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Este novo tributo substituirá gradativamente o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pelos estados, e o Imposto sobre Serviços (ISS), cobrado pelos municípios.
Arrecadação, fiscalização e distribuição do novo imposto ficarão a cargo do Comitê Gestor do IBS (CG-IBS), formado por representantes da União, estados e municípios. O evento que marcou a sanção do Projeto de Lei Complementar (PLC) 108/2024 foi realizado na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública de tecnologia, em Brasília. Na ocasião, também foi lançada Plataforma Digital da Reforma Tributária.
Desenvolvido pela Receita Federal em parceria com o Serpro, o portal da Reforma Tributária pode ser acessado por meio do Gov.br e concentra funcionalidades como calculadora de tributos, apuração assistida e monitoramento em tempo real de valores a pagar e créditos a receber pelas empresas. Considerada a maior infraestrutura digital já desenvolvida para o sistema tributário brasileiro, a plataforma tem capacidade estimada para processar cerca de 200 milhões de operações por dia e movimentar aproximadamente 5 petabytes de dados por ano. O portal foi testado por mais de 400 empresas nos últimos seis meses, segundo o governo.
“Assim como as pessoas de outros países ficam maravilhadas com a nossa declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, que é motivo de orgulho da Receita Federal e para o Brasil, todos ficarão ainda mais impressionados com o esse novo sistema da tributação sobre o consumo”, destacou o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.
A nova plataforma tecnológica, segundo o secretário, eleva o Brasil a um patamar de facilidade, transparência e segurança em informações tributárias que “não existe em nenhuma outra parte do mundo”.
Entre os melhores
Na avaliação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a conclusão de mais essa etapa da reforma tributária, que entra no terceiro ano desde a aprovação de uma emenda constitucional, vai colocar o Brasil entre os países com o melhor sistema de gestão e cobrança de impostos do planeta.
“É uma das primeiras reforma tributárias sobre o consumo que tem pretensão de ter progressividade porque o pobre recebe cashback [devolução do imposto] sobre um conjunto expressivo de bens tributados, mas que ele não vai pagar imposto. Além de uma cesta básica muito mais generosa, com proteína animal, e de uma cesta de medicamentos essenciais que também não serão tributados. Ela muda muito a vida de brasileiros, em geral, e de quem empreende, em particular”, observou o ministro.
Segundo Haddad, as facilidades do novo sistema vão tirar muitos trabalhadores das tarefas burocráticas de lidar com questões tributárias complexas que serão completamente simplificadas.
Fernando Haddad diz que sistema vai tirar muitos trabalhadores das tarefas burocráticas – Valter Campanato/Agência Brasil
Transição
O ano de 2026 será dedicado a testes de adaptação da reforma tributária. Empresas terão até o quarto mês após o regulamento da lei para testar os novos sistemas, ajustarem seus documentos fiscais, com identificação dos novos impostos (CBS e IBS), embora sem recolhimento efetivo. Não haverá penalidades.
A cobrança efetiva da CBS e do Imposto Seletivo — que incide sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente – começa em janeiro 2027. A CBS é a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e substituirá o PIS, a Cofins e o IPI, que são tributos federais.
Já o IBS entra em fase de transição a partir de 2029, com a extinção total do ICMS e do ISS prevista para 2033.
Outras mudanças
A nova lei sancionada por Lula estabelece também que o imposto estadual sobre heranças deverá ser progressivo, o que é uma vitória na trajetória de construção de um sistema tributário progressivo no qual quem tem menos, paga menos. As alíquotas do Imposto sobre Transmissão Causa mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) serão definidas por cada estado, respeitado teto de alíquota definido pelo Senado Federal.
Os detalhes sobre quais foram os vetos presidenciais à nova lei não foram informados pelo governo até o fechamento da matéria.
Naviraí entra o ano de 2026 projetando mais investimento na educação infantil. No primeiro ano da atual gestão, a Prefeitura, por meio da Gerência de Educação, conseguiu reduzir em 60% a fila de espera por vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade, beneficiando crianças de 0 a 3 anos.
O número de crianças aguardando vaga caiu de 724, em 2024, para 256 até dezembro de 2025, refletindo o comprometimento da atual administração. Essa conquista inédita é resultado direto das ações estratégicas implementadas pela gestão desde o início do ano.
