23.8 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 264

EUA suspendem vistos de imigração para Brasil e outros 74 países

0

Os Estados Unidos (EUA) suspenderam a concessão de vistos para imigrantes de 75 países, o que incluiria o Brasil, além de Rússia, Irã, Somália, Afeganistão, Nigéria, Tailândia, entre outros. O governo de Donald Trump não cita mudanças nos vistos para turismo.EUA suspendem vistos de imigração para Brasil e outros 74 paísesEUA suspendem vistos de imigração para Brasil e outros 74 países

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, diz comunicado oficial.

Ainda segundo o Departamento de Estado, a medida visa impedir que prováveis imigrantes se tornem “um encargo público para os EUA ao chegarem ao país”.

A decisão do Departamento de Estados dos EUA ocorre em meio à crise em torno do estado de Minnesota, onde a polícia anti-imigração ICE assassinou a estadunidense Renee Nicole Good, gerando uma onda com mais de mil protestos em todo o país.  

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem atacado imigrantes do estado, governado por democratas, acusando-os de fraudarem sistemas de benefícios sociais.

Lista de países

A Casa Branca ainda não divulgou a lista completa dos países, mas a TV Fox News disse que ela inclui o Brasil. Procurado, o Itamaraty não comentou a informação. A Agência Brasil procurou ainda a Embaixada dos EUA em Brasília e aguarda retorno.

A notícia da Fox News foi compartilhada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, dando tom oficial à informação da mídia estadunidense. A emissora disse que a pausa na emissão de vistos é por tempo indeterminado e deve valer a partir do dia 21 de janeiro.

AFoz News diz ter tido acesso a um memorando do Departamento de Estado dos EUA que orienta funcionários de embaixadas a recusarem vistos enquanto o governo reavalia os procedimentos de triagem e verificação. O memorando ainda sugere que candidatos idosos ou com sobrepeso possam ter os pedidos para entrar nos EUA negados.

O objetivo seria o de evitar que pessoas “propensas a se tornarem um encargo público” entrem nos EUA. A lista ainda inclui países como Iraque, Egito, Haiti, Eritréia e Iêmen.

“A orientação instrui os funcionários consulares a negarem vistos a candidatos que provavelmente dependerão de benefícios públicos, levando em consideração uma ampla gama de fatores, incluindo saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e até mesmo a possível necessidade de cuidados médicos de longo prazo”, diz a reportagem da Fox News.

Protestos contra política anti-imigração

A nova decisão que restringe a entrada de imigrantes de 75 países ocorre após uma onda de mil protestos contra a política imigratória de Trump que resultou no assassinato de Renee Nicole Good.

A Casa Branca tem acusado comunidades de imigrantes do estado onde o ICE assassinou Renee de supostamente fraudarem programas sociais. Nesta terça-feira, Trump atacou a comunidade de imigrantes da Somália de Minnesota.  

“Minnesota foi invadida por fraudadores somalis que roubam dos contribuintes americanos e se aproveitam da nossa generosidade. Instruí o Secretário do Tesouro, Scott Bessent, a SEGUIR O DINHEIRO e acabar com esse abuso de uma vez por todas, primeiro em Minnesota e depois em todo o país!”, disse Trump nesta terça-feira.

O governador do estado, Tim Waltz, diz que as ações de Trump em relação ao estado se trata de retaliação política porque o estado votou contra ele três vezes.

DOF apreende em Amambai adolescente que seguia com droga para Dourados

0

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, nesta quarta-feira (14), em Amambai, um adolescente de 16 anos que transportava 8,3 quilos de maconha em um ônibus de transporte coletivo.

Os militares realizavam bloqueio na MS-156, entre os municípios de Amambai e Caarapó, quando abordaram o coletivo. Durante entrevista aos passageiros, o adolescente apresentou excesso de nervosismo.

Em vistoria a duas bolsas que ele transportava, os policiais localizaram 16 volumes da droga. Questionado, o menor afirmou que pegou o entorpecente em Coronel Sapucaia e que o destino final seria a cidade de Dourados.

A droga e o adolescente foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Amambai.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para atendimento, denúncias e informações pelo telefone 0800 647-6300.

Prefeitura de Paranhos convida população para inauguração de Casa de Apoio nesta quinta-feira (15)

0

A Prefeitura Municipal de Paranhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira, 15 de janeiro, a inauguração da Casa de Apoio. A cerimônia está marcada para as 13h30, no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição.

O novo espaço foi planejado para acolher a população do município, incluindo moradores das comunidades indígenas e da área rural, oferecendo mais conforto, cuidado e dignidade às pessoas que necessitam de apoio durante atendimentos e tratamentos de saúde.

De acordo com a administração municipal, a Casa de Apoio representa mais um avanço na área da saúde, reforçando o compromisso da gestão com o bem-estar da população de Paranhos. A Prefeitura convida toda a comunidade a participar da inauguração.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Prefeito vistoria estradas rurais e reforça ações para garantir escoamento da safra em Amambai

0

No início desta semana, na segunda-feira (12), o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, realizou uma série de visitas técnicas às estradas da área rural do município, com o objetivo de acompanhar de perto as condições das vias e planejar intervenções estratégicas para o período de pré-colheita.