Diretora, professores e alunos do CIEI Professora Azená Ricco de Freitas recebem a visita do prefeito Rodrigo Sacuno, do presidente da Câmara Danilo Moretto, da vereadora Patricia Capucci e do gerente de educação Prof.º André Santana. (Foto: Assessoria de Imprensa/PMN)
“Zerar a fila das creches é uma das metas prioritárias da nossa gestão”, destacou o prefeito Rodrigo Sacuno, acrescentando que “os números mostram que, com muito trabalho, planejamento e o empenho de toda a equipe da educação estamos avançando com êxito”. Essa redução só foi possível graças à gestão eficiente e será consolidada com a abertura de novas unidades educacionais e a ampliação das vagas, como acontecerá com o CMEI João Batista Venancio que atenderá mais 90 crianças já no inicio do ano letivo de 2026, bem como a creche do Nelson Trad que deve ser inaugurada ainda no 1º semestre.
O Gerente de Educação Prof.º André Santana detalhou as ações que têm contribuído para essa melhoria, explicando que a equipe realiza um trabalho minucioso no acompanhamento dos dados escolares, visitas periódicas às unidades e contato constante com as famílias.
“O trabalho feito pelas nossas coordenadoras identifica crianças com mais de 15 faltas sem justificativa e acionamos os responsáveis para esclarecer a situação ou efetuar o desligamento quando necessário. Também realizamos busca ativa quando os alunos apresentam faltas consecutivas de vários dias, abrindo vagas para outras crianças que aguardam na lista”, disse André.
MATRÍCULAS
A Gerência de Educação da Prefeitura começará a receber no próximo dia 19 de janeiro, as matriculas de alunos novos que desejam ingressar na rede em 2026. O processo todo é feito de forma digital. De acordo com o Prof.º André Santana, os atuais alunos têm renovação da matrícula automática. Ao todo, a rede municipal de Navirai deverá atender 8.300 alunos, distribuídos nas 24 unidades escolares que compõem a rede, sendo: 9 escolas com 4 extensões destinadas ao ensino fundamental , além de 8 unidades e 3 extensões que atendem do 1º ao 9º ano.
O Instituto Butantan está recrutando, a partir desta terça-feira (13), 767 voluntários de 60 a 79 anos para ensaios clínicos com a sua vacina da dengue, a Butantan-D. Os testes serão realizados ao longo do ano em quatro centros de pesquisa em Porto Alegre e Pelotas (RS) e um em Curitiba (PR). Participam ainda, 230 adultos de 40 a 59 anos como grupo controle em cinco centros de pesquisa no RS e PR.
Os 997 participantes do sexo masculino ou feminino, precisam estar saudáveis ou com comorbidades controladas. Será feito um sorteio entre os idosos para receber a vacina (690 participantes) ou o placebo (77 participantes), enquanto os 230 adultos (de 40 a 59 anos) receberão a vacina, sem sorteio para grupo placebo.
Segundo o Instituto Butantan, o objetivo dessa fase do estudo é avaliar a segurança e comparar a resposta imunológica por meio de testes laboratoriais para entender se a produção de anticorpos dos participantes idosos é semelhante à do grupo adulto já acompanhado nos estudos anteriores da Butantan-DV.
O recrutamento começa no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS) e os interessados em participar podem se inscrever ao preencher um questionário. Em seguida, as inscrições ocorrerão nos outros quatro centros: o Hospital Moinhos de Vento e o Núcleo de Pesquisa Clínica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ambos na capital gaúcha; o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HEUFPEL/Ebserh), em Pelotas (RS); e o Serviço de Infectologia e Controle de Infecção Hospitalar de Curitiba (PR).
“A faixa etária de maiores de 60 anos está entre as mais impactadas pela morbidade da dengue, por isso consideramos de suma importância que tal faixa etária tenha a oportunidade de se proteger através da vacinação. Este é o objetivo primordial deste estudo: garantir a segurança para que pessoas entre 60 e 79 anos possam receber a Butantan-DV”, afirmou a diretora médica do Butantan, Fernanda Boulos.
De acordo com o gestor médico de desenvolvimento clínico do Butantan Érique Miranda, a maioria dos participantes da pesquisa terá que fazer apenas quatro visitas ao centro durante o estudo. A ideia é fazer um estudo ‘enxuto’ para facilitar a participação das pessoas.
“A primeira visita já para tomar a vacina, com retorno em 22 dias; depois em 42 dias; e um ano depois da vacinação para coleta de sangue. Inicialmente 56 idosos terão que fazer mais visitas para coleta de exames de viremia. É um estudo enxuto para facilitar a participação das pessoas”, explicou.
Miranda destacou que o Paraná e o Rio Grande do Sul foram escolhidos para o teste por serem centros de baixa prevalência de casos de dengue, com 5 a 10% de casos e que teria uma soroprevalência de até 20%, sendo um bom controle. Também foram avaliadas as possibilidades de incluir regiões com grande parte da população já expostas à dengue, como Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN). Entretanto, os resultados poderiam influenciar os resultados pela presença de anticorpos da doença no sangue.
A vacina
A Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 26 de novembro de 2025 para ser utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos. Com dose única, o imunizante foi incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o Ministério da Saúde já adquiriu as primeiras 1,3 milhão de doses fabricadas pelo Butantan. Elas serão destinadas a agentes de saúde e a pessoas com 59 anos, com expansão gradual para as demais faixas etárias até chegar ao público de 15 anos.
Uma parte dessas doses será aplicada pelo SUS, a partir de 17 de janeiro, nas cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), e Botucatu (SP), na população entre 15 e 59 anos. A estratégia visa avaliar os resultados da vacinação em massa da população desses municípios. O objetivo é vacinar pelo menos 50% dos moradores.
“Vários estudiosos apontam a possibilidade de uma alta capacidade de controle da infecção e do quadro epidêmico da dengue se a gente chegar entre 40% e 50% da população vacinada. Vamos começar a vacinação nessas cidades para acompanhar o impacto que isso tem nessas cidades. Vamos acompanhar isso por um período de anos para avaliar aquilo que pode ser uma parte importante da estratégia do resultado da aceleração da vacinação no país”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante cerimônia de assinatura de contrato para compra de vacina da dengue do Butantan, em dezembro do ano passado.
Os ensaios clínicos da Butantan-DV foram encerrados em junho de 2024, quando o último participante completou 5 anos de acompanhamento e os dados mostram 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática. Os resultados mostram uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme. A vacina mostrou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme no público de 12 a 59 anos.
Dengue
A dengue é uma doença causada por um vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. Uma das principais formas de prevenção da doença é o combate ao mosquito transmissor. Isso pode ser feito eliminando água parada ou objetos que acumulem água como pratos de plantas ou pneus usados.
Há exatos 15 dias para o início da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol masculino, a CBF divulgou nesta terça-feira (13) a tabela detalhada das primeiras oito rodadas. A abertura da competição será no dia 28 de janeiro (uma quarta-feira) com oito partidas. Entre elas, o atual campeão Flamengo terá pela frente o São Paulo, no Estádio do Morumbi, na capital paulista. A primeira rodada termina no dia seguinte, com dois jogos: Corinthians x Bahia e Botafogo x Cruzeiro. Confira AQUI a tabela da CBF.
A partir de 2026, o Brasileirão será disputado do início ao fim do ano, diferentemente das edições anteriores, que começavam em abril, após o fim dos campeonatos estaduais. A mudança, válida para o ciclo 2026-2029, foi anunciada pela CBF em novembro, durante o lançamento do calendário do futebol masculino. Por conta da Copa do Mundo de seleções, o Brasileirão sofrerá uma interrupção no meio do ano. A última rodada está prevista para 2 de dezembro.
O formato da competição segue o mesmo: 20 times se enfrentam entre si, em jogos de ida e volta, totalizando 38 rodadas. O clube que somar maior número de pontos conquista o título da temporada. Os primeiros quatro colocados (G4) na competição asseguram vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores 2027. A partir deste ano, o Brasileirão distribuirá apenas uma vaga para a fase preliminar da Libertadores.