A vistoria contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Amambai, Douglas Peixoto, e do secretário municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos e Agricultura, Fernando Fischer. Juntos, eles percorreram aproximadamente 300 quilômetros, passando por diversos pontos considerados críticos para o tráfego de máquinas e o escoamento da produção agrícola.

Durante a visita, o prefeito destacou que o trabalho de manutenção das estradas rurais é contínuo e se intensifica neste momento em razão da chegada da safra de soja. “Já estamos preparando as estradas para a safra que está chegando. Estamos vistoriando os pontos críticos, identificando o que precisa ser atacado para garantir uma colheita tranquila. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas seguimos trabalhando com planejamento e parceria”, afirmou Sérgio Barbosa.

O prefeito também ressaltou os investimentos realizados pelo município na construção e recuperação de pontes, executados com recursos próprios e equipe da Prefeitura. “Aqui na região da Fazenda Madama, na divisa de Amambai, esta ponte foi construída neste mandato, assim como outras na Beverli e no Itaipá. Todo o trabalho foi feito com recursos do município, desde a madeira até a mão de obra”, pontuou.

Além disso, Sérgio Barbosa informou que a Prefeitura mantém parceria com o Conisul, visando reforçar o maquinário para novas intervenções, especialmente nas regiões do rio Jaguari e do rio Amambai. “Demandas sempre vão existir, principalmente durante a colheita, mas estamos atentos e à disposição para ouvir as prioridades e organizar o planejamento das ações”, completou.

O presidente do Sindicato Rural de Amambai, Douglas Peixoto, destacou a importância da atenção especial às estradas neste período. “Visitamos os pontos críticos que precisam de manutenção agora no momento de pré-colheita, para garantir o escoamento da produção. As chuvas foram muito positivas para a lavoura, mas acabam danificando as estradas, o que exige esse trabalho conjunto”, explicou.

Douglas também agradeceu o apoio da administração municipal e ressaltou a parceria com produtores rurais. “Estamos contando com o apoio da Prefeitura e também de produtores que, em alguns momentos, contribuíram com seus próprios maquinários. Esse trabalho em conjunto dá a certeza de que estamos no caminho certo, para que a colheita ocorra com tranquilidade e segurança”, finalizou.

A Prefeitura de Amambai reforça que seguirá acompanhando de perto as demandas da área rural, garantindo melhores condições de tráfego, apoio ao produtor e fortalecimento da economia local.

Prefeito vistoria estradas rurais e reforça ações para garantir escoamento da safra em Amambai
Prefeito vistoria estradas rurais e reforça ações para garantir escoamento da safra em Amambai

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Fotos:  Marcelo Costa/Secom

Brasil regulamenta exercício profissional da acupuntura

0
Foto: KoreanMedicine/Pixabay

A profissão de acupunturista está regulamentada no Brasil. Assinada pelo presidente Lula, a lei que assegura o exercício profissional desta terapia milenar da medicina chinesa foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.Brasil regulamenta exercício profissional da acupunturaBrasil regulamenta exercício profissional da acupuntura

Definida como “conjunto de técnicas e terapias que consiste na estimulação de pontos específicos do corpo humano por meio do uso de agulhas apropriadas, bem como na utilização de instrumentos e procedimentos próprios”, a acupuntura tem como finalidade “manter ou restabelecer o equilíbrio das funções físicas e mentais do corpo humano”.

Com a entrada em vigor da Lei nº 15.345, o exercício profissional dessa técnica fica assegurado a que tem diploma de graduação de nível superior em acupuntura, expedido por instituição de ensino devidamente reconhecida.

Também poderá exercer a profissão aquele que tiver diploma de graduação de nível superior em curso similar ou equivalente no exterior, desde que validado e registrado nos órgãos competentes, bem como aos profissionais de saúde de nível superior, portadores de título de especialista em acupuntura reconhecido pelos respectivos conselhos federais.

Autorização

Profissionais não diplomados que exerçam as atividades de acupuntura, “comprovada e ininterruptamente”, há, pelo menos, cinco anos também estão autorizados a praticar a atividade.

Após a sanção presidencial da nova lei, o Palácio do Planalto divulgou uma nota informando que as novas regras asseguram o direito de utilização de procedimentos isolados e específicos da acupuntura no exercício regular das outras profissões da área de saúde, conforme previsão legal dos respectivos conselhos profissionais.

“Nesses casos, o profissional deverá submeter-se a curso específico, em caráter de extensão, ministrado por instituição de ensino devidamente reconhecida”, informou o governo.

Sindicatos celebram salário mínimo e defendem melhoria em reajustes

0
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Criada em 1936, por iniciativa do então presidente Getúlio Vargas, a Lei do Salário Mínimo completa 90 anos nesta quarta-feira (14) e sua importância para o trabalhador é celebrada pelas centrais sindicais, que apontam desafios para o presente e futuro.Sindicatos celebram salário mínimo e defendem melhoria em reajustesSindicatos celebram salário mínimo e defendem melhoria em reajustes

“O salário mínimo é fundamental porque baliza primeiro aquelas categorias sem piso salarial. Em segundo, os aposentados e pensionistas. Ele acaba sendo um importante instrumento de distribuição de renda em nosso país”, diz João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário geral da Força Sindical.