Primeira rodada do Brasileirão 2026
28 de janeiro
Atlético-MG x Palmeiras – 19 horas – Arena MRV, em Belo Horizonte
Internacional x Athletico-PR – 19 horas – Beira-Rio, em Porto Alegre
Coritiba x Red Bull Bragantino – 19 horas – Couto Pereira, em Curitiba
Vitória-BA x Remo – 19 horas – Barradão, em Salvador
Fluminense x Grêmio – 19h30 – Maracanã, no Rio de Janeiro
Mirassol x Vasco – 20 horas – José M. C. Maia, em Mirassol (SP)
Chapecoense x Santos – 20 horas – Arena Condá, em Chapecó (SC)
São Paulo x Flamengo – 21h30 – Morumbis, em São Paulo
29 de janeiro
Corinthians x Bahia – 20h30 – Neo Química Arena, em São Paulo
Botafogo x Cruzeiro – 21h30 – Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Comunicamos com pesar o falecimento nessa terça-feira, dia 13 de janeiro, vítima de acidente de trânsito, em Amambai, de Juarez Dias, de 49 anos.
Seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento acontece nesta quarta-feira (14) às 10h da manhã, no Cemitério Municipal Santo Antônio.
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), inicia o ano de 2026 com a Caravana da Castração visitando cinco municípios no mês de janeiro, com início na próxima quinta-feira (15), em Eldorado.
Em 2025, a Caravana da Castração percorreu o estado levando atendimentos veterinários gratuitos, microchipagem, medicação e acompanhamento pós-operatório. Mais de 16,7 mil animais foram castrados, beneficiando 45 municípios, com 30.957 tutores e entidades protetoras cadastrados no SigPet (Sistema de Gestão de Proteção e Esterilização de Animais).
A ação é rganizada por regiões, considerando critérios de geolocalização e população dos municípios, garantindo mais eficiência nos atendimentos e segurança no pós-operatório. Somente nas três primeiras regiões, 45 municípios foram atendidos, alcançando resultados próximos ou superiores às metas estabelecidas.
Segundo o superintendente estadual de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, o planejamento regional foi decisivo para o sucesso da iniciativa. “A regionalização da Caravana garante agilidade, organização e qualidade nos atendimentos. Além da castração, levamos informação, educação e um compromisso firmado com os municípios para que as ações de conscientização continuem após a nossa passagem”.
Como contrapartida para receber a Caravana da Castração, os municípios assumem o compromisso de implantar um calendário permanente de ações educativas, com campanhas sobre guarda responsável, adoção consciente, prevenção do abandono e educação em saúde pública animal.
Em 2025, 45 municípios já implantaram essas ações, que seguem até o fim de 2026, ampliando o alcance das políticas públicas para além dos atendimentos veterinários.
Calendário de Conscientização e Proteção Animal
Os municípios que já receberam a Caravana da Castração iniciaram, neste mês de janeiro, a divulgação do Calendário de Conscientização e Proteção Animal, ação educativa contínua voltada exclusivamente ao bem-estar de animais domésticos.
O calendário será desenvolvido ao longo de todo o ano, com pautas mensais específicas, divulgadas principalmente por meio das redes sociais institucionais dos municípios, abordando temas como guarda responsável, prevenção ao abandono, combate aos crimes de maus-tratos e cuidados adequados com cães e gatos.
A iniciativa integra as contrapartidas assumidas pelos municípios atendidos pela Caravana da Castração e é coordenada pela Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, reforçando a atuação do Governo do Estado na proteção e promoção do bem-estar animal.
“A política pública precisa ir além da ação pontual. O Calendário de Conscientização fortalece a educação continuada da população, amplia o alcance das informações e contribui diretamente para a prevenção dos maus-tratos e do abandono de animais domésticos. Essa é uma diretriz clara da SETESC: investir em ações que gerem impacto social permanente”, afirma Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.
O superintendente de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, reforça que o calendário é parte essencial do legado da Caravana:
“A Caravana da Castração não se limita ao procedimento cirúrgico. Ela deixa um legado de educação e conscientização. O calendário é uma ferramenta permanente para informar a população, reduzir o abandono, prevenir maus-tratos e fortalecer a guarda responsável de cães e gatos, mês a mês, em cada município participante”, destaca.
Ao longo de 2026, a Caravana da Castração alcançará 63 municípios em todo o Estado. À medida que os demais municípios forem atendidos, eles também passarão a integrar a divulgação do Calendário de Conscientização e Proteção Animal, somando-se aos 45 municípios que já iniciaram a campanha.
Com isso, os 63 municípios alcançados pela Caravana em 2026 estarão unidos em uma mobilização estadual contínua de educação, prevenção e proteção animal, fortalecendo o compromisso do poder público com o bem-estar dos animais domésticos e com a construção de uma cultura de responsabilidade e respeito à vida.
Confira abaixo o calendário de janeiro de 2026 da Caravana da Castração:
Eldorado – 15/01 a 16/01– 2 dias
Tacuru – 19/01 a 20/01 – 2 dias
Coronel Sapucaia – 22/01 a 23/01 – 2 dias
Bela Vista – 25/01 a 26/01 – 2 dias
Sonora – 29/01 a 30/01 – 2 dias
Fonte: Comunicação Setesc Foto de capa: Victor Arguelo/Vice-governadoria/Arquivo Galeria 1: Victor Arguelo/Vice-governadoria/Arquivo Galeria 2: Arquivo Setesc/Suprova
Uma ação conjunta entre as prefeituras de Amambai e Tacuru garantiu a revitalização de uma importante estrada rural que liga a MS-386 (antiga estrada do Bila) ao asfalto da MS-156, beneficiando diretamente produtores rurais, transporte escolar e moradores da região.
De acordo com o secretário municipal de infraestrutura, Fernando Fischer, a estrada atende áreas estratégicas do meio rural, passando pelas regiões das fazendas Santa Madalena, Cruz Alta e Pinheirinho, além de outras propriedades. Considerada fundamental para o escoamento da produção agrícola — com destaque para o cultivo de melancia — a via também é linha escolar, assegurando o deslocamento diário de estudantes da zona rural.
Os serviços estão sendo realizados por meio de um convênio entre os dois municípios. Conforme o acordo, a Prefeitura de Tacuru disponibilizou máquinas e operadores, enquanto a Prefeitura de Amambai forneceu, como contrapartida, todo o combustível necessário para a execução dos trabalhos.
Nesta segunda-feira, dia 12, o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, esteve na área rural do município para acompanhar de perto os serviços de revitalização da estrada. A visita técnica contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, Fernando Fischer, do presidente do Sindicato Rural, Douglas Peixoto, e do vereador Paulo Sérgio. Durante a agenda, o prefeito também vistoriou intervenções em outras estradas rurais, reforçando o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura no campo.
Conforme explica o secretário de infraestrutura, antes da intervenção, a estrada se encontrava em condições precárias, praticamente reduzida a um trieiro, dificultando o tráfego de veículos, o transporte da produção e o deslocamento da comunidade local. Com a revitalização, a expectativa é garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida, além de fortalecer a economia rural da região.
A iniciativa evidencia a importância da cooperação entre municípios, especialmente quando o objetivo é atender demandas comuns da população rural e promover o desenvolvimento regional.
Um acidente de trânsito registrado na madrugada desta terça-feira (13) resultou na morte de um homem nas proximidades da entrada do Parque de Exposições. O Corpo de Bombeiros de Amambai foi acionado por volta das 00h17 para atender a ocorrência.
No local, os bombeiros constataram que um veículo havia colidido contra a proteção da via. O condutor, Juarez Dias, de 49 anos, foi encontrado já em óbito, ainda na pista.
Juarez era bastante conhecido na cidade, popularmente chamado de “Negão da Borracharia”, o que gerou grande comoção entre familiares, amigos e moradores.
As circunstâncias do acidente e a causa da morte estão sendo avaliadas pelas autoridades competentes, que realizaram os procedimentos de praxe no local.
Vista da entrada da cidade, em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)
Vilson Nascimento
A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 50 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 13 de janeiro, em Amambai.
Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas
7 vagas para pedreiro
5 vagas para vendedor(a)
3 vagas para vigia
3 vagas para servente de pedreiro
3 vagas para atendente
2 vagas para auxiliar de mecânico de autos
2 vagas para mecânico de autos em geral
1 vaga para abatedor de animais
1 vaga para controlador de qualidade
1 vaga para auxiliar de linha de produção
1 vaga para contador
1 vaga para repositor
1 vaga para padeiro
1 vaga para confeiteiro
1 vaga para cozinheira
1 vaga para garçom
1 vaga para desenhista copista
1 vaga para costureira
1 vaga para cuidador de idoso
1 vaga para frentista
1 vaga para motofretista
1 vaga para motorista categoria E
1 vaga para classificador de grãos
1 vaga para banhista de animais domésticos
1 vaga para mecânico de bicicleta
1 vaga para caçambeiro
1 vaga para mestre de obras
1 vaga para carpinteiro de obras
1 vaga para servente de obras
1 vaga para torneiro mecânico
Casa do trabalhador também oferece
A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região.
Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade).
A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.
O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.
Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.
O reconhecimento do Brasil como área livre de febre aftosa sem vacinação, oficializado em 2025, colocou a suinocultura de Mato Grosso do Sul em um novo patamar de visibilidade internacional. Ao passar a integrar esse status sanitário, o estado fortalece a confiança de importadores e amplia as chances de avançar em mercados cada vez mais criteriosos, movimento que já se reflete nos números. Só em novembro, por exemplo, MS exportou 1,84 mil toneladas de carne suína in natura, gerando US$ 4,49 milhões em receitas. No acumulado de janeiro a novembro, foram 20,7 mil toneladas embarcadas e US$ 49,2 milhões em vendas, um crescimento de 11,76% sobre o ano anterior.
Para a consultora de economia da Famasul, Eliamar de Oliveira, o novo status sanitário funciona como um selo de confiança. Ele amplia o valor estratégico da produção sul-mato-grossense e consolida a imagem de segurança sanitária no mercado global. “A certificação funciona como uma oportunidade de mercado, mas também como um compromisso de toda a cadeia. Manter padrões elevados de biosseguridade e gestão sanitária passa a ser essencial para sustentarmos esse patamar”, observa.
O avanço sanitário chega em um momento de ritmo acelerado também na produção. Somente em novembro, os frigoríficos do estado registraram o abate de 311,1 mil suínos, alta de 4,96% em relação ao mesmo mês de 2024, indicador que reforça o dinamismo da cadeia e o alinhamento às exigências internacionais.
Para competir nesses mercados, contudo, a profissionalização das granjas precisa continuar evoluindo. A consultora técnica da Famasul, Fernanda Lopes, destaca que práticas rigorosas de biosseguridade como barreiras de entrada, controle de trânsito, planos de contingência e monitoramento permanente do plantel são fundamentais para reduzir riscos e manter acesso aos principais destinos compradores, como Singapura, Filipinas e Emirados Árabes Unidos.
Ela destaca que, embora o novo status fortaleça a imagem do país, ele não é o único fator por trás da valorização recente do suíno vivo. “A oferta equilibrada, a demanda firme e as exportações em alta foram fundamentais para sustentar o preço. O status sanitário contribui, mas de forma indireta, ao manter mercados abertos e fortalecer a confiança dos compradores”, pontua.
O setor, agora mais exposto às oportunidades e às cobranças globais, passa por um processo contínuo de modernização. Segundo Fernanda, o novo patamar gera um ciclo de evolução: normas sanitárias mais rígidas, vigilância permanente e elevação do padrão produtivo. “A certificação reforça o compromisso do estado com a qualidade e fortalece toda a cadeia”, conclui.
Prefeitura de Ponta Porã lança IPTU 2026 com desconto de 20% à vista e parcelamento em até 9 vezes
A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento Orçamentário, lançou a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026. O vencimento para pagamento à vista, com desconto de 20%, ou para a primeira parcela, no caso de parcelamento, será no dia 10 de abril de 2026.
O Decreto Municipal que regulamenta o lançamento do IPTU foi publicado na edição do Diário Oficial desta segunda-feira, dia 12 de janeiro. No mesmo decreto, também foi feita a notificação do lançamento da Taxa de Serviço de Coleta, Remoção e Destinação de Lixo, referente ao exercício de 2026, cuja arrecadação ocorrerá de janeiro a dezembro por meio da Sanesul, em virtude de convênio firmado com o município.
A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento Orçamentário informou que o cálculo do IPTU terá como base a Planta Genérica de Valores Imobiliários. O contribuinte que optar pelo pagamento em parcela única até o dia 10 de abril de 2026 será beneficiado com 20% de desconto sobre o valor do imposto lançado.
Já os contribuintes que escolherem o pagamento parcelado poderão dividir o IPTU em até nove parcelas, com desconto de 5%, desde que efetuem o pagamento até a data de vencimento de cada parcela.