Juruna recorda que as centrais sindicais lutaram para que o reajuste do salário mínimo passasse a ser um instrumento de distribuição de renda. “O reajuste foi conquistado no Congresso e, com isso, o salário mínimo acabou conseguindo um aumento real, o que foi cortado nos governos [Michel] Temer e [Jair] Bolsonaro, ficando só o INPC”.

Ele lembra que a política do aumento real foi resgatada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Agora houve a volta do balizamento real, um pouco menor, o que é ainda importante, mesmo que menor”, diz.

São Paulo (SP), 18/03/2025 - O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, conhecido como Juruna, participa do ato das centrais sindicais pela redução da taxa selic em frente ao prédio do Banco Central, na avenida Paulista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, lembra que o salário mínimo é instrumento de distribuição de renda – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Para Ariovaldo de Camargo, secretário de Administração e Finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o salário mínimo “para os trabalhadores da ativa é um colchão, um referencial importante, mas aquém do necessário”. 

Camargo defende que é preciso que haja uma política de recuperação “mais acelerada” e que o reajuste real se torne uma política de Estado e não apenas de governo. 

“Após o golpe de 2016 [que tirou Dilma Rousseff do poder], quando passamos seis anos sem ter reposição acima da inflação, em alguns momentos até abaixo, foi uma política descontinuada, podemos dizer”, avalia.

De acordo com Ariovaldo, “é preciso criar um mecanismo que seja permanente, que não seja política de governo, mas de Estado, para que possamos ter uma recuperação do salário mínimo de forma perene”.

Rio de Janeiro - O presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, Ronaldo Leite, fala durante lançamento da campanha de apoio às empresas públicas, Se é público é para todos  (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, Ronaldo Leite, diz que o salário mínimo é uma garantia fundamental para os trabalhadores – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ronaldo Leite, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, também celebra a importância do salário mínimo. “É uma garantia fundamental para os trabalhadores. O fato de ter um piso constitucional garante minimamente o poder de compra da classe trabalhadora”.

Leite ressalta que o governo Lula trouxe de volta a política de valorização do salário mínimo, que permite reajustes acima da inflação, mas reconhece que houve uma desvalorização ao longo dos anos. “O salário mínimo perdeu boa parte de seu poder de compra comparado a quando foi instituído. O Dieese calcula que o valor ideal atualmente estaria em R$ 7.106,83. A CTB defende a manutenção e ampliação da política de valorização do salário mínimo para garantir à classe trabalhadora a melhoria das condições de vida”.

Juruna, da Força Sindical, tem um pensamento parecido com o de Leite. Para ele, é necessário “fortalecer as campanhas salariais, puxando pisos e ajudando a aumentar o consumo interno e a aumentar o PIB e afins. Sindicatos e trabalhadores têm de buscar o crescimento do país”.

Prefeito Dr. Lídio recebe novo promotor de justiça de Iguatemi

0
Fotos: Assessoria

O Prefeito de Iguatemi, Dr. Lídio Ledesma, recebeu, nesta terça-feira, 13 de janeiro, o novo promotor de Justiça da Comarca de Iguatemi, Dr. Leonardo da Silva Oba. Natural da cidade de Deodápolis-MS, o promotor assume suas funções no município com o compromisso de fortalecer a atuação do Ministério Público em defesa da legalidade e do interesse público.

Durante o encontro, o Prefeito Dr. Lídio desejou boas-vindas ao novo promotor e destacou a importância da parceria institucional entre o Poder Executivo e o Ministério Público, sempre pautada pelo diálogo, pelo respeito às atribuições de cada órgão e pelo objetivo comum de promover o desenvolvimento de Iguatemi e o bem-estar da população.

Promotor Dr. Leonardo agradeceu a recepção e manifestou sua satisfação em atuar na Comarca de Iguatemi, colocando-se à disposição para contribuir com o fortalecimento das ações institucionais e com a garantia dos direitos dos cidadãos.

A Prefeitura de Iguatemi reafirma seu compromisso com a harmonia entre os poderes e deseja sucesso ao novo promotor em sua atuação no município.

Fonte: Prefeitura de Iguatemi

Prefeitura de Juti realiza Audiências Públicas de Saúde e Metas Fiscais no dia 28 de janeiro

0

A Prefeitura Municipal de Juti realizará, no próximo dia 28 de janeiro de 2026, duas Audiências Públicas na Câmara Municipal de Vereadores, com o objetivo de garantir a transparência dos atos administrativos, a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e a participação da comunidade jutienses.

A primeira Audiência Pública acontece às 19h, com foco na Saúde, ocasião em que serão apresentados os demonstrativos e a avaliação das aplicações e execuções das ações e serviços de saúde, referentes ao terceiro quadrimestre de 2025, conforme determina a legislação vigente.

Na sequência, às 19h30, será realizada a Audiência Pública de Prestação de Contas, que tratará do cumprimento das metas fiscais previstas e fixadas para o segundo semestre de 2025, em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

As Audiências Públicas são instrumentos essenciais para assegurar a transparência da administração municipal, permitindo que a população acompanhe, fiscalize e participe ativamente das decisões do poder público.

Para o prefeito Gilson Marcos da Cruz, esses momentos reforçam o compromisso da gestão com a responsabilidade e o diálogo com a sociedade.

“As audiências públicas são fundamentais para prestar contas à população, demonstrar como os recursos estão sendo aplicados e ouvir a comunidade. Transparência e participação popular são princípios que norteiam a nossa gestão”, destacou o prefeito.

A Prefeitura de Juti convida toda a população a participar das Audiências Públicas e exercer seu papel cidadão, contribuindo para uma gestão cada vez mais responsável e participativa.

Prefeitura de Juti realiza Audiências Públicas de Saúde e Metas Fiscais no dia 28 de janeiro

FONTE: ASCOM – Donny Rojas – MTB 1717/MS

Tacuru será a capital do motociclismo de MS dias 7 e 8 de fevereiro

0
O prefeito Rogério Torquetti, o diretor de cultura, Jhony Lopes e o diretor de esportes, Bufão, com membros da equipe Tacuru Racing, para tratar detalhes da etapa de abertura da Copa SULMEMS de Velocross 2026 em Tacuru. (Foto: Bia Souza/Assessoria Prefeitura)

Vilson Nascimento

Tacuru vai se tornar nos dias, 7 e 8 de fevereiro, a capital do motociclismo de Mato Grosso do  Sul.

O município vai repedir 2025 e novamente vai sediar, no sábado (7) e no domingo, dia 8 de fevereiro, a etapa de abertura da temporada 2026 da Copa SULMEMS de Velocross.

A competição, promovida pela Super Liga de Motociclismo do Estado, em Mato Grosso do Sul (SULMEMS), reúne pilotos de várias regiões de MS e até de fora do Estado.

A etapa de abertura da competição estadual de Velocross em Tacuru terá a frente da organização a equipe Tacuru Racing, em parceria com a prefeitura local e apoio da Câmara de Vereadores e do comércio tacuruense.

Clique AQUI para inscrições e maiores detalhes da competição

No final do ano passado (2025) a equipe da Tacuru Racing se reuniu com o prefeito Rogério Torquetti e com os diretores de cultura, Jhony Lopes e de esportes da prefeitura local, João Francisco Mendes, o “Bufão”, para discutir detalhes da realização da etapa da Copa SULMEMS de Velocross 2026, em Tacuru.

Abaixo cronograma da etapa

Tacuru será a capital do motociclismo de MS dias 7 e 8 de fevereiro
Tacuru será a capital do motociclismo de MS dias 7 e 8 de fevereiro

Janeiro Roxo reforça conscientização e combate à hanseníase em Caarapó

0
Foto: Divulgação

Janeiro é o mês dedicado à campanha educativa “Janeiro Roxo”, uma iniciativa nacional voltada à conscientização sobre a hanseníase, doença infecciosa crônica que afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, as mucosas e os olhos. A campanha tem como objetivo ampliar a informação, combater o preconceito e incentivar o diagnóstico precoce.

Em Caarapó (MS), as ações de enfrentamento à hanseníase são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação do Programa de Hanseníase, em conjunto com a Atenção Primária à Saúde (APS). O município oferece tratamento gratuito, contínuo e de qualidade para os pacientes diagnosticados, garantindo acompanhamento adequado durante todo o processo terapêutico.

Como parte da campanha Janeiro Roxo, serão realizadas capacitações para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com foco na identificação de sinais e sintomas da doença, orientação à população e fortalecimento das ações de vigilância em saúde. Além disso, está programada a distribuição de materiais informativos e panfletagem, com o objetivo de conscientizar a população caarapoense sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

A hanseníase tem cura, e quanto mais cedo for identificada, maiores são as chances de evitar complicações e sequelas. Por isso, a informação e o acesso aos serviços de saúde são fundamentais para o controle da doença.

A campanha Janeiro Roxo reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado integral com a população, fortalecendo as ações educativas e o combate à hanseníase em Caarapó.

Fonte: Prefeitura de Caarapó

Prefeitura de Caarapó divulga oportunidade de adesão ao plano de saúde Cassems para servidores municipais

0

A Prefeitura informa aos servidores públicos da Prefeitura, da Câmara Municipal e da Previdência que está aberta uma nova oportunidade de adesão ao plano de saúde da Cassems, garantindo mais cuidado, segurança e qualidade no atendimento à saúde.

Os interessados podem realizar a adesão até o dia 31 de janeiro de 2026, diretamente na Unidade Cassems mais próxima.

O plano oferece uma série de benefícios, entre eles:

  • Ampla rede própria de atendimento
  • Atendimento odontológico
  • Passaporte Saúde
  • Plano familiar, com possibilidade de inclusão de dependentes

Podem ser incluídos como dependentes os dependentes naturais e agregados até o 4º grau de parentesco consanguíneo e até o 2º grau por afinidade, conforme as regras do plano.

A iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal com o bem-estar dos servidores e de suas famílias, incentivando o acesso a serviços de saúde de qualidade e promovendo mais tranquilidade no dia a dia.

Para mais informações, os servidores devem procurar a Unidade Cassems mais próxima dentro do prazo estabelecido.

Fonte: Prefeitura de Caarapó

Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade

0

Sancionada nessa terça-feira (13) em cerimônia em Brasília, a segunda lei de regulamentação da reforma tributária teve trechos vetados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As mudanças atingem, entre outros pontos, a tributação das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), programas de fidelidade, regras municipais para a transferência de imóveis e benefícios fiscais específicos.Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidadeLula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade

Ao todo, segundo o Ministério da Fazenda, dez dispositivos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108 foram vetados. As justificativas foram publicadas na edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial da União.

SAFs e venda de jogadores

Um dos principais vetos atinge as SAFs. O texto aprovado pelos parlamentares previa que os valores obtidos com a venda de jogadores ficariam fora da base de cálculo dos novos tributos criados pela reforma. Com o veto, essas receitas voltam a ser tributadas.

Lula também barrou a redução da carga tributária das SAFs de 6% para 5%. Com a decisão, a alíquota total ficará em 6%, dividida da seguinte forma:

•     4% de tributos não alterados pela reforma;

•     1% de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), tributo federal;

•     1% de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributo estadual e municipal.

Segundo a equipe econômica, a redução contrariaria a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que veda a criação de novos benefícios tributários sem compensação.

Programas de fidelidade

Outro veto relevante trata dos programas de fidelidade. O Congresso havia incluído dispositivos que permitiam a tributação de pontos não onerosos, como milhas concedidas por cadastro, promoções ou compensações por atraso de voo.

A pedido do Ministério da Fazenda, Lula vetou a mudança. Assim, esses pontos continuam fora da base de cálculo do IBS e da CBS.

Cashback para gás canalizado

Outro ponto barrado foi uma regra que estendia o cashback, devolução de tributos à população de menor renda, para o gás canalizado. O Congresso tinha incluído a possibilidade de ressarcimento em operações de tributação monofásica, com cobrança em apenas um elo da cadeia produtiva, o que beneficiaria o fornecimento de gás canalizado. A equipe econômica avaliou que a exceção criaria incompatibilidade com o modelo geral do sistema.

Regulamentado na primeira lei complementar da reforma tributária, sancionada em janeiro do ano passado, o cashback prevê 100% de devolução da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e de pelo menos 20% do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) à população de baixa renda sobre:

•     Água;

•     Botijão de gás;

•     Contas de telefone e internet;

•     Energia elétrica;

•     Esgoto.

Para os demais produtos e serviços, o ressarcimento equivalerá a 20% da CBS e do IBS. No caso do IBS, os estados e municípios terão autonomia para definir se a devolução será maior que 20%.

Alimentos líquidos e ITBI

O presidente também vetou a inclusão genérica de “alimentos líquidos naturais” na lista de produtos com redução de 60% das alíquotas. Segundo a Fazenda, a redação era ampla demais e poderia gerar distorções na concorrência entre leites e sucos. O Congresso tinha incluído esse trecho na lei para beneficiar itens como leites vegetais.

Outro veto atingiu o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cobrado pelos municípios. O projeto previa a possibilidade de o pagamento do imposto ser antecipado para o momento da formalização do título de transferência. A medida foi barrada após pedido da Frente Nacional de Prefeitos, que apontou dificuldades de adaptação entre os municípios, já que cada prefeitura arrecada o tributo de uma maneira.

Zona Franca e simulação

Lula também retirou do texto a atribuição exclusiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus para regulamentar procedimentos de verificação e fiscalização, ampliando o escopo da norma.

Além disso, foi vetada a definição legal de “simulação” como fraude fiscal. Segundo a Fazenda, o conceito proposto divergia de interpretações consolidadas no Judiciário, o que poderia gerar insegurança jurídica.

Com a sanção e os vetos, a segunda etapa da regulamentação da reforma tributária entra em vigor. No entanto, o Congresso ainda poderá analisar a derrubada ou manutenção dos vetos presidenciais.

Inmetro orienta uso da geladeira para reduzir consumo de energia

0
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Um dos eletrodomésticos que mais pesam na conta mensal de energia é a geladeira. Além de funcionar 24 horas por dia, o abre e fecha da porta do equipamento pelas pessoas da casa levam ao aumento do consumo de eletricidade.Inmetro orienta uso da geladeira para reduzir consumo de energiaInmetro orienta uso da geladeira para reduzir consumo de energia

Por essa razão, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está orientando os cidadãos que boas práticas de instalação, uso e manutenção ajudam a reduzir o consumo, além de evitar desperdícios e prolongar a vida útil do aparelho.

Dicas

A primeira dica é que a geladeira não deve ficar colada à parede nem ser instalada em espaços muito estreitos. Componentes como o compressor e o condensador precisam de espaço para liberar o calor gerado durante o funcionamento. Quando essa ventilação é prejudicada, o motor trabalha mais para manter a temperatura interna, o que aumenta o consumo.

O Inmetro recomenda seguir as instruções do fabricante que, em geral, indicam uma distância mínima de cerca de 15 centímetros das paredes.

Outra orientação importante, é evitar abrir a porta da geladeira com frequência ou mantê-la aberta por muito tempo. Esse hábito permite a entrada de ar quente, o que exige maior esforço do sistema de refrigeração.

Para reduzir o consumo, o Inmetro sugere que o ideal é organizar os produtos, abrir a porta apenas quando necessário e evitar guardar alimentos ainda quentes no interior do aparelho. Deve-se também verificar regularmente a borracha de vedação, porque desgastes e frestas comprometem a eficiência e elevam o gasto de energia.

De acordo com o Instituto, a limpeza do condensador, chamado serpentina, que está localizado na parte traseira da maioria dos modelos, é fundamental para o bom desempenho da geladeira, uma vez que o acúmulo de poeira e gordura dificulta a liberação de calor e pode aumentar o consumo.

Uma prática adotada por muitas pessoas, que é secar roupas atrás da geladeira, é considerada totalmente inadequada pelo Inmetro, porque bloqueia a saída de calor, reduz a ventilação e prejudica o funcionamento do equipamento. O Instituto reforça que a adoção desses cuidados contribui para um consumo mais eficiente, reduz a conta de energia e ajuda a manter o eletrodoméstico em boas condições por mais tempo.

O Inmetro reforça ainda que ao comprar uma geladeira, o cidadão deve verificar na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) o consumo mensal e dar preferência aos modelos mais eficientes., “uma vez que a eficiência energética faz diferença na conta de energia”.

Restrições ampliam debate sobre drones no campo

0
Os equipamentos já homologados antes do prazo seguem operando normalmente - Foto: Anderson Wolf

Os Estados Unidos apertaram as regras para a operação de Drones agrícolas fabricados no exterior, em um movimento que amplia o debate sobre soberania de dados e segurança nacional no uso dessa tecnologia no campo. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), a mudança decorre do vencimento, em 23 de dezembro, do prazo previsto na Lei de Autorização de Defesa Nacional para a realização de uma auditoria de risco sobre equipamentos estrangeiros exigida pelo Congresso americano.

Como a revisão não foi concluída dentro do período legal por nenhuma agência federal, passaram a valer automaticamente restrições adicionais previstas na legislação. A medida atinge também drones agrícolas usados em aplicações de insumos, mapeamento e monitoramento de lavouras, setor que depende fortemente desse tipo de equipamento. Na prática, novos drones fabricados fora dos Estados Unidos, ou modelos ainda não homologados, deixam de obter autorização de radiofrequência, requisito essencial para importação, comercialização e uso legal no país.

Os equipamentos já homologados antes do prazo seguem operando normalmente, mas a limitação sobre novos registros e a expansão de frotas cria incertezas para fabricantes, distribuidores e usuários. O debate ganhou força pelo controle dos dados gerados pelos drones, que incluem imagens georreferenciadas, mapas de propriedades e informações operacionais consideradas estratégicas. Autoridades americanas adotam uma postura preventiva, apesar da ausência de provas públicas de uso indevido dessas informações. Analistas apontam que, além da segurança nacional, a decisão também reflete uma disputa tecnológica e econômica, com impacto direto sobre o futuro da agricultura de precisão e do mercado de drones no país.

Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho

0
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A lei que criou o salário mínimo (nº 185, de 1936), e que seria regulamentada em 1940, foi resultado de um contexto de lutas de trabalhadores, demarcou uma reordenação social e incomodou elites econômicas, avaliam historiadores ouvidos pela Agência Brasil. Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalhoLei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho

O primeiro artigo da lei enuncia: “Todo trabalhador tem direito, em pagamento do serviço prestado,  a um salário mínimo capaz de satisfazer, em determinada região do país e em determinada época, suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte”.

 A legislação completa 90 anos nesta quarta-feira (14). Segundo o professor de história Mateus Gamba Torres, da Universidade de Brasília (UnB), durante os anos 1910 e 1920, ocorreram greves no Brasil com exigência de melhores condições de trabalho.

“Até então, o contrato era civil, de prestação de serviços. Não existia um valor mínimo que o empregador deveria pagar”, afirma. 

Pressões

Inclusive, desde o final do século 19, como ele explica, movimentos de trabalhadores e o contexto internacional, como a legislação mais avançada de outros países (entre elas a do Uruguai) favoreceram a evolução também no Brasil.

Outro pesquisador, o professor Deusdedith Rocha, do Centro Universitário de Brasília (Ceub), aponta que se trata de um período de reorganização das relações trabalhistas da época.

“Esse é um período de transição de uma sociedade mais agroexportadora para uma sociedade cada vez mais urbana e industrial”, afirma. 

Segundo ele, a mudança  introduziu uma nova cultura, ainda que fosse efetiva, na prática, na Região Sudeste. Rocha avalia que, em que pese a evolução das relações com o salário mínimo, a legislação favoreceu o controle político.

Em relação a esse momento, Mateus Torres, da UnB, ressalta que a história das conquistas de cidadania por parte da classe trabalhadora tem relação com as pressões exercidas sobre os representantes públicos, como foi o caso.

Postura dúbia

O então presidente Getúlio Vargas sofreu pressões também das elites econômicas, conforme identificam os pesquisadores, mesmo com mais dinheiro injetado na economia. De acordo com o professor Deusdedith Rocha, a elite brasileira teve postura ambivalente ao receber a novidade do salário mínimo. 

“Tanto resistiu quanto se acomodou estrategicamente para se adaptar às mudanças que ocorriam naquele momento. As desconfianças do setor agrário eram compensada pela ideia de estabilização social”, afirma. 

Mateus Gamba, da UnB, acrescenta que o mínimo se consolidou como conquista fundamental para a regulação das relações de trabalho.

“O trabalhador percebeu o salário mínimo como algo fundamental para ter a possibilidade maior de sobrevivência”.

USP desenvolve bateria funcional de nióbio de 3 volts

0
Foto: Portal Gov.br/Reprodução

A Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu uma bateria funcional de nióbio, que atinge 3 volts, é recarregável, funciona em ambientes reais – fora das condições ideais de laboratório – e já está em fase de testes industriais. USP desenvolve bateria funcional de nióbio de 3 voltsUSP desenvolve bateria funcional de nióbio de 3 volts

De acordo com o Instituto de Física de São Carlos, da USP, o desenvolvimento da bateria começou há dez anos, pelo professor Frank Crespilho, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), líder do Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces da USP e pesquisador do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica e Sustentabilidade (INCT), sediado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

O pesquisador conseguiu resolver o principal obstáculo para a construção de uma bateria de nióbio, que é a degradação do metal em ambientes eletroquímicos convencionais, especialmente na presença de água e oxigênio. Ele descobriu como controlar o ambiente químico para estabilizar o nióbio. 

“Eu já sabia que a natureza resolvia esse problema há bilhões de anos”, destaca Crespilho. “Em sistemas biológicos, como enzimas e metaloproteínas, metais altamente reativos mudam de estado eletrônico o tempo todo sem se degradar, porque operam dentro de ambientes químicos muito bem controlados”.

O pesquisador explica que o grupo criou  uma caixa de proteção inteligente para o nióbio. “Essa caixa é o NB-RAM [Niobium Redox Active Medium]. Dentro dela, o interruptor [nióbio] pode mudar de nível várias vezes, de forma controlada, sem se degradar. É exatamente isso que os sistemas biológicos fazem, e foi isso que adaptamos para a bateria de nióbio”.

Grande parte do avanço da bateria de nióbio é resultado do trabalho conduzido pela pesquisadora da USP Luana Italiano, que dedicou dois anos ao refinamento do sistema até alcançar estabilidade e reprodutibilidade. O processo envolveu dezenas de versões experimentais, com ajustes sucessivos no ambiente químico e nos mecanismos de proteção do material ativo.

“Não bastava fazer a bateria funcionar uma única vez. Ao longo de dois anos de trabalho no projeto, nosso foco foi garantir estabilidade, repetibilidade e controle fino dos parâmetros”, ressalta Luana.

De acordo com a pesquisadora, o principal desafio foi encontrar o equilíbrio entre proteger o sistema e manter seu desempenho elétrico. “Se você protege demais, a bateria não entrega energia. Se protege de menos, ela se degrada”.

Como resultado, o sistema passou a funcionar de forma estável não apenas em condições de laboratório, mas também em arquiteturas próximas das utilizadas pela indústria. “É um sistema que já funciona em formatos reais”, diz a pesquisadora.

A tecnologia, que já tem um protótipo funcional, teve sua patente depositada pela USP. A bateria de nióbio desenvolvida alcançou 3 volts, faixa de tensão da maioria das baterias comerciais atuais.

A bateria já foi testada em formatos industriais padrão, como células tipo coin (moeda) e pouch (laminadas flexíveis), em parceria com o pesquisador Hudson Zanin, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesses sistemas, a bateria foi carregada e descarregada diversas vezes, demonstrando a prova de conceito em ambientes controlados.

Segundo Crespilho, para avançar para a fase final do desenvolvimento da bateria será necessário a criação de um centro multimodal de pesquisa e inovação, envolvendo governos estadual e federal, universidades e startups de base tecnológica.

“A bateria de nióbio desenvolvida na USP mostra que o Brasil não precisa apenas exportar recursos, mas pode liderar tecnologias; desde que a ciência seja tratada como prioridade nacional”, disse.

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 35 milhões

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ARQUIVO

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.959 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (13). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 35 milhões para o próximo sorteio, que será realizado no dia 15.Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 35 milhõesMega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 35 milhões

Os números sorteados foram: 18 – 26 – 35 – 41 – 44 – 45

27 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 58.801,80 cada.

1.883 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.389,80.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

Casa do Trabalhador disponibiliza 55 oportunidades de emprego em Amambai

0
Fachada da edificação onde funciona a Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 55 oportunidades de emprego. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 55 oportunidades de emprego para esta quarta-feira, 14 de janeiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

7 vagas para pedreiro 

4 vagas para vendedor ou vendedora 

3 vagas para atendente 

3 vagas para servente de obras 

3 vagas para vigia 

3 vagas para mecânico em geral 

2 vagas para auxiliar de mecânico de autos 

2 vagas para auxiliar de limpeza 

1 vaga para contador 

1 vaga para recepcionista ter CNH 

1 vaga para controlador de qualidade 

1 vaga para auxiliar de linha de produção 

1 vaga para abatedor 

1 vaga para banhista de animais domésticos 

1 vaga para classificador de grãos 

1 vaga para garçom 

1 vaga para cozinheira 

1 vaga para confeiteiro 

1 vaga para padeiro 

1 vaga para repositor 

1 vaga para empregada doméstica 

1 vaga para frentista 

1 vaga para cuidador de idoso 

1 vaga para desenhista copista 

1 vaga para costureira 

1 vaga para mecânico de bicicleta 

1 vaga para motorista categoria E 

1 vaga para motofretista 

1 vaga para pintor de obras 

1 vaga para servente de obras 

1 vaga para carpinteiro de obras 

1 vaga para caçambeiro 

1 vaga para torneiro mecânico 

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.

Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148 ou celular/WhatsApp (67) 9880-0533

Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS

0
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Saúde decidiu não incorporar a vacina para a prevenção de herpes-zóster ao Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão está em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUSMinistério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS

De acordo com relatório divulgado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), disponível online, a vacina foi considerada cara diante do impacto que poderia ter em relação ao combate a doença.

A vacina recombinante adjuvada para prevenção do herpes-zóster é voltada para idosos com idade maior ou igual a 80 anos e indivíduos imunocomprometidos com idade maior ou igual a 18 anos.

“O Comitê de Medicamentos reconheceu a importância da vacina para a prevenção do herpes-zóster, mas destacou que considerações adicionais sobre a oferta de preço precisam ser negociadas, de modo a alcançar um valor com impacto orçamentário sustentável para o SUS”, afirma o relatório.

O relatório apresenta também um cálculo dos custos em relação a população que seria beneficiada pelo imunizante. “Ao vacinar 1,5 milhão de pacientes por ano, o custo seria de R$ 1,2 bilhão por ano e, no quinto ano, a vacinação dos 471 mil pacientes restantes com um custo de R$ 380 milhões. Ao final de cinco anos, o investimento total seria de R$ 5,2 bilhões. Dessa forma, a vacina foi considerada não custoefetiva”, diz o texto publicado.

Segundo a portaria publicada nesta semana, a matéria poderá ser submetida a novo processo de avaliação pela Conitec, caso sejam apresentados fatos novos que possam alterar o resultado da análise efetuada.

Herpes-zóster

O herpes-zóster é uma condição de saúde causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo que causa a catapora. Quando a pessoa tem catapora, o vírus permanece no organismo e pode ser reativado ao longo da vida, ocasionando o herpes-zóster. Essa reativação é mais comum em pessoas idosas ou com a imunidade baixa.

Os primeiros sintomas são queimação, coceira, sensibilidade na pele, febre baixa e cansaço. Depois de um ou dois dias, surgem manchas vermelhas que evoluem para pequenas bolhas cheias de líquido. Essas bolhas podem secar e formar crostas. As lesões aparecem em apenas um lado do corpo e seguem o caminho de um nervo, o que dá ao herpes-zóster seu aspecto característico. As áreas mais afetadas costumam ser o tronco, a face, a lombar e o pescoço. Esse processo dura cerca de duas a três semanas.

Segundo informações do relatório divulgado pela Conitec, o herpes-zóster geralmente melhora sozinho, mas em alguns casos pode causar complicações graves, como alterações na pele, no sistema nervoso, nos olhos e nos ouvidos.

Tratamento no SUS

Nos casos leves e sem risco de agravamento, o SUS oferece tratamento sintomático com remédios para aliviar a dor, febre e coceira, além de orientações de higiene e cuidados com a pele. Quando o risco é maior, como em pessoas idosas, imunocomprometidas ou com doença grave, recomenda-se o uso do antiviral aciclovir.

De acordo com dados dos Sistemas de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) e hospitalares (SIH/SUS), entre 2008 a 2024, foram registrados 85.888 atendimentos ambulatoriais e 30.801 internações de pacientes com herpes-zóster no Brasil.

Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS, entre os anos de 2007 e 2023, 1.567 pessoas morreram por herpes-zóster no país, o que representou uma taxa de mortalidade pela doença de 0,05 óbitos por 100 mil habitantes no período. Do total de óbitos registrados, 90% foram de pessoas com idade maior ou igual a 50 anos, sendo 53,4% em idosos mais de 80 anos de idade.