As datas de vencimento ficaram definidas da seguinte forma:
Em uma manhã marcada por emoção, compromisso público e solidariedade, o Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (12) a nova Unidade Móvel da Rede Hemosul, ampliando o alcance da doação de sangue em Mato Grosso do Sul. Estacionada no pátio do Hemosul Coordenador, em Campo Grande, a estrutura representa mais do que um investimento em saúde pública, é um gesto concreto de cuidado com quem mais precisa.
A cerimônia de entrega reuniu autoridades, servidores da saúde, parlamentares, representantes do Ministério da Saúde e contou ainda com doações simbólicas, como a de Cleomar Campos, que celebrou seus 55 anos oferecendo, mais uma vez, um presente à vida: seu sangue.
“Hoje é um dia muito especial. Quando fiquei sabendo do evento, já tinha a intenção de doar sangue no meu aniversário. Fiquei muito feliz em receber esse presente. Na verdade, recebo essa entrega como se fosse para mim, porque sei que, por meio dela, muitas vidas serão beneficiadas. E isso, para mim, é o maior presente que poderia acontecer”, afirmou emocionado Cleomar, auditor fiscal e doador há 37 anos.
O governador em exercício, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância da nova unidade como instrumento de interiorização das políticas públicas de saúde. “Mais do que um ônibus, essa unidade representa a presença do Estado em todos os cantos de Mato Grosso do Sul. Doar sangue é um ato de cidadania e de salvar vidas, e garantir que essa possibilidade chegue a quem está longe dos grandes centros é um avanço concreto das nossas políticas de saúde e dignidade”, pontuou.
Com investimento de R$ 3,5 milhões, viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende, o novo veículo é totalmente equipado com estrutura para coletas internas, sistema de climatização, equipamentos laboratoriais e espaços adaptados para triagem, coleta e acolhimento dos doadores. A proposta é expandir o atendimento aos 79 municípios do Estado, especialmente àqueles onde o acesso às unidades fixas era limitado.
Além de facilitar o acesso da população às campanhas de doação, a unidade móvel irá fortalecer os estoques estratégicos da Rede Hemosul. Atualmente, apenas 10 a 15 municípios contam com estrutura para coletas externas, uma realidade que será transformada com a chegada do novo veículo. A proposta é que o ônibus atue como uma “enzima” na logística da coleta, aproximando ainda mais o Hemosul de quem deseja doar.
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, reforçou o papel decisivo da Rede Hemosul e da união de esforços para concretizar a entrega.
“Foi em uma reunião com os servidores do Hemosul que nasceu a ideia do ônibus. A partir daí, buscamos o apoio necessário e, com o recurso parlamentar, adquirimos uma unidade que muda a lógica da captação de sangue no nosso Estado. É uma ação pública que envolve servidores dedicados, parlamentares comprometidos com a saúde e uma gestão que acredita no SUS”, destacou.
Secretário Marcelo Simões durante discurso em solenidade
Ele também agradeceu ao Ministério da Saúde, representado na solenidade pelo médico Ronaldo Barcelos, pela entrega recente de equipamentos que potencializam a capacidade de coleta e processamento de hemocomponentes. “Recebemos inúmeros maquinários que nos permitirão ampliar a capacidade de coleta, armazenamento e destinação de elementos do sangue, como a albumina humana, uma proteína essencial que o Brasil ainda importa em grande escala”, completou.
Com a chegada da nova unidade, a Secretaria de Estado de Saúde também projeta a modernização da estrutura física da Rede Hemosul. A proposta é construir um novo prédio-sede, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e com apoio de novas emendas parlamentares, para atender com mais conforto os servidores e usuários da rede.
Encerrando a solenidade, Barbosinha reafirmou o compromisso do Governo com uma saúde pública acessível, eficiente e humanizada. “Cuidar da saúde é cuidar da vida em todas as suas dimensões. O Hemosul tem sido um exemplo de dedicação, amor e eficiência, e hoje damos mais um passo nessa caminhada. Que essa unidade móvel leve esperança, salvação e a presença do Estado a cada cidade, assentamento, comunidade ribeirinha ou indígena. A vida está no sangue e o sangue agora vai até onde a vida pulsa”, concluiu.
Fonte: Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria